You are on page 1of 45

9 MARCAS DE UMA IGREJA SAUDVEL

Mark dever

Estudos de Quarta - IBRVN

9 Marcas
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Pregao Expositiva Teologia Bblica Evangelho Converso Evangelizao Membresia Disciplina Discipulado Liderana

9 Marcas
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Pregao Expositiva Teologia Bblica Evangelho Converso Evangelizao Membresia Disciplina Discipulado Liderana

9 Marcas
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Pregao Expositiva Teologia Bblica Evangelho Converso Evangelizao Membresia Disciplina Discipulado Liderana

9 Marcas
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Pregao Expositiva Teologia Bblica Evangelho Converso Evangelizao Membresia Disciplina Discipulado Liderana

9 Marcas
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Pregao Expositiva Teologia Bblica Evangelho Converso Evangelizao Membresia Disciplina Discipulado e Crescimento Liderana

Evangelizao?
No penso que qualquer coisa tenha sido feita em nome de Cristo ou sob a bandeira do cristianismo que tenha sido mais destrutiva personalidade humana (e, por isso, contraproducente obra de evangelizao) do que tentar fazer com que as pessoas se tornem conscientes do seu estado de perdio e Robert Schller pecaminosidade.
Coloque as mos (ou o brao) firmemente sobre os ombros da pessoa e

quase com um tom de ordem diga-lhe: curve a sua cabea comigo. Observe: no olhe para ela quando voce disser isso; curve sua cabea primeiro. Do canto do olho, voce a ver em hesitao, a princpio. Ento, quando a sua resistencia diminuir, sua cabea se curvar. Sua mo sobre os ombros da pessoa sentir o relaxamento e voce saber quando o corao dela se rendeu. Curvar a sua cabea primeiro causa uma presso psicolgica terrvel C.S. Lovett

Marca 5 Evangelizao
Quem deve evangelizar? Como devemos evangelizar? O que evangelizao? Porque devemos evangelizar?

Quem deve evangelizar?


Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no cu e na terra. Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizandoos em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo. (Mateus 28:18-20 RA)

para todos? S os apstolos? S os missionrios? S os pastores?

Quem deve evangelizar?


[Aps o martrio de Estevo] ... Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. (Atos 8:1-4 RA)

Alguns deles, porm, que eram de Chipre e de Cirene e que foram at Antioquia, falavam tambm aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mo do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor. (Atos 11:20-21 RA)

Quem deve evangelizar? Calvino (1509 -1564)


Calvino acreditava que devemos fazer uso total das oportunidades que Deus d para evangelizar. "Quando uma oportunidade para edificao se apresenta, devemos perceber que uma porta foi aberta para ns pela mo de Deus a fim de que possamos introduzir Cristo naquele lugar e no devemos nos recusar a aceitar o generoso convite que Deus nos faz ... A porta est fechada quando no h expectativa de sucesso. [Ento] temos que tomar um caminho diferente ao invs de desgastarmo-nosem vos esforos para alcan-los

Quem deve evangelizar?


antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso corao, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razo da esperana que h em vs, (1 Pedro 3:15 RA)

Como devemos evangelizar?

Evangelizao Arminiana e seus mtodos Opinio de D.M.Lloyd-Jones sobre isso Charles Finney x Azahel Nettleton 6 orientaes de como evangelizar

Evangelizao Arminiana

Paulo Anglada

O evangelismo moderno , sem dvida, predominantemente arminiano. O modelo evangelstico popularizado por Finney e Moody, na segunda metade do sculo passado, estereotipou, de modo geral, todo o empreendimento evangelstico subseqente. Spurgeon, contemporneo de Moody, e um dos maiores evangelistas que o mundo j viu, pressentiu o perigo da tendncia de se criar um novo tradicionalismo baseado nessas prticas, e advertiu seus alunos, dizendo: Somos facilmente levados a sermos induzidos a prticas atraentes e a ficarmos presos a regras e mtodos... Por que, meus queridos, quando temos um culto especial, um irmo tem de dirigi-lo conforme o mtodo de Moody, e outro s quer cantar os hinos de Sankey? Quem somos ns para que sigamos uns aos outros? No venham me falar de inovaes e coisas desse gnero; fora com essas tolices.

Metologia Arminiana

Paulo Anglada

A metodologia evangelstica arminiana est, claro, bem de acordo com seus pontos de vista doutrinrios: Grandes campanhas evangelsticas so organizadas e realizadas; Muita publicidade feita para atrair o maior nmero possvel de ouvintes; Uma breve, superficial e agradvel mensagem apresentada em um culto repleto de atraes tais como testemunhos, corais, conjuntos, etc. Nestes cultos, os sentimentos so direta e fortemente estimulados, culminando com longos e veementes convites (melhor: apelos, que o termo mais usado) para que os ouvintes decidam-se publicamente a favor de Cristo, levantando a mo, ou dirigindo-se at a frente. Vindo frente, vieram a Cristo. E lhes assegurado que agora so convertidos

Opinio de D.M.Lloyd-Jones

Eu nunca simpatizei com organizao de campanhas. Em 1820 uma mudana muito sutil e infeliz aconteceu, especialmente nos Estados Unidos, da nfase de Azahel Nettleton sobre reavivamento para a de Charles Finney sobre evangelismo. H duas posies. Quando as coisas no iam bem, o antigo procedimento era os ministros e diconos elegerem um dia para jejuar e orar e pleitear com Deus a fim de que os visitasse com poder. A alternativa de hoje uma campanha evangelstica: os ministros perguntam, quem devemos contratar como evangelista?'. Ento eles se organizam e pedem que Deus lhes d sua beno sobre isto. Eu perteno velha escola.

Charles Finney (1792 1875)


Finney cria que o homem era voluntariamente e no constitucionalmente pecador. A eleio para salvao era o resultado de uma divina prescincia de uma resposta do homem ao evangelho. O sacrifcio feito por Jesus pagou no pelos pecados de alguns como uma pena substitutiva, mas permitiu a Deus perdoar aos pecadores sem violar Sua prpria lei nem Sua prpria natureza. Michael Horton resumiu exatamente as crenas de Finney: "Deus no soberano, o homem no pecador por natureza; o sacrificio no um pagamento verdadeiro pelo pecado; a justificao por imputao um insulto razo e moral; o novo nascimento simplesmente o efeito de tcnicas bem sucedidas; e o avivamento o resultado natural de campanhas estratgicas".
Como a Doutrina Afeta o Evangelismo? Rick Nelson

Azahel Nettleton (1783-1844) considerado o ltimo pregador reformado


A metodologia de Nettleton correspondia sua teologia. Ele utilizou a pregao como um meio para atrair os pecadores convico de seus pecados. Ele impregnou todos seus esforos evangelsticos com oraes fervorosas e humildes ao nico Deus que pode efetuar a regenerao do pecador. Para aqueles que respondiam ao chamado...Nettleton oferecia reunies de consulta, as quais eram essencialmente grupos evangelsticos e sesses de aconselhamento. Nestas reunies, as pessoas podiam receber ajuda pessoal sem a presso do pblico para aceitar o evangelho.

Seis orientaes de como evangelizar


Diga as pessoas que, se elas se arrependerem e crerem, sero salvas mas haver um preo.

Ento, disse Jesus a seus discpulos: Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perd-la-; e quem perder a vida por minha causa ach-la-. (Mateus 16:24-25 RA) No omita informaes visando agradar ao homem natural. Se houver alguma fora do Espirito Santo, as suas palavras lhe parecero doces e agradveis (perfume suave), seno lhe parecero cheiro de morte para a morte.

Seis orientaes de como evangelizar


Diga as pessoas com urgencia, que, se elas se arrependerem e crerem, sero salvas mas elas tem que decidir [agora].

urgente uma posio Procrastinao ruim Endurecimento do corao por ouvir e no fazer algo a respeito Perigo da sua posio ambgua ou incerta

Ao evangelizador, cabe esperar em Deus, de que ele far a obra e que usar um momento ou outro aquilo que ests dizendo ou ensinando.

Seis orientaes de como evangelizar

Diga as pessoas com alegria que, se elas se arrependerem e crerem, sero salvas embora haja dificuldades, vale a pena.

No deve nunca ser fingido ou desonesto, nem mascarar as benos, nem as dificuldades.

Seis orientaes de como evangelizar

Use a Biblia.
Compreenda que a vida de cada cristo e da igreja como um todo so partes centrais da evangelizao, pois do credibilidade e so exemplo ao mundo (Jo 13:34-35) Ore !

O que evangelizao?
5 coisas que no so evangelizao:
1

Uma imposio de crenas a outros


No so apenas crenas, mas FATOS No falamos de ns mesmos, mas de Cristo No podemos impor nada o ato de contar a algum as boas-novas O fruto no nosso, vem de Deus Jamais deve ser visto como uma questo de mudana de comportamento Jamais envolve algum tipo de coero ou manipulao Deve ser expontneo, no forado, por amor.

5 coisas que no so evangelizao:


2

No um testemunho pessoal
No a essncia do evangelho falar de si mesmo, mas falar de Cristo e do evangelho dele

No ao social ou envolvimento politico


O problema fundamental da humanidade o pecado e no as suas consequencias sociais. No proclamar o plano politico de Deus para as naes enjagamento politico votar a favor de proibies (como o aborto) que evangelizao.

5 coisas que no so evangelizao:

No apologtica
Pode incluir, mas no o foco central. s vezes criamos mais problemas ao discutir alguma coisa da f, esquecendo o principal da f.

5 coisas que no so evangelizao:

No so os resultados nem os mtodos, mas a fidelidade mensagem pregada que importa


Parbola do Semeador em Mt 13:1-23 No contm diferentes mtodos. Sempre pregao da mensagem. Pragmatismo na evangelizao (os numeros so mais importantes do que a mensagem).

Quando sentimos fracasso pessoal e frustrao indica que estamos com o foco errado. As converses no so resultado da nossa eficiencia, nem a resistncia ao evangelho um reflexo do nosso fracasso

O que evangelizao?
A evangelizao no : Fazer proslitos Persuadir as pessoas a tomarem uma deciso. Provar que Deus existe nem fazer boa argumentao em favor da verdade do cristianismo. Convidar algum para vir a uma reunio. Expor o dilema contemporneo ou despertar o interesse pelo cristianismo. Vestir uma camiseta com a frase Jesus salva. Algumas dessas coisas so corretas e boas em seu devido lugar, mas nenhuma delas deve ser confundida com a evangelizao.

O que evangelizao?
Evangelizar declarar, com autoridade de Deus, o que Ele fez para salvar pecadores; advertir os homens quanto a sua condio de perdidos e direcion-los a arrependeremse e a crerem no Senhor Jesus.
Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo. Como, porm, invocaro aquele em quem no creram? E como crero naquele de quem nada ouviram? E como ouviro, se no h quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados? Como est escrito: Quo formosos so os ps dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaas diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregao? E, assim, a f vem pela pregao, e a pregao, pela palavra de Cristo. (Romanos 10:13-17 RA)

O que evangelizao?
antes de tudo uma CHAMADA ao ANUNCIAR o arrependimento e a f, com fidelidade (que o que importa).

Produz alegria e satisfao, no pelos resultados, mas pela obediencia. por meio da pregao da Palavra!!!

Opinio de Francis Schaeffer


Schaeffer diz que os cristos perdem muitas oportunidades de evangelizao por desconhecerem a natureza do dilema humano. Muitas vezes, a igreja tem desprezado a filosofia e condenado tudo que diz respeito ao intelecto. [...] Schaeffer diz que o problema no que os cristos no saibam as respostas; o que eles desconhecem so as perguntas. Devemos ter em mente que o cristianismo responde s questes incontornveis da filosofia propriamente dita, porque a verdade revelada na Bblia diz respeito a tudo que existe, e no apenas ao campo religioso ou a seus dogmas
Extraido de TRIBUTO A FRANCIS SCHAEFFER ELISEU PEREIRA e IRENE GIGLIO PEREIRA

Contedo da mensagem
Em uma palavra, o contedo da mensagem evangelstica o evangelho de Cristo, e do Cristo crucificado; a mensagem do pecado do homem e da graa de Deus, da culpa humana e do perdo divino, do novo nascimento e da nova vida por meio do dom do Esprito Santo. Trata-se de uma mensagem composta de quatro ingredientes essenciais: 1. uma mensagem sobre Deus 2. uma mensagem sobre o pecado 3. uma mensagem acerca de Cristo 4. um apelo f e ao arrependimento .

J.I.Packer

Porque devemos evangelizar?


Qual a motivao?
Desejo de ser correto? Desejo de ganhar uma argumentao? Reafirmao de crenas (psicologicas)? Parecer espiritual aos demais? Ganhar pontos com Deus?

Bons motivos:
Obedincia grande comisso de Mt. 28 Amor pelos perdidos Isso nos livrar de uma Amor a Deus motivao errada.

Porque devemos evangelizar?


Devemos fazer isso com: Honestidade Urgncia Alegria Vivendo de um modo que confirme a nossa mensagem Fazendo tudo isso para a glria de Deus.

Porque devemos evangelizar?


A doutrina da eleio impede de evangelizar?
Deus usou a doutrina da eleio como um estmulo para que Paulo continuasse a evangelizar.
Teve Paulo durante a noite uma viso em que o Senhor lhe disse: No temas; pelo contrrio, fala e no te cales; porquanto eu estou contigo, e ningum ousar fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade. E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. (Atos 18:9-11 RA)

Hipercalvinismo: acaba rejeitando a necessidade de evangelizar.

Porque devemos evangelizar?


Quer saber mais?
assim como nos escolheu nele antes da fundao do mundo, para sermos santos e irrepreensveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoo de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplcito de sua vontade, para louvor da glria de sua graa, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, (Efsios 1:4-6 RA)

Concluso
Precisamos ELIMINAR:

De que apenas uma deciso, dizer um sim Frutos da falsa evangelizao


De pessoas mundanas dizendo que so salvas por terem tomado uma deciso De que podemos agendar um avivamento Membresia de igreja cada vez mais fraca, desinteressada Da frieza debilitante e letal para com a misso de evangelizar. De que somos ns, nossa tcnica ou nossa capacidade quem convence

A velha e nova cruz.


A nova cruz encoraja uma abordagem evangelstica nova e por completo diferente. O evangelista no exige a renncia da velha vida antes que a nova possa ser recebida. Ele no prega contrastes mas semelhanas. Busca a chave para o interesse do pblico, mostrando que o cristianismo no faz exigncias desagradveis; mas, pelo contrrio, oferece a mesma coisa que o mundo, somente num plano superior. O que quer que o mundo pecador esteja idolizando no momento mostrado como sendo exatamente aquilo que o evangelho oferece, sendo que o produto religioso melhor.

A.W. Tozer (1897 - 1963)

A velha e nova cruz.


A nova cruz no mata o pecador, mas d-lhe nova direo. Ela o faz engrenar em um modo de vida mais limpo e agradvel, resguardando o seu respeito prprio. Para o arrogante ela diz: "Venha e mostre-se arrogante a favor de Cristo"; e declara ao egosta: "Venha e vanglorie-se no Senhor". Para o que busca emoes, chama: "Venha e goze da emoo da fraternidade crist". A mensagem de Cristo manipulada na direo da moda corrente a fim de torn-la aceitvel ao pblico.

A.W. Tozer (1897 - 1963)

A velha e nova cruz.


Ns, os que pregamos o evangelho, no devemos julgar-nos agentes ou relaes pblicas enviados para estabelecer boa vontade entre Cristo e o mundo. No devemos imaginar que fomos comissionados para tornar Cristo aceitvel aos homens de negcio, imprensa, ao mundo dos esportes ou educao moderna. No somos diplomatas mas profetas, e nossa mensagem no um acordo mas um ultimato.

A.W. Tozer (1897 - 1963)

A necessidade de Avivamento.
Esta uma questo extremamente essencial e difcil. Eu sempre cri que nada a no ser um reavivamento uma visita do Esprito Santo, ao invs de uma campanha evangelstica poderia tratar com a situao da igreja e do mundo. A Igreja Presbiteriana Galesa tem razes no grande reavivamento evanglico do sculo dezoito, quando o poder do Esprito de Deus desceu sobre pregadores e igrejas, e multides foram convertidas.

Avivamento como soluo!

Eu s no posso apoiar a idia de que congressos ou campanhas realmente resolvem a situao. Posso ver que os fatos substanciam meu ponto de vista: apesar de tudo o que tem sido feito nos ltimos 20 ou 25 anos, a situao espiritual tem se deteriorado ao invs de melhorado. Eu estou convencido de que nada pode ajudar os ministros e igrejas seno dobrar seus joelhos na dependncia total de Deus. E no com campanhas que as pessoas iro dobrar seus joelhos e clamar para que Deus venha e as cure.

O Exemplo de Paulo
Porque vs, irmos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vs no se tornou infrutfera; mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como do vosso conhecimento, tivemos ousada confiana em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta. Pois a nossa exortao no procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; pelo contrrio, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, no para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso corao. A verdade que nunca usamos de linguagem de bajulao, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto testemunha. Tambm jamais andamos buscando glria de homens, nem de vs, nem de outros. (1 Ts 2:1-6 RA)

Marca 5 Evangelizao (Resumo)

O que ?
Evangelismo simplesmente dizer aos no-cristos a boa notcia sobre o que Jesus Cristo fez para salvar os pecadores. A fim de evangelizar biblicamente voc deve: Pregar todo o evangelho, at as notcias duras sobre a ira de Deus contra o nosso pecado; Chamar as pessoas para se arrependerem de seus pecados e crer em Cristo; Deixar claro que crer em Cristo caro, mas vale a pena.

Marca 1 Pregao Expositiva (Resumo)

Onde isso est na Bblia?


Na escritura contm ensinamentos sobre evangelismo (Mt 28:19-20;Rm 10:14-17; 1 Pe 3:15-16) e exemplos de pregao evangelistica (cf. At 2,14-41, 3:12 26, 13:16-49, 17:22-31). Alm disso, quando a escritura fala do evangelho, ela nos ensina que estamos compartilhando em evangelismo (ver, por exemplo, Rm 1-4 e 1Co 15:1-4).

Marca 1 Pregao Expositiva (Resumo)

Por que isso importante?


Quando uma igreja tem uma compreenso errada da parte evanglica da bblia, no evangeliza, ou quando evangeliza, faz de maneira enganosa e manipuladora, ou compartilham uma mensagem que no o evangelho.
Por outro lado, uma compreenso bblica do evangelismo esclarece o nosso papel na misso que Deus deu Igreja: devemos pregar as boas novas de que Cristo fez e orar para que Deus possa levar as pessoas a crerem nisso.

You might also like