You are on page 1of 11

Sistema FIEB - SENAI Curso Tcnico em Edificaes Professor: Carlos Bomfim - Disciplina :ISOSTATICA

3 Equilbrio dos Corpos

1. Condio de equilbrio
Um ponto material encontra-se em equilbrio desde que esteja em repouso, se originalmente se achava em repouso, ou tenha velocidade constante, se originalmente estava em movimento. Mais freqentemente, entretanto, o termo equilbrio ou mais especificamente equilbrio esttico usado para descrever um objeto em repouso. Para manter o equilbrio, necessrio que seja satisfeita a primeira lei do movimento de Newton, pela qual a fora resultante que atua sobre um ponto material deve ser igual a zero. E um corpo rgido uma combinao de um grande nmero de partculas que ocupam posies fixas umas em relao s outras. Conceitos: Foras As foras que atuam num corpo rgido podem ser classificados em dois grupos: foras exteriores - representando a ao dos outros corpos sobre o corpo rgido e que condicionam o seu movimento ou repouso; foras interiores mantm unidas as diferentes partculas que constituem o corpo rgido. Se o corpo for composto por vrios partes as foras de ligao so definidos por foras interiores. Um corpo rgido livre est em equilbrio quando o sistema de foras exteriores atuantes se reduz a um sistema equivalente a zero (num ponto O arbitrrio).

2. Diagrama de Corpo Livre


Para aplicarmos a equao de equilbrio, devemos considerar todas as foras conhecidas e desconhecidas que atuam sobre o ponto material. A melhor maneira de fazer isso desenhando o Diagrama de corpo livre do ponto material. O diagrama um simples esboo que mostra o ponto material livre de seu entorno e com todas as foras que atuam sobre ele. Procedimento para traar o diagrama de corpo livre Como devemos considerar todas as foras que atuam sobre o ponto material ao aplicar as equaes de equilbrio, no devemos dar nfase excessiva importncia de desenhar primeiro o diagrama de corpo livre. Para constru-lo necessrio seguir estes passos: - Desenhar o contorno do ponto material a ser estudado; - Mostrar todas as foras sobre o ponto material; - Identificar cada fora direes e sentidos.

Considere a bobina de peso W suspensa pela lana do guindaste. Se quisermos obter as foras nos cabos AB e AC, deveremos considerar o

diagrama de corpo livre do anel em A, visto que as foras atuam sobre o anel. Nesse caso, os cabos AD exercem a fora resultante W sobre o anel e a condio de equilbrio usada para obter T B e TC.

EXERCCIO 04

1 Questo - A esfera da figura abaixo tem massa de 6kg e est apoiada como mostrado. Desenhe o diagrama de corpo livre da esfera, da corda CE e do n em C.

2 Questo Determine a tenso nos cabos AB e AD para o equilbrio do motor de 250kg mostrado na figura abaixo.

3. Conexes freqentes em equilbrio do ponto material


Para aplicar o conhecimento, vamos apresentar dois tipos de conexes freqentes nos problemas de equilbrio do monto material.

3.1

Molas

Se for usada para apoio a mola elstica linear, o comprimento da mola variar em proporo direta com a fora que atua sobre ela. Uma caracterstica que define a elasticidade a constante da mola ou rigidez k. A intensidade da fora exigida na mola elstica linear que tem rigidez k e est deformada (alongada ou comprimida) de uma distncia s, medida a partir de sua posio sem carga, : F=k.s

Nesse caso, a distncia s

definida

pela

diferena entre o comprimento deformado da mola e o seu sem

comprimento

deformao (final e o inicia). Se s for positivo, F puxa a mola; se for negativo F a empurra.

Para mola com lo=0,4m, l=0,6m e rigidez k=500N/m F=k.s = 500. (0,6 0,4) = 100 N

Para mola com lo=0,4m, l=0,2m e rigidez k=500N/m F=k.s = 500. (0,2 0,4) = -100 N

3.2

Cabos e Polias

Pode-se considerar para os casos estudados em Isosttica que todos os cabos (ou cordas) tm peso desprezvel e so indeformveis. Alm disso, o cabo suporta apenas uma tenso ou fora de trao, que atua sempre na direo do cabo. Portanto para qualquer ngulo, o cabo est submetido a uma tenso constate T ao longo de todo o seu comprimento. A caamba pelo mantida cabo, em e

equilbrio

instintivamente, sabemos que a fora no cabo deve ser igual ao peso da caamba. Para manter o equilbrio a resultante dessas foras deve ser igual a zero e, assim, T=W.

4. Binrio
chamado de binrio o conjunto de duas foras paralelas no colineares, de mesmo mdulo e sentidos contrrios, que tendem a produzir rotao nos corpos. O momento do binrio (M) obtido pelo produto do mdulo da fora (F) pela distncia (d) entre elas.

5. Momento de uma Fora


Chama-se momento de uma fora em relao a um dado ponto O, ao momento binrio que seria formado se naquele ponto fosse aplicada uma fora igual e em sentido oposto a F. Assim sendo, o produto do mdulo da fora F pela distncia do ponto O at sua linha de ao fornece o valor do momento.

6. Transporte de uma fora paralelamente a si mesma


Para o estudo do equilbrio nos corpos rgidos, uma fora F aplicada em um ponto A qualquer, pode ser considerada aplicada no ponto O, desde que se considere o momento dessa fora em relao ao referido ponto.

EXERCCIO 05

1 Questo Desenhe o diagrama de corpo livre do anel em A que sustenta a luminria de 8k.

2 Questo Determine as intensidades de F1 e F2 de modo que o ponto material P esteja em equilbrio.

3 Questo Determine a intensidade e o sentido de F de modo que o ponto material esteja em equilbrio.

4 Questo Determine a intensidade e o ngulo de F1 de modo que o ponto material P esteja em equilbrio.

5 Questo - A caminhonete deve ser rebocada usando-se duas cordas. Determine a intensidade das foras FA e FB que atuam em cada corda a fim de produzir uma fora resultante de 760N, orientada ao longo do eixo x positivo. Considere que =35.

6 Questo - O barco deve ser puxado para a praia por duas cordas. A fora resultante de 90N, orientada ao longo do casco como aparece na figura. Determine as intensidades das foras FA e FB que atuam em cada corda. Considere que =35.

7 Questo - Considerando uma passarela para pedestres, cujo peso no ponto A 736N, est suspensa por dois cabos de ao presos a dois pilares B e C, conforme mostra a figura, determine: a) O estado de tenso em cada um dos casos; b) O valor da tenso a que os cabos esto submetidos.

8 Questo - Verificar se o sistema de foras indicado est em equilbrio

9 Questo - Determine a tenso nos cabos AB e AD para o equilbrio do motor de 200kg mostrado na figura. (acelerao da gravidade = 10m/s)

Respostas:

12-F1= 435lb, F2=171lb 3- =31,8, F=4,94 kN 4- =12,9, F=552 N 5 Fa= 503,35N e Fb =370,88N 6 Fa= 59,61N e Fb =43,92N 7-TB=647N TC=480N 8- est em equilbrio

You might also like