You are on page 1of 11

M & PSICOLOGIA

Crnicas de Dvidas

MARO DE 2014

Apresentao
No decurso da minha acumulativa experincia de amiga, prima, madrinha, psicloga e recentemente tia, sou confrontada com inmeras perguntas. Muitas das quais os pais j sabem a resposta, procurando um conforto da minha parte. Todavia, algumas incertezas mantm-se constantes e ao conversarem sobre a educao dos seus filhos com outros pais as dvidas ressurgem e insistem em persistir. Este livro de crnicas surgiu disso: das dvidas, inquietaes e medos. Abandonem o paradigma dos pais perfeitos, pois tal como os monstros eles no existem nem esto debaixo da vossa cama. Sejam simples pais com o p de paixo, um a de amor, um i de imaginao e um s sabedoria instintiva.

Maro de 2014

Disponham, monic4sous4@gmail.com 927660855

Contents
Para refletir ............................................................................................................................................. 3 Leitura cientfica ...................................................................................................................................... 4 Verdade ou consequncia? ..................................................................................................................... 5 Deve-se adormecer uma criana ao colo? .......................................................................................... 5 A rotina rigorosa do sono deve ser seguida regra. .......................................................................... 5 Os filhos podem dormir com os pais. ................................................................................................. 5 Parabns, vais ter um irmo! .................................................................................................................. 6 Brincando com a realidade ...................................................................................................................... 8 Prxima edio ........................................................................................................................................ 9 Quem a M? ....................................................................................................................................... 10

Para refletir
Na verdade, as pessoas, quando crescem, confiam pouco umas nas outras. No falam dos medos nem das iras. No falam das mgoas nem do logo se v com que dizem no devagarinho. No falam dos seus encantamentos. Nem das vezes em que se sentem patetas (e como isso, quando acontece aos solavancos, sabe a leite de creme queimado na hora). No falam dos sonhos de que desistiram como se fossem eles, de birrentos, a encurral-las nos seus gestos. E no falam das poucas vezes em que no cabem em si. Nem de como, sem darem por isso, no so nem audaciosas nem tenazes. As pessoas, quando crescem, do-se pouco umas s outras. Se as sentimos com o corao desnorteado no seu peito, sossegandonos para elas, dizem-nos:

no nada!. Sempre que choram por muitas

razes ao mesmo tempo, para simplificar, choram por nada. E quando se passeiam pelo desejo, de indecisas, falam como se lhes apetecesse nada. Muitas vezes, as pessoas, quando crescem, no mentem nem falam verdade. Ocultam-na, que assim uma forma de transformar o silncio na maior de todas as mentiras. Eduardo S

Leitura cientfica
Nesta edio vamos abordar a questo dbia dos vdeos jogos. Partindo da mxima, tudo tem que ter peso e medida a revista da Associao Americana de Psicologia, a American Psychologist, afirma poder-se associar quatro benefcios aos vdeo jogos.

Cognio Contrariamente s crenas de que jogar jogos de vdeo intelectualmente preguioso e sedativo, verifica-se que estes jogos promovem uma ampla gama de habilidades cognitivas. Habilidades como a orientao espao-temporal, raciocnio, memria, lgica so promovidas.

Motivao
O feedback imediato e consistente dos jogos de vdeo (por exemplo, atravs de pontos, moedas, becos sem sada em quebra-cabeas) mostra como o esforo contnuo pode recompensar, explicam os investigadores. Forma de promover o equilibrio entre as experincias de sucesso e frustrao. Emoo Os jogos esto entre os meios mais eficazes de fazerem as crianas e jovens gerarem sentimentos positivos, Podem auxiliar na promoo de estratgias de resoluo de problemas, bem como, promover o relaxamento e diminuir a ansiedade. Sociais L-se no artigo que "Muitos dos jogos de hoje exigem multijogadores e "mais de 70 por cento dos jogadores joga com um amigo, seja em equipa ou em competio. Pode permitir a iniciao ao contacto com outras culturas, bem como, outras lnguas.

Verdade ou consequncia?
Deve-se adormecer uma criana ao colo?
Trata-se de um assunto a qual a resposta correcta

nim. Nos primeiros anos vidas

vrios especialistas referem que adormecer uma criana ao colo beneficia o seu desenvolvimento psicoefectivo, dando-lhe segurana e serenidade. A partir dos 4/5 meses dever incentivar-se a criana a aclamar-se sozinha, de modo a que seja autonomamente capaz de adormecer. Nesta altura, tambm aconselhado que a criana comea a adormecer no seu quarto.

A rotina rigorosa do sono deve ser seguida regra.


Claramente,

no. As rotinas servem, desde dos primeiros anos de vida para serem

quebradas. Isto no deixa de lado a sua importncia. Todavia, dos bebs tem necessidades diferentes de sono, que devem ser adequadas sua idade e necessidade. H medida que vo crescendo tambm importante que comecem a conhecer novos limites e o quanto fantstico e especial um jantar de famlia e/ou o seu dia de aniversrio. Estes pequenos e maravilhosos gestos so mais saborosos que as guloseimas e prendas caras.

Os filhos podem dormir com os pais.


Claramente,

Consequncia(s). Por diversas vezes j deveram ter-me

ouvido dizer que as vossas crianas quando tiverem um namorado, no vo querer dormir convosco (pais), mas sim com o namorado(a). Digo isto em tom de brincadeira. Mas, em tom de verdade, ser isso que ir acontecer At l, muito importante a manuteno de uma vida ntima e amorosa. Por outras palavras, creio que no querem perder nem um segundo da vida do vosso filho. Acredito igualmente, que muito importante que mantenham a chama acesa e que possam mostrar aos vossos filhos como bom ser amado e como se deve amar. tambm importante neste caso ensinar as diferenas existentes entre o subsistema parental e o subsistema filial. Deixo uma sugesto: Que tal mudar o pensamento de no ests a falar com a tua colega da escola! para no ests a dormir com os teus colegas da escola e este meu espao e do teu pai.

Parabns, vais ter um irmo!


O alargamento do seio familiar visto de bom agrado por todos os membros da famlia e at para o irmo. Todavia, acarreta a perda. Trata-se da perda do posto de filho nico, sobrinho nico, neto nico, primo nico, entre outros nicos. Deixa, assim, de ser o nico ao redor dos adultos. uma perda cheia de desafios e de rduas tarefas. Vrios estudos apontam que entre os 3-6 anos de idade esta tarefa de diviso das atenes particularmente rdua e tem um nome com esteretipo negativo: cimes. Eu procuro sempre olhar para o lado positivo e vejo tal acontecimento como um incio de uma longa jornada, onde a partilha e as negociaes so imperativas. So batalhas que o seu filho certamente ser vencedor. Ir, deste modo, auxili-lo a tornar-se um forte guerreiro. O incio dessa jornada deve ser marcado com a comunicao da chegada de outro irmo. importante que haja a partilha deste acontecimento e que a criana sinta que faz parte de todo o processo e, principalmente, que continua a ser amada. No sou amante de receitas pr-feitas, mas vou deixar aqui algumas sugestes: Atribua-lhe um lugar especial. Inclua o seu filho na comunicao da notcia aos restantes familiares, na decorao do quarto, nas compras para o beb, etc. Para facilitar o sentimento de pertena, incuta-lhe que a chegada do novo membro um plano de toda a famlia, permita que ele tambm acompanhe o crescimento da barriga. Falar e mostrar fotos de como foi quando ele era beb. Esforce para dar a mesma ateno de antes. Repetia vrias vezes o quanto bom ter um irmo! Como ser fantstico ter algum para vida, um eterno companheiro de aventuras, amores e desiluses. Ocorre muitas vezes a angstia de antecipao, manifestada em comportamentos regressivos tpicos de idades mais precoces como fazer chichi na cama, voltar a pedir chucha ou andar no colo. Para aprender a lidar com a situao extremamente importante a criao de momentos de conversa s vossos, onde em jeito de segredo pode confessar que sabe que nem sempre fcil ser o irmo mais velho, mas que ele est a ter um timo desempenho, por isso merece uma prenda especial: um beijo com um abrao do tamanho XXXL. Elogio os seus progressos. Reforce que no faz o menor sentido voltar a ser beb. Faa um acordo de palavra. Combine com o seu filho um dia, uma tarde, uma hora ou at uns minutos que sejam s vossos. Cumpra com o sua palavra e torne esse momento vosso, nico e especial. Acredite, que mesmo que seja uns meros segundos, ser valorizado pelo seu filho. Ensine a criana a expressar corretamente os seus cimes. Refira que aquele sentimento normal e mantenha presente que tem muito amor para dar a ambos. Promova e exteriorizao desse sentimento.

Ele beb e por isso mais engraado. Muitas vezes ocorre comportamentos negativos para chamar a ateno, sendo importante atribuir um papel fundamental criana, a de irmo mais velho. Referia, por exemplo, que ele to importante para os pais como para o irmo e que este vai repetir tudo o que ele faz. Para tal, pode dizer ao beb: Que bom ter um irmo mais crescido. Ele ajuda-te tanto e ensina-te tantas coisas giras Aproveite esta oportunidade para reforar os comportamentos exemplares, colocando em segundo plano ou outros (os ditos menos bons). Imprima o sentimento de responsabilidade e promova a autonomia, para tal partilhe tarefas com ele. Ensine a ajud-la nas novas rotinas com o beb. Pea que seja ele a escolher a roupa que o irmo ir vestir. No se esquea de elogiar a preciosa ajuda! Se considerar adequado poder dizer que se partilharem esta tarefa, podero ter mais tempo para estarem um com o outro. importante esclarecer que nem sempre ambos os irmos tero os mesmos presentes, podendo mesmo haver a hiptese de apenas um ter esse privilgio. Mas numa fase inicial, poder ser importante ter em casa brinquedos novos embrulhados, para poder presentear o mais velho sempre que o mais novo receba um. Para no aumentar o sentimento de que a me exclusiva do novo irmo, no caia na tentao de deixar o pai dar a dedicao toda ao filho mais velho.

Sim, no h receitas mgicas e muito provvel que a rejeio agressiva ocorra


quando a criana mais velha tem entre 1 e 3 anos de idade. Especialistas referem que esta fase pode durar um ano e que se inicia quando o irmo mais novo tem entre 4-5 meses. Pois, passou de beb para a posio de rival. Com amor, criatividade e imaginao pode aliviar a tenso desta fase. Transforme

cada

novidade num momento de manifestao de afetos entre irmo: Olha,


este sorriso para ti! ou O teu irmo est a gatinhar para ir ao teu encontro, ele adora -te mesmo!

Brincando com a realidade


Deixo-vos com uma curiosa brincadeira de um atendedor de chamadas de uma escola.

http://www.youtube.com/watch?v=XrxmMvPueUE

Prxima edio

Deixe as sugestes! http://monic4sous4.wix.com/ private#!m-e-psi

Quem a M?
Terminei o Mestrado Integrado em Psicologia Clnica na Universidade de Coimbra com a classificao final de Muito Bom. Sou ps-graduada em Psicoterapia Dinmica Integrada e em Avaliao e Reabilitao Neuropsicolgica Clnica. Desde de Setembro de 2012 que exero prtica clnica privada com crianas, adultos e idosos. Sou, igualmente, membro efetivo da Ordem dos Psiclogos Portugueses. Fui convidada para ser palestrante em congressos, recebi o Prmio Hayashi de Investigao e possuo diversos trabalhos acadmicos, sejam estes em formato poster, actas ou revistas cientficas. O Programa de Apoio Psicolgico ao Idoso (PAPI) por mim desenvolvido incorpora o Ageing@Coimbra e integra, recentemente, a compilao de boas prticas da Unio Europeia. Neste momento, encontro-me a fazer doutoramento na Universidade de Aveiro, com um estudo intitulado de Queixas subjetivas de memria e dfice cognitivo ligeiro na deteo precoce da doena de Alzheimer. Educao para a preveno.

Contacte-me

monic4sous4@gmail.com 927660855

You might also like