You are on page 1of 6

ORAMENTO EMPRESARIAL: FERRAMENTA PARA PROTEO DE FLUXO DE CAIXA Mrcio Carneiro

_________________________SUMRIO_________________________ 1. INTRODUO. 2. ORAMENTO EMPRESARIAL. 3. ORAMENTO EMPRESARIAL E IMPACTO TRIBUTRIO. 4. ORAMENTO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA PARA REDUO DE CARGA TRIBUTRIA. 4.1 Lucro real. 4.2 Lucro presumido. 5. CONCLUSO. ABSTRACT. REFERNCIAS. ANEXOS.

RESUMO

Este trabalho visa apresentar noes introdutrias sobre o oramento empresarial e sobre como esta atividade, se planejada adequadamente e com cautela, pode vir a amortecer, de forma lcita, a carga tributria incidente sobre uma empresa. Para este fim, so apresentadas as noes de lucro real e lucro presumido formas de apurao tributria que, dependendo de cada caso, so mais ou menos vantajosas. Palavras-chave: Oramento empresarial. Impacto tributrio. Lucro real. Lucro presumido.

1 INTRODUO

O monitoramento da situao fiscal de uma empresa, quando realizado de maneira insatisfatria, engendra reveses de ao direta sobre seu respectivo fluxo de caixa, o que vai de encontro aos interesses primrios do administrador. Por outro lado, uma monitorao tributria bem elaborada acarreta considervel reduo de custos, assim como a reduo de riscos decorrentes de possveis autuaes fiscais. O presente trabalho demonstrar como o

Professor, mestre, possui mestrado em Engenharia de produo Com nfase em Planejamento e Custos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente Professor da Faculdade de Direito Milton Campos e Professor da FACULDADE DE ADMINISTRAO MILTON CAMPOS. Tem experincia na rea de Administrao, com nfase em Administrao Financeira, atuando principalmente nas seguintes reas: mercado financeiro, gesto tributria, investimentos, finanas e tributos.

administrador, mediante oramento empresarial adequado, capaz de amortecer a carga tributria incidente sobre sua empresa.

2 ORAMENTO EMPRESARIAL

Pode-se definir a atividade oramental, resumidamente, como um enfoque sistemtico e formal execuo das atividades de planejamento, coordenao e controle da administrao. (WELSCH, 1983, p. 21). Dentre os nveis oramentrios, dois so de nosso particular interesse: a) oramento financeiro: caracterizado por estimar os recursos financeiros necessrios compra de ativos, bem como por projetar o fluxo de caixa, os financiamentos e os investimentos a curto prazo; b) oramento operacional: caracterizado por descrever o resultado das atividades operacionais da empresa: vendas, produo e estoques de produtos.

importante ressaltar o carter intercomplementar de ambos: enquanto o oramento financeiro d suporte ao oramento operacional, por meio das informaes geradas por este que aquele atualiza o fluxo de caixa e as contas de investimentos a curto prazo.

3 ORAMENTO EMPRESARIAL E IMPACTO TRIBUTRIO

indispensvel que o oramento empresarial encare as questes tributrias como assunto de alta relevncia, uma vez que uma empresa j se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de receb-lo. A no observao de possveis irregularidades quanto situao fiscal da empresa pode lev-la a sofrer srias consequncias, como contratempos oriundos de autuaes fiscais, nus financeiros na obteno de emprstimos e descrdito junto aos credores. (SANVICENTE; SANTOS, 2005).

4 ORAMENTO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA PARA REDUO DE CARGA TRIBUTRIA

No mbito da tributao, o oramento empresarial surge como ferramenta poderosa e lcita para reduo da carga tributria o que evidenciado na escolha cuidadosa da forma de apurao tributria: por lucro real ou presumido. Assim, mediante conhecimento legislativo e estudo cauteloso do quadro empresarial, pode-se amortecer o valor devido de tributos sem incorrer em infrao fiscal. Salienta-se a importncia de se fazer a escolha certa, pois como a legislao no permite mudana de sistemtica no mesmo exerccio, a opo por uma das modalidades ser definitiva: no caso de deciso equivocada, esta ter efeito por todo o ano.

4.1 Lucro real

Nesta opo, os impostos so calculados ao se apurar o lucro da empresa considerando-se todas as receitas e subtraindo-se todos os custos e despesas a ela referentes, conforme regulamento do Imposto de Renda. Faz-se necessrio, para avaliar a convenincia da tributao segundo este regime, que se mantenha escriturao contbil no modelo da legislao comercial. Uma vez apurado o lucro contbil, procede-se s adies e excluses previstas pela lei. Aspecto relevante em se tratando do lucro real refere-se Contribuio para o Programa de Integrao Social (PIS) e Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Nesta forma de apurao, tais tributos se do por regime no cumulativo, em que as alquotas, em comparao com o lucro presumido, so mais altas: 1,65% para PIS e 7,6% para COFINS. Entretanto, para estes tributos, as empresas tm o direito de deduzir os crditos relacionados aquisio de determinados insumos o que no ocorre em se tratando do lucro presumido.

4.2 Lucro presumido

Optando-se pelo lucro presumido, os impostos so calculados tendo como base uma porcentagem estabelecida sobre a receita, no importando a apurao do lucro. Uma das vantagens deste regime a iseno da obrigatoriedade de escriturao contbil desde que a apresentao Livro Caixa e da base utilizada para a apurao de impostos sejam mantidas.

Para a avaliao da convenincia de se optar pelo regime de lucro presumido, essencial que se analise se a empresa apresenta margem de lucro definida na legislao: 8% do total da receita (comrcio) e 16% ou 32%, em alguns casos sobre receitas de servios. Em vista dessa situao, avalia-se ento se a opo por este regime ou no vantajosa.

5 CONCLUSO

Por meio de oramento empresarial apropriado, torna-se possvel a preveno a contratempos fiscais e competitivos o que altamente desejvel, tendo em vista o evidente impacto de ambos sobre o fluxo de caixa da empresa, conforme exposto em 3. Outro aspecto oramentrio de igual relevncia e impacto sobre o fluxo de caixa a possibilidade do administrador, mediante monitoramento adequado, optar pela forma de apurao tributria mais vantajosa sua empresa; evitando, assim, que consequncias indesejadas, oriundas de mera escolha inadequada de forma de apurao tributria, recaiam irreversivelmente sobre o seu fluxo de caixa por um ano.

ABSTRACT

This paper aims at presenting introductory notions about corporate budget and about how this activity, if planned adequately and carefully, may licitly alleviate a companys tax burden. To this end, the notions of real profit and assumed profit are presented two forms of tax inspection which, depending on each case, may be more or less advantageous. Keywords: corporate budget, tax burden, real profit, assumed profit.

6 REFERNCIAS

RULLO, Carmine. Lucro real ou lucro presumido: por qual optar? So Paulo: Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo, 2008. 88 f. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis) SANVICENTE, Antonio Zoratto; SANTOS, Celso da Costa. Oramento na administrao de empresas: planejamento e controle. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1995. WELSCH, Glenn A. Oramento empresarial. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1983.

ANEXOS
COMPARAO DA TRIBUTAO NO REGIME DE LUCRO REAL E DE LUCRO PRESUMIDO NO RAMO COMERCIAL QUADRO 1 TRIBUTAO SEGUNDO REGIME DE LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO MARGEM DE LUCRO 5%

QUADRO 1 TRIBUTAO SEGUNDO REGIME DE LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO MARGEM DE LUCRO 15%

QUADRO 2 TRIBUTAO SEGUNDO REGIME DE LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO MARGEM DE LUCRO 40%

You might also like