You are on page 1of 10

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

MUSOS E MUSAS: A BELEZA DOS ATLETAS "ROUBA A CENA" NOS JOGOS OLMPICOS DE PEQUIM
Johanna Coelho Von Mhlen Tendo como base alguns conceitos e concepes dos EC, suas propostas tericas e suas possibilidades metodolgicas, construo esse texto, buscando discutir as representaes de beleza corporal produzidas pela mdia sobre os/as homens e mulheres atletas que participaram dos Jogos Olmpicos de Pequim. Entendendo a representao como uma elaborao lingstica e dependente das relaes de poder (MEYER, 2000b), possvel compreender que no existe uma representao verdadeira sobre alguma coisa, existe sim a construo cultural de um modo de representar algo para determinada poca, e o resultado desse processo de significao e atribuio de sentidos muitas vezes visto atravs da mdia. Ainda que se possa tecer vrias crticas mdia, vale esclarecer que, aqui, ela no representada como a vil da produo contempornea de conhecimento, analiso ela como um espao de poder cuja existncia exerce influncia sobre os sujeitos contemporneos. Conforme Stuart Hall (1997):
No estamos necessariamente falando aqui em dobrar algum por coero, influncia indevida, propaganda grosseira, informao distorcida ou mesmo por motivos dbios. Estamos falando em arranjos de poder discursivo ou simblico. Toda a nossa conduta e todas as nossas aes so moldadas, influenciadas e, desta forma, reguladas normativamente pelos significados culturais (p. 40).

Quero dialogar com o autor e pensar a mdia como um espao de poder, mas no o nico. Suas representaes so tambm resultado de inmeros poderes que atravessam a produo e construo social de identidades. Porm, a difuso dessas representaes ganha fora, velocidade e alcance com as possibilidades de socializao de informao na sociedade contempornea. Privilegio o Site Terra como fonte de consulta ao material emprico, justificando essa escolha com a reportagem abaixo:
A Olimpada de Pequim ser a mais vista em 112 anos de histria, reforada por uma grande cobertura da internet, disse o comit Olmpico Internacional (COI) nessa quarta-feira. (...) Timo Lumme diretor de TV e servios de marketing do COI disse que o uso da Internet tem sido um sucesso. O site do COI recebeu mais visitas na primeira semana dos Jogos de Pequim do que em toda Olimpada de Atenas. (JOGOS DE PEQUIM TEM RECORDE DE AUDINCIA, INTERNET DESTAQUE, 2008, s.p.)

O trecho apresentado acima, da reportagem veiculada em 20 de Agosto de 2008 no Site, ilustra o alcance que as notcias sobre os Jogos Olmpicos de Pequim alcanaram via internet. Milhares de acessos dirios a imagens e textos sobre resultados, conquistas, fracassos esportivos... Ao longo dos dezessete dias do Jogos Olmpicos o Site Terra disponibilizou textos e imagens que

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

exaltam as qualidades ditas prprias dos atletas de elite contemporneos: superao, fora, conquista e outros. Porm, existem outras representaes que reverberam em textos de reportagens e imagens, e as que interessam aqui so aquelas relacionadas as representaes de beleza atreladas a homens e mulheres atletas. Discutir beleza como um marcador de gnero uma tarefa necessria e vai alm de afirmar que mais atletas mulheres so fotografadas enquanto belas do que os atletas homens. Se a beleza aparece como atributo a ambos (homens e mulheres) cabe analisar de que maneiras ela aparece, ou seja, quais so as conexes possveis de serem feitas entre as representaes relativas beleza para homens e mulheres atletas? Sem a inteno de responder a essa pergunta, mas sim de problematizar essa questo, comeo apresentando uma seo de fotos, disponibilizada no dia 22 de Agosto de 2008, sob o ttulo: Confira uma seleo especial de musas e outra, no mesmo dia, intitulada: Conhea os musos dos Jogos de Pequim. A primeira impresso que o Site dar igual tratamento a homens e mulheres atletas, ditos musos e musas1. No entanto, ao analisar as particularidades de cada seo, percebi que as semelhanas entre as duas se encerram no prprio ttulo2. J no subttulo da seo, assim se diz para as mulheres: Veja fotos das belas que despertam desejos dos fs. Em contraponto, para os homens o subttulo : Veja uma seleo dos gatos que valem ouro. Ressalto que a expresso musas rotineiramente usada s mulheres pelo Site, j a expresso musos somente aparece nessa seo, em nenhuma outra reportagem, seo de fotos ou em alguma legenda especfica se atribui essa expresso a um homem. O tratamento dado a beleza de homens e mulheres atletas, ou ainda, aos musos e musas, s oferece paridade aos olhos mais desavisados. A seo de belas que despertam desejos nos fs possui 25 fotos nas quais as atletas aparecem em ao, na maioria das imagens, porm h alguns escapes como veremos a seguir. A seo de gatos que valem ouro composta por 18 fotos sendo que exibem os atletas executando algum gesto esportivo prprio das modalidades que praticam ou ainda so fotografados no momento em que esto recebendo as medalhas conquistadas. Interessante perceber que algumas musas so atletas que s foram exibidas no Site por sua beleza e no por sua performance olmpica. Exemplo dessa afirmao a ex-miss paraguaia que na
A origem da palavra musa nos remete a Grcia antiga, onde essa expresso era utilizada para as Deusas do Olimpo, representando arte e inspirao. Fonte: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Musas.> Acesso em 18 de Mar. 2009. 2 Outras duas sesses se prestam a anlise para esse assunto: Veja as fotos do vlei de praia masculino Confira as vitrias da China, Espanha, EUA e Japo e Confiras as fotos do vlei de praia feminino Veja as musas da areia em Pequim. Veiculadas em 12 de Ago. 2008. Disponveis em: < http://esportes.terra.com.br/pequim2008/galerias/0,,OI71459-EI10378,00.html > e < http://esportes.terra.com.br/pequim2008/galerias/0,,OI71455-EI10378,00.htm l > Acesso em 11 de out. 2008.
1

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

seo Musas figura em trs das imagens disponibilizadas. Nenhuma das imagens da atleta paraguaia a retrata em ao, todas so fotos da ex-miss em posies estticas que ressaltam seus atributos estticos, como vemos a seguir:

Figura 01: Confira uma seleo especial de musas I (22 de Agosto de 2008) Fonte: < http://esportes.terra.com.br/pequim2008/ultimas/galerias/0,,EI10378,00.html > Acesso em 03 de set. 2008.

A dcima oitava foto da seo dedicada s musas recebe a legenda: Mesmo no futebol, esporte praticado na maioria pelos homens, a jogadora americana Mitts no perde a sensualidade. A atleta usa o uniforme prprio da modalidade, mas seu gesto de abano lembra o de uma miss. Ela no retratada de corpo inteiro, talvez por seu uniforme no colaborar para fazer ressaltar os contornos de seu corpo.

Figura 02: Confira uma seleo especial de musas II (22 de Agosto de 2008) Fonte: < http://esportes.terra.com.br/pequim2008/ultimas/galerias/0,,EI10378,00.html > Acesso em 03 de set. 2008.

Os musos eleitos e fotografados pelo site so todos atletas que obtiveram bons resultados nos Jogos Olmpicos. Sua beleza atributo necessrio para serem classificados como musos. Porm, sempre ligado a ela, aparecem argumentos tcnicos das suas modalidades. Todos os musos obtiveram conquistas ou resultados expressivos nas competies, ao contrrio das musas. Nas

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

legendas das fotografias os argumentos ligados beleza normalmente aparecem colados a argumentos tcnicos, o que no acontece com as musas. Para ser muso se deve ter bons resultados, esse o pr-requisito e a ele cola-se algo, como, por exemplo, o sorriso de Cesar Cielo (segunda foto dessa seo), que s aparece nesse momento. Sobre o nadador, ao longo dos dezessete dias de competies, nunca foi dito que o mesmo era bonito, ou algo relacionado beleza. Ou seja, ele merece ser muso por seu ouro olmpico e no por qualquer outro atributo fsico que possamos atribuir a ele. Para as mulheres a lgica soa inversa: para ser musa precisam ser belas, sensuais. A partir da passam a figurar entre as musas. Se, alm disso, tiveram alguma conquista esportiva, ento esse fato mencionado, mas seu desempenho no a condio para estarem escaladas nesse time. A mesma lgica encontramos em reportagem que faz meno aos Supertletas dos Jogos Olmpicos de 2008:
Eles so estrelas e praticamente imbatveis. Entre os 11.990 esportistas que disputam a Olimpada, trs destoam. So superatletas. Para eles a vitria uma certeza. (...) Ainda faltavam poucos metros para a chegada quando Usain Bolt j sabia que era o campeo (...) Poucos metros dali, poucas horas antes, l estava outro monstro fazendo histria: Michael Phelps. (...) Tambm tem olhos azuis, corpo escultural, simpatia rara. Pois . o diferencial dentro do diferencial. Alm de talento mpar, a russa (Yelena Isinbayeva) tem mais. bela. (SUPERATLETAS ENTRAM EM AO JUNTOS E MOSTRAM ABISMO, 2008, s.p.)

A reportagem acima descreve dois monstros e uma bela, so eles/ela os superatletas anunciados pelo Site Terra. Eles: Usain Bolt, jamaicano, considerado o homem mais rpido do mundo e Michael Phelps, nadador norte-americano que somou oito medalhas de ouro nos Jogos. Ela: Yelena Isinbayeva, russa, campe do salto com vara. A expresso ligada aos homens monstros, que soa como um elogio aos atletas que se destacaram nos Jogos. Ao serem elencados como melhores so considerados, quase que exclusivamente, seus atributos fsicos, responsveis por suas conquistas no esporte. Ela para estar entre as melhores alm de campe, bela: tem olhos azuis e tem corpo escultural, ao contrrio de ser uma monstra. Em nenhum momento dessa, ou de qualquer outra reportagem disponibilizada durante os Jogos existe a expresso monstra, ou ainda, fera para uma atleta mulher. E, se fosse utilizada como elogio, talvez causasse estranhamento, pois, grosso modo, esse no um adjetivo normalmente usado para destacar qualidades de uma mulher. A srie de fotos que acompanha a reportagem nomeada Superatletas refora as representaes de masculinidades e feminilidades presentes no texto. Divulgada no dia 16 de Agosto, sob o ttulo: Superatletas entram em ao em Pequim so disponibilizadas quatro fotos de cada um dos trs fenmenos. As legendas para o nadador e o velocista so tcnicas: O americano

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Michael Phelps mais uma vez marcou a histria da natao na final dos 100 borboleta; O fenmeno (Usain Bolt) superou seu prprio recorde mundial por trs centsimos. As fotos evidenciam superatletas homens em ao na sua modalidade especifica. J a terceira imagem, a da superatleta mulher, a nica foto na qual est retrata a atleta no realizando gestos prprios de sua modalidade.

Figura 03: Superatletas entram em ao em Pequim (16 de Agosto de 2008) Fonte:< http://esportes.terra.com.br/pequim2008/galerias/0,OI72045-EI0378,00.html > Acesso em 06 de out. 2008.

Nela, Ysinbayeva aparece em posio esttica, fazendo saudao ao pblico que acompanhou seu desempenho nas provas olmpicas. Diz a legenda: Alm de talento mpar, Isinbayeva exibe toda a sua beleza com um corpo escultural. Aqui ser bela aparece como uma possibilidade da atleta ser exibida, mesmo que a beleza no seja um atributo relacionado ao seu bom desempenho esportivo. O corpo e a beleza das atletas continuam a roubar a cena ao longo dos 17 dias de realizao das competies, como bem ilustra a imagem a seguir e a legenda colada a ela:

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Figura 04: Jogadoras de vlei roubam a cena (14 de Agosto de 2008) Fonte: < http://esportes.terra.com.br/pequim2008/galerias/0,,OI7171-EI10378,00.html > Acesso em 07 de out. 2008.

A imagem nos mostra a atleta de biquni, como mulher, somente a rede de vlei ao fundo pode nos fazer lembrar que Ana Paula jogadora de vlei. A legenda descreve: Ana Paula uma das atletas que mais chama a ateno por sua beleza e refora a representao de mulher ligada a sua potencialidade de ser bela, em nenhuma imagem ou palavra aqui lembrada que a mulher bela tambm possui potencialidades enquanto atleta. Interessante tambm visibilizar uma parte do corpo feminino que aparece em destaque, mesmo quando a reportagem tem cunho tcnico. Muitas das fotografias que circularam no Site retratavam as atletas numa pose com o foco direcionado da cintura para baixo e a atleta de costas, sendo que muitas vezes elas no eram identificadas. A seo de 21 de Agosto, intitulada: Holandesas levam ouro no plo aqutico abarca um total de sete imagens, exibindo as atletas em ao ou demonstrando as medalhas conquistadas. Porm, uma fotografia acaba por reforar essa representao da atleta mulher. A legenda que a acompanha estritamente tcnica: Com apenas um gol de diferena, Holanda venceu os EUA e ficou com o ouro, mas a imagem em nada retrata o momento do gol que garantiu equipe da Holanda o ouro. a imagem das atletas holandesas campes olmpicas, como nos diz a legenda, mas sem esse anncio escrito, com certeza somente atravs da imagem, no descobriramos que as mulheres de costas conseguiram conquistar a medalha de ouro.

Figura 05: Holandesas levam ouro no plo aqutico (21 de Agosto de 2008) Fonte: < http://esportes.terra.com.br/pequim2008/galerias/0,,OI72652-EI1038,00.html > Acesso em 07 de set. 2008.

Duas imagens, analisadas em relao, tornam o apontamento acima mais evidente, acompanhe:

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Figura 06: Walsh/May leva ouro no vlei de praia (21 de Agosto de 2008) Fonte: < http://esportes.terra.com.br/pequim2008/galerias/0,,OI7258-EI10378,00.html > Acesso em 07 de set. 2008.

Figura 07: Ricardo/Emanuel mantm 100% (13 de Agosto de 2008) Fonte: < http://esportes.terra.com.br/pequim2008/galerias/0,OI1560-EI10378,00.html > Acesso em 11 de out. 2008.

Sobre a relao das imagens entre elas, Gillian Rose (2007, p. 88, traduo livre) escreve as imagens adquirem sentidos no apenas de seus prprios signos, mas tambm de sua relao com os signos de outras imagens (...). O significado aqui de se visibilizar diferentes partes de corpos de homens e de mulheres, reforado pela relao das duas imagens apresentadas entre si. Ambas so do vlei de praia, com um atleta de costas esttico e outro mais ao fundo em movimento. Mas o foco da imagem diferente para homens e mulheres. Para as atletas mulheres o foco est na atleta de costas que, conforme a legenda, indica a jogada a sua dupla: Chinesa indica qual ser a jogada para sua parceira Mesmo a atleta ao fundo estando de frente, de copo inteiro e, o mais relevante, em posio de jogo, com gestos prprios a sua modalidade, ela aparece borrada, em segundo plano de visibilidade. J para os homens, o destaque, tanto na imagem quanto na legenda dado ao jogador que est em ao: Andrew Schacht se estica para salvar a bola. Ele est ao fundo e isso no motivo para o foco desviar dele. Quem aparece borrado o atleta que est de costas, pela metade, em posio esttica, mesma posio que para as mulheres foi evidenciada, para os homens silenciada. Sobre a visibilidade da beleza masculina, Ncia Oliveira (2008) analisa revistas brasileiras entre os anos 50 e 90 e as diferentes abordagens dadas a esse tema. A autora aponta que:

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

(...) enquanto nos anos 50 no se fala em beleza e sim em uma boa aparncia, na dcada de 80 e 90 a palavra j passa a estar mais presente demonstrando uma nova abordagem quanto ao assunto. Contudo, seja num tempo ou no outros veremos que esses discursos trazem referenciais de gnero que constroem e reforam as diferenas entre homens e mulheres e que cobram do pblico masculino a construo de uma imagem de fora e virilidade, entre outros elementos. Ou seja, da mesma forma que para as mulheres, a beleza tem funcionado como elemento de reforo dos padres de gnero para os homens (p. 1)

Ao dialogar esse tema com as fontes empricas, me deparei com uma reportagem que trazia em seu ttulo o nome de um atleta, conhecido popularmente por todos ns, mas em outro contexto: Brad Pitt, ator hollywoodiano, conhecido por sua beleza, aclamado em vrias instncias como um dos homens mais bonitos do mundo em consultas populares. Para os Jogos de Pequim, o homnimo do ator um lutador australiano, que tambm ganha uma seo de fotos, veiculada no dia 13 de Agosto3. Nela so disponibilizadas cinco fotos em ao do lutador, com legendas que o relacionam com o ator norte-americano, mas em nenhum momento se faz referncia e/ou relao com o fato de Brad Pitt ser considerado um smbolo sexual contemporneo. A ligao que feita entre o ator e o lutador pautada por alguns filmes em que Brad Pitt (ator) atuou. E so filmes especficos: Clube da luta, Onze homens e um segredo e Tria. Nos filmes citados o ator encenou personagens viris (guerreiro, bandido, lutador). Esse fato, que pode passar despercebido por muitos, mais uma representao que a beleza masculina est ligada a construo de homens fortes. Enxergo aqui a sempre necessidade talvez sutil, mas nem por isso menos eficiente de se representar os atletas homens a padres hegemnicos de masculinidade. Um ltimo destaque do material emprico que trago para problematizao uma palavra que apareceu em reportagem datada de 19 de Agosto:
Altas, esguias, bronzeadas e implacveis. O perfil das jogadoras de vlei de praia continua o mesmo, o que mudou foi o mapa do favoritismo. (...) A jovem, de 72Kg escassamente distribudos em 1,87m, faz dupla com Jia desde 2006. (...) Muito altas e com baixssimo ndice de gordura corporal e um bronzeado permanente. (MULHERES TORNAM CHINA POTNCIA NA PRAIA., 2008, s.p.)

A expresso que quero chamar ateno perfil: altas, esguias, bronzeadas, baixo ndice de gordura corporal e implacveis. O peso e altura da atleta tambm descritos, insinuando um corpo esguio, soa como deslocado quando se trata de traar o perfil das atletas de vlei de praia, uma vez que essa modalidade no h separao das atletas em categorias distintas em funo do peso como acontece no jud , o que seria um argumento para justificar tal informao. Quando penso em perfil de atleta penso em caractersticas fsicas e psicolgicas que podem potencializar o

Seo de fotos sob o ttulo: Brad Pitt compete nas Olimpadas de Pequim Lutador australiano homnimo de ator norte-americano. Acesso em 11 de out. 2008. Disponvel em: < http://esportes.terra.com.br/pequim2008/galerias/0,OI7159-EI0378,00.html >.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

treinamento dirio, porm o Site parece preferir traar um outro tipo de perfil de atleta mulher quando se trata de vlei de praia. Baseada nas imagens e nos textos que apresento, digo que a mdia e, em especfico o Site Terra, refora as distines de gnero presentes na sociedade, tanto para mulheres quanto para homens. E quando se discute beleza, parece no haver escapes. O Site no borra fronteiras, reiterando padres de masculinidade e feminilidade ligadas beleza. Corpos belos so colocados mostra, de maneiras diferentes, mas ambos so colocados em destaque e h diferenciaes sobre o que se deve mostrar de cada corpo. A diferena aqui no somente entre corpos de homens e mulheres, mas tambm sobre o que se deixa/pode ver em cada um desses corpos. No podemos esquecer que essa discusso tambm atravessada pelas relaes histricas e culturais de prticas esportivas que nos ensinaram e ainda nos ensinam lugares possveis de serem ocupados pela beleza de homens E/OU mulheres no campo esportivo. Afinal ainda h necessidade de se representar as atletas mulheres como belas, maternais e femininas (GOELLNER, 2003), e os atletas homens como fortes, viris e bravos (DEVIDE, 2005). Finalizo essa breve discusso destacando que estudar, discutir e rediscutir as representaes de beleza presentes na mdia para os/as atletas contemporneos se faz necessrio em todos os mbitos do ensino da Educao Fsica pois, como aponta Rosa Maria Bueno Fischer (2001): podemos dizer que hoje praticamente todos os discursos sofrem uma mediao ou um reprocessamento atravs dos meios de comunicao (p. 212). E a mdia, como qualquer outra instncia cultural, generificada, ou seja, ela faz diferenciaes, grosso modo, entre as maneiras de se representar a beleza para homens e mulheres atletas. REFERNCIAS ALONSO, Luiza Klein. Esporte, imagem corporal e explorao da mdia. In CD Anais Frum Mulher & Esporte. Frum Internacional de 16 a 18 de set. 2004. Mitos e verdade: um novo olhar sobre o novo milnio. Universidade de So Paulo. P. 93-97. DEVIDE, Fabiano Pries. Gnero e mulheres no esporte: histria das mulheres nos jogos olmpicos modernos. Iju: Ed, Uniju, 2005. FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televiso & Educao: fruir e pensar a TV. 2 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2003. GOELLNER, Silvana Vilodre. Bela, maternal e feminina: imagens da mulher na Revista Educao Physica Iju: Editora Uniju, 2003.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Traduo: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro 2. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. MEYER, Dagmar E. Estermann. Identidades traduzidas cultura e docncia teuto-brasileiraevanglica no Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul: Sinodal, 2000. MULHERES TORNAM CHINA POTNCIA NA PRAIA. Disponvel em: < HTTP://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3114037-EI10378,00.html.> Acesso em 08 de set. 2008. ROSE, Gillian. Visual Methodologies a introduction to the visual interpretation of visual materials. London: Sage Publications, 2007 SUPERATLETAS ENTRAM EM AO JUNTOS E MOSTRAM ABISMO. Disponvel em: < HTTP://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3102024-EI10378,00.html.> Acesso em 08 de set. 2008.

10

You might also like