You are on page 1of 3

EBI da Charneca de Caparica Lngua Portuguesa 9 ano Nome: Data: Apreciao: / / FICHA DE AVALIAO FORMATIVA N.: Enc.

. Educao: Professor: Turma:


E SC O L
A

SICA INT B E

A AD R G

Competncias a avaliar: compreenso e expresso escrita; conhecimento explcito da lngua.

L o seguinte excerto do conto A Aia de Ea de Queirs com ateno e responde, depois, ao que te pedido.

Ora uma noite, noite de silncio e de escurido, indo ela a adormecer, j despida, no seu catre, entre os seus dois meninos, adivinhou, mais que sentiu, um curto rumor de ferro e de briga, longe, entrada dos vergis reais. Embrulhada pressa num pano, atirando os cabelos para trs, escutou ansiosamente. Na terra areada, entre os jasmineiros, corriam passos pesados e rudes.
5

Depois houve um gemido, um corpo tombando molemente, sobre lajes, como um fardo. Descerrou violentamente a cortina. E alm, ao fundo da galeria, avistou homens, um claro de lanternas, brilhos de armas... Num relance tudo compreendeu: o palcio surpreendido, o bastardo cruel vindo roubar, matar o seu prncipe! Ento, rapidamente, sem uma vacilao, uma dvida, arrebatou o prncipe do seu bero de marfim, atirou-o para o pobre bero de verga, e, tirando o seu filho do

10

bero servil, entre beijos desesperados, deitou-o no bero real que cobriu com um brocado. Bruscamente um homem enorme, de face flamejante, com um manto negro sobre a cota de malha, surgiu porta da cmara, entre outros, que erguiam lanternas. Olhou, correu o bero de marfim onde os brocados luziam, arrancou a criana como se arranca uma bolsa de oiro, e, abafando os seus gritos no manto, abalou furiosamente.

15

O prncipe dormia no seu novo bero. A ama ficara imvel no silncio e na treva. Mas brados de alarme atroaram, de repente, o palcio. Pelas janelas perpassou o longo flamejar das tochas. Os ptios ressoavam com o bater das armas. E desgrenhada, quase nua, a rainha invadiu a cmara, entre as aias, gritando pelo seu filho! Ao avistar o bero de marfim, com as roupas desmanchadas, vazio, caiu sobre as lajes num choro, despedaada. Ento, calada, muito

20

lenta, muito plida, a ama descobriu o pobre bero de verga... O prncipe l estava quieto, adormecido, num sonho que o fazia sorrir, lhe iluminava toda a face entre os seus cabelos de oiro. A me caiu sobre o bero, com um suspiro, como cai um corpo morto.

Responde s questes 1. a 5. assinalando com X o crculo correspondente alternativa correcta, de acordo com o sentido do texto.

1.

O que viu a aia ao fundo da galeria: o prncipe tombando. o bastardo cruel. homens, lanternas e armas.

LP 9 ano Ficha Formativa n 5 - A

pag.

2.

A expresso brados de alarme atroaram significa que: No palcio, soou um alarme. Vrias pessoas comearam a gritar. O palcio foi invadido.

3.

O raptor abalou furiosamente pois: Estava furioso. Tinha pressa. Era mau e no queria ser apanhado.

4.

A frase a rainha invadiu a cmara permite classificar o narrador como: No participante Participante (como protagonista) Omnisciente.

5.

Justifica a tua resposta questo anterior.

6.

Transcreve do texto as expresses que permitem realizar a caracterizao directa da personagem principal.

7.

Explica, por palavras tuas, o sentido da frase A me caiu sobre o bero, com um suspiro, como cai um corpo morto.

8.

Identifica a Figura de estilo presente na frase da questo anterior.

9.

Transcreve um exemplo de Dupla Adjectivao e comenta o seu valor expressivo.

10.

No primeiro pargrafo do texto, a Aco desenrola-se rapidamente. Faz um levantamento dos

verbos e advrbios que conferem um ritmo rpido Aco.

LP 9 ano Ficha Formativa n 5 - A

pag.

10.1. Em que tempo verbal se encontram esses verbos?

11.

L as seguintes frases: a) A aia, uma herona, salvou a ptria com o seu prprio sacrifcio. b) A aia uma herona. c) Quando lemos o conto na escola, ns considermos a aia uma herona.

11.1. Assinala com X o crculo correspondente alternativa correcta.


Na frase a), herona desempenha a funo sintctica de complemento directo. predicativo do complemento directo. predicativo do sujeito. aposto.

11.2. Assinala com X o crculo correspondente alternativa correcta.


Na frase b), herona desempenha a funo sintctica de complemento directo. predicativo do complemento directo. predicativo do sujeito. aposto.

11.3. Faz a anlise sintctica da frase c).

12.

Transcreve separadamente, nas linhas abaixo, as duas oraes que constituem a frase complexa

que se segue Se a aia no se tivesse suicidado, a sua dor seria insuportvel. 1. 2.

12.1. Classifica essas oraes.


1. 2.

Bom Trabalho!

LP 9 ano Ficha Formativa n 5 - A

pag.

You might also like