You are on page 1of 13

Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Sistema de Informacin Cientfica

Cndido da Silva, Marcelo ENTRE "ANTIGUIDADE TARDIA" E "ALTA IDADE MDIA" Dialogos - Revista do Departamento de Historia e do Programa de Ps-Graduao em Histria, vol. 12, nm. 2 -3, 2008, pp. 53-64 Universidade Estadual de Maring Maring, Brasil
Disponvel em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305526872004

Dialogos - Revista do Departamento de Historia e do Programa de Ps-Graduao em Histria, ISSN (Verso impressa): 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maring Brasil

Como citar este artigo

Nmero completo

Mais informaes do artigo

Site da revista

www.redalyc.org
Projeto acadmico no lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

ENTRE ANTIGUIDADE TARDIA E ALTA IDADE MDIA Marcelo Cndido da Silva1


Ns, historiadores, costumamos atribuir significado excessivo aos marcos cronolgicos, a consider-los como contingentes capazes de traduzir as mesmas caractersticas de um determinado espao geogrfico durante um longo perodo de tempo. Aquilo que chamamos de Alta Idade Mdia diz respeito, em sua acepo mais recorrente, Europa, Anatlia, ao Oriente Mdio e ao norte da frica num perodo compreendido entre os sculos V e X. Devemos, portanto, colocar a seguinte questo: qual a singularidade presente nessas regies ao longo desses sculos que justifica essa qualificao? A resposta distinta segundo a filiao terico-metodolgica de cada autor. Numa abordagem recorrente nos livros didticos at a dcada de 1980, em que se dava nfase dimenso cronolgica do fenmeno, a Alta Idade Mdia simplesmente o perodo situado entre a queda de Roma, em 476, e o sculo XI. Na maior parte dos manuais escolares e dos livros paradidticos em circulao hoje no Brasil, e tambm em obras acadmicas publicadas na Europa ao longo do sculo XX, a Alta Idade Mdia o lcus da formao do feudalismo, uma espcie de antecmara da Baixa Idade Mdia. Vejamos um exemplo. O livro didtico Histria Memria Viva: Da Pr-Histria Idade Mdia de Cludio Vicentino, traz a seguinte afirmao:
O feudalismo foi um sistema econmico, social, poltico e cultural predominante na Idade Mdia. Ou seja, foi a forma de vida assumida pela maioria da populao europeia durante parte do perodo medieval. A sua formao foi lenta e progressiva, durante toda a Alta Idade Mdia, alcanando o seu apogeu entre os sculos VIII e XIIII (VICENTINO, 1995, p. 122).

Professor de Histria Medieval da Universidade de So Paulo (USP), Coordenador do Laboratrio de Estudos Medievais (LEME), Pesquisador da Unit Mixte de Recherches Histoire et Archologie des Mondes Chrtiens et Musulmans Mdivaux (UMR 568 Lyon/Frana), Colaborador permanente do Ncleo de Estudos Mediterrnicos (NEMEd).

54

Silva

O pressuposto essencial dessa interpretao a associao entre Alta Idade Mdia e a formao do feudalismo. Esse ponto de vista reflete a popularizao das teses marxistas sobre a formao da Idade Mdia, para a qual em muito contribuiu o livro Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, de Perry Anderson. Esse autor retoma os postulados clssicos do materialismo histrico e dialtico:
A catastrfica coliso dos dois modos anteriores de produo o primitivo e o antigo produziu a ordem feudal que se disseminou por toda a Europa medieval. J estava evidente para os pensadores do Renascimento, quando esta gnese foi debatida pela primeira vez, que o feudalismo ocidental era resultado especifico de uma fuso dos legados romano e germnico (ANDERSON, 1992, p. 123).

A Alta Idade Mdia seria, portanto, o teatro do choque entre o modo de produo primitivo e o modo de produo escravista, cuja sntese seria o feudalismo. As implicaes dessa postura so numerosas. Ainda que o prprio Karl Marx tenha preferido o conceito de Formao Econmica e Social, os adeptos do materialismo histrico ao longo do sculo XX construram suas anlises em torno do Modo de Produo, que restringe a Alta Idade Mdia formao das relaes feudais de produo. Ao considerarem as prticas jurdicas, as relaes de parentesco, bem como as prticas religiosas, como epifenmenos do conjunto das relaes de produo e das foras produtivas, os autores marxistas relegaram a um segundo plano temas como a Igreja, o parentesco ou a justia. Alain Guerreau um dos poucos autores que, influenciados pelo marxismo, integraram a Igreja s suas reflexes sobre a Idade Mdia. No entanto, de um modo geral, predominou entre os marxistas uma abordagem da Alta Idade Mdia determinista e profundamente marcada pela teleologia. Ao anunciar o perodo da maturidade do Feudalismo, ela seria apenas uma fase de transio um tanto longa, diga-se de passagem um mero instrumento para a compreenso dos sculos posteriores. Essa m reputao da Alta Idade Mdia no monoplio dos autores marxistas. No raro depararse com manuais de histria das ideias que, aps abordarem Santo Agostinho, passam diretamente ao estudo da Teocracia Pontifcia ou mesmo de So Toms de Aquino. o caso, por exemplo, de E. Lewis, cujo livro - Medieval Political Ideas , publicado em 1954, comea com a anlise do Dictatus papae (1075). Dois outros livros publicados nas ltimas dcadas testemunham esse desequilbrio. Em sua Histoire de la pense
Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

Entre Antiguidade Tardia e Alta Idade Mdia

55

politique , J.-J. Chevalier consagra dezoito pginas aos primeiros sculos da Idade Mdia, enquanto a Baixa Idade Mdia tratada ao longo de 64 pginas. No livro Political Thought in Medieval Times , de J. B. Morral, somente 16 pginas, de um total de 184, dizem respeito Alta Idade Mdia. Esses casos pontuais ilustram uma tendncia muito mais ampla, e ainda no completamente superada, de se considerar a Alta Idade Mdia como aquilo que os historiadores ingleses chamam de the dark ages . O perodo compreendido entre a decadncia do mundo clssico (sculos III-V) e o apogeu do mundo medieval (sculos XI e XIII) tem um interesse praticamente nulo para esses historiadores, e constitui um mero interregno entre a constituio da polis e a emergncia das monarquias nacionais (CNDIDO DA SILVA, 2003, 233-245). Alm disso, a historiografia francesa da primeira metade do sculo XX habituou-se a mostrar a Alta Idade Mdia como o fruto da decadncia do mundo romano, da corrupo e mesmo do desaparecimento do legado antigo. Ferdinand Lot, por exemplo, estabelece uma relao de causa e efeito entre a crise do sculo III e a Idade Mdia. A primeira seria a matriz da segunda, tanto do ponto de vista poltico quanto do ponto de vista econmico ou cultural. Nas palavras do prprio autor, o retorno economia natural equivaleria, economicamente falando-se, Idade Mdia. Ou seja, a depreciao das moedas e o esgotamento das reservas de metal precioso teriam conduzido a prticas sistemticas de troca, de pagamentos de impostos e de servios com produtos in natura , todas elas tpicas do perodo medieval. Poltica e socialmente falando-se, o Baixo Imprio representaria tambm o prlogo, a antecmara da Idade Media. O Estado romano, depois das reformas empreendidas por Diocleciano e Constantino, ter-se-ia tornado uma maquinaria demasiado vasta, demasiado aperfeioada, demasiado complexa, e o Mundo mediterrneo, em regresso desde o sculo III, no teria suportado esse fardo. No que se refere ao exerccio do poder, prossegue F. Lot, o Estado foi obrigado a restringir seu campo de ao. Essa mesma necessidade teria acabado por provocar a fragmentao do Ocidente em uma srie de pequenos Estados, meio romanos, meio brbaros. Esses Estados teriam entrado num processo de fragmentao territorial que culminaria, no sculo XII, com o triunfo do Feudalismo. Para F. Lot, a separao entre o Imprio Romano do Ocidente e o Imprio Romano do Oriente seria o prenncio da fragmentao poltica do mundo medieval (LOT, 1991).

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

56

Silva

A renovao metodolgica empreendida pelos Annales , sobretudo no tocante contribuio dos medievalistas, no apenas teve como eixo a chamada Baixa Idade Mdia (poderamos citar, nesse sentido, o clssico de Jacques Le Goff O nascimento do purgatrio), mas tambm tendeu a tratar o perodo que do sculo V ao X de um ponto de vista teleolgico. Para Marc Bloch, por exemplo, a Alta Idade Mdia o momento em que se afirma no Ocidente uma realeza sagrada a partir da confluncia das tradies mgicas da antiga Germnia e da prtica veterotestamentria da uno rgia. Essa realeza sagrada teria evoludo para a crena popular no milagre rgio associado s monarquias francesa e inglesa a partir do sculo XII (BLOCH, 1993). Nessa mesma perspectiva, outro bom exemplo o livro de Jean-Claude Schmitt, Histria das Supersties: para o autor, as reminiscncias do paganismo pr-romano, que emergiram com a queda de Roma e foram combatidas sem sucesso durante toda a Alta Idade Mdia pela Igreja, explicariam a reao folclrica a partir do sculo XII (SCHIMITT, 1997, p. 103). Da mesma forma que nas abordagens marxistas, para esses autores, a Alta Idade Mdia apenas o lcus de gestao de realidades posteriores, essas sim, dotadas de alguma originalidade. H pouco espao, nessas interpretaes, para um olhar sobre os primeiros sculos da Idade Mdia em sua especificidade. Este talvez seja o maior desafio dos estudos sobre esse perodo: abandonar a nfase nos desdobramentos posteriores, seja das relaes feudovasslicas, seja das supersties pags, seja da Realeza, e concentrar-se nos elementos constitutivos e originais dos sculos VI-X. Esse perodo o piv de uma disputa poltica pelo passado, e as afirmaes dos especialistas desse perodo so usadas como base para reivindicaes sobre o passado e sobre o futuro. Segundo P. Geary, provavelmente nenhum outro perodo da histria foi to obscurecido pela academia nacionalista e chauvinista. Essa pseudo-histria parte do princpio de que os povos da Europa so distintos e estveis, unidades socioculturais objetivamente identificveis, e so diferenciados pela lngua, pela religio, pelos costumes e pelo carter nacional, que no seriam ambguos nem imutveis. De fato, no h nada de particularmente antigo nos povos da Europa ou em seu suposto direito autonomia poltica. As atuais reivindicaes por soberania na Europa Central e no Leste Europeu so uma criao do sculo XIX, um perodo que combinou as filosofias romnticas de Hegel e Rousseau com a histria cientfica e a filologia indo-europeia, produzindo o nacionalismo tnico. Os nomes dos povos podem soar familiares aps mil anos, mas as realidades sociais, culturais e polticas encobertas por esses nomes eram

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

Entre Antiguidade Tardia e Alta Idade Mdia

57

radicalmente diferentes do que so hoje (GEARY, 2005, p. 22-24). Mas, como reconhece o prprio Geary, acadmicos, polticos e poetas do sculo XIX no inventaram o passado do nada. Eles se basearam em tradies, fontes escritas, lendas e crenas preexistentes, mesmo que as tenham usado de novas maneiras para forjar unidade ou autonomia poltica. preciso reconhecer que a identidade nacional no era a mesma no incio da Idade Mdia. Ela tampouco constitua o mais importante dos vnculos sociais. O senhor e o campons, os ricos e os pobres no estavam unidos por uma identidade nacional comum: o elemento de coeso identitria era segmentado por classes e podia ser ora a Romnia, ora a Germnia. Como contraponto s noes de ruptura e decadncia do mundo romano, implcitas na expresso Baixo Imprio, a Antiguidade Tardia afirmou-se como o elo entre Antiguidade e Idade Mdia. Embora tenha se popularizado no final do sculo XIX com as obras do historiador da arte vienense Alois Riegl ( Sptantike ), com H.-I. Marrou ( Antiquit Tardive ) e, sobretudo, com Peter Brown ( Later Antiquity), na segunda metade do sculo XX, que o termo Antiguidade Tardia conquistou uma posio de destaque na reflexo historiogrfica. Paul Veyne, no prefcio do livro de Peter Brown, La gense de lAntiquit Tardive , afirma que, uma vez dissipado o que ele chama de nuvens fantasmagricas, aparece o verdadeiro problema, que nada mais tem a ver com a queda de Roma: as inovaes, as mutaes e a criatividade do mundo romano durante a Antiguidade Tardia, as novas estruturas mentais, sociais, religiosas (VEYNE, 1983, p. 15). O problema est na posio em que se coloca o observador: de acordo com Peter Brown, temos uma tendncia instintiva a julgar a criatividade de uma sociedade unicamente a partir de critrios estabelecidos para ns pela civilizao clssica greco-romana. Nessa perspectiva, todo e qualquer distanciamento dos padres culturais ou polticos consagrados por aquela civilizao encarado como prova irrefutvel de decadncia. A grande contribuio da noo de Antiguidade Tardia ter situado a instalao dos brbaros no Ocidente menos em termos de fim do mundo romano do que de um rearranjo de foras que conduziu constituio de um mundo ainda marcado pela influncia da romnia , mas profundamente original. esta a opo de Renan Frighetto em seu artigo Transformao e tradio: a influncia do pensamento poltico e ideolgico do mundo clssico romano na Antiguidade Tardia. O autor mostra como o legado poltico do perodo republicano foi recuperado na Espanha visigtica.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

58

Silva

De fato, a deposio do imperador Rmulo Augusto, em 476, ps fim ao Imprio Romano do Ocidente, mas de modo algum influncia que as tradies romanas exerciam sobre aquela regio. inegvel que a cultura antiga exercia certa fascinao entre os brbaros (SILVA, 2006). A lngua latina continuou a ser utilizada para redigir atos de governo, contratos, ou mesmo para gravar inscries. H indcios do prestgio das escolas de gramtica e de retrica na Glia do sculo V. Os brbaros no destruram as escolas, e seus reis atuaram como protetores de diversos letrados. Os sculos V a VII so marcados pela redao de vrias leges brbaras, tais como o Pactus legis Salicae , entre os francos, o Cdigo de Eurico, entre os visigodos, o Liber Constitutionum entre os burgndios. Esses textos so redigidos em lngua latina por juristas, romanos ou brbaros, com amplo conhecimento do Direito romano. As numerosas cpias de manuscritos do Codex Theodosianus , por exemplo, realizadas em Lyon e em Clermont, mostram a continuidade do Direito romano. A assimilao dos brbaros foi facilitada pelo pequeno impacto demogrfico que causaram: eles representavam, em mdia, cerca de 5% da populao da Glia (no mximo 10% no Norte dessa regio). Os autores cristos no possuem uma cultura parte: na escola antiga que eles adquirem os elementos indispensveis sua formao. o caso da importncia da gramtica para a exegese bblica e da retrica para a pregao (SOT; BOUDET; GUERREAU-JALABERT, 2005, p. 53). A crise do Imprio Romano , sem sombra de dvida, o tema de predileo da historiografia moderna, e de certa forma constitui o mito da noo de Alta Idade Mdia. Para Andr Piganiol, esse o mais importante dos problemas da histria. O recenseamento feito em 1982 pelo historiador alemo A. Demandt, das diversas teses apresentadas para explicar esse fenmeno por historiadores, filsofos, economistas, etc., parece dar razo a Piganiol: nada menos que 210 hipteses, distintas e/ou complementares, tinham sido apresentadas at aquele ano para elucidar a crise do Mundo Antigo e o desaparecimento do Imprio Romano do Ocidente. Acrescente-se a isso a verdadeira revoluo ocorrida nos ltimos trinta anos, a qual levou os historiadores a questionarem as noes de crise do Mundo Antigo e de fim do Imprio Romano, e teremos um quadro ainda mais complexo. De fato, a reavaliao de que objeto o Imprio Romano Tardio em trabalhos recentes faz com que esse perodo seja cada vez menos visto pela tica da decadncia. A existncia da crise do sculo III vem sendo questionada (CARRI;

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

Entre Antiguidade Tardia e Alta Idade Mdia

59

ROUSSELLE, 1999, p. 192-337) 2, da mesma forma que a prpria noo de invases brbaras. Poucos historiadores hoje creem que a chegada dos francos, dos burgndios ou dos ostrogodos tenha marcado, de fato, uma ruptura com o legado romano 3. Para muitos historiadores, a sobrevivncia do Imprio no era uma fico constitucional, um meio utilizado pelos crculos nostlgicos da romanidade para mascarar a emergncia de reinos autnomos no interior das fronteiras do Imprio. No entanto, h tambm aqueles, como Bryan Ward-Perkins, que acreditam que o Imprio Romano efetivamente morreu vtima de invases brbaras violentas, que houve um colapso catastrfico do mundo romano e que os Dark Ages foram efetivamente tempos sombrios (WARD-PERKINS, 2005). bastante relevante o papel desempenhado pela historiografia crist, bem como pela historiografia de inspirao senatorial, na construo e na difuso de uma lenda negra em torno da chamada crise do sculo III e da entrada dos povos brbaros no interior do Imprio. At um perodo relativamente recente, os historiadores escreveram a histria do sculo III reproduzindo de maneira acrtica as biografias pitorescas dos imperadores daquele perodo escritas no final do sculo IV por um escritor pago sob o ttulo de Historia Augusta . Anlises recentes desse texto revelam muito mais os mecanismos narrativos e discursivos dos meios intelectuais pagos do final do sculo IV do que a histria do sculo III. Havia tambm nesses meios pr-senatoriais uma clara atitude nostlgica, que consistia em valorizar o perodo que chamamos Alto Imprio em detrimento da decadncia posterior. Se nos reportamos s obras dos autores cristos da Antiguidade Tardia, observamos razes distintas, mas no menos importantes, para os abundantes relatos que acentuam as calamidades daquele tempo. Eusbio, Ambrsio de Milo e outros historiadores cristos apresentam um quadro catastrfico do Imprio Romano Tardio: as epidemias devastadoras, as invases brbaras, as guerras civis e as mortes violentas de imperadores e outros personagens importantes seriam castigos enviados por Deus em resposta
2

Ver tambm o excelente dossi publicado por Durliat na revista Francia, e que trata da renovao dos estudos sobre o Baixo-Imprio e os primeiros sculos da Idade Mdia [Quest-ce que cest le Bas-Empire? A propos de trois ouvrages rcents, Durliat (1989, p. 137-154); Bulletin dtudes protomdivales La Loi, Durliat (1993, p. 7995); Bulletin dtudes protomdivale Systmes de pense, Durliat (1995, p. 129151); Bulletin dtudes protomdivales Les institutions et les hommes, Durliat (1998, p. 231-244). A esse respeito, ver Classen (1977); Tessier (1962); Vezin (1980).

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

60

Silva

s perseguies sofridas por seus fiis. Essa leitura dos eventos contemporneos explica-se tambm pelo carter teleolgico da reflexo historiogrfica crist: no interior de comunidades ainda profundamente marcadas pelo ideal salvfico, os acontecimentos apocalpticos eram a melhor demonstrao da iminncia do retorno do Cristo.
O culto literrio est em decadncia e tambm morre nas cidades da Glia. Assim, enquanto se cumpriam as boas e as ms aes, que a barbrie dos povos se desencadeava, que as violncias dos reis redobravam, que as igrejas eram atacadas pelos herticos e protegidas pelos catlicos, que a f do Cristo tornava-se mais ardente em alguns, mas esfriava em outros; que as igrejas eram enriquecidas pelos devotos e despojadas pelos infiis, no se encontrava um s letrado suficientemente versado na arte da dialtica para descrever tudo isso em prosa ou em versos mtricos. Muitos lamentavam-se dizendo: Infeliz de nossa poca pois os estudos literrios morreu e que no se encontra entre o povo ningum capaz de consignar por escrito os eventos atuais. Ora, como eu ouvia incessantemente essas afirmaes e outras semelhantes, achei que para que a lembrana do passado se conservasse, ela deveria chegar at o conhecimento dos homens ainda que sob uma forma grosseira. Eu no podia silenciar os conflitos dos maus nem a vida daqueles que vivem honestamente. Fui estimulado sobretudo pois ouvi vrias vezes ao meu redor que um reitor ou um filosofo compreendido por poucos, mas aquele que fala a lngua vulgar escutado pela massa (GREGRIO DE TOURS, 1996, p. 31).

Essa descrio tem sido apontada como um dos melhores indcios da decadncia da tradio literria clssica. o que parece, mas apenas primeira vista. As referncias ao tempo atual marcado pela decadncia devem ser entendidas no contexto da escatologia tpica do discurso episcopal. Alm do mais, o bispo de Tours faz um exerccio de humilitas ao salientar suas limitaes literrias, da mesma forma como outrora vrios autores antigos. As declaraes de inaptido literria de Gregrio de Tours so um bom exemplo de topos retrico. Como falar em ruptura se, do ponto de vista sociolgico, como bem mostrou M. Heinzelmann, os bispos catlicos so herdeiros diretos da aristocracia senatorial romana e seus epitfios so redigidos da mesma forma que na poca imperial? Claro que no se podem desprezar as crticas dos autores cristos cultura clssica, mas essas crticas no so

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

Entre Antiguidade Tardia e Alta Idade Mdia

61

por si ss uma prova de ruptura: elas so inclusive desenvolvidas de acordo com as regras da retrica. Gregrio de Tours denuncia o falacioso Virgilio, mas cita-o cerca de trinta vezes. Cesrio de Arles, por exemplo, compara as artes liberais s pragas do Egito: os cantos dos poetas so vos e servem apenas para entreter a imoralidade, segundo ele. Da o apelo depurao da cultura para eliminar todo resqucio de paganismo. O mesmo Cesrio pedia humildemente que os letrados se contentassem em suportar sem reclamaes as expresses rsticas, de modo que o rebanho do Senhor pudesse receber o alimento celeste em uma linguagem simples e terra a terra. Adaptao, esse um termo mais apropriado do que decadncia ou barbarizao para se explicar a trajetria do latim na Alta Idade Mdia. Apesar de uma formulao que pode parecer anacrnica e distante do latim clssico, o elemento romano fundamental. Para citar apenas um exemplo, das 3506 palavras com a inicial M mencionadas no Novum glossarium mediae latinitatis, 2250 no so atestadas no latim clssico. Eis a criatividade inerente a esse perodo que escapa invariavelmente s perspectivas teleolgicas. tambm na Alta Idade Mdia que aparece o primeiro fragmento conhecido em lngua verncula. Trata-se do Juramento de Strasbourg, de 842: Pro Deo amur et pro christian poblo et nostro commun salvamen [...]. O uso da expresso Alta Idade Mdia no indica necessariamente a crena em uma ruptura entre Antiguidade e Idade Mdia. Essa expresso no incompatvel com aquilo que mostra R. Frighetto em seu artigo: a saber, a recuperao da tradio poltica e cultural que remonta ao perodo republicano romano na Espanha visigtica, e como a noo de monarquia, inicialmente considerada uma forma negativa de organizao da sociedade poltica, passa a ser positivada nos trabalhos de Isidoro de Sevilha. Sem querer atribuir significado excessivo aos marcos cronolgicos, creio que a expresso Alta Idade Mdia e mais adequada do que Antiguidade Tardia plasticidade das sociedades romano-brbaras que emergem a partir dos sculos V e VI. Ela permite que se enxerguem os primeiros sculos da Idade Mdia como um lcus de reinveno da herana clssica, um espao da construo de fenmenos especficos e originais, por exemplo, no domnio literrio, o latim altomedieval, no domnio da histria poltica, a Realeza Crist, e, no domnio da economia rural, o Grande Domnio. ***

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

62

Silva

Partindo do pressuposto que a Histria se faz a partir de muitas coisas, inclusive a partir das fontes, o principal problema que se coloca para o especialista dos sculos V a X o da discrepncia em relao aos testemunhos escritos e aos vestgios materiais legados pela chamada Baixa Idade Mdia. At o sculo XI, dispomos de cerca de 4000 cartas e privilgios pontificais; para o perodo compreendido entre 1198 e 1378, h 270 000 cartas e privilgios pontificais conhecidos; no que se refere aos sculos XIV e XV, temos 900 000 splicas endereadas ao papado para a emisso de atos. Se tomarmos apenas o perodo compreendido entre os sculos VII e IX, dispomos de apenas 2000 manuscritos e fragmentos de manuscritos (GUYOTJEANNIN, 1998) O conhecimento das sociedades da Alta Idade Mdia foi profundamente renovado ao longo das duas ltimas dcadas atravs de uma releitura crtica das fontes e de uma perspectiva interdisciplinar. A Arqueologia, a Antropologia, a Sociologia e a Lingustica conduziram a novos questionamentos que rendem seus frutos e suscitam um interesse crescente entre os estudantes e os pesquisadores. Por outro lado, o recurso antropologia no por si s capaz de paliar a carncia de fontes. Cabe ressaltar que essa carncia engloba tambm os vestgios materiais. A arquitetura monumental anterior ao sculo IX conhecida sobretudo graas s fundaes de suas runas: raros so os edifcios que escaparam da atividade (re)construtora dos prncipes carolngios. Os materiais iconogrficos so praticamente inexistentes para o perodo anterior ao sculo VIII. No h criatividade metodolgica ou frmulas mgicas capazes de suprir a carncia de testemunhos escritos e de vestgios da vida material dos sculos V a X. preciso que tenhamos em mente essa limitao estrutural ao nos lanarmos no estudo desse perodo. Isso dificulta em muito as grandes snteses que marcaram a Histria Medieval nas ltimas dcadas, mas fora o historiador a ser mais cauteloso em seu trabalho, evitando assim de preencher as lacunas documentais com ideias e (pr)conceitos dos sculos XIX e XX. Nesse sentido, o enfoque de R. Frighetto na Histria Poltica me parece duplamente feliz: em primeiro lugar, ele mostra que a anlise dos textos no pode ser substituda pelo recurso ao ficcional; em segundo lugar, sua opo coerente com o movimento que assistimos nos ltimos anos de retomada da Histria Poltica e da percepo segundo a qual o poder constitui terreno privilegiado para a compreenso das prticas sociais.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

Entre Antiguidade Tardia e Alta Idade Mdia

63

REFERNCIAS ANDERSON, P. Passagens da antiguidade ao feudalismo. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1992. BLOCH, M. Os reis taumaturgos : ensaio sobre a concepo sobrenatural associada ao poder real na Frana e na Inglaterra . So Paulo: Companhia das Letras, 1993. BROWN, P. La gense de l Antiquit Tardive. Paris: Galliamard, 1983. CNDIDO DA SILVA, M. O poder na Idade Mdia entre a histria poltica e a antropologia histrica. Signum, So Paulo, v. 5, p. 233-252, 2003. CNDIDO DA SILVA, M. 476 : a queda de Roma . So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. CARRI, J.-M; ROUSSELLE, A. LEmpire romain en mutation des Svres Constantin , 192-337. Paris: Seuil, 1999. CLASSEN, P. Kaiserreskript und knigsurkunde. Diplomatische studien zum problem der kontinuitt zwischen altertum und mittelalter. Byzantine Texts and Studies , v. 15, p. 17-41, 1977. DURLIAT, J. Quest-ce que cest le Bas-Empire? A propos de trois ouvrages rcents. Francia , v. 16, n. 1, p. 137-154, 1989. DURLIAT, J. Bulletin dtudes protomdivales La Loi. Francia, v. 20, n. 1, p. 79-95, 1993. DURLIAT, J. Bulletin dtudes protomdivale Systmes de pense. Francia , v. 22, n. 1, p. 129-151, 1995. DURLIAT, J. Bulletin dtudes protomdivales Les institutions et les homes. Francia , v. 25, n. 1, p. 231-244, 1998. GEARY, P. O mito das naes. So Paulo: Conrad, 2005. GREGRIO DE TOURS. Histoire des Francs. Trad. R. Latouche. Paris: Les Belles Lettres, 1996. GUYOTJEANNIN, O. Les sources de lhistoire mdivale. Paris: Le Livre de Poche, 1998. LOT, F. O fim do mundo antigo e o princpio da Idade Mdia. Lisboa: Edies 70, 1991.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

64

Silva

SCHMITT, J.-C. Histria das supersties. Lisboa: Europa-Amrica, 1997. SOT, M.; BOUDET, J-P.; GUERREAU-JALABERT, A. Le Moyen Age. In: RIOUX, J.-P.; SIRINELLI, J.-F (Org.). Histoire culturelle de la France , 2. ed. Paris: Seuil, 2005. t. 1, p. 53. VEYNE, P. Prface. In: BROWN, P. La gense de lAntiquit Tardive. Paris: Gallimard, 1983. p. 15. TESSIER, G. Diplomatique royale franaise . Paris: Picard, 1962. VEZIN, J. Linfluence des actes des hauts fonctionnaires romains sur les actes de Gaule et dEspagne au VIIe sicle. In: COLLOQUE HISTORIQUE FRANCO-ALLEMAND. 14., 1977, Munique. Actes Allemand, Munique: Artemis Verlag, 1980. p. 71-74. VICENTINO, C. Histria memria viva : da pr-histria idade mdia. So Paulo: Scipione, 2006. WARD-PERKINS, B. The Fall of Rome and the end of civilization. Londres: Oxford University Press, 2005.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 12, n. 2/n.3, p. 53-64, 2008.

You might also like