You are on page 1of 10

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM POLTICAS PBLICAS III JORNADA INTERNACIONAL DE POLCAS PBLICAS QUESTO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO NO SCULO XXI

UFMA

DIFERENA E PLURALISMO: a prtica da tolerncia na modernidade e sua prtica nas sociedades contemporneas em estados multiculturais Aurena Maria de Oliveira*
RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar o sentido universal e excludente que a palavra tolerncia adquiriu na modernidade e o enfrentamento contemporneo, por parte de um estado multicultural e tolerante, da problemtica da prtica da tolerncia em situaes nas quais a no-aceitao das diferenas e as conseqentes excluses destas se manifestam. Assim sendo, a indagao que se procura responder refere-se ao fato de como tolerar num contexto globalizado, plural e multivocal, grupos intolerantes que atuam no sentido de oprimir vozes historicamente marginalizadas, negando a estas o direito de existir. Palavras-Chaves: Tolerncia, Intolerncia, Pluralismo, Diferenas, Estado Multicultural. ABSTRACT This work has as objective analyzes the universal and excluding sense that the word tolerance acquired in the modernity and the contemporary enfrentamento, on the part of a state multicultural and tolerant, of the problem of the practice of the tolerance in situations in the ones which the noacceptance of the differences and the consequent exclusions of these they show. Being, the inquiry that she try to answer refers like this to the fact of how to tolerate in a context globalizado, plural and multivocal, intolerant groups that act in the sense of oppressing voices historically marginalized, denying her/it these the right of existing. Word-keys: Tolerance, Intolerance, Pluralism, Differences, state Multicultural.

1 INTRODUO

modelo

de

cincia

moderna

expresso,

sobretudo

nos

cnones

positivistas/evolucionistas, assentou-se na concepo de uma razo que acreditava poder retratar a realidade com acurada objetividade, levando conseqentemente o (a) cientista ao encontro de uma verdade, esta absoluta e universal. Tal perspectiva de cincia promoveu, entre outros fatores, fundamentos para a destruio do Outro, esse Outro o diferente, o marginalizado, o no-europeu, que no se enquadrava nos padres vigentes. Assim sendo, o que esse paradigma gerou relaciona-se diretamente com o problema da

tolerncia/intolerncia posto que o trato com uma razo excessivamente dura que
*

Doutora. Docente do Departamento de Letras e Cincias Humanas- UFRPE. So Lus MA, 28 a 30 de agosto 2007.

III JORNADA INTERNACIONAL DE POLTICAS PBLICAS

serviu/serve de fundamento para a descoberta de verdades universais, certezas absolutas, coloca-nos frente a frente com a problemtica da excluso social. Dessa forma, a essa possibilidade de excluso e de intolerncia que Clodoaldo M. Cardoso em "Tolerncia e seus Limites: um olhar latino-americano sobre a diversidade e desigualdade" (2003) sublinha quando afirma que no campo da identidade, a prpria busca da tolerncia na modernidade, significando algo puro, homogneo, concebido em termos de valor universal, conduziram a um iderio tal que, negando a pluralidade humana, relegou o diferente, o no-idntico ao lugar do submisso, do anormal, do estranho, do no-existente ou do manipulvel. Discutindo acerca dos sentidos que a tolerncia adquiriu na modernidade afirma:
O termo tolerncia no iderio do sculo XVII e XVIII revela uma forte influncia do princpio de identidade da tradio metafsica. (...) a fora polarizadora da cultura europia. Os chamados valores universais, como os direitos fundamentais do homem, na realidade quase no levavam em conta a diversidade tnica, racial e cultural de toda a humanidade. Falava-se de um homem como se fosse o homem. A pluralidade humana tinha como modelo (edos) de realizao (tlos) a identidade do homem europeu (CARDOSO, 2003, p. 128).

Essa perspectiva de tolerncia, alicerada nos ideais da cincia moderna, no levou em considerao a constituio da identidade a partir do Outro, do diferente, pelo contrrio, sua constituio fundamentou-se na negao deste. Dessa forma, acerca desta concepo que a palavra tolerncia adquiriu na modernidade e das implicaes dessa perspectiva no sentido da manuteno de excluses de grupos sociais, estes grupos colocados margem justamente por serem diferentes, que pretendemos discutir de modo sucinto neste trabalho. Assim, procura-se num primeiro momento examinar a relao existente entre tolerncia e excluso no perodo moderno para em seguida, nas concluses, analisar a prtica da tolerncia nas sociedades contemporneas, marcadas pelo pluralismo e pela manifestao de vrias vozes que querem se fazer ouvir.

2 A TOLERNCIA UNIVERSAL E INTOLERANTE DA MODERNIDADE

Clodoaldo M. Cardoso (2003) em livro acima mencionado, discute os sentidos que a palavra tolerncia adquiriu na modernidade chamando a ateno para o fato de que a concepo que essa palavra obteve nesse perodo, conduziu excluso social de grupos sociais que foram historicamente marginalizados por no se enquadrarem na viso, no modelo dos povos europeus. Assim que afirma, a partir do trabalho de Leopoldo Za, que essa viso excludente marca profundamente duas grandes declaraes modernas; estas so a Declarao da Independncia dos EUA de 1776 e a Declarao dos Direitos do
III JORNADA INTERNACIONAL DE POLTICAS PBLICAS So Lus MA, 28 a 30 de agosto 2007.

Homem e do Cidado da Revoluo Francesa de 1789 posto que nelas encontramos a reivindicao de direitos iguais, mas s para semelhantes, no caso europeus, medida que no se feita meno aos direitos dos no-europeus:
Nos EUA, os europeus de fora da Europa buscavam os mesmos direitos de dentro da Europa. Na Revoluo Francesa, tambm eram europeus (franceses) exigindo igualdade e liberdade entre si mesmos. Nessas declaraes no se falou em nome de outras raas e culturas. A universalidade presente nelas, na realidade, expressa apenas a cultura europia, uma vez que o parmetro para determinar a igualdade entre os homens a capacidade de fazer bom uso da razo, cujos princpios foram estabelecidos por eles prprios. A anlise das declaraes e os fatos da poca podem ilustrar e apresentar a tese do professor mexicano. Por exemplo, a Declarao da Independncia dos EUA, redigida pelo liberal Thomas Jefferson, funda-se nas idias da Ilustrao. Sem dvida o texto fala da liberdade e igualdade entre todos os homens: 'que todos os homens so criados igualmente, que eles so dotados pelo criador com certos direitos inalienveis, que entre eles est a vida, a liberdade e a busca da felicidade'. Entretanto, fatos como a restrio do voto feminino e a escravido dos negros nos EUA mantida ainda por quase cem anos aps essa Declarao contradizem a inteno de universalidade da mensagem escrita. De fato, a burguesia americana lutava pelos direitos de liberdade e igualdade no comrcio dominado pela burguesia da metrpole inglesa. A mesma contradio entre a letra e a vida encontra-se na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, da Revoluo Francesa. De um lado, o texto visava definir princpios vlidos para todos os homens em qualquer espao e tempo; por outro, a carga semntica de expresses como sociedade, ordem pblica, lei, nao, cidado, representantes, empregos pblicos e escrever livremente revela o horizonte cultural do homem europeu (Ibid., p. 128 e 129).

Indo ainda mais longe, o mesmo autor chega a defender que a prpria Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 tambm exclusivista tendo em vista que "... contm uma linguagem redigida do ponto de vista da identidade masculina. Basta observar, o uso do termo 'homem' como termo universal" (Ibid., p. 129). Para ele ento, a associao, vinculao que as palavras tolerncia e identidade adquiriram na modernidade, tanto na esfera poltica como religiosa, relaciona-se ao fato de que, no mundo religioso, inicialmente, a tenso entre identidade e diversidade se deu com a submisso desta quela: A tolerncia diversidade de posies religiosas no chegou a ultrapassar rigorosamente os limites da identidade do prprio cristianismo como a nica religio verdadeira. A tolerncia religiosa fundamental referia-se convivncia entre cristos papistas e cristos reformados (Id.). Em sua leitura, no grande embate que se deu no perodo moderno em torno da concepo de tolerncia entre Locke e Voltaire, onde o primeiro em sua "Carta acerca da Tolerncia" pensava a religio como diversa, mesmo entre os cristos, defendendo que a adeso a qualquer uma delas deve ser vista como algo autntico e verdadeiro; e o segundo, que em seu "Tratado sobre a Tolerncia" admitia a diversidade de caminhos, porm, dando um peso maior identidade ontolgica - que advinha do Ser - e ideolgica - que adivinha das idias -, Voltaire consagra-se vencedor. Para Cardoso, o argumento ontolgico e ideolgico que este faz uso em favor da identidade encontra-se:
III JORNADA INTERNACIONAL DE POLTICAS PBLICAS So Lus MA, 28 a 30 de agosto 2007.

...naquilo que os seres humanos tm em comum. Na imensido do tempo e do espao, nossas diferenas culturais, tnicas ou raciais tornam-se insignificantes diante de nossa identidade humana como seres nfimos e efmeros. Assim, do ponto de vista metafsico, a identidade mais real e mais significativa do que a diversidade. O argumento ideolgico transparece quando Voltaire funda a tolerncia na razo iluminista. Ao denunciar as injustias e a violncia sofrida pela famlia protestante Calas, Voltaire mostra que a tolerncia religiosa antes de tudo uma exigncia de sociedades civilizadas, em que o progresso da razo abranda a ignorncia, os preconceitos e o fanatismo. Nesse particular, o que sobressai a viso iluminista da vida moral, enquanto a identidade da cultura europia, em que o grau de virtude decorrncia natural do grau de racionalidade (Ibid., p. 130 e 131).

Assim Cardoso defende que foi a partir do plano do ideolgico em que toca Voltaire, que o conceito de tolerncia extrapola, saindo do mbito religioso para tambm se inserir no da poltica onde foi utilizado para justificar "... o comportamento do conquistador e colonizador europeu diante dos povos nativos das terras descobertas" (Ibid., p. 131), e transformar o projeto de emancipao da razo ocidental, razo instrumental em Adorno, em um projeto de dominao (Id.). Ainda para o mesmo, essa dimenso da razo ocidental, que vai chamar de desptica, desloca-se igualmente para o significado da palavra tolerncia na modernidade:
Os sentidos de tolerncia na modernidade, predominantes nos dicionrios das lnguas latinas, revelam a ideologia da cultura europia em seu projeto de universalidade e homogeneidade pela dominao das outras culturas. No sculo XVI, o vocbulo latino tollerantia significa constncia em suportar, permitir, condescender. Nessa acepo, a tolerncia supe uma relao humana entre desiguais, em que o superior faz concesses ao inferior. Assim, o verbo 'tolerar' aparece freqentemente como sinnimo de 'suportar' ou 'aceitar' com indulgncia. Nesses dois sentidos bsicos esto presentes a postura discriminatria e superior dos conquistadores em relao aos povos indgenas da Amrica Latina (Ibid., p. 131 e 132).

Essa tolerncia do conquistador argumenta, mencionando agora Dussel, no expressa o reconhecimento da alteridade e sim expressa "... uma atitude necessria de suportar a presena do outro para preservar uma ordem universal, pois com isso o civilizado estaria impedindo o comportamento violento dos povos indgenas" (Ibid., p. 132). Diante disso, que afirma que essa perspectiva de tolerncia deu sustentculo ao extermnio dos povos indgenas e a escravizao de negros africanos por portugueses e espanhis medida que para seres considerados como inferiores aos humanos, uma subespcie da raa, s restava eliminao e a escravido caso no se submetessem queles tidos como humanos de fato (Ibid., p. 132 e 133). A tendncia de superioridade do europeu ante os povos colonizados revestida na concepo da palavra tolerncia na modernidade se mostra de modo semntico ainda quando a ela associada expresso "indulgncia", pois com isto, outras expresses como "clemncia", "indulto", "perdo", "remisso de penas" etc., tambm dela se aproximam, conduzindo a relao entre europeus e povos nativos a um ponto onde no s se lida com a questo hierrquica do superior e do inferior, mas
III JORNADA INTERNACIONAL DE POLTICAS PBLICAS So Lus MA, 28 a 30 de agosto 2007.

igualmente, passa-se a tratar com a questo do bom e do ruim, do bem e do mal. Neste sentido atesta-se que:
Nessa viso, os indgenas encontravam-se tambm num estado de menoridade espiritual e no somente de menoridade racional. Por isso, participar da civilizao, ainda que como subalternos significava tambm a converso ao cristianismo, a remisso dos pecados e a salvao da alma. E assim o conquistador aparece como indulgente algum que, por piedosa tolerncia, vai inserir os indgenas na civilizao e salvar suas almas, em troca da submisso de seus corpos ao trabalho escravo. E assim completou-se a justificativa da dominao: a civilizao superior e a religio verdadeira. A cultura autoritria do colonizador era a nica verdade em que residia a salvao da ignorncia e do pecado (Ibid., p. 133 e 134).

Tratados como parte da natureza que precisava ser controlada, desbravada e explorada, nativos e negros foram ora eliminados ou escravizados pelos colonizadores como foras selvagens indomveis, ora tolerados como animais domsticos (Ibid., p. 134). Nisso tudo, o que mais surpreende que passados mais de quinhentos anos do processo de colonizao europia na Amrica Latina, esse sentido de tolerncia que ajudou a estruturar e incitar a prpria intolerncia e que no admite o que est fora do paradigma ainda persiste, mantendo viva uma viso/tradio de evolucionismo social que serviu para afastar a desigualdade, concebida como natural, do processo de dominao de culturas:
Dos diversos sentidos que o termo tolerncia adquiriu na modernidade, sobressai um ponto comum: a relao de superioridade e inferioridade entre duas culturas e, portanto, a viso evolucionista e de progresso com sentido nico. o que chamamos de predominncia da identidade sobre a diversidade. Quanto desigualdade, esta considerada natural, circunstancial ou de responsabilidade de quem se encontra numa posio inferior. No se relaciona a desigualdade social com o processo de dominao do outro (Ibid., p. 135 e 136).

Esse sentido da tolerncia na modernidade relaciona-se ao projeto de dominao universal do colonizador europeu no qual a ideologia da cincia moderna, em sua busca de uma verdade absoluta e no uso de uma razo instrumental ansiosa por dominar a natureza, foi utilizada como elemento legitimador que possibilitou/possibilita o desenvolvimento de atitudes de intolerncia e de negao das diferenas. No mbito das discusses sobre identidade e diferena, Chantal Mouffe (1993) ao abordar a problemtica do Outro defende, a partir de Schmitt, que toda identidade para se erguer se depara com outras identidades, estabelecendo com estas uma atitude relacional de aproximao e/ou de afastamento. Em suas palavras:
No domnio das identificaes colectivas, onde o que est em causa a criao de um 'ns' pela delimitao de um 'eles', existe sempre a possibilidade de est relao ns/eles se transformar numa relao do tipo amigo/inimigo; por outras palavras, pode sempre tornar-se poltica, no sentido que Schmitt d ao termo. Isto pode acontecer quando o outro, que at a s era considerado sob o prisma da diferena, comea a ser compreendido como negando a nossa prpria identidade, como pondo em causa a nossa prpria existncia (MOUFFE, 1993, p. 13). III JORNADA INTERNACIONAL DE POLTICAS PBLICAS So Lus MA, 28 a 30 de agosto 2007.

Nesta perspectiva, a relao com o diferente pela tica do inimigo e da intolerncia passa a se estabelecer quando a atitude de afastamento se configura num comportamento de negao do Outro, isto expressando uma no-aceitao de suas nosemelhanas, transformando-se numa postura, em mbito democrtico, que inviabiliza a este o direito, a legitimidade de existir. Neste sentido, esta atitude, como salienta Mouffe (2003):
...no pode nos ajudar a entender a importncia do dissenso numa sociedade democrtica. Ela incapaz de captar as diferentes formas de antagonismos que emergem em nosso mundo globalizado, ps-guerra fria, e de enfrentar um tipo de poltica democrtica que poderia dar conta delas (MOUFFE, 2003, p. 11).

Desse modo, o fato de vivermos contemporaneamente em sociedades globalizadas, plurais sob vrios aspectos, traz tona o problema cada vez maior de lidarmos com a pluralidade e com as diferenas, sobretudo, no caso das diferenas, com aquelas que so reflexo de vozes excludas, que organizadas em movimentos sociais, lutam contra o estigma de que foram vtimas pela prpria sociedade:
Estes movimentos sociais a que nos referimos tiveram como conseqncia o abalo da Cincia, da Razo, dos Padres 'Universais' e hegemnicos de ser, sentir e estar no mundo. Hoje, em todo o planeta, olhos se abrem para os Outros, principalmente para os Outros que no fazem parte do padro e do projeto eurocntrico. Lembrando que esses olhares no ocorrem por benevolncia ou concesso de ningum, mas por influncia/presso desses Outros/as movimentos feministas, negros (africanos da dispora), homossexuais e de outros povos e culturas que no comungam ou se beneficiam com o padronizado modo euronorteamericano de ser, pensar e de agir (TRINDADE, 2002, p. 2 e 3, grifos do autor).

Nesse sentido, faz-se necessrio rever o significado da palavra tolerncia na contemporaneidade posto que a concepo excludente e universalista que essa palavra adquiriu na modernidade no tem condies de dar conta das demandas plurais que emergem no mundo atual.

3 CONCLUSO: a prtica da tolerncia em estados multiculturais

III JORNADA INTERNACIONAL DE POLTICAS PBLICAS

So Lus MA, 28 a 30 de agosto 2007.

Em nossas sociedades, marcadas pela diversidade cultural, tnica, sexual, religiosa, poltica etc., a necessidade de instaurao de estados multiculturais1 que viabilizem a prtica da tolerncia torna-se cada vez mais urgente. Todavia, a busca pela tolerncia deve passar por uma nova significao tendo em vista que no contexto atual ela deve implicar em respeito pluralidade e s diferenas, unindo-se ao multiculturalismo2 no sentido de vir a atender as demandas dos vrios segmentos sociais. Contudo, um problema se instaura quando refletimos sobre essa questo e este diz respeito aos limites que um estado multicultural - especificamente nos moldes do multiculturalismo crtico3 deve impor quando tiver que lidar com vrias vozes, entre elas, as vozes de grupos que querem excluir, negar o direito de existir de outros? Assim sendo, como tratar tolerantemente e de modo a respeitar as diferenas, com diferenas que se revelam intolerantes em relao s outras? Segundo Silva (2004), a complexidade desse tema muito grande, pois desde a tradio de John Locke se abre margem para a discusso de como manter a liberdade de expresso do Outro e a tolerncia quando esta liberdade de expresso revela-se intransigente (SILVA, 2004, pg. 7). Vzquez (2003) outro autor que se preocupa com essa problemtica, posto que para ele o risco com o qual nos deparamos atravs do pluralismo e do multiculturalismo refere-se ao fato de como lidar no terreno da prtica com os costumes, os valores e as crenas diversas, costumes, valores e crenas estas que no se respeitam entre si? (VZQUEZ, 2003, p. 11). Para Ricouer (1997), no entanto, esta questo relaciona-se com os prprios limites da tolerncia nas sociedades contemporneas posto que neste momento "... a idia de tolerncia transpe um limite crtico com a crise da idia de verdade" (RICOUER, 1997, p. 22) na medida em que a antipatia s convices que no partilhamos, devem ser contrabalanadas perspectiva de que a verdade possa estar em outras tradies que no naquela em que fomos educados (Id.). Tal percepo pede ento que tratemos os conflitos entre crenas e convices atravs da difcil prtica de uma tica da discusso que supe a existncia de espaos pblicos institucionalizados que possibilitem o debate (Id.), possibilitando conseqentemente tambm, que se veja o diferente como um adversrio legtimo e se estabelea com ele "consensos conflituais"4 que delimitem articulaes, inclusive em torno do que intolervel,

Por estado multicultural entende-se o termo que trata de problemas de "... governabilidade apresentados por qualquer sociedade na qual diferentes comunidades culturais convivem e tentam construir uma vida em comum, ao mesmo tempo em que retm algo de sua identidade 'original' " (HALL, 2003, p. 52). 2 Por multiculturalismo compreende-se "... estratgias e polticas adotadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade gerados pelas sociedades multiculturais" (HALL, 2003, p. 52.). 3 Por multiculturalismo crtico entende-se um Estado que busca "... enfocar o poder, o privilgio, a hierarquia das opresses e os movimentos de resistncia (HALL, 2003, p. 53), objetivando ser "... insurgente, polivocal, hetereglosso e antifundacional" (Id.). 4 Por consensos conflituais compreende-se, numa democracia pluralista de Estado multicultural, a necessidade de oportunizar o conflito e o dissenso institucionalmente, atravs da ao de identidades coletivas formadas em III JORNADA INTERNACIONAL DE POLTICAS PBLICAS So Lus MA, 28 a 30 de agosto 2007.

isso nas vrias esferas sociais, (RICOUER, 1997; BURITY, 2004; Oliveira, 2006). Num contexto globalizado como o atual, a idia de articulao atuando de maneira acentuada sobre a relao entre o universal e o particular pede uma conceituao da tolerncia conflitiva que, na luta contra a intolerncia, leve em considerao o que Noberto Bobbio sublinha, e que Cardoso (2003) igualmente destaca de que:
...existem a tolerncia e a intolerncia boas e a tolerncia e a intolerncia ruins. Elas formam pares opostos de valores de forma cruzada, ou seja, a tolerncia boa opese intolerncia ruim e a intolerncia boa ope-se tolerncia ruim. Vejamos. Quando defendemos os valores da liberdade, respeito s diferenas culturais e convivncia pacfica, estamos nos referindo tolerncia em sentido positivo e rejeitando atitudes de preconceito e de todas as formas de excluso do diferente que constituem a intolerncia em sentido negativo. Por sua vez, a tolerncia negativa veicula sentidos de indiferena diante do outro, condescendncia ante o erro, indulgncia com a opresso, tudo em nome de uma tranqilidade de vida descompromissada. A denncia desta e a sua oposio significam defender a intolerncia em sentido positivo: aquela que revela a firmeza nos princpios, isto , que defende a justa excluso de tudo aquilo que provoca opresso e desigualdades sociais (CARDOSO, 2003, p. 164 e 165).

Assim, a partir dessa perspectiva de tolerncia/intolerncia positivas, evita-se cair nas armadilhas do relativismo, defendido especialmente pelas correntes do multiculturalismo liberal5, no tolerando o que fomentar a opresso e a excluso. Cardoso, ao esboar a crtica que Mclaren, um dos elaboradores do multiculturalismo crtico, faz a essa tendncia do liberalismo multicultural existente principalmente nos Estados Unidos, afirma que:
Critico radical do multiculturalismo liberal norte-americano, Mclaren o v como uma retrica em defesa da igualdade e da mistura poltica, que, na verdade, desvia a ateno do racismo e da injustia social nos EUA. Marcada pela tradio culturalista da antropologia, essa tendncia concebe cada cultura segundo sua lgica interna, no havendo possibilidade de julgamento externo ou universal dos valores culturais. O relativismo cultural, assim entendido, elimina no somente qualquer relao ou estudo comparativo entre as culturas, mas tambm a possibilidade de mudana cultural pelo prprio isolamento das culturas. O que o multiculturalismo liberal prope uma falsa harmonia de justaposio de culturas e no o dilogo entre elas (Ibid., p. 162).

Destarte, o multiculturalismo liberal predispe a uma concepo de tolerncia negativa que aceitando todo tipo de diferena, inviabiliza o contanto entre culturas, identidades, dificultando a transformao social medida que elimina a histria do processo, construindo narrativas que eliminam os conflitos de poder (Ibid., p. 162 e 163). Esse tipo de multiculturalismo supe-se, no d conta da prtica da tolerncia, pois apregoa um contato respeitoso com as culturas sem, no entanto, considerar suas diferenas, intrinsecamente
torno de posies claramente diferenciadas, estas posies vistas, no entanto como adversrias e no como inimigas (MOUFFE, 2003, p. 16). 5 Por multiculturalismo liberal entende-se um modelo de sociedade que procura integrar os grupos culturais sociedade majoritria, tolerando certas prticas culturais particularistas apenas no domnio privado (HALL, 2003, pg. 52). III JORNADA INTERNACIONAL DE POLTICAS PBLICAS So Lus MA, 28 a 30 de agosto 2007.

relacionadas a questes histricas de dominao (Ibid., p. 163). Nesse sentido, esse multiculturalismo prope uma pseudoneutralidade que ao invs de contestar, acaba por legitimar as desigualdades e excluses histricas, reiterando a cultura hegemnica (Id.). Neste aspecto acredita-se que a resposta que o multiculturalismo, entre outras possibilidades, pode dar a intolerncia no campo das relaes de alteridade, relaciona-se com a questo de como articular as diferenas e no de como as justapor. Assim, essa articulao se dando, como sublinha Ernesto Laclau (1990), no campo da hegemonia, da construo de pontos nodais6 e de articulaes contingentes que pedem universalismos temporrios, se faz no campo poltico, um campo de luta e de demarcao de fronteiras, mas que nem por isso deve se transformar num campo marcado pela violncia (LACLAU, 1990). Dessa maneira, reitera-se o estabelecimento de aes estatais que hegemnica e politicamente atuem contra possveis discriminaes que promovam a opresso, pois isso se configura no intolervel. Desse modo, solidariza-se aqui com algumas tendncias, como a do multiculturalismo crtico, que no campo normativo, apiam a construo de um Estado democrtico pluralista que no permita que a intolerncia, seja ela religiosa, poltica, cultural, tnica, sexual ..., venha tanto de forma sutil expressando uma violncia simblicopsicolgica -, como de forma extremada, a ganhar terreno, transformando o nosso cotidiano numa guerra. Finalizando, como sublinha Silva (2004), se o estado e a sociedade civil no passarem a se preocupar com essa problemtica da prtica da tolerncia, corremos o risco de nos encurralarmos, pois a intolerncia, sobretudo a que se manifesta de modo tnue, est presente de forma inquisitria:
...no cotidiano dos indivduos: no mbito do espao domstico, nos locais do trabalho, nos espaos pblicos e privados. Ela assume formas sutis de violncia simblica e manifestaes extremadas de dio, envolvendo todas as esferas das relaes humanas. A intolerncia , portanto, uma das formas de opresso de indivduos em geral fragilizados por sua condio econmica, cultural, tnica, sexual e at mesmo por fatores etrios. Muitas vezes nos surpreendemos ao descobrir a nossa prpria intolerncia. A construo de uma sociedade fundada em valores que fortaleam a tolerncia mtua exige o estudo das formas de intolerncia e das suas manifestaes concretas, aliado denncia e combate a todos os tipos de intolerncia. Por outro lado, a tolerncia pressupe a intransigncia diante das formas de intolerncia e fundamenta-se numa concepo que no restringe o problema da tolerncia/intolerncia ao mbito do indivduo; esta tambm uma questo social, econmica, poltica e de classe (SILVA, 2004, p. 8).

Por pontos nodais Laclau entende uma fixao relativa do sentido no social; tal fixao para ele reveladora de dois movimentos: o "... primer movimiento, implica, as, la imposibilidade de fijar el sentido. Pero ste no puede ser el fin de la cuestin. Un discurso en el que ningm sentido pudiera ser fijado no es otra cosa que el discurso del psictico. El segundo movimiento consiste, por consiguiente, en llevar a cabo uma fijacin que es, en ltima instancia, imposible. Lo social no es tan slo el infinito juego de las diferencias. Es tambin el intento de limitar este juego, de domesticar la infinitud, de abarcarla dentro de la finitud de un orden. Pero este orden - o estructura - ya no presenta la forma de una esencia subyacente de lo social; es, por el contrario, el intento de actuar sobre lo social, de hegemonizarlo" (LACLAU, 1990, p. 104 e 105). So Lus MA, 28 a 30 de agosto 2007.

III JORNADA INTERNACIONAL DE POLTICAS PBLICAS

10

REFERNCIAS

BURITY, J. Religio e repblica: desafios do pluralismo democrtico. Minas Gerais: XXVIII Encontro Anual da ANPOCS, Republicanismo, Religio e Estado no Brasil Contemporneo, 2004. CARDOSO, C. M. Tolerncia e seus limites: um olhar latino-americano sobre diversidade e desigualdade. So Paulo: Editora UNESP, 2003. CENTRO DE ATENO AO CIDADO. Por uma www.isal.camarajf.mg.gov.br/cac/artigo_ 3html-13k, 2002. cultura antidiscriminatria.

DUSSEL, E. O Encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrpolis: Vozes,1993. HALL, S. Da dispora. Minas Gerais: UFMG, 2003. LACLAU, E. Reflexiones sobre la revolucin de nuestro tiempo. Buenos Aires: Editora Nueva Visin, 1990. LOCKE, J. Carta acerca da tolerncia. Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1973. MOUFFE, C. O regresso do poltico. Lisboa: Gradiva, 1993. ____. Democracia, cidadania e a questo do pluralismo. Poltica & Sociedade. Santa Catarina:V. 1, n 3, UFSC, 2003. OLIVEIRA, A. M. de. Multiculturalismo, pluralismo e (in) tolerncia religiosa: o relacionamento dos espritas pernambucanos com os adeptos de outras religies (19902004). Tese de doutorado em Sociologia, Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. RICOEUR, P. Em torno ao poltico. So Paulo: Loyola, Leituras 1, 1995. ____. Etapa atual do pensamento sobre a tolerncia. In ACADEMIA UNIVERSAL DAS CULTURAS (Org.). A Intolerncia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. SILVA, A. O. da. Reflexes sobre a Intolerncia. http://www.espacoacademico.com.br/ , 2004. TRINDADE, A. L. da. Debates multiculturalismo www.tvebrasil.com.br/salto/boletim2002/mee0.htm-25k, 2002. e educao.

VZQUEZ, C. M. A. Globalizatin y multiculturalismo: son posibles las democracias multiculturais en la era del globalismo?. In Scripta Nova, Revista Electrnica de Geografa y Ciencias Sociales. Argentina: Universidad de Barcelona. ISSN: 1138-9788. Depsito Legal: B. 21.741-98, Vol. VII, Nm. 135, 2003.

III JORNADA INTERNACIONAL DE POLTICAS PBLICAS

So Lus MA, 28 a 30 de agosto 2007.

You might also like