You are on page 1of 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Fisioterapia
3 Srie Neuroanatomia
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Giuliano Roberto Gonalves


Centro Universitrio Anhanguera Leme

Fisioterapia - 3 Srie - Neuroanatomia

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Atuar com outras pessoas em diferentes contextos e papis nos quais se desempenha como profissional, cidado, dirigente, colega de trabalho, membro de equipes multidisciplinares, variando seu comportamento em funo das exigncias das circunstncias e dos valores que precisa considerar ao atuar profissionalmente. Buscar conhecimentos cientficos sobre a neuroanatomia, necessrios atuao do profissional da fisioterapia.

Produo Acadmica

Relatrios parciais. Confeco de Pster. Exposio e Mostra Pblica de Psteres.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 6 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao. Normas para confeco dos psteres: Ser disponibilizado um painel para cada trabalho aceito no tamanho padro de 90cm de largura por 120cm de altura. Os psteres devero ser apresentados em portugus. No texto da apresentao do pster devero constar:

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Giuliano Roberto Gonalves

Fisioterapia - 3 Srie - Neuroanatomia

Pg. 3 de 3

Ttulo: o mesmo do resumo, escrito em letras maisculas, com aproximadamente 3 cm de altura, para permitir a leitura a 3 (trs) metros de distncia. Nome(s) do(s) Autor(es), Instituio(es) e Endereo(s): colocados abaixo do ttulo, com letras menores.

Corpo do Trabalho: escrito para possibilitar a leitura de 1 a 2 metros de distncia. Destacar claramente cada seo com um ttulo (Introduo, Objetivos, Metodologia,Resultados/Discusso, Concluses e Referncias).

DESAFIO
Neste desafio, os alunos devero construir um pster contendo a identificao e explanao de uma patologia que acomete a embriologia do sistema nervoso, seja ele central ou perifrico. Devero tambm procurar e incluir nesse pster a importncia e quais as possibilidades de ao do fisioterapeuta frente patologia escolhida. Primeiramente, os alunos realizaro estudos tericos e entregaro relatrios parciais, para posteriormente, construir o pster propriamente dito. Esta primeira fase importante para que os grupos adquiram conceitos tericos importantes neuroanatomia, necessrios para a construo do levantamento topogrfico. Na sequncia, sero realizadas as escolhas das patologias e, finalmente, os psteres podero ser construdos. Cada grupo confeccionar um pster contendo uma nica patologia, e esta no pode repetir-se entre os grupos. Para finalizar o desafio, os psteres devero ser apresentados aos demais colegas de classe e professor. A relevncia deste desafio encontra-se na possibilidade concreta de conhecermos as inmeras patologias que acometem o sistema nervos, bem como a colocao e atuao do profissional da fisioterapia frente as mesmas.

Objetivo do desafio
Construir um pster contendo a identificao e explanao de uma patologia que acomete a embriologia do sistema nervoso, seja ele central ou perifrico.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Embriologia do Sistema Nervoso Central. Esta atividade importante para que voc defina a equipe de trabalho e compreenda o desenvolvimento e embriologia do Sistema Nervoso Central, uma vez que inmeras patologias se instalam durante este processo. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Giuliano Roberto Gonalves

Fisioterapia - 3 Srie - Neuroanatomia

Pg. 4 de 4

PASSOS
Passo 1 Dividam-se em equipes e componham os grupos de trabalho. Lembrem-se que os grupos devero conter, no mximo, 5 alunos. Passo 2 Renam-se nos grupos e leiam os documentos selecionados abaixo: Embriologia do Sistema Nervoso, disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMR zdACiXpMzVkOGQyYmUtZDgyMC00NjlkLWJhYTAtODc5NDE2MmJmOTZh&hl=e n&authkey=COOTifsO>. Acesso em: 26 nov. 2011. Sistema Nervoso Central, disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMR zdACiXpZmMyZTlhOWEtMjA3MS00NmY0LWI2NTYtMGYyNDY3NTA2OGQx&hl= en&authkey=CJXr940B>. Acesso em: 26 nov. 2011. Neuroanatomia, disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMR zdACiXpY2E4YzBmM2YtNzIzYy00Y2Y0LWFhNjEtMWMwYmU4ODIxMGE5&hl=en &authkey=COnD1P4O>. Acesso em: 26 nov. 2011. Alm destas leituras, vocs podero realizar uma pesquisa complementar para auxiliar em seus trabalhos. Passo 3 De posse das leituras realizadas e dos materiais encontrados em pesquisas complementares, construam um breve relatrio parcial, que contemple um levantamento terico sobre a embriologia do sistema nervoso central. Este relatrio dever conter: Sistema nervoso central: conceito, definies, divises, estruturas e funes. Particularidades da embriologia do Sistema nervoso central. Patologias que acometem o sistema nervoso central. Possibilidades e atuaes do profissional da fisioterapia frente s patologias associadas aos sistema nervoso central. Passo 4 Entregue esse relatrio parcial ao seu professor, em data pr-estabelecida por ele, obedecendo as normas de formatao definidas no item Padronizao.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Embriologia do Sistema Nervoso Perifrico.

Giuliano Roberto Gonalves

Fisioterapia - 3 Srie - Neuroanatomia

Pg. 5 de 5

Esta atividade importante para que voc compreenda o desenvolvimento e embriologia do Sistema Nervoso perifrico, uma vez que inmeras patologias se instalam durante este processo. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos..

PASSOS
Passo 1 Renam-se nos grupos e leiam os documentos selecionados abaixo: Sistema Nervoso Perifrico, disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso_perif%C3%A9rico>. Acesso em: 26 nov. 2011. Embriologia do Sistema Nervoso Perifrico, disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMR zdACiXpMTNkY2RlYTQtN2ZlNy00MmQ1LWFiYTUtZDI1YTkyMWM1NGFk&hl=e n&authkey=CILA1VM>. Acesso em: 26 nov. 2011.

Alm destas leituras, vocs podero realizar uma pesquisa complementar para auxiliar em seus trabalhos. Passo 2 De posse das leituras realizadas e dos materiais encontrados em pesquisas complementares, construam um relatrio parcial, que contemple um levantamento terico sobre a embriologia do sistema nervoso perifrico. Este relatrio dever conter: Sistema nervoso perifrico: conceito, definies, divises, estruturas e funes. Particularidades da embriologia do Sistema nervoso perifrico. Patologias que acometem o sistema nervoso perifrico. Possibilidades e atuaes do profissional da fisioterapia frente s patologias associadas aos sistema nervoso perifrico. Passo 3 Entregue esse relatrio parcial ao seu professor, em data pr-estabelecida por ele, obedecendo as normas de formatao definidas no item Padronizao.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Vascularizao Cerebral. Esta atividade importante para que voc compreenda como acontece a vascularizao cerebral, uma vez que inmeras patologias se instalam durante este processo. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Giuliano Roberto Gonalves

Fisioterapia - 3 Srie - Neuroanatomia

Pg. 6 de 6

PASSOS
Passo 1 Renam-se nos grupos e leia o documento: Passo 2 Aps esta leitura, bem como pesquisas complementares, responda as questes abaixo: 1. Como se estabelece a irrigao da medula espinhal? 2. Como se estabelece a irrigao do encfalo? 3. Esquematize o circulo arterial do encfalo. 4. Determine os territrios de irrigao das art. cerebrais 5. Como se da a irrigao do cerebelo? 6. Como se estabelece a drenagem venosa do encfalo? 7. Como se estabelece a drenagem venosa da medula espinhal? 8. Que so barreiras enceflicas, quais os tipos ? Passo 3 Entregue estas respostas em forma de relatrio parcial ao seu professor, em data prestabelecida por ele, obedecendo s normas de formatao definidas no item Padronizao.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Construo dos psteres. Esta atividade importante para que voc resgate todos os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores e aplique-os na confeco de um pster, para apresentao final e concluso deste desafio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Giuliano Roberto Gonalves

Fisioterapia - 3 Srie - Neuroanatomia

Pg. 7 de 7

PASSOS
Passo 1 Renam todos os relatrios entregues nos passos anteriores. Dentre as vrias possibilidades que vocs devem ter apresentados nos relatrios, escolham apenas 1 (uma) patologia que acomete o Sistema Nervoso, seja ele central ou perifrico. Fiquem atentos e verifiquem se a doena no se repete entre os grupos. Isto no pode acontecer! Passo 2 Realizem pesquisas complementares sobre esta patologia em especfico. Busquem informaes, imagens e tudo mais que possa agregar confeco de seu pster. Passo 3 Organizem esse material e confeccionem um pster nos padres definidos no item Padronizao, no incio desta atividade. Caso tenham dvidas sobre a construo em si, consultem: Como se faz um pster?, disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B0EMRzdACiXpMmVlNTYyNWQtOTQzMC00NzcyLT hhZDktMjQyNDcwMTk2M2Q2&hl=en&authkey=CLLowcAN>. Acesso em: 26 nov. 2011. Observao: No se esqueam de procurar e incluir tambm qual a importncia e quais as possibilidades de ao do fisioterapeuta frente patologia escolhida. Passo 4 Apresentem esse material aos demais colegas de sua sala em data definida pelo professor e, posteriormente, entreguem o material ao mesmo.

SUGESTO O professor poder organizar um evento para expor estes materiais. Vocs podero organizar em sua unidade uma exposio dos psteres aberta ao pblico. Para isso, organizem esse material didaticamente distribudo em um espao que possa receber os interessados, e realizem demonstraes, explicaes e apresentaes dos mesmos. Ser uma excelente oportunidade de prestar servios comunidade, bem como contribuir e socializar os conhecimentos adquiridos com esta ATPS. Usem a criatividade e imaginao e realizem um grande evento. Faam com que este material seja amplamente divulgado a aproveitado. Isso certamente trar grandes contribuies.

Livro Texto da disciplina:


1. COLICIGNO, Paulo Roberto Campos. Anatomia Humana. 1 ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, 2008. 2. NEARY, D.; CROSSMAN, A. R. NEUROANATOMIA ILUSTRADA. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Giuliano Roberto Gonalves

Fisioterapia - 3 Srie - Neuroanatomia

Pg. 8 de 8

3. HUTCHINGS, Ralph T.; ABRAHAMS, Peter H.; MARKS JR, S. C.. Atlas Colorido de Anatomia Humana de Mcminn. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 4. DANGELO, Jos Geraldo. Anatomia Humana : sistmica e tegumentar. 3 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007. 5. TORTORA, G.L. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 6. RUBIN, M.; SAFDIEH, J. E. Netter Neuroanatomia essencial. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Giuliano Roberto Gonalves

You might also like