You are on page 1of 7

4

1.IDENTIFICAO DO PROJETO 1.1 Tema Abuso sexual infantil intrafamiliar. 1.2 Delimitao do tema O direito como mediador da diminuio dos casos de abuso sexual infantil no municpio de So Lus no perodo de 2005 a 2012.

2 FORMULAO DO PROBLEMA Todos os dias os noticirios vinculam algum caso de violncia contra uma criana ou adolescente, seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo. Esse tipo de violncia ocorre dentro do lar da prpria criana, a violncia intrafamiliar. Os casos mais alarmantes so os de abuso sexual infantil. Diante de tal fato, questiona-se se tal criana, vtima de abuso sexual assistida juridicamente e socialmente na cidade de So Lus, no Estado do Maranho?

2.1 Resposta provisria ao problema Sim. Atravs da promotoria da criana e do adolescente que d assistncia jurdica e psicolgica para a vtima. A ao dos Conselhos Tutelares nas comunidades. A aplicabilidade por parte do Estado do Estatuto da Criana e do Adolescente e do artigo 227 da Constituio Federal.

3 JUSTIFICATIVA

O tema relativo ao abuso sexual infantil no novo no Brasil, existe desde a poca de sua formao. No decorrer da histria, a populao brasileira foi criada de forma paternalista, desencadeando-a para a sociedade e o Estado. Assim muitas atrocidades foram cometidas em nome de uma boa educao e manuteno da famlia, que tratou de omitir tal violncia, tornando-a corriqueira e habitual. Dessa forma diante de tantos desrespeitos com a criana, a Assembleia Geral da ONU proclamou a Declarao dos Direitos da Criana, contendo dez princpios e um deles defendia proteo especial s crianas. No Brasil esse olhar preocupante as crianas em

relao proteo expressa no texto da Constituio Federal no artigo 227 no qual relata que, dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com total prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, colocando os a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, crueldade e opresso. A Conveno sobre o Direito da criana e o adolescente foi ratificada em 20 de setembro de 1990, mesmo ano da criao do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), cujo objetivo regulamentar os direitos da criana e do adolescente, com base em diretrizes fornecidas pela Constituio Federal de 1988. Existe grande distncia entre o que est escrito nos documentos oficiais internacionais e nacionais e o que h de concreto, pois no basta apenas estar inserido nos textos internacionais e na maioria das constituies dos pases ocidentais. fundamental a ao do Estado para realiz-los. (CASTRO). Da a importncia desta pesquisa que vem mostrar de forma sucinta sobre as reais preocupaes vivenciadas pela sociedade e as entidades que cuidam das crianas e adolescente. A partir da coleta de informaes e trabalho bibliogrfico a cerca dessa problemtica, que se verificar se de fato o direito servir como mediador da diminuio dos casos de abuso infantil na cidade de So Lus. A concluso da pesquisa acarretar na busca de alternativas para minimizar as possveis problemticas encontradas, pois, inaceitvel que ps-sujeio de abuso sexual, vivenciada pela vtima, to fragilizada em todos os aspectos fsicos e psicolgicos, ela ficar desassistida nesse momento de dor e desespero. Cabe ao Estado entrelaado entre seus Poderes amenizar tal problemtica a esses seres to fragilizados atravs de uma real aplicabilidade de suas aes para que tais crianas e adolescente no sejam duplamente violentados, de forma comissiva e omissiva.

4 OBJETIVOS 4.1 Geral Descrever as formas existentes de assistncias dadas s crianas e adolescentes vitima de abuso sexual no municpio de So Lus.

4.2 Especfico Citar informaes sobre a violncia sexual infantil no Brasil.

Coletar dados das instituies envolvidas no enfrentamento/recepo das vitimas infantis de abuso sexual. Averiguar as intervenes do atendimento/acolhimento das crianas vtimas de abuso sexual. Diagnosticar as iniciativas do Estado e da sociedade para amenizar a problemtica do abuso infantil na cidade de So Lus, Maranho.

5- REFERENCIAL TERICO

5.1 Dados referentes a violncia sexual infantil Uma forma de amenizar ou at com muita pretenso acabar com os inmeros casos de maus tratos contra a criana e adolescente, foi a criao da Lei 8.069, que mais conhecida como o Estatuto da Criana e do Adolescente. O ECA um instrumento de cidadania. Surgiu a partir dos movimentos e lutas da sociedade, e dos profissionais preocupados com as condies e direitos das crianas e adolescentes do Brasil. O Estatuto dispe de direitos e deveres a criana e ao adulto; uma proteo integral a criana e ao adolescente. Garantindo a estes independentemente da cor, etnia ou classe social, uma ateno, proteo e cuidados especiais para que se desenvolvam de forma tranquila e saudvel. A violncia porque perpassa muitas crianas e adolescentes brasileiros desencadeada desde a chegada dos europeus, pois no era habitual ver ao maus tratos realizados pelos indgenas em relao a sua prole. Segundo estudos realizados por DOURADO e FERNANDEZ Apud da SILVA (2002, p.28), foram os jesutas atravs de sua misso de civilizar e catequizar os indgenas que trouxeram os castigos fsicos e psicolgicos, como forma de disciplin-los e educ-los. A cultura do estabelecimento de normas, regras, valores e costumes se estabelecem dentro da sociedade como um todo e no diferente no lar, os individuos ento se comportaro de acordo com a distribuio de poder. SAFFIOTI Apud da SILVA (2002) levanta a discusso da Sndrome do Pequeno Poder, no qual demonstra como a relao da natureza hierrquica, o abuso de poder causam muitas das vezes uma destrutividade na relao pais e filhos e/ou responsveis. Lembrando que tal fato tem o aval da sociedade abrangendo todas as classes sociais. A violncia que passa essas crianas pode ocorrer dentro ou fora de casa, quando ocorre no prprio ambiente familiar, ela pode ser conceituada como violncia intrafamiliar. A

priori conceituado o termo violncia empregada no dicionrio HOUAISS (2001, p.2866). violncia, o ato ou efeito de violentar, de empregar fora fsica contra algum ou algo, ou intimidao moral contra algum. GABEL (1997) Apud BALBINOTTIA (2008) aborda a violncia sexual infantil que o ato sexual, relao hetero ou homossexual entre adulto e criana ou adolescente a utilizando para obteno do prazer sexual. GUERRA tambm define tal violncia como um envolvimento entre adultos de crianas sem condies de compreender ou consentir a violao que passam. O rol de atos violentos inclui a pedofilia, os abusos sexuais violentos e o incesto.

5.2 Dados das instituies envolvidas no enfrentamento/recepo das vitimas infantis de abuso sexual. Dentre as varias formas de enfrentamento da problemtica da violncia sexual infantil existe o Plano Nacional de Enfrentamento da Violncia Infanto-Juvenil que estipulou seis eixos estratgicos que estabelecem metas para a luta da violncia sexual infantil, so eles: Analise de situao; Mobilizao e articulao; Defesa e responsabilizao; Atendimento; Preveno; Protagonismo infanto-juvenil. (GONALVES, COSTA, 2010). As ONGs tem um papel relevante na mediao entre a violncia sexual e ajuda necessrias s vitimas dos abusos sexuais. As ONGs, so organizaes no governamentais, inseridas dentro da sociedade. Geralmente so entidades que no visam diretamente o lucro, embora haja as que tem poder e capacidade diferenciada sendo comparadas com quase empresas. H ONGs que trabalham diretamente nos casos de maus tratos e abusos sexuais infanto-juvenis, essas ONGs tem se mobilizado atravs de redes, como estratgia de mediao entre o pblico no estatal e estatal. Redes de movimentos sociais e de solidariedade. LOIOLA, MOURA, 1996 Apud LEAL. Dessa forma ainda LEAL, enfatiza que o papel da ONGs que combatem explorao sexual infantil tem sido o de contribuir para uma participao cada vez mais efetiva delas prprias para que implantao das politicas de atendimento as crianas e adolescentes. Fazer uma releitura da legislao para desmobilizar a ao do agressor. A opinio publica tem um grau de importncia altssimo, pois da visibilidade ao fato, quebrando o silncio que roda a questo do abuso infantil. Outra instituio que tem a incumbncia de zelar pelo bem estar da criana e o adolescente o Conselho Tutelar, ele definido pelo art.131, da Lei n 8.069/90 como um

rgo permanente e autnomo, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente.

5.3 As formas de intervenes: do atendimento ao acolhimento das crianas vtimas de abuso sexual. Quando ocorre o abuso infantil, a criana ou adolescente carece de um atendimento e acolhimento adequado, pois, muitas das vezes o agressor/abusador estar dentro de casa. disponibilizada uma central de atendimento nacional para que as vtimas ou seus familiares ou qualquer pessoa que tenha conhecimento do abuso denunciar. Que o Disque 100, esse servio mantido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidncia da Republica. Ao ser criado era voltado exclusivamente para denunciar violncia sexual contra a criana. Em dezembro de 2010, se estendeu para denncias relativas ao idoso, pessoas com deficincias e outras vtimas como a LGBT. H uma extenso desse servio na rede mundial de computadores, que serve para relatar casos de pedofilia que ocorrem pela internet, que o www.disque100.gov.br. O judicirio tem um papel fundamental nesse contexto, pois, atravs dele que a vtima reviver os fatos vivenciados. Sendo assim necessrio um esquema minucioso e delicado, principalmente nas etapas de inquirio como na oitiva. Nessa fase a criana expe todo o seu intimo, pois h a quebra do silncio at ento existente entre a vtima e o abusador. Mas infelizmente no o que se ver aqui no Brasil, as vitimas que so crianas so tratadas como adultos. A autora Thry (1992) Apud Ramires, Froner (2008), se posiciona sobre isso ao relatar que o direito de testemunhar (que pressupe responsabilidade civil e capacidade jurdica), mesmo tendo cuidados especiais com a criana, essa situao impe uma responsabilidade de adulto, perdendo assim o direito infncia. Cabe ainda a autora um a maior participao da famlia para dar um suporte a vitima nessas situaes peculiares ao seu desenvolvimento. H ainda diversas autoras que se posicionam contrarias as oitivas com as crianas ou adolescente como Azambuya, 2006, Ferreira 2007 Apud Ramires, Froner (2008). Azambuya diz que no h em nenhum Principio Constitucional apontando que a criana necessita ser ouvida. Mas h autores que discordam como Dalto-Cezar (2007); Dobke (2001) e Koshima (2003). Para eles se no for aberto esse canal entre a vtima e o judicirio, a prpria criana, corre o risco de fortalecer a sndrome do segredo e at aumentar os casos d abuso sexual cometido como crianas e adolescente.

5.4 Diagnosticar as iniciativas do Estado e da sociedade para amenizar a problemtica do abuso infantil na cidade de So Lus, Maranho.

No Maranho h vrios rgos incumbidos de cuidar e proteger as crianas e adolescentes vitimas de maus tratos e abusos sexuais. Como a DPCA, que a Delegacia de Proteo Criana e o Adolescente, o Ministrio Pblico, que tem a 15 Promotoria Especializada em Crimes contra a Criana e o Adolescente (PJECCA), a Defensoria Pblica do Maranho, o Conselho Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente (CEDCA), e o prprio Poder Judicirio do Maranho. No Municpio de So Lus, tm-se os servios do CRAS que uma entidade publica estatal localizada em reas de vulnerabilidade social que envolve o Programa de Ateno Integral as Famlias de preferencias as que so beneficiadas pelo programa bolsa Famlia, os servios oferecidos so socioassistenciais, dando proteo social e outras politicas pblicas.

10

REFERNCIAS

BALBINOTTI. Claudia. A violncia sexual intrafamiliar: a revitimizao da criana e do adolescente vtimas de abuso. Disponvel em: < www.pt.scribd.com/1976/Claudiabalbinotti-Violencia...> Acesso em:15.10.2013.

CASTRO, G. B. de. Abuso sexual sob o olhar dos direitos humanos. Disponvel em < www.unicef.org/brazil/pt/Castro>. Acesso em 13.10.2013.

HABIGZANG, L. F, KOLLER,S.H., AZEVEDO G. Abuso sexual infantil e Dinmica Familiar: Aspectos observados em Processos Jurdicos. Disponvel em: < www.msmidia.com/ceprua/artigos/abuso.pdf

HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 2.866. RAMIRES, V.R.R., FRONER, J.P.(2008). Abuso sexual e Judicirio269 atendem essa ... (2005). Abuso sexualinfantil e dinmica familiar: Aspectos observados em pro ...Disponvel em: < www.scielo.br/paideia/v18n40.pdf.> Acesso em 15.10.2013. SILVA, da Lygia M. P. Violncia domstica contra a criana e o adolescente. Recife:EDUPE,2002 WWW. CRAS./so is.ma.gov.br/Acesso13.10.2013. www.mp.pr.gov.br./Tutelar_e_violencia_sexual.pdf . Acesso 15.10.2013

You might also like