You are on page 1of 14

Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho Porturio (CPATP) A garantia da participao dos trabalhadores avulsos na Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho

Porturio (CPATP) muito importante para a implantao dos programas de segurana. Sem a participao dos trabalhadores na discusso da pol tica de segurana a ser implantada nos portos! com certe"a! os programas de controle de acidentes di#icilmente tero sucesso. A representao dos trabalhadores! legitimada atravs de eleio! deve ser proporcional ao n$mero de participantes por atividade e%ercida no porto & estiva! con#er'ncia! conserto! vigia! trabalho de bloco! capata"ia ou arrumadores. Caso alguma #uno no tenha n$mero su#iciente para ser representada por um titular na comisso! esta poder ser contemplada com uma supl'ncia. Caso alguma dessas #un(es menos numerosas! ainda assim! permanea sem representao na comisso durante o treinamento obrigat)rio! devem&se #a"er gest(es *unto aos membros da CPATP! no sentido de +ue eles estudem todas as atividades porturias! dispensando especial ateno ,s #un(es +ue no esto representadas na comisso. A#inal! eles no esto ali somente para representar uma determinada categoria! mas sim todos os trabalhadores porturios! independentemente da #uno atividade laboral porturia. Objetivos Principais A CPATP tem por ob*etivo desenvolver atividades +ue possam prevenir acidentes do trabalho e proteger os trabalhadores de e%posi(es a agentes agressivos , sa$de. Para alcanar estes ob*etivos! os membros da CPATP t'm as seguintes atribui(es (-..-.-.-/)0 a) 1eali"ar inspe(es nos locais de trabalho! a #im de detectar poss veis #atores de riscos2 b) Participar das reuni(es mensais! onde podero relatar problemas de segurana! con#orto e de sa$de! detectadas nos ambientes de trabalho porturio! sugerindo medidas de preveno ou solicitando +ue o S3SSTP apresente uma soluo tcnica a ser analisada pela comisso2 c) 4espertar o interesse dos colegas de trabalho pelas +uest(es relacionadas , segurana e sa$de no trabalho2 d) Participar das investiga(es de acidentes do trabalho ocorrida nos portos2 e) Participar dos cursos de aper#eioamento em segurana e sa$de o#erecidos pelo 5675 ou pela CPATP.

Dimensionamento Para contabili"armos o n$mero total de trabalhadores em atividade no porto! temos +ue calcular a mdia anual dos empregados por tempo indeterminado e! a seguir! a mdia anual dos trabalhadores avulsos +ue so re+uisitados pelos operadores porturios. Portanto! no o n$mero de trabalhadores +ue esto registrados ou cadastrados no 5675 +ue representam este total! e sim a mdia dos +ue conseguem trabalhar ao longo do ano. 5 n$mero de trabalhadores avulsos +ue #oram tomados no ano anterior obtido atravs da +uantidade de trabalhadores avulsos (estivadores! con#erentes! vigias! capata"ia! consertadores! trabalhadores de bloco) re+uisitados dia a dia durante o ano. 8ote bem +ue necessitamos da +uantidade e no da categoria de trabalhadores! pois alguns trabalham mais +ue outros. 5 importante a +uantidade de trabalhos re+uisitados! pois cada trabalho e%ercido por um trabalhador. 9ma maneira prtica de se obter estes n$meros a seguinte0 :& Cada trabalhador trabalha! teoricamente! :;< horas por m's ou :;<%:-= -.:>< horas por ano2 -& Cada trabalho re+uisitado corresponde a ; horas de servio2 ?& 7ultiplicando&se o n$mero de trabalhadores re+uisitados por ; (oito)! obt'm&se o n$mero de horas trabalhadas durante todo o ano2 /& 4ividindo&se este $ltimo valor obtido por -.:>< horas! chega&se ao n$mero te)rico de trabalhadores porturios avulsos necessrios para o atendimento ao trabalho no ano civil anterior. 3%emplo0 @amos dimensionar uma CPATP e S3SSTP de um 5675 +ue tenha :.;<< trabalhadores avulsos registrados ou cadastrados e cerca de -<< trabalhadores porturios contratados por tempo indeterminado! a servio de operadores porturios. 8o ano anterior #oi constatado! pela documentao! +ue houve :/;.AA< trabalhadores re+uisitados. Bual a mdia de trabalhadores para +ue se possam #a"er os dimensionamentosC

Soluo0 5 n$mero de trabalhadores re+uisitados multiplicados por ; horas de trabalho nos dar a +uantidade de homensDhora trabalhada durante do ano. Assim! :/;.AA< % ; = :.:.<.:>< EomensDhoras trabalhadas. 5 n$mero de horasDtrabalhadas anualmente dividido pelo n$mero de horas trabalhadas por um $nico trabalhador! nos apontar o numero mdio dirio de trabalhadores utili"ados0 Assim0 :.:.<.:><D-.:>< = FF: Como e%istem -<< trabalhadores com v nculo empregat cio por tempo indeterminado! a soluo seria FF:G-<< = AF:. 3ste seria o n$mero correto para utili"armos no Buadro : para dimensionamento do S3SSTP! o +ue nos daria a seguinte composio0 : engenheiro2 F tcnicos de segurana do trabalho2 : en#ermeiro do trabalho e - au%iliares de en#ermagem do trabalho. 8o caso da CPATP (Buadro HH) ter amos a seguinte composio0 > titulares indicados pelos empregadores e > titulares indicados por escrut nio secreto dentre os trabalhadores porturios. Caso nosso porto #ict cio operasse em um regime de trabalho de > horas! o dimensionamento seria0 :/;.AA< % > = ;.-.>-< homensDhoras trabalhadas. 5 n$mero de horas por trabalhador no regime de > horas seria :.>-< horas! assim0 ;.-.>-<D:.>-< = FF: trabalhadores. 5 resultado obtido o mesmo +ue o calculado para o regime de ; horas.

2 ! ! De"inio dos Participantes Buanto , participao dos trabalhadores na CPATP! devem&se priori"ar a+ueles +ue esto e%postos ,s piores condi(es de trabalho! isto ! ao maior n$mero de #atores de riscos com probabilidade de provocarem acidentes com danos graves. 3%emplo0 @amos admitir +ue entre os trabalhadores registrados e cadastrados no 5675! tenhamos o seguinte +uadro0 3stivadores= ;<< Capata"ia ou arrumadores=><< Trabalhadores de Iloco=?<< Con#erentes=:F< Consertadores= :<< @igias de Portal)=F< Assim! para um total de -<<< trabalhadores e uma mdia de AF: trabalhadores! podemos calcular o +uociente de representao com a seguinte #)rmula0 n$mero total de trabalhadores dividido pelo n$mero de representantes na CPATP (> titulares G > suplentes= :-). 3nto! teremos0 -<<<D:-= :>>. 8o conte%to destes n$meros! ter amos a seguinte constituio da CPATP0

2 ! # $euni%es A reunio da CPATP o momento mais importante desse trabalho! pois ali +ue so discutidos todos os problemas e #eitos os encaminhamentos. Tudo registrado no livro de atas da CPATP e as solu(es dos problemas sero solicitadas ao 5675! aos operadores porturios ou empregadores! con#orme o caso. A CPATP se reunir com todos os seus membros pelo menos uma ve" por m's! em local apropriado e durante o horrio normal de trabalho do porto! obedecendo ao calendrio anual.

9ma das +uest(es +ue t'm suscitado d$vida o pagamento das horas despendidas a servio da CPATP por parte dos trabalhadores avulsos.

5s trabalhadores contratados por tempo indeterminado! isto ! +ue t'm carteira assinada! recebem normalmente pelo tempo +ue dedicam ao desempenho de suas atribui(es como membros da comisso! * +ue o servio reali"ado no horrio normal de trabalho. Buanto aos avulsos! a 81&-. no esclarece +ual deve ser o procedimento. Como o 7inistrio do Trabalho e 3mprego impedido de legislar sobre o pagamento das horas dedicadas pelos trabalhadores avulsos ,s reuni(es da CPATP! este assunto #ica para ser resolvido nos acordos coletivos do trabalho negociados pelos sindicatos dos trabalhadores porturios *unto aos operadores porturios e o 5675. A prtica indica +ue se deve encontrar uma #orma de remunerao! pr)%ima da mdia recebida pela categoria , +ual pertence o trabalhador avulso! membro da CPATP! como #orma de incentivo , sua participao na comisso. Apesar do carter de representao paritria! os membros da comisso devem procurar discutir as +uest(es tcnicas relacionadas , segurana! con#orto e sa$de nos locais de trabalho sempre no consenso! procurando&se encontrar as melhores solu(es! evitando&se votar sobre estes assuntos.

Objetivos da $eunio 1eceber e analisar in#orma(es! sugest(es re#erentes , preveno de acidentes vindas dos membros da CPATP! de trabalhadores! de convidados ou de colaboradores2 3laborar sugest(es de modi#ica(es no ambiente de trabalho! se*a na organi"ao do trabalho ou em procedimentos operacionais no intuito de diminuir ou eliminar #atores de riscos2 Ja"er estudos sobre tcnicas de segurana! higiene industrial e de legislao espec #ica com a preveno de acidentes2 Ja"er anlise de acidentes de trabalho ocorridos2 4iscutir resultados de inspe(es reali"adas.

Condi%es para uma $eunio Produtiva

Ter ob*etivos claros2 Ser bem organi"ada0 e%pedir convites aos membros com anteced'ncia! * com a pauta de#inida2 5bedecer ao horrio para o +ual #oi plane*ada2 5s membros devem ser estimulados a verbali"ar com clare"a suas idias ou d$vidas2 5s membros devem usar de boa educao na argumentao de suas idias2 Ser avaliada pelos participantes no #inal. &nspe%es nos 'ocais de Trabalho K indispensvel +ue a CPATP reali"e inspe(es nos diversos terminais porturios! procurando visitar todos os locais em +ue so e%ecutados trabalhos porturios. Para +ue a CPATP no se limite a se reunir apenas uma ve" por m's! importante +ue esta reunio se*a precedida de uma inspeo nos locais de trabalho! tanto em terra +uanto a bordo das embarca(es. Cria&se! assim! uma oportunidade para os membros da CPATP conhecerem estes locais! conversarem com outros trabalhadores e registrarem suas reclama(es ou sugest(es para melhoria dos aspectos de segurana. 2 # ( Tipos de &nspeo 3%istem vrios tipos de inspeo +ue podem ser reali"ados nos locais de trabalho. 5 importante +ue as inspe(es se*am plane*adas para +ue no se trans#ormem em apenas uma visita. :& &nspeo )eral* uma inspeo mais simples! onde se procura ter um panorama geral dos setores de trabalho. K $til no in cio das atividades da CPATP! com o intuito de reali"ar o plane*amento dos trabalhos e para +ue os membros da comisso conheam os diversos setores e locais de trabalhos porturios. -& &nspeo 'ocali+ada* este tipo de inspeo reali"ado +uando a CPATP +uer esclarecer uma situao de risco +ue #oi denunciada por alguns de seus membros! +ue teve por origem +uei%as de trabalhadores ou ainda por ocorr'ncia de acidentes de trabalho.

?& &nspeo de ,atores de $isco* uma inspeo em +ue os membros da CPATP procuram detectar situa(es ou condi(es +ue possam causar acidentes ou constitu rem #ontes de agentes agressivos , sa$de dos

trabalhadores! como por e%emplo0 opera(es com produtos perigosos! aus'ncia de prote(es coletivas! problemas com sinali"ao! #alta de con#orto nos locais de trabalho! entre outras. Como ,a+er uma &nspeo A inspeo deve ser #eita com o acompanhamento! passo a passo! dos servios reali"ados no terminal porturio ou em local previamente escolhido. Para #acilitar sua reali"ao! o ideal seguir o #lu%o das cargas no embar+ue ou desembar+ue e nos servios reali"ados nos ptios e arma"ns.

9ma ve" de#inido o ob*etivo da inspeo! pode&se criar um roteiro ou uma #icha de veri#icao! onde sero anotadas todas as situa(es em +ue os trabalhadores possam so#rer algum tipo de dano e +uais os controles dispon veis & e+uipamentos de segurana individual ou coletivo. A inspeo somente estar completa! se os membros da CPATP conversarem com os trabalhadores! procurando obter in#orma(es sobre os principais problemas e situa(es +ue eles consideram perigosas. As inspe(es reali"adas sero debatidas nas reuni(es e encaminhadas para o S3SSTP para solicitao das providencias necessrias ao 5675! administrao porturia ou aos operadores porturios. Jigura -0 5s acidentes devem ser investigados ,a+endo uma 'ista de -eri"icao Para #acilitar o processo de identi#icao de perigos no ambiente de trabalho! a norma britLnica IS ;;<<D.> indica uma lista de re#er'ncia +ue se origina com perguntas como0 4urante as atividades de trabalho! os seguintes perigos podem e%istirC a) escorreg(es ou +uedas no piso2 b) +uedas de pessoas de alturas2 c) +uedas de #erramentas! materiais! entre outros! de alturas2 d) p direito inade+uado2 e) perigos associados com o manuseio ou levantamento manual de #erramentas! cargas etc2 #) perigos da planta e de m+uinas associadas com a montagem! operao! manuteno! modi#icao! reparo e desmontagem2 g) perigos de ve culos! cobrindo tanto o transporte no local +uanto o de percursos em estradas ou ruas2

h) inc'ndio e e%plos(es2 i) viol'ncia contra o pessoal2 *) substLncias +ue possam ser inaladas2 M) substLncias ou agentes +ue possam causar donos aos olhos2 l) substLncias +ue possam causar danos ao entrar em contato ou serem absorvidas pela pele2 m) substLncias +ue possam causar danos sendo ingeridas2 n) energias pre*udiciais (eletricidade! radiao! ru do! vibrao)2 o) dis#un(es dos membros superiores associadas com o trabalho e resultantes de tare#as #re+Nentemente repetidas2 p) ambiente trmico inade+uado (+uente ou #rio)2 +) n veis de iluminao2 r) super# cies de piso escorregadias e no uni#ormes2 s) guarda&corpos ou corrim(es inade+uados em escadas2 t) trabalho em turno noturno2 u) ritmo acelerado de trabalho2 A CPATP deve elaborar sua pr)pria lista de veri#icao! levando em considerao as caracter sticas do trabalho porturio e%ecutado nos portos de sua regio. &nvesti.ao das Causas dos Acidentes do Trabalho 9ma das atribui(es dos membros da CPATP investigar! analisar e discutir as causas dos acidentes ocorridos (-..-.-.:; a e --.-.-.-/ c). 3m caso de acidentes graves ou #atais! a comisso dever se reunir no pra"o m%imo de /; horas a contar da ocorr'ncia para proceder , anlise do acidente. Por mais desagradvel +ue possa ser a investigao dos acidentes! esta se reveste de grande importLncia para a identi#icao dos riscos! pois evidencia as #alhas do programa de preveno de acidentes. Assim! misso da CPATP procurar encontrar as causas da ocorr'nciados acidentes e apontar solu(es para +ue um determinado tipo de acidente no ocorra novamente. A investigao pode ser #eita em con*unto com o S3SSTP! mas a comisso no deve delegar a este! isoladamente! a misso de reali"ar as investiga(es dos acidentes! principalmente os +ue t'm por conse+N'ncias les(es graves ou #atais. Jigura ?0 Comisso de inspeo colhendo dados em campo &nvesti.ando um Acidente

A elucidao das causas de um acidente do trabalho nem sempre simples. 8a maioria das ve"es! envolve uma srie de situa(es +ue concorrem! direta ou indiretamente! para sua ocorr'ncia.

Para en#rentar este problema! imprescind vel +ue todos os envolvidos no acidente se*am ouvidos e seus depoimentos cuidadosamente anotados! entre eles o do trabalhador acidentado. 5 local onde ocorreu o acidente no deve ser modi#icado at a reali"ao de uma inspeo detalhada! +uando sero registradas todas as situa(es! simulando o panorama do acidente em movimento. Como a anlise do acidente tem aspecto investigativo! as pessoas temem +ue se este*a procurando um culpado. 3ste sentimento natural! mas os membros da CPATP no devem se perturbar com isso0 a#inal! o importante +ue a verdade se*a encontrada e +ue possa a*udar a prevenir outros acidentes semelhantes. 7uitas ve"es! a elucidao de determinados acidentes e%ige conhecimentos tcnicos! +ue os membros da CPATP no dominam. Buando isso ocorre! deve&se procurar au% lio *unto ao S3SSTP ou ,s entidades governamentais +ue podero ceder tcnicos para aprimorar a investigao. A regra #undamental na investigao no dei%ar o tempo passar! pois +uanto mais o tempo passa! mais as pessoas se es+uecero de #atos importantes +ue poderiam elucidar as causas do acidente.

Jicha para Hnvestigao dos acidentes

C57HSSO5 43 P13@38PO5 43 ACH438T3S 45 T1AIAQE5 P51T9R1H5 & CPATP JHCEA 43 A8AQHS3 43 ACH438T3S 45 T1AIAQE5 8STTTTTTTTTT 5675! 37P13SA ou 5P31A451 P51T9R1H50 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT 3ndereo0 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT T 8ome do Acidentado0 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT Hdade0 TTTTTTTSe%o0 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTJunoDCategoria0 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTT Qocal em +ue 5correu o Acidente0 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT 4ata0 TTTTTTTTTTTTT Eora0 TTTTTTTT Buantas Eoras Ap)s o Hn cio do Trabalho0 TTTTTT 4escrio do acidente0 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT Parte do Corpo Atingida0 TTTTTTTTTTTTConse+N'ncias0 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT Conclus(es da Comisso0 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT 7edidas Propostas para 3vitar 8ovas 5corr'ncias0 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT 4ata0 TTTTTTTTTTTT Assinatura dos 7embros da CPATP0 TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT 5s depoimentos das testemunhas! da v tima (+uando #or poss vel)! as in#orma(es prestadas pelas assessorias tcnicas ou levantadas pelos membros da comisso devero ser ane%ados ao processo da investigao. As Causas dos Acidentes Acidente

As situa(es +ue podem provocar um acidente so as mais variadas poss veis. 3m geral! podem contribuir para a ocorr'ncia dos acidentes mais de uma situao ou #ator de risco! ve*a de#inio em -.F.?. 4a a necessidade de +ue a comisso investigadora saiba #a"er as perguntas certas para obter as respostas ade+uadas para as poss veis causas de um acidente. 6eralmente as investiga(es param em seu in cio! +uando se identi#ica a causa #inal de uma #alha +ue causou o acidente. 8o entanto! esta uma soluo simplista para se detectar as causas dos acidentes! +ue na verdade se encadeiam numa srie de #atores interligados +ue tambm devem ser estudados! a #im de eliminar as #alhas geradoras do #ator de risco. Como e%emplo! podemos imaginar a seguinte situao0 um trabalhador estivando uma carga no interior de um poro so#re uma +ueda e +uebra um brao. Buais poderiam ser as causas deste acidenteC 5 trabalhador tropeou em algo ou escorregou no piso por +ue havia )leo derramadoC 3le estava calado ade+uadamenteC 3stava caminhando normalmente ou corriaC E +uantas horas estava trabalhandoC Ja"ia hora e%traC 5 trabalho #atiganteC Bual era o ritmo de trabalhoC A produo do terno estava dentro da media normalC Bual #oi a $ltima ve" +ue o trabalhador se alimentouC Transportava alguma carga manualmenteC A investigao no pode terminar somente com o levantamento das situa(es +ue contribu ram para +ue o acidente ocorresse. K necessrio estudar tambm por +ue estas #alhas ocorreram. Por +ue o servio continuou ap)s o derrame do )leoC Buem o responsvel por providenciar a limpe"aC Por +ue o trabalhador no utili"ava o calado de seguranaC Buem #a" a escalao ou o programa de horas e%trasC Sem estas perguntas! as recomenda(es de segurana no podero ser #eitas com maiores detalhes.

3m ve" de somente di"er +ue o trabalhador deve ter mais cuidado ou uma situao deve ser corrigida! a comisso poder detectar problemas no gerenciamento do programa de preveno de acidentes! indicando +uais os procedimentos #alhos ou ausentes. Antigamente! era muito comum o uso dos conceitos de Condio Hnsegura ou Ato Hnseguro para de#inir as causas de acidentes. 3stes conceitos esto ultrapassados do ponto de vista tcnico e no devem ser mais utili"ados. 7odernamente! se utili"a o conceito de #ator de risco presente no ambiente de trabalho.

Classi"icao dos ,atores de $iscos

5 conceito de risco (Ea"ard)! segundo Trivelato (:.;;)! bidimensional! sendo mais um dado estat stico +ue estimado! dimensionando&se a probabilidade da ocorr'ncia de acidentes e +ual a e%tenso dos danos provocados. K a #orma ade+uada para avaliar o risco. Segundo Trivelato para se identi#icar o risco mais #cil de visuali"ar as Usitua(esU ou U#ator de riscoU +ue esto presentes no ambiente de trabalho. Assim! ainda segundo Trivelato! UJator de 1iscoU uma condio ou con*unto de circunstLncias +ue t'm a capacidade de causar um dano ou um e#eito indese*ado! +ue pode ser0 morte! les(es! doenas ou danos , sa$de! , propriedade ou ao meio ambienteU. 5s #atores de riscos podem ser classi#icados de varias maneiras! con#orme os diversos autores +ue estudaram este problema. 8este manual iremos adotar as de#ini(es da 81&. & Programa de Preveno de 1iscos Ambientais (PP1A)! *untando&se a estes riscos os relacionados ,s condi(es de trabalho o#erecidas aos trabalhadores +ue podem ser classi#icadas como riscos ergonVmicos e o de acidentes de trabalho! con#orme abai%o relacionadas0 a) $iscos Ambientais* A 81 .! no item ..:.F! de#ine como riscos ambientais os agentes # sicos! +u micos e biol)gicos e%istentes nos ambientes de trabalho +ue! em #uno e sua nature"a! concentrao ou intensidade e tempo de e%posio! so capa"es de causar danos , sa$de do trabalhador. A seguir damos a de#inio dos #atores de riscos contidos na 81 .. ,atores ,/sicos* 5s agentes # sicos so ,s diversas #ormas de energia a +ue possam estar e%postos os trabalhadores! tais como0 ru do! vibra(es! radia(es ioni"antes! radia(es no ioni"antes! temperaturas e%tremas (#rio ou calor)! press(es anormais e umidade2 ,atores 0u/micos* 5s agentes +u micos so as diversas substLncias! compostos ou produtos +ue possam penetrar o organismo pela via respirat)ria! ou +ue! pela nature"a da atividade de e%posio! possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo atravs da pele ou por ingesto. 3stes produtos podem estar na #orma de poeiras! #umos! nvoas! neblinas! gases! vapores! substLncia! compostos ou produtos +u micos em geral2

,atores 1iol2.icos* Consideram&se agentes biol)gicos os v rus! bactrias! proto"orios! #ungos! parasitas! bacilos! entre outros.

b) $iscos 3r.on4micos* 5s riscos ergonVmicos so parLmetros +ue devem ser estabelecidos para a adaptao das condi(es de trabalho ,s caracter sticas psico#isiol)gicas dos trabalhadores! de modo a proporcionar um m%imo de con#orto! segurana e desempenho e#iciente (81 :A! item :A.:).

,atores er.on4micos0 As condi(es de trabalho +ue devem ser inclu das na analise so0 Qevantamento! transporte e descarga individual de materiais2 7obilirio dos postos de trabalho2 3+uipamento dos postos de trabalho2 Condi(es ambientais do trabalho (soma&se aos riscos ambientais a iluminao)2 5rgani"ao do trabalho (normas de produo! o modo operat)rio! a e%ig'ncia de tempo! a determinao do conte$do de tempo! o ritmo de trabalho e o conte$do das tare#as). C) $iscos de Acidentes 3ste risco de mais #cil visuali"ao! pois ele se reside na situao e +ue se apresenta o ambiente de trabalho! se*a das instala(es! das condi(es dos e+uipamentos utili"ados! entre outros. Alguns autores adotam a de#inio de U1isco SituacionalU! mas pre#erimos adotar a+ui a de#inio de situao de U1isco de AcidentesU ou UJatores 7ecLnicosU. ,atores 5ec6nicos ($isco de Acidentes)* m+uinas e e+uipamentos sem proteo! uso de #erramentas inade+uadas! iluminao inade+uada! arma"enamento inade+uada! #alta de limpe"a e irregularidades em pisos! eletricidade! probabilidade de e%plos(es e inc'ndio! #alta de sinali"a(es! animais peonhentos e outras situa(es. Alguns autores citam ainda +ue a #alta de gesto por parte dos empregadores! #alta de investimentos no treinamento dos trabalhadores e aus'ncia de procedimentos tcnicos de segurana para e%ecuo dos servios! caracteri"aria um #ator de risco ligado , Administrao. Controle dos ,atores de $isco

A identi#icao dos #atores de risco no trabalho a primeira #ase de um con*unto de a(es +ue visam de#inir +uais a a(es devero ser tomadas para o controle dos riscos nos locais de trabalho. Ap)s esta #ase inicial de identi#icao dos riscos a(es de controle devem ser implementadas! se*a pela eliminao do #ator de risco (atuando na #onte)! sua atenuao na tra*et)ria ou atuando no homem com a adoo de e+uipamento de proteo individual & 3PH. 8o caso de agentes ambientais necessria a avaliao +uantitativa! como no caso de ru do! presena de gases! poeiras! entre outros. 3sta avaliao deve ser acompanhada do monitoramento constante ap)s a implantao das medidas de proteo coletiva como! por e%emplo! o uso de o%icatali"adores nos escapamentos das empilhadeiras e o uso de e%austores nos por(es de navios. 3m muitos casos de risco de acidentes ser necessria a criao de procedimentos operacionais +ue mudar a #orma de e%ecutar determinadas #ainas! ou at mesmo diminuir o ritmo da produo! pois o ritmo acelerado da produo pode estar associado ao aumento da #re+N'ncia de acidentes. 5 uso de 3PH importante! mas no a soluo para os problemas de segurana! pois ele no elimina o risco! prometendo somente diminuir a leso do trabalhador em caso de acidente. A adoo do 3PH s) deve ser usada apos a veri#icao de no haver outra soluo tcnica +ue possa eliminar o risco do processo de trabalho. 5u ento us&lo como uma medida complementar.

You might also like