You are on page 1of 29

das pessoas surdas

Direitos

Instituto Nacional de Educao de Surdos

das pessoas surdas

Direitos

Governo do Brasil
Presidente da Repblica Dilma Vana Rousseff Ministrio da Educao Fernando Haddad Instituto Nacional de Educao de Surdos Solange Maria da Rocha Departamento de Desenvolvimento Humano, Cientfico e Tecnolgico Maria Ins Batista Barbosa Ramos Coordenao de Projetos Educacionais e Tecnolgicos Mnica Azevedo de Carvalho Campello Diviso de Estudos e Pesquisas Elaine da Rocha Baptista Edio Instituto Nacional de Educao de Surdos - INES Rio de Janeiro - Brasil Produo Instituto Nacional de Educao de Surdos - INES Diviso Sociopsicopedaggica - DISOP Equipe da DISOP / INES Roberta Pinheiro Lima
Psicloga

Coordenao Rosria de Ftima Correa Maia Elaborao Rosria de Ftima Correa Maia Adriana Lima Guedes Cila Ferreira Portugal Ramos Joo Ricardo Amorim Luana Atanazio de Moraes Renata Casco Rodrigues Cortez Projeto Grfico e Diagramao I Graficci Comunicao & Design 2 Edio Diagramao Ch Com Nozes / Leonardo Betti Ilustraes Alvaro Faria Reviso de texto I Graficci Comunicao & Design 2 Edio Reviso Ch Com Nozes / Ademar Lopes Junior Impresso Grfica: Editora Progressiva Ltda. Tiragem: 3.000 exemplares Agradecimentos: Aos surdos e seus familiares, que nos permitiram, atravs de suas dvidas, pensar num modo de democratizar seus direitos. Instituto Nacional de Educao de Surdos Rua das Laranjeiras, 232 / 3 andar, Laranjeiras - RJ - CEP:22.240-001 Telefax: (0xx21) 2285-7284 Agosto/2011

Sumrio
Acessibilidade Assistncia Social Educao Sade Trabalho
4

10

18

32

Rosria de Ftima Correa Maia


Assistente Social

Colaboradores
Estagirios de Servio Social

Adriana Lima Guedes Cila Ferreira Portugal Ramos Joo Ricardo Amorim Luana Atanazio de Moraes Renata Casco Rodrigues Cortez

40

Entendendo a acessibilidade
(Lei 10.098/00, art.2, inciso I)

O que acessibilidade? o direito que garante s pessoas o uso e o acesso a informao, prdios, espaos pblicos, transporte, etc., de forma segura e independente. No entendi direito...Voc pode me dar um exemplo? Claro! Aquelas rampas que existem nas caladas servem para que um cadeirante possa subir ou descer da calada.No caso do surdo, ao chegar a um hospital, deve ter direito a um intrprete. Ah! Agora entendi. Ento o telefone pblico adaptado para o surdo tambm um exemplo de acessibilidade! Isso mesmo!

Acessibilidade

Direitos das pessoas surdas

Prioridade no atendimento
(Lei 7.853/89, art. 2, pargrafo nico - Lei 10.048/00, art. 1)

Na fila do hospital... Enfermeira, minha filha est passando muito mal, ser que voc poderia providenciar para que ela fosse atendida logo? Minha senhora, isso aqui est muito cheio e a senhora e sua filha tero que esperar como todo mundo. Mas a minha filha s tem 5 anos e surda... No posso fazer nada... Vou falar com a assistente social! No falei que minha filha tinha prioridade no atendimento? Por dois motivos: por ser criana e por ser portadora de deficincia. Depois de explicar a situao assistente social...

Ai! Me desculpa, eu no sabia.

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

Trechos da Conveno dos Direitos das Pessoas com Deficincia


AceSSibiLidade
Promover outras formas apropriadas de assistncia e apoio a pessoas com deficincia, a fim de assegurar a essas pessoas o acesso a informaes.

SADE
Propiciar aqueles servios de sade que as pessoas com deficincia necessitam especificamente por causa de sua deficincia, in-

Conveno dos Direitos das Pessoas com Deficincia


Decreto Legislativo 186/2008, Decreto Presidencial no 6.949 de 25/8/2009

clusive identificao e interveno precoces, bem como servios projetados para minimizar e prevenir deficincias adicionais, inclusive entre crianas e idosos.

Joo, voc leu na Internet sobre a Conveno dos Direitos da Pessoa com Deficincia? O que isso? A ONU (Organizao das Naes Unidas) realizou uma conveno sobre nossos direitos em 2007 e o Brasil estava presente. Continuei sem entender. uma assembleia onde foram votados os nossos direitos no mundo inteiro, que inclui o acesso a educao, sade, transporte, cultura, acessibilidade, enfim, tudo o que nos diz respeito. E o que significa a participao do Brasil na Conveno? Significa que o Congresso Nacional colocou a Conveno como emenda na nossa Constituio e o Presidente colocou como ele vai ser executado no Brasil. No entendi bem. Quer dizer o Brasil ter um prazo para cumprir todos os direitos colocados na Conveno. A ONU vai acompanhar e ns, pessoas com deficincia, vamos participar e dizer como queremos nossos direitos garantidos.

EDUCAO
Facilitao do aprendizado do braile, escrita alternativa, modos, meios e formatos de comunicao aumentativa e alternativa, e habilidades de orientao e mobilidade, alm de facilitao do apoio e aconselhamento de pares.

EMPREGO:
Proibir a discriminao, baseada na deficincia, com respeito a todas as questes relacionadas com as formas de emprego, inclusive condies de recrutamento, contratao e admisso, permanncia no emprego, ascenso profissional e condies seguras e salubres de trabalho.

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

Acesso informao
(Lei 10.048, art. 12 - Decreto 5.296/04, art. 16, 2 e art. 23)

Um surdo vai a um congresso e, ao retornar casa, comenta com seu irmo: (em LIBRAS) Poxa, fiquei muito feliz ao perceber como a organizao se preocupou em garantir que qualquer pessoa pudesse participar do evento! E o que voc viu que te deixou to impressionado? Ah! L havia rampas de acesso para cadeirantes, telefone adaptado para surdos, intrprete de LIBRAS, o programa do evento tinha verso tambm em braile... Coisa de primeiro mundo! , realmente capricharam! Voc teve sorte. Seria bom se todos respeitassem esses direitos! Com certeza!

Dois surdos conversando: O que IPI? IPI o imposto cobrado sobre os produtos industrializados. Ah, que me disseram que se eu quiser comprar um aparelho auditivo eu tenho direito iseno do IPI. Isso significa que esse imposto ser descontado do preo do aparelho para que fique mais fcil para voc comprar. Ah! Que legal! Mas s para aparelho auditivo? No, tambm vlido para cadeira de rodas, carros... Oba! Vou me informar melhor sobre tudo isso.

(Lei n 10.098/00, art. 19 - Decreto n 5.296/04, art. 53)

Dois surdos conversando... Voc j viu a janela de LIBRAS que as emissoras esto utilizando? J, achei muito bom. Pena que o tamanho da janela pequeno, mas tem tambm o closed caption. Com certeza! Mas ainda um recurso pouco explorado nas programaes. Bom, vamos aproveitar que agora podemos assistir a filmes nacionais com legenda e vamos ao cinema? Vamos sim, h muito tempo que no vejo um bom filme.

10

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

11

Sobre o Benefcio de Prestao Continuada (BPC)


(Lei n 8.742/93, art. 20 e 21 - Lei n. 10.836/04 - Decreto n. 5.209/04 - Decreto 6.214, de 26/12/2007)

Hoje fui falar com a assistente social do INES para saber se eu tinha direito ao BPC. E o que ela falou? Ela disse que sim, porque meu filho surdo, menor de 16 anos e est na escola. No entendi! Seu filho no tem nenhum outro comprometimento e para receber esse benefcio, o surdo no teria que ser considerado incapaz? Pois , meu filho anda sozinho, se veste, escova os dentes... Mas, agora, com o Decreto n 6.214, de 26 de setembro de 2007, pessoas com deficincia com at 16 anos de idade passam a ser beneficirias do programa. J estou at com o encaminhamento, vou l amanh. No muita coisa, mas ajuda, n?

Assistencia Social

Com certeza!

Direitos das pessoas surdas

13

(Lei n 10.836, de 9/1/2004 - Decreto n 6.564, de 12/9/2008)

E a? Seu filho j comeou a receber o BPC?

Quem tem direito ao BPC:


Idosos com 65 anos ou mais, deficientes considerados incapazes para a vida independente e para o trabalho e crianas e adolescentes menores de dezesseis anos de idade avaliada a existncia da deficincia e o seu impacto na limitao do desempenho de atividade e restrio da participao social, compatvel com a idade. dispensvel proceder avaliao da incapacidade para o trabalho.

J comeou sim. Me explique uma coisa, voc ainda pode se inscrever no Programa Bolsa Famlia? No. A assistente social me explicou que o Benefcio de Prestao Continuada, o BPC, no valor de um salrio mnimo e conside rado parte integrante da renda familiar, por isso deve ser informado no cadnico (Cadastro nico). Examinando o Decreto 6.564, de 12/9/2008, que regulamenta o BPC, possvel constatar que o bene ficirio no pode acumular o BPC com qualquer outro benefcio no mbito da seguridade social ou de outro regime, salvo o da assistncia mdica. Ah, entendi! Obrigada pela explicao. De nada.

Critrio de renda:
Para se ter acesso a esse benefcio a famlia tem que ter uma renda inferior a do salrio mnimo por pessoa.

14

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

15

BPC, Bolsa Famlia e a frequncia na escola


(ECA, art. 53, inciso V)

Quem tem direito ao Bolsa Famlia:


Famlias em situao de pobreza e extrema pobreza, de acordo coma Lei 10.836 / 2004 e o Decreto n 5.209 / 2004.

No aguento mais ter que acordar cedo pra levar as crianas na escola... Elas estudam muito longe? que eu morava em outro lugar. E por que no transfere as crianas pra escola aqui perto? E posso? Fiquei com medo de as crianas perderem a vaga. No, elas tm direito de estudar em uma escola perto de casa. Ah, ento amanh mesmo vou me informar na escola sobre a data em que essa transferncia pode ser feita. Obrigada pela informao! De nada!

Para receber o Bolsa Famlia necessrio:


- manter as crianas e adolescentes na escola; - manter o calendrio de vacina em dia; - acompanhamento pr e ps-natal das gestantes e mes nos postos de sade.

A inscrio no Programa Bolsa Famlia dever ser realizada no municpio onde a famlia reside.

Ateno:
O Bolsa Famlia no pode ser acumulado com o Benefcio de Prestao Continuada.
(Decreto n 6.564 / 2008)

16

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

17

Atendimento em LIBRAS
(Decreto n 5.626 / 2005 e Lei n 10.098 / 2000, art. 18)

Filho, no se atrase, porque hoje ns temos que falar com a assistente social. (LIBRAS) Mas ela sabe LIBRAS, pai? No sei, mas se no souber deve ter um intrprete. (LIBRAS) Como voc sabe? que existe uma lei que garante isso, conhecida como Lei de LIBRAS. (LIBRAS) Que bom!

18

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

19

Ser cidado
Papai, o que cidadania? um conjunto de direitos e deveres que d pessoa a possibilidade de participar da vida e do governo de seu Pas. E o que ser cidado? Ser cidado, filha, gozar de todos os direitos e deveres. Com tantas leis... Meu Deus! Ento a cidadania no acaba nunca?! Exatamente! Exercer a cidadania uma tarefa diria que pressupe reflexo, organizao e reivindicao. Cidadania algo que s se aprimora com a convivncia social e pblica.

Educacao

Direitos das pessoas surdas

21

Conselho ou informao?
(CF/88, art. 209 - LDB, art.7)

E a, cara, quanto tempo! Faz dois anos que a gente concluiu o ensino mdio. verdade, o tempo passa rpido. Mas me conta, voc est na faculdade? Poxa, nem me fale... Perdi quase um ano nessa brincadeira. Que brincadeira? Fiz matrcula numa faculdade particular perto de casa e depois de pagar quase um ano entre matrcula, mensalidade e vrias taxas, descobri vrias irregularidades. E voc no fez nada? Claro que fiz! Pedi transferncia para outra faculdade que j me disseram ser bem sria. S isso? - E o que mais eu poderia fazer? O ensino livre iniciativa privada, mas a instituio de ensino deve cumprir exigncias fixadas pelo Estado. No caso de no cumprir essas exigncias, pode ser denunciada. Mas eu falei com o reitor... No, no caso de violao de direitos, devemos procurar o Ministrio Pblico. E o que o Ministrio Pblico pode fazer? Aplicar penas que vo desde multa at o fechamento da instituio de ensino. sempre bom conversar com voc. Voc sempre me d ideias boas. Na nossa ltima conversa voc me deu um toque sobre os estudos e minhas notas melhoraram bastante. Espera a! No confunda conselho com informao. Na verdade, todos tm o direito de acesso informao para fazer suas prprias escolhas, mas isso a gente conversa outra hora.

22

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

23

Atendimento educacional especializado


Decreto 6.253 de 13 de novembro de 2007 Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011

Conselhos Escolares
Bom dia, Eli! Voc veio para a votao do Conselho Escolar? Como? O que isso? Voc no sabe? Hoje, vamos ter votao na escola, seu filho no levou o informe da escola semana passada? Ah, eu li, mas no prestei ateno. Ah! Ento vou te explicar: agora lei, toda escola, para receber verbas do governo federal, tem que ter um Conselho Escolar. Como isso mesmo? Os Conselhos Escolares so formados com a participao dos pais dos alunos, dos professores, dos funcionrios, membros da comunida de e direo da escola. E ns pais assim como os alunos, professores e funcionrios devemos ser eleitos, por isso hoje temos votao. E qual a funo desse Conselho? Zelar pela manuteno da escola, participar da gesto administrativa, financeira e pedaggica da escola, buscando a melhoria da qualidade do ensino. Nossa! Que interessante! Pois , a escola de nossos filhos precisa de nossa participao. E a, vamos votar? Claro, agora s preciso conhecer as propostas dos candidatos para fazer uma boa escolha.

Oi Guilherme e Dona Jurema, vocs j fizeram a dupla matrcula de seu filho? Como, professora? Antnio, nosso aluno, agora tambm tem o direito de estudar em outro turno, numa sala de atendimento especializado, que chamamos de AEE. Mas ele j estuda aqui na escola. Aqui, ele estuda o contedo curricular regular, mas como ele surdo, no AEE ele ter reforo no ensino do portugus, mais aulas de LIBRAS, alm da que ele tem aqui na escola, enfim, habilidades que o auxiliaro na escola.

Obrigatoriedade de matricula: 4 a 17 anos


Emenda constitucional n 59/09 de 11/11/2009

Bom dia! Vim matricular meu filho Joaquim. Ele tem 6 anos. Trouxe todos os documentos? Aqui est: certido de nascimento, comprovante de vacinao, comprovante de residncia, fotos e minha identidade. Ento, est tudo certo. E esses seus dois meninos a do seu lado, estudam em que escola? Nenhuma. Qual a idade deles? O menor tem 4 e esse mais velho, que parou de estudar no 6 ano, tem 16 anos. Dona Joana, no esse o seu nome? sim. A senhora sabe que agora existe uma lei que diz que a matrcula na escola obrigatria dos 4 aos 17 anos? No sabia. Pois . Ento vamos aproveitar e matricular seus meninos na escola, pois direito deles estudar.

24

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

25

Escola perto de casa


(ECA, art. 53 - LDB, art. 6)

Mas voc, hein! O Estado deve oferecer ensino pblico gratuito de qualidade perto de casa e, alm disso, acesso ao transporte coletivo. Ah ? E como eu fao? Procure a Coordenadoria Regional de Educao da regio onde voc mora. Mas e se eu no conseguir? Procure o Conselho Tutelar perto da sua casa. Voc t doida! A que eu vou perder meu filho! Nada disso. O Conselho Tutelar um rgo criado para defender os direitos da criana e do adolescente. Portanto, assim como cobra os deveres dos pais, tambm cobra os deveres do Estado. Ufa! Que bom saber que eu no vou ser punida por um direito que no me oferecido.

Oi, Maria, tudo bem? Tudo bem? Voc no sabe o que me aconteceu? Fala, mulher! Meu filho est sem escola. Eu j procurei aqui perto, mas no tem vaga em nenhuma escola. Jura? Srio. E pior, minha vizinha disse que se eu no fizer a matrcula, posso at ser processada. No bem assim. Da mesma forma que voc tem obrigao de matricular seu filho, o Poder Pblico tem o dever de oferecer a vaga. A educao papel da famlia e do Estado. Pois , mas essa vizinha me falou para eu procurar em um bairro mais longe mesmo, que talvez seja mais fcil. Mas como eu vou pagar a passagem?

26

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

27

Frequncia regular na escola


(CF/88, art.208, 3 - ECA, art. 54, 3, e art. 56 - LDB, art. 5, 1, III)

Me, chegou um bilhete da escola pra voc. O que voc aprontou, menino? Nada no, me, eu juro! Amanh bem cedo eu vou saber o que houve. No dia seguinte... Por favor, eu gostaria de falar com a assistente social. S um momento. Bom dia, em que posso ajud-la? Eu sou a me do Joo. Recebi um comunicado e vim saber o que meu filho aprontou. Em princpio nada, mas ele teve um nmero significativo de faltas neste semestre. Que faltas so essas? Sabia que ele tinha aprontado! Ele teve quinze faltas consecutivas no ms passado. Ah, j sei o que foi! Eu fiquei doente e no tinha ningum para traz-lo na escola. Bem, ns chamamos a senhora para conversar sobre essas faltas porque nosso dever informar aos pais sobre a frequncia dos alunos. isso mesmo! s vezes os pais nem sabem que a criana est faltando... Mas nosso dever tambm comunicar ao Conselho Tutelar faltas excessivas no justificadas, casos de maus-tratos e altos ndices de repetncia, ou a escola poder ser punida. mesmo? Eu no sabia que precisava trazer meu atestado mdico para justificar as faltas do meu filho. Neste caso sim, pois foi esse o motivo das faltas do aluno. Pode deixar. Eu que pensava que ele tinha aprontado... E quem acabou aprontando fui eu!

28

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

29

O governo e a educao
(CF/88, art. 211, 2, 3 e 4 - LDB, art. 8)

Puxa vida, me! Eu sempre estudei perto de casa e agora vou ter que estudar to longe... E os meus amigos? Vou sentir falta deles e da escola tambm. Por que tanta mudana? Voc vai ingressar no primeiro ano do ensino mdio, cujo oferecimento obrigatoriedade do Estado. E o que tem isso? No estou entendendo? Os municpios so responsveis por oferecer prioritariamente a educao infantil e o ensino fundamental, enquanto cabe aos governos estaduais e ao governo federal a oferta de ensinos fundamental e mdio. Ah, j entendi! H uma diviso da responsabilidade na proviso da educao, no ? Isso mesmo. As trs esferas de governo devem atuar em conjunto para garantir o direito de todos ao ensino obrigatrio. Ento, meus amigos tambm vo mudar de escola? Aqueles que passarem de ano, sim. Oba! Estou comeando a gostar dessa histria de mudanas...

Visita?!
(ECA, art. 58)

Querido, voc vai estar em casa amanh? Pela manh, vou a mais uma entrevista de emprego, mas tarde vou estar em casa, por qu? Porque a assistente social da escola do Lus vir nos fazer uma visita. Visita?! Que histria essa? O Lus est com algumas dificuldades na escola, e ela me disse que seria importante fazer uma vista domiciliar e conversar um pouco com a famlia. Tudo bem, mas tudo deve estar muito bem arrumado! E o que vamos comprar para o lanche? No tenho um tosto. Ela no vem aqui para nos fiscalizar, tampouco para lanchar. Ento s vem conversar? Ela me explicou que a educao deve estar articulada com a realidade social do aluno. Assim, se ele est com alguma dificuldade, devese buscar uma relao com o contexto social da criana. E por que fazer uma visita domiciliar? Para perceber a realidade em que o aluno vive, sua relao com a famlia e com a comunidade, possibilitando a realizao de atividades pedaggicas, que se aproximem do seu contexto social e cultural. Com esse objetivo, terei o maior prazer de receb-la aqui em casa e ajudar da melhor maneira possvel.

30

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

31

Por uma formao cidad


(Decreto 3.298/99, art. 27 e 29 - Decreto 5.626, art. 3, 16, 22 e 23 - CF/88, art. 208 - ECA, art. 59 - LDB, art. 4)

Bom dia. Bom dia, meu nome Ana e tenho um filho surdo. Gostaria de conhe cer a escola de vocs, porque ele tem algumas dificuldades na atual escola. Que tipo de dificuldades? De todo tipo... Faltam profissionais capacitados. uma realidade, porm a Lei de LIBRAS, regulamentada em 2005, prev a formao de recursos humanos capacitados em LIBRAS, provas e material pedaggico adaptados para os alunos surdos. mesmo? um grande avano, porque meu filho sempre teve dificuldades neste sentido. Mas me fale mais sobre essa lei... Com o objetivo de garantir ao surdo o direito ao atendimento em escola de ouvinte, previsto em lei, o Decreto 5.626/05 regulamenta que a incluso dos alunos surdos deve ser feita como o apoio de professores bilngues na educao infantil e primeiros anos do ensino fundamental, e tradutores ou intrpretes de LIBRAS, nos ltimos anos do ensino fundamental e ensino mdio. Mas nem todos os surdos falam LIBRAS, meu filho tem um amigo que ora lizado. O aprendizado da lngua portuguesa oral uma opo da famlia, e deve se dar em turno diferente ao da escolarizao, como aes integradas entre as unidades de sade e educao. Bem se v que vocs fazem jus ao papel de escola. Acabei de ter uma aula! Bom, na verdade, fazemos jus ao papel de escola por termos como princpio a formao cidad.

32

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

33

O direito educao dever do Estado, da famlia e da sociedade, que devero zelar por uma educao que conduza ao exerccio pleno da cidadania e voltada para a qualificao para o trabalho. (CF/88, art. 205 - ECA, art.53 - LDB, art. 2)

O ensino dever ser pblico, gratuito e de qualidade, com base nos princpios de igualdade de acesso e permanncia, liberdade de pensamento e respeito s diferentes ideias, participao da famlia e da comunidade no ambiente escolar e valorizao dos profissionais da educao, estabelecendo piso salarial. (CF/88, art. 208 - LDB, art. 3)

direito dos pais e responsveis participar da elaborao e implementao do projeto poltico-peda ggico, por meio de conselhos escolares ou equivalentes, ou seja, discutir e delimitar o tipo de educao junto com a escola para torn-la democrtica.

(ECA, art. 53, pargrafo nico - LDB, art. 14)

A oferta da educao pelo Estado tem como base a garantia de educao infantil e ensino fundamental gratuito, progressiva extenso para o ensino mdio, atendimento especial para portador de deficincia (de preferncia em escola regular), ensino noturno, atendimento com livros ou apostilas (de acordo com as necessidades do aluno), realizao de provas adaptadas, transporte, alimentao e assistncia sade no ensino fundamental. No que tange Educao Especial, acrescentam-se a obri gatoriedade do Estado em oferecer prioridade no atendimento, servios de estimulao precoce, profissionais capacitados para o atendimento ao portador de deficincia e classe hospitalar.

(CF/88, art. 208 - ECA, art. 59 - LDB, art. 4 - Decreto 3.298/99, art. 27 e 29)

A fim de garantir padres de qualidade na educao, so elaborados planos nacionais de educao, que tm como objetivos articular os diferentes nveis de ensino e integrar as aes do Estado de modo a acabar com o analfabetismo, atender toda a populao, qualificar para o trabalho e promover o pas cientfica e tecnologicamente.

(C/F88, art. 214)

(Lei 7.853/89, art. 2, - LDB, art. 58 e 59)

34

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

35

A sade e o surdo
(Lei 8.080/90, art. 3 e art. 5, inciso III)

Ol, Antnio, tudo bem? Quanto tempo! Tudo timo! E voc? Tambm. Mas me conta, est gostando da faculdade? Estou adorando. Tenho aprendido muitas coisas interessantes. Por exem plo, hoje eu tive aula sobre sade e descobri que a sade no s a ausncia de doena. Como assim? Ento eu posso no estar doente e no estar saudvel? Isso mesmo. Segundo a Lei Orgnica da Sade, a sade tambm envolve boas condies de alimentao, de moradia, de saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer... Ih, ento muito mais do que eu imaginava! E o pior, se levarmos em conta tudo isso, veremos que a maior parte da populao no saudvel.

Saude

Direitos das pessoas surdas

37

verdade, mas como proporcionar tais condies populao? O Poder Pblico, atravs de polticas sociais, deve promover as condies adequadas para a populao. Mas no bem o que a gente v por a... Pois , mas voc sabia que a sade no Brasil, por exemplo, diferente de outros pases, direito de todos e dever do Estado? U? Mas a sade no pblica e gratuita em todos os pases? No. H pases onde so raros os servios pblicos de sade, ou voc paga pelos servios separadamente ou faz planos de sade. Nossa, no sabia! Mas o que o Poder Pblico deve fazer, ento, no mbito da sade? Aes de promoo, proteo e recuperao da sade.

No entendi nada do que voc disse. Ento eu vou te explicar e dar alguns exemplos... Aes de promoo e proteo visam reduo dos fatores de risco, que so ameaas sade das pessoas. Alguns exemplos so a educao em sade, boa alimentao e nutrio, vacinao, planejamento familiar, entre muitos outros. E as aes de recuperao? As aes de recuperao envolvem o diagnstico e o tratamento de doenas e acidentes. So exemplos o atendimento de enfermagem, exames diagnsticos, a internao, entre muitos outros tambm. Nossa, Pedro! Aprendi muito com voc hoje. Precisamos marcar mais vezes. Preciso ir agora. Tchau!

38

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

39

E se a criana for surda? Na maternidade explicaram-me que devemos ser encaminhadas para creche ou escola que tenha atendimento para surdos, onde a criana desde cedo ter contato com a estimulao auditiva e com a lngua de sinais. Ainda d tempo de eu fazer o teste? Quantos meses tem seu beb? Fez dois meses ontem. Claro que d, aproveite e v at o Servio de Audiologia aqui no Posto e marca. Vou l, rapidinho. Obrigada!

Obrigatoriedade do Teste da Orelhinha


Lei 12.303 2/8/2010

Ol, comadre, j fez o teste da orelhinha no seu filho? Claro, fiz na maternidade, agora obrigatrio. Toda maternidade tem que fazer o teste, igual ao do pezinho. Que teste esse de que vocs esto falando? U, voc no sabe? No. O teste da orelhinha para ver se a criana ouve ou no, logo depois do nascimento. Como assim? Di? No. O teste indolor, a criana no sente nada. Se responder ao teste, tudo OK! E se no houver resposta? A maternidade encaminha ao Posto de Sade que tiver mdico otorrino e fonoaudilogo para continuar os exames.

40

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

41

O direito vacinao
(ECA, art. 4, alneas a e b e art.14, pargrafo nico)

Bom dia, senhora! Consulta? Sim! minha filha est com febre desde ontem noite, estou preocupada! Ser que vai demorar muito? Olha, s tem trs crianas na frente dela. E como toda criana tem direito ao atendimento prioritrio, ter que esperar o atendimento delas. Tudo bem ento, se s tem trs... A vacinao de sua filha est em dia? Est sim. Sigo o calendrio direitinho. Morro de medo de acontecer alguma coisa com minha filha, que poderia ser evitada. Ainda bem que a senhora sabe disso. Mas saiba que ainda tem muita gente que no se vacina porque no sabe que precisa ou porque no tem acesso ao posto de sade? Nossa! Mas eu no imaginava que hoje em dia acontecesse esse tipo de coisa. Mas acontece. A senhora, por exemplo, j tomou vacina contra rubola? No. Mas quando teve a campanha, disseram que era perigoso para mulher grvida pegar rubola e, como eu no queria ter mais filhos, no me vacinei. Pois , mas a que est o problema. Como na poca que a senhora nasceu no tinha vacina de rubola, e a senhora no tomou a vacina, pode pegar a doena e transmitir para alguma mulher grvida. A senhora no pensou nisso? No. Mas a culpa no da senhora, no. O Poder Pblico deveria enfatizar, sempre atravs de rdio, televiso e jornais, a importncia de diversas aes de sade para a populao, no s da vacina contra rubola. Mas e agora? Quando ser que vai ter uma nova campanha? No precisa esperar at a prxima campanha! Os postos de sade disponibilizam a vacina para a vacinao de mulheres de 12 a 49 anos (que no possuam comprovao anterior da vacina) e para homens de at 39 anos. Amanh mesmo volto com o meu carto de vacinao, e vou falar isso para todas as minhas amigas.

A senhora faz muito bem. Nas mnimas aes como essa, a senhora exerce sua cidadania, no s prevenindo uma doena que pode causar uma srie de deficincias para o beb da mulher grvida que contrai a rubola, como tambm informando as pessoas que no sabem da importncia da vacina. verdade. Bem, agora eu vou entrar porque chamaram a minha filha. Obrigada pela informao. Imagina... Tambm estou exercendo a minha cidadania. Ah! No esquea de falar para seus amigos e suas amigas, afinal, no s porque a mulher que engravida que s ela deve se vacinar. Pode deixar. Tchau.

42

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

43

Sade e educao
(Decreto n 3.298/99, art. 16, inciso III)

- , realmente muito difcil achar atendimento especializado perto de casa, embora esteja na lei que um direito. verdade, mas temos que reivindicar nossos direitos, eu j fui ao Ministrio Pblico denunciar que no meu municpio no tem esse servio e estou esperando providncias. A senhora tem razo! Devemos lutar pelos nossos direitos!

Bom dia! O INES aqui? sim. A senhora veio fazer matrcula? Vim. Ento, siga por aqui e aguarde o atendimento. Tudo bem, obrigada. Chegando a uma sala... A senhora veio fazer matrcula? Vim, estou aguardando o atendimento. O senhor trabalha aqui? No, vim deixar meu filho aqui, para assistir aula. Quantos anos tem sua filha? Ela tem trs anos, fez no ms passado. Nossa! Mas por que a senhora demorou tanto pra vir ao INES? Na realidade, ela j era atendida em uma creche perto de casa. Agora, como estou trabalhando aqui perto, achei que seria melhor que ela estudasse aqui. - Ah! Ento tudo bem. que achei que ela estivesse sem atendimento at agora. No, no. Eu descobri que ela era surda logo depois que nasceu, pois ela nasceu prematura e ficou na incubadora durante quase um ms. A, quando ela saiu, o mdico logo indicou os exames e foi diagnosticada a perda auditiva dela. Ah! Entendi. Ela usa aparelho? Pois, alm do diagnstico precoce, ela tambm tem direito ao aparelho auditivo gratuitamente. E tambm ao tratamento e reabilitao com o atendimento de um fonoaudilogo. Ela usa sim, e faz acompanhamento com uma fonoaudiloga. O problema que o atendimento muito longe da minha casa. s vezes, fica difcil ir at l, pois no meu municpio no tem.

44

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

45

Preparando-se para concursos pblicos


(Lei n 8.112/90, art. 5, 2 - Decreto n3.298/99, art.39, inciso IV)43)

Me e filha conversando: Me, ando muito aflita com esse concurso, queria muito entrar, mas tenho medo de no conseguir a vaga. So muitos candidatos. Pensando nisso, minha filha, eu andei pesquisando na legislao federal e descobri que todo portador de deficincia tem direito a 20% de vagas reservadas por concurso pblico. Caramba! Como tem lei que a gente no conhece por a. Agora estou mais tranquila, sabendo que tenho meus direitos assegurados. Eita me boa! O que eu estou achando estranho que essa informao, segundo a lei, deve estar no edital do candidato ao concurso. No vi nada. E olha que li de cima a baixo. Ah, ! Ento j sabe o que vamos fazer? N? Isso eu sei! Vamos entrar com um recurso no Ministrio Pblico do Trabalho (MPT) e parar esse concurso. Temos que garantir nossos direitos. Isso mesmo, minha filha. Temos que garantir nossos direitos, mas no quero que voc desconhea seus deveres. Como assim? U! Como assim? Voc precisa saber que, para se inscrever num concurso tendo uma deficincia, indispensvel apresentar um laudo mdico atestando as suas

condies enquanto tal, tanto em espcie quanto em grau ou nvel de deficincia. Olha outra que eu no sabia. Ento vai ter que estar mais informada! Afinal, so seus direitos que esto em jogo, mas para garanti-los deve ter noo dos seus deveres. Acho melhor eu correr atrs do prejuzo. Me d l a Constituio!

Trabalho

Direitos das pessoas surdas

47

Aps terem reeditado o edital do concurso, agora com as informaes necessrias, a filha foi fazer a prova, acompanhada por sua me. Chegando l...

(Decreto n 3.298/99, art. 36)

A filha encontra um amigo. E a, Bia? Como foi no concurso? Afinal, depois de tudo, voc passou? Ah! Passei sim e se no fosse pela luta que travamos pelos nossos direi tos, teria sido mais difcil. E voc? Passou? Sabe que no. Mas assim mesmo, agora esperar as outras oportunidades. Mas no fique triste! Ainda h esperana... Se voc for procurar emprego em qualquer empresa com cem funcionrios ou mais, obrigatrio o preenchimento de 2% a 5% dos seus cargos. Ah! Do jeito que o desemprego est grande no pas, isso ajuda muito. E s isso? Pois , meu amigo, estamos lidando com direitos sociais. A lei diz da proporo deste preenchimento pa ra pessoas como ns:
At 200 empregados: 2%; de 201 a 500: 3%; de 501 a 1.000: 4%; mais de 1.000 empregados: 5%.

! Pois voc concluiu o curso tcnico profissionalizante. Mas tambm se incluem nesta categoria os nveis superior ou tecnolgico, tendo certificao ou diplomao tanto de instituio pblica, quanto privada. Caramba, ento melhor do que eu pensava. T indo, meu emprego me espera. At mais! (risos). At mais. Boa sorte!

Onde esto os profissionais responsveis pelo atendimento aos deficientes? Fiscal: No h nenhum profissional para isso aqui, senhora! Como no? garantido por lei que se tenha no local do concurso uma equipe preparada para atender o portador de deficincia. Voc tem que arranjar! Fiscal: Mas minha senhora, agora impossvel arranjar! Assim, em cima da hora, no podemos fazer nada! Como no? Parem esse concurso!

Ah! Ento quanto maior a empresa, mais vagas reservadas a ns. Gostei disso. Mas como eu vou saber se sou capaz de entrar? Bem, nesse caso, a lei fala de pessoas com deficincia e habili tadas. E isso voc . Sou?

48

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

49

Voc j se inscreveu no Prolibras? Claro. Preciso do certificado de proficincia em Libras para dar aulas de Libras. U, mas voc j no d aulas de Libras na igreja? J, mas quero fazer concurso pblico e ser professor de Libras para alunos surdos nas escolas. Tem toda razo. Vou terminar meu curso de Pedagogia bilngue Portugus/Libras e tambm fazer concurso, s que para dar aulas na educao infantil e ensino fundamental 1.

Prolibras
Decreto-lei n 10.436 de 24/4/2002 Lei no 12.319, de 1o de setembro de 2010.

Ol, voc j fez o Prolibras? Estou estudando o edital para inscrever-me. Poxa! Voc j intrprete h tanto tempo e ainda no fez o Prolibras? No ano passado, estava doente nos dias do exame. Mas este ano no perco. Sei que tenho prazo at 2015, pois nesse ano terminaro os exames. Voc vai fazer o Prolibras para tradutor/intrprete de nvel mdio ou superior? Tradutor/intrprete de nvel superior, pois tenho o curso de pedagogia. Que bacana! Assim, se voc passar no Prolibras, poder fazer concurso para ser intrprete de Portugus/Libras em faculdades, pois ns surdos temos muitas dificuldades com intrprete nos cursos superiores.

50

Direitos das pessoas surdas

Direitos das pessoas surdas

51

Bibliografia:
BRASIL. Constituio Federal, 1988. _______. Decreto n 3.298, de dezembro de 1999. _______. Decreto n 5.296, de dezembro de 2004. _______. Decreto n 5.626, de dezembro de 2005. _______. Decreto n 6.214, de dezembro de 2007. _______. Decreto n 6.214, de dezembro de 2007. _______. Decreto n 6.571, de setembro de 2008. _______. Decreto n 6.564, de setembro de 2008. _______. Decreto n 6.949, de agosto de 2009. _______. Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei n 8.069, de julho de 1990. _______. Lei n 7.853, de outubro de 1989. _______. Lei n 8.112, de dezembro de 1990. _______. Lei n 10.048, de novembro de 2000. _______. Lei n 10.098, de dezembro de 2000. _______. Lei n 10.436, de abril de 2002. _______. Lei n 10.836, de janeiro de 2004. _______. Lei n 12.303, de agosto de 2010. _______. Lei n 12.319, de setembro de 2010. _______. Lei de Diretrizes e Bases da Educao. Lei n 9.424, de dezembro de 1996. _______. Lei Orgnica da Assistncia Social. Lei n 8.742, de dezembro de 1993. _______. Lei Orgnica da Sade. Lei n 8.080, de setembro de 1990. _______. Medida Provisria 340, de 2006.

Realizao:

Instituto Nacional de Educao de Surdos Ministrio da Educao

You might also like