You are on page 1of 2

A Staatliches-Bauhaus (o que seria traduzido do alemo como casa estatal da construo) ou simplesmente Bauhaus foi uma escola de design,

artes plsticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. Bauhaus ganhou sede prpria na cidade de Dessau em 1925, porm, por defender a criao livre e democrtica, foi fechada pelo nazismo em 1933. Bauhaus deixou referncias no estilo de criao que at hoje influncia a arte e o design. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, uma renovao da histria, inclusive da histria da arte, e sua expresso diante da produo industrial foi percebida. Essa nova era exigiria um novo estilo arquitetnico e uma nova maneira de se conceber os artefatos de consumo. Bauhaus foi fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, que unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela funo do objeto um visual clean, que voc encontra hoje, por exemplo, nos produtos da Apple. Antes de ser fechada por Adolf Hitler, em 1933, a escola teve trs fases, marcadas por diretores, sedes e nfases diferentes. Dentre os ideiais pregados por essa nova escola, estavam a primatizao da funcionalidade, do baixo custo e a produo em massa, sem esquecer de todos os princpios criativos envolvidos no processo. Era essencial que se abusasse da tecnologia desenvolvida pela humanidade, sem deixar de lado o campo das artes. As caractersticas do movimento O nome uma juno de bauen (para construir, em alemo) e haus (casa) Interligao com todo tipo de arte, at as consideradasinferiores, como cermica, tecelagem e marcenaria; Uso de novos materiais pr-fabricados; Simplificao dos volumes, geometrizao das formas e predomnio de linhas retas; Paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo a decorao; Coberturas planas, transformadas em terraos; Amplas janelas, em fita, ou fachadas de vidro; Abolio das paredes internas (como nos lofts)

O que era produzido e estudado na Bauhaus, influenciou a esttica moderna, funcionalista, e consequentemente, o que ensinado hoje em dia nas escolas de design mundo a fora.Foi na Bauhaus que se idealizou o designer no s como o projetista, mas o responsvel pelo projeto em todas as escalas humanas (sociais, culturais, antropolgicas, estticas). O designer precisava ter noo de como aquele objeto funcional interagiria com o usurio, e foi ento que surgiu tambm a aplicao das leis da gestalt no design. Onde voc encontra a influncia deles Nas linhas funcionais e clean dos produtos da Apple; Em cidades planejadas, como Braslia; Nas obras de Oscar Niemeyer, que sempre privilegiou formas geomtricas e cores brancas; Em prdios como o da Escola Superior de Desenho Industrial, no Rio de Janeiro, do Instituto de Arte Contempornea de SP e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da USP; Na identidade visual de bandas como Franz Ferdinand.

CRITICA Unificando as disciplinas, Bauhaus criou um sistema moderno de design que corrente no mundo atual que visa o baixo custo e a simplicidade nos projetos, causando uma aparncia clean com ar sofisticado.

You might also like