You are on page 1of 4

AVALIAO DE APRENDIZAGEM

Tema: Prof. Turma: Aluno:

Nota:

Sistema de Tratamento de Resduos Slidos Urbanos Ana Paula Brito Data: 22/02/2014 MBA QSMS 16 KRISNA MAGACHO PESQUISA: PRAZO ENVIO: 07/03/2014

Escolher um dos resduos urbanos estudados (Ver material aula) e descrever:

1 - a gerao, 2 - caracterizao, 3 - forma de manuseio, 4 - acondicionamento e armazenamento, 5 - tipo de coleta, 6 - transporte, 7 - se h reuso/reciclagem, 8 - formas de tratamento e 9 - destinao final.

RESDUO SLIDO URBANO - EMBALAGENS TETRA PAK.

Quanto aos itens acima relacionados:


1A matria-prima vegetal (papel) utilizado proveniente de florestas replantadas, processadas qumica e mecanicamente, gerando uma pasta celulsica. O uso de embalagens longa vida contribui para a reduo na fonte geradora, pois leve e permite conservao por grande perodo de tempo, evitando o desperdcio de alimentos at seu consumo. Para que no cause impactos ambientais, h a preocupao com o tratamento de efluentes, manuseio de resduos slidos, treinamento, educao e preparao, se comprometendo com a melhoria contnua, o desenvolvimento sustentvel, o atendimento a legislao vigente e os benefcios econmicos e mercadolgicos. .Classificao segundo a forma: Resduos slidos (plstico papel e o metal). .Classificao segundo a fonte: Urbano. .Quanto aos riscos potenciais de contaminao ao meio ambiente e sade pblica: Resduos No-Inertes (no perigosos). Classe II A Os resduos so classificados para que se possa identificar melhores alternativas de armazenamento, transporte, manipulao, estocagem e disposio final. 3Neste tipo de resduo, no h comprometimento quanto sade em seu contato (manuseio), no havendo obrigatoriedade de equipamentos de proteo por ser atxico. Nas residncias estas embalagens so colocadas em sacos plsticos e nas atividades off shore, os coletores devem possuir tampas ou os big-bags serem cobertos de forma a garantir a integridade fsica do resduo contra intempries e evitando seu deslocamento durante a navegao. Sistema de acondicionamento assptico do alimento de envase com esterilizao da chapa interna da embalagem com perxido de hidrognio, esse evapora a uma temperatura superior a 100 C, criando o ambiente estril para realizar o enchimento com o produto. Esta embalagem cartonada com estrutura multicamadas, formada por uma camada de papel, quatro de polietileno de alta densidade e uma de alumnio. A camada de polietileno protege contra a umidade exterior, aderncia e proteo para o produto. A camada de papel proporciona estabilidade e resistncia. A folha de alumnio uma barreira contra oxignio, aroma, luz e contaminaes. Esses materiais criam uma barreira que protege contra os microrganismos, a destruio das vitaminas e reduo da qualidade.

2-

4-

5-

A coleta seletiva possibilita a diminuio da quantidade de resduos enviados para aterros sanitrios resultante de atividades domiciliares, os resduos so acondicionados em sacos plsticos e colocados nas caladas. A coleta seletiva pode ser implantada tanto por iniciativa da prefeitura como pela organizao de cooperativas de coleta dos materiais reciclveis, ou at mesmo por iniciativas pessoais de associaes auxiliando na correta destinao dos materiais. Depois de separado pela populao, o material encaminhado para centros de friagem, onde fazem a separao dos materiais reciclveis, o enfardamento e o envio para os recicladores. importante que as embalagens estejam livres de resduos, para evitar odores desagradveis e manter as embalagens compactas (sem ar), pois diminui o volume do material para coleta. A coleta regular utiliza caminhes comuns, fechados ou compactadores. A etapa do transporte importante do ponto de vista ambiental pais contribui para o aumento do consumo de combustvel e emisso de dixido de carbono na atmosfera. O transporte entre a indstria alimentcia e os pontos de distribuio ou consumo so otimizados, pois a maior parte corresponde ao transporte do produto e no da embalagem, devido ao peso destas. O uso de embalagens cartonadas torna possvel o transporte de produtos perecveis em longas distncias, sem necessidade de refrigerao, chegando intactos e perfeitos para o consumo. Dispensa caminhes frigorficos, contribuindo para a diminuio do gs CFC. uma alternativa para o tratamento do lixo urbano e conservao do meio ambiente. Trata o lixo como matria-prima reaproveitada, diminuindo a extrao de recursos naturais, limpeza da cidade, conscientizao dos cidados e destino do lixo. O mercado de reciclagem de embalagens cartonadas envolve cooperativas de catadores, indstrias papeleiras, de plstico, fabricantes de placas e telhas de alta tecnologia e produtos reciclados como vassouras, mveis e etc... O processo de reciclagem ocorre em duas etapas. A primeira a retirada do papel e posteriormente do polietileno/alumnio. Inicia-se nas fbricas de papel, onde as embalagens so colocadas em um equipamento semelhante a um liquidificador gigante, o hidrapulper. As fibras so agitadas com gua e sem produtos qumicos, hidratando-se e separando-se, das camadas de plstico e alumnio. Aps a separao, estas fibras celulsicas seguem para a mquina de papel. O produto o papel que pode ser usado para confeco de caixas de papelo. A 2 etapa o polietileno e o alumnio: O plstico reciclado por meio de processos de secagem, triturao, extruso e injeo. Ao final usado para produzir peas plsticas. O processamento do plstico e alumnio em forno de plasma, onde o sistema aquece a mistura a altssima temperatura em atmosfera sem oxignio (preserva a qualidade do alumnio). O plstico se quebra em molculas, transformando-se em parafinas e o alumnio em forma de lingotes ou em p de alta pureza.

6-

7-

8-

Compostagem, como a matria-prima principal o papel, sendo encaminhado para produo de hmus utilizado em hortas e jardins, atravs do biodigestor da matria orgnica segregada do resduo. No a melhor alternativa, pois o interessante o reaproveitamento de todos os materiais, quando encaminhadas para coleta seletiva. Incinerao, com a energia recuperada gera calor e eletricidade, pois as embalagens longa vida tm poder calorfico de 21.000 BTUs por quilo. Alm do vapor dgua, a queima do resduo produz gs carbnico e tri xido de alumnio na forma slida, usado como agente refratrio em alto-forno (No mais aconselhvel para resduo urbano). O tratamento mais favorvel a reciclagem porque permite o reaproveitamento de todos os materiais. Aterro, pelo fato de ser um material estvel e atxico as embalagens longa vida, em sua destinao para aterros sanitrios contribui para a ocupao de reas e aumenta o volume a ser depositado sendo negativo como resultado. Tem-se como destino final a reciclagem como citado e explicado na questo anterior.

9-

You might also like