You are on page 1of 8

DO PLPITO AO PLENRIO: A TRAJETRIA DOS LDERES RELIGIOSOS A ADMINISTRAO PBLICA, NUMA RELAO IGREJA E POLTICA NO BRASIL 1

Daniele de Jesus OLIVEIRA 2


RESUMO Os estudos sobre a interveno religiosa na poltica, no mbito das cincias sociais so fundamentais, porque s conseqncias da interferncia religiosa no campo poltico faz-se sentir na sociedade contempornea quando da tomada de deciso em assuntos considerados polmicos por parte dos polticos religiosos, no caso da pesquisa os evanglicos fato que ocorre desde os municpios at o congresso nacional. A problemtica deixa claro a influncia da religio no Estado ao imiscurem assuntos seculares a temas religiosos. Pretende-se realizar uma anlise do conceito de secularizao, buscando verificar, em que medida a Igreja est de fato separada do Estado como aponta a modernidade.

Palavras- Chave: Estado. Poltica. Religio. Secularizao. Modernidade.

A expanso evanglica no Brasil no se restringe ao campo religioso. Atualmente, atingimos a populao de mais de 30 milhes de pessoas, das quais a filiao religiosa est ligada ao protestantismo, mais precisamente na vertente evanglica. A problemtica no se resume simples exploso numrica evanglica, mas tambm exploso da participao na poltica o qual se transformou, desde o final do sculo passado, na forma que assume no exerccio da administrao pblica segmentos cada vez maiores de polticos evanglicos. Na discusso sobre o papel da religio na atualidade, no podemos deixar de lado a sua importncia poltica, sobretudo, quando muitos tericos apontam para um declnio do sagrado, na esteira de um postulado da secularizao- racionalidade de mundo.
[...]Para quebrar a magia e disseminar a racionalizao da conduta de vida, s houve em todos os tempos um nico meio : grandes profecias racionais. Nem toda profecia, contudo destri o poder da magia: mas possvel que um profeta que se legitima a si mesmo mediante o milagre e outros meios quebre as regras sagradas tradicionais. As profecias trouxeram o desencantamento do mundo e, com isso, criaram fundamento para a nossa cincia moderna, para a tcnica e o capitalismo. ( WEBER, 1994).
1 Est anlise parte da pesquisa Poltica e Religio no Brasil um desenlace inacabado. Orientador: Jos Geraldo .A. B. Poker, email: jgpoker@marilia.unesp.br. Faculdade de Filosofia e Cincias, CEP:17525-900 Marlia, So Paulo\Brasil- UNESP- Universidade Estadual Paulista. 2 Aluna do 4 Ano do Curso de Cincias Sociais e desenvolve trabalhos na rea da Sociologia da Religio, email: djo_c@yahoo.com.br. Faculdade de Filosofia e Cincias, CEP:17525-900- Marlia, So Paulo\Brasil- UNESPUniversidade Estadual Paulista.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 299-306 , 2008.

300

Ao dissertar sobre a ligao entre racionalidade de mundo, tcnica e capitalismo, Weber sugere que a religio sofreu um processo de racionalizao deslocando-se do campo privado para um ascetismo intramundano atravs de um processo de desencantamento de mundo, isto da perda da magificao em direo a uma profecia racional, onde o profeta vale-se de elementos outros para superar as tradies, nesse nterim o lder carismtico aparece como figura importante para execuo da racionalizao da religio. Segundo Joanildo Burity , exitem trs correntes que englobam a maioria das anlises acerca da relao religio e poltica, uma vez que cabia a religio um papel secundrio na configurao da sociedade contempornea, mesmo nas vises crticas do liberalismo: a de que os assuntos e convices religiosas pertencem a esfera privada dos indivduos, a neutralidade do estado, a separao entre igreja e estado. O autor afirma em sua anlise que h a necessidade de se repensar a relao religio e poltica, posto que a religio como prtica pessoal hoje ocorre ao par com uma desprivatizao ou publicizao do religioso (BURITY,1998,p.1-2). O autor explica-nos que:
[...] Esta conjuno de aprofundamento da religio como pratica pessoal e desprivatizao da religio como fora social e poltica muito mais frutfera como agenda para discusso do que o retorno do sagrado ou as querelas sobre a secularizao se estamos pensando na relao entre religio e poltica. Se h alguma volta aqui, para efeito de discusso, a da religio esfera pblica, uma penetrao ou reabertura dos espaos pblicos institucionalizados ou no- ao organizada de grupos e organizaes religiosas, e no tanto um reavivamento da adeso religiosa, que teria quase desaparecido e regressaria esfera da cultura. (BURITY, p.3).

A incurso da religio no cenrio poltico caracteriza um problema medida que intervm na consecuo de polticas pblicas, que por sua vez reclama laicidade lesando um dos pontos que a pedra de toque da modernidade, isto a secularizao assentada na separao estado e Igreja. A religio tomada na discusso poltica provoca problemas generalizados, que aliados as problemticas sociais, tais como legalizao das drogas, a descriminalizao do aborto, unio civil de homossexuais, a utilizao de clulas embrionrias em pesquisas cientficas, acabam engessadas pela postura intransigente e corporativa aliada a uma moralidade crist estrita, por parte de deputados e senadores evanglicos (pentecostais), conforme se comprova as intervenes contrrias nas votaes em torno dos temas levantados.
[...] O processo de desprivatizao mais uma vez questiona a posio do secularismo como contedo exclusivo, ou pelo menos predominante, do estado e das estruturas sociais. A idia de que o espao pblico deve estar totalmente
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 299-306 , 2008.

301

destitudo de conotaes religiosas (a praa pblica desnuda, evocada por Neuhaus), como pr-requisito para a igualdade e liberdade de seus cidados, parece mais frgil hoje do que alguns anos atrs. (FERRARI, 1999,p.14).

O sistema poltico brasileiro oferece condies para que diferentes grupos faam suas incurses na administrao pblica, assim numa relao religio-poltica partidria igrejas como Assemblia de Deus e Igreja Universal do Reino de Deus possuem importante representao no cenrio poltico, uma vez que sua participao no se limita ao poder legislativo, mas percorre outras raias do poder. Pierruci, ao dissertar acerca das variadas posies cientficas no que tange a importncia e papel da religio na atualidade demonstra-nos que a extenso desse crescimento ou retomada expresso nos movimentos religiosos se restringe esfera do privado, do ntimo, o que retira da religio a funo de matriz cultural gregria. A seu ver a religio perdeu terreno influenciador na vida social, limitando-se a esfera individual ( OLIVEIRA, 2005,p. 6)
A mercadorizao fetichizante dos bens de salvao de fato tem dado resultados para a religiosidade contempornea e seus performticos profissionais: um deles, certamente no previsto e eventualmente no desejado a sua desmoralizao. (Pierruci, Folha de SP, caderno Mais!, 30\12\2000)

De acordo com Flvio Pierruci, o aparecimento de novos movimentos religiosos no representa uma volta da religiosidade, ao contrrio, reafirma a tese da secularizao, uma vez que ela entendida enquanto um processo espordico, cujos momentos de contrao e expanso se alternam, mas que ao final, tomado numa perspectiva de longa durao, esse processo se pe linear e irreversvel (Pierruci, 1997, p. 111).
[...] Assim o surgimento dessas novas religiosidades (no tradicionais) se explica pelo avano do processo de secularizao, pois so a expresso de um declnio geral do compromisso religioso. Esses novos movimentos representariam, na viso de Pierruci, to somente a reduo da religio a mais um item de consumo, e eles s podem conviver entre si porque a secularizao continua seguindo seu ritmo. (Pierruci,1997, p.113)

Ao dissertar sobre a mercadorizao da religio o ponto central de Pierruci entender a secularizao enquanto uma transio de uma situao de monoplio teolgico-religiosa para um estado de pluralismo. Cogitando at mesmo um possvel reencantamento,ou ressurgimento da religio nas bases desse pluralismo, porm, num sentido de remagificao do campo religioso, vinculados a uma lgica mercadolgica dos bens de salvao, de modo que em sua anlise a

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 299-306 , 2008.

302

religio perdeu o papel na vida social, ao tornar-se mais um item de mercado de consumo capitalista, logo ela se desmoralizou (Pierruci,1997,p.112-114).
[...] E no foi s o pensamento terico que desencantou o mundo, mas foi precisamente a tentativa da tica religiosa de racionaliz-lo no aspecto prticotico que levou a este curso. ( ZB;GARS I : 571; ESSR I : 560)

Diante disso, torna-se fundamental o estudo destas questes pelas cincias sociais, pois a cincia em geral, e as cincias sociais em particular, enfrentam uma crise paradigmtica devido aos processos de transformaes sociais, culturais e econmicas, que agravam e movimentam os problemas fundamentais das cincias. De acordo com Buryti, o religioso e o poltico se desterritorializaram multiplicando-se suas instncias e flutuando atravs das fronteiras culturais, polticas e mesmo econmicas das muitas sociedades contemporneas. Da a necessidade de se discutir no o concerto dessas instncias religio\poltica, mas que h transversabilidades e suporposies dos dois terrenos pelos espaos e tempos das sociedades concretas, o que infere que o concerto no est em toda parte, nem que possam investir em qualquer espao social, contudo no campo poltico brasileiro a relao clara e suas consequncias so sentidas, conforme j enunciado. (BURITY, 1998, p. 7). Para esse autor:
A matiz se refere ao status do poltico e do religioso. Pois notrio que para alm das reafirmaes permitidas pela linguagem da volta da religio ou da ampliao da esfera publica ou poltica, o que se passa uma mudana na definio do que seja poltica ou religio. De um lado, os limites do poltico extrapolam o estado, o que atesta a insuficincia do neutralismo e da separao entre igreja e estado para disciplinar a relao religio\poltica.De outro lado, h uma visvel desinstitucionalizao da religio, que se traduz na proliferao de igrejas, movimentos e grupos informais que no mais se prendem aos protocolos de autorizao ou sano eclesistica, bem como na difuso\ disseminao do religioso para alm das fronteiras reguladas pelas instituies religiosas. (BURITY, 1998, p. 9).

Frente a estas conjunturas sociais, econmicas e histricas, a entrada dos evanglicos no mbito poltico tributria de vrios fatores e seu sucesso na poltica, deita razes no regime militar, onde, esse vido por apoio da ala religiosa, uma vez que a Igreja Catlica nesse momento representava perigo, pelo papel da Cebs (Comunidades Eclesiais de Base) vinculado as diretrizes comunistas, enxergaram nos evanglicos a possibilidade de manuteno de sua poltica. A partir de ento a relao dos evanglicos que at o momento eram conhecidos como apolticos mudou, e esses passaram a ter visibilidade na poltica brasileira, sobretudo
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 299-306 , 2008.

303

quando da formao da Frente Parlamentar evanglica em 1993 que contou com 60 deputados, sendo a terceira maior bancada no Congresso. ( MARIANO, 1999,p. 37).
[...] Cortejados e assediados por partidos de todos os matizes ideolgicos, no s procuram eleger candidatos prprios, como Francisco Rossi, Benedita da Silva, Marcelo Crivella, Anthony e Rosinha Garotinho, como tentam influir nos rumos da poltica nacional. (MARIANO, 1999, p. 3).

Juntas Assemblia de Deus e Igreja Universal do Reino de Deus so as igrejas com maior pleito eleitoral lanando candidaturas prprias, no caso da IURD, essa no mede esforos para eleger seus candidatos, nem tenta, como o fazem outras igrejas pentecostais, escamotear, por meio de subterfgios vrios, tal propsito dos fiis. Como no se ressente do peso da tradio sectria e apoltica do pentecostalismo, seus lderes no necessitam dar maiores explicaes para justificar sua participao no jogo poltico-partidrio. Assim seu interesse pela poltica, como se pode observar no desinteressado nem nobre. Busca conciliar interesses bem como: conquista de poder e atendimento dos interesses corporativos da denominao e das causas evanglicas. De modo que, quando tentam justificar seus mandatos, polticos pentecostais de todas s matizes apontam feitos como a defesa de privilgios fiscais para s igrejas, o combate a virtuais penalidades pela desobedincia de leis restritivas poluio sonora, e no plano municipal, s relativas aos cdigos de edificaes. Alm disso, tal como os parlamentares afinados com a moral da Igreja Catlica, os polticos pentecostais costumam iar e brandir velhas bandeiras moralistas, causas do agrado de suas bases eleitorais, como a censura nos meios miditicos e a oposio a legalizao do aborto, pornografia, unio civil de homossexuais, descriminalizao da maconha

(MARIANO,1999.p. 91). Sob o ponto de vista da dominao carismtica dos lderes, atravs do uso da mquina da igreja, a disciplina dos pastores e a obedincia de boa parcela dos fiis constituem importantes elementos do sucesso eleitoral desses pastores-candidatos. Na medida que suas candidaturas so impulsionadas pelo clientelismo desses fiis que os escolhem em virtude de seu papel enquanto lder religioso e no como administrador pblico. Durante as eleies, os templos exibem faixas com o nome e nmero dos candidatos oficiais da igreja. Pastores e bispos pedem abertamente votos para eles do alto do plpito. Obreiros distribuem santinhos. Suas emissoras de rdio e TV fazem propaganda eleitoral, convidando seus candidatos, Por exemplo, para participar de entrevistas em programas jornalsticos (MARIANO, 1999.p.92).
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 299-306 , 2008.

304

Complementando essa perspectiva, Freston (1998) suscita que:


A IURD tem a seu dispor invejveis recursos para conquistar o apoio de outras denominaes ou lderes evanglicos na sanha poltica: espaos na sua rede nacional ( Rede Record pertencente a IURD), nas suas rdios, nos seus jornais com veiculao ampla; alm do servio poltico de seus deputados federais, estaduais e dezenas de vereadores, uma vez que a representatividade poltica em nvel municipal tem sido explorada em demasia pelas lideranas das igrejas, alm do apoio de outros aliados polticos no filiados igreja; tem tambm apoio financeiro, aliada a uma teologia da prosperidade e do sucesso que conquista adeptos em segmentos cada vez maiores da comunidade evanglica. Colado a isso a IURD emprestou seu apoio a uma entidade supostamente agregadora e representativa dos protestantes o Conselho Nacional dos Pastores (CNPB), um corporativismo ampliado. (FRESTON,1998.p.11)

Os esforos de unificao do protestantismo brasileiro sempre tiveram relao estreita com a poltica. A confederao Evanglica do Brasil foi fundada em 1934, ano de uma constituinte, para opor-se s pretenses catlicas de neo-cristandade. Funcionou como porta-voz do protestantismo at o golpe de 1964, mas foi ressuscitada por um grupo de constituintes pentecostais em 1987 para servir de canal para verbas pblicas. Sua legitimidade e finalidades foram contestadas por amplos segmentos evanglicos, mas sobreviveu com o apoio, sobretudo, da cpula da Assemblia de Deus, at que as veras obtidas na constituinte secaram ( FRESTON,1998. P.12). Balandier complementa afirmando que:
Vivemos em sociedades modernas e laicizadas, mas que nelas o poder nunca est inteiramente esvaziado do seu contedo religioso, que se mantm presente, reduzido e discreto. Para ele, da natureza do poder alimentar, sob uma forma manifesta ou oculta, uma verdadeira religio poltica. De modo que as estratgias do sagrado e as estratgias do poder, o autor nos diz o sagrado uma das dimenses do campo poltico; a religio pode ser um instrumento do poder, uma garantia da sua legitimidade, um dos meios utilizados no quadro das competies polticas.( BALANDIER, 1980,p.99).

Atravs de dados obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), e nas Igrejas Assemblia de Deus e Igreja Universal do Reino de Deus, do municpio de Marlia. Localizada na regio centro-oeste paulista com populao de 218.113 habitantes. AA estes se juntam uma grande populao de evanglicos, que apesar de ser minoria contribuem enquanto sujeitos na participao poltica do municpio, e, portanto, so agentes polticos na cidade. Este municpio conta, at o presente momento, com 142 templos evanglicos, sobretudo da Assemblia de Deus,e em menor nmero Igreja Universal do Reino de Deus, embora juntas possuam dos treze vereadores locais sete representantes na Cmara municipal.
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 299-306 , 2008.

305

Nesse sentido, o artigo pretende analisar a relao religio e poltica dos evanglicos de, pois se por um lado a modernidade separa essas esferas como conseqncia da secularizao afirmando ser a poltica um campo laico, por outro o que vem ocorrendo, sobretudo em nvel municipal uma micro amostra do que vem ocorrendo no cenrio poltico nacional, isto um estreitamento cada vez mais tnue ou uma conciliao da poltica e da religio, de modo que no h possibilidades de conciliar um desenvolvimento poltico neutro num ambiente onde determinantes religiosos afetem as tomadas de decises de polticas pblicas.

REFERNCIAS

BALANDIER, Georges. In: _______. Antropologia Poltica. Lisboa: Editorial Presena, 1980. p.99.

BURITY, Joanildo. Anexo I. In _______. Identidade e poltica no campo religioso: Estudos sobre cultura, pluralismo e o novo ativismo eclesial, Recife: Editora Universitria da UFPE, 1997. p. 47.

_______. Introduo. In: _______. Religio e Poltica na Fronteira: desinstitucionalizao e deslocamento numa relao historicamente polmica. Recife, Fundao Joaquim Nabuco, 1998. p. 3. FERRARI, Silvio. In: SAJ, Andras; AVINERI, Scholomo (Ed.) The new Wine and the old Cask: Tolerance, Religion, and the Lawin Comtemporary Europe,. 1999. p.14. FRESTON, Paul. A Igreja Universal do Reino de Deus e o campo protestante no Brasil. In:_______. Estratgias Religiosas na Sociedade Brasileira. Estudos de Religio, Editora Umesp, 1998. p. 11-19.

_________. Protestantes e poltica no Brasil: da constituinte ao impeachement. Tese (Doutorado em sociologia) Universidade de Campinas, IFCH, Campinas.

MARIANO, Ricardo. Participao poltica: clientelismo e antiesquerdismo. In: Neopentecostais sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. So Paulo: Editora Loyola, 1999. p.91.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 299-306 , 2008.

306

OLIVEIRA, Fabiana Luci de. O campo da sociologia das religies: Secularizao versus A Revanche de Deus. Interthesis Revista Internacional Interdisciplinar, Florianpolis, v. 2, p. 6, 2005.

PIERRUCI, Flvio. Reencantamento e dessecularizao: a propsito do auto engano em Sociologia da Religio, Novos Estudos CEBRAP, So Paulo, n. 49, p. 99-117, nov:1997.

__________ Secularizao em Max Weber: da contempornea serventia de voltarmos a acessar aquele velho sentido. So Paulo. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v.13, n 37, p.114-117, 1998.

__________ O desencantamento do mundo. Todos os passos do conceito em Max Weber. 2. ed. So Paulo: Editora 34, 2005. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: companhia das Letras. 2004. p. 41-54.

BIBLIGRAFIA CONSULTADA MARIANO. Ricardo. Neopentecostais Sociologia do Novo Pentecostalismo no Brasil. In _______. So Paulo: Edies Loyola,1999. PIERRUCI, Antonio Flavio. O desencantamento do mundo todos os passos do conceito em Max Weber. In: ________ So Paulo: Editora 34. 2005. __________. Representantes de Deus em Braslia: a bancada evanglica na Constituinte. In: Anpocs, Cincias Sociais Hoje. So Paulo, Vrtice e Anpocs,1989. __________, Antonio Flvio; PRANDI, Reginaldo. A realidade social das religies no Brasil: religio, sociedade e poltica. So Paulo. 1996. WEBER. Max. A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. In:_______. So Paulo: Companhia das Letras , 2004. ____________. Economia e Sociedade vol Ie II ]. In:__________ Braslia: Ed. UNB. 2003.

ARTIGO RECEBIDO EM 2008

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 299-306 , 2008.

You might also like