You are on page 1of 12

HOME

SOBRE

CAT EGORIAS

COLABORE

CONT AT O

5 atitudes para melhorar seu desempenho na universidade


Por Rafael Cost a
18 de fevereiro de 2013 | Geral | 12 co ment rio s

As aulas esto comeando ou recomeando para alguns. A faculdade um timo perodo para aprendizado e experimentao, porm muitos estudantes de design no aproveitam essa oportunidade. Sabia que a sua atitude acadmica influencia o seu futuro como profissional?
PDFmyURL.com

PUBLICIDADE M-phat ic De sign


www.m- phaticdesign.com Affordable graphic design that's off the chart, not off the rack.

Ge t Yo ur Wo rkday Back
HandsFreeStudios.com Simple solution to complex problems Architecture, Design, Development

25 % Of f We bsit e De sign
www.MDNYinc.com Full Package Includes SEO & Mobile Beautiful & Unique Websites

AP Me dia Inc
www.absoluteperfectionmedia.com Today Only 30% OFF Video Projects Game Changing Corporate Video!

Muitos designers no percebem como a atitude que assumem durante a f aculdade inf luencia grandemente a sua postura como prof issional, seja atravs de seus projetos para as disciplinas ou nas coisas que voc f az f ora da sala de aula. Durante o perodo acadmico os aspirantes a designers as vezes no se do conta de que esse perodo como uma incubadora em que esto com a segurana de poder errar sem ter que encarar um cliente f urioso e os demais problemas que se encontram dentro da rotina de um designer. Pensando nisso eu reun algumas ideias de atitudes importantes de serem iniciadas e mantidas j na universidade af im de que voc j entre no mercado de trabalho acostumado com uma postura mais prof issional e que at mesmo possam of erecer uma certa vantagem a voc, eu explico como.
PDFmyURL.com

Prepare seu portflio


A melhor maneira de organizar um portf lio comeando com seus trabalhos acadmicos, sempre guarde seus trabalhos produzidos durante as aulas, claro que ao f inal do curso talvez voc olhe para os trabalhos do incio e ache eles horrveis, porm isso servir para observar sua evoluo e alm do mais bem provvel que ao sair da universidade para tentar ingressar no mercado de trabalho os nicos projetos que voc ter para apresentar sero os que f oram f eitos em sala de aula.

Alm do material produzido nas aulas da universidade eu recomendo que voc produza o seu prprio portf lio com projetos paralelos e pessoais, essa a hora da experimentao, planeje desde j como ser seu portf lio e j comece a produzir alguns trabalhos com calma, seu portf lio ir se tornar mais importante ainda aps a concluso do curso, ento no deixe ele para o fim.

PDFmyURL.com

Aqui no blog eu j escrevi um artigo dando algumas dicas de como montar um portf lio quando voc no tem projetos prontos, esse artigo pode te dar algumas ideias de projetos paralelos em que voc pode trabalhar af im de montar um portf lio pessoal.

Seja designer, o tempo todo


Sabe qual a dif erena entre uma pessoa extraordinria e uma ordinria (comum)? o EXT RA , ou seja aquilo que ela f az a mais, conheo algumas pessoas que durante o perodo acadmico f izeram apenas aquilo que proposto em sala de aula, so at muito competentes, mas quando chegam em casa penduram seus materiais de trabalho e tiram a f antasia de designer.

african american college students via shutterstock

No faa do design uma obrigao em sua vida mas sim uma atitude
(Rafael Costa) O tempo que voc dedica ao design quando no est em aula altamente determinante para o seu
PDFmyURL.com

futuro , pois assim que voc vai conseguir f icar a f rente de seus concorrentes e tambm buscar uma capacitao maior. Trs coisas que posso recomendar so: investir em cursos relacionados com o design como desenho, pintura, artesanato, etc. Isso vai lhe ajudar a abrir a sua viso sobre a prof isso alm de lhe dar uma capacitao extra. Esteja sempre atualizado sobre o design , tanto acadmico quanto prof issional, utilize os blogs e sites para se manter por dentro de tendncias, novidades e eventos. Procure utilizar em seu dia-a-dia aquilo que voc aprendeu nas aulas, isso parece dif cil? eu sei que as vezes parece mas em um prximo artigo eu vou dar umas dicas de como f azer isso. Utilizar no seu cotidiano as coisas que voc aprendeu no curso a chave para voc manter essas coisas f ixas em sua mente e consequentemete utiliza-las em seus projetos.

Aproveite os projetos em equipe


Aproveite o perodo como estudante para aprender com outros alunos observando como eles trabalham e at mesmo pedindo ajuda para aprender algo em que eles se destacam, essa uma tima oportunidade para estar em contato com grandes prof issionais do f uturo.

PDFmyURL.com

Three businessman working on a project via shutterstock

So nos projetos em grupo tambm que podem surgir parcerias para trabalhos aps a f ormao acadmica, para isso aproveite a oportunidade para no apenas f azer o projeto em si mas tambm para conversar, trocar ideias e aprender observando os trabalhos f eitos pelos outros alunos.

Seja responsvel e organizado


Se voc no cumpre os prazos estabelecidos pelos prof essores para a entrega de seus projetos bem provvel que voc tambm no cumpra os prazos para a entrega dos projetos de seus f uturos clientes, procure ser f iel aos prazos, e no apenas entregar no prazo mas entregar um projeto de qualidade e bem organizado.

PDFmyURL.com

Organize seus projetos em seu computador e todos os materiais pertinentes a cada disciplina e que podem vir a ser teis no f uturo, uma coisa que parece simples e f cil mas muitos estudantes no f azem. Busque ser organizado com sua agenda na universidade separando tempo para estudar em casa, praticar as coisas que aprendeu e se atualizar sobre o design, isso o ajudar a manter essa mesma atitude quando voc estiver no mercado de trabalho.

Aprenda a fazer projetos e no a entregar trabalhos


Esse pra mim um dos pontos principais para se tornar um timo prof issional, muitos estudantes se preocupam mais em entregar um trabalho do que aprender realmente a f azer um projeto e chegar a um timo resultado. Voc deve ir para a universidade com o intuito de realmente aprender a prof isso de designer e no simplesmente pegar um papel que diz que voc f ormado em design. Seu diploma no tem valor algum se voc no souber realizar um projeto de qualidade .

PDFmyURL.com

Portanto, antes de sair por a dizendo que o mercado de trabalho para designers escasso avalie o seu trabalho e veja se no ele quem est abaixo do exigido pelo mercado, se voc procura f azer seus projetos na universidade s para passar garanto que h uma grande possibilidade de voc levar essa atitude para sua carreira profissional depois de f ormado. Agora a hora de voc colaborar com o artigo, deixa um comentrio a em baixo dizendo como a sua vida na universidade influenciou ou influencia a sua vida como profissional, vale tambm acrescentar outras ideias, f iquem a vontade.

Compartilhe
47
Twe e t ar Like

Voc tambm vai gostar de


5
Nem todos seus prof essores sero bons Como montar um portf lio sem gastar nada? necessrio ter um portf lio impresso?
PDFmyURL.com

Por que importante conhecer a histria da comunicao?

Maximize Conversions wit h t he Web Copywrit ing Bible - only $24!

Deixe seu comentrio!

Faa sua busca aqui

Twitter

Facebo o k

RSS

Sobre o autor
Rafael Co sta um designer freelancer que saiu de Belm, sua cidade de o rigem, buscando no vas

PDFmyURL.com

o po rtunidades em Curitiba, cidade que ado to Twitter Facebo URL Eo -mail ku co mo sua segunda casa. no vo na blo go sfera e crio u recentemente o seu pr prio blo g o "Design Zero Um", para expo r seus trabalho s e fazer uma das co isas que mais go sta: falar de design.

Publicidade

PDFmyURL.com

PDFmyURL.com

Hospedagem recomendada

Parceiros

Layout por Canha. Orgulhosament e usando WordPress.

PDFmyURL.com

You might also like