You are on page 1of 54

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !

" AULA 04: LGICA PROPOSICIONAL

SUMRIO 1. Resoluo de questes 2. Lista das questes apresentadas na aula 3. Gabarito

PGINA 01 41 54

Ol! Vamos dar continuidade ao estudo de lgica proposicional. Resolveremos vrios exerccios do CESPE e outras bancas para voc consolidar o aprendizado. Tenha uma boa aula!

1. RESOLUO DE QUESTES

1. CESPE TRE/ES 2011) Entende-se por proposio todo conjunto de palavras ou smbolos que exprimem um pensamento de sentido completo, isto , que afirmam fatos ou exprimam juzos a respeito de determinados entes. Na lgica bivalente, esse juzo, que conhecido como valor lgico da proposio, pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), sendo objeto de estudo desse ramo da lgica apenas as proposies que atendam ao princpio da no contradio, em que uma proposio no pode ser simultaneamente verdadeira e falsa; e ao princpio do terceiro excludo, em que os nicos valores lgicos possveis para uma proposio so verdadeiro e falso. Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir.

( ) Segundo os princpios da no contradio e do terceiro excludo, a uma proposio pode ser atribudo um e somente um valor lgico.

( ) A frase Que dia maravilhoso! consiste em uma proposio objeto de estudo da lgica bivalente.

RESOLUO: Vamos analisar as proposies dadas:


Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" ( ) Segundo os princpios da no contradio e do terceiro excludo, a uma proposio pode ser atribudo um e somente um valor lgico. CERTO. Como uma proposio no pode ser V e F ao mesmo tempo (no contradio), e deve obrigatoriamente ter um desses 2 valores lgicos, podemos concluir que uma proposio sempre ter um, e apenas um valor lgico: ou V, ou F.

( ) A frase Que dia maravilhoso! consiste em uma proposio objeto de estudo da lgica bivalente. ERRADO. Uma frase como essa no pode ser classificada em Verdadeira ou Falsa, portanto no uma proposio. Veja que, ainda que voc discorde do autor da frase (ou seja, voc no considere o dia maravilhoso), voc no pode dizer que a opinio do autor Falsa. Resposta: C E

2. FCC BACEN 2005) Sejam as proposies: p: atuao compradora de dlares por parte do Banco Central q: fazer frente ao fluxo positivo Se p implica em q, ento: a) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central condio necessria para fazer frente ao fluxo positivo b) fazer frente ao fluxo positivo condio suficiente para a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central c) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central condio suficiente para fazer frente ao fluxo positivo d) fazer frente ao fluxo positivo condio necessria e suficiente para a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central e) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central no condio suficiente e nem necessria para fazer frente ao fluxo positivo. RESOLUO: Se p q, podemos dizer que suficiente que p ocorra para que q ocorra (p condio suficiente de q). Isto , a atuao compradora condio suficiente para fazer frente ao fluxo.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Tambm podemos dizer que caso q no tenha ocorrido, no possvel que p tenha ocorrido. Isto , q condio necessria de p: fazer frente ao fluxo condio necessria para a atuao compradora. Resposta: C.

3. ESAF SEFAZ/SP 2009) Assinale a opo verdadeira. a) 3 = 4 e 3 + 4 = 9 b) Se 3 = 3, ento 3 + 4 = 9 c) Se 3 = 4, ento 3 + 4 = 9 d) 3 = 4 ou 3 + 4 = 9 e) 3 = 3 se e somente se 3 + 4 = 9 RESOLUO: Vejamos cada alternativa: a) 3 = 4 e 3 + 4 = 9 Temos uma conjuno (p e q) onde p F e q F. Proposio FALSA. b) Se 3 = 3, ento 3 + 4 = 9 Temos uma condicional (p q) onde p V e q F. Proposio FALSA. c) Se 3 = 4, ento 3 + 4 = 9 Temos uma condicional (p q) onde p F e q F. Proposio VERDADEIRA. d) 3 = 4 ou 3 + 4 = 9 Temos uma disjuno (p ou q) onde p e q so F. Proposio FALSA. e) 3 = 3 se e somente se 3 + 4 = 9 Temos uma bicondicional (p se e somente se q) onde p V e q F. Proposio FALSA. Resposta: C

4. CESPE Polcia Federal 2009) Se A for a proposio Todos os policiais so honestos, ento a proposio A estar enunciada corretamente por Nenhum policial honesto. RESOLUO: Se Joo nos diz que todos os policiais so honestos, basta encontrarmos 1 policial desonesto e j teremos argumento suficiente para desmentir Joo, isto , negar a sua afirmao. Portanto, basta dizer alguma das frases abaixo:
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" - Pelo menos um policial no honesto, ou - Algum policial no honesto, ou - Existe policial que no honesto, ou - No verdade que todos os policiais so honestos. J Nenhum policial honesto seria a negao de proposies como Pelo menos um policial honesto, ou Existe algum policial honesto. Resposta: E (errado).

5. ESAF SEFAZ/SP 2009) A negao de: Milo a capital da Itlia ou Paris a capital da Inglaterra : a) Milo no a capital da Itlia e Paris no a capital da Inglaterra. b) Paris no a capital da Inglaterra. c) Milo no a capital da Itlia ou Paris no a capital da Inglaterra. d) Milo no a capital da Itlia. e) Milo a capital da Itlia e Paris no a capital da Inglaterra. RESOLUO: Para desmentir o autor dessa frase, precisamos mostrar que nenhuma das informaes verdadeira: Milo no a capital da Itlia E Paris no a capital da Inglaterra. Esta a negao. Resposta: A.

6. FGV - CODESP/SP - 2010) A negao da sentena Se tenho dinheiro, ento sou feliz : a) Se no tenho dinheiro, ento no sou feliz b) Se no sou feliz, ento no tenho dinheiro c) No tenho dinheiro e sou feliz d) No tenho dinheiro ou sou feliz e) Tenho dinheiro, e no sou feliz RESOLUO: Para desmentir o autor dessa frase, seria preciso mostrar que, mesmo tendo dinheiro, determinada pessoa no feliz. Letra E. Trata-se de uma condicional p q, cuja negao p e ~q. Resposta: E.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" 7. CESPE ABIN 2010) Julgue os itens a seguir. ( ) A negao da proposio estes papis so rascunhos ou no tm mais

serventia para o desenvolvimento dos trabalhos equivalente a estes papis no so rascunhos e tm serventia para o desenvolvimento dos trabalhos. ( ) A proposio um papel rascunho ou no tem mais serventia para o

desenvolvimento dos trabalhos equivalente a se um papel tem serventia para o desenvolvimento dos trabalhos, ento um rascunho. RESOLUO: - primeiro item: A negao de p ou q dada por no-p e no-q, isto , precisamos negar os dois lados e criar uma conjuno: Estes papis no so rascunhos e tm serventia .... Item CERTO. - segundo item: Um papel rascunho ou no tem mais serventia... uma proposio do tipo p ou q, onde p = um papel rascunho; e q = um papel no tem mais serventia. J a proposio se um papel tem serventia..., ento um rascunho seria ~q p. Vejamos a tabela-verdade dessas duas proposies: p V V F F q V F V F ~q F V F V p ou q V V V F ~q V V V F p

Note que as duas colunas da direita so iguais, isto , as proposies so equivalentes. Item CERTO. Resposta: C C

8. FCC TCE-MG 2007) So dadas as seguintes proposies: (1) Se Jaime trabalha no Tribunal de Contas, ento ele eficiente. (2) Se Jaime no trabalha no Tribunal de Contas, ento ele no eficiente. (3) No verdade que Jaime trabalha no Tribunal de Contas e no eficiente. (4) Jaime eficiente ou no trabalha no Tribunal de Contas.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" correto afirmar que so logicamente equivalentes apenas as proposies de nmeros: a) 2 e 4 b) 2 e 3 c) 2, 3 e 4 d) 1, 2 e 3 e) 1, 3 e 4 RESOLUO: Consideremos as seguintes proposies simples: p: Jaime trabalha no Tribunal de Contas. q: Jaime eficiente. Utilizando essas duas proposies simples, podemos reescrever as proposies compostas do enunciado da seguinte forma: (1) p q (2) ~p ~q (3) ~(p e ~q) (4) ~p ou q Duas proposies lgicas so equivalentes se possuem a mesma tabelaverdade, isto , se assumem o mesmo valor lgico (V ou F) quando p e q assumem os mesmos valores lgicos. Vamos escrever abaixo a tabela-verdade de cada uma das proposies dadas. (1) p q: p V V F F q V F V F p q V F V V

(2) ~p ~q p V V F q V F V ~p F F V ~q F V F ~p ~q V V F

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" V V

(3) ~(p e ~q) p V V F F q V F V F ~q F V F V p e ~q F V F F ~(p e ~q) V F V V

(4) ~p ou q p V V F F q V F V F ~p F F V V ~p ou q V F V V

Observe que a tabela-verdade das proposies 1, 3 e 4 so iguais (veja a coluna da direita de cada tabela). Portanto, essas proposies so equivalentes. Resposta: E.

9. UFF ANCINE 2008) Utilizando as propriedades das proposies e tambm as equivalncias lgicas, podemos dizer que, das proposies apresentadas abaixo, a nica que equivalente proposio Se corro bastante ento fico exausto, : a) No corro bastante ou fico exausto; b) Se no corro bastante, ento no fico exausto; c) Se no fico exausto, corro bastante; d) Se no corro bastante, fico exausto; e) Corro bastante e no fico exausto. RESOLUO: Temos uma proposio p q, onde: p: corro bastante q: fico exausto

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Sabemos que a proposio ~q ~p equivalente a esta. Ou seja, Se no fico exausto, ento no corro bastante. Entretanto, esta no uma das hipteses do enunciado. A proposio ~p ou q tambm equivalente p q (basta montar a tabelaverdade para confirmar). Ou seja: No corro bastante ou fico exausto. Resposta: A.

10. CESPE - Polcia Civil/CE 2012) Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econmicas Aplicadas (IPEA) revela que, no Brasil, a desigualdade social est entre as maiores causas da violncia entre jovens. Um dos fatores que evidenciam a desigualdade social e expem a populao jovem violncia a condio de extrema pobreza, que atinge 12,2% dos 34 milhes de jovens brasileiros, membros de famlias com renda per capita de at um quarto do salrio mnimo, afirma a pesquisa. Como a violncia afeta mais os pobres, usual fazer um raciocnio simplista de que a pobreza a principal causadora da violncia entre os jovens, mas isso no verdade. O fato de ser pobre no significa que a pessoa ser violenta. Existem inmeros exemplos de atos violentos praticados por jovens de classe mdia. Internet: (com adaptaes). Tendo como referncia o texto acima, julgue os itens seguintes.

( ) Das proposies Se h corrupo, aumenta-se a concentrao de renda, Se aumenta a concentrao de renda, acentuam-se as desigualdades sociais e Se se acentuam as desigualdades sociais, os nveis de violncia crescem correto inferir que Se h corrupo, os nveis de violncia crescem.

( ) A negao da proposio Se houver corrupo, os nveis de violncia crescero equivalente a Se no houver corrupo, os nveis de violncia no crescero.

( ) Selecionando-se ao acaso dois jovens brasileiros, a probabilidade de ambos serem atingidos pela condio de extrema pobreza ser inferior a 1,5%.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" ( ) A negao da proposio Toda pessoa pobre violenta equivalente a Existe alguma pessoa pobre que no violenta.

( ) Se a proposio Joo pobre for falsa e se a proposio Joo pratica atos violentos for verdadeira, ento a proposio Joo no pobre, mas pratica atos violentos ser falsa.

( ) Considerando que Jorge no seja pobre, mas pratique atos violentos, correto afirmar que Jorge um contra-exemplo para a afirmao: Todo indivduo pobre pratica atos violentos.

RESOLUO: ( ) Das proposies Se h corrupo, aumenta-se a concentrao de renda, Se aumenta a concentrao de renda, acentuam-se as desigualdades sociais e Se se acentuam as desigualdades sociais, os nveis de violncia crescem correto inferir que Se h corrupo, os nveis de violncia crescem. proposto o seguinte argumento: Premissas: P1: H corrupo aumenta concentrao P2: Aumenta concentrao aumenta desigualdade P3: Aumenta desigualdade violncia cresce Concluso: H corrupo violncia cresce Para verificar se este argumento ou no vlido, vamos tentar descobrir se ele pode ser invlido. Como torn-lo invlido? Tendo uma concluso Falsa mesmo quando as trs premissas so Verdadeiras. Como a concluso uma condicional p q, ela s falsa quando H corrupo V e violncia cresce F. Se H corrupo V, aumenta concentrao precisa ser V para que a P1 seja verdadeira. Por outro lado, se aumenta concentrao V, ento aumenta desigualdade precisa ser V para que P2 seja verdadeira. Com isso, veja que na P3 aumenta desigualdade V enquanto dissemos acima que violncia cresce F. Isso torna P3 falsa.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Portanto, no possvel tornar a concluso falsa e, ao mesmo tempo, tornar as 3 premissas verdadeiras. Esta seria a nica forma de tornar o argumento invlido. Como ela no ocorre, ento o argumento vlido, e a concluso pode ser inferida das premissas. Item CORRETO.

( ) A negao da proposio Se houver corrupo, os nveis de violncia crescero equivalente a Se no houver corrupo, os nveis de violncia no crescero.

A negao de p q do tipo p e no-q. Neste caso, como p = houver corrupo, e q = os nveis de violncia crescero, ento a negao seria H corrupo e os nveis de violncia no cresceram (ou seja, mesmo tendo ocorrido a condio haver corrupo, o resultado violncia crescer no foi verificado, o que desmente/nega a primeira afirmao). Item ERRADO.

( ) Selecionando-se ao acaso dois jovens brasileiros, a probabilidade de ambos serem atingidos pela condio de extrema pobreza ser inferior a 1,5%. A probabilidade de um jovem ser atingido pela extrema pobreza de 12,2%. A probabilidade de um jovem E outro serem atingidos por essa condio dada pela multiplicao das probabilidades, pois temos dois eventos independentes entre si ocorrendo simultaneamente: P(um jovem E outro) = 12,2% x 12,2% = 1,488% Item CORRETO.

( ) A negao da proposio Toda pessoa pobre violenta equivalente a Existe alguma pessoa pobre que no violenta. A proposio Toda pessoa pobre violenta pode ser desmentida encontrando-se alguma pessoa que, apesar de ser pobre, NO violenta. Portanto, a sua negao pode ser escrita, dentre outras formas, assim: - alguma pessoa pobre no violenta - existe pessoa pobre que no violenta Item CORRETO.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

10

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" ( ) Se a proposio Joo pobre for falsa e se a proposio Joo pratica atos violentos for verdadeira, ento a proposio Joo no pobre, mas pratica atos violentos ser falsa. Aqui temos o uso do mas com o sentido da conjuno e. Podemos reescrever a ltima frase da seguinte forma:

Joo no pobre E pratica atos violentos

Foi dito que a primeira parte desta proposio verdadeira (pois Joo pobre falso), e que a segunda parte tambm verdadeira. proposio composta verdadeira. Item ERRADO. Assim, essa

( ) Considerando que Jorge no seja pobre, mas pratique atos violentos, correto afirmar que Jorge um contra-exemplo para a afirmao: Todo indivduo pobre pratica atos violentos. Ser um contra-exemplo significa ser um caso que permita desmentir a afirmao fornecida. A afirmao fornecida Todo indivduo pobre pratica atos violentos. Ela pode ser desmentida encontrando-se um indivduo que SEJA POBRE, mas ainda assim NO pratique atos violentos. Analisar um indivduo que NO SEJA POBRE no nos permite concluir nada a respeito da proposio dada. Portanto, no temos um contraexemplo no enunciado. Item ERRADO. Resposta: C E C C E E

11. CESPE Polcia Federal 2009) As proposies Se o delegado no prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra no ser bem-sucedida e Se o delegado prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra ser bemsucedida so equivalentes. RESOLUO: Vamos trabalhar com as 2 proposies simples abaixo: p: o delegado no prender o chefe da quadrilha q: a operao no ser bem-sucedida
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

11

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" A primeira afirmao nos diz p q. Sabemos que, se a condio acontecer (p for Verdadeira), obrigatoriamente o resultado deve acontecer (q deve ser Verdadeiro). Agora, se a condio no ocorrer (p for Falsa, ou seja, ~p for Verdadeira), nada podemos afirmar a respeito do resultado (q). Ele pode ser F ou V, e ainda assim a afirmao p q continua verdadeira. Ou seja, no podemos afirmar ~p q , nem afirmar ~p ~q. Note que a segunda frase do enunciado justamente uma das que no podemos afirmar: ~p ~q. Portanto, este item est errado. Resposta: E (errado) Obs.: note que poderamos afirmar que, caso o resultado no ocorresse (~q), a condio certamente no poderia ter ocorrido (~p), pois se ela tivesse ocorrido tornaria obrigatria a ocorrncia do resultado. Isto , poderamos afirmar que ~q ~p. por isso que dizemos que as proposies p q e ~q ~p so equivalentes.

12. CESPE Polcia Civil/ES 2011) Para descobrir qual dos assaltantes Gavio ou Falco ficou com o dinheiro roubado de uma agncia bancria, o delegado constatou os seguintes fatos:

F1 se Gavio e Falco saram da cidade, ento o dinheiro no ficou com Gavio; F2 se havia um caixa eletrnico em frente ao banco, ento o dinheiro ficou com Gavio; F3 Gavio e Falco saram da cidade; F4 havia um caixa eletrnico em frente ao banco ou o dinheiro foi entregue mulher de Gavio.

Considerando que as proposies F1, F2, F3 e F4 sejam verdadeiras, julgue os itens subsequentes, com base nas regras de deduo.

( ) A negao da proposio F4 logicamente equivalente proposio No havia um caixa eletrnico em frente ao banco ou o dinheiro no foi entregue mulher de Gavio.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

12

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" ( ) A proposio O dinheiro foi entregue mulher de Gavio verdadeira.

( ) A proposio F2 logicamente equivalente proposio Se o dinheiro no ficou com Gavio, ento no havia um caixa eletrnico em frente ao banco.

RESOLUO:

( ) A negao da proposio F4 logicamente equivalente proposio No havia um caixa eletrnico em frente ao banco ou o dinheiro no foi entregue mulher de Gavio. F4 uma disjuno (p ou q), onde p = havia um caixa eletrnico em frente ao banco, e q = o dinheiro foi entregue mulher de Gavio. A sua negao uma conjuno (~p e ~q): No havia um caixa eletrnico em frente ao banco E o dinheiro no foi entregue mulher de Gavio. J a proposio dada nesse item ~p ou ~q, que no equivalente a ~p e ~q. Item ERRADO.

( ) A proposio O dinheiro foi entregue mulher de Gavio verdadeira. Para descobrir se essa proposio verdadeira, precisamos analisar as 4 dadas pelo enunciado. Com a informao da proposio simples (F3) em mos, vamos analisar a F1: F1 se Gavio e Falco saram da cidade, ento o dinheiro no ficou com Gavio; Nessa condicional, a primeira parte V, portanto a segunda deve ser V tambm: o dinheiro no ficou com Gavio. Vejamos F2: F2 se havia um caixa eletrnico em frente ao banco, ento o dinheiro ficou com Gavio; Nessa condicional, a segunda parte F, logo a primeira deve ser F tambm. Assim, no havia um caixa eletrnico em frente ao banco. Vejamos F4: F4 havia um caixa eletrnico em frente ao banco ou o dinheiro foi entregue mulher de Gavio. Nessa disjuno, a primeira parte F, portanto a segunda tem de ser V: o dinheiro foi entregue mulher de Gavio. Assim, esse item est CERTO.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

13

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" ( ) A proposio F2 logicamente equivalente proposio Se o dinheiro no ficou com Gavio, ento no havia um caixa eletrnico em frente ao banco. F2 do tipo p q, onde p = havia um caixa eletrnico em frente ao banco, e q = o dinheiro ficou com Gavio. J a frase desse item seria ~q Sabemos que p Resposta: E C C q equivalente a ~q ~p.

~p, portanto o item est CERTO.

13. CESPE Polcia Federal 2009) Independentemente dos valores lgicos atribudos s proposies A e B, a proposio [( A B ) (~ B )] (~ A) tem somente o valor lgico F. RESOLUO:
Uma proposio que Falsa em todos os casos chamada de contradio. Para descobrir se a proposio do enunciado uma contradio, devemos montar a sua tabela-verdade. Vamos seguir os passos abaixo:

1. Escrever todas as possveis combinaes de valores lgicos (V ou F) para A e B:

Valor lgico de A
V V F F

Valor lgico de B
V F V F

2. Inserir mais 1 coluna, colocando os valores lgicos de A B (que s falso quando A V e B F):

Valor lgico de A
V V F F

Valor lgico de B
V F V F

Valor lgico de A B
V F V V

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

14

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" 3. Inserir mais 1 coluna, colocando os valores lgicos de ~ B (que o oposto do valor lgico de B): Valor lgico de A
V V F F

Valor lgico de B
V F V F

Valor lgico de A B
V F V V

Valor lgico de ~B
F V F V

4. Inserir mais 1 coluna, colocando os valores lgicos de [( A B ) (~ B )] , que uma conjuno (e), sendo verdadeira apenas quando ambos os membros so verdadeiros:

Valor lgico de A
V V F F

Valor lgico de B
V F V F

Valor lgico de A B
V F V V

Valor lgico de ~B
F V F V

Valor lgico de
[( A B ) (~ B )] F F F V

5. Inserir mais 1 coluna, colocando os valores lgicos de (oposto dos valores de A):

Valor lgico de A
V V F F

Valor lgico de B
V F V F

Valor lgico de
AB V F V V

Valor lgico de ~B

Valor lgico de
[( A B ) (~ B )]

Valor lgico de ~A

F V F V

F F F V

F F V V

6. Inserir uma ltima coluna com os valores lgicos de [( A B ) (~ B )] (~ A) , que uma condicional, portanto s falsa quando o primeiro membro V e o segundo F:

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

15

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !"
Valor lgico de A Valor lgico de B Valor lgico de Valor lgico de ~B Valor lgico de Valor lgico de ~A Valor lgico de

AB

[( A B ) (~ B )]

[( A B ) (~ B )] (~ A)

V V F F

V F V F

V F V V

F V F V

F F F V

F F V V

V V V V

Observe que a expresso [( A B ) (~ B )] (~ A) possui valor Verdadeiro para qualquer valor lgico de A e de B. Portanto, no se trata de uma contradio, mas sim de uma tautologia. Resposta: E (errado)

14. CESPE Polcia Civil/ES 2011) A questo da desigualdade de gnero na relao de poder entre homens e mulheres forte componente no crime do trfico de pessoas para fins de explorao sexual, pois as vtimas so, na sua maioria, mulheres, meninas e adolescentes. Uma pesquisa realizada pelo Escritrio das Naes Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), concluda em 2009, indicou que 66% das vtimas eram mulheres, 13% eram meninas, enquanto apenas 12% eram homens e 9% meninos.
Ministrio da Justia. Enfrentamento ao trfico de pessoas: relatrio do plano nacional. Janeiro de 2010, p. 23 (com adaptaes).

Com base no texto acima, julgue o item a seguir.

( ) O argumento A maioria das vtimas era mulher. Marta foi vtima do trfico de pessoas. Logo Marta mulher um argumento vlido. RESOLUO: Veja que o exerccio est afirmando que a maioria das vtimas era mulher, mas nem todas as vtimas eram mulheres. Portanto, o simples fato de ter sido vtima no garante que Marta mulher. Item ERRADO. Resposta: E. Obs.: Na aula de diagramas lgicos, veremos uma outra maneira de resolver esse exerccio.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

16

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" 15. FCC BACEN 2006) Um argumento composto pelas seguintes premissas: Se as metas de inflao no so reais, ento a crise econmica no demorar a ser superada. Se as metas de inflao so reais, ento os supervits primrios no sero fantasiosos. Os supervits sero fantasiosos. Para que o argumento seja vlido, a concluso deve ser: a) A crise econmica no demorar a ser superada. b) As metas de inflao so irreais ou os supervits so fantasiosos. c) As metas de inflao so irreais e os supervits so fantasiosos. d) Os supervits econmicos sero fantasiosos. e) As metas de inflao no so irreais e a crise econmica no demorar a ser superada. RESOLUO: Temos 2 condicionais (p q) e uma proposio simples (Os supervits sero fantasiosos). Todas as proposies so verdadeiras. Tendo em mente a informao dada pela proposio simples, vamos analisar as condicionais:

Se as metas de inflao so reais, ento os supervits primrios no sero fantasiosos. Nesta proposio, sabemos que o resultado (os supervits primrios no sero fantasiosos) falso, pois a proposio simples nos disse que os supervits sero fantasiosos). Se o resultado falso, a condio (se as metas de inflao so reais) precisa ser falsa, para que a condicional p q continue verdadeira. Portanto, descobrimos que as metas de inflao no so reais.

Se as metas de inflao no so reais, ento a crise econmica no demorar a ser superada. Nesta condicional, sabemos que a condio (se as metas de inflao no so reais) verdadeira, pois foi isso que descobrimos logo acima. Se a condio verdadeira, o resultado (a crise econmica no demorar a ser superada) precisa ser verdadeira, caso contrrio tornar a condicional p q falsa. Assim, de fato a crise econmica no demorar a ser superada.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

17

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Com isso, podemos concluir que: - as metas de inflao no so reais - a crise econmica no demorar a ser superada Resposta: A Obs.: no podemos concluir que os supervits primrios sero fantasiosos, pois isto uma premissa do argumento, e no uma concluso. Por esse motivo as alternativas B, C e D esto erradas.

16. CESPE Polcia Federal 2009) Considere as proposies A, B e C a seguir. A: Se Jane policial federal ou procuradora de justia, ento Jane foi aprovada em concurso pblico. B: Jane foi aprovada em concurso pblico. C: Jane policial federal ou procuradora de justia. Nesse caso, se A e B forem V, ento C tambm ser V. RESOLUO: Quando temos 2 proposies compostas (A e C) e uma simples (B), devemos partir da anlise da simples. Se B V, isto significa que Jane efetivamente foi aprovada em concurso pblico. A proposio A uma condicional (p q). Sabemos que q V (Jane foi

aprovada em concurso). Quanto a p (Jane policial ou procuradora), nada podemos afirmar. Isto porque p pode ser V ou F que, mesmo assim, a proposio A ser verdadeira. Lembre-se que uma condicional s falsa quando a condio (p) V e o resultado (q) F. Portanto, no podemos afirmar se Jane ou no policial ou procuradora. Resposta: E

17. FCC BACEN 2005) No Japo, muitas empresas dispem de lugares para que seus funcionrios se exercitem durante os intervalos de sua jornada de trabalho. No Brasil, poucas empresas tm esse tipo de programa. Estudos tm revelado que os trabalhadores japoneses so mais produtivos que os brasileiros. Logo, deve-se concluir que a produtividade dos empregados brasileiros ser menor que a dos japoneses enquanto as empresas brasileiras no aderirem a programas que obriguem seus funcionrios prtica de exerccios.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

18

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" A concluso dos argumentos vlida se assumirmos que: a) a produtividade de todos os trabalhadores pode ser aumentada com exerccios. b) a prtica de exerccios um fator essencial na maior produtividade dos trabalhadores japoneses. c) as empresas brasileiras no dispem de recursos para a construo de ginsios de esporte para seus funcionrios. d) ainda que os programas de exerccios no aumentem a produtividade dos trabalhadores brasileiros, estes programas melhoraro a sade deles. e) os trabalhadores brasileiros tm uma jornada de trabalho maior que a dos japoneses. RESOLUO: Vamos resumir esse argumento: Premissa1: Muitas empresas japonesas tem lugares para exerccios Premissa2: Poucas empresas brasileiras tem lugares para exerccios Premissa3: Japoneses so mais produtivos que brasileiros Concluso: Produtividade brasileira ser menor enquanto empresas poucas empresas tornarem obrigatria a prtica exerccios Veja que h um salto das premissas para a concluso. No possvel obter essa concluso apenas a partir das 3 premissas dadas. Afinal, nada garante que a prtica de exerccios que torna os japoneses mais produtivos que os brasileiros. Podem ser outros fatores, como, por exemplo, a educao. Para chegar concluso desse argumento, preciso que uma premissa 4 nos garanta que, de fato, a prtica de exerccios uma grande responsvel pelo aumento da produtividade. (letra B) Note que a letra A est errada, pois ela simplesmente diz que a produtividade pode ser aumentada por exerccios, mas no diz se esse aumento significativo, isto , se este um fator essencial para o aumento da produtividade ou no. Resposta: B.

18. CESPE TSE 2006) Assinale a opo que apresenta um argumento vlido: a) Quando chove, as rvores ficam verdinhas. As rvores esto verdinhas, logo choveu. b) Se estudo, obtenho boas notas. Se me alimento bem, me sinto disposto. Ontem estudei e no me senti disposto, logo obterei boas notas mas no me alimentei bem.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

19

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" c) Se ontem choveu e estamos em junho, ento hoje far frio. Ontem choveu e hoje fez frio. Logo estamos em junho. d) Choveu ontem ou segunda-feira feriado. Como no choveu ontem, logo segunda-feira no ser feriado. RESOLUO: Um argumento vlido quando, ao considerarmos as suas premissas verdadeiras, a concluso verdadeira. Vamos analisar cada alternativa, buscando verificar se existe alguma forma de ter as premissas verdadeiras e a concluso falsa, o que tornaria o argumento invlido:

a) Quando chove, as rvores ficam verdinhas. As rvores esto verdinhas, logo choveu. Temos a seguinte premissa: p q. E, a seguir, a concluso: q p. Veja que, se p for Falsa e q for Verdadeira, a primeira estrutura verdadeira (p q), porm a segunda (q p) Falsa. Assim, encontramos uma forma da premissa ser verdadeira e a concluso falsa. Portanto, esse argumento no vlido.

b) Se estudo, obtenho boas notas. Se me alimento bem, me sinto disposto. Ontem estudei e no me senti disposto, logo obterei boas notas mas no me alimentei bem. A primeira frase p q. A segunda r s, que podemos substituir pela proposio equivalente ~s ~r. Portanto, (p e ~s) vlida. (q e ~r) uma concluso

c) Se ontem choveu e estamos em junho, ento hoje far frio. Ontem choveu e hoje fez frio. Logo estamos em junho. Temos a premissa (p e q) r. Observe que se p for V e q for F, r pode ser V

ou F para tornar essa premissa verdadeira. Imaginemos que r V. A seguir temos a concluso: (p e r) q. Porm assumimos p Verdadeiro, r

Verdadeiro e q Falso. Isto torna essa concluso falsa. Portanto, no temos um argumento vlido.

d) Choveu ontem ou segunda-feira feriado. Como no choveu ontem, logo segunda-feira no ser feriado.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

20

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Na premissa temos: p ou q. E, na concluso: ~p ~q. Observe que se p for F e q for V, a premissa atendida (isto , verdadeira). Entretanto, ~p seria V e ~q seria F, e com isso a concluso ~p ~q no seria atendida (pois seria falsa). Assim, esse argumento invlido. Resposta: B.

19. FCC SEFAZ/SP 2010) Considere as seguintes premissas: p: Estudar fundamental para crescer profissionalmente. q: O trabalho enobrece. A afirmao Se o trabalho no enobrece, ento estudar no fundamental para crescer profissionalmente , com certeza, FALSA quando: a) p falsa e q falsa. b) p verdadeira e q verdadeira. c) p falsa e q verdadeira. d) p verdadeira e q falsa. e) p falsa ou q falsa. RESOLUO: Veja que a afirmao dada pelo enunciado : Se no-q, ento no-p. S h 1 forma dessa condicional ser FALSA: se a condio (no-q) for Verdadeira, porm o resultado (no-p) for Falso. Para que no-q seja Verdadeira, a sua negao (q) deve ser Falsa. E para que no-p seja Falsa, a sua negao (p) deve ser Verdadeira. Assim, p deve ser Verdadeira e q deve ser Falsa. Resposta: D

20. CESPE Polcia Civil/ES 2008) Uma proposio uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas no ambos. Uma deduo lgica uma seqncia de proposies, e considerada correta quando, partindo-se de proposies verdadeiras, denominadas premissas, obtm-se proposies sempre verdadeiras, sendo a ltima delas denominada concluso. Considerando essas informaes, julgue os itens a seguir, a respeito de proposies.

( ) Considere verdadeiras as duas premissas abaixo:

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

21

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" O raciocnio de Pedro est correto, ou o julgamento de Paulo foi injusto. O raciocnio de Pedro no est correto. Portanto, se a concluso for a proposio, O julgamento de Paulo foi injusto, tem-se uma deduo lgica correta.

( ) Considere a seguinte seqncia de proposies: (1) Se o crime foi perfeito, ento o criminoso no foi preso. (2) O criminoso no foi preso. (3) Portanto, o crime foi perfeito. Se (1) e (2) so premissas verdadeiras, ento a proposio (3), a concluso, verdadeira, e a seqncia uma deduo lgica correta.

RESOLUO: ( ) Considere verdadeiras as duas premissas abaixo: O raciocnio de Pedro est correto, ou o julgamento de Paulo foi injusto. O raciocnio de Pedro no est correto. Portanto, se a concluso for a proposio, O julgamento de Paulo foi injusto, tem-se uma deduo lgica correta. A primeira parte da primeira premissa (O raciocnio de Pedro est correto) falsa, como podemos ver na segunda premissa. Portanto, a sua segunda parte tem que ser verdadeira: o julgamento de Paulo foi injusto. Item CERTO.

( ) Considere a seguinte seqncia de proposies: (1) Se o crime foi perfeito, ento o criminoso no foi preso. (2) O criminoso no foi preso. (3) Portanto, o crime foi perfeito. Se (1) e (2) so premissas verdadeiras, ento a proposio (3), a concluso, verdadeira, e a seqncia uma deduo lgica correta. A segunda parte da proposio (1) Verdadeira (o criminoso no foi preso), como podemos ver na proposio (2). Entretanto, isso no permite concluir se O crime foi perfeito V ou F, pois uma condicional p q pode ser verdadeira quando temos F V ou V V. Item ERRADO.

Resposta: C E

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

22

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" 21. CESPE Polcia Militar/CE 2008) Julgue os itens a seguir.

Se

conjunto

dos

nmeros

racionais,

ento

proposio

(x )( x Q )( x 2 + x 1 = 0) julgada como V.

Se

conjunto

dos

nmeros

inteiros,

ento

proposio

(x )( x N )[( x 1)x ( x + 1) divisvel por 3] julgada como V.

RESOLUO:
( ) Se Q o conjunto dos nmeros racionais, ento a proposio (x )( x Q )( x 2 + x 1 = 0) julgada como V. Veja que temos aqui uma questo de lgica de primeira ordem. A expresso do enunciado pode ser lida assim: existe x pertencente ao conjunto dos nmeros racionais tal que x 2 + x 1 = 0 . Para verificar se esta proposio verdadeira, vejamos quais valores de x nos permitem resolver esta equao de segundo grau. As razes dessa equao so dadas pela frmula de Bskara:

x= x=

b b 2 4 a c 1 12 4 1 ( 1) = 2a 2 1 1 5 2
1 5 1 + 5 e . 2 2

Portanto, os valores de x que atendem a equao so

Como

5 um nmero irracional ( 5 = 2,236067977... ), ento apenas valores

irracionais de x atendem a equao x 2 + x 1 = 0 . Portanto, no conjunto dos nmeros racionais, a proposio dada Falsa. Item ERRADO. Veja que, se estivssemos no conjunto dos nmeros reais, a proposio seria verdadeira.

Se

conjunto

dos

nmeros

inteiros,

ento

proposio

(x )( x N )[( x 1)x ( x + 1) divisvel por 3] julgada como V. Podemos ler a expresso assim: para todo x pertencente ao conjunto dos nmeros naturais, o nmero dado pela multiplicao entre (x-1), x e (x+1) divisvel por 3. Observe que os nmeros x-1, x e x+1 so consecutivos. Exemplificando, se x
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

23

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" = 7, teramos x-1=6 e x+1=8. Observe que, quando temos trs nmeros consecutivos, um deles sempre mltiplo de 3 (no exemplo dado, x-1=6 mltiplo de 3). Portanto, esse nmero ser divisvel por 3, tornando Verdadeira a proposio dada. Item CORRETO. Resposta: E C Obs.: segue abaixo uma pequena reviso sobre equaes de segundo grau, cujos conceitos usamos para resolver o primeiro item desta questo. Uma equao de segundo grau, do tipo ax 2 + bx + c = 0 , onde a, b e c so
chamados coeficientes, possui duas razes (ou seja, valores que resolvem a equao):

x1 =

b b 2 4 a c 2a

x2 =

b + b 2 4 a c 2a

Podemos escrever as duas razes acima atravs da expresso abaixo, conhecida como frmula de Bskara:

b b 2 4 a c x= 2a
22. FCC TCE/SP 2008) Argemiro, Bonifcio, Calixto, Dalila e Esmeralda so
formados em Engenharia de Computao e sobre as datas de concluso de seus cursos foram feitas as seguintes afirmaes:

Se Argemiro concluiu seu curso aps Bonifcio ter concludo o dele, ento Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano. Se Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano, ento Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. Se Calixto concluiu seu curso antes de Bonifcio ter concludo o dele, ento Argemiro concluiu o seu antes de Dalila ter concludo o dela.

Considerando que as trs afirmaes so verdadeiras e sabendo que Argemiro NO concluiu seu curso antes de Dalila ter concludo o dela, ento verdade que Argemiro concluiu seu curso:

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

24

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" a) antes que Bonifcio conclusse o dele, alm de Dalila e Esmeralda terem concludo os seus em anos distintos. b) aps Bonifcio ter concludo o dele, alm de Dalila e Esmeralda terem concludo os seus no mesmo ano. c) no mesmo ano em que Calixto concluiu o seu e antes que Bonifcio conclusse o dele. d) aps Bonifcio ter concludo o dele e Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. e) antes que Dalila conclusse o dela e Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. RESOLUO: Veja que o exerccio apresenta 3 condicionais (se..., ento...) e uma proposio simples, que a afirmao: Argemiro no concluiu seu curso antes de Dalila ter concludo o dela. O enunciado diz ainda que as trs condicionais so verdadeiras. Para analis-las, precisamos lembrar que a nica forma de uma condicional ser falsa quando a condio (se...) ocorre e a conseqncia (ento ...) no ocorre. Nos demais casos a condicional permanece verdadeira. Como sabemos que Argemiro no se formou antes de Dalila, vamos comear analisando a ltima condicional: Se Calixto concluiu seu curso antes de Bonifcio ter concludo o dele, ento Argemiro concluiu o seu antes de Dalila ter concludo o dela. Note que a conseqncia (Argemiro concluiu antes de Dalila) falsa, pois j sabemos que Argemiro no concluiu antes de Dalila. Se a conseqncia falsa, ento a condio precisa ser falsa (no pode ter ocorrido), pois se ela fosse verdadeira cairamos no caso onde a frase inteira falsa. Assim, Calixto no concluiu seu curso antes de Bonifcio. Com essa informao em mos, vamos analisar a seguinte condicional: Se Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano, ento Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. A conseqncia (ento Calixto ...) falsa, pois Calixto no concluiu antes que Bonifcio. Portanto, a condio (Se Dalila...) precisa ser falsa, sob pena de prejudicar toda a frase. Assim, Dalila e Esmeralda no se formaram no mesmo ano. Podemos verificar agora a primeira frase:
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

25

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Se Argemiro concluiu seu curso aps Bonifcio ter concludo o dele, ento Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano. Novamente, a conseqncia falsa, obrigando a condio a ser tambm falsa. Assim, Argemiro no se formou aps Bonifcio. Resumindo as informaes que obtivemos at aqui: - Argemiro no se formou antes de Dalila - Calixto no se formou antes de Bonifcio - Dalila e Esmeralda no se formaram juntas - Argemiro no se formou aps Bonifcio Para facilitar a anlise, podemos colocar as 4 frases acima no sentido positivo*. Acompanhe: - Argemiro se formou aps Dalila - Calixto se formou aps Bonifcio - Dalila e Esmeralda se formaram em anos distintos - Argemiro se formou antes de Bonifcio Note que a letra A reproduz a ltima e penltima frases acima, sendo o gabarito. Resposta: A. * Obs.: aqui h uma impropriedade, pois A no se formou antes de B equivalente a A se formou junto ou aps B, e no simplesmente a A se formou aps B (que foi o que a FCC considerou). De qualquer forma, no vamos discutir com a banca!

23. UFF ANCINE 2008) Namoro ou estudo. Passeio e no estudo. Acampo ou no estudo. Ocorre que no acampo. Logo: a) Estudo e passeio b) No passeio e namoro c) No acampo e no passeio d) Passeio e namoro e) Estudo e no passeio RESOLUO: Novamente temos vrias proposies compostas e 1 proposio simples (no acampo). Devemos assumir que todas so verdadeiras. Vamos analisar as proposies compostas:

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

26

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Acampo ou no estudo. Sabemos que a primeira parte dessa proposio Falsa (pois eu no acampo). Assim, a segunda parte precisa ser Verdadeira para garantir que a disjuno (ou) Verdadeira. Com isso, descobrimos que no estudo. Passeio e no estudo. Aqui as duas proposies simples precisam ser Verdadeiras para que a conjuno (e) seja Verdadeira. J sabemos que a segunda parte verdadeira. Acabamos de ver que a primeira tambm , ou seja, passeio. Namoro ou estudo. Aqui sabemos que a segunda parte da disjuno falsa, pois eu no estudo. Portanto, a primeira parte precisa ser verdadeira para que a disjuno seja verdadeira. Portanto, namoro. Resposta: D.

24. ESAF ANEEL 2004) Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo. Assim, a) estudo e fumo. b) no fumo e surfo. c) no velejo e no fumo. d) estudo e no fumo. e) fumo e surfo. RESOLUO: Sabendo que no velejo verdade, podemos voltar analisando as demais proposies: Velejo ou no estudo. A primeira parte desta proposio (velejo) falsa. Portanto, a segunda parte precisa ser verdadeira (no estudo), para que esta disjuno seja verdadeira. Portanto, de fato eu no estudo. Surfo ou estudo.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

27

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" A segunda parte desta proposio (estudo) falsa, pois j vimos que no estudo. Assim, a primeira parte precisa ser verdadeira, para que a disjuno seja verdadeira. Ou seja, surfo. Fumo ou no surfo. Novamente, a segunda parte dessa disjuno falsa. A primeira precisa ser verdadeira. Isto , fumo. Com isto, vemos que: - no estudo - surfo - fumo Resposta: E.

25. ESAF ANEEL 2004) Se no leio, no compreendo. Se jogo, no leio. Se no desisto, compreendo. Se feriado, no desisto. Ento, a) se jogo, no feriado. b) se no jogo, feriado. c) se feriado, no leio. d) se no feriado, leio. e) se feriado, jogo. RESOLUO: Nesta questo no temos uma proposio simples, mas apenas condicionais. Veja que temos apenas 4 frases tratando sobre 5 tpicos: jogo, leio, compreendo, desisto, feriado. Alm disso, as opes de resposta so tambm todas condicionais. Quando isso ocorre, normalmente impossvel chegar a uma concluso definitiva. Portanto, o que nos resta analisar as alternativas uma a uma, e no simplesmente chutar que uma alternativa Verdadeira e analisar as demais. Como disse acima, cada alternativa de resposta uma condicional p q, que s falsa quando p V e q F. Portanto, o que vamos fazer tentar "forar" a ocorrncia de p Verdadeira e q Falsa em cada alternativa. Se isso for possvel, significa que aquela alternativa no pode ser a concluso do argumento, pois ela

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

28

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" poderia ser falsa. Se no for possvel tornar p Verdadeira e q Falsa simultaneamente, temos uma concluso que sempre verdadeira. Vamos l?

a) Se jogo, no feriado Assumindo que "jogo" V, podemos ver nas frases do enunciado que "no leio" V. Assim, "no compreendo" V. Com isso, "Compreendo" F, "no desisto" F, " feriado" F. Portanto, "no feriado" V. Ou seja, assumindo que jogo (proposio p) V, descobrimos que no feriado (proposio q) s pode ser V. Essa concluso Verdadeira sempre. Este o gabarito. Vejamos as demais.

b) Se no jogo, feriado Assumindo que "no jogo" V, vemos que "no leio" pode ser V ou F. Com isso, "no compreendo" pode ser V ou F. "Compreendo" pode ser F ou V. O mesmo ocorre com "no desisto", e por fim com " feriado". Aqui assumimos que p V e vimos que podemos ter desdobramentos onde q V ou F. Como q nunca poderia ser F quando p V, temos uma concluso invlida.

c) Se feriado, no leio Se " feriado" V, "no desisto" V, "compreendo" V, "no compreendo" F, "no leio" F. Ou seja, assumindo que p V, vemos que q F. Concluso invlida.

d)Se no feriado, leio Se "no feriado" V, " feriado" F, "no desisto" pode ser V ou F. Com isso, "compreendo" pode ser V ou F, "no compreendo" pode ser F ou V, e o mesmo ocorre com "no leio". Em resumo, quando "no feriado" V, podemos ter desdobramentos onde "leio" F. Isso nunca poderia ocorrer, portanto essa concluso invlida.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

29

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" e) Se feriado, jogo Se " feriado" V, "no desisto" V, "compreendo" V, "no compreendo" F, "no leio" F, "jogo" F. Outra concluso invlida (V Resposta: A. 26. FCC TCE-PR 2011) Considere que as seguintes premissas so verdadeiras: F).

I. Se um homem prudente, ento ele competente. II. Se um homem no prudente, ento ele ignorante. III. Se um homem ignorante, ento ele no tem esperanas. IV. Se um homem competente, ento ele no violento.

Para que se obtenha um argumento vlido, correto concluir que se um homem: (A) no violento, ento ele prudente. (B) no competente, ento ele violento. (C) violento, ento ele no tem esperanas. (D) no prudente, ento ele violento. (E) no violento, ento ele no competente. RESOLUO: Assim como no exerccio anterior, no possvel, apenas olhando as premissas, chegar a uma concluso definitiva, pois temos apenas 4 premissas tratando de 5 aspectos ( competente, ignorante, violento, prudente, tem esperanas) e, alm disso, as alternativas de resposta so todas condicionais. Assim como na questo anterior, preciso, portanto, julgar alternativa por alternativa.

Temos, resumidamente, o seguinte conjunto de premissas: I. prudente competente ignorante no esperana no violento

II. no prudente III. ignorante IV. competente

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

30

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Observe que todas as alternativas so condicionais p q. Sabemos que uma condicional s falsa quando a condio (p) V e o resultado (q) F. Ao analisar cada alternativa, vamos assumir que a condio (p) Verdadeira, e usar isso na anlise das premissas, para verificar se h possibilidade de q ser Falsa. Se isso ocorrer, estamos diante de uma concluso falsa, certo?

a) no violento

prudente

Observe que se no violento V, competente pode ser F ou V (premissa IV), e com isso prudente pode ser F ou V (premissa I). Ou seja, ao assumirmos que p V, vimos que possvel q ser F! Mas q nunca poderia ser F, pois isso torna essa sentena falsa. Portanto, essa no uma concluso correta do argumento.

b) no competente

violento

Observe que se no competente V, ento competente F. Com isso, no violento pode ser V ou F (premissa IV), e violento pode ser V ou F. Ou seja, possvel que no competente seja V e ainda assim violento seja F. Isso torna essa concluso Falsa.

c) violento

no esperana

Se violento V, no violento F, portanto competente F (premissa IV). Com isso, prudente F (premissa I), no prudente V, ignorante V, e no esperana V. Note que, nessa condicional, se a condio "violento" V, o resultado "no esperana" tambm V. Isso torna essa concluso Verdadeira.

d) no prudente

violento

Se no prudente V, prudente F, de modo que competente pode ser V ou F, e com isso no violento pode ser V ou F. Ou seja, ao assumir que no prudente V, vimos que violento pode ser V ou F, e caso seja F torna a concluso falsa.

e) no violento

no competente

Se no violento V, competente pode ser V ou F. Assim, no competente pode ser V ou F. Se no violento V e no competente for F, essa concluso falsa.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

31

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Resposta: C

27. FCC TCE-MG 2007) Certo dia, durante o expediente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, trs funcionrios Antero, Boris e Carmo executaram as tarefas de arquivar um lote de processos, protocolar um lote de documentos e prestar atendimento ao pblico, no necessariamente nesta ordem. Considere que: cada um deles executou somente uma das tarefas mencionadas; todos os processos do lote, todos os documentos do lote e todas as pessoas atendidas eram procedentes de apenas uma das cidades: Belo Horizonte, Uberaba e Uberlndia, no respectivamente; Antero arquivou os processos; os documentos protocolados eram procedentes de Belo Horizonte; a tarefa executada por Carmo era procedente de Uberlndia. Nessas condies, correto afirmar que: a) Carmo protocolou documentos. b) a tarefa executada por Boris era procedente de Belo Horizonte. c) Boris atendeu s pessoas procedentes de Uberaba. d) as pessoas atendidas por Antero no eram procedentes de Uberaba. e) os processos arquivados por Antero eram procedentes de Uberlndia RESOLUO: Vamos analisar as afirmaes dadas, comeando pelas mais simples: Antero arquivou os processos; cada um deles executou somente uma das tarefas mencionadas; Com as duas informaes acima, podemos concluir que Antero, e somente Antero, arquivou os processos. Os demais trabalharam com as demais atividades.

todos os processos do lote, todos os documentos do lote e todas as pessoas atendidas eram procedentes de apenas uma das cidades: Belo Horizonte, Uberaba e Uberlndia, no respectivamente; os documentos protocolados eram procedentes de Belo Horizonte; a tarefa executada por Carmo era procedente de Uberlndia.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

32

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Sabendo que os documentos protocolados so de Belo Horizonte, veja que apenas Boris pode ter protocolado. Isso porque j descobrimos a atividade de Antero, e que a tarefa de Carmo era de Uberlndia. Como Antero arquivou e Boris protocolou, ento Carmo prestou atendimento. Pela informao vista acima, as pessoas atendidas por Carmo eram de Uberlndia. Assim, resta apenas a cidade de Uberaba para os processos arquivados por Antero. Sabemos ento que: - Antero arquivou processos de Uberaba; - Boris protocolou documentos de Belo Horizonte; - Carmo atendeu pessoas de Uberlndia. Resposta: B.

28. CESPE DETRAN/DF 2009) Considerando que A, B e C sejam proposies, que os smbolos e representam os conectivos ou e e, respectivamente, e que o smbolo denota o modificador negao, julgue os itens a seguir. ( ) Se a proposio A B C verdadeira, ento C necessariamente verdadeira.

( ) Se a proposio A B C verdadeira, ento a proposio C ( A B ) tambm verdadeira. ( ) A proposio ( A B ) [(A) (B )] sempre falsa. RESOLUO:
Vamos analisar cada item do enunciado:

( ) Se a proposio A B

C verdadeira, ento C necessariamente verdadeira.

ERRADO. Essa condicional pode ser verdadeira, por exemplo, se a primeira parte for falsa (A B) e a segunda parte for falsa, isto , C for Falsa.

( ) Se a proposio A B C verdadeira, ento a proposio C ( A B ) tambm verdadeira.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

33

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" CERTO. Veja que, se voc considerar p = A B, e q = C, a estrutura do enunciado justamente: Se p q verdadeira, ento ~q ~p tambm verdadeira. Sabemos que a condicional p q equivalente condicional ~q ~p.

( ) A proposio ( A B ) [(A) (B )] sempre falsa. CERTO. Veja que temos uma conjuno entre as proposies ( A B ) e

[(A) (B )] . Para que essa conjuno seja verdadeira, ambos os seus lados
precisam ser verdadeiros. Vamos analisar cada um dos lados. Note que [(A) (B )] outra conjuno, neste caso entre A e B. Para ela ser verdadeira, tanto A quanto B precisam ser verdadeiros. Portanto, os seus opostos sero falsos: A falso e B falso. Porm se A e B so falsos, ento a disjuno ( A B ) falsa! Veja que mesmo quando tentamos tornar a proposio do enunciado verdadeira, chegamos a um valor falso. Portanto, a conjuno ( A B ) [(A) (B )] sempre falsa. Voc tambm poderia resolver preparando a tabela-verdade de

( A B ) [(A) (B )] , que teria 4 linhas. Voc veria que esta proposio apresenta
apenas valores F, para todos os valores lgicos de A e B.

Resposta: E C C

29. CESPE Polcia Militar/CE 2008 Adaptada) Na comunicao, o elemento


fundamental a sentena, ou proposio simples, constituda esquematicamente por um sujeito e um predicado, aqui sempre na forma afirmativa. Toda proposio pode ser julgada como falsa (F), ou verdadeira (V), excluindo-se qualquer outra forma. Novas proposies so formadas a partir de proposies simples, utilizandose conectivos. Considere a seguinte correspondncia.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

34

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !"

Usa-se tambm o modificador no, simbolizado por . As proposies so representadas por letras do alfabeto: A, B, C etc. A seguir, so apresentadas as valoraes para algumas proposies compostas. Os espaos no-preenchidos podem servir de rascunho para auxiliar os raciocnios lgicos necessrios ao julgamento dos itens.

Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem, a respeito de lgica sentencial.

( ) Se A a proposio O soldado Vtor far a ronda noturna e o soldado Vicente verificar os cadeados das celas, ento a proposio A estar corretamente escrita como: O soldado Vtor no far a ronda noturna nem o soldado Vicente verificar os cadeados das celas.

( ) Na tabela includa no texto acima, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna (AvB) estar corretamente preenchida da seguinte forma:

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

35

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !"

( ) Na tabela includa no referido texto, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna AvB estar corretamente preenchida da seguinte forma:

( ) Na tabela includa no texto, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna A B estar corretamente preenchida da seguinte forma:

RESOLUO: ( ) Se A a proposio O soldado Vtor far a ronda noturna e o soldado Vicente verificar os cadeados das celas, ento a proposio A estar corretamente

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

36

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" escrita como: O soldado Vtor no far a ronda noturna nem o soldado Vicente verificar os cadeados das celas. Sendo p = O soldado Vtor far a ronda noturna, e q = O soldado Vicente verificar os cadeados das celas, podemos dizer que a proposio A : p e q. A negao de p e q ~p ou ~q. Ou seja: O soldado Vtor no far a ronda noturna OU o soldado Vicente no verificar os cadeados das celas. Item ERRADO.

( ) Na tabela includa no texto acima, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna (AvB) estar corretamente preenchida da seguinte forma:

O exerccio j nos entregou preenchida a coluna AvB. A coluna (AvB), que a negao de AvB, deve ter os valores lgicos opostos. Note que justamente isso que acontece, portanto o item est CERTO.

( ) Na tabela includa no referido texto, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna AvB estar corretamente preenchida da seguinte forma:

Uma forma rpida de resolver lembrar que AvB justamente a negao de A^B. Portanto, essa coluna deve ter os valores lgicos opostos ao da coluna
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

37

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" A^B, que j foi entregue preenchida pelo enunciado. Note que no isso que acontece. Portanto, o item est ERRADO.

( ) Na tabela includa no texto, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna A B estar corretamente preenchida da seguinte forma:

A bicondicional A B V quando ambos A e B so V, ou ambos so F. justamente por isso que as duas primeiras linhas desta tabela-verdade acima so V. Para os demais casos, a bicondicional F. Portanto, o item est CERTO. Resposta: E C E C

30. FCC - SAEB - 2004) Leia o argumento a seguir e posteriormente assinale a alternativa que apresente argumento a ele similar. Quando chove, meu carro fica molhado. Como no tem chovido ultimamente, meu carro no pode estar molhado. (A) Sempre que uma pea de teatro recebe elogios da crtica, as pessoas vo v-la. Como as pessoas esto indo ver a nova pea de Augusto Levy, ela provavelmente receber elogios da crtica. (B) Sempre que uma pea recebe uma grande audincia, ela elogiada pela crtica. A nova pea de Augusto Levy vem tendo grande audincia sendo, por isso, elogiada pela crtica. (C) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. A nova pea de Augusto Levy recebeu crticas favorveis. Logo as pessoas provavelmente vo querer v-la.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

38

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" (D)) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. A nova pea de Augusto Levy no recebeu crticas favorveis. Logo, eu duvido que algum v v-la. (E) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. As pessoas no esto indo ver a nova pea de Augusto Levy. Logo, ela no recebeu elogios da crtica. RESOLUO: Considere que: p = chove q = meu carro fica molhado O argumento do enunciado tem, portanto, a seguinte estrutura: Premissa: pq

Concluso: ~p ~q Vejamos qual a estrutura dos argumentos de cada alternativa: (A) Sempre que uma pea de teatro recebe elogios da crtica, as pessoas vo v-la. Como as pessoas esto indo ver a nova pea de Augusto Levy, ela provavelmente receber elogios da crtica. Sendo p = uma pea recebe elogios, e q = as pessoas vo v-la; temos: pq qp (B) Sempre que uma pea recebe uma grande audincia, ela elogiada pela crtica. A nova pea de Augusto Levy vem tendo grande audincia sendo, por isso, elogiada pela crtica. Aqui temos: pq pq (C) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. A nova pea de Augusto Levy recebeu crticas favorveis. Logo as pessoas provavelmente vo querer v-la. A estrutura aqui : pq pq

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

39

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" (D)) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. A nova pea de Augusto Levy no recebeu crticas favorveis. Logo, eu duvido que algum v v-la. Temos a seguinte estrutura: pq ~p ~q Note que obtivemos a mesma estrutura do argumento do enunciado. Neste caso, p = crtica elogia pea, e q = pessoas vo v-la. Este o gabarito. (E) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. As pessoas no esto indo ver a nova pea de Augusto Levy. Logo, ela no recebeu elogios da crtica. pq ~q ~p Resposta: D.

*************************** Pessoal, por hoje isso. At a prxima aula, quando finalizaremos o estudo de lgica proposicional. Abrao,

Arthur Lima (arthurlima@estrategiaconcursos.com.br)

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

40

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" 2. LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS NA AULA

1. CESPE TRE/ES 2011) Entende-se por proposio todo conjunto de palavras ou smbolos que exprimem um pensamento de sentido completo, isto , que afirmam fatos ou exprimam juzos a respeito de determinados entes. Na lgica bivalente, esse juzo, que conhecido como valor lgico da proposio, pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), sendo objeto de estudo desse ramo da lgica apenas as proposies que atendam ao princpio da no contradio, em que uma proposio no pode ser simultaneamente verdadeira e falsa; e ao princpio do terceiro excludo, em que os nicos valores lgicos possveis para uma proposio so verdadeiro e falso. Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir.

( ) Segundo os princpios da no contradio e do terceiro excludo, a uma proposio pode ser atribudo um e somente um valor lgico.

( ) A frase Que dia maravilhoso! consiste em uma proposio objeto de estudo da lgica bivalente.

2. FCC BACEN 2005) Sejam as proposies: p: atuao compradora de dlares por parte do Banco Central q: fazer frente ao fluxo positivo Se p implica em q, ento: a) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central condio necessria para fazer frente ao fluxo positivo b) fazer frente ao fluxo positivo condio suficiente para a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central c) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central condio suficiente para fazer frente ao fluxo positivo d) fazer frente ao fluxo positivo condio necessria e suficiente para a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central e) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central no condio suficiente e nem necessria para fazer frente ao fluxo positivo.

3. ESAF SEFAZ/SP 2009) Assinale a opo verdadeira.


Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

41

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" a) 3 = 4 e 3 + 4 = 9 b) Se 3 = 3, ento 3 + 4 = 9 c) Se 3 = 4, ento 3 + 4 = 9 d) 3 = 4 ou 3 + 4 = 9 e) 3 = 3 se e somente se 3 + 4 = 9

4. CESPE Polcia Federal 2009) Se A for a proposio Todos os policiais so honestos, ento a proposio A estar enunciada corretamente por Nenhum policial honesto.

5. ESAF SEFAZ/SP 2009) A negao de: Milo a capital da Itlia ou Paris a capital da Inglaterra : a) Milo no a capital da Itlia e Paris no a capital da Inglaterra. b) Paris no a capital da Inglaterra. c) Milo no a capital da Itlia ou Paris no a capital da Inglaterra. d) Milo no a capital da Itlia. e) Milo a capital da Itlia e Paris no a capital da Inglaterra.

6. FGV - CODESP/SP - 2010) A negao da sentena Se tenho dinheiro, ento sou feliz : a) Se no tenho dinheiro, ento no sou feliz b) Se no sou feliz, ento no tenho dinheiro c) No tenho dinheiro e sou feliz d) No tenho dinheiro ou sou feliz e) Tenho dinheiro, e no sou feliz

7. CESPE ABIN 2010) Julgue os itens a seguir. ( ) A negao da proposio estes papis so rascunhos ou no tm mais

serventia para o desenvolvimento dos trabalhos equivalente a estes papis no so rascunhos e tm serventia para o desenvolvimento dos trabalhos. ( ) A proposio um papel rascunho ou no tem mais serventia para o

desenvolvimento dos trabalhos equivalente a se um papel tem serventia para o desenvolvimento dos trabalhos, ento um rascunho.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

42

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" 8. FCC TCE-MG 2007) So dadas as seguintes proposies: (1) Se Jaime trabalha no Tribunal de Contas, ento ele eficiente. (2) Se Jaime no trabalha no Tribunal de Contas, ento ele no eficiente. (3) No verdade que Jaime trabalha no Tribunal de Contas e no eficiente. (4) Jaime eficiente ou no trabalha no Tribunal de Contas. correto afirmar que so logicamente equivalentes apenas as proposies de nmeros: a) 2 e 4 b) 2 e 3 c) 2, 3 e 4 d) 1, 2 e 3 e) 1, 3 e 4

9. UFF ANCINE 2008) Utilizando as propriedades das proposies e tambm as equivalncias lgicas, podemos dizer que, das proposies apresentadas abaixo, a nica que equivalente proposio Se corro bastante ento fico exausto, : a) No corro bastante ou fico exausto; b) Se no corro bastante, ento no fico exausto; c) Se no fico exausto, corro bastante; d) Se no corro bastante, fico exausto; e) Corro bastante e no fico exausto.

10. CESPE - Polcia Civil/CE 2012) Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econmicas Aplicadas (IPEA) revela que, no Brasil, a desigualdade social est entre as maiores causas da violncia entre jovens. Um dos fatores que evidenciam a desigualdade social e expem a populao jovem violncia a condio de extrema pobreza, que atinge 12,2% dos 34 milhes de jovens brasileiros, membros de famlias com renda per capita de at um quarto do salrio mnimo, afirma a pesquisa. Como a violncia afeta mais os pobres, usual fazer um raciocnio simplista de que a pobreza a principal causadora da violncia entre os jovens, mas isso no verdade. O fato de ser pobre no significa que a pessoa ser violenta. Existem inmeros exemplos de atos violentos praticados por jovens de classe mdia.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

43

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Internet: (com adaptaes). Tendo como referncia o texto acima, julgue os itens seguintes.

( ) Das proposies Se h corrupo, aumenta-se a concentrao de renda, Se aumenta a concentrao de renda, acentuam-se as desigualdades sociais e Se se acentuam as desigualdades sociais, os nveis de violncia crescem correto inferir que Se h corrupo, os nveis de violncia crescem.

( ) A negao da proposio Se houver corrupo, os nveis de violncia crescero equivalente a Se no houver corrupo, os nveis de violncia no crescero.

( ) Selecionando-se ao acaso dois jovens brasileiros, a probabilidade de ambos serem atingidos pela condio de extrema pobreza ser inferior a 1,5%.

( ) A negao da proposio Toda pessoa pobre violenta equivalente a Existe alguma pessoa pobre que no violenta.

( ) Se a proposio Joo pobre for falsa e se a proposio Joo pratica atos violentos for verdadeira, ento a proposio Joo no pobre, mas pratica atos violentos ser falsa.

( ) Considerando que Jorge no seja pobre, mas pratique atos violentos, correto afirmar que Jorge um contra-exemplo para a afirmao: Todo indivduo pobre pratica atos violentos.

11. CESPE Polcia Federal 2009) As proposies Se o delegado no prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra no ser bem-sucedida e Se o delegado prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra ser bemsucedida so equivalentes.

12. CESPE Polcia Civil/ES 2011) Para descobrir qual dos assaltantes Gavio ou Falco ficou com o dinheiro roubado de uma agncia bancria, o delegado constatou os seguintes fatos:
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

44

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" F1 se Gavio e Falco saram da cidade, ento o dinheiro no ficou com Gavio; F2 se havia um caixa eletrnico em frente ao banco, ento o dinheiro ficou com Gavio; F3 Gavio e Falco saram da cidade; F4 havia um caixa eletrnico em frente ao banco ou o dinheiro foi entregue mulher de Gavio.

Considerando que as proposies F1, F2, F3 e F4 sejam verdadeiras, julgue os itens subsequentes, com base nas regras de deduo.

( ) A negao da proposio F4 logicamente equivalente proposio No havia um caixa eletrnico em frente ao banco ou o dinheiro no foi entregue mulher de Gavio.

( ) A proposio O dinheiro foi entregue mulher de Gavio verdadeira.

( ) A proposio F2 logicamente equivalente proposio Se o dinheiro no ficou com Gavio, ento no havia um caixa eletrnico em frente ao banco.

13. CESPE Polcia Federal 2009) Independentemente dos valores lgicos atribudos s proposies A e B, a proposio [( A B ) (~ B )] (~ A) tem somente o valor lgico F.

14. CESPE Polcia Civil/ES 2011) A questo da desigualdade de gnero na


relao de poder entre homens e mulheres forte componente no crime do trfico de pessoas para fins de explorao sexual, pois as vtimas so, na sua maioria, mulheres, meninas e adolescentes. Uma pesquisa realizada pelo Escritrio das Naes Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), concluda em 2009, indicou que 66% das vtimas eram mulheres, 13% eram meninas, enquanto apenas 12% eram homens e 9% meninos.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

45

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Ministrio da Justia. Enfrentamento ao trfico de pessoas: relatrio do plano nacional. Janeiro de 2010, p. 23 (com adaptaes). Com base no texto acima, julgue o item a seguir.

( ) O argumento A maioria das vtimas era mulher. Marta foi vtima do trfico de pessoas. Logo Marta mulher um argumento vlido.

15. FCC BACEN 2006) Um argumento composto pelas seguintes premissas: Se as metas de inflao no so reais, ento a crise econmica no demorar a ser superada. Se as metas de inflao so reais, ento os supervits primrios no sero fantasiosos. Os supervits sero fantasiosos. Para que o argumento seja vlido, a concluso deve ser: a) A crise econmica no demorar a ser superada. b) As metas de inflao so irreais ou os supervits so fantasiosos. c) As metas de inflao so irreais e os supervits so fantasiosos. d) Os supervits econmicos sero fantasiosos. e) As metas de inflao no so irreais e a crise econmica no demorar a ser superada.

16. CESPE Polcia Federal 2009) Considere as proposies A, B e C a seguir. A: Se Jane policial federal ou procuradora de justia, ento Jane foi aprovada em concurso pblico. B: Jane foi aprovada em concurso pblico. C: Jane policial federal ou procuradora de justia. Nesse caso, se A e B forem V, ento C tambm ser V.

17. FCC BACEN 2005) No Japo, muitas empresas dispem de lugares para que seus funcionrios se exercitem durante os intervalos de sua jornada de trabalho. No Brasil, poucas empresas tm esse tipo de programa. Estudos tm revelado que os trabalhadores japoneses so mais produtivos que os brasileiros. Logo, deve-se concluir que a produtividade dos empregados brasileiros ser menor
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

46

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" que a dos japoneses enquanto as empresas brasileiras no aderirem a programas que obriguem seus funcionrios prtica de exerccios. A concluso dos argumentos vlida se assumirmos que: a) a produtividade de todos os trabalhadores pode ser aumentada com exerccios. b) a prtica de exerccios um fator essencial na maior produtividade dos trabalhadores japoneses. c) as empresas brasileiras no dispem de recursos para a construo de ginsios de esporte para seus funcionrios. d) ainda que os programas de exerccios no aumentem a produtividade dos trabalhadores brasileiros, estes programas melhoraro a sade deles. e) os trabalhadores brasileiros tm uma jornada de trabalho maior que a dos japoneses.

18. CESPE TSE 2006) Assinale a opo que apresenta um argumento vlido: a) Quando chove, as rvores ficam verdinhas. As rvores esto verdinhas, logo choveu. b) Se estudo, obtenho boas notas. Se me alimento bem, me sinto disposto. Ontem estudei e no me senti disposto, logo obterei boas notas mas no me alimentei bem. c) Se ontem choveu e estamos em junho, ento hoje far frio. Ontem choveu e hoje fez frio. Logo estamos em junho. d) Choveu ontem ou segunda-feira feriado. Como no choveu ontem, logo segunda-feira no ser feriado.

19. FCC SEFAZ/SP 2010) Considere as seguintes premissas: p: Estudar fundamental para crescer profissionalmente. q: O trabalho enobrece. A afirmao Se o trabalho no enobrece, ento estudar no fundamental para crescer profissionalmente , com certeza, FALSA quando: a) p falsa e q falsa. b) p verdadeira e q verdadeira. c) p falsa e q verdadeira. d) p verdadeira e q falsa. e) p falsa ou q falsa.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

47

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" 20. CESPE Polcia Civil/ES 2008) Uma proposio uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas no ambos. Uma deduo lgica uma seqncia de proposies, e considerada correta quando, partindo-se de proposies verdadeiras, denominadas premissas, obtm-se proposies sempre verdadeiras, sendo a ltima delas denominada concluso. Considerando essas informaes, julgue os itens a seguir, a respeito de proposies.

( ) Considere verdadeiras as duas premissas abaixo: O raciocnio de Pedro est correto, ou o julgamento de Paulo foi injusto. O raciocnio de Pedro no est correto. Portanto, se a concluso for a proposio, O julgamento de Paulo foi injusto, tem-se uma deduo lgica correta.

( ) Considere a seguinte seqncia de proposies: (1) Se o crime foi perfeito, ento o criminoso no foi preso. (2) O criminoso no foi preso. (3) Portanto, o crime foi perfeito. Se (1) e (2) so premissas verdadeiras, ento a proposio (3), a concluso, verdadeira, e a seqncia uma deduo lgica correta.

21. CESPE Polcia Militar/CE 2008) Julgue os itens a seguir.

Se

conjunto

dos

nmeros

racionais,

ento

proposio

(x )( x Q )( x 2 + x 1 = 0) julgada como V.

Se

conjunto

dos

nmeros

inteiros,

ento

proposio

(x )( x N )[( x 1)x ( x + 1) divisvel por 3] julgada como V.

22. FCC TCE/SP 2008) Argemiro, Bonifcio, Calixto, Dalila e Esmeralda so


formados em Engenharia de Computao e sobre as datas de concluso de seus cursos foram feitas as seguintes afirmaes:

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

48

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Se Argemiro concluiu seu curso aps Bonifcio ter concludo o dele, ento Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano. Se Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano, ento Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. Se Calixto concluiu seu curso antes de Bonifcio ter concludo o dele, ento Argemiro concluiu o seu antes de Dalila ter concludo o dela.

Considerando que as trs afirmaes so verdadeiras e sabendo que Argemiro NO concluiu seu curso antes de Dalila ter concludo o dela, ento verdade que Argemiro concluiu seu curso:

a) antes que Bonifcio conclusse o dele, alm de Dalila e Esmeralda terem concludo os seus em anos distintos. b) aps Bonifcio ter concludo o dele, alm de Dalila e Esmeralda terem concludo os seus no mesmo ano. c) no mesmo ano em que Calixto concluiu o seu e antes que Bonifcio conclusse o dele. d) aps Bonifcio ter concludo o dele e Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. e) antes que Dalila conclusse o dela e Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele.

23. UFF ANCINE 2008) Namoro ou estudo. Passeio e no estudo. Acampo ou no estudo. Ocorre que no acampo. Logo: a) Estudo e passeio b) No passeio e namoro c) No acampo e no passeio d) Passeio e namoro e) Estudo e no passeio

24. ESAF ANEEL 2004) Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo. Assim, a) estudo e fumo. b) no fumo e surfo.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

49

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" c) no velejo e no fumo. d) estudo e no fumo. e) fumo e surfo.

25. ESAF ANEEL 2004) Se no leio, no compreendo. Se jogo, no leio. Se no desisto, compreendo. Se feriado, no desisto. Ento, a) se jogo, no feriado. b) se no jogo, feriado. c) se feriado, no leio. d) se no feriado, leio. e) se feriado, jogo.

26. FCC TCE-PR 2011) Considere que as seguintes premissas so verdadeiras:

I. Se um homem prudente, ento ele competente. II. Se um homem no prudente, ento ele ignorante. III. Se um homem ignorante, ento ele no tem esperanas. IV. Se um homem competente, ento ele no violento.

Para que se obtenha um argumento vlido, correto concluir que se um homem: (A) no violento, ento ele prudente. (B) no competente, ento ele violento. (C) violento, ento ele no tem esperanas. (D) no prudente, ento ele violento. (E) no violento, ento ele no competente.

27. FCC TCE-MG 2007) Certo dia, durante o expediente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, trs funcionrios Antero, Boris e Carmo executaram as tarefas de arquivar um lote de processos, protocolar um lote de documentos e prestar atendimento ao pblico, no necessariamente nesta ordem. Considere que: cada um deles executou somente uma das tarefas mencionadas;

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

50

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" todos os processos do lote, todos os documentos do lote e todas as pessoas atendidas eram procedentes de apenas uma das cidades: Belo Horizonte, Uberaba e Uberlndia, no respectivamente; Antero arquivou os processos; os documentos protocolados eram procedentes de Belo Horizonte; a tarefa executada por Carmo era procedente de Uberlndia. Nessas condies, correto afirmar que: a) Carmo protocolou documentos. b) a tarefa executada por Boris era procedente de Belo Horizonte. c) Boris atendeu s pessoas procedentes de Uberaba. d) as pessoas atendidas por Antero no eram procedentes de Uberaba. e) os processos arquivados por Antero eram procedentes de Uberlndia

28. CESPE DETRAN/DF 2009) Considerando que A, B e C sejam proposies, que os smbolos e representam os conectivos ou e e, respectivamente, e que o smbolo denota o modificador negao, julgue os itens a seguir. ( ) Se a proposio A B C verdadeira, ento C necessariamente verdadeira.

( ) Se a proposio A B C verdadeira, ento a proposio C ( A B ) tambm verdadeira. ( ) A proposio ( A B ) [(A) (B )] sempre falsa.

29. CESPE Polcia Militar/CE 2008 Adaptada) Na comunicao, o elemento


fundamental a sentena, ou proposio simples, constituda esquematicamente por um sujeito e um predicado, aqui sempre na forma afirmativa. Toda proposio pode ser julgada como falsa (F), ou verdadeira (V), excluindo-se qualquer outra forma. Novas proposies so formadas a partir de proposies simples, utilizandose conectivos. Considere a seguinte correspondncia.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

51

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !"

Usa-se tambm o modificador no, simbolizado por . As proposies so representadas por letras do alfabeto: A, B, C etc. A seguir, so apresentadas as valoraes para algumas proposies compostas. Os espaos no-preenchidos podem servir de rascunho para auxiliar os raciocnios lgicos necessrios ao julgamento dos itens.

Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem, a respeito de lgica sentencial.

( ) Se A a proposio O soldado Vtor far a ronda noturna e o soldado Vicente verificar os cadeados das celas, ento a proposio A estar corretamente escrita como: O soldado Vtor no far a ronda noturna nem o soldado Vicente verificar os cadeados das celas.

( ) Na tabela includa no texto acima, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna (AvB) estar corretamente preenchida da seguinte forma:

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

52

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !"

( ) Na tabela includa no referido texto, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna AvB estar corretamente preenchida da seguinte forma:

( ) Na tabela includa no texto, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna A B estar corretamente preenchida da seguinte forma:

30. FCC - SAEB - 2004) Leia o argumento a seguir e posteriormente assinale a alternativa que apresente argumento a ele similar.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

53

RACIOCNIO LGICO p/ ANTT TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Au a !" Quando chove, meu carro fica molhado. Como no tem chovido ultimamente, meu carro no pode estar molhado. (A) Sempre que uma pea de teatro recebe elogios da crtica, as pessoas vo v-la. Como as pessoas esto indo ver a nova pea de Augusto Levy, ela provavelmente receber elogios da crtica. (B) Sempre que uma pea recebe uma grande audincia, ela elogiada pela crtica. A nova pea de Augusto Levy vem tendo grande audincia sendo, por isso, elogiada pela crtica. (C) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. A nova pea de Augusto Levy recebeu crticas favorveis. Logo as pessoas provavelmente vo querer v-la. (D)) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. A nova pea de Augusto Levy no recebeu crticas favorveis. Logo, eu duvido que algum v v-la. (E) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. As pessoas no esto indo ver a nova pea de Augusto Levy. Logo, ela no recebeu elogios da crtica.

3. GABARITO
01 08 15 22 29 CE E A A ECEC 02 09 16 23 30 C A E D D 03 10 17 24 C CECCEE B E 04 11 18 25 E E B A 05 12 19 26 A ECC D C 06 13 20 27 E E CE B 07 14 21 28 CC E EC ECC

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

54

You might also like