You are on page 1of 43

Como imprimir livros

Vou ensinar como imprimir um livro de maneira semiprofissional, no conforto do seu lar. A primeira coisa que voc precisa saber sobre impresso caseira de livros o seguinte: contra a lei imprimir livros sem autorizao do autor ou editora, independente de livro digital ser uma verso legal ou no. Isto posto, passemos para o que interessa.

INTRODUO Com um pouco de trabalho e sem gastar muito possvel imprimir livros com boa qualidade em sua prpria casa, usando seu computador e sua impressora. E o melhor que ficam com cara de livro mesmo e no com cara de apostila daquele concurso em que voc rodou. Esse mtodo baseado na impresso de quatro pginas numa folha de sulfite tamanho A4, usando os dois lados, que dobrada ao meio resulta num tamanho equivalente ao das pginas dos livros industriais. Quase um in-oitavo de 14,8cm x 21cm. As folhas so unidas em grupos de quatro, resultando em cadernos de 16 pginas. Os cadernos so costurados, prensados e colados, e se tudo for feito com capricho o resultado ser bem satisfatrio. sub_format = super; sub_franq = 289516; sub_keywords = multifuncionais;

Mas quanto custa imprimir um livro desse jeito? Gasta muita tinta? Vale a pena? Criei uma pequena frmula para calcular o custo por pgina impressa, veja:

Onde: R o custo de recarga do cartucho (considerando apenas o preto), I a capacidade de impresso por cartucho (capacidade de impresses em folhas A4 est no manual da impressora), F o preo de cada folha A4 e P o custo por pgina impressa, ou seja 1/4 da folha A4. Simples, no? A partir desse clculo voc descobre quanto gastar para imprimir um livro de acordo com o modelo da sua impressora e o preo de recarga do cartucho preto. Com alguns clculos extras possvel considerar tambm o uso do cartucho colorido, se for o caso. No me pergunte como, se vire. MATERIAL NECESSRIO

Um livro ou qualquer outro tipo de documento de texto em arquivo digital editvel (docx, doc, odt, rtf, html ou txt). Um editor de texto (que no seja o notepad). Uma boa impressora com cartucho de tinta ou toner cheinho. Uma boa quantidade de folhas de sulfite A4. Um rolo de linha forte ou barbante fino. Uma agulha grande. Uma rgua escolar de 30 cm. Um tubo de cola forte. Um pincel para cola. Dois pedaos de madeira lisas (ripas) de 25 cm de comprimento por + ou 4 cm de largura e no mnimo 1 cm de espessura. Dois ou trs grampos de tamanho mdio. Uma bancada ou superfcie plana e firme.

EDITORANDO E DIAGRAMANDO A primeira coisa a fazer preparar o arquivo do livro para impresso. Configure o tamanho da folha para A5 (14,8 x 21) e as margens em 1 cm. O tamanho da fonte deve ser regulado para que em cada pgina o bloco de texto no v muito alm de 40 linhas e 80 colunas. Essa informao geralmente exibida no rodap do editor de texto. Boa parte dos livros de fico seguem o padro 30 linhas por 70 colunas. Em geral, para no haver erro, use fonte Times ou similar, a partir do tamanho 10 ou 11. Quanto maior a fonte, melhor ser a leitura mas o nmero de pginas pode aumentar muito tambm. Tente obter um meio terno e imprima algumas pginas para testar. Deixe duas pginas em branco no comeo. A terceira pgina deve ser a folha de rosto do livro, contendo ttulo, autor e outras informaes relevantes. A quarta pgina deve ser em branco ou conter a ficha catalogrfica. O contedo do livro em si comea na pgina 5 ou numa das

seguintes, sempre sendo uma pgina mpar. No esquea de acrescentar a numerao de pginas. IMPOSIO DE PGINAS Aqui vem a parte complexa do processo. Para que as pginas sejam impressas na ordem correta, nos dois lados das folhas A4, preciso fazer a imposio de pginas. Neste site voc encontra uma pequena calculadora que gera a ordem de impresso das folhas. Ou baixe o arquivo aqui:
calculator.htm

Em page count voc coloca o nmero total de pginas do livro. Em sheets per segment, coloque o nmero de folhas A4 por caderno, nesse caso, 4. Clique em calculate e a calculadora mostrar a ordem de impresso nos dois lados das folhas. Voc pode tentar maiores quantidades de folhas A4 por caderno, o que interessante quando o livro grande, porm considere que quanto mais folhas, maior ser a irregularidade no alinhamento das pginas no resultado final. Visto que voc provavelmente no tem uma guilhotina disponvel para fazer um acabamento no corte dos cadernos, isso pode fazer com que depois de juntos eles fiquem muito irregulares, resultando num livro mal feito. IMPRESSO Configure a impresso para duas pginas por folha e cole a ordem de pginas para imprimir no campo respectivo na janela de propriedades da impresso. Depois de imprimir um lado, inverta o bloco de folhas e repita a operao com o outro grupo de pginas, tendo cuidado em recolocar o papel do lado correto. Se o livro tiver muitas pginas ou sua impressora no for das melhores, voc pode imprimir em duas ou mais etapas, ou at mesmo folha por folha.

Para no ter perigo de errar e desperdiar material importante que a impressora esteja ok. Tambm seria interessante voc imprimir algum documento de 16 pginas para ver como a organizao das folhas A4 em cadernos funciona na prtica. MONTANDO O LIVRO Se voc fez tudo certo, basta agora montar o livro, dobrando os cadernos. Numa superfcie plana, firme e limpa, separe os grupos de folhas por caderno e dobre-os com o auxlio de uma rgua, mas no exagere nos vincos. Junte os cadernos em ordem. Se voc optou por cadernos de 4 folhas, o primeiro caderno vai das pginas 1 a 16, o segundo de 17 a 32, o terceiro de 33 a 48 e assim por diante. A foto abaixo mostra o detalhe dos cadernos juntos. importante dobrar com cuidado para que as pginas fiquem bem alinhadas, no necessitando de posterior guilhotinagem no corte.

ENCAPANDO OU ENCADERNANDO O mtodo de costura e colagem dos cadernos e encadernao ser explicada no post seguinte: A arte de encadernar livros. Caso voc queira uma capa simples, de brochura mesmo, basta parar na etapa de costura e colagem e ento confeccionar uma capa simples, que pode ser de cartolina, para ser colada diretamente na lombada. Como faz-la fica a seu critrio, use sua imaginao.

Leia mais: http://betinho.org/2010/09/29/como-imprimir-livros/#ixzz2u3VESXmP

A arte de encadernar livros


Mtodo tradicional, completo e ilustrado*
No deixe de ler o post anterior: Como imprimir livros.

Noes gerais
Antes de se comear a dizer como se encadernam os livros, indispensvel conhecer os nomes das diversas partes em que este se compe. Um livro formado por cadernos, designando-se assim as suas folhas dobradas; o lado onde estas esto dobradas denomina-se festo. Em cada pgina h a mancha do texto, ou seja a parte impressa, e as margens, isto , os espaos em branco, dos dois lados, em cima e em baixo. A parte superior chama-se cabea, e a inferior, p; o lado esquerdo do livro, onde os festos dos cadernos esto reunidos, tem o nome de lombo ou lombada; o lado direito goleira ou caneleira se tem a forma cncava e, se no est aparado, frente. Denomina-se folha de rosto a primeira pgina, na qual s est escrito o ttulo da obra; na pgina 2, nada h impresso; na pgina 3 o rosto ou frontispcio, com o ttulo e o nome do autor, tendo duas partes, uma denominada lado de cima ou frente, onde est impresso, e outra em branco, o seu reverso, denominada lado de baixo ou costas. O que ficou escrito a nomenclatura geral do livro, que toda a gente mais ou menos conhece. A nomenclatura tcnica do encadernador a seguinte: Chama-se serrotagens aos sulcos abertos no lombo, sendo os das extremidades, serrotagens de remate.

Chama-se guardas brancas s duas folhas de papel branco, dobradas ao meio, que se pem no comeo e no fim do livro. Estas folhas ficam com uma das partes soltas, cobrindo o princpio e o fim do livro, sendo a outra parte colada por uma face a uma folha de papel de cor, dupla, cujo avesso se cola ao interior da capa. Denomina-se guarda a colada capa e contra-guarda a que fica unida guarda branca. Chama-se encaixe a cavidade feita entre o lombo e a frente e aquele e as costas do livro, e nele se alojam os cartes da capa. Sobre-cabeceado ou requife um cordo estreito, colorido, que encosta ao corte e remata a cabea e o p do lombo. Pastas so os cartes que protegem os livros, e os seus quatro cantos denominam-se: exteriores, os do livro propriamente dito, e interiores, os que ficam junto do lombo. A distncia existente entre as folhas do livro e as margens do carto (que maior do que aquelas), tem o nome de caixa. Chama-se cobertura o invlucro exterior dos cartes, e a sua margem voltada para dentro tem a designao do virado; coifa a margem em que a cobertura vai de um carto a outro, tapando o requife, nas extremidades do lombo. As salincias existentes nos lombos denominam-se nervos e podem ser verdadeiros ou falsos; verdadeiros quando so formados pelas costuras e falsos se so feitos depois da costura efetuada. Em cada folha de papel imprimem-se tantas pginas quantas comportar a sua superfcie, de harmonia com o formato do livro; isto , o nmero de vezes que a folha deve ser dobrada. Se ao meio, denomina-se in-flio; se em quatro partes, in-quarto; se em oito, in-oitavo. Os formatos oficiais, adotados pela Imprensa Nacional de Lisboa, so os seguintes, sendo os nmeros indicados em milmetros: Nome In-flio n 2 In-flio n 1 In-quarto n 2 In-quarto n l Medida em mm 290395 210310 195285 170275

In-oitavo n 4 In-oitavo n 3 In-oitavo n 2 In-oitavo n 1 In-12 In-16 In-18

150230 130215 120195 105155 95160 85130 80120

fcil reconhecer o formato pelo nmero impresso em cada folha, no fundo da respectiva primeira pgina, nmero que se designa pelo nome de assinatura. Se ele se repete de 8 em 8 pginas, o formato in-quarto, visto que cada folha tem duas pginas; se a repetio de 16 em 16 pginas, o formato in-oitavo e assim sucessivamente. por meio da numerao de cada folha, que se colecionam os cadernos para a formao dos livros, e, logo que se acabam de empilhar os cadernos, conferem-se para ver se esto bem dispostos, se falta algum ou se existem em duplicado. Como a dobragem das folhas que determina o formato, este pode ser maior ou menor, segundo o tamanho das folhas impressas, mas a sua denominao sempre a mesma, s dependendo do nmero de vezes em que as folhas so dobradas. medida que se forem descrevendo as diversas operaes que h a executar para encadernar os livros, ir-se-o definindo os termos tcnicos que seja necessrio empregar.

Oficina e material do encadernador


A) OFICINA As dimenses da oficina estaro de harmonia com a intensidade do trabalho a executar nela. Deve ser bem arejada e iluminada. O amador poder utilizar uma sala qualquer que satisfaa as condies acima indicadas. B) MQUINAS Sob este ttulo designamos todas as mquinas de que uma oficina deste gnero necessita para a boa execuo dos trabalhos de encadernador, tais como: mquinas para prensar e guilhotinar o papel e para cortar os cartes, servio este que, feito com tesouras, demorado, trabalhoso e pouco perfeito.

Como prensa, pode empregar-se a denominada universal, um pouco morosa, mas de execuo perfeita; as de parafuso sem fim so as que mais fortemente apertam. Em vez dela, pode utilizarse uma prensa de copiador comercial. A guilhotina, para o amador, pode ser manual, de brao, com pequenas dimenses e pouco custosa. A mquina para cortar os cartes, vulgarmente denominada cisalha (corrupo do nome francs cisaille e do italiano cesoia), deve ser forte e, para o amador, poder ser pequena, prpria para colocar-se sobre uma mesa. Dever poder cortar numa extenso de 0,70m. indispensvel, ainda, um fogo de petrleo, no de presso, mas de torcida. Nas oficinas de profissionais, para facilitar e apressar o trabalho, dever haver, alm do material indicado, mquinas destinadas a coser a fio ou arame, a fazer o encaixe[1], a serrotar[2], a chifrar[3], a acetinar o papel[4], a arredondar os cantos, dobrar as folhas, junt-las e a empastar[5].

C) FERRAMENTAS E UTENSLIOS Englobamos neste ttulo as ferramentas e utenslios como: gatas, direita e curva, para polir; agulhas para costura do papel, como as usadas para bordar a l; alicate de pontas largas, chatas e polidas, para aperfeioar as salincias sobre o lombo (nervos) ; uma caldeira de cobre, para grude, a banho-maria; um canivete; uma chifra, para adelgaar as peles; dois compassos, um pequeno e um grande; dobradeiras para o papel, de buxo, de lato e de osso; dois esquadros, um dos quais de madeira, aberto, e outro, de metal, podendo ser de zinco; uma faca de sapateiro, com sua lmina comprida e bem aguada; um ferro de engomar; dois furadores, sendo um vulgar e, o outro, para a costura sobre fitas; frascos para tintas; uma grosa; mao de madeira, para assentar as costuras; um martelo; pincis para massas; grude e tintas; uma pedra litogrfica ou de mrmore para chifrar as peles; uma placa de ferro para, sobre ela, bater os livros, devendo ser bem lisa e grossa e podendo substituir-se por

uma pedra com as mesmas caractersticas; quatro placas de zinco, sendo duas delas com 0,50m x 0,01m, revestida numa das faces, com lixa branca n. 4 e, na outra, com a mesma, mas n. 2; uma rgua de metal e outra graduada; um raspador de madeira, para o lombo dos livros; serrotes, sendo um para abrir os entalhes nos lombos, destinados s cordas e outro para os entalhes das cadeias de remate[6]; tabuleiros de carto, em quantidade, que se podem fazer grudando bocados de carto uns aos outros, prensando e cortando nas medidas dos formatos mais vulgares dos livros; vedam-se bem aplicando, nos cortes, goma-laca ou grude; tabuleiros de madeira, de dimenses um pouco maiores do que os formatos dos livros, que devem ser de madeira muito lisa e rija; tachos de barro ou de ferro esmaltado, para fazer as massas; tesouras, um par forte e grande, para cortes no carto e, a outra, pequena, para a costura e requifes[7]; tigelas ou pequenas selhas de madeira, para a massa; uma ou mais tinas de fotografia, do modelo grande, de ferro esmaltado, loua ou carto endurecido, para os banhos das folhas; uma tira de folha-de-flandres ou de zinco, com 0,m35x0,m22, destinada a, sobre ela, cortar o papel; diversos vazadores. Os pincis, tintas e mais ingredientes de pequeno volume guardar-se-o num armrio. Em prateleiras, dispostas ao longo das paredes, colocar-se-o os cartes e papis, agrupados segundo as suas dimenses. Umas cordas, estendidas de parede a parede, como as usadas para dependurar a roupa a secar, serviro para estender nelas as folhas dos livros lavadas ou nas quais se aplicou goma. absolutamente indispensvel ter, na oficina, uma mesa grande e estreita, com gavetas, destinadas a acondicionar os utenslios e ferramentas, e com os bordos esquinados em aresta viva.

D) MATERIAL DE CONSUMO CORRENTE Sob este titulo englobaremos o material de consumo corrente propriamente dito, isto , tudo o que se consome nas encadernaes e que, com estas, fica fazendo parte integrante dos livros. Como:

1 CARTES O carto mais usado nas encadernaes baratas o cinzento, mas ele tanto melhor quanto mais claro for; para os trabalhos mais caros, como as encadernaes meio amadora, s dever empregar-se o carto palha, que o vulgar amarelado. Os nmeros a empregar so de harmonia com a consistncia que se pretende; quanto mais alto o seu nmero, mais consistente . Para os lombos falsos usa-se o n. 120 ou o 150. Deve ter-se em ateno que o carto barato ordinrio, tornando as superfcies rugosas; esponjoso e spero, ocasionando defeitos que preciso corrigir. Com a certeza de boa qualidade, a sua espessura pode ser menor, dando encadernao um melhor aspecto e evitando despesas com a correo dos defeitos, sempre derivados do emprego de cartes de m qualidade. O branco utiliza-se para meter sob as pastas, quando o livro, pronto, se coloca na prensa, e para acetinar o papel. Os nmeros usados so: para o branco, os 50 ou 60, do denominado marfim, do duplex, ou do couch; do cinzento claro, os n. 17 para os formatos grandes; 20 a 25 para o oitavo vulgar e 30 a 40 para os formatos pequenos. Nas encadernaes comerciais, meia percalina e outras baratas, pode o carto ser o cinzento, nacional. 2 FIOS Os fios com que se cosem as folhas podem ser: cordas, fio de linho, fita de Unho e linha especial. As cordas devero ser de linho bom. No comrcio, vendem-se sob o nome de fio de livreiros, em meadas ou novelos, empregando-se 3, 4 ou 5 ramos, um por cada entalhe, conforme as serrotagens feitas. A fita de linho destina-se costura sobre atas, tendo de 8 a 12 de largura, empregando-se para as obras volumosas; nas menos volumosas, usa-se a fita de nastro, de algodo. Para a costura sobre nervos deve usar-se um fio com poucos cabos, semelhando uma fina corda, que de cor branca, quando de algodo, e crua, quando e unho. Fio de linho A grossura de fio mais usado a n. 32. um fio de linho branco, com grossura uniforme, polido e bem torcido. A linha especial um pouco cara, resistente, destinando-se costura de trabalhos no volumosos, e vende-se em bobinas. 3 PAPIS Os papis empregados nas encadernaes devem ter todos pelo menos uma face branca, e so os seguintes:

a) Coquille 5 quilos, em folhas grandes: 10 quilos, para guardas e quartos; 14, para guardas de luxo. b) De fantasia destinado a guardas; os seus tons de cores devem harmonizar-se com os dos coiros que forram os livros, dando-lhes um aspecto lindo, quando bem escolhidos. c) Gelatitiado Destina-se a encadernaes caras e de luxo, constituindo um bom resguardo por ser transparente e fino. d) Para guardas Serve qualquer espcie de papel, mas a sua escolha deve ser feita ao gosto de cada um, de harmonia com o que se pretende gastar. As suas caractersticas devem condizer com as cores e os estilos das capas, o assunto principal da obra, estando indicados, para os livros clssicos, os oxidados e platinados, e para os de aventuras ou assuntos guerreiros, os doirados em relevo, etc. e) De seda O seu nico fim consertar os livros. f) Vegetal Destina-se a proteger as gravuras; dever ser lustroso, transparente e calandrado. 4 PELES As peles mais empregadas nas encadernaes so as que se indicam a seguir, por ordem alfabtica. a) Capicua Assemelha-se pelica e muito macia, portanto fcil de trabalhar; as suas cores so somente o branco e branco esverdeado, rosa plido e bege. b) Camura Mancha com facilidade e usa-se para encadernaes muito maleveis, flexveis. c) Carneira a pele mais usada, depois de pintada e lustrada, sendo fcil de trabalhar. Contudo, o seu colorido falso por resistir pouco ao da luz e o seu polimento perde-se com facilidade. A de primeira escolha muito cara e destina-se a preparar as capicuas. d) Chagrin Trata-se de peles de cabra, de burro ou de cavalo, devidamente preparadas; devem ser finas para se poderem trabalhar bem. e) Coiro da Rssia Preserva os livros dos insetos nocivos, devido ao cheiro dos materiais usados no seu curtume ou fabrico. uma pele de luxo, pelo que s se emprega em obras de valor. f) Marroquim S usada em trabalhos de luxo. As cores mais empregadas so o azul, vermelho claro e escuro, castanho e verde. g) Pelica So peles curtidas de cabrito ou gato; as suas cores so muito resistentes e lindas; no se deve utilizar a doirada por ser de trabalho difcil e muito cara.

h) Pergaminho O melhor o ingls, por ser o mais slido, ao passo que o francs se rompe com muita facilidade. Forma lindas encadernaes. i) Vitela preciso escolher peles delgadas, pois que, sendo grossas, dificilmente se trabalham. Usam-se, em especial, para gravar nelas caracteres ou gravuras e para imitar as antigas encadernaes dos inflios. j) Outras peles Podem empregar-se outras peles como as de porco, serpente, crocodilo, lagarto, foca, assim como as suas imitaes, mais baratas mas de pior qualidade, e menos resistentes. H, ainda, peles de fantasia que se podem usar para obter efeitos variados, s vezes surpreendentes. Quanto s cores das peles, as mais resistentes so o castanho e o vermelho. O verde e o roxo tornam-se castanhos com o tempo. A cor natural a que mais resiste. preciso ter muito cuidado na aquisio das peles pretas porque tingem desta cor. As manchadas por qualquer motivo e tingidas de preto perdem, por vezes, a cor, de onde resulta tornarem-se facilmente ruas. PREPARAO DAS PELES Compradas as peles, tm de se cortar nelas as peas destinadas a formar as capas dos livros, o que se faz por meio de moldes tirados dos livros a encadernar, assentando estes sobre um papel em que se traceja todo o seu contorno. Colocam-se os moldes sobre a pele, risca-se em volta deles e corta-se economizando o mais possvel. Havendo nervos, estes devem ser cortados de modo que fiquem ao longo dos cartes que formam a capa do livro. Para que as peles no formem salincias, preciso chifr-las, isto , adelgaar as suas arestas. A chifra s se maneja bem com uma longa prtica; com ela se vo desbastando as peles, a pouco e pouco, cortando-as de dentro para fora, um pouco obliquamente. indispensvel que a pedra litogrfica ou de mrmore em que a pele assenta esteja sempre completamente limpa para evitar que se lhe faam cortes. As arestas mais vivas deixadas pela chifra eliminam-se raspando-as com um vidro, dirigido para um s lado e sempre para a frente; ou com um bocado de lixa grossa. 5 TECIDOS As quantidades a empregar em cada encadernao so, em geral, pequenas, pelo que, a no ser nas grandes oficinas ou em trabalhos em srie, mais econmico adquirir retalhos. Os tecidos mais usados so os seguintes: a) Chita Utiliza-se para alguns requifes e com riscas muito finas. b) Cretone Com desenhos leves, para livros de leitura infantil, de apontamentos, etc.

c) Damasco S para livros de valor, de cores apropriadas aos assuntos respectivos. d) Estopa Para volumes de consulta quase permanente, de muito uso. e) Flanela Para livros almofadados e comerciais. A espcie usada a de dois plos, ou duas frentes. f) Pano lavado Usado para reforar os lombos. g) Pano lustroso Para livros comerciais e cartonados. h) Pele do diabo um pano encorpado com o qual se forram registros, jornais e revistas, etc. Apesar do ser encorpado, bastante flexvel. i) Pele de ovo um pano de algodo, muito fino, que se emprega na colocao de gravuras e nas cancelas de reforo. j) Percalina o tecido mais usado na cobertura de livros, imitando todas as espcies de peles. 1) Tela Destina-se a colar nela folhas ou mapas fora do texto e cancelas de mapas. m) Cetim Usa-se para fazer as guardas de trabalhos luxuosos. prprio, quando de boa qualidade, para nele se fazerem pinturas. n) Tarlatana Emprega-se em reforar os lombos de volumes de somenos valor e pouco volumosos. o) Veludo S usado nos trabalhos de grande luxo. 6 DIVERSOS MATERIAIS O restante material necessrio pouco . a) Requife Isto , um pequeno carto, com duas ou mais cores, s riscas, montado numa fita, que se aplica nos extremos do lombo. de algodo para os trabalhos baratos e de seda para os de luxo. Querendo fazer o requife mo, emprega-se toral de casear; querendo matiz-lo, compre-se nas cores Julgares de preto, azul, roxo, vermelho, branco, para formar as cabeas. b) Fitas para marcao de pginas Para este fim, deve usar-se um fitilho de cetim ou seda ou fitas estreitas de moir, seda ou cetim. c) Colas absolutamente preciso que as colas sejam anti-spticas para que os anobdcos, bichos que roem os livros, no sejam por eles transportados, nem permitam a sua vida.

Passaremos em reviso as tais colas empregadas habitualmente. 1) Cola a frio Vende-se em pacotes nas drogarias e nas casas especializadas em papis pintados para forrar casas. Prepara-se deitando uma poro do p em gua fria, a pouco e pouco, mexendo sempre para o mesmo lado, deixando repousar por meia hora; como engrossa depois de feita, deita-se mais gua e toma a mexer-se. translcida, limpa, no mancha e fortemente adesiva. 2) Cola de amido Pode fazer-se com o amido extrado dos cereais, ou com a fcula que se extrai das leguminosas e principalmente da batata. Deita-se o p na vasilha em que ir ao lume, junta-se-lhe gua at se formar uma massa muito espessa; vai-se juntando mais gua at que o lquido fique com a consistncia do leite grosso; mexe-se sempre e vai-se deitando gua com almen dissolvido, at que a goma fique translcida; deita-se mais gua at ficar com a espessura desejada. Leva-se ao lume e mexe-se sempre. Junta-se-lhe, depois de retirada do lume, 5% de aguarrs. Emprega-se na reparao das folhas rasgadas. 3) Gelatina Demolham-se as folhas, depois de lavadas em gua fria; quando estiverem inchadas, escorre-se a gua fria e substitui-se por outra a ferver, na qual se dissolveu, previamente, algum almen. Os resduos que houver dissolvem-se a banho-maria e ca-se por um pano para a libertar de impurezas. Usa-se no envernizamento de mapas ou na colagem de folhas que tenham sido banhadas. 4) Goma de carolo A farinha do carolo de milho transforma-se em goma muito adesiva, fina e translcida, pela forma como se indicou para a cola de amido, e pega melhor quando de preparao recente. Como muito gelatinosa no se deve empregar muito espessa. 5) Cola forte Uma boa cola forte absorve 5 ou 6 vezes o seu peso de gua, ao passo que a cai s duas ou trs vezes. Prepara-se partindo com um martelo os paus de grude, metendo os bocados numa vasilha de ferro esmaltado ou de loua e deixando-os de molho umas 12 horas.

Dissolve-se numa vasilha composta de uma panela exterior sem tampa, contendo uma outra que no chega ao fundo, em virtude de ter, em redor, da boca, uma virola de tal largura, que, colocada dentro da maior, a tapa por completo. O recipiente mais pequeno onde se dissolve a cola, munido de tampa com um orifcio que d passagem ao cabo do pincel. Na vasilha exterior deita-se gua fria, enchendo-a at dois teros; a cola deita-se na mais pequena, que se introduz na maior, leva-se ao lume e mexe-se com uma vara, constantemente. Em estando

dissolvido, junta-se-lhe almen em p, na razo de 40 gramas por litro. Antes de retirar do lume, juntam-se mais 50 gramas de cido actico. 6) Grude ou massa Em linguagem de encadernador d-se este nome cola de farinha de trigo. Prepara-se levando-se ao lume, em vasilhas separadas, numa, meio quilo de farinha de trigo com um litro de gua morna e, na outra, um litro de gua e 50 gramas de almen em pedra. Em as guas estando bem quentes, misturam-se e levam-se ao lume de novo, mexendo constantemente. Quando ferver bem, tira-se do lume e juntam-se 120 gramas de formol, mexendo sempre.

Brochuras

A brochura dos livros s se executa em cadernos soltos e pode fazer-se a fio de linha ou com arames. Para a costura a arame utilizam-se umas mquinas simples, espcie de prensas, acionadas por um pedal, o que permite a liberdade das mos do operador.

Para qualquer das costuras, a operao preliminar indispensvel a da dobragem das folhas, que se faz por meio de dobradeiras de buxo lato ou osso. As folhas dobram-se estendendo-as sobre uma mesa plana, bem lisa, de dimenses proporcionadas ao tamanho das folhas. um trabalho muito simples, mas que dever ser feito com a mxima perfeio e preciso, para que as partes

dobradas fiquem bem iguais, sem salincias, que tornam os livros feios e abona muito pouco a favor de quem o executou.

preciso o mximo cuidado para que a numerao das pginas fique seguida e no alterada. Dobradas as folhas, colocam-se os cadernos uns em cima dos outros, a comear pelo ltimo, formando-se o livro.

Pem-se os cadernos de 8, 16, 24 ou 32 pginas, seguidos chamados folha 1, folha 2, folha 3, etc., etc. (cada folha constitui um caderno). Alceados os cadernos, isto , ligados pela ordem acima referida, do primeiro at ao ltimo, e verificada a sua exatido, preparam-se para a costura de brochura de encadernao. Ligados os cadernos, faz-se a operao de serrotar, depois de todos os cadernos estarem certos (perfeitamente nivelados) cabea e ao lombo. Para a brochura, usam-se dois e trs serrotes no lombo. Metem-se na prensa (figura 5) de serrotar e faz-se a operao como indica a figura 6, e comea-se a coser, caderno por caderno, comeando pelo primeiro, folha 1, e assim sucessivamente at ao ltimo, conforme figura 7. A mo esquerda segura o caderno e recebe a agulha que devolve mo direita; ao coser o segundo caderno, faz-se o remate, dando um n com a ponta da linha, conforme a figura 8-A. Chegando ao ltimo caderno, fecha-se o remate, formando um n com a linha de costura, como j se indicou no princpio da figura 8, e agora nas figuras 11 e 12. Corta-se a linha, deixando dois centmetros de sada, e fica pronto a meter capa. Se o livro a encadernar est ainda em folhas (quer dizer, ainda no foi brochado nem encadernado), a operao a mesma da brochura, porm, a costura que diferente e faz-se conforme se v nas figuras 9 e 5. A figura 9 representa j o livro cosido e a figura 5, a marcao dos stios onde o lombo vai ser serrotado paia depois ser cosido.

Feito isto, para a brochura, s h que ligar os cadernos uns aos outros, o que se faz por meio de arames, como se disse, no caso de os cadernos serem, o mximo, trs, ou por meio de costura, se no em nmero maior, e pr-lhes as respectivas capas de papel ou de cartolina. A ligao dos cadernos uns aos outros faz-se como as figuras n. 11 e 12 indicam. Como a costura uma operao comum brochura e encadernao, seja qual for a quantidade de cadernos, damos por findo este captulo.

Encadernao
Qualquer encadernao compreende as seguintes operaes: preparo, costura, formao do livro, cobertura e acabamento.

A) PREPARO O preparo consiste em pr os cadernos em condies de serem cosidos, pois que se podem apresentar em folhas soltas, brochadas ou cartonadas ou, ainda, encadernadas mas com as capas estragadas. Quando em folhas soltas, s h que dobr-las; quando brochados, preciso desmanch-los tirando os cadernos das capas, separando-os e colocando-os, depois de limpos, como se fossem simples folhas dobradas. Comea-se por descer a capa, puxando-a para a esquerda, com o livro colocado em cima de uma mesa, com a cabea para cima e o lombo para o lado esquerdo. O livro segura-se bem, com a mo esquerda, e o polegar da direita vai deslizando ao longo da lombada, premendo, para

favorecer a descolagem. Em seguida, atua-se com as duas mos; o polegar direito auxilia a descolagem e a mo esquerda puxa a capa, simultaneamente, colocando-se os polegares em seguimento ao outro. Cortam-se, com um canivete, as costuras e comesse a fazer a separao dos cadernos pelo lado de cima do livro. Ter o cuidado de s separar uma folha de cada vez, evitando que se rompam. Colocam-se os cadernos uns por cima dos outros, medida que se forem tirando e de forma a que fiquem em sua ordem. Despega-se-lhes com um canivete ou toa raspadeira, cautelosamente, a cola ou grude que a esteja aderente, para o que conveniente, com algum cuidado, formar com os cadernos uma espcie de escada, o que se consegue comprimindo-os entre as mos e batendo os seus lombos na mesa, uma ou mais vezes. No caso de os livros estarem encadernados, procede-se como se acaba de indicar para os brochados depois de lhes cortar as pastas pelas charneiras e d os limpar bem dos papis ou panos que tenham aderentes. Quando a goma tiver endurecido muito, e os panos e papis estiverem muito colados, leva-se o livro a uma prensa, molha-se a lombada, por uma ou mais vezes, com massa diluda, para amolecer, e, passado algum tempo, tudo se pode tirar. Depois de secar, tira-se da prensa e soltam-se os cadernos, com cuidado. As costuras feitas a arame desfazem-se desprendendo os cadernos da seguinte forma: levantamse as pontas do arame com um canivete e puxa-se, com este, do outro lado do festo, o arame saliente.

Aps o desmancho do livro, este no fica ainda apto a ser encadernado; preciso que tenha todas as suas folhas abertas, para que no se formem rugas nas pginas e para facilitar a prensagem, e que a dobragem seja corrigida; finalmente, preciso consertar e limpar as pginas rotas, rasgadas ou sujas.

A abertura das folhas faz-se colocando o caderno sobre uma mesa e abrindo-as com uma faca de cortar papel, operao que s se realiza, claro, se elas se encontrarem ainda fechadas.

A correo da dobragem efetua-se colocando os nmeros de folha uns sobre os outros, de modo a que as linhas impressas fiquem bem sobrepostas e que as margens fiquem bem iguais em todos os cadernos.

Marca-se bem a nova dobragem, passando por ela a dobradeira e carregando-a bem. mais delicado e requer extraordinria pacincia o trabalho de eliminar as ndoas existentes e reparar os rasges que haja. As ndoas mais vulgares so as de gordura e de tinta. As de gordura eliminam-se colocando sobre elas papel mata-borro e passando, por cima deste, um ferro de engomar no muito quente e mudando, sucessivamente, o mata-borro enquanto as ndoas persistirem, tantas vezes quantas as precisas para que elas desapaream por completo. No dando resultado este tratamento, cobrir as ndoas com um chumao de algodo em rama embebido de benzina, deixando-o secar entre dois papis de mata-borro branco. Outros processos consistem em esfregar as ndoas com qualquer das seguintes misturas: a) Aguarrs, 40 gramas; amnia, 40 gramas. b) 20 gramas de uma soluo alcolica de sabo. c) ter actico, ter sulfrico e lcool a 90, 20 gramas de cada. d) Acetona, amnia e lcool, em partes iguais. Sendo as ndoas de tinta, molh-las com uma soluo de cloreto de cal a 10%, com o que adquirem um tom avermelhado que se elimina lavando, depois, com amnia e, por ltimo, com um pouco de gua simples. Enxugar com mata-borro e deixar secar. As de tinta de escrever tiram-se umedecendo-as com algumas gotas de vinagre muito forte, em seguida, enxugando-as com gua simples; sendo antigas, lavam-se com uma soluo aquosa de cido clordrico ou sulfrico, a 10%; as recentes, lavam-se com gua salgada ou vinagre branco e, depois, com gua e sabo, umedecendo-as, em seguida, com cido clordrico diludo em gua, a 1 %, que se deixa cair sobre a ndoa, gota a gota. As de bolor ou mofo atenuam-se muito, passando-lhes por cima uma escova molhada em benzina ou clorofrmio; ou misturando amido e sabo branco, em partes iguais, e juntando-lhe sumo de limo. Estender a mistura sobre a ndoa e deixar secar ao ar livre. As ndoas de leo eliminam-se lavando-as com benzol ou com um soluto aquoso, a 10%, de tetracloreto de carbono. As manchas produzidas por cidos minerais desaparecem molhando-as e esfregando-as com um pano embebido em amnia diluda em gua.

As ndoas de ferrugem eliminam-se colocando as partes manchadas sobre uma vasilha com gua a ferver em que se dissolveram alguns cristais de cido ctrico. A parte manchada deve mergulhar na gua; passados uns 10 minutos, retira-se e esfrega-se com um pequeno bocado de madeira bem aplainada; por fim, lavar com amnia para eliminar os restos de cido ctrico. As reparaes a efetuar nas folhas consistem, principalmente, em aplanar as que estejam dobradas nos cantos, o que fcil, pois basta dobr-las em sentido contrrio, pelos mesmos vincos; o papel das pontas, a desfazer-se, consolida-se com goma de carolo, aplicada em pouca quantidade. Os maiores trabalhos de reparao so os que respeitam aos rasges, os quais se produzem, as mais das vezes, nas folhas exteriores dos cadernos; neste caso, separa-se do caderno a folha rasgada e colam-se as pares rasgadas, sem as carregar. Se os rasges so extensos, ligam-se as partes rasgadas com uma pequena e estreita tira de papel da mesma qualidade e cor. Coloca-se um bocado de papel de seda debaixo dos rasges, fazemse aderir bem os seus bordos, de forma que as linhas impressas coincidam exatamente; por cima da folha aplica-se um papel branco e pe-se-lhe um peso em cima. Passados 2 a 3 dias, puxa-se este ltimo papel, no sentido do comprimento, e a ligao est feita. Quando as folhas esto incompletas, faltando-lhes bocados, cola-se, nas margens rasgadas, um bocado de papel igual, mas um pouco maior, aplica-se sobre as margens do lado gomado, cobrese com papel de seda e comprimem-se entre duas folhas de papelo. O papel excedente corta-se, depois de tudo bem enxuto. Os furos produzidos pelo roer dos insetos, sendo pequenos, tapam-se com papel de seda e p de papel, colando um de cada lado da folha, e leva-se prensa; se os buracos forem grandes, colam-se bocados de papel igual (pode ser do folha de rosto ou das guardas brancas), aplicando goma nas margens do buraco e do papel, e procede-se como ficou indicado para os rasges.

Com o fim de eliminar do papel um tom negro que adquire pela ao do ar, do tempo, etc, lavase com uma boneca de algodo em rama embebido num soluto de cloreto de cal a 3 ou 5%, segundo o tom menos ou mais escuro. Se o papel pouco resistente, depois de lavado mete-se num banho de gua em que se dissolveram, por cada litro, algumas raspas de sabo, 8 gramas de almen e 20 de gelatina, soluto que, previamente, se ca por um pano. Depois de enxuto, metese a folha entre cartes e leva-se prensa. Ainda antes da costura, h a fazer, alm das operaes atrs indicadas, mais as seguintes: consolidao dos cadernos exteriores, prensagem, tosquia, conferncia e serrotagem. a) Consolidao dos cadernos exteriores A consolidao faz-se por meio de duas tiras de pano com mais de um centmetro que o comprimento do livro e cerca de um de largura. Na primeira folha do primeiro caderno, aberta, aplica-se a massa e cola-se na parte de dentro da folha, por cima do festo, ficando metade da tira de cada lado deste. Depois de seca, mete-se-lhe dentro o resto do caderno e coloca-se no seu lugar; procede-se igualmente quanto folha exterior do ltimo caderno. Chama-se a esta operao colocar cancelas de reforo, as quais tm por fim tornar mais resistentes o primeiro e o ltimo caderno, que so os que maior presso sofrem com o abrir e fechar dos livros.

b) Prensagem A prensagem dos cadernos uma operao indispensvel, pois que, sem ela os cadernos ficariam muito soltos e o livro com um volume exagerado, alm de que dificultaria muito a costura. Antes de o prensar, sacodem-se bem os cadernos, acertando-os e endireitando-os bem. A prensagem faz-se entre dois tabuleiros, um dos quais, o inferior, colocado sobre o prato da prensa, de carto; o outro, colocado por cima dos cadernos, tambm de carto, mas tendo por cima um outro de madeira. A prensa deve ser apertada fortemente e, passadas umas 10 a 12 horas, reapertar de novo. O tempo que demora a prensagem depende da altura dos cadernos, mas, em geral, 24 horas o

bastante. Se os volumes so grossos, conveniente dividi-los em maos de, o mximo, 10 cadernos e, desta forma, a prensagem pode fazer-se em metade do tempo normal. Neste ltimo caso, necessrio reunir os cadernos prensados e prens-los por mais 12 horas. c) Tosquia A tosquia consiste em aparar as faces dos livros para evitar que as poeiras se depositem nelas, servindo para os insetos nelas deporem os ovos, alm de que o aspecto dos livros fica muito melhor. A tosquia no deve ser profunda para no tirar as margens superiores dos volumes, o que, tecnicamente, se pode considerar um crime: quer dizer, o tosquiado no tem por fim prejudicar as margens, mas estabelecer o equilbrio mais perfeito possvel entre as margens propriamente ditas e as margens falsas. H quatro maneiras de fazer a tosquia: faca, tesoura, grosa e cisalha. 1) faca Mede-se, com o compasso, a distncia do lombo a uma folha de largura mdia, entre as mais estreitas, medida tomada no sentido da largura, e marca-se essa medida, com um sinal, no caderno exterior. Acertam-se, igualando-as bem, as cabeas e as lombadas, metem-se entre duas rguas ou tabuleiros de madeira e levam-se prensa, colocando a frente do livro para diante. Faz-se, em carto, um molde com as dimenses exatas da folha de tamanho mdio. Assenta-se o molde sobre cada um dos cadernos, e corta-se, a todos eles, a face direita e o p. 2) tesoura O mesmo processo indicado acima, com a diferena dos cortes serem feitos com uma tesoura bem afiada, em vez de se utilizar a faca. 3) A grosa O corte feito estando os cadernos na prensa, com a frente para cima, empregando-se uma grosa de carpinteiro, manejando-a sempre para o mesmo lado, at se atingir a marcao feita. 4) cisalha Coloca-se uma ponta do com passo, depois de ter tirado a medida, junto da lmina fixa na cisalha, puxa-se o guia de forma a que fique junto da outra ponta do compasso, e fixa-se. Pem-se os cadernos, sucessivamente, sobre o prato, ficando a lombada a rasar com o guia. Corta-se com uma pancada seca, que se obtm por meio de um movimento rpido com o cabo da faca da cisalha. Cortadas as frentes, cortam-se os ps, todos com a mesma altura. Finalmente, aparam-se os cadernos. o processo mais rpido e fcil de tosquiar. d) Conferncia Passam-se os cadernos, depois de prensados, um a um, para verificar se esto em ordem.

e) Serrotagem A serrotagem tem por fim preparar os cadernos para a costura, abrindo sulcos nas lombadas.

As serrotagens so diferentes segundo se destinam: passagem das cordas que ligam o conjunto dos cadernos aos cartes das capas ou formao dos nervos, para ponto de luva e para recortes de jornais, (figuras 5 e 12). 1) Para cordas Coloca-se o livro entre dois suportes slidos, com a lombada saliente cerca de um centmetro, e vai prensa, em sentido vertical, com a cabea para a direita e o lombo para fora. Marca-se, com o auxlio de um esquadro, um trao, a lpis, paralelo direo da cabea, na altura do comeo da impresso, e um outro trao na altura onde a impresso termina. Traam-se, mais, entre os dois traos acima referidos, outros dois, pelos quais passaro as cordas. Dos primeiros, correspondentes cabea e ao p, destinam-se aos remates. Todos os traos so paralelos entre si. Em geral, fazem-se 5 traos, correspondentes a 5 serrotagens e a 3 passagens de corda, nos livros dos formatos oitavo ou quarto. Os traos ou serrotagem devem ser equidistantes, simtricos. Feitos os traos, comea-se a serrotagem. 2) Para formao dos nervos As distncias entre os traos tm de ser rigorosas, limitando-se a serrotagem a um leve sulco, feito a maior ou menor profundidade, segundo a maior ou menor solidez da encadernao O material indispensvel para efetuar a costura o seguinte: uma meada de corda de dois cabos, um novelo de fio, uma meada de algodo branco e uma agulha de coser l, grossa.

Colocam-se os cadernos a coser sobre uma mesa, com o lombo para o lado esquerdo, a frente para cima e a parte oposta lombada voltada para a frente. (Figuras 8 e 12). Segura-se o primeiro caderno com o paginado para o lado direito. As figuras 8 e 12 mostram bem claramente como se procede na costura. A nossa mo direita recebe a agulha que a esquerda lhe envia, nunca abandonando esta e o meio do caderno que se cose. A agulha enfia-se, de fora para dentro, pelo primeiro golpe, a mo esquerda recebe-a e enfia-a no segundo golpe Cortam-se dois bocados de corda, tendo a largura da lombada acrescida de uns 5 centmetros para cada lado. Coloca-se um destes bocados, entre o segundo golpe, de maneira que a agulha, passando nos dois sentidos de dentro para fora e de fora para dentro fique presa ao fio da costura. Feito isto, a agulha est do lado inferior do caderno; enfia-se pelo terceiro golpe e d-se um outro lao no segundo bocado de corda, que se colocou de modo semelhante ao primeiro. E indispensvel, para que o trabalho decorra bem, que o fio no fique ou passe torcido, a fim de a corda no ficar mais puxada para qualquer dos lados do lombo, o que tornaria impossvel lev-la para o lado onde fosse necessrio. Continua-se a enfiar a agulha, de dentro para fora, portanto com a mo esquerda. Em se atingindo o ltimo golpe, toma-se o outro caderno, cola-se sobre o primeiro, tendo muito cuidado em que o paginado se siga e que os cadernos fiquem bem justapostos. A agulha entra no ltimo golpe deste segundo caderno, seguindo-se a costura, mas em sentido contrrio ao do primeiro caderno, e assim sucessivamente com os seguintes.

No primeiro golpe do caderno inicial, deixa-se ficar uma ponta de fio da costura; no ltimo caderno, a agulha sai fora na altura do primeiro golpe, fazendo-te o remate e esticando o fio com que se coseram os cadernos, sem deixar laadas pelo meio; remate-se com um n que se faz com a ponta deixada no primeiro caderno e com o fio de que se est servindo. Aperta-se bem e estica-se o n, introduzindo-o no primeiro golpe do segundo caderno. A costura dos cadernos seguintes vai-se efetuando como se indicou para os dois primeiros. O remate final faz-se com diversas passagens do fio pelos cadernos cosidos, para que a costura se no desmanche. (Figura 14). Quando o fio se quebre ou o novelo acabe, liga-se o fio novo ao antigo por meio de um n pouco volumoso, n que se introduz no caderno que se estiver cosendo e que nunca se deixa ao longo da lombada. Terminada a costura, colocam-se as guardas e aplica-se uma camada de grude no lombo e, quando seque, bate-se a lombada para assentar bem as salincias que tenha. f) Colar as guardas No caso de no se terem colocado as guardas antes, agora a altura de o fazer. Aplica-se grude no avesso da folha com que abre o livro, intercalando uma folha de papel entre as duas guardas, para que estas se no sujem ao aplicar o grude. Este deve ser em pequena quantidade mas forte. Em cima da pasta assentam-se as guardas com grude, e, com a dobradeira, faz-se com que a guarda cole perfeitamente, sem que fiquem rugas. Em seguida, puxa-se a guarda, formando o encaixe. Mete-se, depois, o livro na prensa, onde se conserva umas 4 ou 5 horas, devendo haver o mximo cuidado em colocar bem direito, pois os defeitos adquiridos nesta operao j no se podem eliminar ou reparar. (Figura 13). Feito isto, o livro est quase encadernado. Porm, h operaes complementares nem sempre exigidas nem necessrias como os sinais e o requife, das quais se vai tratar. Na costura, pode empregar-se, em vez de corda de dois cabos, uma fita de nastro. Neste caso, fazem-se dois golpes, distantes um espao igual i largura da fita, em vez de um s golpe da largura da corda. O fio da costura prende o nastro exteriormente. (Figura 14). Este processo de costura denomina-se francesa e executa-se segundo as regras indicadas para o processo anterior. Cosido o livro e assente o lombo, est pronto a ir guilhotina, onde aparado na cabea, na frente e nos ps. Em seguida, cortam-se os cartes destinados s capas, devendo deixar-se, ao lado do lombo, um espao, pelo menos, de meio centmetro e, na frente, ps e cabea, um centmetro a mais.

A guilhotinagem tem por fim igualar todos os cadernos por meio de um corte preciso, firme, que deixe a sua superfcie completamente lisa. Na frente, as margens s se devem cortar o estritamente indispensvel para que se igualem, pois que, se o corte for grande em largura, as margens ficam pequenas e o livro com mau aspecto, desvalorizado. Toma-se por guia a folha mais estreita; tira-se a sua medida e marca-se, com o compasso, no exterior do livro, fazendo dois sinais, um em cima, perto da cabea, e o outro junto do p, e unem-se os sinais por uma reta. segundo esta que se faz o corte na guilhotina. Deve atender-se a que o corte fica tanto mais perfeito quanto mais lentamente a faca cortante avanar. Esta deve estar muito bem afiada para evitar que esgarce o papel. Cortar sempre no sentido da frente e nunca ao recuar, do que pode resultar as folhas rasgarem-se. Evita-se que os cartes se esfarelem ou amolguem colando-lhes, nas margens em que se encontrarem os lombos, uma fina tira de papel resistente. Colam-se, ao longo dos cartes, duas tiras de papel que se dobram, envolvendo os seus lados, resguardando-os. Nesta altura, o livro est pronto para nele se iniciar a encadernao propriamente dita, que compreende as operaes seguintes: empastar, encaixar, formao do lombo, consolidao do lombo e limpar os cartes. a) Empastar D-se este nome ligao dos cadernos cosidos e aparados, aos cartes que lhes serviro de capas. Comea-se por desfiar as cordas, com um canivete, no as deixando muito grossas nem muito tinas: no primeiro caso, porque formariam salincias na lombada; no segundo, porque dariam pouca segurana ao livro. Um dos cabos das cordas corta-se junto ao lombo do livro (veja figuras 9 e 21) .

Umedecem-se os dedos e esfregam-se, com eles, as cordas e enrolam-se, a partir do meio para cima para o mesmo lado, entre as palmas das mios, at que as pontas fiquem tesas e torcidas. As cordas desfiadas e com pontas torcidas esticam-se, prendendo um dos seus extremos a um camaro, por exemplo, e puxando-as. Colocam-se sobre as capas (pastas); com um furador, faz-se um trao junto de cada corda e a uns dois centmetros delas, faz-se um furo, no sentido do avesso do carto. Volta-se este e furase em dois stios prximos do primeiro e sua direita, era sentido oblquo. Enfiam-se as cordas, do lado em que se fizeram os furos, nos respectivos olhais; enfiam-se, depois, pelos segundos furos, para o lado de fora, isto , primeiro enfiam-se as cordas do direito para o avesso e, em seguida, em sentido contrrio, ficando o empaste feito numa das pastas; empasta-se a outra de modo idntico. Terminada a operao nas duas pastas, passa-se o lombo com um trapo mido ou aplica-se-lhe uma outra camada de cola forte, mais fraca. O empaste pode fazer-se, alm do processo indicado, que se designa por francesa, pelo processo denominado inglesa, que se faz como francesa at ao primeiro furo, mas fazendo-se um outro na linha horizontal daquele, para o lado oposto; fazem-se 3 furos em forma de tringulo. Entrando a corda no furo C, do direito para o avesso, saindo no furo B, passando na horizontal, de ai para o furo A e torna a passar o C. Este empaste s se emprega para obras que exijam muita solidez. O empaste pode fazer-se com fitas de nastro, em vez de cordas, marcando nelas, de cada lado, um risco, indicativo da largura. Colocam-se no carto e corta-se o espao correspondente largura da fita.

b) Encaixar Introduz-se o livro nas pastas, voltando, com uma dobradeira, o lombo para cima da capa, dos dois lados da lombada, tendo o mximo cuidado em que a dobradeira no toque na capa, para o que se desvia esta ao voltar o lombo. um trabalho fcil de descrever, mas difcil de executar com perfeio. A presso que se exerce para adaptar o livro capa tem de ser forte e tem de ser igual em toda a lombada para que os cadernos no se separem. Termina-se com a passagem da dobradeira, algumas vezes, ao longo do lombo, para que a ligao seja perfeita. Procede-se da mesma forma dos dois lados do livro. Esta forma de encaixar denomina-se francesa. Pelo processo inglesa, depois de colar os cadernos, arredonda-se o lombo, por meio de pequenas pancadas dadas com o martelo, faz-se o encaixe e empasta-se. Para este fim, mete-se o livro na prensa dentro de dois tabuleiros de carto, que fa2em de amparos. Com o cabo do martelo, vo-se empurrando os cadernos para os lados, comeando no meio e continuando para as duas pontas, boleando a lombada. Depois, faz-se o encaixe, nos lugares dos remates. Aconchegam-se os cadernos (lombo) capa por meio de pancadas leves com o martelo e esfregam-se, depois, para corrigir e aperfeioar a fixao, no sentido do comprimento. Este processo mais fcil e rpido do que o primeiro descrito e a figura 16 mostra bem a maneira de proceder.

necessrio que o encaixe seja feito em ngulo reto, devendo os cadernos ficar inclinados para os lados, em declive suave, e bem direitos no centro. Se o lombo tiver nervos, tem de se usar um martelo que caiba no espao entre eles compreendido, para os no atingir. Neste caso, o livro tem de ficar um pouco mais sado dos tabuleiros. Os volumes em cuja costura se empregarem fitas, devem ser batidos mais violentamente no lombo, para diminuir a salincia da costura, mas no tanto que corte as fitas. c) Formao do lombo O boleamento indicado na operao do encaixe tem por fim nico facilit-lo. No se destina a dar ao lombo a forma elegante que, numa boa encadernao, mais prende e cativa o olhar. As curvas nas lombadas, mais ou menos pronunciadas, tm de ser perfeitas. Consegue-se isto passando a palma da mo, previamente umedecida com gua, pelo lombo, o que se faz para tornar o grude brando e para que no estale com as pancadas que tm de se dar na lombada. Bate-se o lombo com um mao de madeira, do lado mais afastado para o mais prximo do operador, do meio para as pontas e com pancadas regulares. Volta-se o livro e repete-se o mesmo no lado que estava para baixo. Repete-se as vezes precisas para que o lombo adquira o abaulado desejado. d) Consolidao do lombo Consolida-se o lombo, aplicando-lhe uma camada de massa. preciso faz-lo cuidadosamente para que a massa no atinja as folhas, devendo colocar-se um carto envolto em papel, entre o livro e os tabuleiros, para que as pastas no adiram ao carto e para que o livro no se suje. Pe-se no meio de dois tabuleiros, rentes aos cartes, com o lombo fora dos tabuleiros, e vai prensa.

Aplicam-se 3 camadas de massa, com os intervalos de 10 a 15 minutos; passados 10 a 15 minutos da aplicao da terceira camada, tira-se a que houver em excesso e esfrega-se at que o lombo fique bem limpo. A massa restante tira-se com aparas de papel. Aplica-se em seguida, no lombo, uma tira de tarlatana, com mais 6 a 8 centmetros que a largura e dois mais do que o comprimento do livro, faz-se chegar at perto do encaixe e assenta-se bem para que adira, e vai assim prensa, da qual se retira umas 10 a 12 horas depois, mas de modo a que a tarlatana no se desloque, para o que se puxa o livro e se empurram os tabuleiros ao mesmo tempo, utilizando as duas mos. e) Limpar os cartes Das operaes realizadas resulta ficarem, sempre, bocados de cola ou massa e fios de tarlatana aderentes aos cartes. A limpeza faz-se depois do livro ter sado da prensa e estar bem seco, aparando e tirando dele todos os corpos estranhos, s deixando ficar a tarlatana existente entre as cordas, que se colocar nas pastas, para as fortalecer. Tem de se passar uma revista rigorosa s pastas, no encaixe, para o que se abrem e retiram todos os bocados de massa e impurezas que se encontrem; a cola poderia atuar ligando partes que deveriam ficar soltas; as impurezas alteram o aspecto dos livros encadernados e dificultam as operaes finais, que so: forrar o lombo, pr cantos, pr a lombada, os sinais, o requife e colar as guardas. 1) Forrar o lombo Corta-se uma tira larga de papel forte, que possa cobrir o lombo por completo e com mais uns 10 centmetros do que a largura dele. Aplica-se no lombo do livro, colocado entre dois cartes velhos, uma camada de grude e outra no papel com que se deve forrar e coloca-se no livro, rapidamente, dum lado e outro do lombo, puxando simultaneamente dos dois lados, a fim de que a capa no fique a oscilar debaixo da tira com que se forra o lombo. Depois do papel ter aderido bem, mete-se o livro numa prensa, resguardada entre dois bocados de carto, conservando-o a uns 10 a 15 minutos. Entretanto, cortou-se, numa folha de cartolina, uma tira com a largura exata do lombo, a qual se cola pele (carneira, percalina ou outra) com que se forra exteriormente a lombada, para a tornar mais consistente. o chamado lombo solto. As figuras 15 e 18 mostram bem qual a sua funo e a forma de o colocar. Na percalina cortam-se, ainda: a lombada (forro do lombo); os cantos, que podem ter a forma de um tringulo retngulo ou serem sobre o comprimento, de tamanho proporcional ao do livro que se encaderna. A largura da lombada deve ser igual do lombo e o seu comprimento deve ter mais 3 a 4 centmetros que o livro, no p e na cabea, isto , de cada lado. 2) Pr cantos Passa-se, pelos cantos, um pincel molhado em grude e colocam-se depois nestes, os cantos das pastas, voltam-se e batem-se para no ficarem muito salientes no interior das pastas. Batem-se, colocando-os sobre uma pedra ou bocado de madeira rija, intercalandolhes um bocado de carto para que as rugosidades da pedra ou da madeira (quando no forem bem lisas) produzam mossas na percalina.

Ter cuidado em no sujar a percalina com o grude; porm, se tal suceder, passar-lhe por cima uma mistura de clara de ovo, batida em castelo, com um pouco de vinagre. Praticam-se, a canivete, uns golpes curtos, atingindo quase os dos remates correspondentes s partes superiores e inferiores dos dois lados das pastas, os quais devem ser dados com cuidado, para no cortarem o fio dos remates. Usa-se, para esse fim, um canivete.

3) Pr a lombada Para a colagem da lombada ao lombo, empregar uma cola forte, fazendo o possvel por no molhar a percalina, e coloca-se, no seu lugar, o lombo solto, bem no centro da lombada. Feito isto, assenta-se a percalina, ajuntando-a bem ao carto das pastas, sem que o lombo-solto saia do seu lugar, ficando, no lombo, entre as duas pastas. As figuras 18 e 19 dispensam mais ampla descrio da maneira de efetuar este trabalho. Assente a lombada, metem-se para dentro as orelhas da percalina e puxa-se o encaixe com o auxilio da Dobradeira. 4) Sinais So as marcas que se fazem para indicar o ponto onde a leitura foi interrompida. Consistem em fitas ou cartes da cor da capa, tendo o comprimento do livro, medido na diagonal, mais uns 5 centmetros. Pe-se a fita ou o cordo no meio do livro, deixando-a 2 centmetros saliente do lado da cabea; fecha-se e aplica-se, do lado desta, um pouco de massa, qual se faz aderir a fita, espalhando-a. 5) Requife D-se este nome a um carto estreito que h entre a capa e o corte dos livros, nos extremos das lombadas e que se destina a consolid-las. S indicaremos a forma de fazer requife manual, pois que o mecnico s interessa aos profissionais e a sua execuo fcil, no necessitando de ser descrita. O requife tece-se sobre uns rolos ou cilindros de papel, achatados, enrolando sua volta corda de coser, at ficar com a largura das seixas.

Bate-se a cabea do livro, pe-se este na ponta duma prensa, com o lombo para dentro, obliquamente. Enfia-se uma agulha de bordar a fil, de grossura mdia, em fio escolhido, e com ela se vai passando o fio que volta do rolo. Remata-se passando a agulha por dentro do ltimo caderno e prende-se, com um n, cadeira de remate. Acaba-se o trabalho cortando uma tira de papel de seda, com um comprimento duplo da grossura. Aplica-se massa no lombo, nos stios dos pontos que atravessaram os cadernos e nos ns. Disfaram-se as salincias que se tenham formado e puxam-se as pontas dos ns para o meio do lombo, tapam-se os intervalos entre o lombo e os pontos de requife com estopa; por cima, uma leve camada de massa e depois, a tira de papel de seda, sada das extremidades do lombo cerca de um centmetro. Faz-se aderir o requife bem ao papel. Finalmente, arranca-se o papel, evitando rasg-lo, para o que preciso atuar com cuidado.

Diversas espcies de cobertura


As encadernaes podem ser de percalina, com os cantos e lombada de carneira, toda em carneira e de fantasia. 1) S de percalina indispensvel que o grude aplicado na percalina no seque antes de se terminar a sua colocao, sob pena de a percalina se inutilizar.

Para o evitar, procede-se do seguinte modo: toma-se o livro com o lombo-solto j cortado, os golpes feitos no papel que forrou o lombo, e aplica-se grude em toda a superfcie da percalina, que deve ter um tamanho maior do que o livro, cerca de dois centmetros, voltando-se para dentro este excesso. Coloca-se-lhe o livro em cima, deixando, de todos os lados, o espao necessrio para permitir que se volte. Aplica-se-lhe o lombo-solto, coloca-se a outra parte da percalina sobre a outra pasta, voltam-se as ourelas para dentro, puxa-se o encaixe e colam-se as guardas.

2) Com cantos e lombada de carneira Chifra-se a carneira em toda a sua volta e nela se cortam os cantos, o lombo-solto e colocam-se estes e a lombada nos seus lugares, colando-os com goma de farinha e no coladas forte. Os cantos so colados antes das lombadas; finalmente cola-se o papel de fantasia (com grude) e as guardas e mete-se na prensa. 3) Toda em carneira Procede-se como se a encadernao fosse toda de percalina. Vai prensa antes de se colarem as guardas e, depois destas coladas, leva-se novamente prensa. 4) De fantasia Os motivos dependem da espcie da obra a encadernar e, em grande parte, do gosto, mais ou menos requintado, do possuidor do livro ou do encadernador. um trabalho mais artstico do que de tcnica da encadernao, em que a pintura, o desenho pena e a douradura, as incrustaes, desempenham o papel principal.

Complementos das encadernaes


Como complementos das encadernaes, embelezando-as, usam-se as nervuras ou nervos nas lombadas e os rtulos, indicando os nomes dos autores e os ttulos das obras, muitas vezes, as datas, quando se refiram a colees de publicaes peridicas, como jornais, revistas, etc. As nervuras executam-se colando no lombo-solto, antes de o colocar no livro, um nmero varivel de tiras de carto, maior ou menor segundo os nervos se queiram mais ou menos salientes, mas no deve exceder a trs, e a largura tem de ser igual do lombo. Por cima das tiras coloca-se a carneira, alisando-a e aconchegando-a em volta das nervuras. um trabalho que requer muito cuidado para que todas fiquem iguais entre si e equidistantes, devendo as extremas comear: a da cabea, onde se inicia a impresso e, a dos ps, onde termina. Os rtulos so constitudos por um dourado feito na pele que forre as capas, ou ainda por bocadinhos de carneira que se colam na mesma. Uns e outros colocam-se na lombada ou na frente. No segundo caso, as carneiras, com inscries douradas, colocam-se entre as nervuras; so feitos com a carneira chifrada, para no ficarem salientes, e colam-se, ao lombo ou na frente, com goma de farinha. Como enfeites, podem os ttulos, na frente, ser escritos a ouro, com ou sem cercadura dourada e, igualmente, nas lombadas; nestas, sem cercadura.

As capas podem ser lisas ou terem gravados desenhos mais ou menos artsticos, na cabea e p, assim como na capa posterior, onde no fica mal gravar, a ouro ou a preto, o nome dos editores.

Encadernao de pastas de escritrio


As pastas para secretrias cortam-se em carto bem grosso, do tamanho mais conveniente, que, sob o ponto de vista esttico nunca deve ser exagerado. Depois, cortam-se, com as dimenses das pastas menos 0,5 centmetros em toda a volta, quatro bocados de papelo muito fino; em seguida, mais um lombo-solto, com o comprimento da pasta e s uns dois centmetros de largura, em carto n. 120 de papelo palha. Escolhe-se um forro apropriado percalina ou carneira chifrada no muito espessa de tamanho maior do que o da pasta, pois h a contar com a espessura do lombo e com as voltas a dar na pasta. Aplica-se cola forte (sendo percalina) ou goma de farinha (no caso de ser de carneira), pe-se-lhe em cima uma das pastas, depois o lombo-solto e, por fim, a outra pasta. Alisa-se bem o forro, voltam-se as ourelas para o avesso da pasta e passa-se a forrar o lombo do lado para onde se voltaram as ourelas, o que se faz pela forma seguinte: Corta-se uma tira de percalina, com o tamanho exato das pastas, no sentido da altura e a largura do lombo acrescida de mais um pouco, de cada lado, excessos que se colocam em cima das pastas. Volta-se a tira, na cabea e nos ps, cerca de meio centmetro para o lado de dentro, com o que ficam do tamanho das pastas, e cola-se, com grude, na parte inferior destas. A seguir, forram-se as pastas, interiormente, com papel de fantasia, em harmonia com a cor da percalina, deixando as ourelas voltadas para dentro.

Para fazer os foles da pasta, corta-se papel forte no comprimento dos lados da pasta, forram-se, exteriormente, de papel de fantasia, que se cortou, previamente, do mesmo tamanho dos foles; colam-se estes aos cartes menos perfeitos; as partes dos cartes forrados com papel de fantasia ficam voltadas uma para a outra; nos seus avessos colam-se as ourelas deixadas na percalina dos foles. Colam-se os foles aos dois cartes, deixando a maior largura daqueles para o lado interior da pasta. Deixa-se, num dos cartes forrados, uma das orelhas dos lados maiores, que servir para cobrir os outros dois depois de se colarem os foles. Estes colam-se dos dois lados dos cartes, desprezando o carto cuja ourela no se cortou; o lado dos foles que foi forrado com percalina deixa-se ficar para fora do lado dos foles. Colados estes, aplica-se, na parte de cima dos cartes, uma camada de grude, e liga-se o carto, cuja orelha no foi colada, a qual fica para o lado oposto ao da maior largura dos foles. Leva-se a uma prensa e aperta-se fortemente. S falta tratar dos cantos onde se introduz mata-borro, para o segurar.

Cortam-se em papelo fino e forram-se de percalina, voltando as arestas do lado voltado sobre o carto forrado, destinando-se as outras a uni-las ao carto. Cola-se esta parte pasta de forma a que as seixas fiquem iguais em toda a volta e prensa-se. Volta-se para dentro a ourela desprezada e cola-se de maneira que, ao volt-la, ela atinja os outros cartes colados. Colam-se na pasta e vai prensa para que adiram fortemente. Querendo as pastas acolchoadas, introduz-se algodo em rama, empastado, entre a percalina que forra a pasta e a parte superior desta ltima. Evidentemente, em vez de percalina, podem empregar-se peles ou tecidos, tais como a carneira, pele de porco, detone, perganiide, etc.

Porta-blocos pata apontamentos


Cortara-se duas capas, de carto forte, com as dimenses que se queiram dar ao bloco e um outro carto mais fino, com comprimento menor (uns dois centmetros) destinados a colocar no interior, e com menos meio centmetro nos outros lados, que se destinam formao das seixas. Forram-se os cartes fortes, voltam-se as ourelas para o lado de dentro, num s dos lados do bloco, e forra-se o interior do lombo; o lado virado para dentro forra-se no com percalina ou carneira, mas com papel de fantasia. O fole formado pelo bocado de carto que se cortou e nele se introduzir o bloco, ficando preso pelas ourelas no voltadas; forra-se o outro lado mas, no local de juno das duas, volta-se para o interior um bocado de forro. conveniente fazer os porta-blocos de harmonia com as dimenses dos que se vendem j feitos, do que resulta economia. Forram-se com uma tira de papel igual ao que se empregou em forrar o porta-blocos, pregando-se-lhe na cabea um pedao de cartolina, o qual se introduz no carto deixado no interior da pasta, que fica preso pelas ourelas de carneira.

[1] Caridades abertas ao comprido dos lombos, onde se aloja a espessura dos cartes da pasta. [2] Cortar o lombo para, nas ranhuras feitas, alojar as cordas. [3] Adelgaar as peles nas suas extremidades. [4] Prensar as rolhas de papel para delas eliminar o relevo resultante da impresso. [5] Prendei as cordas da costura, passando-as pelas pastas.

[6] Os serrotes devem ser isentos de trave para que no raspem o papel. [7] Cordo colocado entre o cairo e o conjunto das folhas, nas duas extremidades do lombo. * Extrado do livro: A Arte de Ganhar Dinheiro: Trabalha para Ti, pginas 469 a 643 Livraria Civilizao, Portugal, 1976.

Leia mais: http://betinho.org/2010/09/29/a-arte-de-encadernar-livros/#ixzz2u3abKeLG

You might also like