You are on page 1of 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAO

O TRABALHO COMO PROCESSO DA CONSCIENCIA HUMANA, UMA PERSPECTIVA MARXISTA.

Candidato: Antonio Gilson Duarte de Oliveira Projeto de Mestrado rea de Concentrao: Filosofia e Educao e Ensino de Filosofia

Macei, 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAO

O TRABALHO COMO PROCESSO DA CONSCIENCIA HUMANA, UMA PERSPECTIVA MARXISTA.

Projeto de Dissertao apresentado ao Curso de PsGraduao em Educao da Universidade Federal de Alagoas, como pr-requisito para ingresso no Curso de Mestrado em Educao. Linha de pesquisa I: Processos Educacionais: Filosofia e Educao e Ensino de Filosofia.

Candidato: Antonio Gilson Duarte de Oliveira Projeto de Mestrado rea de Concentrao: Filosofia e Educao e Ensino de Filosofia.

Macei, 2013
3

SUMRIO

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

APRESENTAO.................................................................................................05 OBJETO.................................................................................................................09 OBJETIVOS...........................................................................................................15 JUSTIFICATIVA...................................................................................................16 METODOLOGIA...................................................................................................17 CRONOGRAMA................................................................................................... 18 BIBLIOGRAFIA INICIAL....................................................................................19

I- APRESENTAO:

A educao no um negcio, criao. (Mszros).

A discusso a respeito da relao entre educao e trabalho no processo do conhecimento humano tende a mudar de acordo com as transformaes no mundo do trabalho e sua concepo. Desde as comunidades primitivas at os dias atuais essa reflexo em torno de como se dar o processo do conhecimento ocupa um lugar destacado entre diferentes filsofos, antigos, medievais, modernos e contemporneos. Mas, a crise educacional vigente e o aprofundamento da misria na classe trabalhadora que tem intensificado a reflexo sobre a produo do conhecimento, sua aceitao ou negao como possibilidade a outras perspectivas.

A educao do ponto de vista capitalista condiciona o individuo para a alienao, mantendo o status quo e aprofundando a misria da classe trabalhadora. Quanto mais se fortalece a estrutura dos meios de produo, mas se aprofunda a misria da classe trabalhadora. O trabalhador sempre levado a produzir mais e melhor para satisfazer o desejo dos donos dos meios de produo e a manuteno da estrutura do capital atravs da expropriao e da mais-valia.

Diante desse estado, busquemos a gnese do processo de conhecimento e o modelo de educao das comunidades primitivas e seu processo evolutivo at os dias atuais para

compreender melhor a importncia do trabalho numa perspectiva educacional voltada para liberdade e emancipao dos indivduos.

Nesse sentido, o conceito de trabalho aqui estudado deve ser diferenciado de outros, sobretudo daquele elaborado sobre o vis capitalista que tem uma funo de alienao do trabalhador e de expropriao da fora de trabalho para manuteno do capital. Contrapondose a viso do trabalho no capitalismo que podemos ir ao centro da questo fundamental da teoria marxiana que segundo Artur Bispo dos Santos Neto, tem como propsito esclarecer o processo de constituio do pensamento em si mesmo, mas to somente quando este emana das determinaes objetivas. (BISPO, 2013). Esse me parece ser o ponto fundamental para compreender o trabalho como processo educativo.

do trabalho, atravs de sua condio objetiva que emerge o processo de compreenso da realidade, como destaca Leandro Konder em seu livro o que dialtica em referencia ao pensamento hegueliano sobre o trabalho.

Hegel percebe que o trabalho a mola que impulsiona o desenvolvimento humano; no trabalho que o homem se produz a si mesmo; o trabalho o ncleo a partir do qual podem ser compreendidas as formas complicadas da atividade criadora do sujeito humano. (KONDER,1998).

Heguel feliz ao perceber no trabalho a condio para o desenvolvimento humano, mas sua percepo se reduz ao trabalho intelectual. Neste sentido, Marx mesmo concordando com Hegel no tocante a sua viso do trabalho como processo do desenvolvimento humano, lhe faz uma critica a sua viso unilateral do trabalho.
6

Marx concordou plenamente com a observao de Hegel de que o trabalho era a mola que impulsionava o desenvolvimento humano, porm criticou a unilateralidade da concepo hegeliana do trabalho, sustentando que Hegel dava importncia demais ao trabalho intelectual e no enxergava a significao do trabalho fsico, material. (KONDER, 1998).

Assim, o no reconhecimento das condies de alienao que o trabalho pode proporcionar tornaria a viso hegeliana do trabalho limitada, incapaz de discutir seriamente sobre o tema. A dialtica entre sujeito e objeto encontra terreno frtil no trabalho, mas sem negar-lhe nada, numa compreenso de sua totalidade, tanto em sua capacidade de formao da conscincia como possibilidade de alienao. Neste diapaso, o trabalho como processo da conscincia e do entendimento, dar ao homem a condio de ir alm da natureza, de fazer escolhas e prever os resultados atravs de sua ao. o trabalho atravs de sua condio objetiva que conduz o homem ao desenvolvimento de seu conhecimento. A aprendizagem no se dar por outra via que no seja a nossa vida, no se vive sem aprender e o trabalho constitui o elemento fundamental nesse processo. Neste sentido, o trabalho exerce a capacidade da realizao do individuo, atravs das condies em que o individuo descobre uma conscincia em si mesmo e por consequncia a construo da cultura e da solidariedade entre os homens. Mas, apesar do trabalho oferecer essa condio para afirmao das potencialidades e do conhecimento do homem, o trabalho pode perde essa condio emancipadora do individuo. O presente trabalho tem a pretenso de apontar caminhos e expor as dificuldades para se chegar a um cenrio onde a educao se fundamente no exerccio da liberdade e emancipao, onde o individuo seja o ator principal, o protagonista de sua prpria formao.
7

Para tanto, necessrios romper com as sofisticadas amarras do capital e o estabelecer uma formao baseada na vida dos indivduos e, sobretudo no trabalho, como condio primeira para sobrevivncia e como tal processo inicial de descobertas da produo e como produzir sem interveno de outros. No se quer com isso dizer que no existam outras influncias que possa contribuir com o processo de formao dos indivduos, mas, o centro deste processo o prprio individuo, reafirmando-se como sujeito da construo do seu prprio conhecimento. Portanto, na relao com a prpria vida e modos de sobrevivncia, nos diferentes cenrios a que somos submetidos que vamos construindo o conhecimento como finalidade e afirmao existencial.

II OBJETO:

A) Tema: O Trabalho como Processo da Conscincia Humana uma Perspectiva Marxista.

B) Delimitao do Tema: O confronto entre o trabalho como processo da conscincia humana na perspectiva marxista e a educao no sistema capitalista, na direo de uma formao livre e emancipada.

C) Problematizao: A restrio liberdade e ao processo de emancipao do individuo em detrimento do fortalecimento da sociedade mercantil, tem como fundamento a alienao sob o pretexto de uma educao para todos, mas, nem todos tm acesso a tudo e o mnimo que se recebe como processo de formao educacional no passa de mera reproduo de contedos voltados para manuteno do status quo do capital, atravs de um processo de formao aparentemente livre e humanizado, mas efetivamente opressor. O cerco do capital no processo de formao do individuo travestido das melhores intenes como forma de convencer para alienar, com intuito de que a formao esteja voltada para gerao lucro, atravs da mo de obra barata e da explorao da fora de trabalho para manuteno do capital. Neste sentido, apresenta-se pertinente questionar at que ponto a formao que recebemos nos garante a liberdade e emancipao, a quem favorece uma educao baseada na imposio de contedos e no na liberdade dos indivduos. Quais interesses existem por trs

de uma educao que se volta especificamente aos contedos e esquece os indivduos como fundamento maior no edifcio do conhecimento. Por outro lado, questiona-se tambm, como podemos ter uma educao para liberdade e emancipao dos indivduos se o processo de formao estiver submetido mera reproduo dos interesses de uma classe em detrimento do enfraquecimento de outra, ou seja, como o processo de conhecimento pode ser livre e emancipador se o contedo que devia auxiliar na formao significa to somente uma imposio de outros e no uma escolha livre? Ainda neste sentido, questiona-se que medida possvel os educadores podem tomam no sentido do no aprofundamento da crise educacional resultante de uma educao direcionada para justificar e reafirmar o capital e as classes dominantes, atravs da reproduo dos contedos. Um outro questionamento, o de que seria possvel que reformulao do sistema educacional traria melhoras ao processo de ensino ou o planejamento e a reformulao de normas e contedos responderia as necessidades e carncias do processo de aprendizagem. No seria tal processo somente um paliativo e mais uma ferramenta para alienao daqueles que acreditam em tais mudanas.

D) Fundamentao Terica: O presente trabalho tem como fundamento maior a verificao do processo de educacional numa perspectiva marxista, onde o individuo atravs de sua pratica vivencial torna-se instrumento fundamental de sua prpria formao a partir do trabalho. A educao numa viso marxista se diferencia daquela educao baseada na superestrutura de controle utilizada pelas classes dominantes, pois, cria um falso conhecimento baseado somente na reafirmao da estrutura do capital e dos meios de produo, atravs da imposio de
10

contedos, que impede que se veja os interesses das classes. Neste sentido, e pautando-se na lio consagrada de Istvn Mszaros, temos que romper com a estrutura do capital se queremos de fato uma nova educao. Ou seja, no basta reformar, preciso romper com os interesses capitalistas que influencia o processo de formao dos indivduos e os torna refns de uma formao apenas travestida de boas e belas intenes. Nas palavras de Istvn Mszaros:

Limitar uma mudana educacional radical s margens correctivas auto-servidoras do capital significa abandonar de uma s vez, conscientemente ou no, o objectivo de uma transformao social qualitativa. Do mesmo modo, procurar margens de reforma sistemtica no prprio enquadramento do sistema capitalista uma contradio em termos. por isso que necessrio romper com a lgica do capital se quisermos contemplar a criao de uma alternativa educacional significativamente diferente. (MSZAROS, 2008).

Alm disso, o presente trabalho fundar-se- na distino entre uma educao baseado nos pressupostos do capital e a educao com base no individuo atravs de sua relao com o trabalho. Neste sentido, o professor Artur Bispo dos Santos Neto, na obra TRABALHO E TEMPO DE TRABALHO NA PERSPECTIVA MARXIANA, assevera:

O processo de objetivao do trabalho presume uma relao objetiva da conscincia com seu organismo biolgico, ou seja, com seu corpo; nesta, com o crebro deve colocar em movimento os msculos e os nervos para realizao de determinada finalidade... No processo de objetivao do trabalho observa-se que a conscincia desempenha papel dirigente em relao ao corpo e este se apresenta como rgo executivo das posies teleolgicas que tem sua gnese nas necessidades postas pela efetividade e captadas pela conscincia. (SANTOS, 2013).

11

Nesta mesma discurso, Jose Claudinei Lombardi e Dermeval Saviani, na obra: MARXISMO E EDUCAO DEBATES CONTEMPORANEOS, destaca:

Na viso de Marx, a unio entre instruo e trabalho industrial no tinha por objetivo simplesmente o aumento da produtividade, mas seu principal objetivo deveria ser o de uma formao omnilateral do homem, uma formao integral que exigia a rejeio quer de toda reminiscncia romntica antiindustrial, quer de toda didtica baseada no jogo e em outras atividades estpidas... (CLAUDINEI e SAVIANI, 2008).

Conforme disposto nas citaes retro, a educao o resultado da interpretao do sujeito atravs de sua ampla experincia com a vida, sendo o trabalho fundamental ao desenvolvimento da conscincia. Por outro lado as determinaes do capital tem tambm um direcionamento amplo como acentua Istvn Mszaros:

As determinaes gerais do capital afetam profundamente cada mbito particular com alguma influncia na educao, e de forma nenhuma apenas as instituies educacionais formais. Estas esto estritamente integradas na totalidade dos processos sociais. No podem funcionar adequadamente exceto se estiverem em sintonia com as determinaes educacionais gerais da sociedade como um todo. (MSZAROS,2008).

A idia oferecer ao individuo condies para que possa sentir-se contemplados em suas peculiares necessidades para atravs de tal expectativa se consiga atinge outras metas, no apenas individual, mas de toda a sociedade. Numa inverso de valores o capital confunde os indivduos ao no reconhecerem suas capacidades ao mesmo tempo em que expropria aquilo que produzido e atribui o valor de quem produz ao produto num processo de alienao. Neste sentido, Gilberto Cotrim e Mirna
12

Fernandes confirma em sua obra FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA o entendimento de Marx sobre alienao.

(...) seria aquele em que o individuo, principalmente no capitalismo, aps transferir suas potencialidades para seus produtos, deixa de identifica-los como obra sua. Os produtos no pertencem mais a quem produziu. Com isso so estranhos a ele, seja no plano econmico, psicolgico, seja no plano social. (COTRIM e FERNANDES,2010).

No processo de alienao o trabalhador perde a conscincia de sua capacidade de produzir, no reconhece o que produz, tampouco sabe o valor e esse processo se repete em todos os aspectos da vida do trabalhador como forma de manter o trabalhador submisso aos grandes meios de produo e a explorao da mo-de-obra barata. Neste sentido, se o trabalho se confunde com a formao consciente dos indivduos e este tambm pode ser orientado para a inverso da conscincia ou alienao. Na obra PEDAGOGIA DA PRAXIS, mas precisamente no inicio do capitulo 6 crtica da educao burguesa, Moacir Gadotti em referencia a Anibal Ponce diz:

O mrito de Anibal Ponce est justamente em colocar em evidencia o principio da dialtica da relao entre a conscincia e a estrutura econmica, mostrando como a luta pelos demais direitos, enfim, que a educao no esta seperada da luta de classes. (GADOTTI,2010).

A educao faz parte do conjunto de estratgias da luta de classes e como tal mantida sobre a orientao capitalista no sentido de garantir o status quo do capital atravs da alienao e explorao da fora de trabalho. As ferramentas inserida no contexto educacional atravs de uma educao dita para todos, tem uma finalidade segundo Istvn Meszaros:

13

A educao institucionalizada, especialmente nos ltimos 150 anos, serviu no seu todo o propsito de no s fornecer os conhecimentos e o pessoal necessrio mquina produtiva em expanso do sistema do capital, como tambm gerar e transmitir um quadro de valores que legitima os interesses dominantes, como se no pudesse haver nenhum tipo de alternativa gesto da sociedade ou na forma "internacionalizada" (isto , pelos indivduos devidamente "educados" e aceitos) ou atravs de uma dominao estrutural e uma subordinao hierrquica e implacavelmente impostas. (MSZAROS, 2008).

Assim, patente a idia de que o processo de conscincia dos indivduos resultante de sua prpria experincia com a vida e consequentemente com seu trabalho, pois nesta direo Marx, segundo Moacir Gadotti diz:

Para ele o homem no um dado acabado. O homem produz-se a si mesmo, determina-se, ao se colocar como um ser em transformao, como ser da prxis. Para ele o desenvolvimento do homem na sua totalidade s se dar com a superao da alienao provocada pelo antagonismo das classes. Para Marx, educador e educando educam-se juntos na prxis revolucionaria, por intermdio do mundo que transformam. Essa prxis deve ser entendida como trabalho social ou simplesmente trabalho. (GADOTTI, 2010).

Portanto, o processo de conhecimento segundo as palavras dos autores supracitados sempre baseada na relao social e no trabalho, onde o individuo em s mesmo atravs de suas atividades cotidiana vai tomando conscincia das coisas. O conhecimento depende da relao como o mundo do trabalho que oferece amplas possibilidades para as mais variadas respostas as demandas da prpria sobrevivncia.

14

III) OBJETIVOS:

A) Gerais: I Demonstrar que para um processo educacional livre e emancipatrio necessrio romper com qualquer relao da educao com o capital; II Analisar como o processo da formao da conscincia esta relacionado com a praxis e consequentemente com o trabalho e como se desenvolve; III Propor formas de aperfeioar a relao entre o trabalho e a formao como meio de contrapor-se a lgica do capital.

B) Especficos: I Analisar o conceito de educao e trabalho e as formas de alcan-la, bem como sua capacidade no processo de emacipao humana; II Definir o a fundamental importncia do trabalho no processo de formao humana, bem como sua relao com a liberdade. III Estabelecer um contraponto entre o suposto interesse do capital pela educao, representado pelos meios de produo e o trabalho como processo de formao da conscincia.

15

IV) JUSTIFICATIVA:

A crise educacional que a cada dia se aprofunda, caracterizada na revolta social presente cotidianamente na escola, o modelo educacional falido no oferece perspectiva aos reclames da sociedade, e no conseguindo dar resposta a inquietude de uma sociedade que busca mudanas, a escola cai em descredito. A reafirmao e fortalecimento dos meios de produo em detrimento de uma educao sem investimentos e sem novas perspectivas, torna urgente o repensar sobre o que caracteriza a educao na contemporaneidade. A resistncia ao modelo educacional vigente que desprezar as capacidades do individuo em afirmao aos contedos prontos, que em nada contribui para um processo educacional emancipatrio e livre. Uma analise crtica da educao como processo da conscincia a partir do individuo e de sua relao com o trabalho, como fenmeno livre e emancipatrio do homem.

16

V) METODOLOGIA:

A dissertao de mestrado ter como metodologia de procedimento a pesquisa bibliogrfica sobre o tema proposto, alm da anlise de outros materiais sobre o processo do conhecimento e sua relao com o capital e o trabalho, no que se refere a formao da conscincia sobre a tica marxista. O mtodo de abordagem ser o dedutivo, analisando diferentes contextos da relao entre o processo de conscincia dos indivduos e sua relao e evoluo no capital e no trabalho sobre numa viso marxista. Far-se-o comparaes com diferentes autores sobre o tema objeto deste estudo, a fim de que se possa verificar as diferentes abordagens, bem como para que se possa compreender a influencia exercida sobre a formao da conscincia dos indivduos, o capital e o trabalho na perspectiva marxista. Haver interao com outras reas do conhecimento, nas quais o tema de estudo possa buscar referencias, e com os quais o marxismo possa se relacionar na construo de um conceito de educao com base no ser em si e atravs de sua prxis.

17

VI) CRONOGRAMA DE EXECUO

ATIVIDADES MESES/ANO LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO


Mar./2014 Abr./2014 Mai./2014 Jun./2014 Jul./2014 Ago./2014 Set./2014 Out./2014 Nov./2014 Dez./2014 Jan./2015 Fev./2015 Mar./2015 Abr./2015 Mai./2015 Jun./2015 Jul./2015 Ago./2015 Set./2015 Out./2015 Nov./2015 Dez./2015 Jan./2015 Fev./2015 Mar./2015 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

LEITURA DOS TEXTOS

REDAO

DEFESA

18

VII) LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO INICIAL

ARANHA, Maria Lcia de Arruda, PIRES, Maria Helena. Filosofando: introduo a filosofia. 4.ed. So Paulo: Moderna, 2009. CLAUDINEI, Jose. SAVIANI Dermeval (orgs). Marxismo e educao: debates contemporneos. 2.ed Campinas, SP: Autores Associados: HISTERDBR, 2008. COTRIM, Gilberto. FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. 1 ed. So Paulo: Saraiva, 2010. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da praxis. 5.ed. - So Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2010. JAEGER, Werner. Paidia: a formao do homem grego. So Paulo, Martins Fontes, 1995. KONDER, Leandro. O que dialtica. 28 ed. So Paulo Brasiliense: 1988. MSZAROS, Istvn. A Educao para alm do capital. 2 ed. So Paulo Boitempo: 2008. __________, Filosofia, ideologia e cincia social, ensaios de negao e afirmao So Paulo Boitempo: 1996. SANTOS, Artur Bispo dos. Trabalho e tempo de trabalho na perspectiva marxiana.. Istituto Lukacs, So Paulo 2013. TONET, Ivo. Educao contra o capital Maceio EDUFAL, 2007.

19

You might also like