You are on page 1of 5

O PALHAO TRISTE

As luzes acenderam-se mais uma vez. O espectculo ia come ar. !as "ancadas# as crian as estavam impacientes# n$o conse%uindo &icar 'uietas. (m sen)or de ca"elo %risal)o andava pelos corredores e %ritava. Pipocas# pipocas 'uentin)as* +uem 'uer pipocas*

Al%uns pais compravam as pipocas# outros# para desespero dos &il)os# n$o 'ueriam. Era irresist,vel a'uele c)eiro a pipocas doces# sempre 'ue o vendedor passava. Assim era o circo# pelo menos a'uele circo. -ia.ava de cidade em cidade# montando a sua enorme tenda# suportada por dois pilares e de pano /s cores. Os animais atra,am sempre as aten 0es para os carros-.aula 'ue estavam virados para 'uem passava. Podiam-se ver os le0es# os ti%res# o urso cinzento# os camelos e os pe'uenos e en%ra ados p1neis. O espectculo come ava sempre com a entrada do sen)or Am"r1sio# o dono do circo. Era dele o tra"al)o de apresentar os artistas. 2acilmente se via# pela sua "arri%a %rande# 'ue ele n$o era nen)um deles. O 'ue poucos sa"iam era 'ue o sen)or Am"r1sio# nos seus tempos de .uventude# &ora um &amoso trapezista. -estido com o seu casaco vermel)o "ordado a ouro# entrava na arena de micro&one na m$o. As luzes apa%avam-se todas# &icando apenas um &oco 'ue o iluminava desde o tecto da tenda.

- Sen)oras e sen)ores. - 3ome ou ele. - 4eninas e meninos# "em vindos ao 3irco

Internacional* - A'ui &azia sempre uma pausa e esperava pelo aplauso do p5"lico. !unca &al)ava.

- Ho.e temos para voc6s le0es amestrados# c$es 'ue .o%am &ute"ol# trapezistas# ma%ia# )a"ilidade e um sem n5mero de coisas &antsticas... - 2ez nova pausa# para dar mais &or a ao 'ue ia dizer de se%uida. - E o nosso 'uerido pal)a o 7ar"al)otas* - 8izia sempre o nome 97ar"al)otas: com toda a &or a 'ue os seus pulm0es l)e permitiam. A plateia e;plodiu em aplausos# pois este pal)a o era muito 'uerido de todos# mi5dos e %ra5dos - E a%ora. - 3ontinuou o sen)or Am"r1sio. - +ue o espectculo comece* - 8izendo isto# a&astou-se# desaparecendo no escuro# e sendo su"stitu,do na aten $o da luz pelos irm$os <e&&ireli# os dois e'uili"ristas# 'ue entravam sempre na arena a dar cam"al)otas. !os camarins# onde os artistas se preparavam para os seus n5meros# o pal)a o 7ar"al)otas pintava lentamente o rosto. Primeiro colocava uma "ase de tinta "ranca# depois vermel)a nas "oc)ec)as# o 'ue l)e dava um ar "em c1mico# um pouco de preto &azia real ar os seus ol)os azuis como la%oas so" o sol num dia de -er$o# e / volta dos l"ios# dois %rossos tra os carmim. Al=m destes tra os# improvisava sempre novas com"ina 0es de cores. Podia ver re&lectido no seu espel)o# rodeado de l>mpadas# todos os seus cole%as artistas a correrem de um lado para o outro. O circo 'ue# para 'uem o v6 sentado na "ancada# = um continuar de n5meros &antsticos# realizados por pessoas &elizes e e;traordinrias# =# para 'uem est atrs do pano# uma corrida para 'ue tudo &uncione direito e sem &al)as. Artistas entravam# suados e de respira $o o&e%ante# ap1s terminarem a sua parte# cruzando-se com artistas 'ue sa,am para# por sua vez# darem ao p5"lico a'uilo 'ue tin)a vindo ver.

O 7ar"al)otas &icava sempre sentado na sua cadeira at= ouvir c)amar o seu nome. Ainda era novo# um .ovem rapaz# um pouco ma%ro# o 'ue o a.udava a ter mais piada# mas com muita %enica. Apesar disso# . era pal)a o ) muitos anos# pois . viva no circo desde muito pe'ueno. 8esde os tempos do pal)a o 7oni&cio# 'ue tin)a sido

mais do 'ue um pai para ele# 'ue tin)a mostrado ser um pal)a o com muito talento. O 7oni&cio tin)a cuidado dele desde pe'ueno# desde o primeiro dia em 'ue ele tin)a c)e%ado ao circo. 2ora ele 'ue o criara e l)e ensinara tudo o 'ue ele sa"ia. ? na altura o 7oni&cio tin)a uma idade avan ada e poucas &or as para continuar a &azer 9pal)a adas:# como costumava dizer. Por isso# ele tin)a come ado cedo a ser o pal)a o do circo# dando um descanso ao vel)ote# 'ue a%ora se dedicava a vender pipocas. - E a%ora. - Ouviu o sen)or Am"r1sio a dizer. - Sen)ores e sen)oras# meninos e meninas# c)e%ou o momento 'ue tanto esperavam* - Levantou-se e diri%iu-se para a passa%em 'ue dava acesso / arena.

- Eis 'ue c)e%a# directamente da cidade do riso# no pa,s da %ar%al)ada... o pal)a o 7ar"al)otas* Ao ouvir o seu nome# atirou para o lado o pano 'ue tapava a entrada e correu para a arena. O p5"lico aplaudia com &or a# pois . o con)eciam e %ostavam muito das suas "rincadeiras e piadas. Primeiro come ou por um n5mero de mala"arismo com "olas em 'ue estas estavam presas com &ios para n$o as dei;ar cair# aca"ando por se ensaril)ar todo nos &ios. 8epois passou para a ma%ia. Tentou tirar um coel)o da cartola# mas este mordeu-o. 3laro 'ue era tudo &eito por'ue o coel)o era de peluc)e. As crian as n$o se a%uentavam de tanto rir e %ritavam por ele. O espectculo continuou com mais uma s=rie de tropelias 'ue tin)a preparadas para a'uela noite. !o &im do seu n5mero# despediu-se com um v=nia e# como &azia todas as vezes antes de sair# %ritou 7om para todas noite as crian as. pirilampos*

A'uela era a 5nica coisa 'ue se lem"rava da sua m$e. +uando ele era pe'ueno e ela o deitava na cama dizia-l)e sempre 9"oa noite pirilampo:. O tra"al)o do pal)a o 7ar"al)otas era p@r todos &elizes# al%o 'ue ele &azia mel)or do 'ue nin%u=m# mas a 5nica pessoa 'ue ele n$o conse%uia p@r &eliz era a si pr1prio. O 7ar"al)otas vivia

triste# apesar de estar rodeado de pessoas 'ue o adoravam# como o sen)or Am"r1sio# 'ue o recol)era 'uando a m$e dei;ou de poder tomar conta dele# o pal)a o 7oni&cio# 'ue o criou como se &osse seu &il)o# a 8alila# domadora de serpentes# em cu.o om"ro ele . tin)a c)orado muitas vezes# assim como muitos outros# tantos como as pessoas 'ue viviam na'uele circo. 4esmo assim continuava triste por'ue o 5nico son)o 'ue tin)a na vida era encontrar a m$e 'ue# um dia# devido /s di&iculdades da vida# se vira o"ri%ada a dei;-lo ali no circo. O sen)or Am"r1sio tin)a-a con)ecido e &icara t$o comovido com a sua )ist1ria 'ue aceitara rece"er e criar a crian a. A%ora# a crian a tin)a crescido e son)ava com a m$e de 'ue mal se lem"rava. Recordava-se dos ol)os azuis como os dele# da voz doce e musical com 'ue l)e dizia# todas as noites# 9"oa noite pirilampo:# do calor dos l"ios com 'ue ela o "ei.ava na testa para ele adormecer e do sorriso maravil)oso 'ue o enc)era sempre de ale%ria e se%uran a. 3omo em todos os espectculos# em todas as cidades# no &im do seu n5mero# sentavase na sua cadeira# em &rente ao seu espel)o# e come ava# lentamente# a limpar o rosto. Os cole%as 'ue passavam davam-l)e uma palmada nas costas a &elicit-lo por mais uma actua $o &antstica# e# como em todos os espectculos# em todas as cidades# no &im do seu n5mero# )avia pessoas 'ue 'ueriam &alar com ele. Ele %ostava de &alar com as pessoas# principalmente 'uando eram crian as# 'ue se atiravam ao pesco o dele e o a"ra avam com uma &or a 'ue n$o seria de esperar de al%u=m t$o pe'ueno e com uns "racin)os t$o &inos. !a'uele noite# mais uma vez# teve tr6s crian as penduradas no seu pesco o# uma sen)ora 'ue l)e levou umas &lores e um pai 'ue 'ueria tirar uma &oto%ra&ia para o seu &il)o pe'ueno 'ue tin)a muita ver%on)a e se a%arrava com muita &or a /s pernas da m$e. 4as# a'uela noite# n$o &oi como todas as noites por'ue# depois de todas as visitas sa,rem# uma sen)ora manteve-se de p=# al%uns passos atrs dele# sem dizer nada. S1 passado um "ocado = 'ue ele se deu conta de 'ue al%u=m estava ali. Lentamente# rodou na cadeira e ol)ou para uns "elos ol)os azuis# cercados de ru%as e c)eios de l%rimas. -iu um enorme sorriso a a"rir-se e uma voz doce Ol e melodiosa a dizer. pirilampo.

Sentiu os seus ol)os a enc)erem-se de l%rimas# mas desta vez n$o era de saudades da m$e# era de ale%ria# pois ela estava ali# em &rente dele* 8eu um salto e a"ra ou-a com &or a durante uma eternidade.

- 3omo eu procurei por ti# meu &il)o. - 8isse ela. - !a altura em 'ue te dei;ei a'ui no circo estava t$o doente 'ue nunca mais me recordei do nome dele. !unca pensei 'ue continuasses no circo# muito menos 'ue te tornasses artista# mas )o.e# na rua# ouvi uma crian a a &alar com a m$e e a per%untar so"re este circoA 9= este o circo do pal)a o 'ue diz "oa noite pirilamposB:# e a m$e respondeu 'ue sim. Estas palavras lem"raram-me de ti e tive 'ue vir ver com os meus ol)os se esse tal pal)a o era o meu &il)o 'ue eu perdera tantos anos atrs.

- Sou eu# m$e# sou eu. - 8isse ele. - Isto 'uer dizer 'ue a%ora podemos viver .untos outra vezB Per%untou ele# c)eio de esperan a.

- C meu &il)o. - 8isse ela. - A tua vida a%ora = a'ui# no circo# e a min)a... a min)a n$o = em lado nen)um.

- Ent$o a tua vida = a%ora a'ui no circo tam"=m* - -irou-se para todos os outros artistas# 'ue tin)am parado tudo o 'ue estavam a &azer e a%ora s1 ol)avam para eles e per%untou. Podes ter a certeza* !$o Responderam ac)amB todos.

E &oi assim 'ue o pal)a o 7ar"al)otas reencontrou a &elicidade 'ue# durante muitos anos# s1 conse%uira dar aos outros.

You might also like