You are on page 1of 9

Autor: Francisco Cubal

O senso comum traduz o modo como percepcionamos o mundo a partir das informaes apreendidas pelos sentidos, permitindo criar representaes ligadas a um determinado significado fixado na e pela linguagem, sem qualquer ligao sistemtica. o modo mais elementar de conhecer o mundo. um conhecimento acrtico, pois identifica a realidade percepcionada ou percebida (isto , o modo como ela aparece na nossa mente) com a realidade fora da mente. subjectivo, pois depende das sensaes. Apesar deste carcter subjectivo e pouco rigoroso, o senso comum permite resolver os problemas do nosso dia-a-dia.

com base neste conhecimento que nos prevenimos com um guarda-chuva quando vemos o cu carregado de nuvens, por exemplo.
:
-

Assistemtico ; ametdico; acrtico

Pr-reflexivo; pr-racional; pr-elaborado


Impreciso/errneo; pouco rigoroso; prtico; conformista; perceptivo e elementar; Superficial do real; no fundamentado; imediato; particular; espontneo; pragmtico; subjectivo e pessoal; sensvel.

Ao contrrio do senso comum, o conhecimento cientfico:


Resulta de um esforo intelectual para romper com as evidncias do senso comum; Implica o uso de procedimentos metodolgicos que tm de ser definidos em funo do objecto a investigar; Usa uma linguagem unvoca e tcnica (de preferncia a linguagem matemtica); uma construo racional, envolvendo um conjunto de operaes lgico-matemticas e experimentais, repetveis conduzindo sempre aos mesmos resultados tericos, independentemente do investigador; Estabelece relaes causais entre os fenmenos , formula leis e integra-as em teorias; Conjuga a capacidade intuitiva, criadora e organizadora (lgica) do pensamento com o respeito pelos factos; Progride tanto por acumulao e alargamento do conhecimento como por revises e correces.

A cincia um conhecimento sistematizado e metdico que, para alm da experincia, utiliza raciocnios, provas e demonstraes que nos permitem obter concluses gerais/universais. H diferentes tipos de cincia em funo das diversas reas da realidade e dos diferentes aspectos que procuramos conhecer. No entanto, existem aspectos comuns s diversas cincias que permitem caracterizar o conhecimento cientfico. A cincia : -> Construo Racional porque estabelece relaes causais entre os fenmenos, formula leis e integra-as em teorias. -> Anlise Metdica e objectiva dos fenmenos porque define um objecto especfico de investigao; usa um mtodo rigoroso adequado; conjuga a capacidade intuitiva, criadora e organizadora (lgica) do pensamento com o respeito pelos factos; combina inveno, lgica e experimentao. -> Explicao Operativa porque um conjunto de operaes lgico-matemticas e experimentais repetveis e conduzindo sempre aos mesmos resultados tericos. -> Aproximao Sucessiva porque uma teoria cientfica no a verdade; as teorias so criaes racionais humanas falveis (a verdade cientfica nunca definitiva); o conhecimento cientfico progride que por acumulao e alargamento do conhecimento quer por revises e correces; construo dinmica com retroaces constantes, numa tentativa interminvel para fazer desaparecer as fronteiras da incerteza. -> Explicao precisa, rigorosa e prtica porque usa um mtodo cientfico; usa uma linguagem unvoca e tcnica, de preferncia matemtica, definindo com rigor os conceitos; tem aplicao prtica. A cincia perscruta os factos.

Os passos fundamentais deste mtodo so:


1 Observao cientfica -Imparcial -Metdica -Instrumental Explicao provisria: -> anlise e interpretao da observao; -> relao entre os dados da observao e a causa que os provocou. Confronto da hiptese com os factos; implica a utilizao de instrumentos e o recurso a tcnicas Considera a lei que foi verificada nos dados observados vlida para todos os casos (validade universal)

Formulao de uma hiptese

Experimentao

4 Generalizao

Os momentos fundamentais deste mtodo so:


Facto-problema / teoria Factos ainda no explicados e que exigem investigao Deve ser comparvel com os dados a explicar, verificvel ou refutvel

Formulao de uma hiptese

Deduo de consequncias da hiptese As consequncias deduzidas da hiptese so confrontadas com os factos, para validar ou refutar a hiptese

3 Verificao das consequncias preditivas da hiptese 4 Lei / teoria

Resulta da validao da hiptese

A induo deriva uma proposio universal de proposies particulares. Com base em observaes de um certo nmero de casos, a cincia formula leis gerais.

A partir da anlise dos fundamentos lgicos do procedimento indutivo, Popper conclui que, por maior que seja o nmero de observaes particulares, no h justificao racional para a sua generalizao a todos os casos.

Em vez de verificao, Popper prope a falsificabilidade. Os cientistas devem procurar refutar ou falsificar as teorias.

As teorias que resistirem s tentativas de falsificao so consideradas teorias corroboradas e so aceites provisoriamente.

As teorias cientficas so conjecturas

A cincia evolui por substituio de paradigmas. Mas o que so paradigmas? Paradigma um conjunto de conceitos fundamentados e de procedimentos padronizados aceite pela comunidade cientfica.

Portanto, no incio existe um determinado paradigma dominante. A cincia normal investiga para solucionar problemas dentro do mbito do paradigma dominante. No d relevo aos fenmenos que no se ajustam ao paradigma dominante. No entanto

Existe a deteco de anomalias e encontra-se numa situao de risco, mas tambm sintoma de prosperidade. Nesta fase de crise e polmica confrontam-se diferentes explicaes para a resoluo. a denominada cincia extraordinria que , por comparao, a cincia anormal. Ocorre ento uma revoluo cientfica, que o momento de ruptura em que se alteram os paradigmas. Existe uma incomensurabilidade dos paradigmas que uma impossibilidade de comparar os paradigmas, pois cada um configura a realidade de um ponto de vista radicalmente novo, incompatvel com o ponto de vista anteriormente vigente. Outro paradigma passa a ser o dominante.

O cientismo resultante das descobertas dos sculos XVIII e XIX identifica a cincia com a verdade e considera-a capaz de resolver todo o tipo de problemas. No entanto a cincia e as suas aplicaes tecnolgicas (tecnocincia) no s trazem inmeros benefcios e no s conseguem mudar o modo como vivemos a nvel planetrio como tambm nos trazem algumas desvantagens. A qualidade de vida do ser humano melhorou desde o reconhecimento do optimismo deste cientismo, sem dvida, mas o facto do ser humano sonhar em ser um ser vivo superior e dominante (e j o , desde h muito tempo, pelo domnio da tcnica, por exemplo, domnio do fogo para vrios fins) tem-no levado a usar a cincia at aos limites e com destino ao limite, isto , por exemplo, a guerra entre os seres humanos de todo o mundo a implicao directa do demasiado acesso cultura e informao cientfica por parte de pases cujas prprias religies e cultura (por exemplo) apoiam a guerra. At o prprio problema que a Terra est a passar no que toca poluio pode ser interpretado como a causa directa do egosmo que todos os pases do mundo tm em querer ser mais dominantes sobre todos os outros. bvio que graas cincia descobriram-se novas maneiras de contornar este problema, nomeadamente na obteno de novas formas de energia e novas fontes de energia, no entanto, continua visvel nos lderes polticos, nos cientistas, nas organizaes no governamentais e em todos os povos a no preocupao pelo facto de a poluio provocar o desequilbrio nos ecossistemas. Isto pode ser interpretado como consequncia directa da evoluo da cincia. Creio que compete a todos os seres humanos 0 uso da boa tica e da boa racionalidade, no s aos cientistas, para que os cientistas possam continuar a investigar aquilo que necessrio para ajudar o mundo de maneira mais correcta e precisa, pois o uso da tecnocincia pelos seres humanos pode ser benfico para todos os seres vivos racionais e irracionais da Terra e, at, por exemplo, para um melhor e verdadeiro entendimento do universo.

You might also like