You are on page 1of 21

Chamada Pblica MCTI/SETEC/CNPq N 54/2013 RHAE Pesquisador na Empresa I - CHAMADA PBLICA

O Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao - MCTI, atravs da Secretaria de Desenvolvimento Tecnolgico e Inovao, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico - CNPq tornam pblico a presente Chamada Pblica e convidam os interessados a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos, e em conformidade com o anexo REGULAMENTO, parte integrante desta Chamada Pblica.

I.1 - OBJETIVO A presente Chamada Pblica tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico e a inovao no Pas, por meio da insero de mestres ou doutores em empresas privadas. As propostas devem observar as condies especficas estabelecidas na parte II REGULAMENTO, anexo desta Chamada Pblica, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiveis, prazo de execuo dos projetos, critrios de elegibilidade, critrios e parmetros objetivos de julgamento e demais informaes necessrias. I.2 - APRESENTAO E ENVIO DAS PROPOSTAS I.2.1 - As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermdio do Formulrio de Proposta on line, disponvel na Plataforma Carlos Chagas, a partir da data indicada no subitem II.1.2CRONOGRAMA do REGULAMENTO. I.2.2 - As propostas devem ser transmitidas ao CNPq at s 23h59 (vinte e trs horas e cinqenta e nove minutos) horrio de Braslia, da data limite de submisso das propostas, descrita no subitem II.1.2 - CRONOGRAMA do REGULAMENTO. O atendimento pelo endereo eletrnico suporte@cnpq.br ou pelo telefone 0800 61 9697 encerra-se, impreterivelmente, s 18h30 e esse fato no ser aceito como justificativa para envio posterior data limite. O proponente receber, aps o envio, um recibo eletrnico de protocolo da sua proposta, o qual servir como comprovante da transmisso. I.2.3 As propostas devem ser apresentadas em conformidade com o descrito no subitem II.2 CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE do REGULAMENTO, contendo rigorosamente todos os itens previstos nesta Chamada Pblica. O arquivo contendo o projeto de pesquisa deve ser gerado fora do Formulrio de Proposta on line e anexado a este, nos formatos doc, pdf rtf ou post script, limitando-se a 1Mb (um megabyte). Caso seja necessrio utilizar figuras, grficos, etc, para esclarecer a argumentao da proposta, estes no devem comprometer a capacidade do arquivo, pois as propostas que excederem o limite de 1Mb no sero recebidas pelo guich eletrnico do CNPq.

I.2.4 - No sero aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio, tampouco aps o prazo final de recebimento estabelecido no subitem I.2.2 acima. Assim, recomenda-se o envio das propostas com antecedncia, uma vez que o CNPq no se responsabilizar por propostas no recebidas em decorrncia de eventuais problemas tcnicos e congestionamentos. I.2.5. - Ser aceita uma nica proposta por proponente. Na hiptese de envio de uma segunda proposta pelo mesmo proponente, respeitando-se o prazo limite estipulado para submisso das propostas, esta ser considerada substituta da anterior, sendo levada em conta para anlise apenas a ltima proposta recebida. I.2.6. Em se constatando propostas idnticas, enviadas por proponentes diferentes, todas sero desclassificadas.

I.3 - ADMISSO, ANLISE E JULGAMENTO A seleo das propostas submetidas ao CNPq, em atendimento a esta Chamada Pblica, ser realizada por intermdio de anlises e avaliaes comparativas. Para tanto, so estabelecidas as seguintes etapas: I.3.1. - Etapa I Anlise pela rea Tcnica do CNPq 1.3.1.1. Esta etapa, a ser realizada pela rea tcnica do CNPq, consiste na anlise das propostas apresentadas quanto ao atendimento s disposies estabelecidas nos itens do REGULAMENTO, relativos ao subitem II. 1.4- ITENS FINANCIVEIS e subitens II.2.1- QUANTO AO PROPONENTE E EQUIPE DE APOIO e II.2.3- QUANTO INSTITUIO DE EXECUO, dos CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE. I.3.2 - Etapa II Anlise, julgamento e Classificao pelo Comit Julgador Esta etapa, previamente autorizada pela Diretoria Executiva do CNPq DEX, consistir na anlise aprofundada da demanda qualificada, quanto ao mrito e relevncia das propostas, a ser realizada por especialistas que se manifestaro sobre os tpicos relacionados no subitem II.2.2QUANTO PROPOSTA dos CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE e II.3 CRITRIOS PARA JULGAMENTO, do anexo REGULAMENTO. I.3.2.1. As propostas sero avaliadas e classificadas nesta etapa considerando a anlise da etapa anterior e os CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE, indicados no subitem II.2.2.- QUANTO PROPOSTA, e de JULGAMENTO, indicados no subitem II.3., do REGULAMENTO, que sero pontuados pelo Comit Julgador. I.3.2.2. A pontuao final de cada projeto ser aferida conforme estabelecido no item II.3 CRITRIOS PARA JULGAMENTO do REGULAMENTO. I.3.2.3 - Aps a anlise de mrito e relevncia de cada proposta e da adequao de seu oramento, o Comit, dentro dos limites oramentrios estipulados pela Diretoria Executiva do CNPq, a ttulo de recomendao, emitir um dos seguintes pareceres: a) aprovao, com ou sem cortes oramentrios; ou b) no aprovao.

I.3.2.4 O parecer do Comit sobre as propostas, dentro dos critrios estabelecidos, ser registrado em Planilha Eletrnica, contendo a relao das propostas julgadas, recomendadas e no recomendadas, com as respectivas pontuaes finais, em ordem decrescente, assim como outras informaes e recomendaes julgadas pertinentes. Para propostas recomendadas, ser definido o valor a ser financiado pelo CNPq. Para propostas no recomendadas, ser emitido parecer consubstanciado contendo as justificativas para a no recomendao. A Planilha Eletrnica ser assinada pelos membros do Comit. I.3.2.5. No permitido integrar o Comit Julgador o pesquisador que tenha apresentado proposta a Rodada desta Chamada Pblica qual participe como membro, ou que participe da equipe do projeto. I.3.2.6 - vedado a qualquer membro do Comit julgar propostas de projetos em que: a) Esteja participando da equipe do projeto seu cnjuge, companheiro ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou na colateral, at o terceiro grau; ou b) Esteja litigando judicial ou administrativamente com qualquer membro da equipe do projeto ou seus respectivos cnjuges ou companheiros. I.3.3 - Etapa III Anlise pela Diretoria Executiva (DEX) do CNPq Todas as propostas analisadas pelo Comit sero submetidas apreciao da Diretoria Executiva do CNPq, que emitir a deciso final sobre sua aprovao, observados os limites oramentrios desta Chamada Pblica. Na hiptese de haver aporte adicional ou suplementar de recursos em tema definido, de acordo com o Fundo Setorial correspondente, a DEX poder selecionar para aprovao propostas relacionadas com o tema ou assuntos aditados ou suplementados, mantendo a ordem de classificao restrita a uma rea ou tema especfico, seguindo a pertinncia temtica.

I.4 - RESULTADO DO JULGAMENTO I.4.1 A relao das propostas aprovadas com recursos financeiros da presente Chamada Pblica, ser divulgada na pgina eletrnica do CNPq, disponvel na Internet no endereo www.cnpq.br e publicada no Dirio Oficial da Unio. I.4.2. Todos os proponentes da presente Chamada Pblica tero acesso ao parecer sobre sua proposta, preservada a identificao dos pareceristas. I.5 - RECURSOS ADMINISTRATIVOS I.5.1. Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado do julgamento das propostas, poder apresentar recurso em formulrio eletrnico especfico, disponvel na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br), no prazo de 10 (dez) dias corridos a partir da publicao dos resultados na pgina do CNPq e da disponibilizao dos pareceres na Plataforma Carlos Chagas, conforme NORMAS RECURSAIS deste Conselho.

1.5.2. Na contagem do prazo excluir-se- o dia do incio e incluir-se- o do vencimento, e considerar-se-o os dias consecutivos. O prazo s se inicia e vence em dias de expediente no CNPq. I.5.3. A norma especfica, Resoluo Normativa n 006/2009, que estabelece os procedimentos necessrios para interposio de recursos est disponvel na pgina do CNPq, no endereo eletrnico http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/25041. I.5.4. O recurso dever ser dirigido Comisso Permanente de Anlise de Recursos - COPAR que, aps exame, encaminhar o resultado para deliberao final da Diretoria Executiva do CNPq.

I.6 APOIO DAS PROPOSTAS APROVADAS I.6.1. As propostas aprovadas sero apoiadas na modalidade de Auxlio Individual, em nome do Coordenador/Proponente, mediante assinatura de Termo de Aceitao de Apoio Financeiro a Projeto de Pesquisa Cientfica e/ou Tecnolgica. I.6.2. A firmatura do TERMO DE ACEITAO ficar subordinada existncia prvia de Protocolo de Cooperao Tcnica, celebrado entre a instituio de execuo do projeto e o CNPq, conforme disposto nas normas deste Conselho. I.6.3. A existncia de alguma inadimplncia do proponente com a Administrao Pblica Federal direta ou indireta, Estadual ou Municipal, constituir fator impeditivo para a contratao do projeto. I.7 CANCELAMENTO DA CONCESSO I.7.1. A concesso do apoio financeiro poder ser cancelada pela Diretoria Executiva do CNPq, por ocorrncia, durante sua implementao, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuzo de outras providncias cabveis em deciso devidamente fundamentada. I.8 PUBLICAES I.8.1. As publicaes cientficas e qualquer outro meio de divulgao de trabalho de pesquisa, apoiados pela presente Chamada Pblica, devero citar, obrigatoriamente, o apoio das entidades/rgos financiadores. I.8.2. As AES PUBLICITRIAS atinentes a projetos e obras financiadas com recursos da Unio, devero observar rigorosamente as disposies que regulam as espcies. I.9 IMPUGNAO DA CHAMADA PBLICA I.9.1. Decair do direito de impugnar os termos desta Chamada Pblica o cidado que no o fizer at o segundo dia til anterior ao prazo final estabelecido para recebimento das propostas. Ademais, no ter efeito de recurso a impugnao feita por aquele que, em o tendo aceitado sem objeo, venha apontar, posteriormente ao julgamento, eventuais falhas ou imperfeies. I.9.2. A impugnao dever ser dirigida Diretoria Executiva do CNPq, por correspondncia eletrnica, para o endereo: presidencia@cnpq.br .

I.10 REVOGAO OU ANULAO DA CHAMADA PBLICA I.10.1. A qualquer tempo, a presente Chamada Pblica poder ser revogada ou anulada, no todo ou em parte, seja por deciso unilateral da Diretoria Executiva do CNPq, seja por motivo de interesse pblico ou exigncia legal, em deciso fundamentada, sem que isso implique direito a indenizao ou reclamao de qualquer natureza. I.11 PERMISSES E AUTORIZAES ESPECIAIS I.11.1. de exclusiva responsabilidade de cada proponente adotar todas as providncias que envolvam permisses e autorizaes especiais de carter tico ou legal, necessrias para a execuo do projeto. I.11.2. Solicitaes de mudana do coordenador do projeto caracterizam procedimento excepcional e somente sero aceitos com justificativa plausvel, podendo tal pedido ser indeferido pelo CNPq. I.12 DAS DISPOSIES GERAIS I.12.1. Durante a fase de execuo do projeto, toda e qualquer comunicao com o CNPq dever ser feita por meio de correspondncia eletrnica Coordenao indicada no item II.6 do REGULAMENTO. I.12.2. Qualquer alterao relativa execuo do projeto dever ser solicitada ao CNPq por seu coordenador, acompanhada da devida justificativa, devendo a mesma ser autorizada antes de sua efetivao. I.12.3. Ao final da vigncia, o proponente dever apresentar os relatrios tcnicos, em conformidade com o que estiver estabelecido no Termo de Aceitao e demais normas do CNPq, sob pena de ressarcimento dos valores despendidos pelo CNPq. I.12.4. Durante a execuo, o projeto ser acompanhado e avaliado, em todas as suas fases, de acordo com o estabelecido no Termo de Aceitao. I.12.5. O CNPq reserva-se o direito de, durante a execuo do projeto, promover visitas tcnicas ou solicitar informaes adicionais visando aperfeioar o sistema de Avaliao e Acompanhamento. I.12.6. As informaes geradas com a implementao das propostas selecionadas e disponibilizadas na base de dados do CNPq sero de domnio pblico. I.12.7. Caso os resultados do projeto ou o relatrio em si venham a ter valor comercial ou possam levar ao desenvolvimento de um produto ou mtodo envolvendo o estabelecimento de uma patente, a troca de informaes e a reserva dos direitos, em cada caso, dar-se-o de acordo com o estabelecido na Lei de Inovao, n 10.973, de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto n 5.563, de 11 de outubro de 2005 e pela RN-013/2008 do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/24829).

I.12.8. A presente Chamada Pblica regula-se pelos preceitos de direito pblico inseridos no caput do art. 37 da Constituio Federal, pelas disposies da Lei 8.666/93, no que couber, e, em especial, pelas normas internas do CNPq. I.13 - DOS ESCLARECIMENTOS E DAS INFORMAES ADICIONAIS ACERCA DO CONTEDO DA CHAMADA PBLICA E PREENCHIMENTO DO FORMULRIO DE PROPOSTA ON LINE: Os esclarecimentos e informaes adicionais acerca do contedo desta Chamada Pblica e sobre o preenchimento do Formulrio de Proposta on line podero ser obtidos por intermdio do endereo eletrnico e telefones indicados no item II.5 do REGULAMENTO.

I.14- CLUSULA DE RESERVA A Diretoria Executiva do CNPq reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situaes no previstas na presente Chamada Pblica.

Braslia, 1 de novembro de 2013.

Chamada Pblica MCTI/SETEC/CNPq N 54/2013 RHAE Pesquisador na Empresa II - REGULAMENTO


O presente REGULAMENTO tem por finalidade definir as atividades a serem apoiadas financeiramente e as condies para implementao do apoio, mediante a seleo, por Chamada Pblica, de propostas para execuo de projetos. II.1. DAS DISPOSIES ESPECFICAS II.1.1. DO OBJETO

Apoiar projetos de pesquisa cientfica e tecnolgica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico do Pas, por meio da insero de mestres ou doutores em empresas privadas, atendendo aos objetivos da Estratgia Nacional de Cincia, Tecnologia e Inovao 2012-2015 (ENCTI 2012-2015 - http://www.mct.gov.br/upd_blob/0218/218981.pdf ) e s prioridades da poltica industrial Plano Brasil Maior (PBM http://www.brasilmaior.mdic.gov.br). Sero aceitas propostas de projetos de desenvolvimento tecnolgico de produtos ou processos que visem ao aumento da competitividade das empresas por meio de: inovao; adensamento tecnolgico e dinamizao das cadeias produtivas; incremento - compatvel com o setor de atuao - dos gastos empresariais com atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnolgico; atendimento relevncia regional; e cooperao com instituies cientficas e tecnolgicas.

II.1.2. CRONOGRAMA Atividades Lanamento da Chamada Pblica no Dirio Oficial da Unio e na pgina do CNPq na Internet 1 Rodada Data de incio para submisso das propostas Data limite para submisso das propostas Divulgao dos resultados no Dirio Oficial da Unio e na pgina do CNPq na internet 1 de novembro de 2013 20 de dezembro de 2013 A partir de maro de 2014 A partir de Incio do apoio s propostas aprovadas maro de 2014
7

Data 1 de novembro de 2013

2 Rodada Data de incio para submisso das propostas Data limite para submisso das propostas Divulgao dos resultados no Dirio Oficial da Unio e na pgina do CNPq na internet 17 de maro de 2014 2 de maio de 2014 A partir de agosto de 2014 A partir de Incio do apoio s propostas aprovadas agosto de 2014 3 Rodada Data de incio para submisso das propostas Data limite para submisso das propostas Divulgao dos resultados no Dirio Oficial da Unio e na pgina do CNPq na internet 18 de agosto de 2014 3 de outubro de 2014 A partir de dezembro de 2014 A partir de Incio do apoio s propostas aprovadas dezembro de 2014

II.1.3. RECURSOS FINANCEIROS II.1.3.1 - As propostas aprovadas sero financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhes de reais) oriundos do FNDCT/Fundos Setoriais, a serem liberados de acordo com a disponibilidade oramentria e financeira do CNPq. II.1.3.2 - As informaes sobre os fundos setoriais (documentos bsicos, diretrizes estratgicas, legislao bsica etc.) esto disponveis no stio do MCTI, em http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/725.html. II.1.3.3 - Parcela mnima de 30% dos recursos ser, necessariamente, destinada a projetos cujos coordenadores estejam vinculados a instituies sediadas nas regies Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, incluindo as respectivas reas de abrangncia das Agncias de Desenvolvimento Regional FNDCT. II.1.3.4 - Os projetos tero o valor mximo de financiamento de acordo com uma das seguintes faixas:
FAIXA Intervalo de Financiamento

Projetos Iniciais: apoio atividade de pesquisa concentrada na prospeco tecnolgica de uma idia nova e inovadora relativa a produto, processo ou servio a ser desenvolvido ou melhorado.

Durao: 24 meses At R$ 150.000,00

Projetos em Andamento: o projeto j est em desenvolvimento na empresa e o apoio visa sua maturao ou finalizao.
B Durao: 36 meses At R$ 400.000,00

II.1.3.5 - Os recursos no utilizados em uma faixa podero ser transferidos pela Diretoria Executiva do CNPq para a outra faixa. II.1.3.6 - O proponente poder apresentar um nico projeto em cada Rodada desta Chamada Pblica e para apenas uma das faixas descritas no item II.1.3.4. Uma instituio poder sediar mais de um projeto desde que sejam de coordenadores distintos. II.1.3.7 A Diretoria Executiva do CNPq, em eventual identificao de recursos adicionais para a Chamada Pblica, poder decidir por ajustes no valor global mencionado no subitem II.1.3.1. II.1.4. ITENS FINANCIVEIS II.1.4.1 - Os recursos da presente Chamada Pblica sero destinados somente ao pagamento de bolsas. II.1.4.1.1. Bolsas II.1.4.1.1.1 Os recursos referentes s bolsas sero includos, automaticamente, pelo Formulrio de Proposta on line, no oramento do projeto. Sero concedidas bolsas nas modalidades:

a) SET (Fixao e Capacitao de Recursos Humanos - Fundos Setoriais), nveis: - A, B e C (para doutores) - D, E e F (para mestres) - I (para alunos de graduao) b) DTI (Desenvolvimento Tecnolgico Industrial), todos os nveis; c) EV (Especialista Visitante), todos os nveis; d) ATP (Apoio Tcnico em Extenso no Pas), todos os nveis; e) DEJ ou DES - Desenvolvimento Tecnolgico e Inovao no Exterior (limitado a 1 bolsa por projeto, com o mximo de 6 meses de durao).
II.1.4.1.1.2. obrigatrio que a proposta solicite e implemente, no mnimo, uma bolsa SET para mestre ou doutor, ou seja, nos nveis A, B, C, D, E ou F, no decorrer da maior parte do projeto.

II.1.4.1.1.3. A implementao das bolsas dever ser realizada dentro dos prazos e critrios estipulados para cada uma dessas modalidades, que esto indicadas no endereo http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/25314. A durao das bolsas no poder ultrapassar o prazo de execuo do projeto. II.1.4.1.1.4 As bolsas no podero ser utilizadas para pagamento de prestao de servios, uma vez que tal utilizao estaria em desacordo com a finalidade das bolsas do CNPq. De igual modo, no podero ser utilizadas para pagamento de profissionais que j possuam vnculo celetista ou societrio com a empresa, devendo estar em conformidade tambm com o que prev todos os itens da Resoluo Normativa 015/2010 em especial os itens 6.2 (Notas, 4) e 1.2 (Notas, 4) do Anexo I - http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/25314 II.1.4.1.1.5. Caber ao coordenador fazer as indicaes dos bolsistas to logo seja assinado o Termo de Aceitao e Aceitao de Apoio Financeiro a Projeto de Pesquisa Cientfica e/ou Tecnolgica.

II.1.4.2 CONTRAPARTIDA II.1.4.2.1 - As demais despesas do projeto devero ser de responsabilidade do proponente/instituio de execuo do projeto, a ttulo de contrapartida. O valor mnimo da contrapartida de 20% do valor solicitado na proposta, em recursos financeiros ou no financeiros, efetivamente necessrios para a execuo do projeto e que possam ser economicamente mensurveis e demonstrveis. Como aportes, sero aceitos recursos do tipo: II.1.4.2.1.1 Custeio: salrios, passagens e dirias, auxlio-moradia e seguro-sade de pessoal ligado diretamente ao projeto; material de consumo, servios de reprografia; II.1.4.2.1.2 Capital: equipamentos, material permanente e material bibliogrfico. II.1.4.2.2 A contrapartida, independentemente da porcentagem apresentada dever compreender o custeio das despesas relativas participao na Reunio de Avaliao e Acompanhamento definido no subitem II.4.2.2 do anexo REGULAMENTO, no valor de at R$ 4.000,00 (quatro mil reais); II.1.4.2.3 Recursos de agncias de fomento - exceo do CNPq - j aprovados para o projeto em questo sero aceitos como contrapartida. II.1.5. PRAZO DE EXECUO DOS PROJETOS As propostas a serem apoiadas pela presente Chamada Pblica devero ter seu prazo mximo de execuo estabelecido em 24 (vinte e quatro) meses, para projetos na FAIXA A, e 36 (trinta e seis) meses para projetos na FAIXA B. Excepcionalmente, mediante apresentao de justificativa, o prazo de execuo dos projetos poder ser prorrogado, aps deferimento, pela Diretoria Executiva do CNPq, do requerimento de prorrogao, a ser formalizado em instrumento prprio.

II.2. CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE


Os critrios de elegibilidade indicados abaixo so obrigatrios. O atendimento aos mesmos considerado imprescindvel para o exame da proposta, seu enquadramento, anlise e julgamento. A ausncia ou insuficincia de informaes sobre quaisquer deles poder resultar na desclassificao da proposta.
10

II.2.1. QUANTO AO PROPONENTE E EQUIPE DE APOIO

II.2.1.1. O coordenador do projeto, que necessariamente o proponente, ser responsvel, junto ao CNPq, pela gesto do projeto. A figura do coordenador tcnico, quando presente, ser responsvel pelos aspectos tcnicos e pela execuo do projeto. Caso o coordenador tcnico no seja citado no projeto, assume-se que as funes de coordenador e coordenador tcnico sero desempenhadas pela mesma pessoa, o proponente. II.2.1.2. O proponente (coordenador do projeto), responsvel pela apresentao da proposta, deve atender obrigatoriamente aos itens abaixo: a) ter seu currculo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) do CNPq at a data limite para apresentao das propostas; b) ter vnculo formal - societrio ou celetista - com a instituio de execuo do projeto. Esta informao deve estar declarada em seu CV Lattes, no campo Atuao profissional. Adicionalmente, deve-se preencher e assinar a Declarao de Vnculo Societrio ou Empregatcio, constante no item 11 do Anexo I desta Chamada Pblica. II.2.1.3. O coordenador tcnico deve atender aos itens abaixo relacionados: a) ter seu currculo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) do CNPq at a data limite para apresentao das propostas; b) ter vnculo formal - societrio ou celetista - com a instituio de execuo do projeto. Esta informao deve estar declarada em seu CV Lattes, no campo Atuao profissional. II.2.1.4. No permitido, nem ao coordenador e nem ao coordenador tcnico, atuarem como bolsistas no projeto. II.2.1.5 - A equipe tcnica (no bolsistas) poder ser constituda por pesquisadores, alunos e tcnicos. Outros profissionais podero integrar a equipe na qualidade de colaboradores. II.2.1.6. Somente devero ser includos na equipe tcnica do projeto aqueles que tenham prestado anuncia formal escrita, a qual deve ser mantida sob a guarda do Coordenador do projeto. II.2.1.7. O mesmo proponente no pode coordenar mais de uma proposta para esta Chamada Pblica, mesmo que em rodadas distintas. II.2.1.8. Ao apresentar a proposta o proponente assume o compromisso de manter, durante a execuo do projeto, todas as condies de qualificao, habilitao e idoneidade necessrias ao perfeito cumprimento do seu objeto, preservando atualizados os seus dados cadastrais juntos aos registros competentes.
II.2.2. QUANTO PROPOSTA

II.2.2.1. A proposta deve atender aos seguintes requisitos e condies, de forma a permitir sua adequada anlise: a) o projeto, documento anexado ao Formulrio de Proposta on line, dever adotar obrigatoriamente o modelo descrito no Anexo Roteiro Detalhado do Projeto desta Chamada
11

Pblica. Discrepncias entre os dados fornecidos no Formulrio de Proposta on line e os constantes do arquivo do projeto de pesquisa podem provocar o desenquadramento da proposta; b) apresentar projeto de desenvolvimento tecnolgico e de inovao, em consonncia com o objetivo desta Chamada Pblica; c) especificar as atividades de pesquisa tecnolgica e desenvolvimento de inovao tecnolgica a serem desenvolvidos na empresa, descrevendo a participao dos bolsistas. No necessrio citar os nomes dos futuros bolsistas no projeto. d) mostrar a existncia de condies materiais para a sua execuo, seja com recursos prprios de contrapartida (observar a porcentatem mnima) ou com recursos captados de outras fontes de financiamento; e) relacionar as atribuies especficas de cada instituio (executora do projeto e parceiras), descrevendo a forma de articulao entre elas, tendo em vista o objetivo comum do projeto; f) mostrar a alocao, pelos parceiros, de recursos suficientes para o desenvolvimento do projeto; g) descrever a forma de acompanhamento e a avaliao do desenvolvimento do projeto; II.2.2.2. A proposta no deve incluir solicitao de apoio para: a) atividades de rotina ou administrativas; b) formao de recursos humanos em cursos de ps-graduao; II.2.2.3. Quanto ao oramento, a proposta deve conter: a) Recursos em bolsas, conforme as modalidades solicitadas.

b) Contrapartida mnima de 20% do valor da proposta.


II.2.3. QUANTO INSTITUIO DE EXECUO (EMPRESAS ELEGVEIS)

II.2.3.1. A Empresa Elegvel, tambm chamada de Instituio de Execuo do Projeto ser aquela onde ser desenvolvido o projeto de pesquisa, com o qual o proponente deve apresentar vnculo, dever ser privada (com fins lucrativos), cujo porte segue uma das seguintes definies:

Porte

Definio

A sociedade empresria, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresrio, assim definido na Lei Federal n. 10.406, de 2002, que aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta igual ou Microempresa inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais), estabelecido no inciso I do art. 3. Da Lei Complementar Federal n 123, de 14 de dezembro de 2006.

12

Pequena empresa

A sociedade empresria, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresrio, assim definido na Lei Federal n. 10.406, de 2002, que aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 3.600.000,00 (trs milhes e seiscentos mil reais), estabelecido no inciso II do art. 3 da Lei Complementar Federal n 123, de 14 de dezembro de 2006.

A sociedade empresria, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresrio, assim definido na Lei Federal n. Mdia empresa 10.406, de 2002, que aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 3.600.000,00 (trs milhes e seiscentos mil reais), e igual ou inferior a R$90.000.000,00 (noventa milhes de reais). A sociedade empresria, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresrio, assim definido na Lei Federal n. Grande empresa 10.406, de 2002, que aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta superior a R$90.000.000,00 (noventa milhes de reais). II.2.3.2. Parcela mxima de 20% dos recursos desta Chamada poder ser destinada a projetos de Grandes Empresas. II.2.3.3. A instituio de execuo do projeto dever ser constituda sob as leis brasileiras e ter sua sede e administrao no Pas. II.2.3.4. A instituio de execuo do projeto dever estar devidamente cadastrada no Cadastro de Informaes Institucionais (CADI) (http://di.cnpq.br/di/cadi/consultaInst.do) at a data limite para apresentao das propostas, segundo o cronograma. II.2.3.5. A instituio de execuo do projeto declarada no Formulrio de Proposta on line dever ser a mesma declarada no Roteiro Detalhado do Projeto.

II.3 - CRITRIOS PARA JULGAMENTO


II.3.1 - So os seguintes os critrios para classificao das propostas quanto ao mrito tcnicocientfico e sua adequao oramentria: Critrios de anlise e julgamento A Clareza, objetividade da proposta e sua relevncia para as reas definidas na Chamada Pblica (Item 2 do Anexo I) Peso 3 2 2 2 1 Nota 0 a 10 0 a 10 0 a 10 0 a 10 0 a 10

B Grau de inovao e impacto tecnolgico C Perfil da equipe e das bolsas solicitadas D Viabilidade tcnica, mercadolgica e econmica E Adequao dos arranjos cooperativos ao desenvolvimento da proposta (parcerias com outras instituies)

13

II.3.2. Para estipulao das notas podero ser utilizadas at duas casas decimais. II.3.3. A pontuao final de cada projeto ser aferida pela mdia ponderada das notas atribudas para cada item. II.3.4. Em caso de igualdade na pontuao final, ser utilizado como critrio de desempate a pontuao obtida pela soma dos critrios de anlise e julgamento A e B do subitem II.3.1.

II.4 - AVALIAO FINAL / PRESTAO DE CONTAS II.4.1. O Coordenador do projeto dever encaminhar em Formulrio on line especfico, no prazo de at 60 (sessenta) dias aps o trmino da vigncia do projeto, em conformidade com o Termo de Aceitao e demais normas do CNPq: a) relatrio final do projeto; b) avaliao das atividades dos bolsistas. II.4.2. O acompanhamento e a avaliao da execuo dos projetos contemplados podero ser realizados em duas modalidades: II.4.2.1. distncia: Aplicao de formulrios de acompanhamento/avaliao do projeto. Esta etapa constitui-se no preenchimento de formulrios de avaliao do projeto pelos seus coordenadores. II.4.2.2. Presencial: Reunio de Acompanhamento e Avaliao - Esta etapa prev Reunies de Avaliao e Acompanhamento, onde os coordenadores dos projetos e membros de equipe podero ser convidados a apresentar ao MCTI e ao CNPq os resultados das atividades desenvolvidas durante o projeto. II.4.3. O CNPq reserva-se o direito de, durante a execuo do projeto, solicitar informaes adicionais visando aperfeioar o sistema de Avaliao e Acompanhamento. II.4.4. O no cumprimento deste Item II.4 acarretar a instaurao de processo administrativo de cobrana, visando o ressarcimento dos valores despendidos pelo CNPq, sem prejuzos de adoo de outras providncias cabveis, de cunho judicial, inclusive. II.5 - ESCLARECIMENTOS E INFORMAES ADICIONAIS ACERCA DO CONTEDO DA CHAMADA PBLICA E PREENCHIMENTO DO FORMULRIO DE PROPOSTA ON LINE

II.5.1 -Esclarecimentos e informaes adicionais acerca do contedo desta Chamada Pblica podem ser obtidos encaminhando mensagem para o endereo: atendimento@cnpq.br ou atravs do stio rhae.cnpq.br.

14

II.5.2 -.O atendimento a proponentes com dvidas ou dificuldades no preenchimento do Formulrio de Propostas on line se dar pelo telefone 0800.61.9697 de segunda a sexta-feira, no horrio de 8h30 s 18h30. Para dificuldades tcnicas no preenchimento do formulrio o atendimento ser feito pelo endereo atendimento@cnpq.br.

II.6 COORDENAO RESPONSVEL PELA CHAMADA PBLICA

A Coordenao responsvel pelo acompanhamento da presente Chamada Pblica a Coordenao do Programa de Capacitao Tecnolgica e Competitividade COCTC (coctc@cnpq.br). II.7 DAS LEGISLAES MENCIONADAS

TERMO AES PUBLICITRIAS

DISPOSITIVOS e LEGISLAO Caput e pargrafo 1 do art. 37 da Constituio Federal


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm

IN/SECOM-PR n 02 de 16 de dezembro de 2009 http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/institucional/legislacao/instrucoesnormativas AUXLIOS INDIVIDUAIS RN 017/2011 http://www.cnpq.br/web/guest/view//journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/25480 Lei n 11.540/2007
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11540.htm

FNDCT INOVAO LDO

Lei de Inovao n 10.973, de 02 de dezembro de 2004


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.973.htm

Lei N 12.708, DE 17 de agosto de 2012


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12708.htm

PROPRIEDADE INTELECTUAL

RN-013/2008 http://www.cnpq.br/web/guest/view//journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/24829

NORMAS ESPECFICAS DE BOLSAS

RN 15/2010 http://www.cnpq.br/web/guest/view//journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/25314 RN 10/2013 http://cnpq.br/web/guest/view//journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/942383?COMPANY_ID=10132

15

NORMAS RECURSAIS

RN n 006/2009 http://www.cnpq.br/web/guest/view//journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/25041

PRINCIPIOS Caput e pargrafo 1 do art. 37 da Constituio Federal CONSTITUCIONAIS http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm PRINCPIOS LEGAIS TERMO ACEITAO LEI N 9.784, de 29 de janeiro de 1999, Art. 2
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9784.htm

DE RN 018/2011 que revoga a RN 024/2006 http://www.cnpq.br/web/guest/view//journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/25465 http://www.cnpq.br/documents/10157/d6b5ae87-42ab-4b4c-85f6838fedda953d

MANUAL DE UTILIZAO DE RECURSOS E PRESTAO DE CONTAS

16

Chamada Pblica MCTI/SETEC/CNPq N 54/2013 RHAE Pesquisador na Empresa


ANEXO I Roteiro Detalhado de Projeto
ATENO:
Conforme determinado na Chamada, o projeto dever seguir a estrutura deste modelo, desta forma, todos os itens devero constar, na ordem determinada. fortemente recomendado que o projeto no tenha mais do que 20 pginas, procure ento primar pela clareza e objetividade. Os dados deste projeto devem ser coerentes com os dados informados no formulrio de submisso, sob pena de desenquadramento da proposta. Cuide, por exemplo, de a empresa aqui citada ser a mesma que consta do formulrio. Lembre tambm que, como coordenador do projeto, o seu vnculo com a empresa executora deve estar devidamente declarado no seu CV Lattes. Neste modelo, o que est em itlico deve ser substitudo pelo texto do seu projeto. Este quadro deve ser retirado do arquivo do seu projeto.

1.

Dados Gerais do Projeto e da empresa proponente (instituio de execuo do projeto)

Ttulo do Projeto Empresa Executora (nome e sigla) Esta empresa est cadastrada no Portal Inovao? Classificao da Empresa Proponente (micro, pequena, mdia ou grande) Se empresa em fase de incubao, informar em qual incubadora CNPJ da Empresa Proponente Home Page da Empresa Proponente (se existente) Nome do Coordenador do Projeto Nome do Coordenador Tcnico (se diferente do Coordenador do Projeto) Instituies Parceiras, se existentes (nome e sigla)

2. Setor predominante do projeto Assinalar, nas colunas direita, o setor predominante do projeto (SP) somente um - e os setores secundrios (SS), se existentes.
Setores 1. Tecnologia de Informao e Comunicao 2. Nanotecnologia 3. Biotecnologia 4. Defesa SP SS

17

5. Energia Nuclear 6. Sade 7. Automotivo 8. Bens de Capital 9. Naval 10. Txtil e confeces 11. Couro, calados e artefatos 12. Higiene pessoal, perfumaria e cosmticos 13. Madeira e mveis 14. Plsticos 15. Biodiesel 16. Agroindstria 17. Construo Civil 18. Servios 19. Bioetanol 20. Petrleo, Gs e Petroqumica 21. Aeronutico 22. Minerao 23. Siderurgia 24. Celulose 25. Carnes

2. Informaes da Empresa Descrever o perfil organizacional e dados gerais sobre a empresa. Neste item pode constar, por exemplo, uma breve descrio do histrico e dos objetivos da empresa, o ramo de atuao, instalaes fsicas, infra-estrutura, nmero de empregados, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, principais produtos ou processos desenvolvidos, em desenvolvimento ou comercializados, patentes obtidas, etc. 4. Descrio do Projeto a) Objetivos Explicitar os objetivos da proposta, informando o produto, processo ou servio a ser obtido. b) Relevncia do projeto para as reas prioritrias ou de interesse para o setor empresarial. Justificar a relevncia do projeto, em especial para as reas prioritrias ou de interesse estratgico (item 1.1 do Regulamento desta Chamada Pblica). c) Metodologia Descrever claramente a metodologia (materiais, mtodos e tcnicas) a ser adotada para a execuo do projeto. d) Cronograma de execuo Apresentar as atividades do projeto, bem como os respectivos prazos previstos para sua execuo. (Sugesto: usar um grfico de Gantt).

18

e) Gesto do projeto Caso haja parcerias, descrever o papel e a contribuio de cada instituio, inclusive os mecanismos de articulao e acompanhamento a serem utilizados para execuo do projeto. 5. Viabilidade do Projeto a) Tcnica Descrio das condies tcnicas que tornam possvel a consecuo do projeto,considerando a estrutura disponvel, a tecnologia a ser utilizada, as caractersticas do produto, processo ou servio que se pretende gerar, e demais aspectos pertinentes. b) Econmica e Mercadolgica Descrio da oportunidade de mercado identificada, pblico alvo que se pretende atingir, mercado potencial, forma de comercializao do produto, processo ou servio que ser desenvolvido, apresentao dos aspectos econmicos relacionados ao sucesso do projeto, e demais questes pertinentes. 6. Pesquisa Patentria Descrever o posicionamento da inovao proposta frente s patentes depositadas junto ao INPI e/ou demais instituies internacionais correlatas. 7. Equipe executora Para cada integrante da equipe executora (exceto futuros bolsistas), informar: nome; titulao; especialidade; atividades a serem desenvolvidas no projeto; incio das atividades; durao das atividades (em meses); e carga horria (em horas semanais) a ser dedicada ao projeto. Ateno: A equipe de coordenao do projeto e os integrantes classificados como pesquisadores devem possuir Curriculum Lattes atualizado. 8. Recursos e bolsas solicitadas a) Recursos de outras agncias de fomento - Informar se existem recursos oriundos de outras agncias de fomento especficos para o projeto. b) Recursos de contrapartida - Justificar a utilizao de cada recurso de contrapartida envolvido. Lembre-se de colocar aqui o recurso para participao da Reunio de Acompanhamento e Avaliao, limitado a R$ 4.000,00!(OBRIGATRIO)
Descrio Justificativa Valor (R$)

19

Valor Total da Contrapartida (R$)

Quanto (%) este valor corresponde ao solicitado?

c) Bolsas Solicitadas - Para cada bolsa solicitada, preencha uma linha da tabela abaixo. Acrescente mais linhas, caso necessrio:
Modalidade e nvel Durao da bolsa (meses) Atividades de pesquisa a serem realizadas Incio das atividades

Perfil do bolsista

9. Requisitos legais e regulamentares Para as propostas que envolvam aspectos legais, como aqueles relacionados a biosegurana, biotica ou a questes ambientais, indicar: - as normas e regulamentos com as quais o resultado do projeto deve manter concordncia; - o plano das atividades para adequar o resultado do projeto s normas e regulamentos, citando as instituies responsveis pelo processo de certificao; e - anexar parecer de comit de tica, quando aplicvel. As propostas envolvendo, direta ou indiretamente, a sade e o bem-estar de seres humanos e/ou animais, devem necessariamente ser submetidos a comisses de tica em pesquisa e o projeto deve conter tal demonstrao. Propostas passveis de vigilncia sanitria devem apresentar cronograma de adequao legislao sanitria vigente. 10. Perspectivas a) Preencher a tabela abaixo com as informaes solicitadas:
Matriz de Indicadores de Resultados Esperados Indicadores Produtos desenvolvidos ou melhorados Processos desenvolvidos ou melhorados Servios desenvolvidos ou melhorados Absoro de bolsistas pela empresa Empregos gerados Patentes Outros

Quantidade

b) Descrever como a empresa pretende dar continuidade ao projeto aps o trmino do apoio do CNPq.

20

11. Declarao de Vnculo Societrio ou Empregatcio (Obrigatria)


Declaro, para os devidos fins, que possuo vnculo formal - societrio ou celetista - com a empresa XXXXXXXXXXXXXX, executora do projeto de pesquisa ora submetido ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq, tendo obtido autorizao da referida empresa para a proposio deste projeto ao Programa RHAE Pesquisador na Empresa, de acordo com as determinaes da Chamada Pblica MCTI/SETEC/CNPq N 54/2013.

Assinatura (digitalizada): Nome: CPF ou Passaporte:

***

21

You might also like