You are on page 1of 9

Liderar e Motivar a Equipa

Prof. Doutora Maria Jos Sousa

Conceitos
Liderana pode ser vista como um fenmeno de influncia

interpessoal, o lder pode ser percebido como aquele(a) que decide o que deve ser feito e faz com que as pessoas executem essa deciso.

Tipos de Liderana
Lder autoritrio Fixa directrizes sem a participao do grupo, determina as tcnicas para a execuo das tarefas. tambm ele que designa qual a tarefa de cada um dos subordinados e os membros das equipas. dominador, provocando tenso e frustrao no grupo. Tem uma postura essencialmente diretiva, dando instrues concretas, sem deixar espao para a criatividade dos liderados. Este lder pessoal, quer nos elogios, quer nas crticas que faz. As consequncias desta liderana esto relacionadas com uma ausncia de espontaneidade e de iniciativa por parte dos liderados, bem como pela inexistncia de qualquer ligao afetiva no grupo, visto que os objetivos so, o lucro e os resultados de produo. O trabalho s se desenvolve na presena fsica do lder, visto que quando este se ausenta, o grupo produz pouco e tende a indisciplinarse, expandindo sentimentos recalcados. O lder autoritrio provoca grande tenso e frustrao no grupo.

Tipos de Liderana
Lder liberal Tambm denominado de laissez-faire, no h imposio de regras. O lder no se impe ao grupo e, consequentemente, no respeitado. Os liderados tm liberdade total para tomar decises, quase sem consultar o lder. No estilo liberal as participaes por parte do lder so mnimas. Quem decide sobre a diviso das tarefas e sobre quem trabalha com quem, o prprio grupo. Os elementos do grupo tendem a pensar que podem agir livremente, tendo tambm desejo de abandonar o grupo, visto que no esperam nada daquele lder. Como no h demarcao dos nveis hierrquicos, correse o risco do contgio desta atitude de abandono entre os subordinados. Este frequentemente considerado o pior estilo de liderana, pois reina a desorganizaoe a falta de uma voz que determine funes e resolva conflitos.

Tipos de Liderana
Lder democrtico Assiste e estimula o debate entre todos os elementos. o grupo, em conjunto, que esboa as providncias e tcnicas para atingir os objetivos. Todos participam nas decises. As diretrizes so decididas pelo grupo, havendo contudo um predomnio (pouco demarcado) da voz do lder. O grupo solicita o aconselhamento tcnico do lder, que sugere vrias alternativas para o grupo escolher. Cada membro do grupo decide com quem trabalhar e o prprio grupo que decide sobre a diviso das tarefas.
O lder democrtico, quando critica ou elogia, limitase aos factos, objectivo. Este tipo de liderana promove o bom relacionamento entre o grupo, tendo

como consequncia um ritmo de trabalho progressivo e seguro. O comportamento deste lder essencialmente de orientao e de apoio.
5

Motivao de uma equipa


Tcnicas e princpios da motivao de uma equipa: A aprendizagem cooperativa percebida como mais motivante e interessante do que a aprendizagem individualista, que implica um maior nvel de competio; A organizao flexvel de um grupo aumenta a motivao intrnseca do grupo; As tarefas criativas aumentam o nvel de motivao, por oposio s repetitivas; Conhecer as causas do xito ou do fracasso de uma tarefa, aumenta a motivao; O reconhecimento do sucesso, por parte do lder, bastante motivador; O registo dos progressos aumenta a motivao intrnseca;
6

Motivao de uma equipa


Comear a realizar uma tarefa pelas atividades mais fceis pode ser

motivador porque faz com que xito promova xito nas atividades seguintes; Quando a tarefa significativa para o sujeito, gera motivao intrnseca. , pois, importante que o sujeito se identifique com a tarefa e que retire algum prazer dela; O nvel de estimulao dos sujeitos tem de ser doseado: se a estimulao ou o desafio for reduzido, no h promoo de mudana. J se for um desafio excessivo pode levar a sentimentos de frustrao e de ansiedade. Tarefas demasiado difceis ou demasiado fceis geram desmotivao
7

Motivao de uma equipa


As mudanas moderadas ao nvel da dificuldade e da complexidade

favorecem a motivao intrnseca. J as mudanas bruscas e repentinas tm o efeito contrrio e diminuem o nvel motivacional do sujeito; O lder que d autonomia no trabalho promove a motivao, o sucesso e a autoestima; O ambiente que se desenvolve no contexto laboral poder ser mais motivador se houver bom ambiente, optimismo e confiana; importante que a equipa conhea os objetivos que se pretende alcanar; Evitar a repreenso pblica, o sarcasmo, as comparaes, as tarefas em demasia, j que so promotores de grande desmotivao.

Motivao de uma equipa


Comunicar equipa os resultados do seu trabalho j que

funcionam como um poderoso estmulo; O lder deve mostrar interesse por cada elemento da equipa, de um modo individual e de um modo mais global, como elemento pertencente do grupo; As estratgias operativas e participativas so mais motivantes que as passivas; A competio doseada pode ser um bom recurso motivao, quando usada como jogo de grupo, ou como autodesafio consigo mesmo; H que atender s diferenas individuais na motivao, sendo que uma estratgia pode ser muito eficaz com um sujeito/grupo e muito pouco eficaz com outro.

You might also like