You are on page 1of 19

Introduo

Em 1968, uma doena grave afasta finalmente o Salazar do poder. Marcello Caetano, que o substitui, tenta em vo, viabilizar o regime. Nos primeiros anos da dcada de 70, o impasse em que se encontrava a Guerra Colonial comeou tambm a pesar sobre o exrcito. Os progressos do PAIGC na Guin, o encarniamento da guerra em Moambique, a persistente condenao internacional deram a muitos oficiais de carreira a convico de que estavam a remar contra a corrente, lutando por uma causa perdida.

O movimento das foras armadas e a ecloso da revoluo


Em 1974, enquanto o regime agonizava, o problema da guerra colonial continuava por resolver. Na Guine, onde o PAIGC ocupava parte significativa do territrio e j tinha declarado a independncia unilateral, a guerra estava perdida. A situao em Angola e Moambique, continuava num impasse. Entretanto, intensificava-se a condenao internacional da poltica colonial do regime medida que cresciam os apoios polticos e militares aos movimentos independentistas. Perante a recusa de uma soluo poltica pelo Governo marcelista, os militares entenderam que se tornava urgente pr fim ditadura e abrir o caminho para a democratizao do pas. Em consequncia, a partir de 1973, comea a organizar-se um movimento clandestino de militares, onde predominavam oficiais de baixa patente, a maioria capites, que arranca com a preparao de um golpe de Estado tendo em vista o derrube do regime ditatorial e a criao de condies favorveis resoluo poltica da questo colonial. Foram, originalmente, questes corporativas que motivaram o autodenominado Movimento dos Capites. O Movimento dos Capites tratava-se, efetivamente, de um movimento constitudo por oficiais do quadro permanente em protesto contra a integrao na carreira militar de oficiais milicianos, mediante uma formao intensiva na Academia Militar, onde eles tinham cursado durante anos. A satisfao das suas reivindicaes levou-os a tomar

plena conscincia da sua fora poltica. A busca de uma soluo poltica para o problema do Ultramar passa, por conseguinte, a ser o grande objetivo das futuras reunies do Movimento dos Capites. O Movimento dos Capites nomeou os generais Costa Gomes e Spnola com os cargos de chefe e vice-presidente do Estado-Maior-General das Foras Armadas. A 5 de Maro de 1974, Marcello Caetano convoca os generais Costa Gomes e Spnola para uma sesso solene em que seria reiterada a sua lealdade ao Governo.
Figura 1 - Movimento das Foras Armadas

Reunio esta, qual Costa Gomes e Spnola no compareceram a 14 de Maro, sendo assim retirados dos seus cargos. Liderado ento pelos generais Spnola e Costa Gomes e assumindo claros objetivos de pr fim poltica do Estado Novo, o original movimento corporativo dos capites cresce entretanto com a adeso das principais unidades militares, tornandose mais forte e mais bem organizado. O Movimento dos Capites evoluiu para um Movimento das Foras Armadas. Nasceu aqui o Movimento das Foras Aramadas MFA. As tropas foram comandadas no terreno por diversos capites, de entre os quais o que mais se destacou e mais recordado e associado revoluo foi Salgueiro Maia, que comandou tropas vindas da Escola Prtica de Cavalaria de Santarm. No quartel da Pontinha, as operaes eram dirigidas pelo ento major Otelo Saraiva de Carvalho (na Sequncia da Revoluo este seria graduado General, tendo sido desgraduado e retomado a categoria de Major a seguir ao Golpe de 25 de Novembro, que acabou com o perodo de governos provisrios).

Figura 2 - Notcias de jornais da poca.

* Operao Fim Regime


A ao militar, sob coordenao do major Otelo Saraiva de Carvalho, teve incio cerca das 23 horas do dia 24. s 0:20 horas do dia 25, foi transmitida atravs da rdio a cano "Grndola, Vila Morena", de Jos Afonso e E Depois do Adeus de Paulo de Carvalho. Estava dado o sinal de que as unidades militares podiam avanar para a ocupao dos pontos considerados estratgicos para o sucesso do ato revolucionrio, como as estaes de rdio e da RTP, os aeroportos civis e militares, as principais instituies de direo poltico-militar, entre outros. Com o fim da resistncia do Regimento da Cavalaria 7, a nica fora que saiu em defesa do regime, em confronto com o destacamento da Escola Prtica de Cavalaria de Santarm, comandado pelo capito Salgueiro Maia, no Terreiro do Pao, e com a rendio pacfica de Marcello Caetano, que dignamente entregou o poder ao general Spnola, terminava, ao fim da tarde, o cerco ao quartel da GNR, no Carmo, e terminava, com xito, a operao "Fim Regime". Entretanto, j o golpe militar estava aclamado nas ruas pela populao portuguesa, cansada da guerra e da ditadura, transformando os acontecimentos de Lisboa numa exploso social por todo o pas, uma autntica revoluo nacional que, pelo seu carter pacfico, ficou conhecida como "Revoluo dos Cravos".

Discurso de Spnola na RTP


Uma avaria tcnica nos estdios da RTP retardou durante vinte minutos a leitura daquele documento (proclamao da Junta de Salvao). Foi cerca da 1.30 da madrugada, depois de grande espetativa e de, para ganhar tempo, ter dado algumas imagens dos acontecimentos do dia, que a Radioteleviso fez a apresentao dos membros da Junta de Salvao Nacional (). E, imediatamente, o General Antnio de Spnola leu: 'Em obedincia ao mandato que acaba de lhe ser confiado pelas Foras Armadas, aps o triunfo do Movimento em boa hora levado a cabo pela sobrevivncia nacional e pelo bem estar do Povo Portugus, a junta de Salvao Nacional, a que presido, constituda por imperativo de assegurar a ordem e dirigir o pas para a definio e consecuo de verdadeiros objectivos nacionais, assume perante o mesmo compromisso de: Garantir a Sobrevivncia da Nao, como Ptria Soberana no seu todo pluricontinental; Promover, desde j, a consciencializao dos portugueses, permitindo plena expresso a todas as correntes de opinio, em ordem acelerara constituio de associao que ho-de polarizar tendncias e facilitar a livre eleio, por sufrgio, direto, de uma Assembleia Nacional constituinte e a sequente eleio do Presidente da Repblica (...)
Doc. 1 Discurso de Spnola para a rdio e televiso RTP.

A caminho da Democracia
Em 1976 o Pas viveu um perodo de grande instabilidade e conheceu tambm grandes tenses sociais e fortes afrontamentos polticos.

* O desmantelamento das estruturas do Estado Novo


No prprio dia da revoluo, Portugal viu-se sob a autoridade de uma Junta de Salvao Nacional, que tomou de imediato medidas: O presidente da Repblica e o presidente do Conselho foram destitudos, bem como todos os governadores civis e outros quadros administrativos; A PIDE-DGS, a Legio Portuguesa e as Organizaes da Juventude foram extintas, bem como a Censura (Exame Prvio) e a Ao Nacional Popular; Os presos polticos foram perdoados e libertados e as personalidades no exlio puderam regressar a Portugal.

A Junta de Salvao Nacional anunciou a realizao de eleies democrticas, no prazo de um ano, para a formao de uma Assembleia Constituinte, com o objetivo de elaborar uma nova constituio, e decretou de imediato a liberdade de expresso e de formao de partidos polticos. Para assegurar o funcionamento das instituies governativas at sua normalizao democrtica, a Junta de Salvao Nacional nomeou presidente da Repblica o general Antnio de Spnola, que escolheu o advogado Palma Carlos para chefiar o I Governo Provisrio.

Figura 3 Manifestantes portugueses

* Tenses politico-ideolgicas na sociedade e no interior do movimento revolucionrio


No dia 1 de maio de 1974, gigantescas manifestaes de rua celebraram, em unidade, o regresso da democracia. No entanto, os anos 74 e 75 ficaram marcados por uma enorme agitao social, pela multiplicao dos centros de poder e por violentos confrontos polticos.

O perodo Spnola:
O caminho para a instalao e a consolidao da democracia no foi rpido e pacfico, mas caracterizado por profunda conflitualidade poltica e social. Por um lado, o povo e o movimento operrio aproveitaram o estabelecimento de liberdade para exigir melhores condies de vida e aumentos salariais, estalando manifestaes e greves pelo pas. Carente de autoridade e incapaz de assumir uma efetiva liderana do Pas. O I Governo provisrio demitiu-se menos de 2 meses aps a tomada de posse, deixando o presidente Spnola isolado na quase impossvel tarefa de conter as foras revolucionrias. De facto, o poder poltico fraccionara-se j em dois plos opostos: de um lado, o grupo afeto ao general Spnola; do outro, a comisso coordenadora do MFA e os seus apoiantes. O desfecho destas tenses culminou com a demisso do prprio general Spnola, aps o falhano da convocao de uma manifestao nacional em seu apoio, e a nomeao de outro militar, o general Costa Gomes, como Presidente da Repblica.

Figura 4 - General Antnio de Spnola

A radicalizao do processo revolucionrio:

A revoluo tende a radicalizar-se. Para chefiar o II Governo Provisrio foi nomeado um militar prximo do PCP, o general Vasco Gonalves, enquanto era criado o Comando Operacional do Continente (COPCON) para intervir militarmente em defesa da revoluo, tendo o seu comando sido confiado a Otelo Saraiva de Carvalho, cada vez mais prximo das posies de extrema-esquerda. Reagindo a este processo, as foras conservadoras tentaram um derradeiro golpe, em 11 de maro de 1975, que fracassou, obrigando o general Spnola e alguns oficiais a procurar refgio em Espanha. O 11 de maro acentuou o radicalismo na revoluo portuguesa e provocou o aumento da conflitualidade poltica e social. Ao nvel das foras armadas, foi constitudo o Conselho da Revoluo, em substituio da anterior Junta de Salvao Nacional, com o propsito de orientar o Processo Revolucionrio em Curso (PREC), que deveria encaminhar Portugal para uma sociedade socialista. Alm disso, as foras de extrema-esquerda enveredaram por uma estratgia de poder popular.

As eleies de 1975 e a invaso do processo revolucionrio:


A inverso do processo deveu-se ao forte impulso dado pelo Partido Socialista efetiva realizao, no prazo marcado, das eleies constituintes prometidas pelo programa do MFA. Estas eleies, as primeiras em que funcionou o sufrgio verdadeiramente universal, realizaram-se no dia 25 de Abril de 1975, marcando a vida cvica e poltica portuguesa. Tanto a campanha como o ato eleitoral decorreram dentro das normas de respeito e de pluralidade democrtica. A vitria do Partido Socialista, seguido do Partido Popular Democrtico, nas eleies para a Assembleia Constituinte, veio criar condies para travar a direo e o rumo que a revoluo portuguesa tomara. Neste vero de 1975 (conhecido como Vero Quente), a oposio entre as foras polticas atinge o rubro, expressando-se em gigantescas manifestaes de rua, assaltos a sedes partidrias e pela multiplicao de organizaes armadas revolucionrias de direita e de esquerda.
8

em pleno Vero Quente que um grupo de 9 oficiais do prprio Conselho da Revoluo, encabeados pelo major Melo Antunes, crtica abertamente os setores mais radicais do MFA: contestava o clima de anarquia instalado, a desagregao econmica e social e a decomposio das estruturas do Estado.

Figura 5 Vero Quente

Estes acontecimentos levaram destituio do primeiro-ministro Vasco Gonalves, formao de novo Governo (o VI, chefiado por Pinheiro de Azevedo) e, por fim, nomeao do capito Vasco Loureno para o comando da regio militar de Lisboa, em substituio de Otelo. Estas alteraes do origem ao ltimo golpe militar, em 25 de novembro, pelos pra-quedistas de Tancos, em defesa de Otelo e do processo revolucionrio. O pas encaminhava-se rapidamente para a normalizao poltica e social e para a consolidao de uma democracia liberal.

* Poltica econmica antimonopolista e interveno do Estado no domnio econmico-financeiro


A onde de agitao social que se desencadeou aps o 25 de Abril foi acompanhada de um conjunto de medidas que alargou a interveno do Estado na esfera econmica e financeira. Estas medidas tiveram como objetivo a destruio dos grandes grupos econmicos, considerados monopolistas, a apropriao, pelo Estado, dos setores-chave da economia e o reforo dos direitos dos trabalhadores. A interveno do Estado em matria econmico-financeira encontrava-se j prevista no Programa do I Governo Provisrio, que referia a nacionalizao. Simultaneamente, foi publicada legislao que permitia ao Estado gerir e fiscalizar todas as instituies de crdito. Em novembro, o Estado apropria-se do direito de intervir nas empresas cujo funcionamento no contribusse normalmente para o desenvolvimento econmico do pas. Logo no rescaldo do golpe, aprova-se a nacionalizao de todas as instituies financeiras. No ms seguinte, um novo decreto-lei determina a nacionalizao das grandes empresas ligadas aos setores econmicos base. Estas nacionalizaes determinam o fim dos grupos econmicos

monopolistas, considerados o expoente do capitalismo, e permitem ao Estado um maior controlo sobre a economia. Com efeito, foi nesta altura que se assistiu interveno do Estado na eliminao dos privilgios monopolistas do dbil setor capitalista portugus, em consequncia das medidas socializantes adotadas pelos sucessivos governos de Vasco Gonalves, concretamente: A apropriao pelo Estado dos setores-chave da economia nacional, em consequncia do desmantelamento dos mais poderosos grupos econmicos portugueses, ligados aos setores da indstria qumica, banca, seguros, transportes e comunicaes, cimentos, celuloses e siderurgia, que foram nacionalizados;

10

A interveno do Estado na administrao de pequenas e mdias empresas, muitas delas focos de violenta agitao laboral, sob acusao de dificultarem o desenvolvimento econmico do pas. Para uma "boa gesto", os antigos administradores, muitos deles proprietrios, so afastados e substitudos por comisses administrativas nomeadas pelo Governo. Foi o tempo dos saneamentos selvagens e da fuga de importantes quadros para o Brasil;

A reforma agrria, com a expropriao institucional de grandes herdades e a organizao da sua explorao em Unidades Coletivas de Produo (UCP) sob controlo do Partido Comunista, no seguimento das primeiras ocupaes de terras nos latifndios do Ribatejo e do Alentejo, sob o lema "a terra a quem a trabalha";

As grandes campanhas de dinamizao cultural promovidas pelo MFA com o objetivo de explicar s populaes do interior rural o significado da revoluo, o valor da democracia e a importncia do voto popular nos diversos sufrgios em curso, bem como os direitos dos trabalhadores;

As grandes conquistas dos trabalhadores, que viram a sua situao social e econmica muito beneficiada. conquista do direito greve e liberdade sindical juntou-se a instituio do salrio mnimo nacional, o controlo dos preos dos bens de primeira necessidades a reduo do horrio de trabalho, a melhoria das penses e das reformas, a generalizao de subsdios sociais e a publicao de medidas legislativas tendentes a promover as garantias de trabalho pela criao de dificuldades aos despedimentos, sem olhar s reais capacidades econmicas e financeiras das empresas.

11
Doc. 2 - Pgina de um jornal da poca

* A opo constitucional de 1976


Depois de um ano de trabalho, a Assembleia Constituinte terminou a Constituio, aprovada em 25 de Abril de 1976. A constituio consagrou um regime democrtico e pluralista, garantindo as liberdades individuais e a participao dos cidados na vida poltica atravs da votao em eleies para os diferentes rgos. Alm disso, confirmou a transio para o socialismo como opo da sociedade portuguesa. Mantm, igualmente, como rgo de soberania, o Conselho da Revoluo considerado o garante do processo revolucionrio. Este rgo continuar a funcionar em estreita ligao com o presidente da Repblica, que o encabea. Deste modo, a Constituio de 1976, ao conseguir conciliar as diferentes concees ideolgicas subjacentes ao processo revolucionrio, pode ser considerada o documento fundador da democracia portuguesa. , com efeito, pelos princpios nela definidos que se vo pautar os novos tempos e os novos rumos da atividade poltica em Portugal, a comear imediatamente pela legitimao constitucional das instituies poltico-administrativas, ainda em 1976. Assim, no seguimento da promulgao da Constituio, realizam-se as eleies: para a primeira Assembleia da Repblica, em 25 de abril de 1976, vencidas pelo Partido Socialista, que forma o I Governo Constitucional, chefiado por Mrio Soares; para a Presidncia da Repblica, em julho de 1976, vencidas por Ramalho Eanes, o grande triunfador do 25 de novembro; para as autarquias locais, em dezembro de 1976.

A nova constituio entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, exatamente dois anos aps a Revolta dos Cravos. A Constituio de 1976 foi, sem dvida, o documento fundador da democracia portuguesa.

Figura 6 - Cartaz da Constituio de 1976

12

O reconhecimento dos movimentos nacionalistas e o processo de descolonizao


A nvel interno, a independncia pura e simples das colnias colhia o apoio da maioria dos partidos que se legalizaram depois do 25 de Abril e tambm nesse sentido se orientavam os apelos das manifestaes que enchiam as ruas do pas. nesta conjuntura que o Conselho de Estado reconhece s colnias o direito independncia. Intensificam-se, ento, as negociaes com o PAIGC, a FRELIMO e o MPLA, a FNLA e a UNITA, nicos movimentos aos quais Portugal reconhece legitimidade para representarem o povo dos respetivos territrios. Tratou-se de um complicado processo marcado por profundas

divergncias sobre a ao a empreender, pois o programa do MFA propunha "o claro reconhecimento do direito autodeterminao e a adoo acelerada de medidas tendentes autonomia administrativa e poltica dos territrios ultramarinos"; e uma corrente poltica mais moderada, representada pelo Presidente da Repblica, Antnio de Spnola, o autor da obra Portugal e o Futuro, propunha apenas o "lanamento de uma poltica ultramarina que conduza paz". Com exceo da Guin, cuja independncia foi efetivada logo em 10 de setembro de 1974, os acordos institucionalizavam um perodo de transio, bastante curto, em que se efetuaria a transferncia de poderes. No entanto, Portugal encontrava-se num a posio muito frgil, quer para impor condies quer para fazer respeitar os acordos. Desta forma, no foi possvel assegurar, como previsto, os interesses dos Portugueses residentes no Ultramar. O caso mais grave foi o de Angola. Em maro de 1975, a guerra civil em Angola era j um facto. As foras portuguesas, carentes de um comando decidido e de meios militares, limitavam-se a controlar os principais centros urbanos. A luta armada contra a dominao colonial portuguesa tinha sido empreendida por trs movimentos de libertao que, alm de representarem tendncias polticas diferenciadas, eram constitudos por etnias rivais dominantes na populao angolana. A complicar ainda mais este processo estava o facto de a Angola ser a provncia economicamente mais poderosa, onde os interesses da populao branca
13

eram mais fortese impunham uma interveno poltica mais cuidada por parte do Governo portugus. Em 15 de janeiro de 1975, depois do acantonamento dos vrios movimentos de libertao no territrio angolano e no decurso de complicadas negociaes quadripartidas, consegue-se a assinatura do Acordo de Alvor, que previa o reconhecimento dos trs movimentos como legtimos representantes do povo angolano, incluindo tambm o enclave de Cabinda, e marca-se a independncia para 11 de novembro. Seguir-se-ia a formao das Foras Armadas Integradas e a organizao de eleies livres e democrticas para uma assembleia legislativa pluripartidria. Nada se concretizou. Pelo contrrio, os movimentos reforaram a suas posies militares no terreno e, em maio, inicia-se o conflito armado entre o MPLA e a FNLA, movimentos preponderantes no Norte de Angola, com a interveno da URSS em apoio do MPLA e dos EUA, via Zaire, em apoio da FNLA. Em julho, o conflito agrava-se e internacionaliza-se ainda mais com a interveno direta de outros pases da Europa de Leste, de Cuba e do Congo, em apoio do MPLA, e a interveno da frica do Sul, Zaire e EUA em apoio da FNLA e da UNITA que, entretanto, tambm inicia a luta armada.

Doc. 3 - Pgina de um jornal da poca

14

No caso de Moambique, o principal movimento de libertao imediatamente reconhecido pelo MFA como nico representante legtimo do povo moambicano foi a FRELIMO. Entretanto, surgem outras organizaes polticas a contestar a exclusividade da presena desta organizao no processo negocial, tanto mais que se identificava com a ideologia comunista. A contestao aumenta de tom quando, em 7 de setembro de 1974, o Governo portugus celebra exclusivamente com representantes da FRELIMO o Acordo de Lusaca, que estabelece o cessar-fogo e a formao de um governo de transio. Imediatamente ocorre o levantamento militar dos movimentos

oposicionistas que se organizam num grupo de resistncia armada, a RENAMO (Resistncia Nacional Moambicana), contra o que consideram ser o desvirtuamento da democracia com a entrega do poder a um nico movimento de representatividade parcial. Consequentemente, Moambique viu-se envolvido numa guerra civil que provocou o abandono do territrio por parte de milhares de portugueses, a grande maioria dos quais retornou metrpole, no

denominado "movimento dos retornados". O processo poltico moambicano ficou resolvido com a assinatura dos acordos de paz celebrados em outubro de 1992, o que implicou segundo uma o alterao o constitucional, o

qual

regime admitia

pluripartidarismo. A paz foi confirmada com a realizao de eleies livres, em 1994, ganhas pelo partido FRELIMO.

Figura 7 - Moambique: Acordo de Lusaka

15

A reviso constitucional de 1982 e o funcionamento das instituies democrticas


Em 1982, o Partido Socialista (PS), o Partido Social Democrata (PSD) e o Centro Democrtico Social (CDS) chegam a acordo sobre as alteraes a introduzir na Constituio de 1976, de forma a torn-la mais ajustada aos novos e importantes objetivos da governao, quer internamente, quer no que concerne integrao de Portugal na Europa comunitria. Seis anos aps a entrada em vigor, foi efetuada a primeira reviso constitucional. As principais alteraes ocorreram na organizao do poder poltico, uma vez que se conservaram as disposies de carter econmico (nacionalizaes, intervencionismo do Estado, planificao, reforma agrria). Foi abolido o Conselho da Revoluo como rgo coadjuvante da Presidncia da Repblica. Na mesma linha, limitaram-se os poderes do presidente e aumentaramse os da instituio parlamentar. O regime viu, assim, reforado o seu cariz democrtico-liberal, assente no sufrgio popular e no equilbrio entre rgos de soberania: O presidente da Repblica eleito por sufrgio direto e por maioria absoluta. assistido por um Conselho de Estado. O mandato presidencial de 5 anos, sendo interdito ao mesmo presidente mais do que dois mandatos consecutivos. Tinha como
funes:

Comanda as Foras Armadas; Dissolve a Assembleia da Repblica; Nomeia e exonera o Primeiro-ministro; Ratifica os tratados internacionais; Manda promulgar leis; Exerce o direito de veto.

16

A Assembleia da Repblica constituda por deputados eleitos por crculos eleitorais. Cada legislatura tem a durao de 4 anos e os deputados organizam-se por grupos parlamentares. Tem como funes as seguintes: Faz leis; Aprova alteraes constituio, os estatutos das regies autnomas, a lei do plano e do oramento de Estado; Concede ao Governo autorizaes legislativas.

O Governo o rgo executivo ao qual compete a conduo da poltica geral do Pas. Manda a constituio que o primeiro-ministro seja designado pelo presidente da Repblica, de acordo com os resultados das eleies legislativas. As suas funes so: Faz os regulamentos necessrios execuo das leis; Dirige a administrao pblica; Elabora leis em matrias no reservadas Assembleia da Repblica.

Os Tribunais, cuja independncia a Constituio de 1976 consagrou. A Constituio tornou o poder judicial verdadeiramente autnomo, proporcionando as condies para a sua imparcialidade. A Reviso de 1982 criou, ainda, o Tribunal Constitucional. Tem como funo: Verificar previamente a constitucionalidade das leis. Aos tribunais fica cometida a administrao da justia em nome do povo.

O governo das regies autnomas exerce-se atravs de uma Assembleia Legislativa Regional, um Governo regional e um ministro da Repblica. Quanto ao poder local, estruturou-se este em municpios e em freguesias, dispondo ambos de um rgo legislativo e de um rgo executivo.

17

O significado internacional da revoluo portuguesa

A revoluo de abril contribuiu para quebrar o isolamento e a hostilidade de que Portugal tinha sido alvo, recuperando o Pas a sua dignidade e a aceitao nas instncias internacionais. Para alm deste reencontro de Portugal com o mundo, o fim do Governo marcelista teve uma influncia aprecivel na evoluo poltica espanhola. Em Espanha, a morte do General Franco, em 1975, criou condies para uma rpida transio para a democracia. A influncia da revoluo portuguesa estendeu-se tambm a frica, onde a independncia das nossas colnias contribuiu para o enfraquecimento dos ltimos basties brancos da regio, como a Rodsia (que mais tarde viria a ser o Zimbbue) e a frica do Sul. No Zimbbue, a vitria de Mugabe e a constituio de um governo de maioria negra que aboliu as discriminaes raciais estiveram, em parte, ligadas independncia de Moambique.

18

Concluso
O 25 de Abril uma data histrica para todos ns, pois o salazarismo foi abolido e o povo Portugus sofreu uma grande mudana, alcanou a Liberdade, a Democracia e a Paz como foi desejado. A Revoluo de 1974 e os trinta anos que se seguiram trouxeram inmeras novas realidades, rompendo definitivamente com o passado. Em trs dcadas, Portugal passou a ser uma sociedade plural, onde est agora incluindo na Unio Europeia. Aps o 25 de Abril de 1974, foram inmeras as mudanas que alteraram por completo a sociedade em que se vivia, atingindo todos os portugueses, como a possibilidade de falar livremente sem censura.

19

Bibliografia
HEERS, Jacques Histria Universal. 4 Edio. Edies Crculo de Leitores. COUTO, Clia Pinto do / ROSAS, Maria Antnia Monterroso O Tempo da Histria. 1 Edio, Porto Editora, pp. 124 - 154 (1 Parte).

http://ultramar.terraweb.biz/Imagens/guine_MarechalAntoniodeSpinola.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_dos_Cravos https://www.infopedia.pt/$descolonizacao https://www.infopedia.pt/$constituicao-de-1976 https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTAWIgD_3yEoN0pvtCi88_O6uvWnRIqBnT8sEc8O46tP66PXDx

20

You might also like