You are on page 1of 24

Responsvel pelo Contedo: Prof. Ms. Joo Paulo Cavalcante Lima Reviso Textual: Profa. Dr.

Patricia Silvestre Leite Di Iorio

Sistema Financeiro Nacional

Nesta disciplina desenvolveremos uma viso ampla e moderna da Contabilidade e da sua relao com os mercados financeiros e de capitais, abordando o funcionamento de suas instituies e operaes financeiras e estudando os principais modelos de avaliao dos ativos negociados e de seus riscos. O primeiro processo a ser estudado o entendimento da estrutura e do funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Ateno
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material terico atentamente antes de realizar as atividades. importante tambm respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.

Contextualizao

Sem dvida alguma o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) fundamental para o desenvolvimento do nosso pas. A cada dia, mais e mais pessoas se interessam em conhecer esse sistema e tambm em entender a sua linguagem que prpria e nica. Por meio dos rgos reguladores, que compem o subsistema normativo do Sistema Financeiro Nacional (SFN) o governo se preocupa em regulamentar e fiscalizar todos aqueles que fazem parte desse sistema. Assim, as operaes tornam-se mais seguras e confiveis e o pas ganha credibilidade junto aos investidores nacionais e internacionais. Alm, desse aspecto o governo se utiliza dos rgos que compem o subsistema normativo para determinar as taxas de juros, as linhas de crdito, os programas sociais de crescimento e desenvolvimento, ou seja, implantar e fazer valer as polticas econmicas do pas. Por todos esses exemplos e situaes, imprescindvel que voc, como um futuro profissional da rea financeira, entenda como a estrutura e o funcionamento desse sistema. Dessa forma, voc poder contribuir de maneira mais eficaz e eficiente dentro das organizaes em que voc venha atuar, agregando valor ao negcio.

Material Terico

1. Estrutura Atual do Sistema Financeiro Nacional (SFN)

Uma conceituao bastante abrangente de sistema financeiro poderia ser a de um conjunto de instituies que se dedicam, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condies satisfatrias para a manuteno de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores. O mercado financeiro, local em que se processam essas transaes, permite que um agente econmico qualquer (um indivduo ou empresa), sem perspectivas de aplicao em algum empreendimento prprio, da poupana que capaz de gerar (denominado como um agente econmico superavitrio), seja colocado em contato com outro, cujas perspectivas de investimento superam as respectivas disponibilidades de poupana (denominado como um agente econmico deficitrio). Alm disso, o mercado financeiro pode ser considerado como elemento dinmico no processo de crescimento econmico, uma vez que permite a elevao das taxas de poupana e investimento. Dentro desta linha de abordagem, no que toca s instituies financeiras, a Lei de Reforma Bancria (4.595/64), em seu Art. 17, caracteriza-as com mais exatido:
Consideram-se instituies financeiras, para os efeitos da legislao em vigor, as pessoas jurdicas pblicas e privadas, que tenham como atividade principal ou acessria a coleta, a intermediao ou a aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros.

E complementa, em seu pargrafo nico: Para os efeitos desta Lei e da legislao em vigor, equiparam-se s instituies financeiras s pessoas fsicas que exeram qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual. Aps essas breves consideraes, parece interessante caracterizar essas instituies em dois grandes grupos: os intermedirios financeiros e as chamadas instituies auxiliares. As primeiras, os intermedirios financeiros, distinguem-se das ltimas, basicamente, no seguinte: emitem seus prprios passivos, ou seja, captam poupana diretamente do pblico por sua prpria iniciativa e responsabilidade e, posteriormente, aplicam esses recursos junto s empresas, atravs de emprstimos e financiamentos. Incluem-se neste segmento os bancos comerciais, de investimento, de desenvolvimento, a Caixa Econmica Federal, as sociedades de crdito, financiamento e investimento e os bancos mltiplos.

Ao contrrio destas, as instituies auxiliares propem-se a colocar em contato poupadores com investidores, facilitando o acesso destes queles. Nestes casos, figuram, por exemplo, as bolhas de valores, cuja finalidade, em ltima instncia, consiste em propiciar liquidez aos ttulos emitidos pelas empresas (aes), atravs de institucionalizao do mercado secundrio para esses ativos. Esse processo garante as condies fundamentais para a aceitao dos lanamentos primrios (subscrio) das empresas. Na mesma situao encontram-se as sociedades corretoras e distribuidoras, constituindo-se no elemento de ligao entre poupadores e investidores, atuando na colocao de papis das empresas junto ao pblico. Outra caracterizao de instituio financeira poder ser dada sob a tica da capacidade que ela tem de criar ou no moeda escritural. Na forma afirmativa, ou seja, criando a moeda escritural, esto inseridas aquelas instituies que, em conjunto, compem o chamado sistema monetrio, uma derivao do sistema financeiro que tem como principal fonte de recursos os depsitos vista (movimentveis por cheques), que representado pelo Banco do Brasil, pela Caixa Econmica Federal, pelos bancos comerciais (pblicos e privados) e pelos bancos mltiplos com carteira comercial. A capacidade de criar moeda origina-se do fato de trabalharem em um sistema de reservas fracionrias, mantendo em caixa apenas uma parte dos depsitos que recebem do pblico e aplicando o restante seja em emprstimos seja em ttulos. A seguir apresenta-se a Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Sistema Financeiro Nacional

SUBSISTEMA NORMATIVO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (SFN) SUBSISTEMA DE INTERMEDIAO

Subsistema Normativo

CONSELHO MONETRIO NACIONAL (CMN) BANCO CENTRAL (BACEN)

Comisses Consultivas

SUBSISTEMA NORMATIVO

(CVM) COMISSO VALORES MOBILIRIOS

B.B.
Responsvel pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituies. INSTITUIES ESPECIAIS

BNDES CEF

Subsistema de Intermediao

Instituies Financeiras Bancrias Instituies Financeiras no Bancrias

SUBSISTEMA DE INTERMEDIAO

Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo (SBPE)

Instituies Auxiliares
Composto pelas instituies bancrias e no bancrias que atuam em operaes de intermediao financeira.

Instituies no Financeiras

2. Autoridades Monetrias

2.1. Conselho Monetrio Nacional CMN

Como rgo normativo, por excelncia no lhe cabem funes executivos, sendo o responsvel pela funo das diretrizes das polticas monetria, creditcia e cambial do Pas. Pelo envolvimento destas polticas no cenrio econmico nacional, o CMN acaba se transformando num conselho de poltica econmica. A Medida Provisria 542, de 06/94, que criou o Plano Real, simplificou a composio do CMN, caracterizando seu perfil monetrio, que passou a ser integrado pelos seguintes membros: Ministro da Fazenda (Presidente), Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto, e Presidente do Banco Central. O CMN a entidade superior do sistema financeiro, sendo de sua competncia: adaptar o volume dos meios de pagamentos s reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento; regular o valor interno da moeda, prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionrios ou deflacionrios de origem interna ou externa; regular o valor externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos do Pas; orientar a aplicao dos recursos das instituies financeiras pblicas ou privadas, de forma a garantir condies favorveis ao desenvolvimento equilibrado da economia nacional; propiciar o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros, de forma a tornar mais eficiente o sistema de pagamento e mobilizao de recursos; zelar pela liquidez e pela solvncia das instituies financeiras; coordenar as polticas monetria, creditcia, oramentria, fiscal e da dvida pblica interna e externa; e estabelecer a meta de inflao.

A partir dessas funes bsicas, o CMN fica responsvel por todo um conjunto de atribuies especficas, cabendo destacar: autorizar as emisses de papel-moeda; aprovar os oramentos monetrios preparados pelo BC; fixar diretrizes e normas da poltica cambial; disciplinar o crdito em suas modalidades e as formas das operaes creditcias; estabelecer limites para a remunerao das operaes e servios bancrios ou financeiros; determinar as taxas do recolhimento compulsrio das instituies financeiras;

regulamentar as operaes de redesconto de liquidez; outorgar ao BC o monoplio de operaes de cmbio quando o balano de pagamento o exigir; estabelecer normas a serem seguidas pelo BC nas transaes com ttulos pblicos; regular a constituio, o funcionamento e a fiscalizao de todas as instituies financeiras que operam no pas.

Pela Constituio Federal, a participao estrangeira no sistema financeiro nacional permitida quando h o interesse nacional. Nos casos que surgem, cabe ao CMN encaminhar voto ao presidente da repblica recomendando que decrete tal interesse, para que, analisado o caso especfico, a participao possa existir.

2.2. Banco Central do Brasil BC ou Bacen

O Banco Central (BC) a entidade criada para atuar como rgo executivo central do sistema financeiro, cabendo-lhe a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as disposies que regulam o funcionamento do sistema e as normas expedidas pelo CMN. So de sua privativa competncia as seguintes atribuies: emitir papel-moeda e moeda metlica nas condies e limites autorizados pelo CMN; executar os servios do meio circulante; receber os recolhimentos compulsrios dos bancos comerciais e os depsitos voluntrios das instituies financeiras e bancrias que operam no Pas; realizar operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras dentro de um enfoque de poltica econmica do Governo ou como socorro a problemas de liquidez; regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis; efetuar, como instrumento de poltica monetria, operaes de compra e venda de ttulos pblicos federais; emitir ttulos de responsabilidade prpria, de acordo com as condies estabelecidas pelo CMN; exercer o controle de crdito sob todas as suas formas; exercer a fiscalizao das instituies financeiras, punindo-as quando necessrio; autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinmica operacional, de todas as instituies financeiras; estabelecer as condies para o exerccio de quaisquer cargos de direo nas instituies financeiras privadas; vigiar a interferncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais;

controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial, operando, inclusive, via ouro, moeda ou operaes de crdito no exterior; determinar, via Copom, a taxa de juros de referncia para as operaes de um dia a taxa Selic.

Em resumo, por meio do BC que o Estado intervm diretamente no sistema financeiro e, indiretamente, na economia.

3. Autoridades de Apoio

3.1. Comisso de Valores Mobilirios CVM

A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) foi criada pela Lei 6.385 em 07/12/76, e ficou conhecida como a Lei da CVM, pois at aquela data faltava uma entidade que absorvesse a regulao e a fiscalizao do mercado de capitais, especialmente no que se referia s sociedades de capital aberto. Fixou-se, portanto, como o rgo normativo do sistema financeiro, especificamente voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado de valores mobilirios no emitidos pelo sistema financeiro e pelo Tesouro Nacional. Assim, a sua principal misso proteger os investidores, manter a eficincia e a ordem dos mercados e aumentar a facilidade de formao de capital por parte das empresas. Sob a disciplina e a fiscalizao da CVM foram consolidadas as seguintes atividades:

emisso e distribuio de valores mobilirios no mercado; negociao e intermediao no mercado de valores mobilirios; negociao e intermediao no mercado de derivativos; organizao, funcionamento e operaes das Bolsas de Valores; organizao, funcionamento e operaes das Bolsas de Mercadorias e Futuros; administrao de carteiras e custdia de valores mobilirios; auditoria das companhias abertas; servios de consultor e analista de valores mobilirios.

Sob a tica das Bolsas, os objetivos fundamentais da CVM ficam caracterizados como o do fortalecimento do mercado de aes e dos demais valores mobilirios, atravs do(a):

estmulo aplicao de poupana no mercado acionrio; garantia do funcionamento eficiente e regular das bolsas de valores e instituies auxiliares que operem neste mercado; proteo aos titulares de valores mobilirios contra emisses irregulares e outros tipos de atos ilegais que manipulem preos de valores mobilirios nos mercados primrios e secundrios de aes; fiscalizao da emisso, do registro, da distribuio e da negociao de ttulos emitidos pelas sociedades annimas de capital aberto.

3.2. Banco do Brasil BB

Essa instituio teve uma funo tpica de autoridade monetria at janeiro de 1986, quando, por deciso do CMN, foi suprimida a conta movimento, que colocava o BB na posio privilegiada de banco corresponsvel pela emisso de moeda, via ajustamento das contas das autoridades monetrias e do Tesouro Nacional. Hoje, o BB um conglomerado financeiro de ponta, que vem aos poucos se ajustando estrutura de um banco mltiplo tradicional, embora ainda opere, em muitos casos, como agente financeiro do Governo Federal. o principal executor da poltica oficial de crdito rural. Conserva, ainda, algumas funes que no so prprias de um banco comercial comum, mas tpicas de parceiro principal do Governo Federal na prestao de servios bancrios, por exemplo: administrar a Cmara de Compensao de cheques e outros papis; efetuar os pagamentos e suprimentos necessrios execuo do Oramento Geral da Unio; a aquisio e o financiamento dos estoques de produo exportvel; agenciamento dos pagamentos e recebimentos fora do Pas; a operao dos fundos de investimento setorial, como Pesca e Reflorestamento;

a captao de depsitos de poupana direcionados ao crdito rural e a operao do Fundo Constitucional do Centro Oeste FCO; a execuo da poltica de preos mnimos dos produtos agropastoris; a execuo do servio da dvida pblica consolidada; a realizao, por conta prpria, de operaes de compra e venda de moeda estrangeira e, por conta do BC, nas condies estabelecidas pelo CMN; o recebimento, a crdito do Tesouro Nacional, das importncias provenientes da arrecadao de tributos ou rendas federais; e, como principal executor dos servios bancrios de interesse do Governo Federal, inclusive suas autarquias, receber em depsito, com exclusividade, as disponibilidades de quaisquer entidades federais, compreendendo as reparties de todos os ministrios civis e militares, instituies de previdncia e outras autarquias, comisses, departamentos, entidades em regime especial de administrao e quaisquer pessoas fsicas ou jurdicas responsveis por adiantamentos.

A Medida Provisria 443, editada em 21/10/08, ao ampliar a participao dos bancos pblicos, Banco do Brasil e Caixa, no sistema bancrio domstico, abriu para os bancos pblicos a possibilidade de comprar bancos privados, o que at ento no era permitido.

3.3. Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES

a instituio responsvel pela poltica de investimento de longo prazo do Governo Federal. a principal instituio financeira de fomento do Pas e tem como objetivos bsicos:

impulsionar o desenvolvimento econmico e social do Pas; fortalecer o setor empresarial nacional; atenuar os desequilbrios regionais, criando novos polos de produo; promover o desenvolvimento integrado das atividades agrcolas, industriais e de servios; e promover o crescimento e a diversificao das exportaes.

Para a consecuo desses objetivos, conta com um conjunto de fundos e programas especiais de fomento. Foi da responsabilidade do BNDES durante os governos Collor, Itamar e FHC o encargo de gerir todo o processo de privatizao das empresas estatais.

3.4. Caixa Econmica Federal - CEF

A Caixa a instituio financeira responsvel pela operacionalizao das polticas do Governo Federal para habitao popular e saneamento bsico, caracterizando se cada vez mais como o banco de apoio ao trabalhador de baixa renda. CEF permitido atuar nas reas de atividades relativas a bancos comerciais sociedades de crdito imobilirio e de saneamento e infraestrutura urbana, alm de prestao de servios de natureza social, delegada pelo Governo Federal. Suas principais atividades esto relacionadas com a captao de recursos em cadernetas de poupana, em depsitos judiciais e a prazo, e sua aplicao em emprstimos vinculados, preferencialmente habitao. Os recursos obtidos junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS so direcionados, quase na sua totalidade, para as reas de saneamento e infraestrutura urbana. A CEF exerce a administrao de loterias, de fundos e de programas, entre os quais se destacam o FGTS, o Fundo de Compensao de Variaes Salariais FCVS, o Programa de Integrao Social PIS, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social FAZ, e o Fundo de Desenvolvimento Social FDS.

3.5. Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional CRSFN

Criado pelo Decreto 91.152, de 15/03/85, como rgo integrante do Ministrio da Fazenda, para julgar, em segunda e ltima instncia, os recursos interpostos das decises relativas aplicao de penalidades administrativas pelo Banco Central do Brasil e Comisso de Valores Mobilirios. integrado por oito Conselheiros, de reconhecida competncia e possuidores de conhecimentos especializados em assuntos relativos aos mercados financeiros e de capitais. A principal atribuio do CRSFN julgar os recursos interpostos das decises relativas aplicao de penalidades administrativas do Banco Central do Brasil e da Comisso de Valores Mobilirios.

4. Instituies Financeiras O MNI

O Manual de Normas e Instrues MNI, preparado e editado pelo Banco Central, estabelece, entre outras, as normas operacionais de todas as instituies financeiras. No agrupamento das instituies financeiras, os bancos comerciais, por suas mltiplas funes, constituem a base do sistema monetrio e, devido aos servios prestados, so, sem dvida, a instituio financeira mais conhecida. Podemos, tambm, agrupar as instituies financeiras, segundo a peculiaridade de suas funes de crdito, em segmentos, a saber:

Instituies de Crdito a Curto Prazo

Bancos Comerciais, Caixa Econmica, Bancos Cooperativos / Cooperativas de Crdito, Bancos Mltiplos com Carteira Comercial Bancos de Desenvolvimento, Bancos de Investimento, Caixa Econmica, Bancos Mltiplos com Carteira de Investimento e Desenvolvimento, Sociedades de Crdito ao Microempreendedor, Agncias de Fomento. Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento Financeiras, Caixa Econmica, Bancos Mltiplos com Carteira Aceite Caixa Econmica Federal, Associaes de Poupana e Emprstimo, Sociedades de Crdito Imobilirio, Companhias Hipotecrias, Bancos Mltiplos com Carteira Imobiliria

Instituies de Crdito de Mdio e Longo Prazos Instituies de Crdito e Financiamento de Bens de Consumo Durveis Instituies de Crdito Imobilirio

Sociedades Corretoras CCVM, Sociedades Distribuidoras Instituies de DTVM, Bancos de Investimento, Bancos Mltiplos com Intermediao no Mercado Carteira de Investimento, Agentes Autnomos de de Capitais Investimento Instituies de Seguros e Capitalizao Instituies de Arrendamento Mercantil Leasing Seguradoras, Corretoras de Seguros, Entidades Abertas de Previdncia Complementar, Entidades Fechadas de Previdncia Complementar, Sociedades de Capitalizao Sociedades de Arrendamento Mercantil, Bancos Mltiplos com Carteira de Arrendamento Mercantil

Material Complementar

Com o objetivo de voc ampliar os conhecimentos e entrar no mundo fascinante da pesquisa viaje pelos seguintes sites: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/

No site portal do investidor, voc encontrar muitas coisas interessantes, tais como: desafios, vdeos com especialistas, histrias interativas e histrias em quadrinhos e tudo isso sobre a Estrutura e o Funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Vale ressaltar que alm dessas ferramentas dinmicas e curiosas voc ter acesso a trabalhos acadmicos, s principais legislaes sobre o mercado financeiro, s dicas para os investidores, a um guia fcil e didtico para entender toda a terminologia utilizada no mercado financeiro e muito mais. http://www.cvm.gov.br/

No site da Comisso de Valores Mobilirios CVM, voc encontrar todas as informaes sobre as empresas brasileiras que possuem capital aberto. Assim, como a legislao atualizada sobre a abertura e a regulamentao de capital no Brasil. Tambm, ser possvel acessar todas as normas e procedimentos de contabilidade e auditoria que regem as companhias com capital aberto (Sociedades Annimas S.As) emanadas por esse rgo. http://www.bmfbovespa.com.br/home.aspx?idioma=pt-br

No site da Bolsa de Valores de So Paulo BOVESPA, voc ter acesso a um contedo didtico e fascinante para iniciantes no Mercado de Aes e de Mercadorias e Futuros. No deixe de ler esse material! Voc tambm ter acesso a informaes atualizadas do mercado de aes e das empresas que dele participam. Alm disso, voc poder se inscrever em seminrios, palestras e cursos gratuitos, portanto, fique atento! Tudo isso pode contribuir muito para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.

http://www.bacen.gov.br/

No site do Banco Central BACEN, voc ter acesso a toda a legislao que regulamenta o sistema financeiro nacional, aos balancetes de todos os bancos que atuam no mercado nacional, a informaes sobre cmbio e capitais estrangeiros, a estudos econmicos e financeiros sobre as diversas regies que compem o nosso pas, as metas de inflao, a informaes sobre intervenes, liquidaes e privatizaes de instituies financeiras, a informaes sobre o sistema de pagamentos brasileiro e muito mais. No deixe de visitar esse site!

Referncias

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2009. LIMA, Iran Siqueira; LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco de; PIMENTEL, Ren Coppe (Coord.). Curso de mercado financeiro: tpicos especiais. So Paulo: Atlas, 2009. BRITO, Osias Santana de. Mercado financeiro: estruturas, produtos, servios, riscos, controle gerencial. So Paulo: Saraiva, 2005. SANTOS, Jos Evaristo dos. Mercado instrumentos. So Paulo: Atlas, 1999. financeiro brasileiro: instituies e

Anotaes

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

You might also like