You are on page 1of 8

PERFIL DE LIDERANA

INSTRUES: Este questionrio contm 12 situaes. Analise cada uma delas e escolha uma das quatro alternativas sugeridas que melhor corresponda maneira como voc agiria diante daquela situao. em!re"se# sua escolha re$ere"se primeira providncia que voc tomaria se estivesse no lugar do l%der do grupo.

1 Voc vem i !"r#i $o !o%re como o! "ra%alho! $evem !er reali&a$o! e 'acili"a $o o e volvime "o $o! mem%ro! $a e(#ipe) No! *l"imo! "empo!+ a pro$#"ivi$a$e pa!!o# a cair rapi$ame "e) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) &aria instrues mais espec%$icas e acompanharia a e'ecuo das tare$as. .) (acilitaria o envolvimento) estimulando a equipe a propor solues para os pro!lemas. /) *uviria a equipe e s+ ento rede$iniria os o!,etivos. D) Evitaria intervir de $orma direta) mas acompanharia os resultados. 0 Voc "em orie "a$o !e#! cola%ora$ore! (#a "o 1 e2ec#34o $a! "are'a!) A pro$#"ivi$a$e $a e(#ipe vem melhora $o) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) -onversaria com os cola!oradores) mas ainda acompanharia a e'ecuo das tare$as. .) Apenas acompanharia os resultados $inais do tra!alho. /) (acilitaria o envolvimento) !uscando valori.ar as pessoas. D) &etalharia mais as tare$as e controlaria os resultados. 5 A e(#ipe e!"6 e co "ra $o $i'ic#l$a$e! para !ol#cio ar #m pro%lema ro"i eiro) A! rela37e! e "re ele! e o $e!empe ho !4o %o !) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) *$ereceria sugestes so!re como o pro!lema poderia ser solucionado. .) &ei'aria as solues por conta deles. /) Atuaria diretamente so!re o pro!lema. D) Encora,aria o grupo a super"lo) $acilitando o envolvimento. 8 A pro$#"ivi$a$e $a e(#ipe 9 al"a e o! !e#! mem%ro! (#erem i "ro$#&ir al"era37e! a! ro"i a! $e "ra%alho) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) Apoiaria a equipe e contri!uiria na ela!orao das alteraes. .) &e$iniria a nova rotina e o pra.o para sua implantao. /) &aria autonomia equipe e acompanharia os resultados. D) Aceitaria as recomendaes da equipe e autori.aria a mudana.

: A pro$#"ivi$a$e $a e(#ipe vem cai $o primeira provi$ cia a re!pei"o-

o! *l"imo! me!e!) ,#al !#a

A) &ei'aria que a equipe re$ormulasse os procedimentos de tra!alho .) *uviria a equipe) daria sugestes e acompanharia os resultados. /) /ede$iniria as tare$as) controlaria a e'ecuo e o cumprimento da tare$a. D) 0ncentivaria a equipe a $i'ar novas metas.

; Voc a!!#mi# #m ovo car<o o $e o l=$er a "erior co !e<#ia %oa pro$#"ivi$a$e a"rav9! $e #ma !#pervi!4o $ire"a e co "role r=<i$o!) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) (aria com que a equipe se sentisse importante. .) 1anteria o mesmo tipo de superviso e controle. /) &ei'aria a equipe vontade e acompanharia os resultados. D) 2ediria que a equipe apresentasse alternativas e s+ ento esta!eleceria as metas. > Voc preci!a al"erar al<# ! proce$ime "o! o !e"or) A e(#ipe ?6 apre!e "o# !#<e!"7e! !o%re o! ovo! proce$ime "o!) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) &e$iniria os novos procedimentos e controlaria a implantao. .) 3uscaria a aprovao da equipe para alterar e implantar os procedimentos. /) *uviria a equipe) aceitaria sugestes e controlaria a implantao. D) Apenas acompanharia os resultados da implantao. @ Voc e!"6 #m po#co i !e<#ro !o%re a ma eira como vem li$era $o a e(#ipe) A pro$#"ivi$a$e 9 al"a e o relacio ame "o e "re ele! 9 m#i"o %om) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) &aria autonomia equipe. .) -onversaria com a equipe para levantar dados e apresentaria as mudanas. /) 2assaria a controlar a e'ecuo da tare$a. D) &ividiria esse sentimento com a equipe. A Voc vai coor$e ar #ma e(#ipe m#i"o %oa+ c#?a re!po !a%ili$a$e 9 a $e ela%orar propo!"a! $e m#$a 3a!) B "ra%alho e!"6 a"ra!a$o) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) Aguardaria as solues da equipe. .) Analisaria as sugestes apresentadas e dei'aria claro os o!,etivos da equipe.

/) /ede$iniria os o!,etivos da equipe) as matas de cada um e manteria a direo e o controle. D) (acilitaria o envolvimento e valori.aria as contri!uies individuais. 1C A e(#ipe 9 'orma$a por pro'i!!io ai! (#e co hecem %em o "ra%alho) ApD! a al"era34o $e al<# ! pa$r7e! $e $e!empe ho+ a pro$#"ivi$a$e ai $a 4o 9 a e!pera$a) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) 2ediria sugestes para a equipe e aceitaria os padres por eles esta!elecidos. .) Apresentaria de $orma detalhada os novos padres e controlaria a e'ecuo das tare$as. /) &ei'aria que a equipe esta!elecesse os novos padres) D) Analisaria as di$iculdades encontradas pela equipe e daria instrues so!re como atingir novos o!,etivos.

11 Voc aca%a $e !er promovi$o e a!!#mir6 #m car<o (#e era oc#pa$o por #m <ere "e (#e ape a! acompa hava o! re!#l"a$o! $a e(#ipe) A e(#ipe "em D"imo! $e!empe ho e relacio ame "o e "re !e#! mem%ro!) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) 0niciaria rede$inindo os o!,etivos. .) (aria com que a equipe participasse das decises. /) *uviria a equipe e de$iniria os novos padres de desempenho. D) Acompanharia os resultados. 10 A e(#ipe vem a"i <i $o a! me"a! a c#r"o+ m9$io e lo <o pra&o e o mome "o e!"6 e 're "a $o al<#ma! $i'ic#l$a$e! i "er a!) ,#al !#a primeira provi$ cia a re!pei"oA) 4entaria convencer a equipe a encontrar uma soluo para o pro!lema. .) &ei'aria a equipe achar a soluo. /) Ap+s uma investigao detalhada) rede$iniria os o!,etivos. D) (icaria disposio da equipe para au'ili"la a encontrar uma soluo. Comportamento de relacionamento Comportamento de

$&T !O& #$ %$R)(C A relacionamento


BT/AR COMPART !"A Q3 BT/BR #$!$%A #$T$RM (A P$R&'A#$ Q2 AT/BR AT/AR

AltaBaixo Q4 Baix Alta Alta DELEG BT/B COMPARTI Q BT/A 4 3

Maturidade de %rupo ESTILOS DE GERNCIA Comportamento de Tarefa

Maturidade Comportamento

DETERMI PERSUA AT/A AT/B Q Baixa 1 Alto 2 Baix Alto

Q1

PERFIL DE LIDERANA

VERSATILIDADE DE /BEANDB SIT) 1 0 5 8 : ; > @ A 1C 11 10 SBE INSERIR ,1 ,0 ,5 ,8 ALTERNATIVAS A / . D D / . / . A / / . A / A A D . D / . . D / A / D A D A . D D A . D . . / A / D A A / D . SIT) 1 0 5 8 : ; > @ A 1C 11 10 SBE EULTIPLI FG FG FH FH ALTERNATIVAS D . / A . / . A / A / A . A / D . D D A / . D / / A / A A . . . D . A D D A D / / D D A / D . .

TBTAL 5 5 5 5 6 ESTILB DE LIDERANA E VERSATILIDADE DE /BEANDB IA.ARITB VALBR DAS ALTERNATIVAS

1 0 5 8 : ; > @ A 1C 11 10

G0 D . / . A / A / A . A /

G1 . D . D D A / . D / / A

H1 / / A A . . D D . A D D

H0 A A D / / D . A / D . .

ESTILOS DE GERNCIA X MATURIDADE

EATURIDADE 7 a capacidade de indiv%duos ou grupos em esta!elecer metas elevadas) mas $act%veis) e sua disposio e capacidade para assumir a responsa!ilidade. Estas variveis de maturidade resultantes de escolaridade ou e'perincia so consideradas em relao ao tra!alho espec%$ico a ser reali.ado. /BEPBRTAEENTB DE TAREFA E a e'tenso em que os gerentes tm pro!a!ilidade de organi.ar e de$inir os papis dos mem!ros de sua equipe) a$im de determinar quais atividades cada um tem que desempenhar e quando) onde e como as tare$as devem ser reali.adas. /BEPBRTAEENTB DE RELA/IBNAEENTB 4rata dos relacionamentos do gerente com indiv%duos ou mem!ros do grupo. Envolve a quantidade de apoio e ateno dados pelo gerente e a e'tenso em que este se empenha em comunicao interpessoal e comportamento $acilitador.

NJVEIS DE EATURIDADE DB IRUPB E /BEPBRTAEENTB IEREN/IAL 1aturidade 3ai'a 1aturidade entre 3ai'a e 1oderada 1aturidade entre 1oderada e Alta 1aturidade Alta &E4E/108A/ 9A4 : 3/; 2E/<=A&0/ 9A4 : A/; -*12A/40 >A/ 934 : A/; &E E?A/ 934 : 3/;

DETEREINAR: * gerente de$ine $unes e especi$ica o que as pessoas devem $a.er) como) quando e onde devem e'ecutar as tare$as. Ele adota um comportamento diretivo. PERSUADIR: * gerente adota um comportamento diretivo em virtude de uma capacidade ainda pouco desenvolvida pelos mem!ros do grupo) mas) ao mesmo tempo) procura dar apoio para re$orar a disposio e o entusiasmo das pessoas. /BEPARTILKAR: * gerente propicia a comunicao no sentido de apoiar os mem!ros do grupo nos seus es$oros de utili.ar sua capacidade. 7 um estilo participativo) de apoio e no diretivo. DELEIAR: * gerente reconhece que as pessoas tm plena capacidade para assumir responsa!ilidade. 2ermite autonomia para o grupo.

You might also like