You are on page 1of 35

ESCOLHA DO INSTRUMENTAL

MTODO DE ANLISE

MTODOS ANALTICOS FARMACUTICOS PROF. Msc. JOS LUIS MLLER Aula 01

A Qumica Analtica trata de mtodos para a determinao da composio qumica das amostras.

Anlise Qumica = Qumica Analtica

Mtodos Qualitativos e Quantitativos


Identidade das espcies atmicas ou moleculares ou dos grupos funcionais presentes em uma amostra Informaes numricas relativas a um ou mais componentes de uma amostra

A anlise qumica um conjunto de tcnicas e manipulaes destinadas a proporcionar o conhecimento da composio qualitativa e quantitativa de uma amostra, mediante mtodos de rotina. A qumica analtica um ramo da qumica, a cincia que perse ue o o!jetivo de resolver os pro!lemas de composio com operaes de rotina".

Estgios de uma anlise quantitativa


Etapas 1. Amostragem 2. Preparao de uma amostra analtica Exemplos de procedimentos Depende do tamanho e da natureza fsica da amostra Reduo do tamanho das partculas, mistura para homogeneizao, secagem, determinao do peso ou do volume da amostra A!uecimento, ignio, fuso, uso de solvente, diluio #iltrao, e$trao com solventes, separao cromatogr%fica Padronizao, cali(rao *%lculo dos resultados analticos ,mpresso e ar!uivamento

. Dissoluo da amostra ". Remoo de interferentes &. 'edidas na amostra ). Resultados +. Apresentao dos resultados

AMOSTRAGEM
Anlise de Alumnio em # ua do $ar Anlise de %&dio e 'lcio em %olo

Mtodos CL SS!COS versus !"STR#ME"TA!S $esigna%&o 'ist()ica* +ois os dois mtodos t,m uma di-e)en%a tem+o)al +ouco maio) que um sculo. $todo 'lssico( / 0aseiam1se na se+a)a%&o dos A"AL!TOS +o)2 3REC!3!TA45O* E6TRA45O O# $EST!LA45O /Anlise Qualitativa2 )ea%7es es+ec-icas ge)ando +)odutos ca)acte)i8ados +o) co)* +onto de -us&o ou e9uli%&o* solu9ilidade* etc. /Anlise Quantitativa2 medidas titulomt)icas :volumt)icos; ou g)avimt)icas.

Mtodos CL SS!COS versus !"STR#ME"TA!S $todo )nstrumental * )ncio do sculo ++( / 0aseiam1se em medidas -sicas dos A"AL!TOS2 Condutividade* 3otencial de elet)odo* Emiss&o ou a9so)%&o de lu8* etc. / Tcnicas e-icientes de c)omatog)a-ia e elet)o-o)ese su9stitu)am os mtodos de +)eci+ita%&o* e<t)a%&o e destila%&o. Muitos dos -en=menos +o) t)s de mtodos inst)umentais s&o con'ecidos ' um sculo ou mais. A a+lica%&o de tais -en=menos* contudo* -oi adiada +ela -alta de inst)umenta%&o sim+les e con-ivel. , crescimento dos mtodos instrumentais de anlise modernos tem ocorrido paralelamente ao desenvolvimento das ind-strias eletr.nicas e de computadores.

O que s&o Mtodos !"STR#ME"TA!S > %o mtodos reali/ados em instrumentos. 1 "&o +o) inst)umentos? 1 3o) analistas que con'ecem os inst)umentos?

Instrumentos simples....

O que s&o Mtodos !"STR#ME"TA!S > %o mtodos reali/ados em instrumentos. 1 "&o +o) inst)umentos? 1 3o) analistas que con'ecem os inst)umentos?

Ou complexos ....

Mtodos !"STR#ME"TA!S 'ada tipo de instrumento tem uma aplicao( 1 $istinta e limitada e ... 1 3ossui vantagens e desvantagens.
Medidas de pH em solues aquosas (no aquosas em alguns casos). Fornece informaes a respeito da concentrao de ons H!O". #aixo custo inicial e manuteno $arata. F%cil de usar. &aracteri'ao de s(lidos cristalinos. Fornece informaes so$re a estrutura cristalina. &usto inicial ele)ado e manuteno relati)amente cara.

Mtodos !"STR#ME"TA!S

0m rande o!jetivo da qumica analtica moderna o desenvolvimento de instrumentos e metodolo ias com a conscincia verde".

$todos com consumo mnimo de amostra, de rea entes, de etapas e, de pre1erncia, anlises com a amostra in natura, redu/indo ao m2imo a quantidade de rejeitos.

'lassi1icao dos mtodos analticos CL SS!COS E !"STR#ME"TA!S Chamados de mtodos de via mida Baseados em propriedades fsicas (qumicas em alguns casos)

ravimetria

!olumetria

"letroanaltico

Cromatogr#fico

"spectromtrico

$ropriedades eltricas

$ropriedades %pticas

$ropriedades diversas

Al umas tcnicas instrumentais so mais sensveis que as tcnicas clssicas, mas outras no o so3

!"STR#ME"TOS 3ARA A" L!SE , instrumento converte a in1ormao arma/enada nas propriedades 1sicas ou qumicas do analito em um tipo de in1ormao que pode ser manipulada e interpretada. @ necess)io um estmulo :)adia%&o elet)omagntica* ene)gia elt)ica* mecAnica ou nuclea); +a)a +)ovoca) uma )es+osta.

5stmulo

6esposta

4onte de 5ner ia

%istema em 5studo

)n1ormao Analtica

5stmulo

6esposta

Es+ect)o-ot=met)o #BCBisvel

!"STR#ME"TOS 3ARA A" L!SE E SE#S COM3O"E"TES

D#"45O $O !"STR#ME"TO
T)adu8i) a com+osi%&o qumica em uma in-o)ma%&o di)etamente o9se)vvel +elo o+e)ado). Os inst)umentos t)ans-o)mam um sinal analtico que usualmente n&o di)etamente detectvel ou entendido +elo se) 'umano em um sinal que +ode se) medido. O inst)umento atua di)eta ou indi)etamente como um COM3ARA$OR* no sentido de que se avalia a amost)a descon'ecida em )ela%&o a um +ad)&o.

D#"45O $O A"AL!STA
7er conhecimento do que est realmente medindo3

Sele%&o de um mtodo analtico


Conhecer os detalhes prticos das diversas tcnicas e seus princpios tericos. Definir claramente a natureza do problema analtico, respondendo s questes ! "ue e#atid$o necessria% & "ual a quantidade de amostra disponvel% ' "ual o intervalo de concentra($o do analito% ) "ue componentes da amostra causar$o interfer*ncia% + "uais s$o as propriedades fsicas e qumicas da matriz da amostra% , "uantas amostras ser$o analisadas% - "ual o tempo requerido para a anlise%

Qualque) que seEa o mtodo inst)umental* o sinal analtico se) sem+)e uma -un%&o da concent)a%&o do analito :atividade;.
&inal analtico

% 8 19':

Curva de titulao potenciomtrica

!titulante

Qualque) que seEa o mtodo inst)umental* o sinal analtico se) sem+)e uma -un%&o da concent)a%&o do analito :atividade;.
&inal analtico

% 8 19':

Curva de titulao espectromtrica

!titulante

Qualque) que seEa o mtodo inst)umental* o sinal analtico se) sem+)e uma -un%&o da concent)a%&o do analito :atividade;.
&inal analtico

% 8 19':
SA = mCA F S9)

'(nalito)

Curva Analtica

Gloss)io da Qumica Analtica Amostra2 3o)%&o de um dete)minado mate)ial que )e+)esenta a !nst)umental

totalidade. Analito2 Es+cie :i=nica* at=mica ou molecula); que se deseEa dete)mina) em uma amost)a. Matriz2 ConEunto de todos os constituintes que com+7em uma amost)a. Detector2 $is+ositivo mecAnico* elt)ico ou qumico que identi-ica* )egist)a ou indica uma alte)a%&o em uma das va)iveis na sua vi8in'an%a :+)ess&o* tem+e)atu)a* etc.;. Sistema de deteco2 ConEunto intei)o que indica ou )egist)a as quantidades -sicas ou qumicas. Transdutor2 $is+ositivo que conve)te in-o)ma%&o de domnio n&o1elt)ico em in-o)ma%&o de domnio elt)ico e vice1ve)sa :mic)o-one* -otoclulas* etc.;. Sensor2 $is+ositivo analtico ca+a8 de monito)a) es+cies qumicas es+ec-icas de -o)ma contnua e )eve)svel :elet)odo de vid)o* QCM* etc.;.

Gloss)io da Qumica Analtica Curva analtica 2 Re+)esenta%&o g)-ica da )es+osta do inst)umento :sinal !nst)umental

analtico; em -un%&o da concent)a%&o do analito +)oveniente de solu%7es1 +ad)&o :+ad)&o e<te)no;. Tam9m c'amada de cu)va de t)a9al'o ou cu)va de cali9)a%&o. Branco ( r!2 Sinal do inst)umento +a)a mat)i8 :ou imita%&o; na aus,ncia do analito ou de uma es+cie que co))es+onda ao analito. "imite de deteco ("D ou cm!2 Concent)a%&o ou massa mnima do analito que +ode se) detectada em um nvel con-ivel. S m S br ksbr cm = = Sm = S9) F G s9) :valo) mais aceito G = H;

onde Sm e S9) s&o o sinal analtico mnimo e do 9)anco e s o desvio +ad)&o do 9)anco.

"imite de #uanti$icao ("%!2 Conside)a1se se) a concent)a%&o +a)a a qual o sinal analtico e<cede em IJ desvios +ad)7es o sinal do 9)anco. "imite de resposta linear ("&"!2 Concent)a%&o limite a +a)ti) da qual n&o mantida a linea)idade.

&inal (naltico

Gloss)io da Qumica Analtica !nst)umental LRL


cm LQ DO T Concentra*o
"inearidade2 Dai<a de concent)a%&o que se estende de LQ at LRL. Mtodo do padro interno2 Consiste em adiciona) uma su9stAncia em quantidade constante a todas as amost)as* aos 9)ancos e aos +ad)7es de cali9)a%&o em uma anlise. Com+ensa dive)sos ti+os de e))os* aleat()ios ou sistemticos.

Gloss)io da Qumica Analtica !nst)umental


Sinal analtico
I*L I*I I*J J*Q J*P J*O J*N J*K J*M J*H J*L J*I J*J 1IJ 1K J K IJ IK LJ LK R = J*JHPL< F J*LMIL L R = J*QQQQ

Bolume de solu%&o do +ad)&o* mL

Gloss)io da Qumica Analtica Exatido 2 G)au de conco)dAncia ent)e o valo) medido :mdia de v)ias !nst)umental
)e+licatas; e o valo) de uma )e-e),ncia +ad)&o. 'reciso2 G)au de conco)dAncia mStua ent)e os dados que -o)am o9tidos do mesmo modo. Do)nece uma medida do e))o aleat()io* ou indete)minado* de uma anlise. Tend(ncia ( ias! ou vis ( !2 Do)nece uma medida do e))o sistemtico* ou dete)minado* de um mtodo analtico. = T * onde a mdia de v)ias )e+licatas +a)a a concent)a%&o de um analito em uma mate)ial de )e-e),ncia com a concent)a%&o ve)dadei)a . Sensi ilidade2 A sensi9ilidade de um inst)umento ou mtodo uma medida de sua 'a9ilidade em disc)imina) +equenas di-e)en%as na concent)a%&o de um analito. Em uma cu)va de cali9)a%&o* a sensi9ilidade a inclina%&o da cu)va :m;. S = mc F S9)* onde % o sinal medido* c a concent)a%&o do analito e %!r sinal do inst)umento +a)a o 9)anco.

Sensi quociente da inclina%&o da cu)va +elo desvio +ad)&o da medida2

Gloss)io da Qumica Analtica ilidade analtica2 A sensi9ilidade analtica de-inida com sendo o !nst)umental

= m C sS . Esta medida inume aos e-eitos de am+li-ica%&o e


inde+endente das unidades de medida de S. Seletividade2 A seletividade de um mtodo analtico )e-e)e1se ao g)au em que o mtodo esta liv)e de inte)-e),ncia de out)as es+cies contidas na mat)i8 da amost)a. !n-eli8mente nen'um mtodo analtico est totalmente liv)e de inte)-e),ncia de out)as es+cies e* assim* +)ocu)a1se minimi81 las. / $e-ine1se um coe-iciente de seletividade que )e+)esenta a )es+osta )elativa do mtodo a cada uma das es+cies inte)-e)entes em )ela%&o ao analito de inte)esse. E<em+lo2 #ma amost)a contendo o analito A* 9em mB mC kC + A = como 0 e C +otencialmente inte)-e)entes2 k B + A = mA mA S = mAcA F m0c0 F mCcC F S9)U e S = mA:cA F G0*Ac0 F GC*AcC; F S9)

Gloss)io da Qumica Analtica !nst)umental


#m mtodo que +)odu8 )es+osta +a)a v)ios analitos* mas que +ode distingui) a )es+osta de um analito da de out)os c'amado seletivo
%inal Analtico
>; B; =; A; <; @; ;
E A

<

>

@;

#m mtodo que +)odu8 )es+osta +a)a a+enas um analito c'amado especfico

'oncentrao 9m CD:

Gloss)io da Qumica Analtica &epeti ilidade2 G)au de conco)dAncia ent)e )esultados inde+endentes !nst)umental

o9tidos com o mesmo mtodo +a)a um mate)ial de teste id,ntico so9 as mesmas condi%7es :mesmo o+e)ado)* mesmo equi+amento* mesmo la9o)at()io em um +equeno inte)valo de tem+o;. &eproduti ilidade2 G)au de conco)dAncia ent)e )esultados inde+endentes o9tidos com o mesmo mtodo +a)a um mate)ial de teste id,ntico so9 di-e)entes condi%7es :di-e)entes o+e)ado)es* di-e)entes equi+amentos* di-e)entes la9o)at()ios e a+(s di-e)entes inte)valos de tem+o;. A medida da )e+)oduti9ilidade o desvio +ad)&o quali-icado com o te)mo reproduti!ilidade. Em alguns conte<tos )e+)oduti9ilidade +ode se) de-inida como o valo) a9ai<o do qual a di-e)en%a a9soluta ent)e dois )esultados individuais com um mate)ial id,ntico* o9tido nas condi%7es acima* aconte%am com a mesma +)o9a9ilidade es+eci-icada. "ote que uma decla)a%&o com+leta de )e+)oduti9ilidade e<ige a es+eci-ica%&o das condi%7es e<+e)imentais que di-e)em.

O Q#E O 3RODESSOR ES3ERA $OS AL#"OS EM Q#VM!CA A"ALVT!CA !"STR#ME"TAL>

E<em+lo I2
$ados de cali9)a%&o o9tidos +a)a dete)mina%&o do analito 6 em solu%&o aquosa.
!"# $$% 0#00 2#00 8#00 10#00 17#00 N& '($l)ca*as 23 3 3 3 3 S)+al a+al,*)c%./)0#041 0#154 0#722 0#502 0#638 D(s0)- $a/'10#0056 0#0067 0#0097 0#0097 0#0093

a; $ete)mina) a sensi9ilidade 19#00 3 de cali9)a%&o. 1#279 0#0110 9; $ete)mina) a sensi9ilidade analtica. c; $ete)mina) o coe-iciente de va)ia%&o +a)a a mdia de cada g)u+o de )e+licatas. d; $ete)mina) o limite de detec%&o do mtodo.

E<em+lo I2
I*M I*L I J*P J*N J*M J*L J 1J*L J L M N P IJ IL IM IN IP LJ

R = J*JNO< 1 J*JJI RL = J*QQQN

E<em+lo I2
a; !nclina%&o2 m= J*JNO ++m1I 9; 8 m C s%
'2, ppm L*JJ N*JJ IJ*JJ IM*JJ IP*JJ

c; CB = :s< C Sam;<IJJ Sam = sinal analtico mdio


'F, G K*M L*J I*L J*PQ J*PP
I*M I*L R = J*JNO< 1 J*JJI RL = J*QQQN

O*I P*J P*J O*Q N*I

I J*P J*N J*M J*L J 1J*L J L M N P IJ IL IM IN IP LJ

d; Limite de detec%&o2

, r1ico deve ser traado com o sinal analtico, descontandoHse o sinal do !ranco.

ksbr = H < J*JJOQ C J*JNO = J*HK ++m cm = m

E<em+lo L2
Alquotas de e<atamente K*JJ mL de uma solu%&o de -eno9a)9ital -o)am t)ans-e)idas +a)a -)ascos volumt)icos de KJ*JJ mL e -o)am aEustados com WOX +a)a to)na)em1se 9sicas. Os seguintes volumes de solu%&o1 +ad)&o contendo L*JJJ gCmL de -eno9a)9ital -o)am int)odu8idas em cada -)asco2 J*JJJ* J*KJJ* I*JJ* I*KJ e L*JJ mL. O volume -oi com+letado e as leitu)as de cada -)asco em um -luo)met)o -o)neceu as seguintes )es+ostas2 H*LN* M*PJ* N*MI* P*JL e Q*KN. a; Const)ua o g)-ico com os dados. 9; #sando o g)-ico* dete)mine a concent)a%&o de -eno9a)9ital na amost)a descon'ecida. c; O9ten'a a equa%&o +o) )eg)ess&o linea) :mnimos quad)ados;. d; Calcule a concent)a%&o +ela equa%&o o9tida em :c;. e; Calcule o desvio +ad)&o +a)a a concent)a%&o o9tida em :d;.

E<em+lo L2
F, mD J*JJJ J*KJJ I*JJ I*KJ L*JJ ', CmD J*JJJ J*JLJJ J*JMJJ J*JNJJ J*JPJJ % H*LN M*PJ N*MI P*JL Q*KN

E<em+lo L2
F, mD J*JJJ J*KJJ I*JJ I*KJ L*JJ ', CmD J*JJJ J*JLJJ J*JMJJ J*JNJJ J*JPJJ % H*LN M*PJ N*MI P*JL Q*KN
1J*JK 1J*JH %inal analtico IL IJ P N M L J 1J*JI J*JI J*JH J*JK J*JO I4J, CmD R = OQ*I< F H*LMN RL = J*QQQQ

J*JMJO gCmL 3ela equa%&o* +a)a R = J < = 1H*LMN C OQ*I = J*JMIJ gCmL. Como a amost)a -oi diluda de K*JJ +a)a KJ*JJ mL* a sua concent)a%&o IJ ve8es maio)2 J*JMIJ < KJ C K =

;,=@; CmD.

$esvio +ad)&o )elativo da )eg)ess&o* scCc = J*JJOQKO :ou J*OQKOY; $esvio +ad)&o da medida = J*MIJ < J*JJOQKO = J*JJH : ou J*HY;

You might also like