You are on page 1of 12

A DIVINDADE DE JESUS CRISTO I

No Espiritismo, Ele era um reformador da Judia, com a misso de ensinar aos homens uma elevada moral, a moral evanglico-crist; segundo Allan Kardec, foi Ele um mdium de primeira grandeza e a segunda revelao de Deus (a primeira teria sido Moiss, e a terceira e ltima, o Espiritismo). Para os Testemunhas-de-Jeov, Ele um Ser criado por Jeov, poderoso, mas no todo-poderoso. No Budismo, Jesus foi um grande Mestre. No Mormonismo, Jesus no foi gerado pelo Esprito Santo, e viveu em poligamia com Marta e Maria, irms de Lzaro. No Islamismo, foi um mensageiro de Deus, porm menor que Maom. Na Nova Era, Jesus no Deus porque todos somos deuses, e a Era de Peixes, de Jesus, est se expirando, e um novo avatar surgir para conduzir a humanidade Era de Aqurios, que colocar o mundo em ordem e estabelecer a paz. Negar a divindade de Jesus uma das caractersticas das seitas, mas "as portas do inferno no prevalecero" contra a Igreja de Cristo. Para ns cristos, Jesus Cristo Deus. A prova disso no apenas a nossa f. Contamos com a Bblia Sagrada, livro escrito por cerca de 40 escritores, divinamente inspirados; contamos com o testemunho de apstolos que caminharam com Jesus, ouviram suas palavras e viram seus milagres, a exemplo de Pedro que declarou enftico: "TU S O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO" (Mateus 16.16). At os demnios reconhecem que Jesus o Filho do Deus altssimo "(Lucas 8.28). Temos as palavras do prprio Jesus que afirmou: "EU E O PAI SOMOS UM" (Joo 10.30). Temos o testemunho do profeta Isaas que, 700 anos de o Verbo habitar entre ns, chamou-O de "Deus Forte" e "Pai da Eternidade" (Isaas 9.6). Contamos, tambm, com o testemunho de milhes de vidas transformadas pela redeno que nEle h. Tratar-se-ia de apenas um esprito evoludo, um homem com poderes medinicos como desejam os kardecistas? Se Jesus apenas um esprito iluminado, por que no "baixa" nas sesses espritas? Se Jesus foi igual a Buda e Maom, onde esto seus ossos? Em lugar nenhum iremos encontr-los porque Jesus ressuscitou, e vive e reina para sempre. Aleluia! Vejamos o que dizem as Escrituras sobre a divindade de Jesus.

CRISTO, O CRIADOR "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez... estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo no o conheceu" (Joo 1.3, 10). "Pois nele foram criadas todas as coisas que h nos cus e na terra, visveis e invisveis, sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por ele e para ele" (Colossenses 1.16). "...a ns falou-nos [Deus] nestes ltimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez o mundo" (Hebreus 1.2). CRISTO, O DEUS "A virgem conceber e dar luz um filho, e o chamaro pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco" (Mateus 1.23). "No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... e o Verbo se fez carne e habitou entre ns (Joo 1.1,14). Ateno: "O Verbo era Deus", e no "o Verbo era um deus", como desejam os testemunhas-de-Jeov. "Eu e o Pai somos um" (Joo 10.30); "Quem me v, v o Pai" (Joo 14.9). "O Pai est em mim, e eu nele" (Joo 10.38); "Disse-lhe Tom: Senhor meu e Deus meu" (Joo 20.28); "Deles so os patriarcas, e deles descende Cristo segundo a carne, o qual sobre todos, Deus bendito eternamente. Amm". (Romanos 9.5). "Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Colossenses 2.9). "Porque um filho nos nasceu...o seu nome ser: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz" (Isaas 9.6). "Este o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 Joo 5.20). Outras referncias: Joo 1.15,18,30; Colossenses 1.15; 2 Corntios; 4.4; 5.19. CRISTO, O ETERNO "Eu sou o Alfa e o mega, o primeiro e o ltimo, o princpio e o fim" (Apocalipse 22.13). "Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abrao nascesse, eu sou" (Joo 8.58). "Eu e o Pai somos um" (Joo 10.30,38). "H tanto tempo estou convosco e no me conheces, Filipe? Quem me v, v o Pai... crede-me quando digo que estou no Pai e o Pai est em mim" (Joo 14.9-11,20; 17.21). "Vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai" (Joo 16.28) Outras ref.: Joo 1.18; 6.57; 8.19.

CRISTO, O TODO-PODEROSO "-me dado todo o poder no cu e na terra" (Mateus 28.18). "Eu sou o Alfa e o mega, o princpio e o fim, diz o Senhor, aquele que , que era e que h de vir, o Todopoderoso" (Apocalipse 1.8). Outras referncias: Efsios 1.20-23; Joo 21.17. CRISTO, O SALVADOR "Mas quando apareceu a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, no por obras de justia que houvssemos feito, mas segundo a sua misericrdia, ele nos salvou mediante a lavagem da regenerao e da renovao pelo Esprito Santo, que ele derramou ricamente sobre ns, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador"(Tito 3.4-6). "E em nenhum outro h salvao, porque debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4.12). Vejam a nfase: "Em nenhum outro nome". No sobra para Buda, para Allan Kardec, para Maom, para Confcio, para Lao-Ts, para Osris, Vishnu, Brama, Shiva, Zoroastro, Maytreia. O nome de Jesus est acima de todos e de tudo. Outras referncias: Joo 3.16; Lucas 4.18; Isaas 61.1. Jesus no foi um simples fundador de uma religio. Os afamados fundadores de seitas que surgiram na histria da humanidade esto todos mortos e devidamente enterrados; seus corpos foram comidos pelos vermes, e seus ossos, se ainda restam, esto em algum lugar. Com Jesus no aconteceu a mesma coisa. A terra no pde det-lo, a morte no teve domnio sobre Ele. Jesus ressuscitou do sepulcro e sobre isto h o testemunho das Escrituras; h o registro de testemunhas oculares que com Ele estiveram durante sua vida terrena e aps a sua ressurreio, e viram-no ascender aos cus (Mateus 28.1-10; 16-18; Marcos 16.1-14; Lucas 24.1-53; Joo 20.1-18). OS TTULOS DE JESUS De forma direta ou indireta, pelo nome ou pelos ttulos, o nosso Salvador permeia toda a Bblia, onde apresentado, por exemplo, como Messias, Redentor, Libertador, Perdoador de pecados, Juiz, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Vejamos alguns dos ttulos de Jesus distribudos por vrios livros: Gnesis: Semente da mulher.

J: Redentor. Salmos: Pedra angular. Cantares: Rosa de Saron. Isaas: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz, Emanuel, Glria do Senhor, Legislador, Poderoso de Jac, Renovo, Santo de Israel. Jeremias: Justia nossa. Daniel: Ungido ou Messias. Miquias: Juiz de Israel. Ageu: Desejado de todas as naes. Zacarias: Rei. Malaquias: Mensageiro da aliana, Sol da justia. Mateus: Filho amado, Filho de Davi, Filho de Deus, Filho do homem, Guia, Rei dos judeus. Marcos: Filho do Deus Bendito, Santo de Deus. Lucas: Consolao de Israel, Filho do Altssimo, Poderoso Salvador, Profeta, Salvador, Sol nascente. Joo: A Porta, a Ressurreio e a Vida, Bom Pastor, Cordeiro de Deus, Criador, Deus Unignito, Eu Sou, Luz do mundo, Luz Verdadeira, Verbo, Verdade, Vida, Videira verdadeira. Atos: Justo, Santo, Senhor de todos. Romanos: Deus bendito, Libertador. 1 Corntios: Ado, Nossa Pscoa, Rocha, Senhor da glria. 2 Corntios: Imagem de Deus. Efsios: Cabea da Igreja.

1 Timteo: Bem-aventurado e nico Soberano, Mediador, Rei dos reis, Rei dos sculos, Senhor dos senhores. Tito: Salvador. Hebreus: Apstolo da nossa confisso, Herdeiro de todas as coisas, Autor e Consumador da f, Grande Sumo Sacerdote. 1 Pedro: Pastor e Bispo das almas, Prncipe dos pastores. Joo: Advogado. Apocalipse: Alfa e mega, Cordeiro, Leo da Tribo de Jud, O Primeiro e o ltimo, Primognito, Rei dos santos, Resplandecente Estrela da Manh, Todo-poderoso. A TRINDADE Negar a divindade de Jesus negar a existncia do Deus trino, ou seja, do Deus nico, eternamente subsistente em trs Pessoas: a Primeira Pessoa, Deus Pai; a Segunda Pessoa, Deus Filho; e a Terceira Pessoa, Deus Esprito Santo. A unidade divina uma unidade composta dessas trs Pessoas, coexistentes, porm distintas. Examinemos a Palavra: "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, o nico SENHOR" (Deuteronmio 6.4). Este versculo muito usado pelos que no aceitam a Trindade. Sustentam que no existem trs Deuses, mas apenas um. Ora, a idia do Deus trino, da unidade composta, est subjacente em outras passagens, como veremos a seguir. "Ento disse Deus: Faamos o homem nossa imagem..." (Gnesis 1.26). O uso da primeira pessoa do plural - FAAMOS - indica que Deus no estava s na obra da Criao: o Filho e o Esprito estavam presentes. Vejam tambm Gnesis 3.22; 11.7; Isaas 6.8. "Portanto, ide, ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo" (Mateus 28.19). "A graa do Senhor Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo sejam com todos vs" (2 Corntios 13.13). Conhecida como a "bno apostlica", este versculo revela o Deus trino.

No batismo de Jesus no Jordo, conforme Mateus 3.16-17, temos o Esprito de Deus "descendo sobre Jesus"; a voz do Pai dizendo "Este o meu Filho amado"; e o Verbo, o Deus Filho ali encarnado e habitando entre ns. O livro de Judas fala da Trindade: "Mas vs, amados, edificando-vos a vs mesmos sobre a vossa santssima f, orando no Esprito Santo, conservai a vs mesmos na caridade de Deus, esperando a misericrdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna" (Judas 20.021). O apstolo Pedro deixou o seu testemunho sobre as Pessoas da Trindade: "Eleitos segundo a prescincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e a asperso do sangue de Jesus Cristo" (1 Pedro 1.2). Na seguinte passagem Jesus mais uma vez revela sua divindade e reafirma a existncia da trindade em Deus: "E eis que sobre vs envio a promessa de meu Pai; ficai, porm, na cidade de Jerusalm, at que do alto sejais revestidos de poder" (Lucas 24.49). A promessa diz respeito ao batismo no Esprito Santo, plenamente cumprida em Atos 2.1-4. Vejam que a promessa do Pai, mas quem envia o Senhor Jesus; envia do alto, do cu. Jesus confirma o que j houvera dito: "Eu e o Pai somos um". Outra referncia: Atos 2.32-33. A verdade que "Deus estava em Cristo", como afirmou o apstolo Paulo (2 Corntios 5.19). Finalmente, fiquemos com estas palavras gloriosas: "O Filho o resplendor da sua glria e a expressa imagem da sua pessoa [do prprio Deus], sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. Havendo feito por si mesmo a purificao dos nossos pecados, assentou-se destra da Majestade nas alturas" (Hebreus 1.3). A DIVINDADE DE JESUS CRISTO II A deidade de Jesus est explcita de forma direta ou indireta em muitos textos bblicos que, no raro, passam despercebidos por olhos menos atentos. As seitas de um modo geral no aceitam a verdade bblica sobre o "Verbo que se fez carne e habitou entre ns". Para o combate a essas heresias, no exerccio da apologtica crist, convm que saibamos manejar bem a "espada do Esprito, que a palavra de Deus, viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, apta para discernir os pensamentos e intenes do corao".

Jesus: Senhor e Juiz dos mortos: "Para isto Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos (Rm 14.9); "De maneira que cada um de ns dar conta de si mesmo a Deus" (Rm 14.12). "Eu sou o Deus de Abrao, o Deus de Isaque e o Deus de Jac? Ora, Deus no Deus dos mortos, mas dos vivos" (Mt 22.32) "[Jesus} foi constitudo Juiz dos vivos e dos mortos" (Atos 10.40,42; Jo 5.22;2; Tm 4.1; Hb 10.30) O domnio de Cristo supremo e abrange tudo: a vida, a morte e o juzo. Jesus: O Criador "Ele a imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a

criao. Pois nele foram criadas todas as coisas que h nos cus e na terra, visveis e invisveis, sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Ele antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele" (Cl 1.15-17). Se Jesus o Criador, logo Ele Deus. O termo "primognito" atribudo a Jesus no significa que Ele tenha sido o primeiro a ser criado,mas trata do relacionamento de Pai e Filho na Trindade, confirmado em Joo 3.16 ("Filho Unignito"). O prprio versculo afirma que Ele Criador ("Tudo foi criado por ele..."). O Criador de todas as coisas no pode ser criatura. O Filho a expressa imagem de Deus (Hb 1.3). A divindade de Jesus est expressa de forma inequvoca no Evangelho do apstolo Joo: "No princpio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus; Ele estava no princpio com Deus; todas as coisas foram feitas por Ele; e o Verbo se fez carne e habitou entre ns" (Jo 1.1,2,3,14). O termo UNIGNITO "descreve a filiao singular entre Jesus Cristo e Deus-Pai. Ningum, a no ser o Cristo, detm semelhante prerrogativa" (Dicionrio. Teolgico). Jesus: O Filho de Deus Disseram os judeus: "No te apedrejamos por nenhum milagre, mas pela blasfmia, porque tu, mero homem, te fazes Deus a ti mesmo". Disse Jesus: "O que dizer daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Ento por que me acusais de blasfmia, porque eu disse: Sou Filho de Deus? Mas fao as obras de meu Pai e no credes em mim, crede nas obras, para que possais saber e compreender que o Pai est em mim, e eu nele". "De novo procuravam prend-lo" (Jo 10.33,36,38,39).

Para os judeus, identificar-se como Filho de Deus era colocar-se em p de igualdade com o prprio Deus. Por isso ficaram enfurecidos ao ouvirem a expresso "Filho de Deus", dita pelo prprio Jesus. Vejam outras com o mesmo teor: "Ento, os que estavam no barco o adoraram, dizendo: s verdadeiramente o Filho de Deus" (Mt 14.33). "Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16.16) "Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altssimo". "Se tu s o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em po" (Mt 4.3). "Se tu s o Filho de Deus lana-te daqui abaixo" (Mt 4.6). At os demnios reconhecem a divindade de Jesus. "No vos fizemos saber o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fbulas artificialmente compostas, mas ns mesmos vimos a sua majestade: "Este o meu Filho amado em quem me comprazo. Ns mesmos ouvimos esta voz vinda do cu, estando ns com ele no monte santo" (2 Pe 1.16-18). Jesus: Senhor, Deus e Salvador "Aguardando a bem-aventurada esperana e o aparecimento da glria do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (Tt 2.13). "Mas quando apareceu a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens... que ele derramou sobre ns por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador" (Tt 3.4,6). [Estevo]: "Senhor Jesus, recebe o meu esprito" (Atos 7.59). Jesus: "Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito" (Lc 23.46). "Simo Pedro, servo e Apstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcanaram f igualmente preciosa pela justia do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (2 Pe 1.1,11). Eis a Jesus sendo chamado de Deus e Senhor. Estevo entregou seu esprito ao Senhor Jesus, e este, ao morrer, entregou seu esprito ao Pai. V-se que os dois - o Deus Filho e o Deus Pai - so o mesmo Senhor no mistrio da Trindade. Jesus: Cristo Deus "Que, sendo em forma de Deus, no teve por usurpao ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens... e toda lngua confesse que Cristo Jesus o Senhor, para glria de Deus Pai" (Fp 2.6,7,11). Se Jesus esvaziou-se para tomar a forma de servo, para em tudo ficar semelhante aos homens, entendese que Ele esvaziou-se de alguma prerrogativa, ou seja de seus atributos e privilgios divinos.

Jesus: O Todo-Poderoso "Mas todos os que o receberam, queles que crem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" (Jo 1.12). "-me dado todo o poder no cu e na terra" (Mt 28.18) O prprio Jesus, na qualidade de Deus, recebe a todos como filhos, e se declara TodoPoderoso. Jesus: Digno de adorao "E, novamente, ao introduzir o primognito no mundo, diz: E todos os Anjos de Deus o adorem; e, quanto aos anjos, diz: quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo, mas, do Filho, diz: Deus, o teu trono subsiste pelos sculos dos sculos, e cetro de equidade o cetro do teu reino" (Hb 1.6-8). "Ao Senhor Deus adorars..." (Mt 4.10). Quando o apstolo Joo prostrou-se aos ps do anjo para ador-lo, ouviu o seguinte: "No faas isso... Adora a Deus" (Ap 22.8-9). O Senhor Jesus no em nada inferior ao Deus Pai. Mais uma vez o Filho chamado de Deus (" Deus"). Jesus ensinou que somente a Deus devemos adorar. Se Ele no fosse a expressa imagem de Deus, no aceitaria adorao. Entretanto, no apenas os anjos o adoravam; os homens, tambm. Vejam: "E elas [Maria Madalena e outra Maria] abraaram os seus ps, e o adoraram" (Mt 28.9). "Veio um leproso, e o adorou..." (Mt 8.2). "Vimos a sua estrela no oriente, e vimos ador-lo" (Mt 2.2, 11). "Os que estavam no barco o adoraram dizendo: s verdadeiramente o Filho de Deus" (Mt 14.33). "A mulher chegou e o adorou:..." (Mt 15.25;28.17). "Disse o homem: Creio, Senhor, e o adorou" (Jo 9.38). Considerando que Jesus disse ao diabo: "Ao Senhor teu Deus adorars, e s a ele servirs" (Mt 4.10), e sabendo-se que Ele aceitou que vrias pessoas O adorassem, fica claro que Ele se colocou como Deus. A no ser que as seitas queiram dizer que Ele foi um hipcrita, charlato, mentiroso, louco ou impostor.

"O Filho o resplendor da sua glria e a expressa imagem da sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. Havendo feito por si mesmo a purificao dos nossos pecados, assentou-se destra da Majestade" (Hb 1.3). Jesus: Cristo Deus Paulo: "Olhai por vs, e por todo o rebanho sobre o qual o Esprito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu prprio sangue" (Atos 20.28). "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (Mt 16.18). "Para conhecimento e mistrio do Deus-Cristo..." (Cl 2.2-3). "Nele habita toda a plenitude da divindade" (Cl 2.8). Jesus declara que a Igreja dele, e em Atos 20.28 lemos que a Igreja de Deus. Logo, correta est a expresso "Deus-Cristo", como acima. Jesus: O Autor da Vida "Mataste o Autor da Vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que ns somos testemunhas" (Atos 3.15) ..."O Senhor o que tira a vida e a d" (1 Sm 2.6)...."Deus dos mortos e dos vivos" (Mt 22.32). Temos a a identificao de Jesus como Autor da Vida; o mesmo ttulo dado a Deus, o Senhor que tira a vida e a d. Jesus: o Deus Perdoador "Homem os teus pecados te so perdoados. Os escribas e fariseus comearam a pensar: quem este que diz blasfmias? Quem pode perdoar pecados, seno s Deus?. Jesus disse: "Por que pensais essas coisas em vossos coraes? Qual mais fcil? Dizer: os teus pecados esto perdoados, ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paraltico : A ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para a tua casa "(Lucas 5.17ss). Atravs de uma dificuldade maior (a de curar o paraltico) Jesus justificou a dificuldade menor (a de perdoar pecados). Jesus, conhecedor da Palavra, no iria perdoar

pecados se Ele no fosse o prprio Deus encarnado. Salvo se Ele fosse um mentiroso, hipcrita e charlato. Vejam: " Ele [Deus] quem perdoa todas as tuas iniqidades..." (Sl 103.3). "Perdoa-nos as nossas dvidas,assim como ns perdoamos aos nossos devedores" (Mt 6.12). "Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como tambm Deus vos perdoou em Cristo" (Ef 4.32). "O que encobre as suas transgresses jamais prosperar;mas o que as confessa e deixa,alcanar misericrdia". [Misericrdia de Deus] (Pv 28.13). "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgresses por amor de mim, e dos teus pecados no me lembro". (Is 43.25; 1.18). "Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados" (At 3.19). Jesus: o Eu Sou "Antes que Abrao nascesse, eu sou. Ento pegaram em pedras para lhe atirarem, mas Jesus ocultou-se, e saindo templo, passando pelo meio deles" (Jo 8.58,59). "Se no crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados" (Joo 8.24).... "Assim dirs aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vs" (x 3.14). Jesus USOU O MESMO NOME pronunciado por Deus quando falou a Moiss. Com relao a xodo 3.14, a Bblia de Estudo Pentecostal faz o seguinte comentrio: "O Senhor deu a si mesmo o nome pessoal: "Eu sou o que sou" (de onde deriva o hb. Iav), uma expresso que expressa ao.Deus estava efetivamente dizendo a Moiss: "Quero ser conhecido como o Deus que est presente e ativo" (1) Inerente no nome Iav est a promessa da presena viva do prprio Deus, dia aps dia com o seu povo... O Senhor declara que esse ser o seu nome para sempre. digno de nota que quando Jesus nasceu, foi chamado Emanuel, que significa "Deus conosco"(Mt 1.23); Jesus tambm se chamava a si mesmo pelo nome "Eu sou" (Jo 8.58)".

Jesus: a Ele servirs "E tudo o que fizerdes, fazei-o de todo o corao, como ao Senhor, e no aos homens, sabendo que recebereis do Senhor a recompensa da herana. a Cristo, o Senhor, que servis" (Cl 3. 23-24) "Ao Senhor teu Deus adorars, e s a Ele servirs" (Mt 4.10). "Ao Senhor teu deus temers, e a ele servirs..." (Dt 6.13). "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24.15). "Aquele que me serve deve seguir-me, e onde eu estiver, ali estar tambm o meu servo. E se algum me servir, meu Pai o honrar" (Jo 12.26). "Porque quem nisto [justia, paz e alegria no Esprito Santo] serve a Cristo, agradvel a Deus e aprovado pelos homens" (Rm 14.18). "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum VEM AO PAI seno por mim" (Jo 14.6). Jesus no disse VAI ao Pai, mas se colocou em igualdade com Deus Pai, ao dizer VEM ao Pai. "Se vs me conhecsseis, tambm conhecereis a meu Pai" (Jo 8.19). Do que foi lido acima, deduz-se o seguinte: Primeiro, a palavra SENHOR (do hebraico Yav; do grego kyrios), significando supremacia, soberania, um ttulo de reverncia usado tanto para Deus como para Jesus. Exemplos: "No tentars o Senhor teu Deus" (Mt 4.7, 10); "...o tempo em que o Senhor Jesus andou entre ns" (At 1.21). Segundo, Jesus, confirmando as Escrituras, afirmou que devemos servir somente a Deus. Todavia, Ele disse: "aquele que me serve deve seguir-me..." (Jo 12.26). O apstolo Paulo, na carta aos romanos, fala em servir a Cristo. Terceiro, em Joo 8.19 Jesus confirma ser a expressa imagem de Deus. Paulo confirma em Colossenses 1.15: "Ele a imagem do Deus invisvel..." Em Joo 14.9 Jesus confirma a segunda condio de Verbo encarnado: "Quem me v, v o Pai". A Bblia registra muitas outras passagens que testemunham a divindade de Jesus, bastando que examinemos com ateno o texto e o contexto.

You might also like