You are on page 1of 29

Verinotio

revista on-line

Espao de interlocuo em cincias humanas


n.10, Ano V, out./2009 Publicao semestral ISSN 1981-061X

de educao e cincias humanas

Interpretaes da colnia: leitura das contribuies de Caio Prado Jr. e Fernando Novais*1
Carlos Alberto Cordovano Vieira**2

Resumo:

O presente trabalho pretende discutir as interpretaes da colnia de Caio Prado Jr. e Fernando Novais, destacando a centralidade do capital mercantil e dos nexos que estruturam os mecanismos de explorao, nos marcos do antigo sistema colonial.

Palavras-chave:

Colnia; Sistema Colonial; Capital Mercantil; Historiografia; Formao do Brasil.

Interpretations of colony: a reading of the contributions of Caio Prado Jr. and Fernando Novais
Abstract:
This paper discusses Caio Prado Jr. and Fernando Novais interpretations of colonial society, emphasizing the main role of mercantile capital and the mechanisms of exploitation under the old colonial system.

Key words:

Colony; Colonial system; Mercantile capital; Historiography; Development of Brazil.

1* O presente trabalho um desenvolvimento da dissertao de mestrado Interpretaes da colnia: leitura do debate brasileiro de inspirao marxista, defendida pelo autor em 2004 no Programa de Desenvolvimento Econmico e Histria Econmica do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IEUnicamp), sob orientao do Professor Doutor Plnio de Arruda Sampaio Jr. Agradecemos os comentrios dos Profs. Flvio Saes e Lgia Osrio. 2* Doutorando em desenvolvimento econmico e histria econmica pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp).

107

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

Introduo: sentido da colonizao e Brasil contemporneo

No momento em que parte da historiografia brasileira volta-se para trabalhos muitas vezes monogrficos, que procuram identificar traos da existncia de um mercado interno ao espao colonial ou, mais do que isso, que procuram ver uma certa organicidade ou mesmo, no limite, uma dinmica relativamente autnoma no corpo socioeconmico de nossa formao colonial, o presente texto pretende retomar a interpretao totalizante de Caio Prado Jr. sobre o perodo colonial. Incorporamos tambm comentrios sobre as contribuies de Fernando Novais para o entendimento mais completo da estrutura e dinmica do sistema colonial. Entendemos que, se certo que as pesquisas monogrficas possam conformar um ponto de partida para a construo da historiografia, no se pode, de outro lado, perder de vista as interpretaes de conjunto, fundamentais para um entendimento dos dilemas postos sociedade brasileira contempornea, sempre que se tome em conta a histria. A interpretao da colnia de Caio Prado Jr. conforma a base sobre a qual edifica o seu modo particular de entender a problemtica da formao nacional. Para Prado Jr., o Brasil contemporneo constitui-se como um organismo em transio ainda inconclusa de uma sociedade colonial para uma sociedade nacional. Um organismo assentado sobre uma economia colonial em transio, em processo secular de diferenciao. Isso implica estabelecer uma linha de continuidade que perpassa o processo de formao nacional desde a poca colonial at o presente. Uma linha de continuidade que revela o carter contraditrio do movimento, porquanto a formao nacional se afirma a partir da colnia e, ao mesmo tempo, em oposio condio colonial. A conjuntura revolucionria emerge, no Brasil contemporneo, quando a contradio entre colnia e nao se converte em antagonismo aberto. Ou seja, no momento de superao da contradio, a sociedade brasileira enfrenta o dilema entre a afirmao da sociedade nacional, pela ruptura do passado colonial, ou a reverso neocolonial (Novais, 1986; Sampaio Jr., 1999; 1999b). Assim, nessa perspectiva, trata-se de reconsiderar as teses ortodoxas do choque entre foras portadoras de modos de produo distintos o novo contra o arcaico, a burguesia nacional contra os resduos feudais ou semifeudais. A ideia de transio e diferenciao reorienta a interpretao porquanto a formao nacional e o passado colonial, o novo e o velho, conformam uma contradio e, portanto, pressupem uma unidade (D Hondt, 1983). Com efeito, no fundamento dessa crtica, subjaz uma interpretao da colnia, j profundamente elaborada em Evoluo poltica do Brasil, de 1933 e, posteriormente, em Formao do Brasil contemporneo, de 1942. Aqui, a sociedade colonial se apresenta
Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

108

Inte r p retaes d a col ni a

como pea organicamente integrada numa dinmica sistmica definida j nos marcos do capitalismo em formao. Imediatamente, evidenciam-se os nexos mercantis que conferem sentido formao e ao desenvolvimento da colnia, como uma sociedade marcada pela precariedade e pela instabilidade da vida material e pela desestruturao e anomia social uma interpretao da colnia que lana razes profundas na reorientao do debate, pois, em contraste com sociedades milenares que, na aurora dos descobrimentos, so tocadas pela civilizao ocidental, as sociedades latino-americanas em particular as consitudas sobre o genocdio das populaes indgenas e pela introduo da escravido africana so formadas pela expanso europeia, como extenso de seus domnios. Nesse quadro, surgiriam sociedades conformadas pela expanso europeia, nos marcos do capitalismo em formao, como polo colonial, reflexo e complementar, cujo movimento de formao nacional se consubstanciaria num processo de diferenciao, a partir da condio colonial e em oposio a ela. A posio dessas sociedades nos marcos do imperialismo seria desdobramento, de certa forma, linear do seu processo de gnese. A especificidade de sua estrutura socioeconmica denotaria uma forma particular de estruturao do capitalismo no polo, digamos, colonial, em contraste com a imagem das foras burguesas, tolhidas pela resistncia do arcaico, aliado do imperialismo. Desse modo, a sociedade brasileira no poderia produzir uma burguesia portadora de um projeto de desenvolvimento nacional, seno uma burguesia geneticamente vinculada ao capitalismo mundial, que reproduz, nessa forma especfica de estruturao do capitalismo, a extroverso herdada do passado colonial. Naturalmente, esse diagnstico implica a reformulao do arco de alianas dos comunistas, que excluiria a burguesia brasileira aqui, antinacional , e a reelaborao do programa da revoluo brasileira. Um programa de reformas estruturais, de controle sobre o capital estrangeiro, de reorientao da inciativa privada por meio do estado e de reestruturao da relao entre capital e trabalho, sobretudo no campo, que viria fundar as bases para a consolidao do estado nacional. Estes seriam os marcos de uma revoluo nacional mas no democrtico-burguesa que, no curso de seu desenvolvimento histrico, haveria de significar a primeira etapa de uma revoluo mais profunda, de carter socialista (Prado Jr., 1978). A obra de Caio Prado Jr. teve ampliado seu raio de influncia quando o marxismo penetrou com mais evidncia na universidade. Em particular, no que interessa mais diretamente ao presente trabalho, nos dilogos sobre o sentido da colonizao desenvolvidos por Fernando Novais. Em fins da dcada de 1950, o movimento comunista internacional enfrentava os abalos profundos, produzidos pelas denncias contidas no relatrio de Nikita Khruschev, no XX Cogresso do PCUS, em 1956.

109

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

Portanto, diante da crise da ortodoxia, os dilogos com a obra de Prado Jr. encontrariam um contexto mais favorvel. Fernando Novais prope incorporar o sentido geral da interpretao da colnia de Caio Prado numa formulao mais abrangente, que situasse o antigo sistema colonial como pea da acumulao primitiva de capial, no quadro da transio do feudalismo ao capitalismo. Em que medida essa reformulao do problema implica necessariamente uma reorientao da interpretao geral de Prado Jr. sobre o sentido do desenvolvimento da sociedade brasileira isto no pretendemos responder nesse trabalho. No entanto, numa brevssima referncia ao perodo posterior emancipao, Fernando Novais remete o leitor a Florestan Fernandes1. Mais adiante, a contribuio de Fernando Novais seria incorporada como base da interpretao dO capitalismo tardio, de Joo Manuel Cardoso de Mello. Esta tese prope a reviso crtica da tradio da Cepal. Aqui, reorienta-se a problemtica bsica da antinomia entre a plena constituio da nao e uma certa diviso internacional do trabalho para o problema da formao e desenvolvimento de um certo capitalismo, o capitalismo tardio (Cardoso de Mello, 1998). Por certo, uma reviso crtica da Cepal que se afasta tambm da interpretao geral elaborada por Caio Prado Jr.. Isto no momento em que comeava a se desestruturar a regulao reformista do capitalismo internacional do ps-guerra, que havia conferido, dentro de determinados limites, uma relativa autonomia ao desenvolvimento dos pases perifricos e, ao mesmo tempo, certo flego questo nacional. Procuramos, pois, discutir as interpretaes de Caio Prado e Fernando Novais, no com pretenso de esgotar um debate to vasto ou de sugerir que ali estejam todas as respostas. Mas esse parece ser um passo fundamental para tentar reconstituir o movimento histrico que vincula o passado ao presente, o sentido da colonizao aos dilemas do Brasil contemporneo.
1 No queremos evidentemente, com isso, dizer que, com o advento da emancipao poltica, tenha desaparecido o carter dependente (colonial) da vida econmica das antigas colnias: ele assume, porm, novas formas. Veja-se a anlise das fases e das formas de dominao externa, em Florestan Fernandes Capitalismo dependente e classes sociais na Amrica Latina (Novais, 1995, p. 4, nota 4). Florestan Fernandes sintetiza o dilema latino-americano da seguinte forma: Os pases latino-americanos enfrentam duas realidades speras: 1) estruturas econmicas, socioculturais e polticas internas que podem absorver as transformaes do capitalismo, mas que inibem a integrao nacional e o desenvolvimento autnomo; 2) dominao externa que estimula a modernizao e o crescimento nos estgios mais avanados do capitalismo, mas que impede a revoluo nacional e uma autonomia real. Os dois aspectos so faces opostas da mesma moeda. (...) sob as condies histricas atuais, o novo padro de imperialismo e a hegemonia dos Estados Unidos colocam uma questo dramtica: podem os pases latino-americanos atingir realmente a integrao nacional e a autonomia econmica, sociocultural e poltica atravs do capitalismo? (Fernandes, 1975, p. 26).

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

110

Inte r p retaes d a col ni a

Sentido da colonizao e sistema colonial

O espao da colonizao ibrica na Amrica, sobretudo nos domnios portugueses, integra-se na trama da histria mundial no curso da formao do capitalismo no como uma sociedade anteriormente estabelecida, tocada pela expanso da civilizao europeia maneira africana ou asitica, ou como uma Europa protestante transplantada, como nas colnias de povoamento da Amrica do Norte. Integra-se, sim, como um organismo social constitudo, desde sempre, pela prpria expanso europeia da poca dos descobrimentos. Ao longo daqueles trs sculos de colonizao, de uma lenta sedimentao emerge um organismo social que viria conformar, custa do transplante de massas de escravos africanos e de uma intensa imigrao de aventureiros e negociantes, uma sociedade complexa e diferenciada, um povo novo do ponto de vista tnico e cultural, com aspiraes nacionais uma sociedade com caractersticos nacionais e qualidade de permanncia2. Um processo contraditrio, em que a empresa da colonizao cria os fundamentos desta nacionalidade, ao mesmo tempo em que a sociedade pode apenas afirmar-se como uma sociedade nacional por oposio condio colonial.
Naquele passado se constituram os fundamentos da nacionalidade: povoou-se um territrio semideserto, organizou-se nele uma vida humana que diverge tanto daquela que havia aqui, dos indgenas e suas naes, como tambm, embora em menor escala, da dos portugueses que empreenderam a ocupao do territrio. Criou-se no plano das realizaes humanas algo de novo. Este algo de novo no uma expresso abstrata; concretiza-se em todos os elementos que constituem um organismo social completo e distinto: uma populao bem diferenciada e caracterizada, at etnicamente, e habitando um determinado territrio; uma estrutura material particular, constituda na base de elementos prprios; uma organizao social definida por relaes especficas; finalmente, at uma conscincia, mais precisamente, uma certa atitude mental coletiva particular. Tudo isto naturalmente j se vem esboando de longa data. Os sintomas de cada um daqueles caracteres vo aparecendo no curso de toda nossa evoluo colonial; mas no termo dela que se completam e sobretudo se definem nitidamente ao observador. (Prado Jr., 1971, p. 10)

No curso de seu desenvolvimento histrico, a sociedade colonial estabelecida nos trpicos, parte indissocivel e essencial da histria metropolitana, desenvolvese, torna-se complexa, emergindo, no decorrer de um longo e lento processo de diferenciao, como um organismo social particular e relativamente distinto de suas matrizes formadoras com tendncias autonomizao. O referido processo
2 Caio Prado incorpora esta expresso de Gilberto Freyre, mas inserida em quadro complexo em que a nao no aparece como desdobramento linear e natural da colonizao, mas como desenvolvimento contraditrio: De qualquer modo, o certo que os portugueses triunfaram onde outros europeus falharam: de formao portuguesa a primeira sociedade moderna constituda nos trpicos com caractersticos nacionais e qualidades de permanncia. Qualidades que no Brasil madrugaram, em vez de se retardarem como nas possesses tropicais de ingleses, franceses e holandeses (Freyre, 2000, p. 86, grifos nossos).

111

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

de desenvolvimento e diferenciao da sociedade colonial conforma-se na ao colonizadora, no povoamento do territrio e na organizao, ainda precria, de uma vida econmica e social. Mas logo revelaria seu carter essencialmente contraditrio, quando as relaes entre metrpole e colnia se manifestassem de modo reverso e o movimento histrico de desenvolvimento e diferenciao apontasse no sentido da negao e superao da prpria condio colonial, que lhe houvera engendrado e impulsionado um ser e no ser, que constitui o processo de desenvolvimento e diferenciao da sociedade colonial. Desde a segunda metade do sculo XVII, depois da expulso dos holandeses, o regime colonial torna-se marco estreito, invlucro tanto mais opressivo quanto mais insuficiente para conter a relativa complexidade da economia e da sociedade colonial, e comeam a se esboar traos de uma conscincia nacional em oposio metrpole. Esta tenso profunda viria definitivamente superfcie, manifesta em antagonismos decisivos e irreconciliveis que, enfim, consubstanciam o processo de emancipao, inscrito no quadro mais amplo das profundas transformaes que fazem desmoronar o mundo da poca Moderna. A sntese de toda a histria colonial situa-se nesse momento de emancipao, quando esto definidos os fundamentos bsicos da nacionalidade. Enfim, trata-se de compreender a nao a partir da colnia e por oposio a ela, e indagar as possibilidades de transformao inscritas nesse processo (Novais, 1986, p. 21). O problema fundamental reside na compreenso da sociedade colonial como parte de um sistema complexo formado e articulado pela expanso da civilizao europeia na poca dos descobrimentos, considerando-se rigorosamente todas as suas implicaes. Caio Prado Jr. pode situar a sociedade colonial como parte de uma totalidade, incompreensvel sem a compreenso desta totalidade, e, com isso, oferecer uma viso de conjunto da sociedade colonial, ao apreender, como categoria bsica, nexo fundamental da investigao e ponto de partida de toda a exposio, o sentido da colonizao (Prado Jr., 1971). As relaes constitutivas dos diversos aspectos da vida colonial, estruturadas em trs vastos campos, a saber, povoamento, vida material e vida social, apresentam-se destitudas de qualquer carter circunstancial ou acidental para adquirir sentido, remetidas s teias da categoria bsica. O contedo dessas relaes revela no cadeias de causalidade unvoca, prprias de relaes de necessidade ou determinao, mas conexes de sentido, em que a essncia do fenmeno, ou seja, o sentido da colonizao, explica ao mesmo tempo em que se explica por suas manifestaes concretas. O momento ltimo de toda a reflexo, a recomposio da realidade em seu conjunto, pressupe e apenas torna-se possvel a partir da apreenso do sentido. Assim, o sentido da colonizao est inscrito em cada segmento da realidade concreta, em cada esfera da existncia, e preside o conjunto da vida colo-

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

112

Inte r p retaes d a col ni a

nial; perpassa-o em todo seu espao e extenso. Compe suas tramas fundamentais e constitui sua essncia o povoamento, a vida material e a vida social, em seu conjunto, explicam-se, ao mesmo tempo em que enriquecem e atestam a posio da categoria bsica (Novais, 1986). Caio Prado Jr., nesse movimento de compreenso da sociedade colonial a partir de suas determinaes estruturais e sistmicas, como organismo inscrito em uma totalidade mais ampla, nesse exerccio de apreenso do sentido da colonizao, situa a sociedade colonial como parte, como elemento orgnico da histria do comrcio europeu. Sero as linhas de intercmbio esboadas com mais evidncia desde a crise do feudalismo, os interesses dos homens do comrcio, que presidiro no somente as feitorias cravadas nos mais remotos espaos do globo, mas tambm o povoamento e a colonizao, a organizao da produo, e enfim toda uma vida material e social nos trpicos. Trata-se de um organismo social formado e organizado para produo de gneros complementares economia europeia, os gneros tropicais daquelas paisagens distantes e cultivados ou extrados em geografia singular. Por isso, trata-se de um espao socioeconmico edificado como um negcio e regido por uma dinmica que lhe exterior uma sociedade destituda de movimento prprio.
No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonizao dos trpicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais completa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo carter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um territrio virgem em proveito do comrcio europeu. este o verdadeiro sentido da colonizao tropical, de que o Brasil uma das resultantes; e ele explicar os elementos fundamentais, tanto no econmico como no social, da formao e evoluo histrica dos trpicos. (Prado Jr., 1978, p. 31)3.

Em sntese, portanto, a colonizao portuguesa nas terras americanas ultrapassou os limites da antiga feitoria e engendrou a organizao da produo de uma vida material e social que viria conformar uma sociedade complexa, os fundamentos de uma nova nacionalidade. Mas essa sociedade apenas poderia afirmar-se como sociedade nacional, em oposio condio colonial, ou seja, quando pudesse subverter sua condio de pea organicamente integrada nas tramas do comrcio europeu como espao subordinado e complementar, sua condio de prolongamento linear da sociedade, e mais propriamente da economia europeia, para organizar-se em bases relativamente autnomas.
3 Noutra passagem, Caio Prado explicita que no a economia do acar que se conforma e se adapta s necessidades de uma sociedade pr-existente que nela procura a base econmica de sua subsistncia. E sim esta sociedade que se origina, dispe e organiza em funo da finalidade precpua de produzir acar, e assim realizar um negcio. Negcio que tem no como objetivo (pois o objetivo prprio de todo negcio to-somente o lucro mercantil), mas como objeto, o atendimento de necessidades e de um consumo estranhos ao pas e coletividade nele instalada, e que se torna assim simples expresso daquele negcio. E, assim condicionada, refletir em todos os seus aspectos econmicos, sociais, mesmo culturais e psicolgicos e, na medida em que couberem numa simples colnia, polticos tambm, as injunes determinadas por aquela atividade mercantil (Prado Jr., 1978, p. 37, grifos nossos).

113

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

O movimento de insero da colonizao no quadro do comrcio europeu torna-se mais rico e complexo quando se compreende, como demonstrou Fernando Novais, a prpria dimenso comercial como parte integrante e fundamental de uma totalidade ainda mais abrangente, qual seja, o processo de transio do feudalismo ao capitalismo, em suas mltiplas faces, que caracteriza a poca Moderna e se estende at a Era das Revolues4. Naturalmente, o carter da colonizao moderna apresenta-se ainda como essencialmente comercial, mas se torna mais complexo quando o comrcio inserido no quadro mais abrangente da transio do feudalismo para o capitalismo, como elemento fundamental na formao do modo de produo capitalista, como instrumento da acumulao primitiva5. O chamado renascimento do comrcio atua sobre a base das relaes feudais estabelecidas, no sentido de sua progressiva dissoluo ou reafirmao, como no exemplo da segunda servido do Leste europeu. Os avanos da mercantilizao so acompanhados pelo agravamento das condies de servido no campo e pela diferenciao e proletarizao nas cidades, o que conduz crise social e s revoltas, expressas, no plano ideolgico, nas contestaes herticas que marcam a poca de crise do feudalismo. Em interaes recprocas, a crise social afeta a dinmica da economia e do comrcio, acentuada pela recorrente escassez de metais sobre as condies de vida, que, retroagindo sobre as tenses produzidas pela dissoluo dos nexos feudais, agravam-nas. O resultado ser um recrudescimento da concorrncia pelas linhas e centros de comrcio, e a busca incessante dos mercadores pela abertura de novas rotas comerciais. No quadro desse movimento, situa-se a formao das monarquias absolutistas como forma de conteno da crise social e das revoltas urbanas e camponesas, e como instrumento da burguesia mercantil, na luta pela proteo de seus mercados e na busca de novas linhas de comrcio para a valorizao do capital mer4 Trata-se de definir com preciso o que deve ser inserido, e em qu; e talvez o Brasil na expanso martima europeia seja um recorte que apanhe apenas algumas dimenses da realidade, no levando o olhar at a linha do horizonte. (...) Expanso comercial europeia , na realidade, a face mercantil de um processo mais profundo, a formao do capitalismo moderno; a questo saber se no seria preciso procurar as articulaes da explorao colonial com esse processo de transio feudal capitalista. (...) A colonizao no apareceria apenas na sua feio comercial, mas como um canal de acumulao primitiva do capital mercantil no centro do sistema. (Novais, 1986, pp. 19- 20). Ver tambm Novais (1995). 5 Reafirmamos a diferena entre Caio Prado Jr. e Fernando Novais. O sentido da colonizao, para o primeiro, significa, sobretudo, a ideia de extroverso. Uma sociedade organizada como negcio mercantil cujo sentido a ateno a necessidades de consumo alheias. Essa condio retroage sobre a estrutura da sociedade colonial, porquanto o carter de extroverso conforma uma sociedade marcada pela precariedade da vida material e, portanto, pela estreiteza de seu mercado interno. Diante disso, a prpria dinmica dessa economia, mesmo sem a interveno das foras colonizadoras, reafirma aquele carter, voltando-se ao mercado externo. Fernando Novais atribui centralidade explorao colonial, externalidade da acumulao, condicionada pelo domnio extraeconmico metropolitano. Rompido este domnio, a sociedade poderia internalizar a acumulao, e a dinmica de seu desenvolvimento seria alterada. Provavelmente, isto estaria na base do desencontro dessas interpretaes no tratamento do perodo posterior, no obstante partilharem de uma mesma tradio de interpretao da colnia.

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

114

Inte r p retaes d a col ni a

cantil. Com efeito, a empresa da expanso martima e da explorao mercantil no poderia ser realizada nos marcos precrios da economia medieval, incapaz de reunir as massas necessrias de capital ou de assumir seu alto risco. Somente a instituio do estado centralizado poderia lev-la adiante e, em nvel estrutural, representar o instrumento fundamental de coero extraeconmica que possibilita o desenvolvimento do capital mercantil. Assim, define-se o quadro da poca dos descobrimentos como uma sociedade de ordens e uma economia mercantil, e sobre essas duas esferas, como elemento articulador de um conjunto relativamente compsito, o estado absolutista, relativamente autonomizado em relao ao conjunto da sociedade, mas funcionando como elemento constitutivo e fundamental na dinmica da transio e da formao do capitalismo. Os mecanismos prprios da reproduo do capital mercantil e da acumulao primitiva constituem-se como os elementos dinmicos da poca de transio. Essas conexes permitem compreender, em sua complexidade, o sentido profundo da colonizao. Examinada, pois, nesse contexto, a colonizao do Novo Mundo na poca Moderna apresenta-se como pea de um sistema, instrumento da acumulao primitiva da poca do capitalismo mercantil. (...) Completa-se, entrementes, a conotao do sentido profundo da colonizao: comercial e capitalista, isto , elemento constitutivo no processo de formao do capitalismo moderno. (Novais, 1995, p. 70) A estrutura e dinmica do antigo sistema colonial manifestam-se concretamente nos mecanismos da poltica econmica mercantilista, que encontram plena correspondncia, ao nvel ideolgico, na prpria teoria econmica do mercantilismo. O pensamento econmico mercantilista no confere economia o estatuto de objeto autnomo de reflexo, de objeto da reflexo cientfica, edificada, como no pensamento clssico, a partir da formulao de conceitos pretensamente universais e abstratos, que pudessem permitir explicar e interpretar a realidade concreta pelo movimento do raciocnio dedutivo. Ao contrrio, expressa formulaes imediatamente vinculadas aos interesses do fortalecimento da monarquia e do acmulo de riqueza mercantil, traduzindo-se em conjunto de normas de poltica econmica, no momento em que o modo de produo capitalista no est plenamente constitudo e a esfera econmica no adquiriu uma dinmica objetivamente autnoma. Dessa forma, adquirem sentido, numa poca de primado do capital mercantil e de intensa rivalidade entre as monarquias, as concepes metalistas e seus desdobramentos, as consideraes do processo de circulao como momento de formao dos lucros, em relaes desiguais de troca em que uns ganham custa de outros. No plano poltico, essa dinmica se refletir nas rivalidades dos estados em formao, afirmando-se em disputa uns contra os outros. Explica-se, portanto, um conjunto de normas visando manuteno da balana comercial favorvel, expressas na pro-

115

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

teo dos mercados internos e no fomento produo nacional, e na perspectiva de formao de um espao econmico autossuficiente no interior das fronteiras monrquicas. Concretamente, explica-se a tendncia limitao das exportaes de produtos primrios e ao estmulo s exportaes de manufaturados ou, ao contrrio, ao estmulo s importaes de produtos primrios e limitao das importaes de manufaturados. Dessa forma, situa-se a posio das colnias como espao econmico complementar s economias europeias, como fornecedores de gneros exticos complementares (e jamais concorrentes) produo metropolitana, e tambm como mercado consumidor para seus manufaturados, o que viria contribuir para o projeto de autossuficincia das monarquias em disputa e, assim, viabilizar a aplicao das perspectivas normativas do mercantilismo. O mecanismo decisivo da poltica mercantilista nas relaes do comrcio colonial que possibilitava a apropriao, pelas economias metropolitanas, do excedente econmico produzido nos espaos coloniais, e com isso o funcionamento e reproduo do sistema constituiu-se no exclusivo metropolitano, engrenagem essencial da explorao colonial. O monoplio possibilitava aos comerciantes metropolitanos o controle sobre as condies de intercmbio, traduzido concretamente no controle sobre os preos de compra e venda, nos dois polos da relao de troca. Poderiam, no momento da compra, rebaixar os preos dos gneros coloniais ao nvel mnimo necessrio para a reproduo do processo produtivo e, ao mesmo tempo, realizar a comercializao destes gneros no mercado mundial ou dos produtos europeus nos mercados coloniais a preos monopolistas. O exclusivo comportava gradaes: do empreendedor nico, detentor de condies de monoplio e monopsnio; do conjunto dos negociantes da metrpole, detentores de condies e oligoplio e oligopsnio, como forma tpica; ou de parte dos negociantes metropolitanos, maneira das companhias de comrcio. De qualquer forma, o controle sobre as condies de troca constitui elemento fundamental na reproduo do sistema e a histria do comrcio colonial demonstra que, parte a multiplicidade das manifestaes concretas, o sistema no poderia se reproduzir na base de relaes de plena concorrncia que determinassem os movimentos de preos e impossibilitassem os ganhos do capital mercantil na esfera da circulao. Com efeito, esses mecanismos explicitam o carter da explorao colonial, que no se reduz ideia simples de explorao da colnia pela metrpole, mas revela relaes de explorao, situadas na esfera da circulao, em favor de uma burguesia mercantil e em prejuzo de populaes coloniais e me-

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

116

Inte r p retaes d a col ni a

tropolitanas. Trata-se da expropriao do excedente colonial pela economia metropolitana, mas tambm da concentrao dessas riquezas em mos de uma burguesia mercantil6. As relaes de explorao e dominao constitutivas do sistema colonial no se esgotam por a, contudo, mas se desdobram de modo especfico para o interior das sociedades coloniais. O sentido da colonizao e a estrutura do sistema colonial no explicam apenas o carter mercantil e complementar das economias coloniais, mas tambm o contedo das relaes de produo edificadas nesses espaos coloniais, em particular o trabalho compulsrio, e a escravido como sua manifestao extrema. O quadro completa-se com a considerao do trfico negreiro, elemento subjacente quelas relaes, mas mais do que isso setor dos mais lucrativos da explorao comercial. Cumpre discutir por que a aurora do capitalismo e da generalizao do trabalho livre na Europa ocidental testemunha, como acontecimento contemporneo e indissocivel, a introduo e desenvolvimento do trabalho compulsrio nos espaos coloniais e a reabilitao da instituio da escravido. Marx demonstrou como as relaes de produo estabelecidas nas sociedades coloniais americanas iluminam o contedo implcito nas relaes capitalistas. Nas sociedades coloniais, a organizao da vida econmica e social choca-se sempre com a possibilidade do estabelecimento de produtores possuidores das condies para a produo de sua subsistncia. Vale dizer, so sociedades que, historicamente, no atravessaram o processo de acumulao primitiva de capital, de expropriao dos trabalhadores proprietrios e, portanto, no podem engendrar a relao-capital. Vale dizer, essas sociedades coloniais revelam que a relao-capital, a relao entre capitalistas e trabalhadores livres, pressupe um conjunto de relaes sociais produzidas historicamente e que se consubstancia na expropriao prvia dos produtores, na criao de trabalhadores despojados das condies objetivas para a produo de sua prpria subsistncia, condenados a negociar no mercado sua fora de trabalho. Relaes que aparecem ao olhar do economista poltico como relaes contratuais entre livres e iguais, entre compradores e vendedores, entre possuidores de mercadorias equivalentes na relao de troca. Em ltima instncia, aparecem como relaes entre coisas (e, nessa concepo, o prprio capital converte-se em instrumento de produo, em coisa). Essas sociedades reve6 Sobre o comrcio colonial portugus, Fernando Novais constata: V-se que o supervit com as naes estrangeiras, sendo maior que o dficit com as colnias, o resultado era superavitrio. Ora, como so sobretudo os produtos coloniais (60% produtos brasileiros) que Portugal exportava, segue-se que eram os mecanismos do sistema colonial que possibilitavam o funcionamento do esquema: o supervit portugus expressava um efetivo ganho de monoplio, pois fundava-se sobre a diferena dos preos (baixos) dessas produtos nas colnias e (altos) nos mercados internacionais. (...) em funo da exportao dos produtos brasileiros que o comrcio internacional portugus consegue ser superavitrio; noutros termos, porque o comrcio colonial portugus deficitrio que seu comrcio exterior superavitrio (Novais, 1995, p. 293). Sobre os nmeros desagregados do comrcio colonial, em toda a sua extenso, veja-se Arruda (1980).

117

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

lam, enfim, como contraprova, que a produo capitalista reproduz o trabalhador assalariado como trabalhador assalariado e a dependncia do trabalhador em relao ao capitalista segundo as necessidades prprias da acumulao7. A partir dessas observaes de Marx, Eric Williams, e posteriormente Fernando Novais, puderam discutir o problema do trabalho compulsrio nas colnias e suas conexes com o sistema colonial. A questo apresenta-se, pois, em primeiro lugar, na considerao de que a produo que se instala nas colnias est inexoravelmente vinculada ao mercado mundial e, portanto, dever ser produo mercantil em larga escala. Isto exclui, de incio, o interesse no estabelecimento da produo de pequenos produtores independentes que comercializam excedentes produzidos sem os ganhos de escala e a organicidade da grande produo necessrios dinmica do mercado mundial. O objetivo primeiro da produo dever ser fornecer ao mercado mundial e valorizar o capital mercantil e somente nessa base prope-se o problema da forma que assume o trabalho na colnia. O ponto central que essas sociedades, naturalmente, no haviam ultrapassado historicamente o processo de acumulao primitiva, de expropriao dos trabalhadores, e por isso as possibilidades de proliferao de uma produo independente para prpria subsistncia so praticamente ilimitadas os fatores de produo, sobretudo a terra, so abundantes. O trabalho livre e assalariado seria, portanto, incompatvel com o sentido regulador de toda a vida econmica da colnia, pois que, diante daquela abundncia de fatores de produo e das amplas possibilidades do desenvolvimento da produo para subsistncia, os salrios na grande lavoura, para atrair potenciais produtores independentes, haveriam de chegar a cifras por demais elevadas, incompatveis com as necessidades de apropriao do excedente colonial. Neste caso, estava excluda qualquer possibilidade que no fosse o trabalho compulsrio e, no limite, a escravido. No entanto, restaria ainda a pergunta: por que a opo pela escravizao do africano? Visto no quadro do sistema colonial, o problema adquire explicaes de carter socioeconmico que ultrapassam as opinies tradicionais que recaem sobre a inaptido ou resistncia dos ndios ao trabalho na lavoura, e situam o problema da opo pelo africano em conexo com a posio do trfico negreiro na economia mundial. diferena da escravizao do ndio, que representava um negcio interno economia
7 Sabe-se: meios de produo e de subsistncia, como propriedades do produtor direto, no so capital. Eles tornam-se capital apenas sob condies em que servem ao mesmo tempo como meios de explorao e de dominao do trabalhador. (...) Enquanto o trabalhador, portanto, pode acumular para si mesmo e isso ele pode enquanto permanecer proprietrio de seus meios de produo a acumulao capitalista e o modo capitalista de produo so impossveis. A classe dos etrabalhadores assalariados, imprescindveis para tanto, falta. (...) O que nos interessa o segredo descoberto no Novo Mundo pela Economia poltica do Velho Mundo e proclamado bem alto: o modo capitalista de produo e acumulao e, portanto, a propriedade privada capitalista exigem o aniquilamento da propriedade privada baseada no trabalho prprio, isto , a expropriao do trabalhador. ( Marx, 1988, v. II, pp. 286; 287; 292)

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

118

Inte r p retaes d a col ni a

colonial, o trfico de escravos figurava como negcio dos mais lucrativos do comrcio colonial e, portanto, funcionava como pea das mais importantes na estrutura do sistema colonial, como instrumento poderoso de acumulao primitiva de capital. Assim, como observou Fernando Novais, considerando-se o sistema colonial como elemento determinante estrutural, ser o trfico negreiro a explicao para a escravizao do africano, e no o contrrio. Com efeito, tal corte metodolgico, que toma como ponto de partida o problema do trabalho compulsrio em geral, para chegar escravido como sua forma-limite, e que em seguida considera a escravido do negro em conexo com o negcio do trfico, pode apreender precisamente o problema da produo escravista articulada com a estrutura do sistema colonial8.
Sociedade colonial

As consideraes sobre as dimenses estruturais do antigo sistema colonial, e sobre o sentido profundo da colonizao, permitem retornar, com mais rigor, ideia central de Caio Prado Jr., qual seja, a compreenso do carter essencialmente mercantil da colonizao, que explica a colonizao e a formao da sociedade colonial, em seus mltiplos aspectos, como negcio mercantil. O conjunto da obra da colonizao lusitana nos trpicos explicar-se- pelo negcio mercantil, e ter gravada, em seu carter mais profundo e essencial, a impresso de uma estrutural extroverso econmica e social9: afora o trabalho constrangido e mal executado do escravo, no se
8 Parece necessrio sublinhar o problema do corte metodolgico porquanto a explicao de Caio Prado toma como ponto de partida a questo da introduo do trabalho africano e, justamente por isso, parece no ser suficiente para explicar a necessidade do prprio trabalho compulsrio e, no limite, da prpria escravido no quadro do sistema colonial: No s Portugal no contava populao suficiente para abastecer sua colnia de mo-de-obra, como tambm, j o vimos, o portugus, como qualquer outro colono europeu, no emigra para os trpicos, em princpio para se engajar como simples trabalhador assalariado no campo. A escravido torna-se assim necessidade: o problema e a soluo foram idnticos em todas as colnias tropicais e mesmo subtropicais da Amrica (Prado Jr., 1978, p. 122). Fernando Novais, posteriormente, oferece essa explicao alternativa e uma crtica, coerente com a perspectiva geral da estrutura sistmica do processo de colonizao: Assim, argumentava-se, por exemplo, que os europeus haviam recorrido ao trabalho africano porque escasseava populao na me-ptria com que povoar o Novo Mundo. A afirmao refere-se naturalmente a situaes como a que se configurava entre o Brasil e Portugal; se invertermos as situaes, por exemplo, a metrpole francesa em face das ilhas antilhanas, o argumento no faz sentido, alis iniciou-se uma colonizao de povoamento, que depois deu lugar ao escravismo. Por outro lado, em determinadas reas prevaleceu o povoamento. Ademais, isso s provaria que os europeus ou que as metrpoles europeias no dispunham de contingentes demogrficos para povoar a Amrica, e que apelaram ento para a frica... Nada explica, nesse argumento, que o tal apelo envolvesse nada menos que a escravizao dos negros: o que se tem de explicar, de fato, o regime escravista de trabalho (Novais, 1995, pp. 98-9). 9 A expresso de Srgio Buarque de Holanda, em dilogo com Caio Prado Jr., estabelecido em Viso do paraso, cujas complexas implicaes ultrapassam os limites deste trabalho. Apenas observamos a presena na obra de Buarque de Holanda da influncia decisiva de Formao do Brasil contemporneo. Tanto quanto as repblicas italianas, a atividade ultramarina desenvolvida pela monarquia portuguesa tem acentuado cunho mercantil. certo que no chegariam os lusitanos a libertar-se to nitidamente como os venezianos, por exemplo, ou sobretudo como os genoveses, do apego propriedade fundiria, considerada instrumento decisivo de riqueza, em seus estabelecimentos coloniais. Deveria prender-se tal fato maior distncia que separava

119

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

vai alm do estritamente necessrio para no perecer mngua. Assim, o estritamente necessrio para o comrcio e explorao estar impresso no prprio carter da ocupao e povoamento do territrio, constitudo de ncleos de povoamento esparsos e praticamente apartados, cada qual muito mais vinculado, pelo mar, com os portos estrangeiros, como atesta a extrema precariedade das vias de comunicao terrestres. So quase sempre litorneos. O homem se instala contornando a geografia, sem domin-la ou transform-la, apenas onde a natureza favorece a ocupao imediata, revelando uma atividade humana que se orienta em vistas, estritamente, explorao econmica imediata. Ser, por isso, uma ocupao, sobretudo, de grande mobilidade, expresso de uma vida material regida pela oscilao de conjunturas exteriores, pelas oportunidades de lucro imediato oferecidas pelo mercado mundial. E, no entanto, ao longo de trs sculos de colonizao, ter seus fluxos em direo ao interior, primeiro com predadores de ndios, depois com os aventureiros das minas ou com a economia pastoril, orientada mais diretamente ao mercado interno, e tambm com os jesutas catequistas. Desse modo, desde meados do sculo XVIII, estar esboado o desenho do territrio brasileiro, muito alm dos limites de Tordesilhas, mas, por fora da prpria ocupao, segundo o uti possidetis, que viria a se consolidar no Tratado de Madri. Esses ncleos esparsos, no obstante as foras que naturalmente operam no sentido de torn-los organismos socioeconmicos mais complexos e de particulariz-los como espaos regionais distintos, tero, durante todo o perodo colonial e por toda a extenso territorial da colnia, a mesma feio econmica bsica, conformando uma unidade bsica temporal e espacial, caracterstica da organizao socioeconmica colonial. Isso encontra explicao na dimenso estrutural subjacente s formas de organizao material e prpria dinmica da produo e distribuio na economia colonial, que se revela pelo sentido da colonizao. Edifica-se, pois, uma organizao da produo e do trabalho caracterizada, por um lado, pela grande unidade produtora, monocultura e escravido, ao nvel da produo, e pela absoluta concentrao da riqueza e profunda ciso social que lhe corresponde, ao nvel da distribuio. Sublinha-se, com mais rigor, a formulao grande unidade produtora ou grande explorao rural em lugar da formulao grande propriedade, porquanto esta ltima poderia comportar diversas formas parcelares e autnomas de valorizao econmica. Com efeito, a grande explorao e a monocultura conformam, quase sempre, uma unidade no sentido do aproveitamento de todas as energias, de todos os esforos dessa sociedade, reunidos no objetivo da produo de certo gnero tromuitos desses estabelecimentos da metrpole, e tambm civilizao e tcnica rudimentares das populaes indgenas nas mesmas partes. Todavia, o domnio pleno a que nelas podiam aspirar os portugueses cifrava-se em regra ao estrito necessrio para o exerccio livre da atividade comercial ou predatria. (Holanda, 1994, p. 329, grifos nossos)

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

120

Inte r p retaes d a col ni a

pical lucrativo, solucionando problemas de escala, para melhor proveito do capital mercantil10. Sua feio tpica ser a da grande empresa do colono branco europeu, edificada sobre a organizao coletiva do trabalho de uma massa de escravos, fundamento da profunda ciso social que caracteriza a vida colonial11. No que respeita sua dinmica, a vida material constitui-se como economia reflexa e complementar economia europeia, dirigida por uma dinmica que lhe exterior e orientada essencialmente pelas necessidades do mercado externo. Assim, durante todo o perodo colonial, persistir em um movimento quase aleatrio e profundamente instvel que, como reflexo das oscilaes do mercado mundial, vive do aproveitamento imediato de conjunturas favorveis e passageiras, compondo-se e decompondo-se constantemente, aos solavancos, sem engendrar um acmulo progressivo de foras produtivas, e sem fixar-se em espaos geogrficos definidos12. Seria, no entanto, insuficiente reduzir o espao econmico grande produo exportadora para caracterizar a dinmica econmica da colnia e seus desdobramentos sobre o conjunto da vida social. Ao lado desta, organizada de modo distinto e orientada em sentido inverso, situa-se a produo de subsistncia. Uma produo de carter secundrio no interior da economia colonial, voltada ao abastecimento do mercado, sobretudo em relao ao que no se pudesse importar alimentos, em
10 Caio Prado Jr. discute o problema da grande unidade produtora referindo-se s escalas de produo necessrias para viabilizar o empreendimento de desbravar as terras selvagens e a instalao e reproduo da agricultura mercantil. Interagem reciprocamente os fatores relativos absoluta precariedade do mercado interno, que revela as consequncias da extrema extroverso econmica, que absorve todas as suas energias para a produo de um nico gnero tropical e que, alm disso, organiza-se em ncleos produtivos relativamente autnomos na produo de sua subsistncia. Constituindo-se como um negcio, o movimento de colonizao no contaria com gente europeia disposta a se instalar nessas terras como pequenos camponeses, produtores de sua prpria subsistncia e sujeitos a toda sorte de desventuras, entre as quais os ataques de indgenas; viriam apenas como empreendedores em negcio lucrativo. A essas consideraes socioeconmicas acrescenta o problema da natureza tropical, que viria favorecer e mesmo impor a instalao da grande propriedade, mesmo onde esse no fosse o objetivo primeiro. 11 A concentrao da renda ser elemento estrutural do processo: exatamente essa concentrao da renda necessria na sociedade colonial, que permite seu funcionamento, articulando enfim as vrias peas da engrenagem. Atente-se bem: a renda global gerada nas economias perifricas s se realiza em ltima instncia nos mercados da economia central, europeia; assim, a sua maior parte se transfere, atravs dos mecanismos do comrcio colonial j analisados antes, para as metrpoles, ou antes, para os grupos burgueses ligados s transaes ultramarinas; mas o fato de a parcela (menor) que permanece na colnia se concentrar na pequena camada senhorial que permite o contnuo funcionamento da explorao colonial. De fato, essa concentrao de renda que faz com que, apesar de os mecanismos do regime de comrcio transferirem o maior quinho para a burguesia europeia, os colonos-senhores possam manter a continuidade do processo produtivo, e mesmo levar uma vida faustosa; da mesma forma, e ainda dentro da mecnica do sistema, tm os mesmos colonos recursos para importar os produtos da economia europeia (Novais, 1995, p. 107). 12 Caio Prado Jr. traduz este movimento na expresso ciclo. De nossa parte, procuramos evitar essa expresso, porquanto a ideia de ciclo poderia sugerir uma dinmica endgena em que ascenses e declnios explicam-se reciprocamente, o que, como demonstrou o prprio autor, no ocorre na economia colonial, regida por uma dinmica externa.

121

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

geral. Trata-se, pois, de uma produo para autoconsumo e subsidiria do ncleo econmico colonial, da grande unidade exportadora. Ao mesmo tempo, cumpre a funo de retaguarda da economia exportadora quando esta entra em movimentos, no raros, de retrao. Como atividade alternativa, permite, de fato, que a economia colonial atravesse longos perodos de crise. No obstante, a centralidade da atividade exportadora, que absorve todas as energias econmicas da vida colonial, cujas razes encontram-se no prprio sentido da colonizao, explica o carter precrio e residual daquelas atividades marginais aos limites da produo de exportao. Ocupam as terras de pior categoria e a gente de mais baixas qualidades econmicas e morais. Trata-se, em todos os aspectos, do resduo da grande lavoura. Organizam-se no interior ou margem dos grandes domnios, sendo, em geral, produo de pequena monta realizada pelo trabalho individual, s vezes com o auxlio de um ou dois ajudantes na regio das minas, assumem propores maiores. O ponto central consiste em compreender as formas de articulao especficas entre a grande produo e a economia de subsistncia. Pois se trata de uma economia dinamizada pelo mercado externo, destituda de articulaes orgnicas ao nvel do mercado interno; no existe propriamente um impulso economia subsidiria ditado pela expanso do setor exportador, mas o contrrio. Pois, como dissemos, a produo exportadora absorve todas as energias da vida colonial e nos momentos de expanso tende a incorporar ou deslocar os espaos marginais. Portanto, a economia de subsistncia reflete inversamente os altos e baixos da exportao, o que explica a tendncia crnica fome e a carestia, precisamente nos momentos de pleno desenvolvimento da atividade exportadora. Por outro lado, a prpria conformao social que compe o quadro da sociedade colonial retroage sobre a esfera econmica, porquanto a escravido e a precariedade da vida material residual minam as possibilidades de estruturao do mercado interno e, portanto, reorientam a economia para a dinmica externa. Configura-se, assim, o essencial da vida econmica na colnia, que termina por recompor necessariamente o ponto de partida, o nexo fundamental de toda a vida colonial: o sentido da colonizao. Pois, numa viso de conjunto, o carter dessa economia explica-se pelas foras fundamentais que atuam na da vida colonial em sua totalidade e a orientam segundo as estruturas do sistema colonial e o movimento do capital mercantil. Foras que edificam e reproduzem nos espaos coloniais, sobretudo, um negcio lucrativo. O ponto central reside no fato de que, como dissemos, no a sociedade colonial que edifica uma vida material e social, cuja dinmica orienta-se no sentido de sua reproduo, mas o negcio mercantil exterior ao espao colonial que organiza e dinamiza, segundo seus desgnios, a vida econmica nesta sociedade. Vale dizer, essa economia colonial no se constitui como base material,

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

122

Inte r p retaes d a col ni a

como infraestrutura da sociedade colonial, e no compe, em articulaes com elementos de uma superestrutura, uma totalidade orgnica e dinmica situada nos limites do espao colonial que pudesse explicar os mecanismos da reproduo e o sentido histrico do desenvolvimento dessa sociedade. Como dissemos, a economia colonial parte de uma totalidade que articula organicamente a expanso europeia e os espaos coloniais, uma pea na estrutura e dinmica do sistema colonial, na engrenagem da acumulao primitiva e da formao do capitalismo. Enfim, uma pea de uma dinmica sistmica. O espao colonial nos trpicos constitui-se como organismo reflexo e complementar, sem movimento prprio, que no internaliza os mecanismos de sua prpria reproduo. A colnia um negcio, e sua organizao socioeconmica no transcender o estrito necessrio para a realizao desse negcio. Por isso, uma economia absolutamente instvel e precria, incapaz de fixar-se geograficamente e de desenvolver-se por um acmulo progressivo de riqueza material; uma economia reflexa aos movimentos conjunturais e passageiros do mercado mundial, que se constitui e se desconstitui constantemente; uma economia orientada para a produo complementar s economias centrais, alheia s necessidades da sociedade; e, principalmente, uma economia tolhida nas suas possibilidades de acumulao, porquanto dirigida pelos mecanismos da explorao colonial. Trata-se, por isso, de uma vida material incapaz de assegurar a plena existncia material e espiritual do povo, segundo os padres da civilizao ocidental; incapaz de engendrar nexos de sociabilidade estveis e orgnicos que possam transcender os vnculos humanos primrios e elementares.
Como vimos, em bases precarssimas que ela assenta. No constitui a infraestrutura prpria de uma populao que nela se apoia, e destinada a mant-la; o sistema organizado da produo e distribuio de recursos para a subsistncia material dela; mas um mecanismo, de que aquela populao no seno o elemento propulsor, destinado a manter seu funcionamento em benefcio de objetivos completamente estranhos. Subordina-se portanto inteiramente a tais objetivos e no conta com foras prprias e existncia autnoma. (Prado Jr., 1978, p. 128)

Os mesmos fatores estruturais determinantes da vida econmica sero, com efeito, constituintes da estrutura da vida social da colnia, revelando a possibilidade de estabelecer as conexes de sentido entre vida material e vida social, como manifestaes concretas que se explicam e explicitam, ao fim e ao cabo, o sentido da colonizao. Assim, a grande lavoura viria a se constituir como unidade fundamental da vida colonial, transcendendo a condio de simples unidade de produo e absorvendo, em torno de seus domnios, quase toda a trama de relaes sociais e polticas da colnia, para enfim converter-se, mais propriamente, em cl patriarcal. Se a grande unidade de produo exportadora representa o nico elemento dinmico da vida

123

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

econmica, o grande domnio representar o espao em que se estabelecem relaes sociais orgnicas, assentadas em certas foras de aglutinao que o conformam, muito embora base de laos muito precrios, como unidade relativamente integrada da vida social. margem deles, perambula uma gente, por assim dizer, desclassificada. O mesmo carter inorgnico e catico da vida econmica naquela faixa da produo para subsistncia verifica-se na vida social dos homens livres e pobres. E esta feio do segundo polo ser tambm explicada pelo grande domnio, pelo seu carter asfixiante e absorvente de toda a energia da vida colonial. Uma classe de gente que, no plano econmico, no participa de qualquer processo de diviso do trabalho social fundado em relaes de solidariedade orgnica, e que, no plano da vida social, vive na disperso e desagregao, como indivduos isolados que no esto submetidos a padres de conduta pr-estabelecidos em nvel superior, que no comungam de um mesmo conjunto de normas ou valores, conformadores de uma sociabilidade relativamente estvel e coesa. Uma gente que vive a esmo, ao acaso. O poder monrquico, que mal penetra nos domnios dos senhores, ou o poder eclesistico, enfraquecido, como se depreende das descries de um catolicismo reconhecidamente brando e hbrido, ofereceram pouca contribuio como poderes sociais superiores e integradores. A feio da vida social ser expresso daquele carter absorvente e asfixiante do grande domnio, do negcio exportador, que marginaliza e deixa prpria sorte tudo o que lhe for exterior, todos aqueles que no forem senhores ou escravos. Nos grandes domnios constituem-se aquelas relaes em alguma medida orgnicas e que, no entanto, edificadas sobre o nexo fundamental da escravido em sua forma moderna, revelam seu carter essencialmente primrio e violento. A escravido dos tempos modernos no adquire sentido em correspondncia com o arcabouo material e moral da sociedade em que se instala, apresentando-se como corpo estranho no quadro da civilizao ocidental moderna, em constante conflito com a dimenso da superestrutura, da cultura e dos valores daquela sociedade que, no entanto, necessita reproduzi-la. Portanto, essa instituio no portadora de qualquer trao de naturalidade e conformidade que caracterizam a escravido antiga, grega ou romana, assumindo o contedo de uma explorao econmica e sexual, nua e crua, despojada de qualquer dimenso superestrutural que pudesse conter e legitimar seus antagonismos. Mas esse contedo da escravido moderna, profundamente violento e desagregador, torna-se mais acentuado, porquanto se consubstancia numa ciso tnica. Constitui-se, pois, a partir do transplante de povos, ao fim e ao cabo, desenraizados, em nveis inferiores de desenvolvimento material e portadores de matrizes culturais prprias em face dos dominadores, o que praticamente sufocou qualquer possibilidade de assimilao plena dos povos escravizados pelas sociedades escravis-

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

124

Inte r p retaes d a col ni a

tas. Resultam relaes ultraviolentas e mesmo sdicas, fundadas em nexos elementares e primrios, vale dizer, em nexos que no se desprendem de sua materialidade. Nas duas dimenses da vida social em que se manifesta, nos planos econmico e sexual, a escravido trar a marca indelvel desse carter. O trabalho no viria ultrapassar a condio de mero esforo fsico sob coero, despojado de qualquer contedo tico ou moral e de qualquer perspectiva de realizao humana mais elevada. As relaes sexuais do senhor branco com a escrava negra no transcenderiam o contato fsico meramente instintivo e animal, destitudo de qualquer contedo afetivo, de qualquer fundo emotivo mais elevado, incapaz de realizar, como diz Caio Prado Jr., le miracle de lamour humain. A famlia patriarcal viria, no entanto, amenizar toda a crueza e brutalidade desses nexos primrios, constituindo-se em espao de aproximao mais terna e afetuosa entre brancos e escravos domsticos (mas no do eito). Ser o espao em que o negro poder transcender a condio de mera besta de carga, a que a escravido o reduzia, para oferecer a sua contribuio cultural sociedade em formao. Mas, por tornar a dominao mais amena, torna-a mais consentida e, justamente por isso, vem reforar, por outro lado, aqueles nexos primrios de sociabilidade que caracterizam o grande domnio senhorial13. Em sua feio geral que compreende um polo de relaes orgnicas caracterizado por vnculos sociais primrios e elementares e outro caracterizado pela quase inexistncia de vnculos, pela quase ausncia elementos estruturantes e pela mais completa inrcia, disperso e desagregao social a sociedade colonial apresentase, na expresso do prprio autor, como um organismo social destitudo de nexo
13 Gilberto Freyre oferece uma viso, por assim dizer, clssica e, de alguma forma, mtica dessas relaes de confraternizao entre senhores e escravos. Sua construo sociolgica, demonstrou Elide Bastos, desenvolve-se por dois fios condutores: o primeiro, uma concepo da natureza do conflito na sociedade colonial, e em geral na sociedade brasileira, como o equilbrio e interpenetrao de elementos antagnicos, que em unidade conformam uma espcie de contradio sem sntese; o segundo, pela centralidade atribuda ao complexo casa-grande/senzala, mas cujo olhar, no entanto, privilegia o espao da casa-grande, em prejuzo dos escravos do eito. Nesse sentido, pde compreender o carter violento, sdico, ao mesmo tempo em que acentuou o carter confraternizador das relaes entre senhores e escravos, como elemento constitutivo da formao da nacionalidade, expressa na miscigenao, contribuindo, no limite, para a construo do mito da democracia racial no Brasil. Sem deixarem de ser relaes as dos brancos com as mulheres de cor de superiores com inferiores e, no maior nmero de casos, de senhores desabusados e sdicos com escravas passivas, adoaram-se, entretanto, com a necessidade experimentada por muitos colonos de constiturem famlia dentro dessas circunstncias e sobre essa base. A miscigenao que largamente se praticou aqui corrigiu a distncia social que doutro modo se teria conservado enorme entre a casa-grande e a mata tropical; entre a casa-grande e a senzala. O que a monocultura latifundiria e escravocrata realizou no sentido de aristocratizao, extremando a sociedade brasileira em senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre os extremos antagnicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenao. A ndia e a negra-mina a princpio, depois a mulata, a cabrocha, a quadrarona, a oitavona, tornando-se caseiras, concubinas e at esposas legtimas dos senhores brancos, agiram poderosamente no sentido de democratizao social no Brasil (Freyre, 2000, p. 46). Ver tambm Bastos (1986).

125

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

moral, de superestrutura14. Considerados mais detidamente, os fundamentos da organizao e reproduo do conjunto vida social, em seus elementos primrios, quais sejam, os fatores econmicos e sexuais, a sociedade colonial apresentar sempre a mesma feio catica. O fundamento econmico estar impregnado pelo trabalho escravo, irmo siams da ociosidade do homem livre. Na sociedade colonial, desse modo, toda a atividade econmica ser produto da violncia, da coero so, afinal, conhecidas as opinies acerca do significado pouco dignificante e humanizador do trabalho para o homem branco livre ou das dificuldades de assimilao do indgena desenraizado. Com efeito, esse aspecto da vida social encontra-se profundamente vinculado com aquele sistema econmico amesquinhador das energias econmicosociais. O clima da vida colonial ser, portanto, de uma profunda inrcia, apatia e estagnao, sobre um ambiente econmico absolutamente precrio. No outro polo, na dimenso das relaes sexuais, impera a promiscuidade e a precariedade dos laos familiais. Sero a regra as unies irregulares, instveis, atadas por laos frgeis, sem maiores freios morais. Com efeito, as condies de imigrao em bases no familiais, de aventureiros e negociantes, que no procuram essas terras para reproduzirem nos trpicos os modos estveis da vida europeia, explicam a quase ausncia de mulheres brancas; a instabilidade e incerteza prprias da vida material dos homens livres e pobres impede a constituio de laos familiais slidos: muitos homens so jogados no crime e na ociosidade; e muitas mulheres, na prostituio. Naturalmente, a escravido imprime sua marca na constituio da vida familiar, apartando brancos e negros, e dificultando, ou mesmo impedindo, a unio estvel entre escravos. Praticamente, o nico ncleo da sociedade que pde desenvolver alguma relao familial relativamente estvel foi a famlia patriarcal. Mas mesmo ali, sabe-se, imperou a mais absoluta promiscuidade, de tal modo que no pde converter-se em fora capaz de estabelecer freios morais ao completo desregramento da vida sexual da colnia.
Numa palavra, e para sintetizar o panorama da sociedade colonial: incoerncia e instabilidade no povoamento; pobreza e misria na economia; dissoluo nos costumes; inrcia e corrupo nos dirigentes leigos e eclesisticos. (...) Um denominador comum somar e identificar todas aquelas situaes: o mal-estar generalizado que de alto a baixo perpassa a sociedade colonial e lhe tira estabilidade e equilbrio. Mal-estar econmico e social de razes profundas (...) que em ltima anlise derivar de qualquer coisa de mais fundamental e geral: o prprio sistema da colonizao brasileira. (Prado Jr., 1978, p. 356)

Caio Prado oferece, assim, uma viso de conjunto da sociedade colonial, em que se entrelaam a vida material e vida social, numa trama de relaes econmicas,
14 Tomo aquela expresso nexo moral, no seu sentido amplo de conjunto de foras de aglutinao, complexo de relaes humanas que mantm ligados e unidos os indivduos de uma sociedade e os fundem num todo coeso e compacto. (Prado Jr., 1978, p. 345)

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

126

Inte r p retaes d a col ni a

polticas e sociais explicadas em suas estruturas pelo sentido da colonizao. Essa viso poderia ser sintetizada negativamente, ou mais propriamente, por oposio ideia de integrao social. Durkheim demonstrou que as sociedades edificam normas de conduta que possibilitam a constituio de laos de solidariedade social cuja funcionalidade consiste na congregao dos indivduos, em suas relaes de confraternizao e conflito, conformando-se como organismo relativamente coeso e integrado com possibilidades de permanncia, em nvel mais complexo que o mero aglomerado catico de indivduos. Denotam a interdependncia dos indivduos e sua dependncia em relao sociedade em sua totalidade. Estabelecem, pois, aquele conjunto de normas de conduta como fora de coeso social; como domnios superiores coercitivos e moderadores dos motivos individuais e egostas. Em particular, duas ordens de normas, muito mais sobrepostas e simultneas que excludentes (com maior ou menor preponderncia de uma ou outra), congregam os indivduos em relaes de solidariedade social, em sua similitude ou especializao. Em sua similitude, os indivduos participam da vida em sociedade como partes dependentes da totalidade social. Nessa relao de dependncia, so integrados por uma norma de conduta que se consubstancia em fora moral compartilhada por todos e que, em cada indivduo, realiza os traos essenciais do tipo coletivo trata-se, na expresso do autor, da solidariedade mecnica. O plano da especializao exerce, ainda que em sentido inverso, exatamente o mesmo papel de fora integradora, porquanto congrega os indivduos como partes interdependentes, distintas e complementares entre si e, portanto, em funo de suas particularidades. Consubstancia-se na esfera da diviso do trabalho social, como fora que integra os indivduos por seus trabalhos particulares e complementares, numa cadeia de solidariedade orgnica. Esses dois planos de solidariedade social sobrepostos, o nexo moral e o nexo fundado na diviso do trabalho social revelam-se, pois, foras superiores, poderes do grupo, que moderam os motivos egostas, as inclinaes particularistas, em favor da integrao dos indivduos num organismo social coeso, aglutinador de suas relaes de confraternizao e conflito (Durkheim, 1977a; 1977b; Alpert, 1990). Esses nexos sociais superiores conformadores das estruturas de solidariedade social quase inexistem na colnia. A ausncia de nexo moral e de articulaes orgnicas ao nvel da diviso do trabalho social atesta a impossibilidade do estabelecimento de vnculos de solidariedade, mecnica ou orgnica, como elementos da integrao social, nos termos propostos por Durkheim. Ou, nos termos de Marx, Caio Prado Jr. refere-se, no plano da vida material, a um conjunto de relaes econmicas que no constituem infraestrutura e base da reproduo material da sociedade sobre a qual se assenta; e, no plano da vida social, ausncia de superestrutura. Os mnimos

127

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

elementos orgnicos ou as mnimas foras de aglutinao e coeso social que se edificaram no interior do espao colonial no foram orientados no sentido da reproduo e integrao dessa sociedade, mas respondem, quase como efeito colateral, aos condicionantes estruturais que conferem sentido colonizao. No ultrapassam, em geral, esse limite. Populaes indgenas desenraizadas e contingentes enormes de africanos transplantados seriam expropriados de suas prprias estruturas de solidariedade, arrancados de seu ambiente social, despojados de sua cultura, de seus valores e tradies, para serem inseridos nessa nova trama de relaes caracterizada justamente pela inexistncia de estruturas superiores daquela natureza: aqueles moinhos de gastar gente. Em polo oposto, o branco europeu, negociante e aventureiro, atravessaria o oceano sem o intento de reproduzir nas paisagens dos trpicos a vida europeia. Com exceo dos padres catlicos, aqueles europeus no carregariam consigo, alm das doenas, os fundamentos integradores de sua civilizao. Viriam edificar nessas novas terras uma vida material descompassada em relao s necessidades da reproduo material da sociedade em que se constitui, mas vinculada organicamente aos negcios mercantis. Caio Prado Jr. oferece, enfim, a viso, por oposio ideia de integrao social nos termos propostos por Durkheim, de uma sociedade mergulhada em profunda anomia. Em concluso, trata-se de uma sociedade que no edifica uma vida material e uma vida social como estruturas permanentes que criem e recriem as condies de sua prpria reproduo e que regulem nexos de solidariedade; uma sociedade absolutamente instvel e desagregada, empobrecida em seu contedo civilizatrio. Nas sendas desse jogo de oposies, que poderia estender-se indefinidamente, chegamos a bom porto na formulao sinttica proposta por Antonio Candido:
No pensamento latino-americano, a reflexo sobre a realidade social foi marcada, desde Sarmiento, pelo senso dos contrastes e mesmo dos contrrios apresentados como condies antagnicas em funo das quais se ordena a histria dos homens e das instituies. Civilizao e barbrie formam o arcabouo do Facundo e, decnios mais tarde, tambm de Os sertes. Os pensadores descrevem as duas ordens para depois mostrar o conflito decorrente; e ns vemos os indivduos se disporem segundo o papel que nele desempenham (Candido, 1995, p. 12).

Assim, poderamos sugerir que o mesmo antagonismo barbrie versus civilizao consubstancia-se, na reflexo de Caio Prado Jr., na contradio colnia versus nao e, dessa forma, o sentido da formao de uma sociedade nacional viria a se constituir como percurso civilizatrio, como consolidao de fundamentos sociais integradores15.
15 Sobre os problemas do processo de formao nacional e seu contedo civilizatrio no conjunto da obra de Prado Jr., veja-se Plnio de Arruda Sampaio Jr.. (1999a; 1999b).

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

128

Inte r p retaes d a col ni a

Rumo ao Brasil contemporneo

Como dissemos, no entanto, a sociedade colonial, no curso dos trs sculos de colonizao, vivenciaria um longo processo de diferenciao, uma lenta sedimentao, que viria torn-la um organismo social mais complexo aquele ser e no ser que se afirma e se nega, que se constitui num movimento contraditrio. Em primeiro lugar, devido ao prprio crescimento extensivo, e diga-se, ao intenso influxo de gente, sejam imigrantes europeus ou negros transplantados. Mas, tambm, devido a transformaes qualitativas que viriam a criar as prprias bases de uma nacionalidade nova, um povo novo. diferena da velha feitoria, que se assenta numa vida social pr-existente; diferena das colnias de povoamento, que implicam a reproduo das paisagens e das gentes europeias, a colonizao portuguesa nas terras americanas haveria de conformar uma nova organizao socioeconmica, que em longo processo de diferenciao fundaria uma nacionalidade. Caio Prado demonstrou as condies de gestao dessa nacionalidade, dessa gente nova, em conexo com a estrutura que confere sentido colonizao. Pois o imigrante europeu, aventureiro e negociante, no busca a colnia na inteno de reproduzir suas formas europeias de vida; no traz consigo os elementos integradores de sua civilizao, constitui-se num elemento sem famlia (sabe-se da escassez de mulheres brancas na colnia). Nessa sociedade empobrecida em seus nexos morais, em seus vnculos familiais, abre-se a possibilidade dos intercursos mais irregulares e instveis, conformando aquele ambiente promscuo, de onde surgiria a figura do mestio gente sem identificao imediata, como demonstrou Darcy Ribeiro. Pois aqueles brasilndios ou mamelucos do planalto paulista, perseguidores de ndios e metais, desbravadores do continente, seriam produto de duas rejeies: dos pais europeus, que os viam como gente da terra, inferior, fora de trabalho e contingente para as bandeiras; e das mes ndias, que em suas tradies ancestrais consideravam-nos filhos exclusivamente dos pais. Os afro-brasileiros, filhos da gente transplantada, sob a aparncia da unidade tnica, viviam em completa diversidade lingustico-cultural e sem possibilidade de identificao imediata: seriam deculturados e incorporados passivamente ao novo ambiente. Sobre a base das formas de organizao socioeconmica instaladas, e dessa gente nova, formariam as comunidades neobrasileiras, que tenderiam a depurar suas primitivas influncias indgenas e adquirir feies prprias. Essa gente nova, em longo processo de diferenciao, iria reconhecer-se como gente nova e adquirir conscincia de sua prpria nacionalidade. Mas o faz a partir de suas rejeies bsicas, em primeiro lugar pela identificao negativa: so no europeus, no-ndios e noafricanos; pois se trata, antes de ser algum, de desafiar a ninguendade, na expresso

129

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

de Darcy Ribeiro. A conscincia como expresso positiva vir mais tarde16. Como atentou Fernando Novais, em contraste com os criollos da colonizao espanhola, os nascidos na colnia portuguesa se reconheciam como sendo no reinis, portanto, negativamente (Novais, 1999). O primeiro problema que a prpria dinmica da colonizao fazia desenvolver a colnia, e o fazia, a seu modo, sobre aquelas mesmas bases precrias e limites estruturais que, ao fim e ao cabo, correspondiam ao prprio sentido da colonizao. Os movimentos de crescimento demogrfico, a expanso do povoamento e da produo, certa ampliao e sofisticao das relaes sociais, a introduo de novas tarefas e novas funes, o prprio aumento das camadas intermedirias tudo isso atua no sentido de tornar a sociedade um organismo mais complexo e mais diferenciado. Em nvel mais profundo, a lenta formao e sedimentao de um povo novo, de uma nova nacionalidade, que aos poucos comea a adquirir a conscincia da diferena: entre colonos e reinis, e enfim entre os brasileiros e os portugueses. A colnia vista como prolongamento, alargamento da metrpole (a me-ptria), mas , ao mesmo tempo, a sua negao, sintetizou Fernando Novais (1999, p. 20). No entanto, persistiria ainda o carter da vida colonial, precria e instvel, marcada pela desagregao social; carter que revelador do fundamento estrutural daquela sociedade: sua profunda extroverso. Vale dizer, o desenvolvimento e a diferenciao da sociedade colonial se assentam nas bases da prpria condio colonial, o que lhe impe limites estruturais. Trata-se de uma tenso que se far sempre mais profunda, em que se ancora aquele sentimento de mal-estar crnico a que se referiu Caio Prado Jr., e que, ao fim e ao cabo, far mergulhar a colnia numa trama inextrincvel de conflitos. So conflitos entre proprietrios devedores e comerciantes reinis, senhores e escravos, colonos e monarquia metropolitana, mesmo conflitos tnicos etc., que apontam em direes diversas e indefinidas, entrelaando-se, sobrepondo-se, compondo um complexo prprio dos momentos de crise, que numa primeira apreciao pode apresentar-se incompreensvel ao olhar do historiador que busca o sentido geral do movimento e que conhece os desenlaces, que escapam aos coevos. So expresses, no obstante toda a gama de significados particulares, daquela mesma tenso que revela os limites estruturais da sociedade colonial, no plano econmico e social, que culminariam na consolidao da oposio entre interesses coloniais e metropolitanos e, enfim, no processo de emancipao.
16 Numa primeira instncia, essa funo o reconhecimento de peculiaridades prprias que tanto diferencia e ope aos que a no possuem, como o assemelha e associa aos que portam igual peculiaridade. (...) O surgimento de uma etnia brasileira, inclusiva, que possa envolver e acolher a gente variada que aqui se juntou, passa tanto pela anulao das identificaes tnicas de ndios, africanos e europeus, como pela indiferenciao entre as vrias formas de mestiagem, como os mulatos (negros com brancos), caboclos (brancos com ndios), curibocas (negros com ndios). (Ribeiro, 1995, p. 133)

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

130

Inte r p retaes d a col ni a

Essas contradies no plano da vida colonial explicitam a dimenso estrutural da crise geral do antigo sistema colonial e das transformaes que conduziriam superao da poca de transio e plena constituio do modo de produo capitalista, como demonstrou Fernando Novais (1995; 1986; 1996). Retornamos, assim, ao ponto de partida da reflexo e postura metodolgica expressa de incio. Pois as contradies constitutivas do processo de emancipao podem apenas ser compreendidas no quadro mais abrangente da crise do Antigo Regime. O carter belicista das relaes entre as monarquias absolutistas da poca Moderna, e que constitui o conturbado percurso da consolidao dos estados nacionais, engendrava um conjunto de tenses que culminaria na tendncia ao estabelecimento de uma hegemonia. Ao mesmo tempo, na base desses conflitos afirmavam-se, nos domnios dos estados nacionais em formao, as necessidades de fomento econmico e fortalecimento das camadas burguesas, o que se consubstanciava na acumulao primitiva e culminaria na Revoluo Industrial. Os intrincados e infindos debates acerca dos processos que conduzem consolidao do modo de produo capitalista ultrapassam os limites deste texto, cumprindo apenas delinear seus contornos mais gerais no plano poltico e econmico: desde meados do sculo XVIII pode afirmar-se, como desenlace dos conflitos crnicos da poca do Absolutismo, a hegemonia da Inglaterra; e, na passagem ao sculo XIX, a grande indstria. Em seus contornos mais gerais, isso significou, no plano econmico, a superao dos limites estruturais da antiga manufatura e o domnio do capital sobre a produo. Vale dizer, a mquina elimina o contedo subjetivo do trabalho e permite o predomnio da mais-valia relativa, instalando uma dinmica econmica relativamente autnoma, na base de um processo autorreferido de valorizao e acumulao de capital. A partir desse momento o movimento do capital tem em si seu prprio limite e pode penetrar por todos os poros da sociedade e revolucionar a antiga ordem. Desde ento, o eixo dinmico da valorizao do capital situa-se na esfera da produo, enquanto a circulao transforma-se em momento subordinado. O significado dessas transformaes aponta para a autonomizao da esfera econmica, isto , a dinmica da economia passa a prescindir dos mecanismos extraeconmicos de coero, o que faz desmoronar as velhas formas de articulao entre o estado e a economia. A desarticulao dos nexos entre o estado e a economia, entre a monarquia e o capital mercantil, desestabilizariam o velho equilbrio que caracteriza a poca de transio, fazendo desabar o poder absoluto junto com as ordens estamentais. Em resumo, sendo a crise de um sistema, deve gestar-se no interior do prprio sistema, como produto de seu prprio desenvolvimento. Com efeito, no curso dessas transformaes, o antigo sistema colonial, como subsistema integrado s estruturas da poca de transio, seria atingido em seu

131

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

mago. Outrora espao privilegiado de ampliao da economia mercantil, revelaria agora seus limites estruturais: seu carter exclusivista e escravista. O surgimento da grande indstria haveria de derrub-lo e promover a completa generalizao das relaes mercantis, e sobretudo do trabalho assalariado. O momento da ascenso da Inglaterra como potncia hegemnica, em meados do sculo XVIII, denota um recrudescimento de sua poltica expansionista, que se reflete nas tentativas cada vez mais intensas de penetrao no espao colonial ibrico e nas intenes de enquadramento de suas colnias de povoamento na esfera da explorao mercantil as reaes coloniais contra a Inglaterra, que viriam a culminar na independncia dos Estados Unidos, so marco inicial da crise do antigo sistema colonial. Mas mais do que isso, os avanos do industrialismo ingls chocam-se internamente contra os interesses mercantis nacionais e externamente contra os limites estruturais do prprio sistema colonial, o que viria a reproduzir, em escala amplificada, na segunda metade do sculo XVIII, as tenses internacionais. Quanto aos pases ibricos, quando os desdobramentos do sistema aproximam-se de seu ponto crtico, sobretudo a partir da independncia americana, a poltica de neutralidade entra em xeque. Esboariam, ento, sua reao nas tentativas de recuperao do atraso econmico, superao da condio de meros entrepostos, em polticas, como as pombalinas, de defesas dos interesses nacionais e no recrudescimento do controle sobre a explorao colonial, na inteno de possibilitar a assimilao dos seus impulsos dinmicos. Cada vez mais as colnias tornam-se vitais para a sobrevivncia das metrpoles ibricas. Assim, com relao s colnias intensificariam as polticas de defesa do patrimnio e do exclusivo metropolitano, precisamente no momento de aumento das presses em sentido contrrio, sobretudo inglesas, que agora ultrapassam o plano das disputas intestinas do sistema colonial, para tornarem-se presses contra o prprio sistema. No espao colonial, o recrudescimento dos mecanismos do sistema intensificaria as tenses internas em curso, sobretudo, agora, animadas pela independncia das colnias do Norte. O contexto de crise assinala, pois, o acirramento das contradies do sistema em todos os seus nveis. Nesse contexto opera o processo de emancipao, com a vinda da famlia real e, em decorrncia, a ruptura, em primeiro momento provisria e posteriormente definitiva, do exclusivo metropolitano um movimento sui generis, caracterizado no pela separao da colnia, mas pela internalizao no espao colonial da monarquia metropolitana. Esse momento assinala transformaes profundas na vida brasileira. Conduz a sociedade a nveis relativamente mais elevados de existncia, amplia as perspectivas da vida material, rompendo os limites ao intercmbio econmico e permitindo a internalizao do excedente. Representa, pois, passo decisivo naquele

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

132

Inte r p retaes d a col ni a

percurso civilizatrio acima referido. Revela-se, entretanto, um paradoxo na figura da metrpole que se internaliza no espao colonial: a afirmao da independncia em relao metrpole faz-se, em parte, reafirmando a origem colonial: na manuteno do territrio, da monarquia e da estrutura socioeconmica revela-se aquele trao essencial de ruptura e continuidade. Mais ainda, imprime um carter particular revoluo constitucional em Portugal e formao do estado nacional no Brasil. Pois l os interesses que se levantam contra a monarquia o fazem tambm em nome da recomposio da velha poltica colonial; e aqui a formao do estado nacional faz-se sobre as antigas estruturas e instituies, em particular a escravido, fazendo do discurso liberal uma ideia ambgua. Mas essas duas dimenses se interpenetram, pois que a revoluo em Portugal ter ecos na colnia e animar os movimentos pela restaurao que permaneceriam ativos pelo menos at o fim do Primeiro Reinado. Contra estes se articulam os senhores proprietrios, pela manuteno da nova condio instalada em 1808: em favor das liberdades de comrcio e pela preservao da estrutura socioeconmica, sobretudo da escravido. Os de baixo integram movimentos, no mais das vezes, descontnuos e desconexos, expresses da prpria desagregao e disperso da sociedade que emerge desses sculos de colonizao. Far-se-o ruidosos, sobretudo, nas revoltas da Regncia, derrotados os restauradores, e sero radicalmente esmagados; nesse momento, os antigos liberais podero converter-se em defensores da ordem (Prado Jr., 1971).

Referncias bibliogrficas
ALPERT, Harry: mile Durkheim and the theory of social integration. In: HAMILTON, Peter (Org.). mile Durkheim: critical assessments v. II. Routledge: London/New York, 1990. ARRUDA, Jos Jobson de Andrade. O Brasil no comrcio colonial. So Paulo: tica, 1980. BASTOS, Elide Rugai: Gilberto Freyre e a questo nacional. In: MORAES, Reginaldo et al. (Orgs.). Inteligncia brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1986. CANDIDO, Antonio: O significado de Razes do Brasil. In: HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 26. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. CARDOSO DE MELLO, Joo Manuel. O capitalismo tardio. 9. ed. So Paulo: Brasiliense, 1998. DURKHEIM, mile. A diviso do trabalho social 2 v. Trad. Maria Mansinho et al. Lisboa: Editorial Presena, 1977a. ______. Suicdio: estudo e sociologia. 2. ed. Lisboa: Editorial Presena, 1977b. FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na Amrica Latina. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975 FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: introduo histria da sociedade patriarcal no Brasil. 41. ed. So Paulo: Record, 2000.

133

Ca rl os Alb e r to Cord o va no Vi e i ra

HOLANDA, Srgio Buarque de. Viso do paraso. 4. ed. Brasiliense: So Paulo, 1994. DHONDT, Jaques. Ideologa de la ruptura. Trad. Esteban Inciarte. Premi: Ciudad de Mxico, 1983. MARX, Karl. O capital: crtica da economia poltica. 5 v. Trad. Regis Barbosa e Flvio Kothe. 3. ed. So Paulo: Nova Cultural, 1988. Col. Os Economistas. NOVAIS, Fernando Antnio. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). 6. ed. So Paulo: Hucitec, 1995. ______. Caio Prado Jr. na historiografia brasileira. In: MORAES, Reginaldo et al. (Orgs.). Inteligncia brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1986. ______. Caio Prado Jr., historiador. Novos Estudos Cebrap, 1983. ______. Colonizao e sistema colonial: discusso de conceitos e perspectiva histrica. Anais do IV Simpsio Nacional dos Professores Universitrios de Histria. So Paulo, 1969. ______. As dimenses da independncia. In: MOTA, Carlos Guilherme (Org.). 1822: dimenses. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 1986. ______. O Brasil nos quadros do antigo sistema colonial. In: MOTA, Carlos Guilherme (Org.). Brasil em perspectiva. 20. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. ______. Condies da privacidade na colnia. In: NOVAIS, Fernando (Coord.), SOUZA, Laura de Mello e (Org.). Histria da vida privada no Brasil v. I. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. ______; MOTA, Carlos Guilherme. A independncia poltica do Brasil. 2. ed. Hucitec: So Paulo, 1996. OLSEN, Marvin: Durkheims two concepts of anomie. In: HAMILTON, Peter (Org.). mile Durkheim: critical assessments v. II. Routledge: London/New York, 1990. PRADO JR., Caio. Evoluo poltica do Brasil e outros estudos. 7. ed. So Paulo: Brasiliense, 1971. ______. Formao do Brasil contemporneo. 11. ed. So Paulo:Brasiliense, 1971a ______. A revoluo brasileira. 6. ed. So Paulo: Brasiliense, 1978. ______. Histria e desenvolvimento. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1978a. ______. Histria econmica do Brasil. 25. ed. So Paulo: Brasiliense, 1980. RGO, Rubem Murilo Leo. O sentimento do Brasil: Caio Prado Jr. continuidade e mudanas no desenvolvimento da sociedade brasileira. Campinas: Ed. Unicamp, 2000. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. RICPERO, Bernardo. Caio Prado e a nacionalizao do marxismo no Brasil. So Paulo: Editora 34, 2000. SAMPAIO JR., Plnio Soares de Arruda. Entre a nao e a barbrie: os dilemas do capitalismo dependente. Petrpolis: Vozes, 1999a. ______. Os impasses da formao nacional. In FIORI, Jos Lus (Org.). Estados e moedas no desenvolvimento das naes. Petrpolis: Vozes, 1999b. VIEIRA, Carlos Alberto Cordovano. Interpretaes da colnia: leitura do debate brasileiro de inspirao marxista. 2004. Dissertao (Mestrado) apresentada ao IE-Unicamp, Campinas. WILLIAMS, Eric. Capitalismo e escravido. Rio de Janeiro: Americana, 1975.

Verinotio revista on-line n.10, Ano V, out./2009, ISSN 1981-061X

134

You might also like