You are on page 1of 6

CRDITOS ADICIONAIS PROFESSOR: EDNEI ISIDORO DE ALMEIDA IV SEMESTRE DE CINCIAS CONTBEIS CONTABILIDADE PBLICA I Caros Acadmicos do IV Semestre de CIC,

ao longo da disciplina temos visto que, na gesto pblica, somente so realizadas as despesas devidamente autorizadas na lei oramentria. Como proceder para realizar despesas necessrias que no esto contempladas na lei oramentria? Inmeros fatores contribuem para que deixem de ser adequadamente previstas e autorizadas despesas na lei oramentria. Dentre esses fatores podem ser apontados os seguintes:

o oramento elaborado com grande antecedncia em relao ao perodo da sua execuo, o que facilita esquecimentos e a ocorrncia de erros ou equvocos nas estimativas e nos clculos; alteraes nos preos dos bens e servios em decorrncia da inflao; mudanas nas prioridades durante a execuo oramentria; aprovao de disposies legais que criam ou aumentam despesas; situaes imprevistas, como calamidades pblicas.

Em decorrncia desses fatores, as instituies e entes pblicos, com muita freqncia, se vem frente ao problema de realizar despesas que no esto autorizadas ou, quando esto, os valores orados so insuficientes. Para atender a essas necessidades, a legislao brasileira criou os crditos adicionais. "So crditos adicionais, as autorizaes de despesa no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Oramento." (Lei n 4.320/64: art. 40) So trs as modalidades de crditos adicionais, cuja base legal se encontra nos artigos 40 a 46 da Lei n 4.320/64:

Crdito suplementar; Crdito especial; e Crdito extraordinrio.

Crdito suplementar
So crditos: "I - suplementares, os destinados a reforo de dotao oramentria;"(Lei n 4.320/64: art. 41)

Os crditos suplementares so utilizados para solucionar a situao em que os valores autorizados na lei oramentria so insuficientes para atender a todas as despesas. Isto ocorre com freqncia durante a execuo do oramento:a lei oramentria traz autorizao para a realizao da despesa, mas o montante disponvel no suficiente. Essa situao bastante comum medida em que o exerccio vai chegando ao seu final e os saldos das dotaes comeam a ficar escassos. "So vedados: V - a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes." (Constituio Federal: art. 167)

Abrir crdito suplementar ou especial significa alterar a lei oramentria e, para alterar leis, necessria a devida autorizao legislativa. Tanto a Constituio Federal como a Lei n 4.320/64 disciplinam essa questo. Apesar de ambas as modalidades necessitarem de prvia autorizao legislativa, h, entretanto, importante diferena na forma de autorizar a abertura dos crditos suplementares. "Os crditos suplementares e especiais sero autorizados por lei e abertos por decreto executivo." (Lei n 4.320/64: art. 42)

Em todas as instituies, mesmo em situaes normais, comum ocorrer grande demanda por crditos suplementares, em particular nos ltimos meses do exerccio. Reconhecendo essa realidade, as normas brasileiras, h bastante tempo, vm permitindo que a prpria lei oramentria traga autorizao genrica para a abertura dessa modalidade de crdito adicional.

"A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para a abertura de crditos suplementares..." (Constituio Federal: art. 165, 8) Ao trazer autorizao para a abertura de crditos suplementares de acordo com determinados limites e parmetros, a lei oramentria garante, aos rgos encarregados da execuo do oramento, certo grau de flexibilidade, o que sempre til e necessrio. Sem essa flexibilidade, o Poder Legislativo se ver obrigado a apreciar, uma a uma, todas as solicitaes de abertura de crditos suplementares.

Crdito especial
So crditos: II - especiais, os destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica." (Lei n 4.320/64: art. 41) Assim como os crditos suplementares, os crditos especiais tambm ocorrem com freqncia durante a execuo do oramento e so utilizados para solucionar situaes em que a lei oramentria no traz autorizao para realizar despesas que se evidenciam necessrias durante o exerccio. O crdito especial soluciona a situao apontada acima: no decorrer do exerccio surgem novas despesas e a lei oramentria no possui as dotaes capazes de atend-las.

Vimos que abrir crdito suplementar ou especial significa alterar a lei oramentria e, para alterar leis, necessria a devida autorizao legislativa e que tanto a Constituio Federal como a Lei n 4.320/64 disciplinam essa questo. Para os crditos especiais haver sempre a necessidade de lei especfica autorizando a abertura do crdito.

Crdito extraordinrio
O crdito extraordinrio - como o especial - tambm se destina ao atendimento de despesas no contempladas na lei oramentria, mas com uma importante diferena: o crdito extraordinrio utilizado apenas para viabilizar as despesas realmente imprevistas e que necessitam de atendimento urgente.

Considerando que o crdito extraordinrio o mecanismo apropriado para viabilizar a execuo de despesas urgentes e imprevistas, ele deve ser previamente aprovado? Como se d a sua abertura? "A abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender despesas imprevisveis e urgentes, observado o disposto no art. 62." (Constituio Federal: art. 167, 3) A Constituio de 1988 alterou a regra de abertura dos crditos extraordinrios consagrada na Lei n 4.320/64. "Os crditos extraordinrios sero abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo." (Lei n 4.320/64: art. 44)

A regra introduzida pela Constituio de 1988 estabelece que para a abertura de crdito extraordinrio dever ser observado o disposto no art. 62, ou seja o emprego de medida provisria. No uma boa soluo. Como as demais medidas provisrias, as que abrem crditos tambm produzem efeitos assim que editadas, no caso, despesas. Convm lembrar que ao ser apreciada pelo Congresso Nacional qualquer medida provisria poder ser emendada e, at mesmo, rejeitada. No caso de medida provisria que abriu crdito extraordinrio, em cuja vigncia despesas foram realizadas, no h sentido em emend-la ou, menos ainda, rejeit-la.
Especiais

Despesas urgentes e imprevistas


Extraordinrios

Aprovadas por Decreto ou MP


Suplementares

Oramento Oramento

Resumindo, as regras estabelecidas pela Constituio Federal para os crditos extraordinrios possuem dois importantes defeitos:

Em primeiro lugar, por ampliar as situaes em que cabe utilizar essa modalidade de crdito adicional. O mecanismo do crdito extraordinrio to poderoso que s deveria ser utilizado para o atendimento de situaes claramente caracterizadas na lei. Permitir ao administrador interpretar o que urgente, como faculta a Constituio Federal, alm de perigoso contribui para deturpar esse importante mecanismo. Em segundo lugar, por adotar a medida provisria como mecanismo de abertura do crdito extraordinrio. Em face urgncia, assim que o crdito for aberto, as despesas devero ser imediatamente realizadas. Realizadas estas, o que far o Congresso Nacional com a medida

provisria? Tendo em vista que a despesa j foi realizada, qualquer deciso que no seja aprovar a medida provisria incua. Para corrigir o tratamento imprprio dado pela Constituio Federal aos crditos extraordinrios a melhor soluo seria retornar, por meio de emenda constitucional, ao disciplinamento que a Lei n 4.320/64 d ao tema, ou seja,

restringir a utilizao dos crditos extraordinrios apenas s situaes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica; empregar o decreto como instrumento de abertura do crdito; e comunicar imediatamente ao Poder Legislativo as razes desse ato.

Mantidas as atuais regras, continuaro coexistindo duas normas sobre os crditos extraordinrios: a da Constituio Federal, observada pela Unio, que autoriza a abertura dos crditos extraordinrios por meio de medida provisria; e a da Lei n 4.320/64, seguida pelos Estados e Municpios, que determina que os crditos extraordinrios sejam abertos por decreto. (ateno!!!!) Recursos para abertura de crditos suplementares ou especiais Com exceo dos crditos extraordinrios, os crditos suplementares e especiais dependem da indicao de fontes de recursos para a sua autorizao e abertura. A Constituio Federal e a Lei n 4.320/64 disciplinam esse assunto. Quais os recursos que podem ser indicados visando abertura de crditos suplementares e especiais ? A Lei n 4.320/64, no art. 43, 1, identifica quatro modalidades de recursos:

o supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior; os provenientes de excesso de arrecadao; os resultados de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais autorizados em lei; e o produto de operaes de crdito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realiz-las.

Vigncia dos crditos adicionais A lei oramentria, com seus crditos oramentrios ou dotaes, vigora para o perodo do exerccio financeiro ao qual o oramento se refere. Com os crditos adicionais, em princpio ocorre a mesma coisa. H, entretanto, excees em relao aos crditos especiais e extraordinrios. "Os crditos adicionais tero vigncia adstrita ao exerccio financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposio legal em contrrio, quanto aos especiais e extraordinrios." (Lei n 4.320/64: art. 45) A expressa disposio legal consta da prpria Constituio Federal. "Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele

exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente." (Constituio Federal: art. 167, 2) Abertos os referidos crditos nos ltimos quatro meses do exerccio, de se admitir que, em alguns casos, possa no haver tempo suficiente para execut-los integralmente nesse exerccio. Facultar a reabertura dos crditos no exerccio seguinte nos limites dos saldos, em princpio medida salutar. Entretanto, o administrador que se valer dessa prerrogativa dever observar a seguinte determinao da Lei n 4.320/64, para a qual chamou-se a ateno na seo anterior: a utilizao de eventual supervit financeiro de exerccios anteriores para abrir crditos adicionais, dever cobrir primeiro os valores dos crditos reabertos.

Se, porventura, inexistirem supervit financeiro e se persistirem as razes para a reabertura de crditos especiais ou extraordinrios dever o administrador, assim que for possvel, identificar e reservar recursos para cobrir as novas despesas.

Portanto
No desempenho de suas atividades, as instituies pblicas s podero realizar as despesas devidamente autorizadas na lei oramentria. Na hiptese de ser necessria a execuo de despesa no contemplada no oramento, como proceder? Vimos que a legislao prev os mecanismos que retificam a lei oramentria durante a sua execuo. Com a utilizao dos crditos adicionais especiais, suplementares e extraordinrios , altera-se a lei oramentria de duas maneiras: introduzindo novas autorizaes e suplementando as dotaes que tenham se revelado insuficientes. Vimos as caractersticas, as finalidades, os recursos e a maneira de autorizar e abrir cada uma das modalidades de crditos adicionais. Observamos, tambm, que a Constituio de 1988 alterou o tratamento dado aos crditos extraordinrios no mbito federal. Enquanto, nos Estados e Municpios, os crditos extraordinrios so abertos por decreto do Poder Executivo, na Unio, emprega-se a medida provisria.

You might also like