You are on page 1of 14

11/02/2014

FHTMSS II
Professora Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Tema 1
O Mundo da Cultura dentro da Autocracia Burguesa. PLT: Ditadura e Servio Social: uma anlise do SS no Brasil ps 64 do autor Jos Paulo Netto. Editora Cortez, 2010 PLT 324.

Objetivo
Compreender os reflexos que o processo de instaurao de um novo regime governamental trouxe a formao profissional dos assistentes sociais.

11/02/2014

Jose Paulo Netto apresenta uma anlise complexa sobre uma nova configurao poltica que se apresenta no Brasil a partir de abri de 1964. Com o Golpe Militar de 1964, onde por meio de tal acontecimento instaurou-se no pas a ditadura militar, abafando todas as oposies contrrias do regime.

Surge ento uma nova configurao poltica, que o autor denomina de autocracia burguesa. Ressalta que, neste momento, um regime ditatorial-terrorista marcou profundamente a constituio de um pas novo partindo de uma nova tendncia de desenvolvimento poltico e econmico. (PLT, p. 15)

A autocracia burguesa pode ser entendida como o poder ilimitado e absoluto da classe burguesa, perceptvel diante do carter de aniquilamento de qualquer caracterstica democrtica que pudesse estar presente no perodo anterior, principalmente entre o final de dcada de 1950 e o incio da dcada de 1960.

11/02/2014

Internacionalmente, marcam esse perodo uma sucesso de golpes de Estado e um fortalecimento do processo de desenvolvimento do capitalismo mundial que, segundo Paulo Netto era fortalecido pelo financiamento norte-americano. Este processo apresenta-se como uma ameaa para algumas classes brasileiras: em especial a burguesia que constitua a classe Dominante no momento.

Neste contexto, as classes mais populares marcam sua presena, tomando frente em alguns movimentos de libertao nacional, e social, movimentos estes que por seu carter contraditrio as afirmaes das classes mais abastadas colocam em risco o domnio burgus no Pas.

diante desse panorama de incertezas que os centros imperialistas, sob o hegemonismo nortamericano, patrocinam a chamada contrarrevoluo preventiva, que apresentavam um trplice finalidade.

11/02/2014

Primeiro a desarticulao da possibilidade de revolta das massas, segundo a organizao de um governo forte e coeso e terceiro defesa de uma chamada segurana nacional.

A significao do golpe de abril, sem menosprezo da contextualidade preventiva, internacional deve ser da contrana

revoluo

buscada

particularidade histrica brasileira. As linhas de fora que mais decisivamente contriburam para perfilar esta particularidade so conhecidas:

11/02/2014

A construo, desde o perodo colonial e com assombrosa, todavia explicvel, perdurabilidade, de um arcabouo de atividades econmicas bsicas internas cujo eixo de gravitao era o mercado externo, o mercado mundial em emergncia e, ulteriormente, em consolidao, a ausncia de uma nuclear e radical ruptura com o

estatuto colonial, a constituio, no quadro posto pelas duas condies acima citadas e, sobretudo, pelas circunstncias prprias dadas pelo imperialismo, de uma estrutura de classes em burguesia no restava fundamento poltico-econmico objetivo para promover quer a evico do monoplio oligrquico da terra.

Quer para realizar suas clssicas tarefas nacionais, posta a sua formao dependente e associada com os centros externos. O carter do desenvolvimento capitalista no pas, atpico em relao sua evoluo euroocidental, muito precocemente engendrado o monoplio e derivando numa experincia industrializante tardia.

11/02/2014

A expresso sinttica destes fenmenos na formao social brasileira aparece na dinmica da organizao de economia e da sociedade no processo em que as relaes sociais capitalistas saturam e determinam o espao nacional: O desenvolvimento tardio do capitalismo no Brasil

Na entrada dos anos sessenta, a dinmica endogna do capitalismo no Brasil, alando-se a uma padro diferencial de acumulao, punha na ordem do dia a redefinio de esquemas de acumulao e a iminncia de uma crise.

Nas condies brasileiras de ento, as requisies contra a explorao imperialista e latifundista, acrescidas das reivindicaes de participao cvicopoltica ampliada, apontavam para uma ampla reestruturao do padro de desenvolvimento econmico e uma profunda democratizao da sociedadee do Estado.

11/02/2014

se imediatamente suas resultantes no checavam a ordem capitalista, elas punham a possibilidade concreta de o processo das lutas sociais alar-se a um patamar tal que, por fora da nova dinmica econmico-social e poltica desencadeada, a um novo bloco de foras poltico sociais poderia engendrarse e soldar-se assumindo e redimensionando o Estado

na construo de uma nova hegemonia e na implementao de polticas democrticas e

populares nos planos econmicos e social. A consequncias, a mdio prazo do que estava em jogo no capitalismo ou socialismo, mas reproduo do desenvolvimento associado e dependente e excludente ou um

processo profundo de reformas democrticas e nacionais, antiimperialista e a antilatifundicas poderia ser a reverso completa particularidade da formao social brasileira; o significado desta reverso, numa perspectiva de revoluo social.

11/02/2014

No curso do desdobramento da autocracia burguesa, o regime poltico ditatorialterrorista, assinalou para a totalidade da sociedade brasileira uma funda inflexo, que acabou modelando um pas novo.

QUESTES

A significao do golpe de abril A resposta para a significao est na particularidade histrica brasileira.

11/02/2014

Trao econmico-social

desenvolvimento

capitalista

operava-se

sem

desvencilhar-se de formas ecnomico-sociais que a experincia histrica tinha demonstrado que lhe eram adversas.

A excluso das foras populares dos processos de deciso poltica

devido

formao

social

brasileira

segmentos da classe dominante que sempre encontram meios e modos de impedir ou travar as foras comprometidas com a classe subalterna.

O desempenho brasileira

do

Estado

na

sociedade

atuou

com

sucesso

como

um

vetor

de

desestruturao das agncias da sociedade que expressam os interesses das classes subalternas.

11/02/2014

O fracasso da intentona golpista em 1961, foi responsvel pela manuteno das liberdades polticas fundamentais no seguimento dos

eventos posteriores ao 25 de agosto.

O que estava em jogo? A reproduo do desenvolvimento associado e dependente e excludente ou um processo profundo de reformas democrticas e

nacionais, antiimperialistas e antilatifundistas.

As alternativas: - A democratizao do capital nacional (privado); - A neutralizao temporria das foras mais aguerridas do campo democrtico.

10

11/02/2014

O desfecho de abril: Estabeleceu um pacto contra-revolucionrio e inaugurando qualificou o que um Florestan padro Fernandes e

como

compsito

articulado de dominao burguesa (PLT, p. 25).

A autocracia burguesa: o modelo dos monoplios

Os dilemas brasileiros no perodo 1961-1964 pode ser sintetizado na constatao de uma crise da forma da dominao burguesa no Brasil, gestada

fundamentalmente pela contradio entre as demandas derivadas da dinmica do

11

11/02/2014

desenvolvimento embasado na industrializao pesada e a modalidade de interveno. A consecuo desta projeo modernizadora: Responde por uma das construes ditatoriais que mais profundamente marcou a vigncia do regime autocrtico burgus o seu modelo econmico. (PLT, p. 31)

O processo da autocracia burguesa O governo Figueiredo demarcou a incapacidade de a ditadura reproduzir-se, face ao acmulo de foras da resistncia democrtica e da ampla vitalizao do movimento popular.

Fatores que contriburam para a desacelerao do crescimento:

A liquidao da estabilidade no emprego e a poltica salarial depressiva.

12

11/02/2014

As dificuldades do governo golpista: O sistema poltico institucional; coeso da fora tutelar do novo poder (a corporao armada).

Os dois componentes fundamentais que percorrem o processo global da ditadura.

A tutela militar na conformao do Estado ditatorial; A hegemonia nunca escapou das mos de correntes burguesas.

A poltica cultural como elemento da poltica social tende a ser: Instrumento de carter poltico-administrativo; Corporifica em operaes de interveno

imediata e procedimentos mediatos.

13

11/02/2014

As faces da poltica cultural repressiva negativa promocional, indutora - positiva

Na sistemtica busca do controle do mundo da cultura , a autocracia burguesa procurou integrar a sua poltica cultural ao sentido global das suas polticas sociais. (PLT, p. 52)

14

You might also like