You are on page 1of 12

EasyPen M610X Manual do Usurio

Windows 7/Vista/XP

BRASIL
*O driver pode j estar atualizado para uma verso mais nova antes /depois de embalado. Se sua tela de instalao no combinar com o contedo deste manual, voc pode precisar baixar o driver, basta consultar a tela do seu software aps a instalao. * Para garantir que sua mesa opere com a uma performance mxima e suave, plugue o conector USB na porta USB do seu PC/Notebook ao invs de USB Hub ou outra porta USB externa.

I. Informaes Gerais
1. Aspectos Gerais Bem vindo ao mundo das mesas digitalizadoras e canetas digitais! Voc poder descobrir como fcil controlar seu computador pessoal usando uma caneta digital sem fio no lugar do mouse. A funo da caneta digital permite desenhar uma linha muito fina, grossa, leve ou escura (chamado de sensibilidade presso). Voc tambm pode escrever, assinar e anotar documentos, desenhar, rascunhar ou pintar com a mesma facilidade de um papel normal e simular as funes de um lpis, caneta de marcao, escova, usando os pacotes de software comerciais como o Adobe PhotoShop, Corel Painter e Paint Shop. Se o MSN Messenger 8.5 ou mais recente estiver instalado, voc cria e envia manuscritos digitais e desenhos feitos mo, tornando sua comunicao mais divertida. Observao: Se voc no puder ativar o modo manuscrito no MSN Messenger, baixe o componente de manuscrito relevante do site da MIcrosoft. 2. Funes da Mesa Digitalizadora Aps instalar o driver do dispositivo, sua mesa digitalizadora apresenta as seguintes funes: 1. Indicao direta Voc pode mover o cursor para qualquer local na tela movendo a ponta da caneta digital sobre a superfcie do quadro. 2. Comandos do mouse de trs botes Sua mesa digitalizadora oferece todas as funes de um mouse de trs botes usando a ponta da sua caneta e dois botes. 3. Rolagem da caneta Voc pode listar os documentos e pginas da Web pressionando o boto do meio da caneta sobre a rea de trabalho da mesa digitalizadora. 4. Sensibilidade presso este recurso permite imitar vrios pincis e lpis e voc pode pressionar a ponta da caneta com mais fora, mais leveza, fina ou grossa e delicados traos de lpis que voc recebe. 3. Requisitos do Sistema Windows 7/Vista/XP porta USB DVD-ROM drive
2

BRASIL
4. Instalao do Driver Para Microsoft Windows 7, Vista, e XP: 1. Coloque o CD Driver no drive CD-ROM, e espere aparecer a tela de instalao principal. 2. A tela principal de instalao deve aparecer automaticamente, ou voc poder iniciar a instalao manualmente, abrindo My Computer CD/DVD Rom e depois clique em programa Setup. Ao instalar o driver, siga as instrues de instalao na tela e pressione tecla Enter. Aps completar a instalao, reinicie o computador. 5. Instalao do Hardware Conecte a mesa digitalizadora na interface USB do PC aps ter finalizado a instalao do driver e reiniciado o Windows: Aps conectar a mesa digitalizadora ao PC, voc ver um pequeno cone da mesa digitalizadora ( ) na bandeja do sistema, normalmente no canto inferior direito da tela. Instale o driver antes de conectar a mesa digitalizadora no seu PC.

6. Verificando as Funes do Hardware e Driver Siga estes passos para verificar se a mesa digitalizadora est corretamente instalada: 1. Aps reiniciar seu computador, mova a caneta sem fio para certificar-se de que o cursor mostrado na tela est se movendo. 2. O LED indicador mostrado na mesa digitalizadora indica a funo (modo). Voc pode editar e configurar de acordo com as necessidades do seu desenho. Observao: Aps o driver de dispositivo da mesa digitalizadora ter sido corretamente instalado, um pequeno cone de mesa digitalizadora ( ) ir aparecer na bandeja do sistema, normalmente no canto inferior direito da tela. 7. Dicas de Utilizao 7,1 Batida dupla (de leve) Quando voc bate duas vezes com a caneta (equivalente ao duplo clique do mouse), tente manter a ponta da caneta na superfcie da mesa, ou pelo menos tente levantar a ponta da caneta o mais rpido possvel antes da segunda batida.

BRASIL
7.2 Guardando a caneta Para guardar a caneta, certifique-se de que a ponta no toque em nada e especialmente, no deixe a caneta permanecer num copo ou porta canetas com a ponta para baixo. Coloque a caneta num porta-canetas, ou vire a ponta para cima ou horizontalmente, com a ponta da caneta livre de qualquer presso de outros objetos 7.3 Funo de rolagem da caneta digital A caneta digital tem as mesmas funes de um mouse para rolar as pginas. Pressione o primeiro boto da caneta digital (mesma funo do boto do meio do mouse) sobre a rea de trabalho da mesa digitalizadora. 7.4 Usando uma caneta sem um mouse Voc pode instalar a caneta digital, mouse digital e mouse regular no seu computador, ao mesmo tempo, e tambm pode mov-los para um outro computador, se quiser. Entretanto, s um dispositivo funciona de cada vez. No use mais do que dois dispositivos ao mesmo tempo em caso do cursor da tela estar tremendo ou no se mover.

II. Configurao da Mesa digitalizadora


Voc pode configurar a mesa digitalizadora modificando as funes da ponta da caneta e os dois botes do cilindro. Toque [Start] > [All programs] > [io Tablet], e toque duas vezes no cone [io Tablet ] , ou toque no cone da mesa ( ) na bandeja do sistema, normalmente localizado no canto inferior direito da tela. Voc tambm pode ajustar a sensibilidade presso da caneta determinado o escopo da rea de trabalho da mesa ou (re-) programando as hot-cells (clulas quentes) da sua mesa digitalizadora modificando o driver do dispositivo. 1. A Guia de Info: A guia de Info exibe os dispositivos que voc pode escolher para operar sua mesa digitalizadora, incluindo a caneta, a mesa em si e qualquer idioma de interface.

Aps o driver da mesa digitalizadora estar instalado no Windows, a configurao da funo Tablet PC ir suportar presso em MS Journal, OneNote (2003 - 007), etc.
4

BRASIL
2. Caneta sem fio 2.1 Nome do Boto:

Voc pode re-programar as funes da ponta da caneta e os dois botes do corpo da caneta selecionando o nome do boto do menu de rolagem e atribuir-lhe um comando de um mouse tradicional de trs botes. O grupo programvel inclui: Grupo Clicar: Clicar, Rolar, Travar, etc. Grupo Office: Copiar, Salvar, Desfazer, etc. Grupo Sistema: My Computer, My pictures, Media Player, etc. Grupo Browser: Voltar, Avanar, Atualizar, etc. Grupo udio: Play, Stop, Mute, etc. Basta escolher a funo que deseja e pressione Apply para ativar. 2.2 Ajuste de Modo:

BRASIL
1. Modo Caneta (modo Absoluto): Use a caneta para desenhar, apontar, clicar e assinar, como quiser. 2.3 Ajuste da Sensibilidade da Caneta:

Esta caneta oferece 1024 nveis de sensibilidade presso para todos os tipos de formas e espessuras. Mova o deslizador na barra de sensibilidade para ajustar os nveis. H uma rea de testes para desenhar uma linha pressionando a ponta da caneta na almofada da mesa. 2.4 Default (Padro) Toque no boto Default para retornar aos ajustes de fbrica.

BRASIL
3. Digitalizador 3.1 Re-definir teclas Expressas:

Todas as teclas expressas disponveis so exibidas no lado esquerdo do menu. Clique em qualquer uma delas para descobrir o cone e a localizao Voc pode reprogramar qualquer tecla expressa do menu de rolagem abaixo da imagem da mesa. 3.2 Para definio de teclas expressas da mesa: Voc pode escolher qualquer uma: Grupo Clicar: Clicar, Rolar, Travar, etc. Grupo Office: Copiar, Salvar, Desfazer, etc. Grupo Sistema: My Computer, My pictures, Media Player, etc. Grupo Browser: Voltar, Avanar, Atualizar, etc. Grupo udio: Play, Stop, Mute, etc. Basta escolher a funo que deseja e pressione Apply para ativar.

BRASIL
3.3 rea de trabalho da mesa digitalizadora

H dois modos disponveis na rea de trabalho, clique Apply para ativ-lo. 1. All (rea Total): Seleciona a maior rea de trabalho possvel dependendo do tamanho da mesa. 2. Parte (rea Programvel): Permite definir as dimenses para em cima, em baixo, esquerda e direita. Define o tamanho digitando qualquer nmero nas barras em branco. 3.4 Mudar Taxa da Tela:

BRASIL
Para evitar tocar inadvertidamente nos atalhos do software, voc pode desativar as teclas de quatro direes sobe/desce/dir./esq. do software, clicando na rea de tamanho da mesa digitalizadora. Aps desativar as teclas, as funes de atalho do software sero fechadas e voc pode usar a rea mxima de trabalho da sua mesa digitalizadora. Voc pode escolher qualquer uma: Grupo clicar: Clique, clique duplo ou troca de modo, etc. Grupo Office: Copiar, Salvar, Desfazer, Zoom in/ Zoom out, etc. Grupo Sistema: Meu Computador, Minhas imagens, Media Player, etc. Grupo Browser: Voltar, Avanar, Atualizar, etc. Grupo udio: Tocar, Parar, Mudo, aumentar volume, diminuir volume, etc. Para o grupo esfera de rolagem, ele permite reprogramar as funes de design de arte mais usadas como zoom, tamanho do pincel e troca de camada. Basta escolher a funo que deseja e pressione Apply para ativar.

BRASIL
1. Pen Mode (Absolute mode): Use the mouse to point, click as you wish.

III. Guardando a caneta Digital e trocando a Bateria & Ponta da Caneta


1. Guardando corretamente a caneta digital: Para guardar a caneta digital, certifique-se de que a ponta no toque em nada e especialmente, no deixe a caneta permanecer num copo ou porta canetas com a ponta para baixo. Recomendamos colocar a caneta num porta-canetas com a ponta para cima, ou coloque-a horizontalmente com a ponta da caneta livre de outros objetos. Para substituir a bateria da Tablet Pen (caneta):
1. Gire a tampa da caneta.

2. Puxe a tampa da caneta para abr-la.

3. Coloque uma bateria AAA na caneta na direo

correta.

4. Gire a tampa da caneta de volta no lugar.

10

BRASIL
2. Trocando a ponta da caneta digital R: Puxe a ponta da caneta da caneta digital usando o Pen Clip.

P : Empurre a ponta para dentro da caneta digital.

IV. Perguntas & Respostas


Questo 1: Como eu posso obter a atualizao mais recente ou desinstalar o software? Resposta: Voc pode baixar o driver mais recente de nosso website. 1. Desinstalar seu driver antigo: Clique [Start] [All Programs] [TABLET] [Uninstall]. 2. Baixe a verso mais recente do driver clicando no link e salve no seu disco rgido. 3. Descompacte o arquivo numa pasta no seu disco rgido (com a ferramenta embutida de descompactar do Vista ou um programa como o Winzip, por exemplo). 4. Clique duplo em Setup.exe na pasta onde voc descompactou o arquivo. Questo 2: A Mesa no funciona. O que posso fazer? Verifique se o seguinte est OK. 1. Remova o plugue USB da Mesa digitalizadora do computador. 2. Desinstale o driver da Mesa digitalizadora do sistema. 3. Re-conecte o USB da Mesa digitalizadora ao computador. 3.1 Verifique se o LED da mesa est ligado ou no? Se o LED estiver apagado, isto significa que a sua mesa est com problemas. 3.2 Teste a sua caneta na rea de trabalho da mesa, se funciona como um mouse, isso significa que o hardware est OK. 4. Voc pode baixar a mais recente verso do driver diretamente de nosso website www.geniusnet.com. 5. Instale a nova verso do driver; e reinicie seu computador. 6. Aps reiniciar seu computador, no canto inferior direito da tela, voc vai encontrar o cone da Mesa digitalizadora ( ). 6.1 Se voc no puder encontrar o cone da Mesa digitalizadora ( ) no canto inferior direito da tela, isto significa que o driver falhou na inicializao, o que pode ser um problema de incompatibilidade.
11

BRASIL
6.2 Verifique [My Computer] [Properties] [Hardware] [Device Manager], se voc notar um ponto de exclamao, significa que o driver instalado da Mesa digitalizadora incompatvel com o sistema Windows .

12

You might also like