You are on page 1of 7

CRISE AMBIENTAL

Planejamento e Gesto de Resduos

Populao

Recursos Naturais

Poluio (resduos)

Populao Mundial
Em 1950: 2,5 bilhes. Em 2000: 6 bilhes Em 2006: 6,45 bilhes Em 1950, 32% da populao em pases desenvolvidos, em 1998, 20% e em 2050 prev-se 13% Taxa de crescimento anual: 1,3% (215 mil/dia=1,5 milhes/semana)

A peste negra provocada pelo bacilo Pasturella pestis, descoberto somente em 1894. A doena se manifesta de trs formas: a pneumnica, que ataca os pulmes; a septicmica, que infecta a corrente sangnea; e a bubnica, a mais comum. cujo nome deriva das tumefaes do tamanho de um ovo, conhecidas como bubos ou bubes, que aparecem no pescoo, nas axilas ou nas virilhas do doente nos primeiros estgios da doena. (http://www.miniweb.com.br/Historia/Artigos/i_media/peste_negra.html).

A peste foi um fenmeno caracterstico de um mundo em mutao. Foi o alto preo pago por um continente que comeava a se abrir para o resto do mundo atravs do aumento das relaes comerciais, mas que ainda vivia em um ambiente concebido para uma vida isolada e auto-suficiente. Sob este aspecto, a praga teve um lado positivo, ao obrigar o homem ocidental a mudar a sua forma de se relacionar com o meio ambiente, ensinado-o o valor do planejamento urbano e da higiene, alm de expor a fragilidade da cincia mdica medieval e, conseqentemente, possibilitar sua evoluo, livrando-a, pelo menos para alguns, da ignorncia e da superstio (Gusmo Jr., A.M.).

Recursos Naturais
Recursos Naturais

No renovveis

Renovveis

Minerais no energticos: fsforo, clcio, etc.

Minerais energticos: combustveis fsseis, urnio

gua Ar Biomassa Vento

Um recurso natural renovvel pode tornarse no renovvel: basta superar a capacidade de reposio (sustentao) do sistema. Ciclos biogeoqumicos

Objetivos da Gesto Ambiental

Sade e segurana Controle da poluio ambiental Preservao de recursos naturais

Princpio de Meadows
The limits of growth 1972: A taxa de explorao dos recursos materiais e energticos do planeta no poderia ser mantida indefinidamente. Beyond the limits 1992: Os materiais brutos vem sendo explorados a uma taxa bem maior que a possvel de serem repostos pela natureza ou alternativamente substitudos.

Desenvolvimento Sustentvel
O futuro do ser humano neste planeta repousa no conceito de desenvolvimento sustentvel, em que se busca satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes de terem atendido suas prprias necessidades. O desenvolvimento sustentvel implica no manejo eficiente dos recursos naturais e, sempre que possvel, conserv-los

Proteger a sade e o meio ambiente

Desenvolvimento sustentvel

No penalizar as geraes futuras

Preservar os recursos naturais

Nvel de Sustentabilidade
Qual a nossa eficincia? O quanto de resduos produzimos? Resduos: lquidos, slidos e gasosos

Custos Ambientais
Os procedimentos para preveno da poluio implicam no aumento de custos (preocupao com a emisso) Portanto os custos ambientais so considerados externos Custos ambientais devem ser incorporados em projetos (estratgicos)

You might also like