You are on page 1of 49

Desenho Tcnico 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS ESCOLA DE AGRONOMIA e ENG. de ALIMENTOS SETOR DE ENGENHARIA RURAL

DESENHO TCNICO

Apostila de Circulao interna da Escola de Agronomia e Eng. de Alimentos

PROF REGIS DE CASTRO FERREIRA PROF. HELOINA TERESINHA FALEIRO PROF. RENATA FONSECA DE SOUZA

Maro/2008 Goinia, GO

Desenho Tcnico 2

I. INTRODUO Para o projetista ou Engenheiro a arte de representar um objeto ou fazer sua leitura atravs do Desenho Tcnico muito importante, uma vez que nele esto contidas todas as informaes precisas e necessrias para a construo de uma pea. O Desenho Tcnico surgiu da necessidade de representar, com preciso, mquinas, peas, ferramentas e outros instrumentos de trabalho, bem como edificaes de projetos de Engenharia e Arquitetura. A principal finalidade do Desenho Tcnico a representao precisa, no plano, das formas do mundo material, de modo a possibilitar a reconstituio espacial das mesmas. Assim, constitui-se no nico meio conciso, exato e inequvoco para comunicar a forma dos objetos. O desenho tcnico considerado como a linguagem grfica universal da Engenharia e Arquitetura. Da mesma forma que a linguagem verbal escrita exige alfabetizao, necessrio que haja treinamento especfico para a execuo e a interpretao da linguagem grfica dos desenhos tcnicos, uma vez que so utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais. No seu contexto mais geral, o Desenho Tcnico engloba um conjunto de metodologias e procedimentos necessrios ao desenvolvimento e comunicao de projetos, conceitos e ideias. Para isso, faz-se necessria a utilizao de um conjunto constitudo por linhas, nmeros, smbolos e indicaes escritas normalizadas internacionalmente.
A figura ao lado representa a forma espacial de um objeto por meio de figuras planas. Para um leigo seriam apenas quatro tringulos e um quadrado. Na linguagem grfica, esta figura seria a representao de uma determinada pirmide, ou as vistas de suas diferentes faces.

Desenho Tcnico 3

II.

NORMALIZAO

A fim de transformar o Desenho tcnico em uma linguagem padronizada, foi necessria a universalizao dos procedimentos de representao grfica. Essa padronizao feita por meio de normas tcnicas, que nada mais so do que cdigos tcnicos que regulam relaes entre produtores e consumidores, engenheiros, empreiteiros e clientes. Cada pas elabora as suas prprias normas que passam a ser vlidas em todo territrio nacional. No Brasil as normas so aprovadas e editadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, fundada em 1940. Para facilitar o intercmbio de produtos e servios entre as naes, os rgos responsveis pela normalizao de cada pas decidiram fundar, em 1947, a ISO (International Organization for Standardization), com sede em Londres. Assim, quando uma norma tcnica criada por algum pas e aprovada pelos demais, esta pode ser internacionalizada, passando a compor a ISO. No Brasil h uma srie de normas, as NBRs, que esto de acordo com a ISO e regem a linguagem do desenho tcnico em seus mais diversos parmetros: - NBR 10647 Norma geral de Desenho Tcnico; - NBR 10068 Layout e dimenses da folha de desenho; - NBR 10582 Contedo da folha para desenho tcnico; - NBR 8402 Definio da caligrafia tcnica em desenhos; - NBR 8403 Aplicao de linhas para a execuo de desenho tcnico; - NBR 13142 Dobramento da folha; - NBR 8196 Emprego da escala em desenho tcnico; - NBR 10126 Emprego de cotas em desenho tcnico; - NBR 6492 Representao de projetos arquitetnicos.

Desenho Tcnico 4

III. TIPOS DE DESENHO

NBR 10647 (Abr/1989) esta norma estabelece, dentre outras terminologias, a classificao do desenho segundo o seu aspecto geomtrico. O desenho tcnico pode ser dividido em duas grandes modalidades: Desenhos projetivos: abrange aqueles desenhos, cujo objetivo a demonstrao da forma e das medidas proporcionais dos objetos. representada por meio de vistas ortogrficas e perspectivas. Ex.: projetos de fabricao de mquinas e equipamentos; projetos e construo de edificaes de vrios tipos, envolvendo detalhes eltricos, arquitetnicos, estruturais, etc.; projetos para construo de rodovias, aterros, drenagem, barragens, audes, etc.; projetos planialtimtricos e topogrficos; desenvolvimento de produtos industriais; projetos paisagsticos; dentre outros. Desenhos no-projetivos: compreendem os grficos e diagramas resultantes de clculos algbricos. Este tipo de desenho no representa nenhuma importncia direta para esta disciplina. Diante dos exemplos apresentados, podemos observar que o desenho projetivo pode ser utilizado em diversas reas de concentrao da engenharia e arquitetura: desenho de mquinas, desenho mecnico, desenho arquitetnico, estrutural, eltrico e paisagsticos. Apesar de sua grande abrangncia, a aplicao do desenho tcnico segue, em todas as reas os mesmo padres de referncia estabelecidos pelas normas tcnicas brasileiras.

Desenho Tcnico 5

IV. FOLHA DE DESENHO (Formatos) NBR 10068 (Out/ 1987) determina e padroniza as dimenses e o layout das folhas a serem empregadas na confeco dos desenhos. As folhas podem ser utilizadas tanto na posio vertical quanto na posio horizontal. O formato bsico para papel, recomendado pela ISO e utilizado em grande parte dos pases, o formato A0, da srie A, cujas dimenses (841 x 1188) resultam numa rea de 1 (um) m2. Os outros papis resultam de subdivises deste, como apresentado na figura abaixo. H uma relao matemtica entre essas dimenses, que se aplicam a todos os demais formatos da srie A: o lado menor multiplicado pela no formato A0, 841 2 = 1188. Nota-se que, o papel de formato A1 tem a metade da rea do papel de formato A0. O papel A2 tem a metade da rea do A1, e assim por diante. Alm da srie A, existem tambm, as sries B e C, que so utilizados em casos excepcionais e no tem muita aplicabilidade no desenho arquitetnico. Formatos da srie A:
2 igual ao lado maior. Assim,

Desenho Tcnico 6

A normalizao dos formatos tem por objetivo proporcionar o melhor aproveitamento do material, com o mnimo de perdas por recortes, facilitando seu arquivamento. Carimbo (legenda ou selo) O carimbo deve conter toda a identificao do desenho: nome do proprietrio ou empresa pra o qual o projeto ser realizado; nmero de registro, ttulo e escala do desenho; nome dos responsveis pelo projeto e execuo, assinaturas; data e nmero da prancha. A legenda deve ter comprimento 178 mm nos formatos A4, A3, A2, e 175 mm nos formatos A1 e A0. A posio da legenda deve ser no canto inferior tanto em folhas horizontais quanto verticais, conforme apresentado na figura abaixo.

Exemplo de modelo de carimbo

AGRONOMIA CONSTRUTORA LTDA


Projeto:

SEDE DA PROPRIEDADE RURAL Fazenda Terra do Jacarand Data: 21/03/2006


rea: ...
PRANCHA NICA

Planta baixa
Propriet.:

Propriedade:

Renata F. de Souza Rabelo


Unidade: metro

Escala: 1:50
Projetista:

Mateus Matos de Alcntara

ASS:

Desenho Tcnico 7

V. DOBRAMENTO DO PAPEL NBR 13142 (Mai/ 1994) esta norma estabelece as condies para o dobramento do papel de modo a facilitar o seu arquivamento. A condio geral para este procedimento permitir que o resultado final do dobramento seja uma folha no formato A4 (210 x 297 mm). , igualmente importante observar se o carimbo ou selo est visvel. A figura abaixo mostra um exemplo de cpia padro A2 e A3 dobrada.

Desenho Tcnico 8

VI TIPOS DE TRAO NBR 8403 (Mar/ 1984) esta norma determina os tipos e o escalonamento dos traados utilizados em desenhos tcnicos. Nos desenhos tcnicos utiliza-se traos de diversos tipos e espessuras. Na prtica as espessuras mais usadas so as 0,7 mm; 0,5 mm e 0,3 mm e os traados seguem padres pr-estabelecidos como os indicados no quadro a seguir: QUADRO 1: Tipos de linha

Desenho Tcnico 9

Traados Para a aplicao destas normas, no entanto, necessria uma mnima destreza no manuseio dos instrumentos, por isto a prtica do desenho tem incio com trabalhos em traado. O comeo deste trabalho importante ter conhecimento que a lapiseira deve ser mantida entre os dedos polegar, indicador e mdio, enquanto o anular e o mnimo apiam na folha. A presso exercida na lapiseira deve ser constante e firme, mas no excessiva, para evitar sulcos no papel. Os primeiros exerccios desenvolvem a tcnica para o traado de linhas razoavelmente retas, fazendo a unio de dois pontos dados. Neste caso, importante que se atente para os pontos extremos da linha, que definem a sua direo e, portanto, aquela do trao a ser executado. Para a execuo desta linha h duas tcnicas: a) desenhar uma linha razoavelmente reta, entre os dois pontos com traos sucessivos; b) ou para linhas longas, desenhar uma linha contnua atravs de um movimento de brao. Neste caso aconselhvel ensaiar algumas tentativas para obter a direo desejada e s aps traar, como mostram as figuras abaixo.

Desenho Tcnico 10

Exerccio: traar as retas abaixo

Para a boa confeco de um desenho os traos devem apresentar regularidade em toda sua extenso. Assim, a uniformidade do traado deve ser minuciosamente observada, devendo ser mantida a espessura escolhida, do incio ao fim, sem que haja interrupes, como pedaos de trao apagados ou no completados. As linhas contnuas no devem ultrapassar os cantos ou deixar de alcan-los; os diversos traos de uma linha tracejada devem ter comprimentos aproximadamente iguais e ser eqidistantes. Erros mais frequentemente de traos.

Desenho Tcnico 11

VII. CALIGRAFIA TCNICA NBR 8402 (Mar/ 1994) esta norma fixa os princpios da escrita utilizada em desenhos tcnicos e documentos semelhantes. Para se obter maior legitimidade os tipos de letras e algarismos devem ser legveis e de fcil execuo. recomendvel que se utilize letras verticais, maisculas e do tipo BASTO. As letras minsculas e as inclinadas tambm podem, casualmente, serem utilizadas. Alguns parmetros devem ser observados a fim de se obter um letreiro harmonioso: Estilo constante Altura constante Traos com verticalidade ou inclinao uniformes Espessura uniforme dos traados Observar o espaamento mais adequado entre os caracteres e entre as palavras Exemplo de letra tcnica:

ABCDEFGHIJKLMNOPQR STUVXWYZ 123456789

abcdefghijklmnopqrstuvx wyz

Desenho Tcnico 12

Desenho Tcnico 13

Desenho Tcnico 14

Composio de palavras: Na composio de palavras necessrio dar ateno principalmente ao espaamento entre as letras. Este espaamento depende da forma de cada letra e para um letreiro harmonioso no deve ser o mesmo entre todas as letras. Com a prtica neste procedimento o espaamento correto intuitivo, mas no incio aconselhvel observar certas regras na combinao de letras com as seguintes caractersticas: 1. Intervalos limitados por traos retos paralelos: espaamento de meia altura da pauta. JL HN MP VA 2. Intervalos limitados por traos retos no paralelos: espaamento de meia altura da pauta medido na metade do trao inclinado. VL NA AB AM 3. Intervalos limitados por traos verticais curvos: espaamento um tero da pauta, para compensar a impresso de maior rea entre as letras. DI OP QU IO 4. Intervalos limitados por traos inclinados e curvos: espaamento um tero da pauta, medido na metade do trao inclinado. AC VO AG AO 5. Intervalos limitados por traos curvos: traos curvos aumentam a aparncia de uma maior rea, por isto as letras devem ter menor espaamento que nas situaes anteriores. DC QG GO OC 6. Letras com formas abertas: mxima aproximao. LI FA TA JT

Desenho Tcnico 15

Mapa A

Mapa B.

Desenho Tcnico 16

Composio de frases A distncia entre as palavras devero parecer a mesma, para isto deve observar-se o espaamento entre as letras iniciais e finais de cada palavra seguindo as indicaes de espaamento descritas anteriormente. Exerccio: Transcrever o pargrafo abaixo, obedecendo s regras de caligrafia tcnica utilizando as pautas estabelecidas.

Desenho Tcnico 17

VIII. ESCALAS NBR 8196 refere-se ao emprego de escalas no desenho. A escala de um desenho a relao entre as dimenses do mesmo e as dimenses da pea real que est sendo representada.

Se realizamos um desenho na escala 1:50, significa que cada dimenso representada no desenho ser 50 vezes maior na realidade, ou seja, cada 1 (um) centmetro que medirmos no papel corresponder a 50 (cinqenta) centmetros na realidade. Nem sempre possvel executar um desenho com as dimenses reais do objeto. Dependendo do tamanho da pea e da folha de desenho teremos que aplicar uma reduo ou ampliao proporcional dessa pea, sem, contudo modificar sua forma, para que todos os detalhes fiquem claramente definidos. Assim, podemos definir os trs tipos de escalas: a) Escala de reduo: o desenho tem as dimenses menores do que as dimenses do objeto desenhado. No caso das edificaes, as escalas utilizadas na sua representao so normalmente escalas de reduo, devido a sua grandeza (as dimenses da pea real so reduzidas para que seja possvel representa-la em uma folha de papel). Representao: 1/10
ou

1:10

ou

1 10

1:1

1:2

1:5

Desenho Tcnico 18

b) Escala de ampliao: o desenho tem as dimenses maiores do que as dimenses do objeto desenhado. Neste caso as dimenses da pea real so ampliadas para represent-la no desenho. Imagine uma pea com dimenso de alguns milmetros, que para ser representada e visualizada mais facilmente foi ampliada dez vezes. Neste caso a representao correta : 10:1
ou

10/1

ou

1 , (cada dez unidades no desenho correspondem a uma unidade 10

na pea real).

1:1 objeto desenhado.

2:1

5:1

c) Escala natural ou real: o desenho tem as mesmas dimenses do Representao: 1/1 ou 1:1 Nos projetos de edificaes so adotadas diferentes escalas para os diferentes tipos de desenhos, dependendo do nvel de detalhes que se deseja representar em cada um. As escalas usualmente empregadas so listadas a seguir.
PLANTA plantas de situao plantas de localizao plantas baixas e cortes desenhos de detalhes ESCALAS, USUALMENTE, EMPREGADAS 1:200, 1:500, 1:1000; 1:2000 1:200, 1:250, 1:500 1:50, 1:100 1:10, 1:20, 1:25

As escalas se classificam em: 1) escalas numricas e 2) escalas grficas. 1) Escalas numricas: indicam, sob a forma de frao, uma relao em que o numerador igual unidade e o denominador o fator de reduo. A frao 1:50 a escala numrica que nos indica que uma parte do desenho representar 50 partes do objeto real.

Desenho Tcnico 19

2) Escalas grficas: muitas vezes, quando utilizamos o recurso da escala numrica para a execuo de projetos, poderemos incorrer em erros enganosos, alm do tempo excessivo gasto para realizar os inmeros clculos de converso. Assim, torna-se mais prtico e seguro o emprego de escalas grficas, que permitiro uma leitura direta. Escala grfica uma figura geomtrica, uma linha fragmentada ou uma rgua graduada, que serve para determinar, de forma imediata, a distncia grfica, uma vez sabida a distncia real, e vice versa. Construo de uma escala grfica simples
Para construo de uma escala grfica necessrio calcular o valor da diviso principal correspondente no desenho. Ex. Construir uma escala grfica de 1/50 Diviso Principal = 1m Clculo do valor diviso principal correspondente no desenho D -------------- R 1m -------- --50m Xm ---------- 1m X= 1/50 = 0.02m = 2cm Ento cada 2 cm no desenho corresponde diviso principal de 1m.

Figura. Escala grfica simples

Desenho Tcnico 20

Com a criao do escalmetro, e sua colocao no mercado pelas indstrias de instrumentos para Desenho, o uso das escalas se tornou ainda mais fcil. Estq ferramenta traz impresso em seus dorsos as escalas de maior uso. Para os desenhos de Arquitetura, o escalmetro triangular, possui as escalas de reduo: 1:20, 1:25, 1:50. 1:75, 1:100, 1:125, todas expressas em Metro.

Escalmetro tipo 1 Exerccios: 1. Uma janela que numa escala 1:25 mede 0,04 m (4cm) de largura, que dimenso ter na realidade? 2. Um terreno mede 200 m e est representado no papel por 0,4 m, em que escala est representado? 3. A distncia grfica entre A e B 8 cm, e a distncia real de 84 km. Qual a escala utilizada? 4. Deseja-se representar um retngulo com as dimenses de 10 m X 15 m, na escala 1:150. Quais as dimenses grficas em centmetros? 5. A distncia grfica entre duas cidades A e B 6 cm e a distncia real de 15km , ento qual a escala utilizada no mapa? 6. Uma escultura foi representada em um desenho com 84 mm de altura, na escala 1:200. Qual a dimenso real desta escultura? E se ela fosse representada na escala de 1:50 quanto mediria?

Desenho Tcnico 21

IX. USO DE ESQUADROS E RGUA PARALELA A utilizao correta dos esquadros em desenho tcnico de fundamental importncia para a obteno da preciso necessria. Estes instrumentos so utilizados para o traado de linhas horizontais e verticais e podem servir tambm como apoio. O traado de retas paralelas ou perpendiculares a determinada direo pode ser realizado movendo-se um esquadro apoiado sobre o outro que permanece fixo.

Podem ser utilizados tambm para o traado de linhas em ngulos determinados (30, 45, 60 e outros).

Um recurso para o traado de linhas com ngulos diferentes a combinao dos esquadros, apoiados, como nos exemplos.

Quando dispomos de rgua paralela, esta alm de apoiar o traado de linhas horizontais serve tambm como apoio aos esquadros, permitindo o traado de linhas verticais e em ngulos determinados (30, 45, 60 e outros).

Desenho Tcnico 22

X.

COTAGEM NBR 10126 Esta norma fixa os princpios gerais de cotagem a serem aplicados em desenho tcnico. Apesar dos desenhos componentes dos projetos usualmente serem representados em escala necessria a representao numrica das suas dimenses reais e isso feito mediante o uso de linhas, smbolos, notas e valores numricos numa unidade de medida. As regras adotadas na cotagem tm o objetivo de deixar sua representao clara e padronizada, privilegiando, sempre, a clareza e a preciso na transmisso das informaes. Elementos componentes da cotagem: linha de cota: a linha que contm a dimenso daquilo que est sendo cotado e na qual posicionado o valor numrico da cota. No deve se distanciar mais do que 10 (dez) mm do desenho e no menos que 7 (sete) mm. Para evitar que o desenho fique visualmente poludo, essas linhas se diferenciam daquelas pertencentes ao desenho, mediante a espessura do trao (que mais fina para as cotas). linha de extenso (ou auxiliar) de cotagem : a linha que liga a linha de cota ao elemento que est sendo cotado. Ela tem a funo de delimitar o espao a ser cotado e se distancia do desenho em apenas 1 (um) mm. finalizao das linhas de cota (encontro da linha de cotas e da linha de extenso): usualmente na representao dos projetos de arquitetura as linhas de cota e de extenso se cruzam e so adotados pequenos traos inclinados a 45 neste ponto de interseco das mesmas. Veja o exemplo abaixo:

Desenho Tcnico 23

importante seguir algumas regras bsicas para construir as cotas: 1) 2) 3) Toda cotagem necessria para representar clara e completamente o objeto deve ser representada diretamente no desenho. A cotagem deve ser localizada na vista ou no corte que Cotar somente o necessrio para descrever o objeto. represente mais claramente o elemento. 4) As linhas de cota, extenso e o trao (450) devem ser feitos com um grafite de espessura menor do que o grafite utilizado para desenhar o objeto. 5) No traar linhas de cota e linhas de chamada como continuao das linhas do desenho. 6) As cotas devem ser colocadas no meio da linha de cota sem, contudo, toc-la. 7) Cotao horizontal: cotas sobre a linha de cota Cotao vertical: cota do lado esquerdo da linha de cota no sentido de leitura: de baixo para cima. 8) Quando o espao for pequeno para cotar podemos deslocar a cota e indic-la por meio de um trao obliquo. 9) O nmero de casas decimais deve ser a mesma em todo o desenho, separadas por ponto: .10 ; 3.40 ; 1.00 10) As cotas devem ter tamanhos uniformes, em torno de 5 mm. 11) No pode haver cruzamento entre linhas de cota, tampouco entre linhas de chamada. 12) Evitar repeties desnecessrias. 13) As cotas devem ser colocadas de forma que clculos sejam evitados durante a execuo do projeto. 14) Referncias de nvel Nas plantas-baixas adota-se o smbolo para informar a cota em

determinados pontos do projeto. No necessrio representar a cota de cada pea, mas sim cada vez que existir uma regio do projeto em uma cota de

Desenho Tcnico 24

nvel diferente. Nos cortes, adota-se usualmente o smbolo representar as cotas de cada regio do projeto.

para

Desenho Tcnico 25

XI. VISTAS ORTOGRFICAS O Desenho Projetivo aquele que resulta de projees do objeto sobre um ou mais planos que se fazem coincidir com o do prprio desenho. Este tipo de desenho pode ser:
Vistas Ortogrficas: figuras resultantes de projees cilndricas ortogonais do

objeto, sobre planos convenientemente escolhidos de modo a representar, com exatido, a forma deste objeto com seus detalhes.
Perspectivas: figuras resultantes de projeo cilndrica ou cnica sobre um

nico plano, com a finalidade de permitir uma percepo mais fcil da forma do objeto. O fundamento terico para a representao atravs de vistas ortogrficas tem origem nos conceitos de Geometria Descritiva, em que planos de projeo perpendiculares se interceptam e formam o paraleleppedo de referncia, descrito na figura 1, que pode gerar at seis vistas do objeto. Nestas vistas devido projeo ortogonal, as arestas assim como todos os detalhes contidos nas faces do objeto so representados em verdadeira grandeza. A verdadeira grandeza este a principal vantagemdeste tipo de representao em relao s perspectivas, alm da fcil representao.

Desenho Tcnico 26

No necessrio utilizar seis vistas para representar objetos relativamente simples, geralmente utilizam-se apenas trs vistas (superior, frontal e lateral). Esta combinao pode variar e no trabalho prtico a escolha da combinao das vistas fundamental para descrever da forma mais clara e econmica o objeto. Na figura abaixo, o mesmo objeto representado nas figuras anteriores atravs de seis vistas contempla o mesmo nvel de preciso descrito apenas em trs vistas.

As vistas ortogrficas so figuras representativas de uma projeo cilndrica ortogonal de um objeto sobre um plano, devendo ser realizada de modo a deixar ntida a forma do objeto e seus detalhes. A projeo ortogonal uma representao bidimensional de um objeto tridimensional. De acordo com a norma (NBR 10647) as vistas principais de uma pea qualquer so as seis vistas que se projetam no paraleleppedo de referncia: frontal, lateral direita, lateral esquerda, inferior, superior e posterior.

Desenho Tcnico 27

A vista mais importante de um objeto deve ser tomada como a principal ou frontal. Assim, alguns critrios so importantes para a escolha desta vista: Maior nmero de detalhes voltados para o observador; Posio de uso, fabricao ou montagem; Maior rea ( desde satisfaa o primeiro item ).

Desenho Tcnico 28

Exerccio: representar as vistas dos objetos abaixo a partir de suas perspectivas

Desenho Tcnico 29

XII.

PERSPECTIVAS AXONOMTRICAS

Este termo vem do latim (perpectum ver atravs) e constituem-se na cincia da representao grfica dos objetos, tais como so vistos pelos nossos olhos. um mtodo que nos permite reproduzir as trs dimenses numa superfcie plana, representando, graficamente, as deformaes aparentes percebidas pelas nossas vistas. A perspectiva nos fornece trs elementos indispensveis: 1) d ao objeto a idia de dimenso e volume; 2) d a sensao de distncia; 3) sugere espao. A axonometria na perspectiva refere-se a uma projeo cilndrica ortogonal sobre um plano obliquo em relao s trs dimenses do corpo a representar. Existem quatro tipos de perspectiva axonomtrica: a) b) c) d) Cavaleira Isomtrica Dimtrica Militar

Para efeito didtico, trabalharemos apenas com as duas primeiras.

Desenho Tcnico 30

Perspectiva Cavaleira Em uma perspectiva cavaleira, temos a figura apresentada com uma face frontal, sendo nesta face marcadas a largura e altura, conservando a sua forma e as suas dimenses, como na figura abaixo.

Devemos marcar o comprimento em apenas uma direo, sofrendo reduo em sua medida proporcional ao ngulo de profundidade. Os ngulos mais utilizados so 300, 450 e 600. As retas perpendiculares ao quadro ou superfcie a ser desenhada, tm o nome de Fugitivas; o ngulo que formam, em perspectiva com a direo horizontal chamado de ngulo das Fugitivas e a razo existente entre o comprimento em perspectiva (deformado) de seus segmentos e o comprimento real denomina-se Coeficiente de Alterao ou Fator de

Converso (K). Este fator s aplicado nas arestas perpendiculares ao quadro


e os melhores valores para K se encontram entre 0,5 e 1. Valores fora desta faixa podem ser usados, mas incorrem em deformidades das arestas do objeto, dificultando sua visualizao.

Desenho Tcnico 31

Perspectiva Isomtrica Na perspectiva Isomtrica os trs eixos no espao (x, y, z) esto igualmente inclinados em relao ao plano de projeo. Assim, os eixos axonomtricos fazem o mesmo ngulo e o coeficiente de reduo nas trs escalas iguais. Portanto a escala axonomtrica 1:1:1. comum a posio, no papel, do eixo Z na vertical, representando a escala das alturas. Para o traado das demais direes (eixos X e Y), que fazem ngulo de 300 com a direo horizontal, utiliza-se um esquadro.

Aparncia da Perspectiva Isomtrica Observe a diferena entre as duas perspectivas estudadas, nos desenhos abaixo.

Isomtrica

Cavaleira

Cada uma delas mostra o objeto de um jeito. Comparando as duas formas de representao, podemos notar que a perspectiva isomtrica a que d a idia menos deformada do objeto. ISO quer dizer mesma; MTRICA quer dizer medida. A perspectiva isomtrica mantm as mesmas propores do comprimento, da largura e da altura do objeto representado.

Desenho Tcnico 32

XIII. DESENHO ARQUITETNICO Desenho arquitetnico consiste na representao geomtrica das diferentes projees, vistas ou sees de um edifcio ou parte do mesmo, munindo-se de convenes que venham auxiliar na leitura e execuo da obra. O projeto arquitetnico composto de: Planta baixa Planta da situao Planta de locao / diagrama de cobertura Cortes PLANTA BAIXA a principal representao grfica de uma construo, pois consiste na visualizao superior da construo, supondo-se a mesma cortada por um plano horizontal situado a aproximadamente 1,50 m de altura e retirando-se a parte superior, o ideal que as janelas sejam cortadas pelo plano horizontal, tal como representado na figura abaixo. Nela devero conter as disposies dos cmodos e posio de paredes, portas e janelas, com medidas horizontais. Fachada Detalhe

Parte demonstrativa da Planta Baixa. Perspectiva isomtrica mostrando princpio da planta baixa. o

Desenho Tcnico 33

Na maioria dos projetos arquitetnicos a escala usada de 1:50, mas em casos excepcionais usamos a escala de 1:100. Recomendaes: Inicialmente, deve-se traar as paredes e, em seguida, marcam-se as portas e janelas; A planta deve ser desenhada sempre com a frente voltada para baixo; Em toda planta baixa devem ser indicados pelo menos dois cortes, e em caso de dois ou mais pavimentos, sero representados cada um, separadamente; Paredes externas, em geral, tem espessura de 20 a 25 cm (1 tijolo) e as internas tero espessura de 15 cm (1/2 tijolo). A nomenclatura da planta baixa, bem como a escala utilizada deve ser indicada no canto inferior esquerdo. Etapas para a confeco de uma planta baixa: Primeira fase: 1. marcar o contorno externo do projeto 2. desenhar as espessuras das paredes externas 3. desenhar as principais divises internas Segunda fase: 4. desenhar as portas e janelas porta = P: largura x altura (P: .90 x 2.10 m) / janela = J: base x altura (J: 1.1 x .90 m). Na escolha da posio das portas devemos dar preferncia as extremidades e deixar no mnimo 0,10 m de parede (boneca) para fixao das guarnies. 5. apagar os excessos das linhas traadas 6. desenhar a projeo da cobertura (beiral), as quais devem ser maiores que 0,50 m. Terceira fase: 7. desenhar as linhas pontilhadas (beiral, janelas altas) 8. acentuar as espessuras dos traos (paredes)

Desenho Tcnico 34

9. colocar linhas de cotas e cotar (inclusive as cotas de nvel dos pisos) 10. escrever o nome dos compartimentos 11. indicar a posio dos cortes e indicar o Norte.

Figura. Exemplo de planta baixa: habitao rural

Desenho Tcnico 35

CORTES O corte consiste na visualizao da construo, aps a mesma ter sido cortada por um plano vertical e retirada a parte anterior. Tem por finalidade apresentar as vrias alturas de um prdio , tais como p direito, altura de janelas e portas, altura de peitoris, vigas, vergas, etc. Alm disso, atravs dos cortes apresentamos os principais detalhes das fundaes, lajes, coberturas e outros.

Perspectiva isomtrica mostrando o princpio do Corte.

Parte demonstrativa do Corte.

Recomendaes: A escala a ser adotada , em geral, de 1:50; Sero feitos, no mnimo, dois cortes, escolhendo aqueles mais significativos (com mais detalhes); A nomenclatura dos cortes bem como a escala sero indicados no canto inferior esquerdo; Todas as medidas verticais devero ser cotadas;

Desenho Tcnico 36

Espessuras de lajes, fundaes e peas do telhado no sero cotadas As lajes, geralmente, so representadas com espessura de 10 cm, as fundaes corridas estaro sempre sob as paredes, com largura de 25 a 40 cm para as paredes de tijolo e de 30 a 60 cm para paredes de 1 tijolo. A profundidade das fundaes na planta arquitetnica no marcada, pois depende de estudos de qualidade do solo. Os telhados so vistos em ambos os cortes, geralmente so sustentados pelas tesouras que aparecem sempre de frente quando transversal ao telhado. O espaamento entre duas tesouras, no corte longitudinal, no ultrapassa a 3 m nos casos comuns. Nos cortes longitudinais, para efeito de representao do telhado, considera-se o corte passando pela parte mais alta do telhado, ou seja, pela CUMEEIRA. Etapas para a confeco dos cortes: 1. desenhar a linha do terreno 2. marcar a cota do piso e traar 3. desenhar as paredes externas e marcar as alturas 4. desenhar o forro quando houver 5. desenhar a cobertura ou telhado 6. desenhar as paredes internas cortadas pelo plano 7. marcar a portas e janelas cortadas pelo plano de corte 8. desenhar os elementos no cortados (janelas e portas) 9. colocar as linhas de cota e cotar 10. repassar os traos em todo desenho, os finos, mdios e, por ltimo, os grossos.

Desenho Tcnico 37

Figura. Cortes transversal (AA) e longitudinal (BB) Habitao rural.

Desenho Tcnico 38

FACHADA A fachada tem por finalidade mostrar como sero as faces do prdio, exteriormente, aps ser concluda a obra.

Recomendaes a escala adotada de 1:50 ou 1:100 sero feitos depois de desenhados os cortes deve-se desenhar a linha do terreno e marcar as medidas horizontais todas as medidas relativas s alturas sero transportadas dos cortes para a fachada haver , no mnimo uma fachada (principal), podendo ser representadas as outras faces da construo a nomenclatura da fachada ser indicada no canto inferior esquerdo a fachada no cotada

Desenho Tcnico 39

Figura. Fachada leste Habitao rural PLANTA DE LOCAO E COBERTURA a) Locao: serve para alocar a construo dentro dos limites do terreno. Esta deve mostrar muros, portes, rvores existentes ou a serem plantadas, um ponto de referncia que desperte interesse e a orientao cardeal (norte).

Desenho Tcnico 40

b) Cobertura: pode indicar a disposio dos vrios planos do telhado e o sentido de queda das guas pluviais. A cada plano do telhado damos a denominao de gua. Recomendaes: a escala mnima adotada de 1:100, normal 1:200 a cobertura ser sempre desenhada com a frente principal voltada para baixo deve-se indicar os contornos e divises dos planos indicar, por meio de setas o sentido de queda das guas contorno externo das paredes da construo (projeo) nomenclatura e escala sero colocados no canto inferior esquerdo o desenho no dever ser cotado.

Figura. Exemplo de diagrama de cobertura.

Desenho Tcnico 41

PLANTA DE SITUAO Consiste na visualizao superior do terreno e da construo situada em seu interior. Indica a forma e dimenses do terreno, os lotes e as quadras vizinhas, limites da propriedade ou parte dela e ruas ou estradas de acesso. Em geral, so representadas na escala de 1:500, 1:000 ou 1:2000.

PLANTA DE SITUAO

Desenho Tcnico 42

XIV. NOES DE DESENHO TOPOGRFICO A palavra "Topografia" deriva do grego topos (lugar) + graphein (descrio) e pode ser definida como a cincia aplicada com princpios, mtodos e instrumentos empregados na determinao da posio relativa de elementos e pontos de uma poro da superfcie terrestre, bem como sua representao grfica detalhada. A topografia tem fundamental importncia em muitos trabalhos ou projetos relacionados s reas de engenharia, arquitetura e agronomia, uma vez que fornece dados e informaes "a cerca da rea a ser trabalhada", facilitando o planejamento e a execuo das aes a serem implementadas (locaes de obras, demarcaes de terras, loteamentos etc). Ao se projetar qualquer obra de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, necessrio o levantamento topogrfico do lugar onde a obra ser implantada. Da a importncia da Topografia, que se incumbe do levantamento ou medio, que dever ser precisa e adaptada ao terreno. Apenas a Topografia pode medir ou calcular distncias horizontais e verticais, calcular ngulos horizontais e verticais com alta ou altssima preciso, como medir distncias horizontais com erro provvel de 1 para 100.000, calcular altitudes com preciso de um dcimo de milmetro. Aplicaes Mapeamento de pequenas reas: a Topografia o meio pelo qual se obtm as coordenadas planimtricas ou horizontais (X, Y) e as coordenadas altimtricas (Z). Estradas (rodovias e ferrovias): a Topografia participa do reconhecimento, ajuda no anteprojeto, executa a linha de ensaio ou linha bsica, faz e loca o projeto do traado geomtrico, projeta a terraplanagem; resolve o transporte de terra, controla a execuo e pavimentao (infra-estrutura, no

Desenho Tcnico 43

caso das ferrovias), colabora na sinalizao, corrige falhas como curvas maltraadas, etc. Barragens: a Topografia faz os levantamentos planialtimtricos, loca o projeto, determina o contorno da rea inundada, controla a execuo da obra monitorando problemas de nveis e alinhamentos.

Planimetria

Altimetria

A Topografia deve ser entendida como uma importante prtica dentro da Engenharia. Hoje, encontra-se em fase de transio quanto ao uso de equipamentos e tcnicas de operao. O advento do sistema GPS (Global Posiotioning System) vem proporcionando verdadeiras revolues nos mtodos tradicionais. Porm, a modernizao dos equipamentos de medio muito bem-vinda pelo ganho incomparvel em tempo e facilidade de operao. Apesar dos avanos tecnolgicos surpreenderem at as mais arrojadas expectativas, nem todas as atividades podem se valer do sistema GPS. Existem situaes em que as tcnicas tradicionais de operao da Topografia esto e sero ainda por muito tempo preservadas.

Desenho Tcnico 44

XIV. APLICAES DO DESENHO RURAL A aplicao da interpretao do desenho tcnico para os profissionais da agronomia no se restringe apenas ao projeto de instalaes rurais, edificaes de armazenamento de gros (desenho arquitetnico) ou interpretao do relevo (desenho topogrfico). Atualmente as propriedades rurais utilizam-se de sofisticados recursos de gesto de uso do solo, entre eles a interpretao de fotos de satlites para definio de rea de plantio. Como ilustrao deste recurso as figuras a seguir mostram diferentes imagens de uma propriedade segundo objetivos especficos.

Este tipo de representao podem ser classificadas como vistas superiores ou em planta de uma poro de terra significativa. Estas representaes normalmente vm acompanhadas de uma legenda que facilita a interpretao da simbologia empregada. Projetos de propriedades rurais, de carter ambiental e/ ou urbanistico que abrangem grandes extenses caracterizam-se pelo emprego de escalas de desenho de alta reduo e baixo nvel de detalhamento ( a apartir de 1/1000, 1/ 5000). O objetivo dessa representao concentra-se na demonstrao de zoneamento de atividades e/ ou tipo de cultivo. Abaixo esto expostos exemplos de smbolos utilizados neste tipo de desenho.

Desenho Tcnico 45

Convenes de desenho rural (em escala de alta reduo):

Desenho Tcnico 46

Convenes do desenho rural e paisagstico (em escala de menor reduo) Em escalas com menor grau de reduo (1/ 750, 1/500, etc) h possibilidade de detalhar melhor a vegetao, as vias (de carros e pedestres) e os equipamentos. As figuras abaixo mostram parques representados com grande preciso.

Da mesma forma, projetos que definem a organizao de pequenas propriedades se definem tambm podem ser pensadas em escala compatvel com sua extenso e o detalhamento vai aumentando no decorrer do projeto. Esta evoluo pode ser verificada na seqncia de desenhos a seguir que demonstra as etapas de projeto:

Fig. Zoneamento

Fig. Anteprojeto

Fig. Projeto

Desenho Tcnico 47

Representao de vegetao e benfeitorias

Desenho Tcnico 48

Desenho Tcnico 49

EXERCCIO: Em folha A2, utilizando as representaes da legenda, representar parte de uma propriedade rural descrita pelos elementos abaixo e suas respectivas coordenadas, considerando a unidade em metros. O desenho dever ser realizado em escala de1:1000 e todos os elementos representados devero estar de acordo com a escala utilizada. Dever conter ainda, legenda especificando os smbolos utilizados, sendo colocados no lado direito da prancha, acima do carimbo. Limites da poro da propriedade considerada:
1 (0,0) 2 (20,80) 3 (10, 190) 4 (40, 320) 9(410,290) 10 (410,170) 11 (410, 100) 12 (420,60) 5 (170,280) 6(220, 290) 7 (300,310) 13 (300, 40) 14(220, 40) 15 (150, 20) 8 (350, 310) 16 (70,0)

Considerando que, ao Sul, o limite da propriedade um ribeiro perene, com 10 metros de largura, representa-lo de acordo com as orientaes da legenda, acompanhando a linha formada pelos pontos 1, 16, 15, 14, 13 e 12. A oeste, o limite da propriedade se faz com uma rodovia de 15 m de largura. Portanto, duplicar a linha formada pelos pontos 1, 2, 3 e 4. Limites internos que definem diferentes usos do solo: O polgono formado pelos pontos 3, 4, 5, 6, 7, 8, 17 (280,230) e 18 (100,180), define a rea de milho O polgono formado pelos pontos 8, 9, 10, 11, 19 (300,70) e 17, define a rea de cultivo de feijo. O polgono formado pelos pontos 11, 12, 13, 14, 15, 16, 20 e 19 define a rea de Floresta. O polgono formado pelos pontos 2, 3, 18, 17, 19 e 20 (70,30), define a rea de pasto cultivado. Sede A sede da fazenda determinada pelos pontos 21 (30,40), 22 (30,50), 23 (40,50) e 24 (40,40). Uma cerca dever fazer o contorno em toda sede. Aude Um aude determinado pelos pontos 25 (280,130), 26 (260,140), 27 (280,170) e 28 (290, 150). Acessos O acesso da rodovia se faz prximo ao ponto 1 e ao ponto 3 atravs de porteiras. H porteiras, tambm, prximo aos pontos 17 e 18. Estradas carroveis devero ser incorporadas representao permitindo o trnsito entre porteiras. Caminhos importantes tambm podem ser representados. Todas as divises da propriedade devem estar representada por cerca de arame.

You might also like