You are on page 1of 31

MOTORESDECOMBUSTOINTERNA

COMBUSTVEIS
Prof.Msc.FabioTofoli

Definioeclassificao

Processodeproduo Combustveisdeorigemfssil

Estruturadoscombustveis
Parafinas (alcanos)
So hidrocarbonetos nos quais os tomos de carbono se ligam em cadeia linear (aberta), com ligaes simples. Os hidrocarbonetos parafnicos terminam em nano, sendo o prefixo relativo ao nmero de tomos de carbono na molcula (1met; 2et; 3prop; 4but; 5 pent; 6hex; 7hept

Estruturadoscombustveis
leofinas (alquenos)
So molculas com uma ou mais ligaes duplas entre tomos de carbono, carbono sendo as cadeias abertas. leofinas com mais de uma ligao dupla so prejudiciais na armazenagem de combustveis e por este motivo so geralmente retirados no processo de destilao dos combustveis.

Estruturadoscombustveis
Aromticos
So formados em cadeia fechada de 6 tomos de carbono com ligaes alternadamente simples e duplas. As fortes cadeias fechadas dos aromticos fazem com que sejam difceis de quebrar, com isto, sua temperatura de autoignio elevada. Desta forma, so compostos indicados para fazerem parte da gasolina, aumentado o ndice de octano, porem, so prejudiciais aos g gasleos p pois diminuem seu ndice de cetano.

Cancergeno g

Estruturadoscombustveis
Naftalenos
Tem a mesma frmula das leofinas (CnH2n) porem todas as ligaes entre tomos de carbono so simples. So tambm chamados de cicloalcanos ou cicloparafnicos porque a molcula em cadeia fechada.

Ciclopropano

Propriedadesdoscombustveis
Massa especifica () e viscosidade ()

Valortpico:NormaASTMD1655exige<8cSt a20C

Propriedadesdoscombustveis
Flash Point (ponto de fulgor)
a temperatura t t na qual l se produz d naturalmente t l t uma mistura it estequiomtrica do seu vapor com o ar. Essa mistura entra facilmente em ignio quando uma fonte exterior de ignio entra em contato. Desta forma, o flash point indica a flamabilidade (facilidade de ignio) de um combustvel.

E Exemplo l de d estequiometria t i t i paraagasolina li

Propriedadesdoscombustveis
Limite de Flamabilidade
Existem E it d i para cada dois d combustvel, b t l o superior i (LIF) e o inferior i f i (LSF). (LSF) Para que se tenha a combusto completa de um combustvel (IC) necessrio que ele esteja misturado com o ar e que esta mistura esteja dentro de certos limites que so determinados pelo limite de flamabilidade.

T Temperatura d Auto de A ignio i i


a temperatura na qual uma mistura combustvelar inicia espontaneamente p a sua combusto.

Temperatura adiabtica de chama


a temperatura do final da combusto de uma mistura estequimtrica sem perda de calor, ou seja, a mxima temperatura que se poder atingir na sua combusto.

Propriedadesdoscombustveis

Propriedadesdoscombustveis
Poder calorfico
a quantidade tid d de d energia i qumica i disponvel di l no combustvel b t l por volume ou massa do mesmo. Pode tambm ser referido por massa de mistura estequiomtrica arcombustvel. O poder calorfico calculado ou medido a partir da quantidade de calor extrado durante a combusto, considerando a temperatura dos reagentes iguais aos dos produtos da combusto. combusto Como um destes constituintes dos gases de escape gua, esta poder aparecer sob a forma de vapor ou lquido. A quantidade de energia referente ao calor latente de vaporizao dessa gua nos d a diferena entre o poder calorfico inferior PCI (vapor) e superior PCS (gua condensada). condensada) A diferena entre estes valores ser maior quanto maior for a porcentagem p g de hidrognio g no combustvel sendo maxmo p para o hidrognio e nula para o carbono.

Propriedadesdoscombustveis
Poder calorfico cont.
O hidrognio hid i presente t no combustvel, b t l se transformar t f em gua na reao de combusto. A gua dentro do calormetro condensada, o calormetro registrar uma quantidade de calor devido ao calor liberado pelo combustvel + condensao da gua, portanto PCS. A diferena entre PCS e PCI ser o calor latente de vaporizao da gua. Calor latente de condensao da gua (LH2O) a 18C = 2.458,2 kJ/kg

mH2O =massadeguaresultanteporunidadedemassadamistura

Propriedadesdoscombustveis

Propriedadesdoscombustveis
Produo de CO2
A emisso i dos d chamados h d gases de d efeito f it estufa t f um parmetro t que esta ganhando cada vez mais importncia no uso dos combustveis em larga escala. Comparativamente com a gasolina (ndice 100), os combustveis gasosos tem potencial de produzir CO2 menor devido a sua relao H/C ser maior.

Propriedadesdoscombustveis
Nmero de Octano
a resistncia i t i de d um combustvel b t l a detonao d t (knock). (k k) Pode ser medido por dois mtodos: RON (Research Octane Number): mtodo utiliza um motor de taxa de compresso varivel (Motor CFR) entre 4 e 18:1. O nmero de octano obtida comparandose resultados do combustvel a ser avaliado com aqueles obtidos com misturas de isooctano e nheptano. MON (Motor Octane Number): mtodo mais severo que simula um veiculo em uma subida longa. O nmero de octano determinado pr aquecendo d a mistura i d combustvel de b l e utilizando ili d se um motor com maior rotao e ponto de ignio varivel. nheptano: tem baixa resistncia detonao 2,2,4trimetilpentano (isooctano): alta resistncia a detonao Ex.: p para um p padro de octanagem g 80, misturase 80%v de isooctano e 20%v de nheptano

Propriedadesdoscombustveis
Para a regulagem do ndice de octano, podem ser utilizados aditivos, t i como o tetraetilchumbo tais t t til h b Pb(C2H5)4 e o tetrametilchumbo, t t til h b Pb(CH3)4, adicionados em quantidades de 0,08 0,09 cm3 por litro. No Brasil, estes aditivos so proibidos devido a sua alta toxidade. Em vez disso, utilizase o lcool etlico (C2H5OH), cujo teor varia, historicamente, entre 13 e 25% em volume. Assim, no se comercializa gasolina sem lcool (gasolina A), mas somente aquela com adio de lcool etlico anidro (gasolina C). Mtodo IAD (ndice Anti Detonante) (MON + RON)/2 Sensibilidade RON MON

Propriedadesdoscombustveis
Motorparadeterminaodo nmerodeoctanagem CFRF2U

Propriedadesdoscombustveis

Propriedadesdoscombustveis
Nmero de Cetano
Esta E t ligado li d a qualidade lid d de d ignio i i do d leo l combustvel b t l e tem t i fl i influncia direta na partida do motor, no funcionamento sob carga e nas emisses. O nmero de cetano a propriedade de um combustvel que descreve como este entrar em autoignio. Fisicamente o nmero de cetano o tempo decorrido entre o incio da injeo e o incio a combusto, e denominado atraso de ignio. Um longo atraso provoca acmulo de combustvel j vaporizado e sem queimar na cmara, que tende a se queimar de uma s vez, provocando uma subida brusca de presso na cmara e, e consequentemente, consequentemente um forte rudo caracterstico, chamado de batida diesel.

Propriedadesdoscombustveis
Nmero de Cetano cont.
O procedimento di t de d ensaio i consiste i t em executar t o teste t t do d combustvel b t l em condies de velocidade, carga e temperatura de admisso pr determinadas. O atraso de ignio ajustado de modo que o incio da injeo seja de 13 APMS, e a taxa de compresso ajustada para que o incio da combusto seja no PMS. O combustvel comparado com o resultado de duas misturas preparadas com combustvel de referncia. O nmero de cetano ser determinado dete ado pe pela a interpolao te po ao linear ea do nmero e o de ceta cetano o dos combustveis de referncia.

Propriedadesdoscombustveis

Motorp paradeterminao do ndicedecetano CFRF5

Combustveis
Gasolina
um combustvel b t l constitudo tit d basicamente b i t por hidrocarbonetos hid b t e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos so, em geral, mais "leves" do que aqueles que compem o leo diesel, pois so formados por molculas de menor cadeia carbnica (normalmente de 5 a 10 tomos de carbono). Alm dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina tambm pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrognio. A gasolina tipo A a gasolina sem lcool, ou seja, conforme ela produzida d id nas refinarias fi i ou petroqumicas. i N Brasil, No B il por lei, l i obrigatria a adio de lcool (pouco mais de 20%), gerandose assim a gasolina C, que vendida nos postos.

Combustveis
Gasolina cont.
Atualmente At l t encontram t senocomrcio i vrios i tipos ti d degasolina li queso: Gasolinapodium (IAD95 recomendadopararv 10:1). Gasolinadosupraaditivada(IAD87). Gasolinacomum(IAD87)).

Combustveis
leo Diesel
Combustvel C b t l derivado d i d do d petrleo, t l constitudo tit d basicamente b i t por hidrocarbonetos, o leo diesel um composto formado principalmente por tomos de carbono, hidrognio, e em baixas concentraes, por enxofre, nitrognio e oxignio. Diesel comum nmero de cetano mnimo 42; S500 (metropolitano) ou S1800 (interior) Diesel S10 nmero de cetano mnimo 48 Diesel ese S50 nmero e o de ceta cetano o mnimo o 46 6

Combustveis
Biodiesel
O biodiesel bi di l um combustvel b t l produzido d id a partir ti de d leos l vegetais t i extrados de diversas matriasprimas, como palma, mamona, soja, girassol, dentre outras. Por advir de fontes renovveis e ser menos poluente ele ecologicamente correto. O biodiesel est sendo adicionado, na proporo de 5%, aos tipos de diesel (comum ou aditivado) e no necessitam de qualquer adaptao para receber a mistura. Na Europa o biodiesel j vem sendo utilizado em vrios pases. Mtodo todo de p produo: oduo Transesterificao a seste cao

Combustveis
Biodiesel cont.
P bl Problemas encontrados t d no incio. i i

Combustveis

Combustveis
Etanol
Combustvel C b t lobtido btid apartir ti d dacanade d acar, queajuda j d nareduo d do d gscarbnicodaatmosferaatravsdafotossntesenoscanaviais. Almdisso,oplantioecultivodacanadeacaraumentamaumidade doarearetenodasguasdachuva. Seguindorecomendaesespecficas,podesermisturadoaodiesele gasolina comotambmpodeserutilizadosemaditivos, gasolina, aditivos semquecom issoomotorsofradanos. Co o edeterminado Conforme dete adona aResoluo eso uoANPn.36,oeta etanol o a anidro d o combustvel(AEAC),queadicionadogasolina,recebeadiode corantelaranjaenquantoqueoetanolhidratadocombustvel(AEHC) deveapresentarse"lmpido lmpidoeincolor incolor. Octanagemmdia=110

Combustveis
Outros combustveis
GNV(gsnaturalveicular) constitudopredominantementepormetano(CH4) HBio Processodeobtenodoleodieselapartirdeleosdeorigem animalevegetalporhidroconversocataltica. Biogs Produzidoapartirderesduosorgnicosecompostobasicamentede metano(CH4),dixidodecarbono(CO2),nitrognio(N2),hidrognio (H2), ) oxignio(O2), ) egssulfdrico(H2S). S)

Combustveis

FIM

You might also like