You are on page 1of 3

Hora Santa Vocacional Tempo para mudar Canto para Exposio do Santssimo.

MIN: Graas e louvores sejam dados a todo o momento. T. Ao Santssimo e Divinssimo Sacramento. MIN: Gloria ao Pai ao Filho e ao Esprito Santo. T. Como era no principio agora e sempre. Amm. Momento de silncio e Adorao DIR: Adoremos Nosso Salvador em silncio. (pode ser colocado fundo musical instrumental) Silncio DIR: A quaresma um tempo forte de preparao para a Pscoa. A todos chega o insistente apelo: convertei-vos! Mas para que nos converter? Para realizarmos o grande projeto pessoal e comunitrio de uma vida mais conforme os planos de Deus. para essa ressurreio que a Quaresma deve nos preparar. L1: Os sofrimentos de Jesus Cristo continuam no sofrimento e nas cruzes de inmeras pessoas de hoje. L2: H muitas pessoas que sofrem discriminao. Os cristos devem sentir, na cruz e na angstia de Jesus Cristo, a angstia e o sofrimento de nossa gente. L3: Deus continua sofrendo e lutando por mais vida. Sua cruz a cruz dos excludos de hoje. L1: Sua dor a dor terrvel dos desempregados que vem seus filhos passando fome. L2: Os pregos de suas mos so fincados pelo sistema econmico excludente de hoje. L3: Sua morte a morte de muitos que, no incio do terceiro milnio, ainda morrem de fome. Animador: Qual o nosso posicionamento diante disso? Peamos perdo pelas vezes em que nos omitimos e contribumos para que situaes semelhantes aconteam e perdurem em nosso meio. Canto Penitencial Silncio ESCUTA DA PALAVRA.

CANTO: Aclamao do Evangelho L1. O Senhor esteja convosco. TODOS: Ele est no meio de ns. L1. Evangelho de Jesus + segundo Lucas (Lc 3,3-11) Breve silncio Partilha reflexo. DIR: O Evangelho de Lucas nos apresenta Joo Batista percorrendo toda a regio do Rio Jordo, pregando o Batismo de arrependimento para a remisso dos pecados, como j havia escrito o profeta L4. Passaram dois mil anos desde que Joo Batista lanou seus fortes apelos de converso. O mundo parece ter mudado pouco! Ns tambm nos perguntamos: DIR: Somos convidados a praticar a misericrdia, o jejum, a orao, a fraternidade: L1. Amando, perdoando, sendo solidrio. Partilhando o que se tem, mesmo quando se tem pouco. Lendo e meditando a Palavra de Deus. Tendo um corao sensvel aos sofrimentos do prximo. Denunciando, com coragem, a opresso e a excluso. Anunciando, sem medo, o Evangelho de Jesus. L2. Como ouvimos no basta rezar e fazer jejum. A orao e o jejum ganham sentido e se tornam caminhos de converso quando seguidos da justia, da fraternidade e da misericrdia. DIR: Quaresma o caminho que a Igreja nos convida a percorrer para chegarmos vitria junto com Cristo Ressuscitado. L3: Deus e a Igreja nos querem ver mais empenhados no lugar onde vivemos, trabalhamos, estudamos para semear o bem e acabar com o mal. L4: Na vivncia deste novo tempo, vamos nos esforar e descobrir formas e meios para crescer e construir um mundo de paz, aquela paz que Cristo sempre desejou para seus discpulos. DIR: Depois de um momento de silncio, vamos pedir espontaneamente a paz para aquelas pessoas, grupos e pases que se encontram em situaes de discrdia ou de guerra. SILNCIO Orao da Campanha da Fraternidade 2011 Senhor Deus, nosso Pai e Criador. A beleza do universo revela a vossa grandeza, A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, E o eterno amor que tende por todos ns. Pecadores que somos, no respeitamos a vossa obra,

E o que era para ser garantia da vida est se tornando ameaa. A beleza est sendo mudada em devastao, E a morte mostra a sua presena no nosso planeta. Que nesta quaresma nos convertamos E vejamos que a criao geme em dores de parto, Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, Por meio da nossa mudana de mentalidade e de atitudes. E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, Tambm ns, movidos pelos princpios do Evangelho, Possamos celebrar na Pscoa do vosso Filho, nosso Senhor, O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. Amm. DIR: Rezemos nas intenes do Santo Padre o Papa Bento XVI: Pai NossoAve MariaGlria ao Pai DIR: Rezemos a Orao Vocacional.

You might also like