You are on page 1of 2

A comparao da histria brasileira, em certos pontos, com a histria da Amrica espanhola destaca diferenas que ajudam a explicar a experincia

brasileira, contudo ela no ir, por si mesma, fornecer uma comparao sistemtica de suas trajetrias independentes. A forma como o Brasil chegou a sua independncia e reconhecimento como nao levantam as suspeitas de que o Estado serve as classes dominantes. DEBATES HISTORIOGRFICOS Jos Honrio Rodrigues: D. Pedro I descobriu que os brasileiros estavam animadamente preparados para endossar sua declarao de independncia do Brasil e que permaneceram unidos, a partir de ento, por um sentimento nacional. O sentido profundo da nossa histria nacional: A unidade o tema central. a motivao permanente... Desde o princpio a unidade foi uma aspirao partilhada por todos. Esse tipo de historia aparece j no sculo XIX no recm-criado IHGB e a vemos nas obras de historiadores como E. Bradford Burns. Diferentemente pesam os intelectuais da Amrica Espanhola que dizem que a unidade entre os povos americanos est no seu sentimento de independncia e no reconhecem fronteiras intracoloniais. Benedict Anderson, em seu estimulante livro Comunidades imaginrias (Imagined Communities), pertence a essa categoria, acreditando que j existiam naes na Amrica Latina antes da independncia e refere-se ao aparecimento da conscincia nacional americana, no final do sculo XVIII. Na luta pela autonomia e depois pela independncia, atravs da guerra e derramamento de sangue, de forma gradual a maioria mudou o foco de sua lealdade, passando do rei para a nao emergente. As razes regionais foram o motor que moveu as guerras de independncias espanoamericanas. As fronteiras de diviso das naes Amrico espanholas foram traadas e delimitadas segundo afinidades locais numa tentativa de independncia e de um governo descentralizado. Mas onde os limites de tais territrios se situavam? Eles foram delineados por afinidades culturais maiores no interior de cada pas do que para alm de fronteiras? Ou as naes emergiram somente vagarosamente depois de dcadas de separao? Para Hobsbawm a criao de um uma nao s possvel mediante a constituio de um estado, pois ele que dar a unidade nacional possvel; Naes no fazem estados e nacionalismo, mas o contrrio. No existiu nenhuma nica cidade centralizadora na Amrica portuguesa, assim como no existiu nenhuma na Amrica espanhola como um todo. Alguns afimam que a independncia da brasil ocorrera de fato coma a vinda da famlia real em 1808 pois houve a abertura dos portos e a quebra do monoplio colonial.

As insurreies s desejavam libertar determinada regio do domnio portugus. Os historiadores nacionalistas tiveram que dar uma interpretao para o fato de no haver um s pensamento por parte de todas as provncias quanto a retirada do rei de Portugal do brasil. Oliveira Lima, foram as cortes portuguesas que fomentou (...) a desunio (...) privando (o Brasil) de seu centro natural de atrao, que era a capital consagrada por Dom Joo VI. Jos Honrio Rodrigues argumenta to vigorosamente pela pr-existncia de uma nao brasileira unida, descartou esses eventos, como sem importncia. J para Barman o apoio de grupos do Sul do pas ao rei portugus no significa o triunfo do nacionalismo. Pelo contrario o apoio s foi dado por uma promessa de autonomia futura. Em meados do sculo XIX o brasil emerge como um estado nico vencendo finalmente o temor da fragmentao e independncia das provncias. Segundo J. Murilo de Carvalho os funcionrios do aparelho burocrtico e administrativo do Estado brasileiro era pensava numa ideia de centralizao e obedincia ao poder monrquico pelo fato de que a sua grande maioria ter sido formada nas universidades de Portugal e alguns j terem servido em Portugal ou em frica. Por que a elite econmica de tantas regies diversas aceitou a viso poltica desses homens? No haveriam interesses materiais em jogo nesse processo? Levantasse uma questo: ser que uma classe dominante controlava o Estado. Para Caio prado jr. a independncia do brasil resultou to somente dos interesses d classe agrcola em se livrar do domnio portugus. Os proprietrios de terras e os escravocratas brasileiros emergiram triunfantes. Deles era o novo estado. Ilmar Rohloff de Mattos, que procura demonstrar como interesses de classes se ligavam especificamente ao poder do estado aponta a formao de uma classe que unia fazendeiros de caf e polticos estadistas, e defendiam uma ordem moral e social postulados pelos chamados intelectuais orgnicos. Dois fatores - a ameaa da desordem social e o apelo de uma monarquia legtima - explicam o motivo por trs de suas aes, como fica claro numa identificao das vantagens especiais e individuais que os homens prsperos distantes do centro obtinham do estado que construram. A AMEAA DA DESORDEM SOCIAL A desunio ameaou o firme controle social desejado pelos proprietrios de terras e escravocratas, apesar de terem reconhecido esse perigo somente atravs da sua experincia nas tentativas de afirmar a autonomia regional ou, at mesmo, estabelecer repblicas independentes.

You might also like