You are on page 1of 4

H istria

Joana Cirne | Marlia Henriques

ROMA E O IMPRIO

a
AREAL EDITORES

TESTE TESTE DE DE AVALIAO AVALIAO

1. L, com ateno, o documento 1.


DOC. 1

Roma, pouco depois da sua fundao, comeou a dominar os povos vizinhos. () Aps a conquista de Itlia, Roma ambicionou dominar toda a Terra () e nenhum povo lhe conseguiu resistir (). Hoje, no h ningum, no mundo civilizado, que no reconhea Roma como a senhora do Universo e que recuse a obedecer-lhe.
Dionsio de Halicarnasso (sc. I a.C.).

1.1.  Identifica o assunto descrito no documento 1. 1.2. O que pretendiam os romanos construir quando comearam a dominar os povos vizinhos. 1.3. Refere dois motivos que justifiquem o movimento expansionista iniciado pelos romanos. 2. Analisa o documento 2.
N

Gigia (Gijn) Lucus (Lugo) Asturica (Astorga) Legio (Leo) Pompaelo (Pamplona)

Ponte romana de Chaves

Bracara (Braga) Cale (Porto)

Aquae Flaviae (Chaves)

Aqueduto de Segvia
Segouvia C (Segvia) O N E Toletum (Toledo)
A

Salamantica (Salamanca)
I A N

A
R
R

Caesaraugusta (Saragoa)

Tarraco (Tarragona)

Barcino (Barcelona)

Conmbriga

Runas de Conmbriga

Olisipo (Lisboa) Salatia (Alccer do Sal)

I T

Ebora (vora)

Emerita Augusta (Mrida) Corduba (Crdova)

Valentia (Valncia)

N
S

Pax Julia (Beja) Ossonoba (Faro)

0 Cartago Spartaria (Cartagena)

100 km

Templo romano em vora

Gades (Cdis)

Malaca (Mlaga)

Capitais das provncias Principais cidades Estradas Provncia Lusitnia Provncia Btica Provncia Tarraconense

DOC. 2 Rede de estradas do Imprio Romano no sculo II d.C.

TRDIVAE14_20140017_NL3VH7_1P.indd 1

1/31/14 4:05 PM

H istria
Joana Cirne | Marlia Henriques

ROMA E O IMPRIO

a
AREAL EDITORES

TESTE TESTE DE DE AVALIAO AVALIAO

2.1. Explica de que forma a rede de estradas contribuiu para o fenmeno da romanizao. 2.2. Apresenta outros quatro fatores de romanizao das reas conquistadas. 2.3.  Explica em que consistiu a originalidade do Direito romano e de que forma este se assumiu como uma das principais heranas da Civilizao Romana para o mundo atual. 3. L, com ateno, o documento 3.
DOC. 3 Imperador Csar Augusto

Por esse motivo, e para me honrar, recebi o ttulo de Augusto, por deciso do Senado, () que com o povo romano mo concediam devido minha valentia, clemncia, justia e piedade. Depois dessa poca, fiquei acima de todos em autoridade ().
Augusto, Os feitos do Divino Augusto (adaptado).

3.1. Caracteriza o poder imperial, tendo em ateno a frase sublinhada no documento. 3.2. Refere quatro poderes reunidos na pessoa do imperador Csar Augusto. 4. Analisa os documentos.
DOC. 4  Carta de Plnio, o moo, ao imperador DOC. 5 Cronologia

Trajano

Este o mtodo que eu sigo com aqueles que me foram denunciados como cristos. Pergunto-lhes se so cristos. Se confessarem que so, interrogo-os uma e segunda vez, ameaando-os com a pena capital. Aqueles que persistirem sero condenados morte. No duvido, que seja o que for que confessem, que a sua desobedincia autoridade () deve ser punida.
Carta de Plnio a Trajano, citado por Robin Lane Fox, 2006 (adaptado).

30 d.C. Morte de Jesus Cristo 64 d.C. Incio das perseguies aos cristos 303 d.C. Fim das perseguies aos cristos 313 d.C. dito de Milo O imperador Constantino converte-se ao Cristianismo

4.1. Caracteriza o Cristianismo e enuncia os valores difundidos por esta religio.

4.2.  Justifica as perseguies feitas aos cristos, relacionando-as com o poder poltico instaurado na Roma Imperial. 4.3.  Explica de que forma o dito de Milo, referido na cronologia, ps termo a vrios sculos de perseguies aos cristos.

TRDIVAE14_20140017_NL3VH7_1P.indd 2

1/31/14 4:05 PM

H istria
Joana Cirne | Marlia Henriques

ROMA E O IMPRIO

a
COLUNA 2
AREAL EDITORES

TESTE TESTE DE DE AVALIAO AVALIAO

5. Observa, com muita ateno, os documentos.


COLUNA 1
DOC. A

DOC. B

DOC. C

5.1. Preenche a coluna 1 com o nome das construes representadas. 5.2. C  lassifica, na coluna 2, os documentos representados, de acordo com a sua funo. 5.3. Refere trs caractersticas originais da arquitetura romana.

TRDIVAE14_20140017_NL3VH7_1P.indd 3

1/31/14 4:05 PM

H istria
Joana Cirne | Marlia Henriques

ROMA E O IMPRIO

TESTE DE AVALIAO SUGESTES DE CORREO

a
5% 5%
AREAL EDITORES

Questo 1.1. 1.2. A expanso romana. Construir um Imprio.

Proposta de correo

Cotao

Desejo de obter segurana. 1.3. Obter mo de obra escrava. Controlar o comrcio no mar Mediterrneo (aceder a novos territrios, mercados e produtos). As estradas foram construdas com objetivos econmicos (permitiam uma rpida circulao dos cobradores de impostos e dos produtos); e objetivos militares (j que facilitavam a circulao das legies, que asseguravam a paz e a obedincia nas vrias regies do Imprio). A lngua (latim), o direito; a administrao, as obras pblicas. O Direito consiste no conjunto das leis aplicadas no Imprio Romano. Organizava-se em direito pblico e privado. Uma grande parte dos pases do Ocidente, incluindo Portugal, inspiraram-se no Direito romano para redigirem os cdigos de leis que regem o pas. O imperador Otvio Csar Augusto exercia um poder absoluto. Ao imperador eram atribudos os seguintes poderes: a sua pessoa era divina; era o chefe religioso supremo; tinha o direito de veto e de deciso no Senado; detinha o comando do exrcito; controlava toda a administrao pblica; nomeava os governadores de provncia; autorizava a cunhagem de moeda. 2 x 5% 10%

2.1.

10%

2.2.

4 x 2% 8%

2.3.

10%

3.1.

10%

3.2.

4 x 3% 12%

4.1.

O Cristianismo uma religio monotesta, fundada por Jesus Cristo, que prega valores como a igualdade, a caridade, a fraternidade e a humildade. Os valores praticados pelos cristos eram muito diferentes do modo de vida praticado por uma parte da populao romana, na qual era, por exemplo, praticado o esclavagismo. Os grupos sociais mais desfavorecidos rapidamente se identificaram com os valores cristos, o que era visto pelo imperador como uma ameaa ao poder imperial. Por este motivo, foram iniciadas ferozes perseguies aos seguidores daquela religio. Face ao aumento do nmero de seguidores do Cristianismo, o imperador Constantino publicou, em 313 d.C., o dito de Milo, que decretava a liberdade religiosa em todo o Imprio. No entanto, s no ano de 380 d. C., o imperador Teodsio declara o Cristianismo como a religio oficial do Imprio Romano. A Panteo B Coliseu C Aqueduto C Transporte de gua.

6%

4.2.

10%

4.3.

5%

5.1. 5.2. 5.3.

3% 3% 3% Total 100%

A Culto ao Imperador

B Entretenimento

Monumentalidade, solidez e sentido prtico e utilitrio.

TRDIVAE14_20140017_NL3VH7_1P.indd 4

1/31/14 4:05 PM

You might also like