You are on page 1of 24

USO DE ENERGIA

24% - 50%

EMISSES DE CO2
33% - 39%

USO DE GUA

RESDUOS SLIDOS

40%

70%

Certificado Prata Ouro Platina

Preveno de Poluio nas Atividades de Construo: Escolha do terreno Densidade urbana e comunidade local Transporte Alternativo, Acesso ao transporte pblico Transporte Alternativo, Veculos com baixa emisso e baixo consumo Transporte Alternativo, Estacionamentos Ilhas de calor, No-cobertura Ilhas de calor, Cobertura

Reduo no consumo de gua, Reduzir 20% gua potvel para paisagismo - Reduzir o consumo em 50% Tecnologias inovadoras para Efluentes Reduo no consumo de gua, Reduzir 30%

Comissionamento bsico dos sistemas que consomem energia Eficincia energtica mnima reduzir custo em 10% ao ano Proibio de CFC Otimizar eficincia energtica - Reduo de Consumo - 12% Gesto Avanada do Gs Refrigerante (ar condicionado) Medio e verificao - edificao Energia limpa

Depsito de Reciclveis Reso do edifcio - Manter 55% Gesto de resduos em obra - 75% fora de aterro Contedo reciclado - 20% (ps-consumo + pr-consumo) Materiais regionais - 20% Madeira certificada FSC

Qualidade do ar interno Controle da fumaa de tabaco Monitoramento do ar exterior Ventilao adicional Plano para Qualidade Interna do Ar durante a obra Plano para Qualidade Interna do Ar: antes da ocupao Materiais com baixo - VOC, adesivos e selantes Materiais com baixo - VOC, tintas e revestimentos Controlabilidade dos Sistemas: Iluminao Conforto trmico ar condicionado Conforto trmico, verificao Iluminao natural para 75% dos espaos Acesso paisagem para 90% dos espaos

Lava rodas: Evitar carreamento do solo impregnado nos pneus dos veculos para fora do canteiro gerando sujeira na vizinhana e risco de sedimentao da rede pluvial e corpos hdricos.

Caixa de Decantao: Reduzir a concentrao de slidos na gua que ser descartada do empreendimento atravs da decantao em caixa construda no canteiro.

Lava-bica: Evitar escoamento de nata de cimento e concreto gerados por caminho betoneira, por exemplo, para a rede pluvial ou calada.

Canaleta Central de Concreto: Evitar o escoamento da gua e resduos para fora do permetro da obra.

Proteo de Bueiro: Evitar escoamento de nata de cimento e concreto gerados por caminho betoneira, por exemplo, para a rede pluvial ou calada.

Proteo para Caixa de gua Pluvial: Proteo de sacos de rafia com brita protegendo toda a circunferncia da caixa de gua pluvial, assim a gua passa pela caixa e os sedimentos ficam retidos.

Proteo do TOPSOIL selecionado: Proteo da terra para que a ao das atividades da obra, alm do vento e da chuva no prejudiquem a fertilidade do solo selecionado.

Asperso de gua: Asperso de gua de reuso com caminho pipa ou mangueira nas reas de circulao de veculos e em reas com solo descoberto para evitar a gerao de poeira em suspenso.

Proteo da base dos tapumes: Proteo com saco de Rfia com brita, para Impedir o carreamento de slidos, tanto durante chuva, quanto durante execuo de servios com ou sem uso de gua, os quais podem transportar solo, brita cimento, entre outros resduos para fora do empreendimento.

Trincheiras drenantes: Captao de sedimentos carreados com a gua de chuva atravs de escavaes de 90cm de largura e 30cm de profundidade, preenchidas com o concreto britado proveniente das demolies da arquibancada e cobertura.

Atividades de varrio: Minimizar o transporte de poeira em suspenso nas reas de circulao de pessoas.

Proteo de rvores: Todas as espcies vegetais consideradas rvores (caule com dimetro superior a 0,05 cm e altura de 1,0m do solo) sero protegidas fisicamente com cercas de estrutura de madeira e telas de Galinheiro. Evitando assim o acmulo de sedimentos e resduos em seu entorno.

Utilizao de maceras com serragem: estratgia preventiva que tem como objetivo impedir a contaminao do solo em situaes como vazamento de produtos armazenados em campo, mquinas, momentos de reabastecimento/lubrificao/manuseio de equipamentos, entre outros.

Utilizao de kit de mitigao: estratgia preventiva para que vazamentos possam ser contidos logo que ocorram, impedindo contaminaes mais impactantes em canteiro.

Proteo do solo com lona plstica: estratgia preventiva de mitigao de possvel contaminao do solo.

Coleta seletiva na obra: Auxiliar na identificao do resduo que sai da obra: Manifesto

You might also like