You are on page 1of 38

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA

DEPARTAMENTO DE SISTEMTICA E ECOLOGIA Prof. Tarcisio A. Cordeiro

Disciplina:

ECOLOGIA BSICA
Aula 5.1 Biologia da Conservao. <ECOLBAS_5.1>
Cathartes aura (Linnaeus, 1758), urub de cabea vermelha, ave neotropical de grande porte, envergadura at 1,8 m, bastante arredia mas freqentemente avistada sobrevoando a zona da mata paraibana. Mais no site: Aves de Rapina Brasil, Foto: Tambaba PB, TACordeiro 2007

2012

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


A TRAGDIA DOS COMUNS

5.1.2

Com este ttulo, o eclogo Garrett Hardin publicou um artigo que logo se tornou bastante popular entre os acadmicos (Science 162, 1968), criando sem querer uma expresso que seria a metfora do sculo XX e XXI. Hardin se ocupou de trazer tona questes importantes para o meio ambiente e que no podem ser solucionados pela cincia ou tecnologia, pois tem a ver com a prpria natureza humana. A tragdia dos comuns o dilema que surge quando muitos indivduos, agindo de forma independente e racional, sem qualquer m inteno, tratando somente de seus negcios, iro, ao final de um tempo, esgotar um certo recurso limitado e compartilhado, mesmo quando est claro que isto no o interesse de nenhum deles. O nome foi tirado de um texto de 1833, de W. F. Lloyd, que usou como exemplo as pastagens comunitrias da Inglaterra medieval. medida que novos animais nasciam, os pastores os agregavam ao rebanho no pasto comunitrio e com isso, lentamente, diminuam a qualidade do terreno. Fazendo assim, o pastor que aumentou seu rebanho ganhava para s o benefcio de um animal a mais e socializava o prejuzo de um pasto menos produtivo. Todos agindo desta forma acabam por erodir o recurso at o final.
wallpapers-free.org

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


A TRAGDIA DOS COMUNS cont.

5.1.3

Vrios exemplos deste processo foram registrados na literatura, um dos mais dramticos o dos Rapa Nui, povo da Ilha da Pscoa que cresceu acima da capacidade de suporte de seu pequeno mundo; com a fome veio a desestabilizao social e at o canibalismo. Mais recentemente, podemos ver a utilizao de gua para irrigao que acabou por secar o Mar Aral, o final da pesca do esturjo, do salmo (por conta do represamento dos rios), a pesca do bacalhau e do atum em alto mar, sandstorm no oeste norte-americano e desertificao em vrios pases, aquecimento global, e por a vai. O que Hardin procurou trazer tona foi que nossa sobrevivncia depende de uma nova tica.
4

Gadus morhua - captura entre 1950 e 2006 WWW.FAO

O Mar Aral chegou a produzir mais de 25.000 t/ano de pescado. Imagem: uzbekistan.cedmultimedia.com

milhes de ton.

1975

2000

1950

1955

1960

1965

1970

1980

1985

1990

1995

2005

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Biologia da Conservao versus Tragdia dos Comuns

5.1.4

A eficincia com que a espcie humana vem se apropriando de todos os espaos e recursos do planeta comeou a preocupar cientistas e cidado na segunda metade do sculo XX, a Biologia da Conservao surgiu como uma resposta da comunidade cientfica para reverter este quadro. O termo foi usado pela primeira vez como ttulo de uma conferncia em 1978, na Univ. da Califrnia, poca do incio dos movimentos de proteo ambiental nos pases desenvolvidos. Normalmente, esse termo se refere atividade de proteo sistemtica de recursos naturais, tais como florestas e biodiversidade, mas tambm o nome da cincia que busca a viabilidade ambiental (ou sustentabilidade) da espcie humana, bem como o nome de uma sociedade e uma revista cientfica que so referncias para profissionais e estudantes. Para Jordan (1995)1, biologia da conservao uma filosofia de gesto do uso do meio ambiente, de forma a no esgot-lo e evitando a extino de espcies. Para outros autores, a biologia da conservao uma cincia como tantas outras, mas com dois aspectos bem caractersticos, uma cincia normativa e essencialmente multidisciplinar.
1Jordan,

Carl (1995). Replacing quantity with quality as a goal for global management.

Figura acima: cabealho da pgina da Society for Conservation Biology.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Mas afinal, para que conservar ou preservar? A resposta a essa pergunta tem teores cientficos e tambm morais, o resultado uma cincia normativa, que possui uma tica.

5.1.5

Diferente da maioria das outras cincias, a Biologia da Conservao fundamentada em certos valores morais e quando aplica mtodos cientficos, o faz com o objetivo de alcanar esses valores. Os bilogos da conservao no so neutros em relao preservao da biodiversidade, ao contrrio, so convictos de que a preservao da biodiversidade necessrio e que sua perda ruim. Alguns crticos sempre aparecem dizendo que a cincia deve ser neutra, mas na realidade a maioria das cincias aplicadas mostra-se normativa. A medina por ex.: busca a sade e o bem estar, operando contra a doena, a dor e a morte; logo, na medicina sade bom, doena ruim. Para o bilogo da conservao, extino e degradao ambiental so ruins, biodiversidade e ambiente saudvel so bons.

A fsica, a qumica e a biologia so ditas cincias descritivas, basicamente se ocupam de desvendar como a natureza . J a medicina, esttica, tica e cincias agrrias, por ex., so cincias normativas.

Imagem: Green new deal, The Rag Blog

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Sobre a tica da Biologia da Conservao

5.1.6

A Biologia da Conservao se apia em alguns poucos valores morais, os quais definem os princpios ticos e ideolgicos que norteiam a atividade1: (I) Toda espcie tem o direito de existir, cada uma sobrevivente e resultado de processos evolutivos que a tornou apta a ocupar o seu habitat; (II) Todas as espcies so interdependentes, pois estas interagem de modo complexo no mundo natural e a perda de uma espcie tem conseqncias sobre as demais; (III) A espcie humana existe dentro das mesmas limitaes que as demais espcies, devendo permanecer em sintonia com a capacidade do meio ambiente em sustent-la, sob pena de prejudicar a si mesma e as outras espcies; (IV) A sociedade tem responsabilidade de proteger a Terra, devendo usar os recursos de modo a no esgot-los para as prximas geraes; (V) O respeito pela diversidade humana compatvel com o respeito pela diversidade biolgica, tal como valorizamos a diversidade cultural, valorizamos a diversidade biolgica; (VI) A natureza tem um valor intrnseco que transcende o seu valor econmico, e isto deve ser o ponto de partida para o seu uso racional; (VII) A diversidade biolgica necessria para manter o funcionamento dos ecossistemas dos quais todos dependemos.

1Modificado

de Primack, R. B.; Rodrigues, E. Biologia da conservao. Londrina: Vida, 2001. 328 p.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Do que feita a Biologia da Conservao?

5.1.7

A multidisciplinaridade na Biologia da Conservao pode ser facilmente entendida a partir do momento em que se ajusta a teoria geral de sistemas2 ao estudo do meio ambiente; logo percebemos que o um ecossistema constitudo de muitas partes e que todas as suas partes precisam funcionar dentro de certos limites, fora dos quais o ecossistema ir perder produtividade, diversidade ou ir apresentar uma reduo nos servios ambientais. Ao lado, um fluxograma simplificado de um ecossistema estuarino, aonde processos fsicos, qumicos, biolgicos e sociais esto atuando. Se tudo estiver em ordem, bens e servios podem ser obtidos deste esturio.
Fonte: Odum et al., 1997. Ecossistemas e Polticas Pblicas. UNICAMP/Ortega

2 Bertalanffy,

Ludwig von (1976). General System Theory: Foundations, Development, Applications.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


O que preciso?

5.1.8

Assim sendo, a biologia da conservao lana mo de cincias tais como a ecologia, gentica, sistemtica, geologia, hidrografia, meteorologia, qumica, geografia, sociologia, direito, economia e outras que por ventura se tornem necessrias. Neste processo, bem comum relacionar questes ambientais com aspectos da vida e cultura humanas, em muitos casos recorre-se etnoecologia, aonde culturas tradicionais nos mostram formas de uso sustentveis dos ecossistemas.

BIOLOGIA DA CONSERVAO

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Afinal, o que biodiversidade?

5.1.9

No h uma definio consensual de biodiversidade. Uma definio bastante popular seria:

"medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas.


Isto equivale dizer: o nmero de espcies em um dado ecossistema. Esta definio inclui diversidade dentro da espcie, entre espcies e diversidade comparativa entre ecossistemas. Outra definio, mais desafiante, seria: "totalidade dos genes, espcies e ecossistemas de uma regio". Esta definio unifica os trs nveis tradicionais de diversidade entre os seres vivos: DIVERSIDADE GENTICA - diversidade dos genes em uma espcie, informao muito importante para a conservao, principalmente em populaes pequenas e ou isoladas.. DIVERSIDADE DE ESPCIES ou diversidade biolgica clssica, a riqueza de espcies nos diferentes ambientes. DIVERSIDADE DE ECOSSISTEMAS - diversidade em um nvel mais alto de organizao, ecossistemas presentes em uma certa regio ou em um bioma.
Texto modificado de Wikipdia: Biodiversidade

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Biodiversidade? Cont.

5.1.10

Em qualquer definio, biodiversidade uma propriedade que pode ser medida, mas no uma tarefa fcil haja visto que a empreitada requer o trabalho de anlise de uma legio de especialistas para observar e identificar todas as espcies de todos os grupos em um dado ecossistema. Recentemente o nmero de espcies catalogadas foi estimado em 1.438.769 spp.
Tabela de um trabalho recente sobre o nmero global de espcies, catalogadas e estimadas.

Mora, C.; Tittensor, D.P.; Adl, S.; Simpson, A.G.B.; et al. 2011. How Many Species Are There on Earth and in the Ocean?. PLoS Biol 9(8): e1001127. doi/10.1371/journal.pbio.1001127

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


QUANTAS ESPCIES EXISTEM? Qual o tamanho da biodiversidade?

5.1.11

Estudos diferentes apresentam resultados distintos, na verdade ningum sabe ao certo. Estimativas do nmeros espcies j descritas variam entre 1,5 e 2 milhes. Alguns autores acreditam que existam ainda outros 10 milhes de espcies a serem descritas.
Nmero total global de espcies descritas e estimadas segundo o WCMC (1992). grupos Insects Fungi Arachnids Nematodes Viruses Bacteria Plants Protozoans Algae Molluscs Crustaceans Vertebrates Total espcies descritas 950.000 70.000 75.000 15.000 5.000 4.000 250.000 40.000 40.000 70.000 40.000 45.000 1.700.000 Proporo entre o nmero estimado de espcies em cada grupo; a rea interna da pizza mostra o quando do que j foi formalmente descrito.

nmero % espcies estimado de descritas espcies 8.000.000 11,9 1.000.000 7,0 750.000 10,0 500.000 3,0 500.000 1,0 400.000 1,0 300.000 83,3 200.000 10,0 200.000 10,0 200.000 35,0 150.000 26,7 50.000 90,0 12.500.000 13,6

World Conservation Monitoring Centre (WCMC). 1992. Global Biodiversity: Status ofthe Earth's living resources. Chapman & Hall, London, 594pp. PDF em Archive.org

Purvis, A. and Hector, A. 2000. Getting the measure of biodiversity. Nature, 405 (6783): 212-219. http://dx.doi.org/10.1038/35012221

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao

5.1.12

O mar cobre 2/3 do planeta, porque existem to poucas espcies marinhas? Se a vida se originou nos oceanos, sendo o primeiro habitat, como se explica a pequena diversidade de espcies em relao aos continentes? A palavra chave para esta resposta a estabilidade. O ambiente marinho muito mais estvel que o terrestre. As condies uniformes por extensas reas e perodos no pressiona os organismos novas adaptaes.

(16%)

98% das espcies marinhas so bentnicas, somente 2% so planctnicas.

75% dos animais terrestres so insetos, que se fossem ignorados, deixariam os oceanos com 45% das espcies animais.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


A diversidade de Ecossistemas.

5.1.13

Corresponde variedade estrutural e funcional dos ecossistemas presentes em uma regio; difcil de ser avaliada porque seus limites geralmente so tnues. Geralmente so resultado de variaes no solo, topografia, umidade, luminosidade, etc.

Quantos ecossistemas aparecem na imagem ao lado?


Mar aberto, mar interno, recifes de coral, praia, manguezal, restinga, urbanidade, esturio, mata atlntica.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao

5.1.14

A diversidade de Paisagens o resultado do mosaico formado por ecossistemas adjacentes. descrita em funo da superfcie dos ecossistemas, a distncia entre eles, do nmero de bordas e da conectividade entre habitats, do clima e do grau de fragmentao, entre outros aspectos.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


i.

5.1.15

O primeiro passo para se determinar a riqueza de espcies delimitar o tamanho da rea a ser estudada. ii. O segundo estabelecer quais grupos vo ser estudados. Para efeito de diagnsticos ambientais comum se escolher plantas superiores e aves. iii. Algumas espcies de plantas e de aves so muito exigentes quanto s condies ambientais e podem indicar um maior ou menor grau de conservao (qualidade ambiental). iv. Em seguida determina-se o esforo amostral, ou seja, o tamanho e nmero de amostras.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao

5.1.16

Podemos lanar mo de grficos como este para saber se o esforo amostral reflete a diversidade do ambiente em estudo.
Ex.: aps a anlise da 5 amostra percebemos que a curva de n de espcies apresenta ainda uma forte tendncia ascendente; sabemos que ainda existe um grande nmero de espcies a serem encontradas.

diversidade de besouros da Mata do Amm entre 1995 e 2000


250 200

n espcies

150 100 50 0 1 6 11 16 21 26 31 amostras

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao

5.1.17

Um ndice de diversidade mais realista deve considerar no somente o nmero de espcies, mas tambm a abundncia que elas apresentam nas amostras. Um ndice muito comum em ecologia o de Shannon (H). Os seus autores, Shannon e Wiener, utilizaram a teoria da informao para a criao da equao. O clculo simples e os resultados indicam que: Valores prximos de 0 indicam baixa diversidade e alto grau de dominncia por uma ou poucas espcies.

Valores maiores que 0 indicam maior nmero de espcies e uma abundncia eqitativa, ou seja, menor dominncia de uma ou poucas espcies.

H = - Pi . ln2 Pi
Pi o n indivduos da espcie i dividido pelo total de indivduos de todas as espcies na amostra (n/N).

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao

5.1.18

SHANNON-WIENER H = - Pi . ln2 Pi H = ndice de Shannon Pi = n exemplares da espcie i divididos pelo total de exemplares da amostra

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


OS CONCEITOS PMV E MAR.

5.1.19

Denomina-se Populao Mnima Vivel (PMV) o menor nmero de indivduos de uma espcies isolada com certas chances (em geral 95%) de manter a populao no futuro (de 100 a 1.000 anos). A Mnima rea Requerida (MAR) refere-se rea necessria para a PMV; quanto maior a massa corprea, maior dever ser a rea para abrigar essas populaes. Quase todas as MAR determinadas para abrigar grandes mamferos se mostraram muito pequenas.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Quem quem...
Conservacionistas, defendem ou praticam o uso racional dos recursos naturais. Preservacionistas, defendem a idia de que algumas reas devam permanecer intocveis e que sua biodiversidade seja mantida sem a explorao ou qualquer outra interveno humana. Ambientalista, algum engajado em mitigar ou evitar os impactos antrpicos ao meio ambiente, atravs de aes e demonstraes. No sendo necessariamente um eclogo, tem a proteo ambiental como uma prtica da cidadania.

5.1.20

Eclogo, profissional formado na rea de meio ambiente. Ecologista, traduo equivocada do ingls ecologist (= eclogo). Ruralistas, tal como os Rapa Nui, cortaro at a ltima rvore... Ronaldo Caiado, DEM-GO

Ecoloucos, ecootrios, ecoxiitas, zambientalistas, militontos, ecotalibs, ecochatos e etc., querem matar os fazendeiros de fome.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


DESMATAMENTO E O MITO DA GERAO DO EMPREGO RURAL: UMA ANLISE PARA A MATA ATLNTICA Por CARLOS EDUARDO FRICKMANN YOUNG Professor Adjunto, IE/UFRJ

5.1.21

INTRODUO Sem dvida alguma, as questes do crescimento econmico e, em particular, da gerao de empregos, so preocupaes fundamentais para a sociedade brasileira. A economia passou por grandes dificuldades nos ltimos anos e, embora a estabilidade de preos tenha sido mantida, o baixssimo nvel de atividades combinado com alto desemprego tem gerado um clima de frustrao e desnimo... ...Entretanto, na busca por identificar culpados para essa falta de dinamismo econmico, tem sido freqente imputar s polticas ambientais a responsabilidade pelo baixo nvel de investimento e por restries expanso do setor produtivo. Nas reas industrial e energtica, argumenta-se que os procedimentos de licenciamento ambiental so excessivamente rigorosos e/ou lentos, e que isso acabaria desestimulando os empresrios a aumentar a capacidade instalada. Na rea agrcola, um velho lema defendido por parte dos proprietrios rurais que o Cdigo Florestal imobiliza reas agrcolas considerveis, o que acabaria reduzindo a produo e o emprego no setor agropecurio. Tais crticas carecem de maior fundamentao analtica, terica e emprica, em ambas as reas. O objetivo deste texto questionar a validade do argumento de que o desmatamento uma necessidade para a gerao de empregos no campo. Para tal, alm de uma anlise histrica, so apresentados os resultados de uma srie de estudos que mostram como o desmatamento no foi acompanhado pela gerao de empregos em municpios no domnio de Mata Atlntica no perodo 1985/96.
Leia mais: M. S. Milano; L. Y. Takahashi; M. L. Nunes. (Org.). Unidades de Conservao: Atualidades e Tendncias 2004. Curitiba: Fundao O Boticrio de Proteo Natureza, pp. 20-37.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


O que seria a biologia da conservao na prtica?

5.1.22

Hoje, cada vez mais as atividades humanas refletem a preocupao ambiental, hbitos seculares vem sendo revistos e adequados luz de novos conhecimentos, por ex. a figura abaixo: skyline logging em Tierras Bajas, Bolvia. A forma tradicional de ocupao pode ser vista direita da imagem, parcelas retangulares e totalmente limpas.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Continuando...

5.1.23

Agora em uma vista de maior altitude, v-se que a ocupao tradicional no respeitou topografia, matas ciliares e no reteve quase nada do ecossistema original. Em contraposio, o skyline logging permitiu a manuteno de matas contguas, matas ciliares, corredores e maior variabilidade ambiental, permitindo a conservao de um nmero maior de espcies.

rea da foto anterior

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


E terminando...

5.1.24

Analisando a paisagem a 250 km de altitude, podemos ver que uma rea de floresta tropical equivalente da Sua (41 mil km2) foi removida para dar lugar agricultura. Neste caso, a ocupao ordenada simplesmente intil, insuficiente para mitigar a antropizao de toda a regio: a ao tardia e de pequena escala. Concluso: teria sido melhor manter o remanescente florestal intacto e usar o skyline logging em regies ainda no to devastadas.

reas das fotos anteriores

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Mas o que deu errado?

5.1.25

Uma comparao entre o pensamento tecnolgico e o pensamento ecolgico facilita a compreenso do porque as tecnologias convencionais tem operado ignorando o meio ambiente, exceto quando se trata de busca de fontes de materiais ou de determinar locais para jogar resduos, ou ainda condies e restries para conquistas regionais.

TECHNOLOGICAL THINKING PARTS - Focus on parts and how they connect for immediate performance. ANALYSIS - Problems reduced or taken apart for understanding (Whole = sum of parts). OBJECTS - World as collection of objects; relationships secondary. HIERARCHIES - Gives sense of rigid structures of domination and control. STRUCTURE - Product- oriented thinking, often in terms of closed systems.

ECOLOGICAL THINKING PATTERNS - Focus on patterns, context, connectedness, and relationships. CONTEXT - Need understanding of parts in context of larger whole (Whole > sum of parts). RELATIONSHIPS - Objects are networks of relationships. NETWORKS - Multileveled order of interdependence of all parts. PROCESS - Contextual thinking or weaving together to make sure there is free flow in network; structure follows. Often open systems.

Table 1: Technological Thinking vs. Ecological Thinking (adapted from FRITJOF CAPRA).

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Objetivos da Biologia da Conservao

5.1.26

Seu maior objetivo a manuteno da sade ambiental do planeta, levando em conta alguns aspectos: i) manuteno dos servios ambientais, ii) de seus recursos, iii) de seus habitats e iv) biodiversidade.

Poderia se complementar ainda que esta tica parte do consenso que os servios e a produtividade ambientais dependem de um balano na intensidade de uso dos hbitats e da biodiversidade. Quando esses limites so conhecidos e respeitados a utilizao de recursos tornase sustentvel. Procurando esse equilbrio, existe muita pesquisa por materiais e fontes de energia associada conservao ambiental, possivelmente to importante quanto a proteo ambiental em s. Ex. energias renovveis, qumica verde e consumo consciente. Green Chemical Alternatives Purchasing Wizard
uma ferramenta on-line produzida e mantida pelo MIT e que permite a busca por alternativas ambientalmente menos deletrias para produtos qumicos usados em processos industriais ou em laboratrios de pesquisa.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Estudo de caso. A poltica ambiental da empresa Fuji.
Basic Environmental Plan Fuji Machine Manufacturing Co., Ltd. recognizes that conservation of the environment is the most important issue common to all humanity and that corporate activity must consider environmental issues...
Mais em: http://www.fuji.co.jp /e/company/environment.php

5.1.27

Air conditioning powered by geothermal energy (earth tubes) was introduced, resulting in significant energy savings.

The graph to the left shows the amount of consumed electricity required to achieve 10,000 CPH (placement count for electronic parts per hour). In comparison with the CP-643E, an older machine, the NXT II can produce the same volume using one fifth of the electricity.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


De uma cincia para um movimento social e vice-e-versa.
Um livro sobre o efeito de pesticidas, A primavera silenciosa, da ecloga Rachel Carson, gerou um grande movimento popular na dcada de sessenta e deu origem s vrias ongs. No incio da dcada de 70 foi criado a agncia ambiental americana (EPA) e no final dessa dcada expresses como biodiversidade e conservao j eram bem empregadas. Nessa atmosfera foi criada a Biologia da Conservao, para diminuir e tentar reverter o estrago que os humanos fazem na biosfera. Para o cidado comum, a tica da conservao s vezes expressada pelos 5Rs: Reduzir, Reciclar, Recusar, Reutilizar, Repensar (em algumas verses, Reeducar ou Reagir). Esta tica social est relacionada com o consumo preferencial de produtos de origem local, evitando produtos de empresas ambiental e moralmente questionveis, buscando o uso sustentvel e eficiente dos recursos naturais.

5.1.28

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Quais so as ameaas Biodiversidade?

5.1.29

Extino natural. Extino de espcies um evento natural e se olharmos a histria da vida na Terra, pode-se considerar uma rotina, estimou-se que a extino foi o destino de 99,9% das espcies que j surgiram na Terra e que a durao mdia de uma espcie tipicamente 5 a 10 milhes de anos1. A taxa de extino nos ltimos 200 milhes de anos foi de 1 a 2 espcies por ano, nmero modesto em comparao com os 5 episdios de extino em massa da histria geolgica da Terra; na ltima, h 65 m.a., foi quando os dinossauros desapareceram. Extino por aes humanas. Atualmente a taxa de extino de espcies a mais alta j observada, maior do que em qualquer evento extremo do passado da Terra, as estimativas variam de 100 a 1000 vezes a taxa de extino normal, em mdia acontece uma extino a cada 20 minutos2; vrios eclogos prevem a extino de metade de todas as aves e mamferos em 200 a 300 anos. As principais causas so a destruio de habitats, a introduo de espcies invasoras e a captura para diversos fins3.
M.E.J. and Palmer, R.G. 1999. Models of extinction: a review. arXiv.org/9908002. PDF 2Levin, D. A., and Levin, P.S. 2002. The Real BioDiversity Crisis. (Macroscope). American Scientist 90.1. Academic OneFile 3WCMC. 1992. Global Biodiversity: Status of the Earth's living resources. Chapman & Hall, London, 594pp. PDF em Archive.org
1Newman,

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao

5.1.30

Imagem: Cain, Bowman e Hacker, 2011. Ecologia. Artmed. 640pp

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao

5.1.31

Figure 1: Relationship between extinction rates and the time interval over which the rates were calculated, for mammals. From Barnosky, A. D. et al. 2011. Has the Earths sixth mass extinction already arrived? Nature 471: 5157. http://dx.doi.org/10.1038/nature09678

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Como ser a biodiversidade em 2100?

5.1.32

The Sustainable Scale Project: http://www.sustainablescale.org

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Movimentao social

5.1.33

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


Exemplo de Movimento social/acadmica.

5.1.34

As pginas do site Mestres do Mundo dedicado aos alunos de mestrado de todas as reas e alm de fornecer vrios recursos para o dia a dia acadmico, se ocupa muito com a responsabilidade da espcie humana na sade do planeta.

Veja o banner na ntegra:


http://www.onlinemastersdegree.co m/infographics/mankindsresponsibility-of-earths-health/

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao

5.1.35

Imagens: www.burdr.com

William Lishman

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao

5.1.36

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao

5.1.37

Leis para conservao da Mata Atlntica ficaram 13 anos aguardando aprovao. Emendas para aumentar o salrio dos deputados: 1 dia.

ECOLOGIA BSICA. Biologia da Conservao


global classification system based either on community structure and function or species composition

5.1.38

http://www.unescap.org/stat/envstat/stwes-26.pdf

You might also like