You are on page 1of 7

FONTES DE ENERGIA Introduo Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renovveis ou esgotveis.

Por exemplo, a energia solar e a elica (obtida atravs dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotveis. Por outro lado, os combustveis fsseis (derivados do petrleo e do carvo mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso no haja um consumo racional. Energia elica gerada a partir do vento. Grandes hlices so instaladas em reas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia eltrica. uma fonte limpa e inesgotvel, porm, ainda pouco utilizada. Energia fssil formada a milhes de anos a partir do acmulo de materiais orgnicos no subsolo. A gerao de energia a partir destas fontes costuma provocar poluio, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petrleo (diesel e gasolina) e do carvo mineral. J no caso do gs natural, o nvel de poluentes bem menor.

PETRLEO Surgimento do petrleo H inmeras teorias sobre o surgimento do petrleo, porm, a mais aceita que ele surgiu atravs de restos orgnicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformaes qumicas ao longo de milhares de anos. Substncia inflamvel possui estado fsico oleoso e com densidade menor do que a gua. Sua composio qumica a combinao de molculas de carbono e hidrognio (hidrocarbonetos). Uso e derivados Alm de gerar a gasolina, que serve de combustvel para grande parte dos automveis que circulam no mundo, vrios produtos so derivados do

petrleo como, por exemplo, a parafina, gs natural, GLP, produtos asflticos, nafta petroqumica, querosene, solventes, leos combustveis, leos lubrificantes, leo diesel e combustvel de aviao.

Primeiro poo da histria O primeiro poo de petrleo foi descoberto nos Estados Unidos Pensilvnia no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma regio de pequena profundidade (21m). Ao contrrio das escavaes de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor mundial so os Estados Unidos; por esta razo, necessitam importar cada vez mais. Maiores pases produtores de petrleo Os pases que possuem maior nmero de poos de petrleo esto localizados no Oriente Mdio, e, por sua vez, so os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da Amrica, Rssia,Ir, Arbia Saudita, Venezuela, Kuwait, Lbia, Iraque, Nigria e Canad, Cazaquisto, China e Emirados rabes Unidos so considerados os maiores produtores mundiais. Petrleo no Brasil No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em So Paulo, entre 18921896, por Eugnio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfurao na profundidade de 488 metros; contudo, o poo jorrou somente gua sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o leo de Lobato na Bahia. A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a explorao do petrleo no Brasil. A partir da muitos poos foram perfurados. Atualmente, a Petrobras est entre as maiores empresas petrolferas do mundo. O petrleo uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasil.

Tipos de petrleo: - Petrleo Brent: petrleo produzido na regio do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de explorao petrolfera de Brent e Ninian. o petrleo na sua forma bruta (cr) sem passar pelo sistema de refino. - Petrleo Light: petrleo leve, sem impurezas, que j passou pelo sistema de refino. - Petrleo Naftnico: petrleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftnicos. - Petrleo Parafnico: petrleo com grande concentrao de hidrocarbonetos parafnicos. - Petrleo Aromtico: com grande concentrao de hidrocarbonetos aromticos. Petrleo e riscos ao meio ambiente Por se tratar de um produto com alto risco de contaminao, o petrleo provoca graves danos ao meio ambiente quando entra em contato com as guas de oceanos e mares ou com a superfcie do solo. Vrios acidentes ambientais envolvendo vazamento de petrleo (seja de plataformas ou navios cargueiros) j ocorreram nas ltimas dcadas. Quando ocorre no oceano, as consequncias ambientais so drsticas, pois afeta os ecossistemas litorneos, provocando grande quantidade de mortes entre peixes e outros animais martimos. Nem sempre as medidas de limpeza conseguem minimizar o problema.

ENERGIA ELICA Definio Energia elica aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia utilizado pelo homem, principalmente nas embarcaes e moinhos. Atualmente, a energia elica, embora pouco utilizada, considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (no gera poluio e no agride o meio ambiente).

Como gerada Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, so colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Atravs de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia eltrica. Uso no mundo Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provm deste tipo de fonte. Porm, o potencial para explorao grande. Atualmente, a capacidade elica mundial de 238,4 GW (Gigawatts). Definio e uso CARVO MINERAL O carvo mineral, que possui cor preta, uma rocha sedimentar de origem fssil (formado a partir da sedimentao de resduos orgnicos, em condies especficas). Ele encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extrado pelo sistema de minerao. O carvo, ao ser queimado, libera altas quantidades de energia, por isso ainda muito usado em usinas termoeltricas e indstrias de siderurgia. Composio O carvo mineral composto por: carbono (grande parte), oxignio, hidrognio, enxofre e cinzas.

Histria Comeou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na poca da Revoluo Industrial (sculo XVIII). Nesta poca era usado para gerar energia para as mquinas e locomotivas. At hoje usado como fonte de energia. Gerao de poluio A queima do carvo mineral, para gerar energia, lana no ar partculas slidas e gases poluentes. Estes gases atuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, o carvo mineral no uma fonte de energia limpa e deveria ser evitada pelo ser humano. Porm, em funo de questes econmicas (em algumas regies do mundo uma fonte barata), ainda muito utilizado para gerar energia eltrica em usinas termoeltricas. Alm do gs carbnico, a queima do carvo mineral lana no ar tambm o gs metano e outras substncias txicas. Jazidas no Brasil As maiores reservas de carvo mineral no Brasil situam-se nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran e So Paulo. Tipos de carvo mineral O carvo pode ser classificado de acordo com sua concentrao de carbono. Quanto mais carbono maior seu nvel de pureza e potencial energtico. Os tipos de carvo so: Turfa (cerca de 50% de carbono), Linhito (cerca de 70% de carbono), Hulha (cerca de 85% de carbono) e Antracito (cerca de 90% de carbono).

GAS NATURAL O gs natural composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores propores) que submetido temperatura ambiente e presso atmosfrica permanece no estado gasoso. uma fonte energtica encontrada na natureza em duas formas distintas. Ele pode ser obtido em jazidas e atravs da queima de biomassa (bagao de cana-de-acar).

O gs natural encontrado em jazidas normalmente est associado ao petrleo. Constitui reservas finitas, e, conforme pesquisas realizadas pela IEA (Agncia Internacional de Energia), caso se mantenha o ritmo de consumo mdio da ltima dcada, as jazidas de gs natural iro se esgotar em 100 anos. Essa fonte energtica agride menos o meio ambiente que o petrleo e o carvo mineral. No entanto, por ser de origem fssil, sua combusto contribui para o efeito de estufa. J o biogs, obtido atravs da biomassa, um combustvel renovvel, sua utilizao menos impactante e os custos econmicos so menores. As tubulaes responsveis pelo envio de gs natural das fontes produtoras at os consumidores recebem o nome de gasoduto. O Brasil possui o gasoduto Bolvia Brasil. So tubulaes de dimetro elevado, operando em alta presso que transportam gs natural da Bolvia (produtor) para alguns Estados brasileiros (consumidores). Depois de tratado e processado, o gs natural pode ser utilizado nas indstrias, residncias, automveis e comrcio. Nas indstrias, sua utilizao ocorre, principalmente, para a gerao de eletricidade. Nas

residncias, o gs natural usado para o aquecimento ambiental e de gua. Nos automveis, essa fonte energtica substitui os combustveis (gasolina, lcool e diesel). No comrcio, sua utilizao se d principalmente para o aquecimento ambiental. Atualmente a utilizao do gs natural corresponde a 15,6% do consumo energtico mundial. No Brasil, com a descoberta da camada pr-sal, que consiste em um leo em camadas profundas - de 5 a 7 mil metros abaixo do nvel do mar, estimativas apontam que o pas ir dobrar seu volume de gs natural.

You might also like