You are on page 1of 20

A reestruturao de Belo Horizonte nos anos iniciais do sculo XXI: uma anlise da atuao dos agentes sociais no Vetor

Norte da metrpole1 Ramon Coelho da Cruz ramonbhgeo@yahoo.com.br Universidade Federal do Rio de Janeiro
RESUMO Muitas cidades brasileiras e mundiais, com destaque para as metrpoles, tm passado nestes primeiros anos do sculo XXI por uma reestruturao em seu territrio que desencadeia na descentralizao e viabilizao de novos arranjos espaciais, como ser tratado neste trabalho o caso da metrpole de Minas Gerais, Belo Horizonte. Muitos processos de descentralizao so acompanhados de intervenes na produo de equipamentos urbanos que garantem a expresso de novas centralidades no interior da cidade, como reas administrativas, jurdicas e comerciais, incluindo os shoppings centers. Com o processo de descentralizao, entendido aqui como parte do resultado de uma reestruturao do espao intraurbano, a rea central principal pode ter a disperso de algumas atividades centrais para outras reas da metrpole, fazendo com que a rea central principal da metrpole deixe de ser monopolizadora de bens e servios caracterizados como centrais. O objetivo geral deste trabalho, resultado de uma parte da pesquisa de dissertao de mestrado do presente autor, analisar a atual reestruturao de Belo Horizonte com maior nfase a sua decorrente descentralizao urbana e expanso urbana na rea norte da metrpole, que tambm se configura como uma redefinio de centralidade a partir da espacialidade da ao dos principais agentes sociais, modeladores do espao urbano e principais responsveis pela implantao, distribuio de bens e servios. Parte do interesse da atual reestruturao do espao urbano de Belo Horizonte decorre de sua busca em sempre se manter como uma cidade contempornea, isso perceptvel desde sua fundao como capital de Minas Gerais com o plano do engenheiro Aaro Reis baseado em um modelo urbanstico franco-americano, entre 1893-1897, depois durante a implantao do moderno Complexo Arquitetnico da Pampulha, no perodo que compreende os anos 1940-1950, sendo esta a primeira tentativa de ocupao e crescimento do Vetor Norte do municpio, e por ltimo no que vem a ser uma repetio, por ser no mesmo Vetor Norte da metrpole, neste incio de sculo XXI, simbolizada principalmente pela construo e inaugurao da Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais CAMG. Dados colhidos e construdos durante os trabalhos de campo deste trabalho subsidiaro as anlises da espacialidade da ao dos principais agentes sociais no Vetor Norte da Belo Horizonte contempornea, onde se destacam a atuao do Estado e do setor imobilirio dentro de uma conjuntura de oferta de bens e servios pelo setor tercirio, e possibilitar apontar a transformao, que acreditamos ainda estar em curso, de uma metrpole monocntrica para uma metrpole policntrica. Palavras chave: reestruturao, descentralizao, agentes sociais, centralidade.

Introduo A primeira reestruturao da cidade de Belo Horizonte ocorreu durante os anos 1940-1950, com a construo da Cidade Industrial Juventino Dias, no vetor de expanso urbana Oeste, e da Pampulha, no vetor de expanso urbana Norte. O que no significa dizer que o restante do territrio belo-horizontino no tenha passado por reestruturao nos anos posteriores, mas a escolha de enfatizarmos primeiramente estes vetores neste trabalho se deve ao fato destes vetores (Oeste e Norte) terem sido decisivos para a forma urbana que se delineou a partir das

Este trabalho faz parte do segundo captulo da dissertao de mestrado a ser defendida no ms de maro de 2013 no Programa de Ps Graduao em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG-UFRJ), at a presente data vem sendo intitulada como: O oculto e o revelado da descentralizao urbana no incio do sculo XXI em Belo Horizonte, e est sob orientao do Professor Dr. William Ribeiro da Silva.
1

expanses urbanas dos anos 1940 e que se encontra consolidada na ento, metrpole Belo Horizonte de hoje. A metrpole Belo Horizonte desde o incio deste presente sculo XXI passa por mais uma reestruturao em seu territrio citadino. Reestruturao esta que se revela mais fortemente atravs da descentralizao urbana, cujo principal destino de transferncia de bens e servios centrais e de surgimento de novos fluxos tem sido a poro norte de seu territrio. Vejamos adiante como tem se dado esta reestruturao no recorte territorial deste trabalho que o Vetor Norte de Belo Horizonte, mais conhecido como regio de Venda Nova, e procuraremos pontuar aqui quais os agentes sociais que conduzem e concretizam, materializam tais processos espaciais de reestruturao da cidade/metrpole e da descentralizao urbana. Quando referimos ao conceito de reestruturao da cidade queremos referir s estruturas e s relaes entre elas, ou seja, no s apontar os diferentes usos do solo, mas a gnese das localizaes e as relaes que se estabelecem entre elas (SPOSITO, 2005, p. 90) na escala do intraurbano (do interior da cidade). Como medida para diminuir a excessiva centralizao aparece descentralizao, que tambm est diretamente relacionada ao crescimento da cidade, tanto demogrfica como espacialmente, aumentando as distncias entre a rea Central e as novas reas ocupadas (CORRA, 1997, p. 125). Tambm como condio para ocorrncia da descentralizao preciso que haja atrao por parte das reas no centrais (CORRA, 1997, p. 125), e o que provoca tal atrao so as seguintes caractersticas elencadas a seguir:
terras no ocupadas, a baixo preo e impostos; infraestrutura implantada; facilidades de transportes; qualidades atrativas do stio, como topografia e drenagem; amenidades fsicas e sociais (CORRA, 1997, p. 126).

Portanto, caractersticas estas que so at mesmo, em parte, opostas quelas da rea Central (CORRA, 1997, p. 125), mas que corroboram, enfim, para a produo do espao urbano no interior da cidade e/ou metrpole, e reproduo da expanso e domnio capitalista que se verifica em escala planetria (CORRA, 1997, p. 128). A reestruturao da cidade de Belo Horizonte se intensificou a partir da iniciativa da administrao municipal em descentralizar o poder local ao criar as regies administrativas no ano de 1985 e possibilitar, mesmo que minimamente, a governana descentralizada que teve

como maior inovao a incluso da participao popular atravs dos oramentos participativos a partir de 1996. Percebemos tambm que os resultados desta reestruturao acontecem em um perodo de mdio a longo prazo, por isso a descentralizao to almejada do territrio de Belo Horizonte passou a ganhar nitidez nos anos finais do sculo passado e incio do presente sculo atravs da consolidao das centralidades, muita das vezes condizentes com a diviso das regies administrativas, sendo as de maior destaque aquelas que se localizavam onde se denominava periferia, e que antes de se tornarem regies administrativas de Belo Horizonte j eram distritos, como so os casos do Barreiro e de Venda Nova, que caracterizavam-se como subcentros regionais (de Belo Horizonte e sua regio metropolitana). Tem-se diminudo a dependncia excessiva a rea Central na medida em que h um reforo de novas expresses de centralidade em bairros que se tornaram a referncia em centralidade e/ou a prpria localidade das sedes das administraes regionais efetivamente funcionais aps a aprovao e implantao do Plano Diretor de Belo Horizonte de 1996. Atualmente se destacam como subcentros ou reas centrais o Barreiro no Vetor Oeste da Regio Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Savassi (que se trata legitimamente do bairro Funcionrios) na regio administrativa centro-sul (LEMOS, 2007; 2010), o bairro Cidade Nova nas regies administrativas nordeste e leste de Belo Horizonte (RIBEIRO; ANDRADE; VARGAS; 2011) e Venda Nova no Vetor Norte da RMBH, alm da rea Central ou bairro Centro que mantm sua primazia e importncia na RMBH. Ento, a seguir nos limitaremos a tratar do Vetor Norte de Belo Horizonte que por longos anos, desde meados dos anos 1980 aos anos 2000, se caracterizava como rea de comrcio popular por concentrar grande parte da populao de baixa renda, da populao mais pobre do territrio belo-horizontino e tambm da RMBH. A partir dos anos iniciais deste terceiro milnio esta rea da metrpole passa a receber vrios investimentos do Estado, sendo dotada de vrias infraestruturas, ampliao dos eixos virios e instalao de novos equipamentos urbanos, o que atrai a atuao do setor imobilirio que passa a enxergar no norte da metrpole o futuro dos seus negcios. Agentes sociais e processos espaciais Retomando a produo do espao, e aqui se retrata o espao intraurbano da metrpole, torna-se importante pontuar a relao entre os agentes sociais e os processos espaciais, que segundo

Corra (2011, p. 44): so inseparveis, elementos fundamentais da sociedade e de seu movimento. Por isso Corra (2011), denomina processos sociais ao invs de processos sociais.
Os agentes sociais da produo do espao esto inseridos na temporalidade e espacialidade de cada formao socioespacial capitalista. Refletem, assim, necessidades e possibilidades sociais, criadas por processos e mecanismos que muitos deles criaram. E so os agentes que materializam os processos sociais na forma de um ambiente construdo, seja a rede urbana, seja o espao intraurbano (CORRA, 2011, p. 43-44).

Os agentes modeladores do espao urbano ou agentes sociais citados por Corra, como responsveis por fazerem e refazerem a cidade atravs de estratgias e aes concretas neste processo so os seguintes: a) os proprietrios dos meios de produo, sobretudo os grandes industriais; b) os proprietrios fundirios; c) os promotores imobilirios; d) o Estado; e e) os grupos sociais excludos (CORRA, 1995, p. 12). Os agentes sociais, distintos entre si, participam de um jogo de interesses que se d dentro do marco de uma norma jurdica que regula e/ou legtima suas aes (CAPEL, 1979, p. 19). Porm, esta norma jurdica no espao da cidade capitalista no neutra, uma vez que,
representa y defiende los intereses de las clases dominantes en la formacin social, constituyendo em algunas ocasiones cuando se presenta como garante del inters general de la poblacin un simple discurso retrico con las suficientes ambiguedades como para que pueda ser transgredido impunemente de acuerdo con los intereses especficos de aquellos agentes (CAPEL, 1972, p. 19).

Embora alguns agentes sociais possam ter atuaes e interesses que paream ser conflituosos entre si, no existe apenas conflito entre os agentes, mas tambm pontos em comum que os unem, como a apropriao de uma renda da terra (RAMIRES; FREITAS, 1995). Para tratarmos sobre renda da terra seria necessrio outro trabalho, mas importante pontuar aqui que a questo da renda da terra uma via que facilita no entendimento da reestruturao da cidade, pois distinguir os fatores que levam a determinar diferentes rendas fundirias incorporadas possibilita revelar processos materializados por agentes sociais que direcionam a reestruturao, atravs da produo da cidade para o capital e pelo capital, e determinando as formas de consumo desta mercadoria pela populao (SPSITO, 1991, p. 59). Para estes agentes o uso e transformao do espao urbano o prprio objeto do lucro (RIBEIRO, 1997, p. 40). A reproduo da cidade capitalista se efetua atravs do movimento do processo contnuo de reestruturao da cidade e a ao dos agentes sociais formam os mecanismos que conduzem este movimento. Como tambm a transformao da (re)diviso territorial interna da cidade, que no apenas econmica, mas tambm social (SPSITO, 1991, p. 156).

Agentes Sociais no Vetor Norte Podemos, ento, dizer que as transformaes no espao urbano do Vetor Norte de Belo Horizonte, resultantes da reestruturao que ocorre na metrpole vem sendo materializadas por alguns agentes sociais com destaque para a ao do Estado, e em seguida do setor imobilirio. No nosso objetivo discutir aqui a evoluo do conceito terico de Estado propriamente dito, mas, acreditamos que lhe cabe a seguinte definio:
O Estado ento, uma produo poltica, sempre em elaborao, que se torna produtora do consenso, de valores, mas que a partir de um certo momento, tende explodir no mbito de um espao mundial, que procura se estabelecer. (...) h uma contradio manifesta entre o estado-nao e o mundial como estratgia de reproduo das condies de manuteno de um capitalismo, agora de base internacional. O econmico se reconsiderar em termos espaciais (SEABRA, 1996, p. 13-14, grifo da autora).

Retomando a respeito da produo do espao urbano, o Estado se configura como agente social e rbitro no processo de produo do espao urbano da cidade capitalista. Agente social ao realizar aes concretas que contribuem na modelao da cidade, e rbitro por intervir nos conflitos surgidos entre os outros agentes sociais, contribuindo na superao de suas contradies (CAPEL, 1972). Por mais complexa e varivel que seja a atuao do Estado na organizao espacial da cidade, ela reflete a dinmica da sociedade da qual o prprio Estado parte constituinte (CORRA, 1995), da reforamos sua relevante importncia como agente social. O Estado capitalista, portanto, atua tanto na esfera pblica, quanto na esfera privada. Assim como os demais agentes sociais, o Estado no neutro, como parte da sociedade no significa que atue apenas na esfera pblica, por isso cada vez mais comum que ao investir em projetos de grande cunho social o Estado seja patrocinado pela iniciativa privada, e ao mesmo tempo beneficie o privado. Na histria de formao do territrio de Belo Horizonte percebe-se a ao do Estado principalmente nos primeiros anos iniciais de sua fundao e consolidao como capital de Minas Gerais at sua metropolizao, e agora nos primeiros anos do sculo XXI com o caso da descentralizao e expanso urbana no Vetor Norte da metrpole se caracterizando como o principal agente modelador do espao urbano de Belo Horizonte. E como uma cidade capitalista, outros agentes sociais pressionam e acompanham tais medidas do Estado, como aqueles ligados ao setor imobilirio. Ao nos referirmos aqui a setor imobilirio nos direcionamos ao mercado imobilirio que composto por agentes sociais que visam

primordialmente ganhos econmicos com a produo imobiliria, embora esta tambm reflita no social. O Estado: suas instncias e suas aes, e o setor imobilirio Em uma anlise materialista e dialtica do Estado, Lojkine (1981) coloca que no plano de Marx, justamente na anlise do crdito que aparecia pela primeira vez a determinao social do Estado como forma mesma a mais desenvolvida da produo capitalista (LOJKINE, 1981, p. 91, grifos do autor). O que nos permite retomar que o Estado no representa apenas a esfera pblica, como, sobretudo a esfera privada. sob a forma de Estado que se concentra e condensa o conjunto das relaes de produo (LOJKINE, 1981, p. 91). O poder do Estado capitalista atualmente no to diminuto como foi bastante difundido nas crticas ao neoliberalismo. Pelo contrrio, neste capitalismo atual ou tardio o poder do Estado aparenta ser cada vez maior, principalmente quando este se interessa cada vez mais pelo capital rentvel. O Estado atua em trs diferentes nveis poltico-administrativos e espaciais: federal, estadual e municipal (CORRA, 1995). Esta sequncia no implica em uma respectiva hierarquia de poder de deciso, como a exemplo do caso de Belo Horizonte em que os interesses do Estado a nvel estadual tem sobressado em relao aos nveis federal e municipal. Aqui a atual descentralizao de Belo Horizonte tambm pode ser comparada e/ou confundida com a descentralizao da administrao pblica estadual direta. Com a mudana da sede do Governo estadual da regio administrativa centro-sul para a regio administrativa de Venda Nova - inclusa no Vetor Norte de Belo Horizonte, a atual CAMG tornou-se smbolo desta descentralizao, embora a reativao e ampliao do Aeroporto Internacional de Confins e implantao do sistema virio Linha Verde via expressa rpida que liga o centro principal de Belo Horizonte a este aeroporto terem antecedido a CAMG. A descentralizao que Belo Horizonte experimenta neste inicio de sculo XXI no uma transferncia para uma nova capital, mas em sua prpria rea interna, o que consequentemente tem impulsionado a administrao municipal a tambm reforar ainda mais este processo atravs das regionais, como tambm demonstrar sua ateno e presena no Vetor Norte de Belo Horizonte, no s atravs das polticas pblicas, mas em outras aes atravs de obras para melhoria da infraestrutura e acessibilidade/mobilidade nesta rea da metrpole.

Investimentos da iniciativa privada reforam e se juntam aos investimentos do Estado no Vetor Norte de Belo Horizonte, como a presena e acompanhamento do setor imobilirio ao lanar diversos e novos produtos imobilirios antes inexistentes ou pouco existentes, como prdios residenciais acima de dez andares nesta rea; e a reestruturao do comrcio local e regional com a implantao de grandes redes de lojas e franquias atuantes no cenrio nacional e regional, hipermercados e shopping center. A extenso territorial justificada pelo Estado como aquele que tem o papel de propiciar o desenvolvimento da cidade, o que de certa maneira impulsiona o investimento privado e, portanto, o desenvolvimento econmico da cidade.
Todavia, essa transformao, que consolida o novo eixo empresarial-comercial, no se realiza apenas por meio do livre jogo do mercado imobilirio e dos investimentos do mercado financeiro. Para se constituir, ele precisa do Estado, que lanando mo de mecanismos e estratgias de gesto, direciona o processo de produo espacial (CARLOS, 2001, p. 98).

Para Carlos (2001) a articulao de trs nveis, a saber: o poltico, o econmico e o social que proporcionam o processo de reproduo espacial na metrpole. Desta maneira, o espao se reproduz como condio/produto da reproduo do capital, e ao mesmo tempo como instrumento poltico vinculado ao Estado (CARLOS, 2001, p. 113). Temos agora um Estado que caminha lado a lado com os objetivos da iniciativa privada, dos capitais imobilirio e financeiro. A unio das aes do Estado e do setor imobilirio parece assim
evidentemente preparar o terreno para os capitais que buscam o investimento mais rentvel. Esses capitais procuram um segundo circuito, anexo ao grande circuito normal ou habitat da produo e do consumo, na eventualidade de declnio desse grande circuito. O objetivo o de se inscrever completamente a terra e o habitat na troca e no mercado. A estratgia normalizar esse circuito secundrio, o imobilirio, salvaguardando-o, talvez, como setor compensatrio (LEFEBVRE, 2008, p.68).

Percebe-se a conjuno da ao do Estado e do mercado imobilirio, por exemplo, na medida em que projetos urbansticos estruturadores, como em uma rea da cidade que experimenta uma expanso urbana, implicam na valorizao dos terrenos da rea entorno (sejam estes terrenos pblicos ou privados) e tornam emergente a deciso por novos empreendimentos, especialmente novos loteamentos para instalao de moradias, comrcio e servios, shoppings centers, etc. Detalhemos agora os principais projetos urbansticos estruturadores e/ou grandes projetos do Estado no Vetor Norte de Belo Horizonte (e da RMBH): 1) Ativao e ampliao do Aeroporto Internacional Tancredo Neves AITN Conhecido como Aeroporto de Confins, o AITN foi construdo nos anos 1980, situado no municpio de

Confins, no Vetor Norte da RMBH. Faz parte hoje dos dez maiores e mais importantes aeroportos do Brasil. Desde 2005 recebeu a transferncia temporria de cerca de 120 voos do Aeroporto da Pampulha, que anteriormente era o principal aeroporto de Belo Horizonte, sendo definitiva a transferncia destes voos a partir de 2008 com a implantao da Linha Verde. O objetivo maior do projeto do Estado (ao conjunta entre a Infraero/governo federal e o governo estadual) no apenas as transferncias dos voos da Pampulha para Confins, mas muito mais que isso. Paralelamente a requalificao do Aeroporto de Confins est sendo construdo o Aeroporto Indstria, com objetivo de ser o segundo mais importante aeroporto de cargas, de carter, portanto, aeroporturio. Conforme trazem Porto e Franca (2011), o AITN j funciona como o nico aeroporto industrial do pas, no qual empresas do ramo de exportao encontram uma zona de neutralidade fiscal atravs do regime de entreposto aduaneiro especial. O desejo do Estado 2 que nesta rea sejam instaladas indstrias de alto valor agregado e que sejam indstrias limpas. Portanto, o interesse maior do governo estadual por detrs da ativao e reforma do AITN consolidar o Vetor Norte da RMBH como hub 3 logstico. As amenidades s instalaes de indstrias da aviao e de tecnologias nesta rea no param por a, a taxa do Imposto de Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) sobre o querosene de aviao em Confins de 11%, abaixo do piso de 12% e do percentual mdio praticado em outras capitais brasileiras que de 19%, pelo fato do AITN estar em rea industrial. A empresa GOL Linhas Areas Inteligentes foi a primeira a instalar nesta rea entorno ao AITN o seu centro nacional de manuteno de aeronaves, e ser tambm uma das primeiras que ano de 2012 transferiu muitos de seus voos de outros estados para Confins que passa ento a ser um aeroporto atrativo para as companhias areas brasileiras e internacionais que atuam no Brasil, uma vez que pousar nas pistas de Confins significa mais economia e facilidade na logstica pela aproximao da grande parte dos destinos da Amrica do Sul.

Colocamos como desejo do Estado porque representantes diretos do governo estadual tem informado imprensa miditica tal inteno e expectativa, como tambm fora confirmado por um funcionrio pblico da administrao direta do governo estadual em entrevista oral cedida ao autor desta pesquisa. 3 A traduo que mais se encaixa aqui seria hub como centro, centro logstico. Nas aplicaes adiante que coloca o Aeroporto de Confins como o novo hub do pas seria como novo ponto de conexo do pas, onde hub seria traduzido como ponto de conexo.
2

Em uma entrevista cedida ao Jornal Estado de Minas, o subsecretrio de Investimentos Estratgicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econmico, Luiz Antnio Athayde, afirmou que,
Todo o planejamento feito para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves foi no sentido de consolidar o empreendimento como o novo hub na Regio Sudeste do Brasil. Isso muito importante para a economia do estado e para colocar a capital como uma das cidades globais da Amrica do Sul, com crescente acesso malha internacional (ATHAYDE, 2012 in RIBAS, 2012).

Paiva e Paiva (2012) apresentam uma viso no muito otimista do projeto do Governo de Minas Gerais em fazer do AITN um aeroporto-indstria. Isso nos instigou a argumentar com base nas respostas dadas ao questionrio aplicado durante as entrevistas realizadas nos trabalhos de campo deste trabalho, que tambm uma parte da pesquisa de dissertao do presente autor. Os questionrios de entrevista oral foram direcionados a pesquisadores acadmicos (discentes e docentes) que lidam mais diretamente com estudos urbanos relacionados a Belo Horizonte e a RMBH, e aos representantes do Estado (funcionrios pblicos ligados gesto de planejamento urbano e a gesto metropolitana) tanto da esfera de poder municipal, quanto da esfera de poder estadual, buscou-se analisar como os entrevistados enxergavam e se posicionavam quanto aos projetos estruturadores aqui mencionados e implantados no Vetor Norte. Vale ressaltar primeiramente, que claro, houve consenso do ponto de vista dos pesquisadores acadmicos e os funcionrios pblicos ligados prefeitura (esfera de poder municipal) que se posicionaram em no ser muito otimistas ao projeto aeroporto-indstria no AITN diferente e contrrio ao ponto de vista do funcionrio pblico representante da gesto metropolitana do governo estadual que foi muito otimista. Mas, para nossa surpresa o AITN se destacou no apontamento de praticamente todos entrevistados como um dos principais projetos estruturadores da expanso urbana do Vetor Norte de Belo Horizonte e da RMBH. Percebemos assim, um Estado que assume ser o principal agente modelador do espao urbano, com objetivo de modificar as estruturas de uma metrpole, que antes centralizava quase tudo em seu centro principal, e a partir da concentrao dos grandes projetos no Vetor Norte da metrpole inicia um processo de reestruturao que se manifesta atravs da descentralizao urbana. Entendemos a viso crtica de Paiva e Paiva (2012), quando contrape a proposta do aeroporto indstria adotada pelo governo estadual, uma vez que
uma deciso poltica/institucional de criao de uma aeroporto indstria no suficiente para que empresas de alta tecnologia se multipliquem nesse espao. No h como deixar de considerar as condies estruturais e histricas de um pas com

dimenses continentais como o Brasil e as diferentes trajetrias tecnolgicas de cada regio (PAIVA, PAIVA, 2012, p. 196).

E no se pode refutar esta viso crtica ou no otimista, quando no se pode negar lentido que se tem caminhado a construo/efetivao do aeroporto-indstria no AITN, as poucas empresas que atuam como projeto-piloto, e o valor irrisrio de investimento do prprio governo estadual que sequer aproxima de 10% do valor necessrio para estruturar e dar viabilidade ao aeroporto-indstria em conjunto ao histrico e trajetria tecnolgica da economia e indstria mineira que Paiva e Paiva (2012), tambm afirmam no dar estrutura e condio para o sucesso da proposta de aeroporto-indstria no AITN. 2) Linha Verde trata-se de um projeto virio lanado em maio de 2005 pelo governo estadual que visa a conexo do centro principal de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins (AITN) por uma via expressa, que permite o fluxo rpido de veculos e a obra deste projeto virio vigorou at o ano de 2007. O projeto e/ou programa Linha Verde envolveu duplicao e ampliao de vias que facilitou e deu mais visibilidade, se tratando do espao intraurbano de Belo Horizonte, ao acesso rpido as regies administrativas Venda Nova, Norte e Nordeste de Belo Horizonte, alm do AITN no mbito da RMBH. A implantao do projeto Linha Verde envolveu a remoo de vrias famlias e comrcios localizados em vilas/favelas 4 que se localizavam na margem das principais vias que foram duplicadas, alm de modificar a morfologia de parte desta rea da metrpole que foi afetada por esta que vem a ser tambm uma grande obra viria.
A Linha Verde inscreve-se em um conjunto de estratgias polticas, imobilirias e financeiras, com orientao expressiva, em um processo de reproduo espacial que converge para a segregao e a hierarquizao do espao, a partir da destruio da morfologia de uma rea da metrpole. Essa destruio ameaa/transforma a vida urbana, reorientando usos, estruturas e funes dos lugares da cidade (PEREIRA, CAMPOS, 2009, p. 61).

As remoes advindas deste grande projeto da Linha Verde possui forte conexo com as estratgias imobilirias por detrs de um plano poltico do Estado, que as favorece e refora a hierarquizao do espao urbano e a segregao social. 3) Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais mais conhecida pela sigla CAMG ou apenas como Cidade Administrativa, fica a aproximadamente vinte quilmetros do centro de Belo Horizonte, localizada na metade do trajeto do centro principal de Belo Horizonte ao AITN, no
O termo vilas mais convencional em Belo Horizonte ao tratar de favelas, que segundo tcnicos que atuam na rea social dos rgos pblicos de Belo Horizonte o termo favelas pejorativo. Outro termo que v em sendo usado a um conjunto de vilas tem sido aglomerado termo mais usual atualmente em Belo Horizonte.
4

bairro Serra Verde da regio administrativa Venda Nova. Construda no terreno onde antes era o Jockey Club e autdromo de Belo Horizonte. A Cidade Administrativa foi um dos projetos mais marcantes durante o governo do poltico Acio Neves em Minas Gerais, cujo mandato durou oito anos (2002-2010). A CAMG foi construda em uma rea de 800 mil metros quadrados, sendo 200 mil metros quadrados destinados construo de seis edificaes que abrigam as secretarias de Estado, o Palcio do Governo, um Prdio de Servios, um Centro de Convivncia com lojas e restaurantes, e um auditrio com capacidade para 540 pessoas (CODEMIG, 2010). O nmero de servidores j atingiu 16 mil trabalhando na CAMG, uma vez que integrou 18 secretarias e 25 rgos pblicos (CODEMIG, 2010). Ao todo se estima a frequncia na CAMG de um pblico de 20 mil pessoas/dia. E h previso que este nmero nos prximos dez a vinte anos chegue a 26-30 mil pessoas/dia. A construo da CAMG causou bastante polmica na populao de Belo Horizonte, no funcionalismo pblico estadual e no eleitorado mineiro como um todo, pois foi um projeto estimado em mais de 1,3 bilho de reais5, embora o governo estadual sempre reafirmasse a sua importncia de implantao, pois reduziria os gastos em longo prazo com os aluguis de prdios onde funcionava anteriormente a administrao direta do Governo do Estado de Minas Gerais, localizados de maneira dispersa no territrio da capital, em sua grande maioria na rea Central e bairros da regio administrativa centro-sul de Belo Horizonte. Relatos de servidores/funcionrios da atual CAMG, colhidos pelo autor deste trabalho, demonstraram que a partir do anncio da implantao da CAMG pelo Governo do Estado de Minas Gerais j era avaliado o potencial de atuao do setor imobilirio em conjunto, uma vez que o funcionalismo pblico da administrao direta do governo estadual composto por um nmero razovel de funcionrios qualificados, portanto, com salrios mais altos e que demandam padres de consumo mais elevados. Uma das maiores queixas do funcionalismo pblico da CAMG que ainda persiste nos dias de hoje a questo da m acessibilidade e mobilidade a CAMG. No foi pensado conjunto a implantao deste grande projeto em um sistema eficaz de acessibilidade e mobilidade, em um transporte de massa capaz de viabilizar o fluxo com comodidade e rapidez tanto para os funcionrios da CAMG, quanto para os usurios.

Segundo dados e preo anunciado pelo Governo do Estado de Minas Gerais no ano de 2011.

Um de nossos entrevistados, Marcelo C. Amaral, tambm citou de forma enftica este problema de acessibilidade/mobilidade no acesso ao CAMG:
um erro crnico a desta histria do CAMG n? Do setor administrativo... Que ele no foi pensado pelo acesso ao transporte coletivo. No foi! Ele foi pensado como Centro Administrativo e at hoje se est correndo atrs disso e ainda no tem uma soluo clara e boa pra isso. Ento tem este problema (Marcelo Cintra do Amaral, doutorando em Geografia pela UFMG e funcionrio pblico/gestor na empresa BH-TRANS, entrevista cedida ao autor em 20/07/12).

Na questo em busca da opinio dos entrevistados quanto s iniciativas do Estado como a implantao dos grandes projetos, com destaque para a CAMG, modificariam ou no as estruturas da cidade principalmente na rea do Vetor Norte da RMBH, Lcia Karine tambm apontou este problema:
Com certeza vai operar uma logstica, principalmente a de transporte n? A locomoo destas pessoas que trabalham l, porque todas as secretarias do Estado estavam separadas, fragmentadas, concentradas na regional centro-sul, mas em prdios separados. Na medida, que voc condensa tudo no mesmo prdio, voc vai estar, alm de concentrando atividades, concentrando pessoas e fazendo com que toda logstica de transporte destas pessoas mude n? Que ali a maioria das pessoas trabalha usando nibus ou carro, e pra acessar... Hoje a grande reclamao de quem trabalha l a acessibilidade, seja at por carro, ento assim... Esse impacto virio muito grande. Isso em relao ao transporte (Lcia Karine, funcionria pblica/ tcnica da Gerncia de Poltica de Uso e Ocupao do Solo (GEOPS) da Secretaria Adjunto de Planejamento Urbano da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), entrevista cedida ao autor em 13/08/12).

Para amenizar o problema do transporte coletivo, desde a inaugurao da CAMG o governo estadual implantou um nibus gratuito que busca os funcionrios na estao de metr Vilarinho em Venda Nova at a CAMG e que tambm os levam de volta no trajeto CAMG-Estao Vilarinho. Mas, os problemas com transporte coletivo apontado pelos entrevistados se deve ao fato de o metr de Belo Horizonte estar saturado em horrios de pico/rush e no ter nibus que atenda a todas as regies administrativas de Belo Horizonte e principais cidades da RMBH que vo at a CAMG. O acesso a CAMG por transporte coletivo assim deficiente tanto para o funcionrio da CAMG, quanto para o usurio, que, alis, no tem direito ao nibus gratuito que transporta os funcionrios na estao Vilarinho de metr. Se o usurio quiser ir at a CAMG atravs da estao Vilarinho de metr preciso que o mesmo faa uma integrao com as poucas linhas de nibus que atendem a CAMG. Este problema da acessibilidade/mobilidade a este empreendimento que simboliza a centralidade do funcionalismo pblico estadual parece ser simples e fcil de ser descartado, mas isso possui outras implicaes negativas que podem frustrar os planos de desenvolvimento socioeconmico do Estado para esta rea norte de Belo Horizonte e regio metropolitana.

Falamos a respeito do plano primeiro em fazer da CAMG uma centralidade polticoadministrativa, mas como o acesso difcil para o usurio cidado comum, o atendimento ao pblico, dos principais servios de primeira utilidade populao da RMBH ainda continua sendo feito em prdios localizados na rea Central ou centro principal. O que torna dbil a centralidade poltico-administrativa at ento proposta para a rea que circunda a CAMG. E por mais que o Governo do Estado de Minas Gerais tenha contratado o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado PDDI da RMBH a Universidade Federal de Minas Gerais em 2009, ainda no se concretizou pelas prefeituras municipais que compem principalmente esta rea do Vetor Norte da RMBH, o pensar integrado que se concretizaria em consrcios, projetos unificadores de gesto pblica. O que torna o PDDI um excelente trabalho acadmico-terico, mas ainda um plano distante para ser colocado em prtica. Sendo muito ambicioso diante do histrico poltico do nosso pas, que por ser capitalista e na situao de pas emergente se encontra na busca do amplo desenvolvimento econmico no cenrio mundial, e onde o poder do gestor pblico, e aqui nos referimos aos prefeitos, governadores e presidente da repblica, necessita ser destacado, ou seja, precisa mostrar-se em vantagem na competio pelo poder para galgar poderes e alianas cada vez mais abrangentes, que ultrapassam o cenrio poltico e alcance principalmente o cenrio econmico, parcerias e patrocnios de grandes empresrios e industriais, de quem possui grande montante do capital privado e internacional (sobretudo, o capital rentvel). o que podemos denominar de clssico Estado capitalista, que segundo Lojkine (1981) o Estado que fica no centro da balana procurando intermediar o interesse pblico, social sem prejudicar principalmente o interesse privado, econmico. Portanto, o que foi proposto no EIA-RIMA da CAMG que vai de encontro tambm com a lei de n 9.959/2010 da PBH que criar uma centralidade em torno da CAMG est ainda distante de acontecer na conjuntura da RMBH, pelo ao menos nestes ltimos trs anos aps a CAMG entrar em operao. E percebe-se que Belo Horizonte tem obtido maior sucesso nisso. A centralidade existente no que se denomina centro de Venda Nova vem sendo reforada com a instalao de um shopping de grande porte, o Estao BH, e grandes redes de lojas e bancos que tem remodelado o comrcio e os servios concentrados na Rua Padre Pedro Pinto e na Avenida Vilarinho. Alm do grande investimento do setor imobilirio na rea entorno da CAMG e principalmente em reas que esto ainda dentro dos limites do municpio de Belo Horizonte, pois

o significado do morar em Belo Horizonte mesmo limtrofe aos municpios da RMBH possui uma valorizao maior, pelo simbolismo de estar na metrpole, na capital do Estado. Dentro disso, um significado simblico que reforado nesta rea compartilhado por Faria (2012), que a respeito da quebra do paradigma centro-periferia que existia em relao ao centro principal de Belo Horizonte e Venda Nova. Com a instalao da CAMG ocorre transferncia do centro para a periferia (FARIA, 2012, p. 227). Claro que esta citao de Faria (2012), no significa que o centro principal de Belo Horizonte veio para a rea entorno a CAMG, mas que funes antes enquadradas como centrais e condizentes a rea Central agora se fazem presente no que convencionalmente se denominava periferia. E a administrao pblica e seus servios faziam parte destas funes que compunham a rea Central. Portanto, a centralidade poltica se fazia presente na rea Central, sendo at mesmo em algumas cidades brasileiras a rea principal da cidade denotando o poder do Estado, e em outras cidades mais recentes os prdios que compe o aparelho do Estado esto espalhados pelo centro principal (como era anterior a CAMG em Belo Horizonte). Da entende-se porque Faria (2012) coloca esta transferncia do centro para a periferia. O que o EIA exalta mais nesta transferncia do centro para a periferia seria a valorizao que a simblica CAMG causar a esta rea considerada a mais pobre da RMBH e necessitada de recursos e servios para ocorrncia de um desenvolvimento econmico.
A instalao da Cidade Administrativa estadual representao fsica do poder poltico do Estado de Minas Gerais junto aos municpios perifricos da RMBH (ainda que em Belo Horizonte, por determinao legal), sinalizaria que a cidade e o direito cidade, como lugar da troca, da cultura, do poder e da experincia social coletiva se estenderia e incorporaria a periferia (EIA/RIMA). Assim, a disputa pelo significado da CAMG poderia estimular demandas e aes concretas voltadas para a reduo das desigualdades sociais da RMBH, especialmente no que se refere ao acesso moradia e aos servios e equipamentos pblicos metropolitanos (FARIA, 2012, p. 221).

Segundo os pesquisadores e funcionrios pblicos entrevistados (tanto os que representam a prefeitura quanto os que representam o governo estadual) afirmam que o Aeroporto de Confins (AITN) por ser ter sido o primeiro projeto de relevncia no Vetor Norte da RMBH, e, portanto, possui a figura de ser mais um projeto indutor de desenvolvimento do que a CAMG, nesta escala da regio metropolitana. Mas, se analisarmos na escala da cidade de Belo Horizonte, que

condiz ao Vetor Norte de Belo Horizonte6, a sim a CAMG expressa fora maior de induo do que o AITN. O que no limita nenhum dos projetos em impactar ambas as escalas na promoo de novas expresses ou reforo de centralidades. No fcil e nem simples ponderar qualitativamente a importncia maior ou menor de um ou de outro projeto no impacto da criao/reforo de centralidade, mas apresentamos esta perspectiva baseada nos fluxos, que foram trabalhados em outro momento desta pesquisa, e diante da localizao dos fixos que esto postos no Vetor Norte de Belo Horizonte e no Vetor Norte da RMBH. em torno deste grande projeto da CAMG que estruturam com maior intensidade a ao do Estado atravs da unio das suas instncias de poder, neste caso, a parceria entre governo estadual e municipal.
Aparentemente, o governo municipal de Belo Horizonte apoiou as aes do governo estadual formando, especialmente a partir das estruturas de gesto metropolitana, uma importante fora poltica para viabilizar intervenes desta natureza (FARIA, 2012, p. 221).

Assim, h como considerar que se o AITN um indutor de desenvolvimento para o governo estadual, cremos que a CAMG o indutor de desenvolvimento para o governo municipal de Belo Horizonte. Porm, o tal desenvolvimento na rea em torno da CAMG, que implicaria na reduo das desigualdades sociais, em privilegiar ao atendimento as necessidades da populao mais pobre, carente do Vetor Norte de Belo Horizonte, no ocorreu e nem possui estratgia para que ocorra7. clara a ao do Estado na implantao da CAMG, que faz parte dos grandes projetos do Vetor Norte de Belo Horizonte e da RMBH, revelando o Estado como o principal modelador do espao urbano belo-horizontino neste inicio de sculo XXI, o que nos traz a memria urbana os tempos em que o Estado se reala na produo do espao urbano da cidade, como ocorreu na fundao de Belo Horizonte e na dcada de 1940 com a criao da Pampulha e da Cidade Industrial. Apesar do que se apresenta no atual Vetor Norte de Belo Horizonte, que a primazia 8 da ao do Estado na produo do espao urbano, concordamos que o setor imobilirio acompanhou

Portanto, esta rea compreende apenas a regional Venda Nova e parte das regionais Norte e Pampulha. Difere, portanto, como j explicado aqui, do Vetor Norte da RMBH, o qual abrange os municpios da regio metropolitana na extenso desta direo. 7 Faria (2012) aponta isso tambm a respeito do projeto da CAMG no mbito do Vetor Norte da RMBH e afirma que as proposies e justificativas de desenvolvimento so internas ao projeto, as carncias e demandas da populao atual ou futura so externalidades que interagiro com o projeto e seus efeitos multiplicadores (FARIA, 2012, p. 227).

essa ao do Estado e tm participado decisivamente tambm na produo do espao urbano, uma vez que, a ao desse setor definida
por uma estratgia empresarial que objetiva, obviamente, o lucro, e determina uma lgica prpria de parmetros de interveno, relocando pessoas e influindo no direcionamento dos servios e da infra-estrutura, segundo as variaes do mercado e os limites da legislao (COTA; MOL, 2008, p. 236).

O setor imobilirio referido por alguns autores como mercado imobilirio, pelo fato de agir de maneira estratgica e empresarial. Tero maior atuao neste mercado os proprietrios fundirios e os promotores imobilirios (incluindo todo o seu conjunto de agentes) conforme os agentes sociais antes elencados e adotados aqui segundo Corra (1995). O imvel como mercadoria precisa ser adquirido por algum, onde fica o cliente neste processo de produo capitalista imobiliria? Pensando que o cliente enquanto usurio e/ou consumidor parte do processo da produo capitalista imobiliria, portanto, vital para o setor imobilirio, consideraremos ento, a interveno destes principais agentes: o proprietrio fundirio 9 , o promotor imobilirio, o construtor e o cliente ou usurio (ROCH, GUERRA, 1981, p. 17). Aps expor todo este conjunto de agentes do setor imobilirio, vejamos qual a relevncia de atuao deles enquanto agentes sociais no Vetor Norte de Belo Horizonte. Para isso recorreremos primeiramente aos nossos entrevistados, como feito no item anterior que tratou da ao do Estado. Foi unnime a resposta dos entrevistados que o setor imobilirio 10, depois do Estado, tem sido o agente social que mais atua na produo do espao urbano no Vetor Norte de Belo Horizonte. Segundo Marcelo Cintra, identificado nesta rea do Vetor Norte de Belo Horizonte uma especulao do solo urbano.
Junto com o Estado, em seguida, vem os promotores imobilirios: mais imobilirio que fundirio. Por exemplo, a questo do Isidoro, outros denominam Granja Werneck n? Que j era discutido antes, antes de virar o que virou o Vetor Norte, j havia uma discusso dentro da Prefeitura de como seria viabilizado o parcelamento e ocupao daquela regio, o grande e ltimo vazio urbano da cidade e est nesta ligao. Isso obviamente com este movimento recente acelerou o processo que culminou n na lei que permitiu e definiu os padres de uso e ocupao do Isidoro. Claro que ali o interesse essencial no do Estado, ali o interesse imobilirio, no h dvida! No Destacamos aqui que referimos a primazia da ao do Estado na produo do espao urbano no Vetor Norte de Belo Horizonte no perodo atual que compreende os ltimos dez anos 2002-2012. Pois, como destaca bem a professora Celina Borges em entrevista cedida em 26/07/12 que antes deste perodo a produo do Vetor Norte se deu principalmente atravs dos grupos sociais excludos conjunto a ao do setor imobilirio e omisso do Estado . 9 Roch e Guerra (1981, p. 17) usaram a denominao el proprietario del suelo, mas considerando o a nomenclatura mais utilizada no contexto brasileiro preferimos optar por proprietrio fundirio conforme vinha sendo citado no texto, e segundo Corra (1995). 10 Colocamos aqui setor imobilirio que abrange todos os agentes da produo imobiliria. Mas, os entrevistados se referiram mais aos promotores imobilirios e proprietrios fundirios, e usaram a expresso mercado imobilirio que abarca tambm no contexto as construtoras e incorporadoras.
8

tem dvida que isso que eles querem! E de algum que a gente pode chamar at chamar de especulao... Por ter guardado tanto tempo n? [ risos]... era o milagre que teria sido guardado! (Marcelo Cintra do Amaral, entrevista cedida ao autor em 20/07/12, [adaptao nossa]).

A mesma lei 9.959/2010 que definiu a Operao Urbana Vetor Norte de Belo Horizonte, apresenta tambm o item Operao Urbana Isidoro, mais conhecida pela populao belohorizontina como Granja Werneck, antes rea verde e ltimo grande vazio urbano do municpio de Belo Horizonte como bem exps o entrevistado Marcelo Cintra. Em termos de produo imobiliria prevista alm do mbito do Vetor Norte de Belo Horizonte, e atingindo a RMBH, Gustavo Palhares, funcionrio pblico/chefe de gabinete da Agncia RMBH rgo responsvel pelo licenciamento de lotes para construo de imveis/condomnios na RMBH (exceto no municpio de Belo Horizonte), tomando como referncia o Vetor Norte da RMBH ou o que chamou de rea em torno a CAMG afirmou-nos que o nmero de pedidos de licenciamentos na Agncia RMBH para novos loteamentos nesta rea entorno a CAMG sete (7) vezes a rea da Avenida do Contorno de Belo Horizonte (Gustavo Palhares, entrevista cedida ao autor em 30/07/12, grifo nosso). Ou seja, j existem sete reas semelhantes rea da Capital de Minas, da Belo Horizonte planejada de 1897 a serem construdas e ocupadas nos prximos anos, o que traz um impacto relevante na ocupao dos municpios limtrofes ao norte de Belo Horizonte. E nos mostra tambm a magnitude da ao do setor imobilirio nesta rea da metrpole. Adiante na entrevista, Gustavo Palhares depois de colocar a ao do Estado (principalmente do governo estadual) como indutor do desenvolvimento urbano do Vetor Norte de Belo Horizonte esboa o seguimento do setor imobilirio em conjunto a ao do Estado nesta rea e at detalha como ocorre dinmica de ao do setor imobilirio,
Voc tem tambm, acho que depois disso, proprietrios de terra junto com agente imobilirio, ou seja, s vezes o proprietrio de terra no a pessoa que tem o capital para poder investir e fazer aquele local prosperar. Acho ento que no s o proprietrio de terra, mas estes dois trabalhando em conjunto. Ou seja, voc tem empreendedores que tem o capital, mas no tem a terra, vem e compra a terra e faz o loteamento, faz o local para habitao. E a eu acho que estes dois so os dois principais. O que a gente tem de problema nisso que... so empreendimentos imobilirios voltados para classe mdia, mdia alta, portanto padro de alta renda. O risco disso voc levar a marginalizao de novamente parte da populao [...] Voc no tem habitao de baixa renda sendo construda nesse vetor. O problema ... Voc acaba expulsando estas pessoas para mais longe ainda. E a voc acaba criando outro problema. E a que tem que ter o papel do Estado de regular e falar: no! No s este tipo de empreendimento que a gente quer que seja colocado nessa regio, a gente precisa tambm de ter ocupao de baixa renda e a eu acho que entra esta parte da populao, vamos dizer assim, marginalizada, ou vamos dizer assim, menos favorecida. E eu acho que esses so os principais (Gustavo Palhares, entrevista cedida ao autor em 30/07/12).

Vemos assim no Vetor Norte de Belo Horizonte o claro objetivo do setor imobilirio, da iniciativa privada, que alcanar a classe social que possui maior renda. E por mais que o entrevistado (Gustavo Palhares) coloque, enquanto representante do governo estadual, a obrigao de regular o uso e ocupao do solo urbano e dar assistncia populao mais carente de habitao que a classe social de baixa renda, assiste-se no s nos projetos em andamento (em aprovao nos rgos deliberativos e/ou sendo implantados no Vetor Norte de Belo Horizonte e da RMBH) a permisso e consentimento do Estado, independente de sua instncia de poder, o privilgio no atendimento dos interesses das classes sociais de mdia e alta renda. A prof. Celina B. Lemos, aponta durante a entrevista que nos concedeu que inegvel que a valorizao dos imveis viria a ocorrer (e est ocorrendo) em torno da rea da CAMG, e que at mesmo a populao mais pobre veria isso de maneira positiva, o que realmente ocorreu nos dados da pesquisa survey que analisamos no EIA da CAMG (LUME, 2006). E as consequncias negativas disso, que talvez esta populao no levasse em conta, um possvel processo de gentrificao11 nesta rea da metrpole.
[...] o impacto da implantao do Centro Administrativo vai incidir sobre o valor da renda do solo, da renda fundiria, a sim! Vai trazer essa gentrificao que a gente chama de cabocla, vai trazer tudo isso... da sim, eu acho que revaloriza estes terrenos e tudo mais. E inclusive, os pobres vo pensar que ganham tambm com isso, vo vender seus bens e tudo mais. uma coisa assim, uma das coisas mais absolutamente irresponsvel que ocorreu aqui em Belo Horizonte j! (Celina Borges Lemos, professora da Escola de Arquitetura (EA/UFMG), entrevista cedida ao autor em 26/07/12, grifo nosso).

No decorrer da entrevista a prof Celina tambm chama ateno de outro fator relevante que ocorre nesta rea e que vem sendo explorado pelo mercado imobilirio ali, que o desejo do morar na metrpole, e j havamos referido sobre isso neste trabalho.
Tem um fator novo tambm neste meio, que refora a expanso [ urbana], que o prprio crescimento da populao e o interesse das populaes em morar nas grandes cidades, quer dizer, a potencialidade de morar e/ou de crescer economicamente muito grande. E ali se tornou uma reserva de reas para ocupao mais baratas, e agora pode ter... Vo ter algumas mudanas. Mas, ainda tem prxima aquela regio muito potencial de expanso para os setores no privilegiados. E por ltimo o interesse do empreendedorismo imobilirio, muito potente, ele manda nas cidades, ele decide para onde vai o crescimento (Celina Borges Lemos, entrevista cedida ao autor em 26/07/12, [adaptao nossa]).

11

O processo chamado de gentrificao uma adaptao do termo em ingls gentrification. Neste caso da rea em torno da CAMG esta ocorre da seguinte maneira: na oportunidade de vender os prprios imveis que se valorizaram, os residentes mais pobres desta rea em torno da CAMG migram para municpios ainda mais distantes do Vetor Norte da RMBH comprando um lote ou imvel de valor inferior e vive durante um tempo com o restante do dinheiro que obteve com a venda valorizada de seu antigo imvel. E geralmente so produtores ou construtoras/incorporadoras que compraram o antigo imvel destas pessoas para no lugar deste imvel levantar um prdio de pequeno a grande porte, ou refazer um imvel com acabamento mais sofisticado para ser adquirido pela classe social de mdia a alta renda.

Ao se referir aos agentes produtores do espao urbano no Vetor Norte de Belo Horizonte a prof. Celina B. Lemos quis pontuar a atuao deles, e afirmou que, dentre eles, os promotores imobilirios possui atuao muito intensa e so eles que mandam (Celina Borges Lemos, entrevista cedida ao autor em 26/07/12) com aval do Estado, claro. Percebemos assim, diante das respostas dos entrevistados e do arcabouo terico utilizado para elaborao deste trabalho sobre os agentes sociais, com destaque para o setor imobilirio e o Estado, que o nico controle do Estado especulao imobiliria advinda da promoo imobiliria atravs de polticas pblicas, leis e diretrizes municipais que buscam limitar a ao do promotor imobilirio. Todavia, este mesmo promotor ou empreendedor imobilirio que discute a criao de tais polticas urbanas com a prefeitura, com a instncia de poder devida do Estado. E o que se v ocorrendo no Vetor Norte de Belo Horizonte. A valorizao imobiliria bem vista por todos. Dos proprietrios fundirios ao Estado e populao em geral, pois carrega o simbolismo que o pas ou determinada rea e/ou regio de municpios vivencia um bom momento na economia. Mas, no podemos esquecer que a populao de baixa renda ainda mais marginalizada com o efeito da valorizao imobiliria, embora tambm esta populao a enxergue como vantajosa. Seja por adquirir uma oportunidade de emprego temporrio na construo civil ou por alimentar uma esperana de no futuro ser mo de obra da nova classe social a ocupar aquela rea. O que nem sempre acontece, a exemplo de grandes edificaes pblicas, que absorveram mo de obra apenas na fase de implantao/construo, pois na fase de operao demanda mo de obra mais qualificada. O atual Vetor Norte de Belo Horizonte e RMBH tem sido empiricamente um exemplo disso. Consideraes Finais Os agentes sociais que tem materializado os processos espaciais de descentralizao urbana e reestruturao de Belo Horizonte e atuado no Vetor Norte de Belo Horizonte, vem reforando a centralidade urbana de Venda Nova, uma centralidade outrora existente, mas que nos ltimos seis anos com a chegada de equipamentos urbanos resultantes de grandes projetos estruturadores do Estado, com destaque para a CAMG, a remodelao do comrcio e dos servios, a implantao do shopping Estao BH e a produo imobiliria movida pela valorizao imobiliria e o consequente adensamento populacional a longo prazo, tem elevado a importncia desta rea norte da metrpole e a realado como principal rea central do Vetor Norte de Belo Horizonte.

Sendo o Estado, principalmente o governo estadual, o principal agente social modelador do espao urbano nesta atual fase do norte da metrpole Belo Horizonte, torna-se necessrio que sua ao no seja apenas produzir e regular o espao urbano, controlar a ocupao no Vetor Norte de Belo Horizonte, preciso tambm impedir que a segregao social se desenvolva, na medida em que, esta rea da metrpole desenvolve economicamente, para ento, de fato aclamar que o desenvolvimento chegou ao Norte! Referncias Bibliogrficas
CAPEL, Horcio. Agentes y estrategias en la produccin del espacio urbano espaol. Revista de Geografia, Barcelona, v.8, n.1-2, p.19-58, 1974. CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espao-tempo na metrpole: a fragmentao da vida cotidiana. So Paulo: Contexto, 2001. 386 p. COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO DE MINAS GERAIS. Cidade Administrativa. Belo Horizonte: CODEMIG, 2010. Disponvel em: <http://www.codemig.com.br/site/content/parcerias/ projetos.asp?id=25>. Acesso em 28 set. 2010. CORRA, Roberto Lobato. O Espao Urbano. So Paulo: tica, 1995. ______. Trajetrias Geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. ______. Sobre Agentes Sociais, Escala e Produo do Espao: Um texto para Discusso. In: A Produo do Espao Urbano: Agentes, Processos, Escalas e Desafios. Carlos, Ana Fani Alessandri. Souza, Marcelo Lopes de. Sposito, Maria Encarnao Beltro (organizadores). So Paulo: Contexto, 2011. p. 41-51. COTA, Daniela Abritta; MOL, Natlia Aguiar. Produo imobiliria e regulao urbana em Belo Horizonte (1997-2002). In: Planejamento urbano no Brasil: trajetria, avanos e perspectivas. COSTA, Geraldo Magela; MENDONA, Jupira Gomes de (Organizadores). Belo Horizonte, C/Arte:2008. FARIA, Jos Ricardo Vargas de. Discursos e impactos em grandes projetos urbanos: estudo de caso sobre a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. In: OLIVEIRA, Fabricio Leal de (Org.) et al. Grandes Projetos Metropolitanos: Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012. p. 216-231. LEFEBVRE, Henri. Espao e Poltica. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008. LEMOS, Celina Borges. Uma centralidade belo-horizontina. Dossi. Revista do Arquivo Pblico Mineiro . Belo Horizonte, Dez. 2007. Disponvel em: <http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/rapm_pdf/Uma_centralidade_belo-horizontina.PDF>. Acesso em: 30 jun. 2011. ______. Antigas e novas centralidades: A experincia da cultura do consumo no centro tradicional de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Editora da Escola de Arquitetura da UFMG, 2010. 236 p. LOJKINE, Jean. O estado capitalista e a questo urbana. So Paulo: Martins Fontes, 1981. Traduo: Estela dos Santos Abreu. 337p. LUME. Estudo de Impacto Ambiental EIA: Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais. Vol. 1. LUME: Belo Horizonte, 2006. PAIVA, Claudio Cesar de. PAIVA, Suzana Cristina Fernandes de. A implantao do Aeroporto-Indstria em Confins e a ascenso da Aerotrpolis: burburinhos de uma fantasia organizada. In: OLIVEIRA, Fabricio Leal de (Org.) et al. Grandes Projetos Metropolitanos: Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012. p. 187-215. PEREIRA; Doralice Barros. CAMPOS, Laura Arantes. A Linha Verde na Regio Metropolitana de Belo Horizonte: projeto de modernidade e empreendimentos. Geografias. Belo Horizonte: Canta Cantos, 2009. p. 50-64. Disponvel em: <http://www.cantacantos.com.br/revista/index.php/ geografias/article/viewArticle/174>. Acesso em: 24 set. 2010. PORTO, Gil Carlos Silveira. FRANCA, Brbara Lcia Pinheiro de Oliveira. Transformaes urbanas em So Paulo, Salvador e Belo Horizonte: Reflexes iniciais numa perspectiva crtica. Anais do XII SIMPURB, Belo Horizonte, 2011. Disponvel em: <http://xiisimpurb2011.com.br/gt06/a8c1f6bec0a55437896f03dbe811d3c7.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2011. RAMIRES, Jlio Csar de Lima. FREITAS, Cludia Maria de. Agentes Sociais e Produo do Espao Urbano: A Estrutura do Distrito Industrial de Uberlndia. Sociedade e Natureza. Uberlndia: UFU, 1995. Janeiro/fevereiro. p. 49-68. RIBEIRO, Carolina. ANDRADE, Tarcisio Bruzzi de. VARGAS, Wilder. A Relao entre Estado e mercado imobilirio no processo de urbanizao e valorizao do bairro Cidade Nova . Anais do XII SIMPURB, Belo Horizonte, 2011.Disponvelem:<http://xiisimpurb2011.com.br/app/web/arq/trabalhos/842addbc84d7c7f7a172485f74b30692.pdf>. Acesso em: 04 set. 2012. RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. Dos cortios aos condomnios fechados: as formas de produo da moradia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira: IPPUR, UFRJ: FASE, 1997. 352p. ROCH, Fernando. GUERRA, Felipe. Especulacion del suelo? Coleco: Hacer la ciudad. Editora: Nuestra Cultura. Madrid, 1981. 125p. SEABRA, Odette Carvalho de Lima. O pensamento de Henri Lefebvre e a Geografia. In: Boletim Paulista de Geografia, So Paulo, n.74, p.721, 1996 [referente publicao do ano de 1993]. SPOSITO, Maria Encarnao Beltro. O cho arranha o cu: a lgica da (re)produo monopolista da cidade . (Tese de Doutorado). So Paulo: USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, 1991. 391 p. ______. A Produo do Espao Urbano em dez anos de GAsPERR: reflexo individual sobre uma trajetria coletiva. In: Produo do espao e redefinies regionais: a construo de uma temtica. SPOSITO, Eliseu Savrio (organizador). Presidente Prudente: UNESP/FCT/GASPERR, 2005. p. 85-115.

You might also like