You are on page 1of 3

A alquota do Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios incidente sobre combustveis foi aumentada no dia 30 de dezembro de determinado exerccio.

A Fazenda Pblica Estadual pretende cobrar o tributo com o respectivo aumento a partir de 1o de janeiro do exerccio seguinte. Nesta hiptese, (A) nada obsta a pretenso, pois observado o princpio da anterioridade. B) o imposto no pode ser cobrado antes de 90 dias da data da publicao da lei que o aumentou. (C) o aumento constitui uma burla ao princpio da prvia autorizao oramentria e por isso no pode ser cobrado no exerccio seguinte. (D) nada obsta a pretenso, pois no se aplica espcie o perodo nonagesimal. (E) a nova alquota somente ser aplicada nas operaes interestaduais.

6) De acordo com a Constituio de 1988 e suas atualizaes, analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.

a) O Poder Executivo pode, atendidas as condies e limites estabelecidos em lei, alterar por decreto as alquotas do imposto de importao, de exportao, imposto sobre

produtos industrializados (IPI) e imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro relativas a ttulos ou valores mobilirios (IOF). b) A Unio poder, como instrumento de atuao nas respectivas reas, instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas. c) Os impostos de importao e de exportao so excees ao princpio constitucional da anterioridade tributria em razo de sua finalidade extrafiscal e podem ter suas alquotas majoradas e cobradas de imediato. d) O IPTU e o IPVA podem ter sua alquota e base de clculo majoradas e cobradas de imediato, por fora da Emenda Constitucional 42/03, que os excepcionou do princpio da anterioridade tributria, sendo irrelevante o exerccio financeiro e a noventena. e) A atualizao do valor monetrio da base de clculo do tributo no constitui majorao, conforme o disposto no CTN. Comentrio
A presente questo encontra fundamento na parte final do 1 do art. 150 da CF (EC 42/03), que assim dispe:

Art. 150, 1 A vedao do inciso III, b, no se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedao do inciso III, c, (ANTERIORIDADE NONAGESIMAL)no se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem fixao da base de clculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I. (BASE DE CLCULO DO IPVA E IPTU, respectivamente) (Redao dada pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) Assim sendo, a alternativa "d" est incorreta quando afirma que o IPTU e o IPVA podem ter suas alquotas majoradas e cobradas de imediato, sendo que tais alquotas devem respeitar os princpios da anterioridade nonagesimal e da anterioridade de exerccio. A majorao e cobrana imediatas so vlidas apenas quanto base de clculo desses tributos. Quanto ao fundamento das demais alternativas:

LETRA A - correta: Art. 153. Compete Unio instituir impostos sobre: I - importao de produtos estrangeiros; II - exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados; III - renda e proventos de qualquer natureza; IV - produtos industrializados; V - operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; VI - propriedade territorial rural; VII - grandes fortunas, nos termos de lei complementar. 1 - facultado ao Poder Executivo, atendidas as condies e os limites estabelecidos em lei, alterar as alquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V. LETRA B - correta: Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo. LETRA C - correta: Art. 150, 1 A vedao do inciso III, b, no se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedao do inciso III, c, no se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem fixao da base de clculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I. LETRA E - correta: CTN, Art. 97. Somente a lei pode estabelecer: I - (...); II - a majorao de tributos, ou sua reduo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65; 2 No constitui majorao de tributo, para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualizao do valor monetrio da respectiva base de clculo.

You might also like