You are on page 1of 3

A praga do antinomianismo No somos salvos para viver licenciosamente, mas para viver uma nova vida em Cristo

Uma das maiores pragas a grassar o meio evanglico em nossos dias o antinomianismo. O que vem a ser isso?

Antinomianismo a negao da importncia dos mandamentos divinos para a vida do cristo. o e tremo oposto do legalismo. o que o ap!stolo "udas denominou, na #p$stola que leva o seu nome, de %trans&ormar em li'ertinagem a graa de (eus) *"d v+,. O antinomianismo &oi com'atido por "esus *-t ../012.3 "o /+./03 /0./4,/+, e pelos ap!stolos 5 alm de "udas, 67 mencionado, 8aulo *9m :.:/3 9m ;3 Cl :,, 8edro *28e 2,, <iago *<g 2./+12;, e "oo, em sua 8rimeira #p$stola, com'ateram essa =eresia. Ali7s, "oo assevera e plicitamente que escreveu sua primeira missiva para com'ater a in&lu>ncia de duas =eresias gn!sticas de seu tempo, a sa'er? a negao da divindade de Cristo e a pr7tica do antinomianismo */"o 0./:,.

9e&letindo so're o evangelicalismo de nossos dias no Ocidente, perce'emos, in&eli@mente, que a in&lu>ncia da mentalidade p!s1moderna so're 'oa parte dos cristos de =o6e tem levado muitos a con&undirem o'edi>ncia aos mandamentos divinos com legalismo e graa com aus>ncia de normas de conduta. <rata1se de uma toro a'surda de signi&icados.

Aegalismo , de &orma geral e B lu@ da C$'lia, a idia de 6usti&icao pelas o'ras, a &i ao impr!pria de regras de conduta como necessidades para Dalvao e a neglig>ncia ou ignorncia em relao B graa de (eus. 8orm, para alguns cristos p!s1modernos, legalismo no isso. Aegalismo, imaginam, qualquer tipo de e ortao concernente B conduta moral. 8or isso, para eles, % proi'ido proi'ir). 8orm, o Novo <estamento est7 repleto de passagens que condenam contundentemente uma srie de comportamentos *-t 0.2E12F3 Dl /4/.:3 /"o 2./01/.3 2<m 2.223 <t 2./23 <g /./+3 /8e 2.//,. # se cristos p!s1modernos costumam generali@ar di@endo que %tudo depende da consci>ncia da pessoa), a C$'lia demonstra que nem tudo questo de consci>ncia *Gl 0./F120,.

Ol=ando para o nosso pa$s =o6e, 6ustamente por essa distoro, o vertiginoso crescimento evanglico 'rasileiro no de todo alentador, 67 que em muitos lugares o que se v> um cristianismo meramente nominal, in&luenciado pela cultura p!s1 moderna. Do pessoas que se declaram de (eus, seguidoras de "esus, mas cu6o comportamento se c=oca &rontalmente com os mandamentos divinos e no ac=am isso a'solutamente nada demais. (i@em que so de (eus, mas no esto

interessadas em nen=um compromisso com Deus mandamentos. Dua viso de (eus se d7 apenas em termos utilitaristas ou na &orma de uma %muleta) psicol!gica. No primeiro caso, o'6etivam de (eus somente '>nos materiais e &$sicas *a '>no de (eus acima do (eus da '>no,, &a@endo de (eus o meio para um &im e no um &im em si mesmo3 no segundo, tratam1nO apenas como um ser preocupado em estimular seus egos, que est7 disposto a diariamente ser usado por meio de palavras e gestos di7rios para in&lar a auto1estima delas sem se %intrometer) na &orma como dese6am condu@ir as suas vidas. #n&im, ac=am que #vangel=o sinHnimo de auto1a6uda, nada mais.

No nos iludamos? para ser verdadeiramente cristo, seguidor de Cristo, &il=o de (eus, algum de (eus, no 'asta a pessoa ter apenas uma con&isso de & em "esus. Ali7s, mesmo que a pessoa ten=a uma con&isso de & integralmente ortodo a, no 'asta isso para ser considerada uma crist verdadeira. Con&orme o ap!stolo "oo em sua 8rimeira #p$stola, as evid>ncias da verdadeira & crist, alm de crer em "esus como Iil=o de (eus *isto , na deidade de "esus3 e crer n#le como o Cristo, isto , o -essias 5 0./,01/2,24 5, pois aquele que no aceita "esus como Iil=o de (eus no tem a vida 5 0./2,, so?

/, Jiver segundo os mandamentos divinos *2.:1;,.

2, Amar seu irmo e praticar esse amor *2.F3 :./43 0./,.

:, No viver na pr7tica do pecado, mas 'uscar sempre e constantemente viver uma vida de santidade *:.2,:3 0./E,.

+, No amar o mundo e seu estilo de vida *2./01/.,.

Degundo o crivo '$'lico, quem no vive dessa &orma no pode ser c=amado de algum %de (eus).

A graa de (eus no nos li'era da o'rigao de o'edecer Bs leis morais de (eus. A graa no uma licena para a deso'edi>ncia, mas a porta que (eus nos a're para a possi'ilidade de vivermos uma vida santa diante d#le.

A Nova Aliana inclui mandamentos, determinaKes, ou se6a, a lei moral. "esus, e no -oiss, disse? %De me amardes, o'edecereis os meus mandamentos) *"o /+./0,. #

mais? %Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse o que me ama3 e aquele que me ama ser7 amado de meu 8ai, e eu o amarei, e me mani&estarei a ele) *"o /+.2/,.

#m seu Dermo da -ontan=a, "esus adverte1nos contra a ideia de que #le estaria de&endendo o antinomianismo. Cristo &a@ questo de esclarecer que nem negligenciava nem destru$a a Aei, e nem tin=a o intento de destruir a Aei posteriormente ao cumpri1la toda? %No penseis que vim destruir a lei ou os pro&etas3 no vim destruir, mas cumprir. 8orque em verdade vos digo que, at que o cu e a terra passem, de modo nen=um passar7 da lei um s! i ou um s! til, at que tudo se6a cumprido. Lualquer, pois, que violar um desses mandamentos, por menor que se6a, e assim ensinar aos =omens, ser7 c=amado o menor no reino dos cus3 aquele, porm, que os cumprir e ensinar ser7 c=amado grande no reino dos cus) *-t 0./.1/F,.

O que, ento, &oi a'olido da Aei por meio de Cristo? Luando "esus cumpriu a Aei, &oram a'olidas as leis cerimoniais, que apontavam para o sacri&$cio de Cristo, e as leis regimentares. A lei moral, ou se6a, o aspecto moral da Aei, permanece no Novo <estamento. # a questo da %maldio da Aei), de que &ala 8aulo? #la di@ respeito Bs sanKes punitivas a que estamos su6eitos por no podermos cumprir toda a Aei. Ao cumprir as e ig>ncias da Aei para n!s, Cristo removeu a maldio da Aei para longe de n!s, e no a Aei, isto , os mandamentos morais de (eus para as nossas vidas. A graa de (eus no c=ancela para a anarquia. Os mandamentos de (eus devem ser vividos, mas agora, como &il=os de (eus, no mais como um peso.

#n&im, no somos salvos por o'edecer aos mandamentos divinos, mas somos salvos para vivermos segundo os mandamentos divinos. No somos salvos para viver licenciosamente, mas para viver uma nova vida em Cristo. 8ortanto, &ora com o antinomianismo.

You might also like