You are on page 1of 6

Trigonometria e aplicaes

Introduzimos aqui alguns conceitos relacionados com a Trigonometria no tringulo retngulo, assunto comum na oitava srie do Ensino Fundamental. Tambm dispomos de uma pgina mais aprofundada sobre o assunto tratado no mbito do Ensino Mdio. trigonometria possui uma infinidade de aplica!"es prticas. #esde a antiguidade $ se usava da trigonometria para obter distncias imposs%veis de serem calculadas por mtodos comuns. lgumas aplica!"es da trigonometria s&o'

#etermina!&o da altura de um certo prdio.

(s gregos determinaram a medida do raio de terra, por um processo muito simples. )eria imposs%vel se medir a distncia da Terra * +ua, porm com a trigonometria se torna simples. ,m engen-eiro precisa saber a largura de um rio para construir uma ponte, o trabal-o dele mais fcil quando ele usa dos recursos trigonomtricos. ,m cart.grafo /desen-ista de mapas0 precisa saber a altura de uma montan-a, o comprimento de um rio, etc. )em a trigonometria ele demoraria anos para desen-ar um mapa.

Tudo isto poss%vel calcular com o uso da trigonometria do tringulo retngulo. Tringulo Retngulo 1 um tringulo que possui um ngulo reto, isto , um dos seus ngulos mede noventa graus, da% o nome tringulo retngulo. 2omo a soma das medidas dos ngulos internos de um tringulo igual a 3456, ent&o os outros dois ngulos medir&o 756.

Observao: )e a soma de dois ngulos mede 756, estes ngulos s&o denominados complementares, portanto podemos dizer que o tringulo retngulo possui dois ngulos complementares.

Lados de um tringulo retngulo (s lados de um tringulo retngulo recebem nomes especiais. Estes nomes s&o dados de acordo com a posi!&o em rela!&o ao ngulo reto. ( lado oposto ao ngulo reto a -ipotenusa. (s lados que formam o ngulo reto /ad$acentes a ele0 s&o os catetos. 8ara padronizar o estudo da Trigonometria, adotaremos as seguintes nota!"es'

Letra Lado a !ipotenusa b &ateto c &ateto

Tringulo

Vrtice = ngulo edida " = ngulo reto "=#$% ' = ngulo agudo '(#$% & = ngulo agudo &(#$%

)omenclatura dos catetos (s catetos recebem nomes especiais de acordo com a sua posi!&o em rela!&o ao ngulo sob anlise. )e estivermos operando com o ngulo 2, ent&o o lado oposto, indicado por c, o cateto oposto ao ngulo 2 e o lado ad$acente ao ngulo 2, indicado por b, o cateto ad$acente ao ngulo 2.

ngulo Lado oposto Lado ad*acente & c cateto oposto b cateto ad*acente ' b cateto oposto c cateto ad*acente

,m dos ob$etivos da trigonometria mostrar a utilidade do conceitos matemticos no nosso cotidiano. Iniciaremos estudando as propriedades geomtricas e trigonomtricas no tringulo retngulo. ( estudo da trigonometria e9tenso e minucioso.

+ropriedades do tringulo retngulo


3. ngulos: ,m tringulo retngulo possui um ngulo reto e dois ngulos agudos complementares. :. Lados: ,m tringulo retngulo formado por tr;s lados, uma -ipotenusa /lado maior0 e outros dois lados que s&o os catetos. <. "ltura: altura de um tringulo um segmento que tem uma e9tremidade num vrtice e a outra e9tremidade no lado oposto ao vrtice, sendo que este segmento perpendicular ao lado oposto ao vrtice. E9istem < alturas no tringulo retngulo, sendo que duas delas s&o os catetos. outra altura /ver grfico acima0 obtida tomando a base como a -ipotenusa, a altura relativa a este lado ser o segmento #, denotado por - e perpendicular * base.

-ipotenusa como base de um tringulo retngulo Tomando informa!"es da mesma figura acima, obtemos' 3. o segmento #, denotado por -, a altura relativa * -ipotenusa 2=, indicada por a. :. o segmento =#, denotado por m, a pro$e!&o ortogonal do cateto c sobre a -ipotenusa 2=, indicada por a. <. o segmento #2, denotado por n, a pro$e!&o ortogonal do cateto b sobre a -ipotenusa 2=, indicada por a. +ro*ees de segmentos Introduziremos algumas idias bsicas sobre pro$e!&o. > mostramos, no in%cio deste trabal-o, que a luz do )ol ao incidir sobre um prdio, determina uma sombra que a pro$e!&o obl%qua do prdio sobre o solo. Tomando alguns segmentos de reta e uma reta n&o coincidentes poss%vel obter as pro$e!"es destes segmentos sobre a reta.

?as quatro situa!"es apresentadas, as pro$e!"es dos segmentos = s&o indicadas por @=@, sendo que no Altimo caso @B=@ um ponto. +ro*ees no tringulo retngulo gora iremos indicar as pro$e!"es dos catetos no tringulo retngulo.

3. m B pro$e!&o de c sobre a -ipotenusa. :. n B pro$e!&o de b sobre a -ipotenusa. <. a B mCn. D. - B mdia geomtrica entre m e n. 8ara saber mais, clique sobre mdia geomtrica. Relaes tricas no tringulo retngulo

8ara e9trair algumas propriedades, faremos a decomposi!&o do tringulo retngulo =2 em dois tringulos retngulos menores' 2# e #=. #essa forma, o ngulo ser decomposto na soma dos ngulos 2E#B= e #E=B2.

(bservamos que os tringulos retngulos =2, #2 e #= s&o semel-antes. Tringulo ,ipotenusa cateto maior cateto menor "'& "-& "-' ssim' aFb B bFn B cFaFc B bF- B cFm bFc B nF- B -Fm logo' aFc B cFm equivale a cG B a.m aFb B bFn equivale a bG B a.n aFc B bF- equivale a a.- B b.c -Fm B nF- equivale a -G B m.n a b c b n , c , m

E9istem tambm outras rela!"es do tringulo inicial =2. 2omo aBmCn, somando cG com bG, obtemos' cG C bG B a.m C a.n B a./mCn0 B a.a B aG .ue resulta no Teorema de +it/goras: aG B bG C cG demonstra!&o acima, uma das vrias demonstra!"es do Teorema de 8itgoras. Fun!"es trigonomtricas bsicas s Fun!"es trigonomtricas bsicas s&o rela!"es entre as medidas dos lados do tringulo retngulo e seus ngulos. s tr;s fun!"es bsicas mais importantes da trigonometria s&o' seno, cosseno e tangente. ( ngulo indicado pela letra 9.

0uno seno cosseno

)otao sen234 cos234

-e1inio medida do cateto oposto a 3 medida da ,ipotenusa medida do cateto ad*acente a 3 medida da ,ipotenusa

tangente

tan234

medida do cateto oposto a 3 medida do cateto ad*acente a 3

Tomando um tringulo retngulo =2, com -ipotenusa H medindo 3 unidade, ent&o o seno do ngulo sob anlise o seu cateto oposto 2( e o cosseno do mesmo o seu cateto ad$acente 2 . 8ortanto a tangente do ngulo analisado ser a raz&o entre seno e cosseno desse ngulo.

sen234=

&O &O = ! 5

cos234=

&" &" = ! 5

tan234=

&O sen234 = &" cos234

Relao 1undamental: 8ara todo ngulo 9 /medido em radianos0, vale a importante rela!&o' cosG/90 C senG/90 B 3

You might also like