You are on page 1of 7

AS NORMAS ABNT

ABNT NBR IEC 60335-2-76 Trata especificamente sobre equipamentos eletrificadores de cercas. Foi publicada em 03/12/2007 NBR NM-IEC 335-1 Trata sobre a segurana de equipamentos eletrodomsticos e similares. INTRODUO A primeira norma, definida como norma especfica, versa sobre as caractersticas dos equipamentos eletrificadores de cercas e em sua composio determina que devem ser obedecidas as clusulas da segunda norma, definida como norma geral, classificando portanto os equipamentos eletrificadores como aparelhos eletrodomsticos. Algumas clusulas da norma geral so ratificadas por inteiro pela norma especfica, outras so modificadas, seja por acrscimo ou excluso de alguns itens. Apresentamos a seguir, seguidas de um pequeno resumo de seus objetivos, as clusulas da norma especfica (ABNT NBR IEC 60335-2-76), numa linguagem simplificada, que visa oferecer ao leitor alguns subsdios para identificar equipamentos em desacordo com a norma, assim como dos riscos apresentados pelo no cumprimento da mesma. Clusula 1 Escopo Define os objetivos e delimita o universo de equipamentos que fazem parte da norma. De modo geral, versa sobre o objetivo da norma, que de oferecer segurana sade e a integridade fsica aos usurios dos equipamentos eletrificadores de cercas. Clusula 2 Referncias Normativas Cita outras normas pertinentes e a serem adotadas para realizaes de testes. Clusula 3 Definies Define o vocabulrio a ser utilizado para as especificaes existentes na norma. Clusula 4 Requisitos Gerais Determina que os aparelhos devem ser projetados e construdos de modo tal que em utilizao normal funcionem de maneira segura, de forma a no causar riscos a pessoas ou ao ambiente, mesmo em casos de descuidos que possam ocorrer durante sua utilizao normal. Clusula 5 Condies Gerais de Ensaios Estipula as condies tcnicas a serem obedecidas durante os testes do equipamento.

Clusula 6 Classificao Esta clusula define e estipula a classe de proteo contra choques eltricos, como por exemplo, eletrificadores com gabinetes metlicos devem possuir uma isolao extra (de reforo) entre seus circuitos e o gabinete. A norma tambm determina o ndice de proteo contra umidade e entrada de gua no equipamento, especificando que todo eletrificador deve possuir no mnimo um grau de proteo IPX4. Ex. Mesmo que um eletrificador fique exposto a uma chuva fraca, no permitida a entrada de nenhuma gota dgua no equipamento que afete sua isolao eltrica. Clusula 7 Marcao e Instrues Impe uma srie de marcaes padronizadas que devem existir no equipamento. Verifica o manual do mesmo, impondo igualmente instrues obrigatrias e analisando a informao transmitida (constatando a clareza das mesmas e abolindo dubiedades). O no cumprimento desta clusula pressupe que o equipamento no possui instrues satisfatrias para operao, ou pior, que o equipamento possui instrues conflitantes que podem induzir a erro, causando danos sade de seu usurio. Ex. Instrues e marcaes, no aparelho, para o instalador devem ser diferentes das destinadas ao usurio, isto tambm se aplica aos manuais, preferencialmente distintos. Clusula 8 Proteo contra acessos s Partes Vivas Verifica se o aparelho foi fabricado de modo a possuir proteo adequada contra o contato acidental a partes energizadas, mesmo que o aparelho apresente algum tipo de defeito. Esta clusula visa inibir o risco de choque eltrico. Ex. Todo componente do eletrificador que puder ser acessado (como chaves liga/desliga, botes, gabinete, etc.) deve possuir isolao reforada em relao s partes energizadas internas. Clusula 9 Partida de Aparelhos operados a Motor Clusula da norma geral definida como no aplicvel pela norma especfica. Clusula 10 Potncia e Corrente Absorvida Verifica se a potncia e corrente do equipamento operando voltagem de trabalho esto dentro de uma tolerncia (determinada pela norma) em relao quelas estipuladas pelo fabricante. Falha nesta clusula pressupe informao no verdica passada pelo fabricante. Ex. Um equipamento que consome mais corrente do que a especificada pode causar sobrecarga na fiao do imvel, provocando curto-circuito com risco de incndio. Clusula 11 Aquecimento Verifica o aquecimento do equipamento em operao normal e sua relao com as diversas isolaes existentes. Falha nesta clusula indica um aparelho com aquecimento (devido ao funcionamento) no compatvel com as isolaes existentes. Ex. No atendem os requisitos desta clusula os equipamentos que aquecem alm da tolerncia dos materiais utilizados como isolantes internos, podendo causar curtocircuito e equipamentos que aquecem ou que utilizam componentes que aquecem demasiadamente e que podem iniciar um incndio.

Clusula 12 Vago No existente. Clusula 13 Corrente de Fuga e Tenso Suportvel na Temperatura de Operao Verifica se o aparelho possui correntes de fuga dentro dos limites impostos por sua classificao (item 6) e se possui uma isolao eltrica adequada com os testes sendo realizados imediatamente aps o aparelho ter sido desligado. O no cumprimento desta clusula indica que o risco de choque eltrico alto caso ocorra alguma falha interna no funcionamento do equipamento. Ex. O gabinete, chaves ou botes e suas respectivas fiaes internas utilizadas para ligar/desligar o equipamento, devem possuir isolao eltrica acima de 3750 Volts. Clusula 14 Sobretenses Transistrias O aparelho deve ser resistente a surtos atmosfricos que tenham origem no circuito da cerca ou da alimentao. Visa garantir a segurana contra descargas e faiscamentos junto ao equipamento. Ex. Uma cerca instalada pode funcionar como um pra-raio. Caso isto ocorra, a isolao entre o transformador de sada para a cerca ("Fly-Back") e a entrada de alimentao do equipamento deve ser suficiente para que a fiao eltrica do imvel no seja atingida. O teste feito com uma tenso de no mnimo 25000 volts. Clusula 15 Resistncia Umidade Verifica se o ndice de proteo contra umidade imposto pela norma no item 6 est sendo respeitado. Caso este ndice no seja comprovado poder ocorrer reduo na isolao e proteo do equipamento de modo a reprovar outros tens existentes na norma (evidenciando assim falha de segurana ao usurio). Ex. Um equipamento que permite a entrada dgua em seu gabinete pode transmitir choque eltrico ao usurio ou provocar curto-circuito interno. Clusula 16 Corrente de Fuga e Tenso Suportvel Como na clusula 13, verifica se o aparelho possui correntes de fuga e isolao eltrica adequada sua aplicao, desta vez sendo mais rigoroso em virtude das caractersticas de alta tenso do eletrificador. Por exemplo, a isolao entre certos pontos especficos deve ser igual a duas vezes a voltagem de sada do eletrificador ( aproximadamente 20000 volts ). Ex. O no cumprimento desta clusula indica que o risco de choque eltrico alto caso ocorra alguma falha interna no funcionamento do equipamento. Clusula 17 Proteo contra Sobrecarga de Transformadores e Circuitos Associados Clusula da norma geral definida como no aplicvel pela norma especfica.

Clusula 18 Durabilidade O aparelho deve funcionar sob eventuais temperaturas extremas (dispositivos de proteo no devem atuar sob estas novas condies). Visa garantir o funcionamento do equipamento em condies de temperatura adversa Ex. Para atender esta clusula, uma das exigncias que o eletrificador deve ser capaz de funcionar por 168 horas a uma temperatura ambiente de 15C e em seguida por 168 horas a uma temperatura de +50C sem sofrer alteraes significativas em suas caractersticas de sada. Clusula 19 Funcionamento em Condio Anormal Verifica se o aparelho fabricado de modo a minimizar os riscos de incndio e choques eltricos devido a danos mecnicos acidentais ou manipulao descuidada. Os circuitos eletrnicos devem ser projetados de modo que eventuais falhas de funcionamento no faam com que o equipamento se torne perigoso do ponto de vista: eltrico, mecnico e de risco a incndios. Falha nesta clusula pressupe um aparelho que venha a ser perigoso quando no operando normalmente ou apresentar algum defeito. Ex. O gabinete do equipamento, caso seja confeccionado com material plstico de baixa qualidade, pode se quebrar com um impacto acidental, causar a queda do equipamento e conseqente ruptura da fiao de alimentao, expondo o usurio ao risco de choque eltrico. Clusula 20 Estabilidade e Riscos Mecnicos Clusula da norma geral definida como no aplicvel pela norma especfica. Clusula 21 Resistncia Mecnica O aparelho deve possuir uma adequada resistncia mecnica para que possa absorver eventuais choques por mal manuseio. Esta clusula objetiva garantir que do ponto de vista de funcionamento normal o equipamento no ter sua operacionalidade abalada devido fragilidade mecnica. O no cumprimento desta clusula implica srios riscos aos usurios. Ex. O gabinete de um eletrificador nunca pode ser aberto sem a utilizao de uma ferramenta e caso seja danificado acidentalmente, no poder apresentar riscos como cortar o usurio, explodir, causar choques, etc. Clusula 22 Construo Determina que o aparelho deve ter sua construo interna projetada de modo a evitar que fadigas ou deslocamentos no programados do aparelho ou de seus componentes internos venham a interferir de modo perigoso no funcionamento do mesmo. Esta clusula visa novamente minimizar riscos fsicos ou de choque eltrico, desta vez focando em movimentaes indesejveis ou fadiga de componentes. Ainda, especificamente para o eletrificador, verifica as caractersticas de sada eltrica dos pulsos de alta tenso, analisando a energia e durao dos mesmos, bem como o intervalo existente entre estes. Ex. Equipamento que utilizam conectores de baixa qualidade podem permitir que a fiao a eles interligados venha a se soltar durante o uso, provocando curto-circuito ou risco de choque ao usurio. Alm disto, o no cumprimento das especificaes da tenso de sada do eletrificador implica em alto risco sade de quem entrar em contato com a cerca energizada.

Clusula 23 Fiao Interna Trata sobre a fiao interna do aparelho, que deve ser acomodada de maneira segura e em compartimentos adequados durante o funcionamento (evitando rompimento) alm de possuir isolao apropriada. O no cumprimento desta clusula evidencia o perigo resultante de provvel fadiga na fiao durante o uso do equipamento e conseqentes riscos ao usurio. Ex. Equipamentos nos quais existem fiaes interligando circuitos fixados em sua tampa com circuitos no restante de seu gabinete e que, ao se fechar o gabinete, podem se aproximar de partes do circuito com alta-tenso ou pontos cortantes que danifiquem a isolao da fiao. Estes equipamentos no atendem a esta clusula. Clusula 24 Componentes Zela pela qualidade dos componentes utilizados na construo do equipamento, que individualmente devem responder s normas das categorias s quais pertencem. Componentes que no atendem s suas normas especficas podem explodir, incendiar, provocar curto-circuito, etc; causando srios danos ao usurio e/ou ao seu patrimnio. Tal cuidado de extrema importncia principalmente quanto aos transformadores de entrada e sada de tenso. Ex. Transformadores baratos, com isolao simples entre enrolamentos; resistores dimensionados abaixo da necessidade de dissipao; capacitores com tenso de trabalho abaixo do limite de segurana, etc. reduzem o custo do equipamento, porm no atendem aos requisitos desta clusula. Clusula 25 Fiao Externa e da Alimentao Similar clusula 23, mas voltada fiao externa e conseqente interfaceamento com o ambiente externo. Determina a isolao e acomodao dos fios, levando em conta a ancoragem dos mesmos, ou seja, a capacidade do equipamento em resistir trao dos fios a ele interligados sem que estes se movam e provoquem curto-circuito. Determina tambm a utilizao de passa-fios e terminais de conexo empregados. Novamente o no cumprimento desta clusula evidencia o perigo resultante de problemas com a fiao. Ex. Uma das exigncias que a fiao de entrada da alimentao de um eletrificador, quando submetida a um peso de 6 Kg, no pode se mover por mais de 1,0 mm dentro do gabinete do equipamento. Outro requisito desta clusula que a entrada e sada de toda fiao no equipamento devem ser feitas em pontos especficos e previamente determinados pelos fabricantes, ou seja, a entrada e sada da fiao no podem ficar a critrio do instalador. Clusula 26 Terminais para Condutores Externos Verifica a qualidade dos terminais de conexo utilizados para a interligao da fiao do equipamento. Falha nesta clusula pressupe possibilidade de fiao solta internamente implicando todos os perigos resultantes do fato. Ex. Existem no mercado eletrificadores nos quais a fiao de alimentao no possui um conector para ser interligada, devendo a mesma ser "emendada" diretamente no transformador de entrada. So comuns no mercado equipamentos nos quais todas as interligaes com a fiao externa devem ser feitas por meio de solda. Nos dois exemplos citados, os equipamentos no atendem as especificaes de segurana desta clusula.

Clusula 27 Disposio para Aterramento O eletrificador recebe uma determinao especfica para o aterramento, que deve composto por uma barra de metal fincada no solo e ser independente de outros circuitos de aterramento existentes. Ex. A norma clara, equipamentos que "no precisam de aterramento" no atendem s necessidades de segurana nela determinadas. Clusula 28 Parafusos e Ligaes Zela pela qualidade das conexes e parafusos empregados. Analisa, dependendo da finalidade da conexo por aparafusamento, o material empregado, a possibilidade de troca indevida e o aperto destes parafusos. O no cumprimento desta clusula indica possibilidade real de conexes no eficientes, bem como material metlico solto dentro do equipamento e todos os perigos resultantes dos fatos. Ex. Parafusos de baixa qualidade, de alumnio, plstico ou outros materiais "moles" no podem ser utilizados, pois podem afrouxar e soltar fios ou partes do equipamento. Clusula 29 Distncias de Escoamento, Distncias de Separao e Distncias atravs da Isolao Determina as distncias mnimas existentes entre pontos de diferentes tenses, levando-se em conta o material existente entre os mesmos. O equipamento que no cumpre esta clusula est exposto ocorrncia de curto-circuitos durante o uso normal. Ex. As trilhas das placas de circuito impresso dos equipamentos e os terminais dos componentes devem seguir distncias mnimas determinadas que no possibilitem faiscamento eltrico entre si. Estas distncias podem chegar a 30 mm. Clusula 30 Resistncia ao Calor a ao Fogo Verifica se a isolao e os materiais utilizados na construo do equipamento resistem a nveis normais de calor sem prejudicar o cumprimento de outras clusulas. Ainda, verifica se h materiais que por ventura possam a vir a propagar incndio. A falha neste item implica que um aparelho ou pode vir a se tornar perigoso com o calor, ou que propagador de incndio em caso de centelhamentos (faiscamento eltrico) ou curtos. Ex. O material utilizado para confeco do gabinete assim como da placa de circuito impresso do mesmo no podem propagar fogo. Clusula 31 Resistncia ao Enferrujamento Analisa se partes metlicas do equipamento possuem proteo contra oxidao adequada. Ex. Eletrificadores com gabinetes metlicos que, aps sofrerem um "arranho" em sua pintura, comeam a "enferrujar", no atendem os requisitos desta clusula. Clusula 32 Radiao, Toxicidade e Riscos Similares Zela pela no toxicidade do equipamento (seja qumica ou radioativa). Ex. Equipamento cuja tinta de pintura do gabinete seja txica.

CONCLUSO

A norma especfica que determina os requisitos bsicos a serem adotados pelos fabricantes de equipamentos eletrificadores de cercas a ABNT NBR IEC 60335-2-76, que em sua formulao classifica este tipo de equipamento como um "eletrodomstico", e que, portanto, deve tambm obedecer as determinaes da norma NBR 335-1:1996, que trata particularmente da segurana construtiva de aparelhos eletrodomsticos. Recomendamos, portanto, aos usurios deste tipo de equipamento que, para garantir sua segurana, exijam das empresas instaladoras equipamentos que estejam de acordo com as normas. Salientamos ainda que existem vrios outros componentes utilizados na instalao de um sistema de cerca eltrica, como placas de advertncia, hastes, fios, cabos de alta-isolao, etc. Mesmo uma instalao que utilize um eletrificador que atenda aos requisitos da norma, para ser considerada uma instalao segura e de qualidade, os outros componentes da instalao devem ser sempre de boa qualidade, de preferncia os recomendados pelo fabricante do eletrificador

You might also like