You are on page 1of 26

SACRAE THEoLogIAE MAgISTER (S.T.M.

)
O mestrado acadmico do CPAJ leva ao ttulo de Sacrae Theologiae Magister ou S.T.M. (mestre em teologia sagrada). Esse curso difere do Magister Divinitatis por sua nfase na pesquisa e sua harmonizao com os mestrados acadmicos em teologia oferecidos em universidades e escolas de teologia internacionais. Ele tipicamente classificado como uma segunda ps-graduao teolgica. O S.T.M. do CPAJ no submetido a avaliao e no possui credenciamento da CAPES. Sumrio Objetivos Gerais ...........................................................1 Credenciamento ............................................................2 reas de Concentrao e Linhas de Pesquisa .................2 Seleo de Candidatos...................................................2 Regime de Aulas............................................................3 Estrutura Curricular .....................................................3 Carga de Estudo Semestral ...........................................4 Disciplinas ....................................................................4 Disciplinas Bsicas .......................................................5 rea 1: Estudos Histricos e Teolgicos .............................................5 Linha 1: Teologia Sistemtica ....................5 Linha 2: Teologia Histrica ........................8 Linha 3: Teologia Filosfica .....................10 rea 2: Estudos Bblico-Hermenutico ......12 Linha 1: Antigo Testamento .....................12 Linha 2: Novo Testamento ........................15 rea 3: Teologia Pastoral ...............................17 Linha 1: Aconselhamento..........................17 Linha 2: Educao Crist ...........................19 Linha 3: Misses Urbanas .........................21 Linha 4: Pregao........................................22 Exame de Qualificao ................................................24 Orientador Acadmico ................................................25 Dissertao de Mestrado.............................................25 Obteno do Ttulo e Diploma ....................................26 Custos ........................................................................26

Centro Presbiteriano de Ps-Graduao Andrew Jumper Rua Maria Borba, 44 01221-040 So Paulo, SP Brasil Tel.: (11) 2114-8644 www.mackenzie.com.br/cpaj Coordenadores do M.Div.: Dr. Alderi Souza de Matos

asdm@mackenzie.com.br

OBJETIVoS GERAIS

O currculo desse curso projetado para pessoas com graduao em cursos superiores (com grau mnimo de bacharel) e formao teolgica prvia (bacharel ou ps-graduado). O curso tem os seguintes objetivos:

SACRAE THEoLogIAE MAgISTER (S.T.M.)

Oferecer aos estudantes a ampliao dos conhecimentos de reas especficas do saber teolgico, desenvolvendo, de modo especial, a capacidade de pesquisa independente. Preparar docentes para instituies de ensino superior, alm de pesquisadores nas diferentes reas especficas do saber teolgico. Oferecer treinamento avanado para pastores que almejam maior especificidade, profundidade e excelncia acadmica e preparar estudantes que almejem prosseguir para estudos de doutoramento. Fomentar a pesquisa e o desenvolvimento do saber teolgico nas reas de concentrao e linhas de pesquisa oferecidas, com especial nfase na produo acadmica.

STM
rea de Concentrao 1 Estudos Bblico-Hermenuticos rea de Concentrao 2 Estudos Histrico-Teolgicos rea de Concentrao 3 Estudos Pastorais

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

Antigo Testamento Novo Testamento

Teologia Sistemtica Teologia Histrica Teologia Filosfica

Aconselhamento Misses Urbanas Pregao Educao Crist

Os diplomas concedidos mencionam o ttulo Sacrae Theologiae Magister e a rea de concentrao, com a linha de pesquisa identificada no histrico do curso.

CREDENCIAmENTo
Esse curso oferecido desde 1982, estando modulado e estruturado com carga horria e requisitos compatveis com os melhores cursos anlogos no Brasil e no exterior. No , entretanto, submetido avaliao da CAPES e no possui credenciamento do MEC. Leva ao ttulo de Sacrae Teologiae Magister (STM), cuja validade de natureza intrnseca e intra corpus, concedido sob a autoridade da Igreja Presbiteriana do Brasil.

REAS DE CoNCENTRAo E LINHAS DE PESQUISA


O S.T.M. oferecido nas trs reas de concentrao do programa de ps-graduao do CPAJ, com todas as suas respectivas linhas de pesquisa:

SELEo DE CANDIDAToS
Para que seja matriculado nesse curso, o candidato dever ser portador de: Diploma de curso superior (bacharelado ou licenciatura plena) e ps-graduao
2

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

em teologia (reconhecidos pelo CPAJ) ou Diploma de curso superior e bacharelado em teologia (dois cursos distintos). O diploma obtido por integralizao de crditos (validao) no valer como segunda graduao. Nos casos de portadores de diploma de curso superior em rea no teolgica e que no possuam formao teolgica adicional o CPAJ recomenda que antes de se candidatarem ao S.T.M. cursem o M.Div ou uma das especializaes (lato sensu) por ele oferecidas. Espera-se do candidato uma mdia geral (de nota) no curso de bacharelado equivalente a 8,0. Tambm existem requisitos de lngua estrangeira e de lnguas bblicas (para habilitaes exegticas e pregao). O processo seletivo para o Sacrae Theologiae Magister inclui os seguintes passos: Inscrio on-line e pagamento da taxa de inscrio. Apresentao de cpia simples dos documentos, sujeitos a verificao: - RG, CPF e Ttulo de Eleitor; - Todos os diplomas e histricos pertinentes. Entrega de redao com tema e formato determinados pelo CPAJ. Aprovao em exame de ingls (eliminatrio). Aprovao em exame de conhecimento especfico da linha de pesquisa pretendida, incluindo hebraico para a linha de pesquisa AT, grego para a linha de pesquisa NT, e ambas (nvel bsico apenas) para a linha de pesquisa em Pregao. Os alunos que no atingirem a mdia necessria podero fazer um curso de nivelamento nestas lnguas (no prprio CPAJ) e, caso sejam aprovados na neste nivelamento, tero cumprido este requisito. Classificao mediante entrevista com o coordenador do curso e o professor titular da rea pretendida. Esta entrevista ser pessoal e indispensvel e ser agendada depois dos resultados dos exames.
3

NOTA: Esse curso ter nmero limitado de vagas em cada linha de pesquisa, estabelecido anualmente.

REgImE DE AULAS E CARgA DE ESTUDo SEmESTRAL


As disciplinas desse curso so oferecidas no sistema modular, ou seja, na forma de aulas intensivas, distribudas ao longo do ano em perodos regulares (consulte o Calendrio Acadmico). Essas disciplinas ou mdulos so oferecidas, geralmente, nas dependncias do CPAJ, e tm a durao mdia de 5 dias, de segunda a sexta-feira (30 horas/aula, 2 crditos). Para maiores informaes consulte a secretaria do CPAJ. Para o bom andamento de seu curso o aluno dever cumprir pelo menos 2 disciplinas por semestre (4 crditos). O aluno que se afastar de suas atividades acadmicas por 1 semestre letivo, sem solicitao junto controladoria acadmica, ser desligado do curso. Considerando o acmulo normal de trabalhos e leituras que acompanham a maioria das disciplinas, bem como o fato de que muitos alunos esto envolvidos em outras atividades, recomendamos que os mesmos no se matriculem em mais do que 4 disciplinas semestrais, embora 6 disciplinas seja o limite mximo permitido.

ESTRUTURA CURRICULAR
Por ser eminentemente acadmico, o currculo do Sacrae Theologiae Magister do CPAJ combina instruo e pesquisa independente, sendo composto, por um lado, de um conjunto de disciplinas obrigatrias e eletivas, e, por outro, da orientao especfica para a pesquisa independente e a elaborao da dissertao. O curso exige dedicao intensiva e abrange, alm de requisitos especficos, um total de 40 crditos, organizados da seguinte maneira:

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

24 crditos (360 horas/aula) realizados em 12 disciplinas (3 bsicas, 1 obrigatria de rea, 2 especficas da rea e 6 especficas da linha de pesquisa). 4 crditos realizados na forma de 2 (dois) estudos dirigidos (aproximadamente 180 horas), realizados com acompanhamento de professor da linha de pesquisa. Os Estudos Dirigidos s podero ser solicitados depois da concluso satisfatria de 6 disciplinas, mediante preenchimento do Formulrio Para Estudo Dirigido. Aprovao em Exame de Qualificao (p. 97). O Exame de Qualificao s poder ser solicitado aps a aprovao em doze (12) disciplinas e nos dois (2) estudos dirigidos. Aprovao de Proposta e indicao do Orientador de Dissertao. Dissertao, 12 crditos. As disciplinas bsicas tm como alvo promover a fundamentao teolgica apropriada para que o aluno prossiga na sua investigao, bem como treinamento na rea de pesquisa e ensino acadmico. Trs disciplinas bsicas so obrigatrias a todas as linhas de pesquisa (BAS 101, BAS 102 e BAS 103). A quarta disciplina bsica obrigatria para cada rea de concentrao. As disciplinas especficas abrem as portas para a investigao acadmica e as disciplinas de leitura e pesquisa individual preparam o aluno para o processo de dissertao. A mdia para aprovao nessas disciplinas 7,0. Os professores podero requerer provas, trabalhos ou leituras que sero usados na composio das notas finais para cada disciplina. As 360 horas em sala de aula e mais as 180 horas de estudo dirigido devem ser complementadas com aproximadamente 720 horas de preparo, individual ou em grupo, fora de aula (para cada hora/aula, duas horas de estudo extra). A dedicao estimada , portanto, de aproximadamente 1.300 horas mais a dissertao e o prazo mximo para a integralizao do
4

curso de 4 anos letivos, contados a partir do ano de ingresso. altamente recomendado que os alunos completem todas as disciplinas, incluindo os estudos dirigidos, no prazo de trs anos, resguardando o quarto ano inteiro para o processo de dissertao.

CARgA DE ESTUDo SEmESTRAL


Considerando o acmulo normal de trabalhos e leituras que acompanham a maioria das disciplinas, bem como as necessidades da pesquisa, recomendamos que os alunos se matriculem em no menos que 3 e no mais do que 6 disciplinas por semestre. O aluno que se afastar de suas atividades acadmicas por um (1) semestre letivo, sem solicitao junto controladoria acadmica, ser desligado do curso.

DISCIpLINAS
As disciplinas do STM so oferecidas nas diferentes reas de concentrao e linhas de pesquisa. Os cdigos para todas as disciplinas so interpretados da seguinte maneira: As siglas das disciplinas so compostas por trs letras, identificando a rea de concentrao e a linha de pesquisa que oferece a disciplina. Esta regra seguida em todos os casos, exceto no caso das disciplinas bsicas obrigatrias e do seminrio de dissertao, os quais possuem identificao prpria. BAS - Disciplinas Bsicas Obrigatrias BAT - Antigo Testamento BNT - Novo Testamento TST - Teologia Sistemtica TFL - Teologia Filosfica THS - Teologia Histrica PAC - Aconselhamento PEC - Educao Crist PMU - Misses Urbanas PPR - Pregao

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

As siglas so seguidas de trs dgitos, o primeiro dos quais representa o nvel e o tipo da disciplina: 000 Disciplinas sem contagem de crdito 100 Disciplinas Bsicas Obrigatrias 200-300 Bsicas Obrigatrias da Linha de Pesquisa 400-600 Especficas da Linha de Pesquisa 700 Estudo Dirigido ou Disciplina de Leitura

Quando o cdigo de uma disciplina for seguido da letra a significa que a disciplina oferecida sem nota, na base de aprovao ou reprovao.

Disciplinas Bsicas

BAS 101 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO: Exame da teoria e dos mtodos bsicos necessrios ao desenvolvimento da pesquisa em trabalhos de ps-graduao. Inclui os critrios e normas para a investigao do tema, a redao do texto e a apresentao final do trabalho. BAS 102 INTRODUO TEOLOGIA DE JOO CALVINO: Uma viso panormica do pensamento teolgico de Calvino atravs do estudo de fontes primrias, dando especial ateno s Institutas e aos comentrios bblicos do reformador. Outros aspectos de sua vida e obra tambm so estudados atravs de fontes secundrias. BAS 103 COSMOVISO REFORMADA: Estudo das principais maneiras pelas quais a realidade percebida e investigao dos tpicos que caracterizam a teologia reformada, com avaliao das principais cosmovises contemporneas luz da cosmoviso reformada. Alm de pensadores centrais como Joo Calvino e Abraham Kuyper, tambm so considerados James Sire, Francis A. Schaeffer, John H. Leith e outros.

instruo, da pesquisa e da produo acadmica, a reflexo sobre: A sistematizao do ensino bblico quanto a Deus, o homem, a criao e a relao entre o Criador e criatura. O desenvolvimento histrico da teologia e da igreja crist como pano de fundo para a relao estabelecida entre o Criador e a criatura. As implicaes da teologia reformada histrica para diferentes reas do pensamento humano e a articulao e defesa desse sistema diante do pensamento filosfico.

Linha 1: Teologia Sistemtica


Essa linha de pesquisa visa fornecer aos alunos uma base teolgica de cunho eminentemente reformado, olhando as doutrinas de uma perspectiva da totalidade das Escrituras. Alm de retirar seus ensinos das Escrituras somente, seguindo o princpio protestante de sola Scriptura, esta linha enfoca tambm a totalidade das Escrituras, refletindo o princpio calvinista de tota Scriptura. Contudo, nessa tarefa, a teologia sistemtica no trabalha sozinha, isolada dos outros departamentos. Ela faz uso dos recursos obtidos pela teologia bblica, que, por sua vez, o resultado da pesquisa da teologia exegtica. Alm disso, a teologia sistemtica trabalha juntamente com a teologia histrica, dependendo dela para o
5

REA 1: ESTUDOS HISTRICOS E TEOLGICOS


Esta rea de Concentrao engloba trs linhas de pesquisa, tendo por objetivo fomentar, partindo da perspectiva calvinista histrica e por meio da

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

conhecimento do desenvolvimento da doutrina. Ela fornece para a teologia prtica os dados doutrinrios de forma que, baseada na s doutrina, esta aplique os recursos obtidos com vistas ao sadio e harmonioso crescimento da Igreja de Cristo.

Disciplinas Especficas

TST 301 TEOLOGIA DA REVELAO: Um estudo de fontes bblicas e histricas, bem como da reflexo teolgica contempornea, acerca da doutrina crist da revelao. Particular ateno dada necessidade, natureza e recepo da revelao divina. Obrigatria da Linha de Pesquisa. TST 401 A NATUREZA DA TEOLOGIA E DA DOUTRINA: Um estudo de questes bsicas dos prolegmenos teologia, tais como as fontes, natureza e objeto da teologia, o uso da Escritura em teologia, e a natureza da doutrina. Noes sobre a teologia como cincia e o seu papel dominante na histria do mundo ocidental. TST 402 A DOUTRINA DA TRINDADE: Um estudo das fontes bblicas, declaraes confessionais e formulaes teolgicas clssicas e contemporneas da doutrina crist da Trindade. Distino entre as opera ad extra e ad intra da Trindade. Diferenciao entre a Trindade Econmica e a Trindade Ontolgica; o papel da Trindade na criao e na redeno do homem. TST 403 A DOUTRINA DA PROVIDNCIA: nfase no estudo da providncia de Deus nas cousas agradveis e desagradveis da vida; no uso que Deus faz das criaturas na realizao dos Seus atos providenciais; na distino entre o papel de Deus e o das criaturas nos atos da histria. O papel dos homens nos atos bons e maus que eles praticam; nfase sobre a importncia e a realidade do sofrimento humano. TST 404 ANTROPOLOGIA BBLICA: Um estudo sobre a liberdade natural do homem, sobre a liberdade espiritual do homem, sobre o livre arbtrio e sobre os conceitos libertaristas existentes. nfase sobre a
6

constituio humana, sobre a entrada do mal no mundo, sobre a transmisso do pecado e suas consequncias, e sobre a redeno humana. TST 405 A PESSOA DE CRISTO: Um estudo sobre a mais complexa personalidade da teologia crist a de Cristo. Enfoque sobre a importncia do estudo sobre a Pessoa de Cristo, sobre as suas duas naturezas e sobre a Unio Personalis e suas consequncias para a natureza humana e para a Pessoal total do Redentor. nfase sobre a Communicatio Idiomatum luz de vrios textos da Escritura. TST 406 A OBRA REDENTORA DE CRISTO: Um estudo da soteriologia objetiva, que a de Cristo extra nos. nfase sobre a natureza na anlise de textos sobre a expiao e seus correlatos: sacrifcio, reconciliao, redeno, propiciao, satisfao; nfase na expiao vicria e pessoal, e sobre os efeitos pessoais e csmicos da redeno de Cristo. TST 407 AS DOUTRINAS DA SALVAO E DA VIDA ETERNA: Um estudo dessas doutrinas vistas como de natureza diferente uma da outra. nfase sobre a natureza das duas doutrinas e a sua relao com a graa de Deus e a sua relao com a ordo salutis; enfoque na soteriologia subjetiva e no seu relacionamento com a soteriologia objetiva. TST 408 A DOUTRINA DO ESPRITO SANTO: Estudo crtico das doutrinas crists acerca do Esprito Santo. O Esprito Santo na Histria da Teologia. Pensamento dos reformadores acerca do Esprito Santo. A identidade do Esprito Santo. O Esprito Santo na economia da Trindade. A obra do Esprito Santo fora e dentro dos remidos. Os dons espirituais. Pentecostalismo. Misticismo. Caminhos para uma reflexo madura acerca da obra do Esprito Santo.

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

TST 409 TEOLOGIA DA ORAO: Estudo crtico da teoria e prtica da orao atravs da histria do cristianismo. Prticas antigas e medievais da orao. Os reformadores e a orao. Noes contemporneas sobre a orao. Teologia bblica da orao. A relao entre orao e reflexo teolgica. A relao entre a orao e a prtica missionria da Igreja. A orao e o crescimento espiritual subjetivo. TST 410 TEOLOGIA DA EUCARISTIA: Anlise dos tratados de Calvino sobre a Eucaristia; Uma anlise histrica das controvrsias eucarsticas do tempo da Reforma; nfase sobre a presena real de Cristo na Ceia (noes sobre o Extra Calvinisticum); uma nfase da eucaristia como meio de graa; aplicaes prticas da Eucaristia. TST 411 ESTUDOS EM TEOLOGIA CONTEMPORNEA: Estudo crtico de alguns dos principais autores da teologia ps-iluminista: Friedrich Schleiermacher, Albrecht Ritschl, Ernst Troeltsch, Paul Tillich, Jrgen Moltmann, Mark C. Taylor. Teologias da libertao, feminista, etc. TST 412 TEOLOGIA DE KARL BARTH: Alguns aspectos especficos da teologia de Karl Barth a partir do seu conceito de Revelao e de algumas outras doutrinas que esto vinculadas diretamente a ela: Conceito de Trindade; Encarnao, historie e geschichte, etc. TST 413 COSMOVISO DAS RELIGIES: Estudo Histrico da Cosmoviso Crist da Patrstica, do perodo Medieval, e do perodo da Reforma; um estudo sistemtico das cosmovises do desmo, atesmo, pantesmo, politesmo, panentesmo, abrangendo temas como Deus, criao, homem, histria, tica, conceito de mal, etc., em comparao com a cosmoviso testa-crist. TST 414 VISO REFORMADA DO REINO DE DEUS: Estudo

sobre o reino de Deus na criao, na redeno e na glria. nfase sobre o reino nos ltimos dias (os sinais do reino, os inimigos do reino: os anticristos, o anticristo, o mistrio da iniqidade, o homem da iniquidade, e Satans), no ltimo Dia (a vitria do Rei e dos que reinam com Cristo sobre as hostes malignas) e no Dia Eterno (a consumao do reino). TST 415 ESTUDO AVANADO EM TEOLOGIA SISTEMTICA: Estudo de um tpico com tema relevante em Teologia Sistemtica. TST 416 CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO: Estudo cuidadoso sobre o contraste entre as posies histricas com respeito criao e as teorias evolucionistas, dentro de crculos ateus ou mesmo dentro do prprio cristianismo, o chamado evolucionismo cristo. Noes sobre cosmologia, cosmogonia, etnologia, demografia, paleontologia, etc., dentro da perspectiva teolgica. Objetivo: preparar o aluno para os conflitos com o criacionismo existentes principalmente nos crculos acadmicos de nossas universidades. Ser dada ateno especial exegese dos textos originais. TST 417 A TEOLOGIA DE JONATHAN EDWARDS: Um estudo da sua obra mais importante, On the Freedom of the Will, de Jonathan Edwards, as influncias filosficas sobre o seu pensamento, especialmente as de John Locke, tudo visto luz das ideias sobre a liberdade e responsabilidade humanas do Arminianismo Evanglico e do pensamento Reformado contemporneo. TST 715 ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA SISTEMTICA I: Disciplina de leitura em um tpico com tema relevante em Teologia Sistemtica. TST 716 ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA SISTEMTICA II: Disciplina de leitura em um tpico com tema relevante em Teologia Sistemtica.

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

Linha 2: Teologia Histrica


Essa linha de pesquisa visa oferecer aos alunos a oportunidade de explorar, pesquisar e conhecer diversos aspectos do desenvolvimento histrico do cristianismo. A linha inclui tanto o estudo da histria da igreja em geral, quanto o estudo da histria da teologia. A histria da igreja importante porque narra o desenvolvimento do movimento cristo ao longo do tempo. Essa histria tambm parte essencial da identidade da igreja, mostrando-lhe de onde veio e como chegou at aqui. Alm disso, o estudo da histria um elemento de ligao entre os diversos departamentos da enciclopdia teolgica, pois a histria da igreja tambm, entre outras, a histria da teologia, da interpretao bblica, da pregao e das misses. Portanto, as disciplinas desta rea visam a um melhor conhecimento da herana crist e dos modos como a mesma pode ser pesquisada e explorada, e com isso a possibilidade de enfrentar-se os desafios contemporneos de maneira mais lcida e construtiva.

Disciplinas

THS 301 A CONFISSO DE F DE WESTMINSTER: Estudo da histria e da teologia do documento confessional mais conhecido e influente na tradio reformada. Obrigatria da linha de pesquisa. THS 401 A DIDAQU: Estudo crtico do contexto histrico e teolgico, bem como do texto, desse importante documento da igreja antiga. Inclui a anlise de estudos recentes sobre o assunto e da relevncia do documento para a teologia histrica. THS 402 ELEMENTOS DA TEOLOGIA PATRSTICA: Estudo seletivo da teologia do segundo ao quinto sculos, dando especial ateno s principais caractersticas teolgicas, filosficas, hermenuticas e pastorais dos chamados pais ocidentais e orientais da igreja crist. THS 403 A VIDA E O PENSAMENTO DE AGOSTINHO: Estudo do pensamento do bispo de Hipona em seu contexto histrico. Especial ateno dedicada anlise do papel formativo do grande telogo africano no desenvolvimento da doutrina crist.

THS 404 ANSELMO DE CANTURIA: A vida e a obra de Anselmo, incluindo o seu contexto, porta de entrada para o estudo do cristianismo medieval. Anlise de Anselmo como agostiniano, como escolstico e como mstico. Estudos interpretativos do Monologion, do Proslogion e de Cur Deus Homo. THS 405 A TEOLOGIA DE TOMS DE AQUINO: Estudo crtico da vida, contexto histrico, obra e ideias de Toms de Aquino, bem como da escolstica medieval e suas principais caractersticas. Anlise do lugar de Aquino no contexto da escolstica e estudo de suas obras principais. Identificao das marcas da reflexo tomista e sua influncia na histria da teologia at a atualidade. THS 406 IGREJA E ESTADO NA IDADE MDIA: A partir do quarto sculo, houve forte interao entre a igreja e o poder civil, interao essa que se tornou especialmente complexa e intensa no perodo medieval, produzindo vastas cconsequncias para as duas instituies. Destaque dos aspectos positivos e negativos desse relacionamento, com a anlise de exemplos significativos.

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

THS 407 REFORMA: DIFERENAS E SEMELHANAS: Desde o incio, o movimento protestante caracterizou-se pela sua diversidade, ao lado de pontos comuns. Essa disciplina estuda os elementos de convergncia e divergncia entre as principais correntes da Reforma do Sculo 16 (luteranos, calvinistas, anglicanos e anabatistas). THS 408 PURITANISMO E ESCOLASTICISMO PROTESTANTE: Um exame detalhado dos desdobramentos teolgicos posteriores Reforma, com especial nfase no puritanismo ingls e nos sistemas escolsticos do calvinismo do final do sculo 16 e do sculo 17. THS 409 CONFISSES REFORMADAS: Estudo dos principais documentos confessionais produzidos na poca da Reforma, especialmente pelos calvinistas. THS 410 A TEOLOGIA DE JONATHAN EDWARDS:Jonathan Edwards tem sido considerado o maior telogo-filsofo norte-americano. Sua obra monumental aborda com profundidade e criatividade muitos temas cruciais da teologia crist e reformada. A disciplina visa ao estudo do seu pensamento no contexto do protestantismo americano do sculo 18. THS 411 PENSAMENTO TEOLGICO ILUMINISTA P S -ILUMINISTA: Estudo do Iluminismo do sculo 18, seus principais autores e caractersticas. Anlise da crtica iluminista da religio e reaes contra ela: ortodoxia, pietismo, romantismo. O pensamento teolgico ps-iluminista, seus principais autores e traos. Reaes positivas e negativas reflexo teolgica ps-iluminista. THS 412 HISTRIA CONTEMPORNEA: Estudo de temas relevantes do sculo 20 e incio do sculo 21, tais como novos movimentos religiosos, novas teologias e ideologias, novos paradigmas culturais. Reflexo sobre a relao entre a f crist e desdobramentos recentes na cincia, poltica, economia, tica, questes sociais e relaes internacionais. THS 413 HISTRIA E REALIDADE RELIGIOSA NO BRASIL: Estudo de temas relevantes da histria religiosa do
9

Brasil, em suas vertentes catlica, protestante e no-crist, nos perodos colonial, imperial e republicano. nfase s conexes entre a religiosidade e outros aspectos da cultura nacional. THS 414 ESTUDOS AVANADOS NA HISTRIA DO PROTESTANTISMO NO BRASIL: Estudo em profundidade de tpicos seletos referentes histria do Protestantismo no Brasil. THS 415 FILOSOFIA DA HISTRIA: Estudo da histria como tal, seu significado, pressupostos, mtodos e abordagens hermenuticas. nfase especial s escolas ou correntes de filosofia da histria. THS 416 ESTUDOS AVANADOS EM TEOLOGIA HISTRICA: Estudo avanado de tpicos seletos no mbito da teologia histrica. THS 417 HISTRIA DAS MISSES CRISTS: Anlise do desenvolvimento e da expanso da f crist ao longo dos sculos, compreendendo os seus principais personagens, mtodos e povos alcanados. A matria atentar para a realizao da obra missionria na era da patrstica, na era medieval, na era dos reformadores, no perodo da ps-reforma com os pietistas e moravianos, bem como no surgimento das misses modernas. THS 418 O CRISTIANISMO EM CONFLITO I: Debates filosficos desde os Pais da Igreja Idade Mdia, com especial ateno a questes centrais dessas pocas e a diferentes aproximaes defesa da f. Esta disciplina requer leitura prvia e intensa de textos selecionados. THS 715 ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA HISTRICA I: Disciplina de leitura sobre um tpico com tema relevante em Teologia Histrica. THS 716 ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA HISTRICA II: Disciplina de leitura sobre tpico de um tpico com tema relevante em Teologia Histrica.

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

Linha 3: Teologia Filosfica


Essa linha de pesquisa visa tornar o aluno apto a entender e estudar por si mesmo os diferentes temas da interdisciplinaridade teologia-filosofiacultura. So enfatizados os pontos comuns e as divergncias entre a f crist em sua expresso reformada e as ideias surgidas na histria das ideias, na filosofia, na cultura hodierna e em outras reas da atividade intelectual do homem. Ateno especial dada s implicaes do pensamento reformado histrico nos campos epistemolgico, tico e metafsico. Ateno tambm dada ao pensamento filosfico explcita ou implicitamente subjacente s doutrinas e prticas das igrejas que se pretendem crists nos dias de hoje. Proporciona-se aos alunos uma viso aprofundada e crtica das diferentes tendncias teolgicas crists dos ltimos duzentos anos, no intuito de faz-los compreender melhor o quadro contemporneo da teologia e do pensamento cristo e a sua responsabilidade apologtica. Abre-se espao para a anlise dos princpios e ideias bblicas, religiosas, filosficas, culturais, ticas, cientficas e polticas que condicionam a vida humana na atualidade. Estas nfases esto presentes tanto na instruo quanto no fomento pesquisa e produo acadmica dos docentes e discentes.

Disciplinas

TFL 301 EPISTEMOLOGIA REFORMADA: Uma investigao da teoria do conhecimento humano contrastando diversas escolas com as alternativas propostas por pensadores reformados como Alvin Plantinga, Cornelius Van Til, e Nicholas Wolterstorff. Obrigatria da linha de pesquisa. TFL 401 TEOLOGIA E METAFSICA: Anlise histricoteolgica da relao entre o pensamento teolgico e o pensamento filosfico metafsico. As origens do Cristianismo e a metafsica platnica. As influncias neoplatnicas na teologia. O aristotelismo cristo do escolasticismo. O pano-de-fundo filosfico no surgimento do protestantismo. Ideias metafsicas na histria do pensamento protestante subsequente do escolasticismo confessionalista at nossos dias. TFL 402 QUESTES FILOSFICAS DA TEOLOGIA CRIST: Um estudo filosfico da doutrina de Deus, prestando especial ateno natureza, atributos e cognoscibilidade de Deus.

TFL 403 TEOLOGIA E ESTTICA: A doutrina reformada do mandato cultural como base para a formulao de uma teologia e filosofia das artes de cultura em geral. TFL 404 A PROPOSTA FILOSOFICO-TEOLGICA DE HERMAN DOOYEWEERD: Vida e obra de Dooyeweerd. Estudo de suas principais ideias e anlise interpretativa de alguns de seus textos. Apresentao de suas obras principais. A cosmoviso reformada segundo Dooyeweerd, sua crtica da histria da filosofia, sua cosmologia, suas contribuies para a reflexo tica e sciopoltica. TFL 405 O PENSAMENTO FILOSFICO DE JONATHAN EDWARDS: Uma investigao dos tratados filosficos de Jonathan Edwards, A Dissertation on the Nature of True Virtue, Dissertation on the End for which God Created the World, A Careful and Strict Inquiry into the Prevailing Notions of the Freedom of Will, e Christian Knowledge, atentando ao contexto histrico-intelectual em que aos mesmos foram produzidos.

10

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

TFL 406 MODERNIDADE E PS-MODERNIDADE: Anlise da crtica psmoderna da modernidade e dos mitos e preconceitos modernistas. O racionalismo modernista e suas relaes com o liberalismo e o fundamentalismo teolgicos. Estudo crtico dos vrios posmodernismos emergentes. O conceito de hiper-modernidade. Avaliao dos principais autores ps-modernos. Opes teolgicas hipermodernas e ps-modernas. TFL 407 NEO-PAGANISMO, ECO-FEMINISMO E OUTRAS OPES CONTEMPORNEAS: Estudo aprofundado das filosofias e teologias contemporneas que propem o retorno s religies pr-crists como consequncia da hermenutica feminista. TFL 408 DEUM ET ANIMAM SCIRE NO PENSAMENTO DE HERMAN DOOYEWEERD: Estudo avanado na filosofia de Dooyweerd, com especial nfase na centralidade do conceito de busca pelo conhecimento de Deus e da alma como fulcro de seu pensamento. TFL 409 APOLOGTICA REFORMADA: Visa dar ao aluno as ferramentas bsicas para uma compreenso geral daquilo que est envolvido no conflito entre os pensamentos cristo reformado e secular e para a defesa e formulao da f crist frente ao pensamento anticristo, iniciando-o no caminho para a compreenso e o cumprimento do mandado de 1 Pedro 3: 15. TFL 410 TEOLOGIA E FILOSOFIA DA CINCIA: A Disciplina visa dar ao alunos as ferramentas bsicas para uma compreenso geral da filosofia da cincia sob uma perspectiva crist reformada. No se trata de um curso sobre teologia e cincia, mas sim uma aproximao introdutria da relao entre teologia e a filosofia da cincia (sendo que tal introduo envolve tambm uma viso da histria do pensamento cientfico). TFL 411 A APOLOGTICA DE FRANCIS SCHAEFFER TFL 501 A SINA DA LIBERDADE NA FILOSOFIA MODERNA: Um estudo da histria da ideia da liberdade no
11

pensamento filosfico, concentrando-se no seu desenvolvimento dialtico da Renascena at Hegel e as implicaes da ideia moderna da liberdade no psiluminismo. TFL 502 A HERMENUTICA DA SUSPEITA NA CRTICA DA RELIGIO: Um estudo crtico do mtodo da hermenutica da suspeita na crtica da religio, enfocando especialmente Marx, Nietzsche e Freud. TFL 503 A CENTRALIDADE DO CONHECIMENTO DE DEUS NO PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO TFL 612 O CRISTIANISMO EM CONFLITO I: Debates filosficos desde os Pais da Igreja Idade Mdia, com especial ateno a questes centrais das pocas e a diferentes aproximaes defesa da f. Esta disciplina requer leitura prvia e intensa de textos selecionados. TFL 613 O CRISTIANISMO EM CONFLITO II: Debates filosficos na era da Reforma e na Ps-Reforma, com especial ateno a questes centrais da poca e a diferentes aproximaes defesa da f. Esta disciplina requer leitura prvia e intensa de textos selecionados. TFL 614 O CRISTIANISMO EM CONFLITO III: Debates filosficos a partir do Ps-Iluminismo, com especial ateno a questes centrais da poca e a diferentes aproximaes defesa da f. Esta disciplina requer leitura prvia e intensa de textos selecionados. TFL 615 A APOLOGTICA DE CORNELIUS VAN TIL: Uma apresentao panormica da epistemologia pressuposicional de Van Til e de seu modelo apologtico, contrastando o mesmo s tradies racionalistas e evidencialistas. Requer quantidade significativa de leitura na lngua inglesa. TFL 616 O PRESSUPOSICIONALISMO DE THOMAS KUHN E MICHAEL POLANYI: Introduz o aluno tradio pressuposicional dentro da filosofia da cincia atravs do estudo das ideias e de textos selecionados de Kuhn e Polanyi.

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

TFL 617 MODELOS APOLOGTICOS CONTEMPORNEOS: Estudo avanado de modelos apologticos contemporneos, com especial nfase em seus antecedentes histrico-filosficos e pressupostos sistmicos. TFL 618 ESTUDO AVANADO EM TEOLOGIA FILOSFICA: Estudo avanado de tpicos selecionados em Teologia Filosfica.

TFL 715 ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA FILOSFICA I: Disciplina de leitura em um tpico com tema relevante em Teologia Filosfica. TFL 716 ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA FILOSFICA II: Disciplina de leitura em um tpico com tema relevante em Teologia Filosfica.

REA 2: ESTUDOS BIBLICO-HERMENUTICOS


Os estudos nesta rea so dirigidos primariamente para a interpretao das Escrituras Sagradas do Antigo e Novo Testamentos que recebemos como a revelao graciosa que Deus faz de si mesmo e de seu pacto. Ateno especial dada exegese, como meio pelo qual a inteno original do texto determinada.

Linha 1: Antigo Testamento


A linha de pesquisa no Antigo Testamento enfatiza as lnguas originais do AT e procura lanar luz sobre o ambiente em que o mesmo foi produzido. Igualmente enfatizada a teologia bblica, em que procuramos determinar o papel, a contribuio, e a mensagem de cada livro do cnon sagrado dentro do desenrolar progressivo da histria da salvao.

Disciplinas

BAT 301 TEOLOGIA BBLICA: Estudo da mensagem do Antigo e do Novo Testamento a partir da perspectiva do pacto. Ateno especial contribuio de cada livro do cnon dentro do progresso da revelao e ao conceito do pacto dentro da histria da redeno. Obrigatria para a linha de pesquisa. BAT 302 PANORAMA BBLICO DO ANTIGO TESTAMENTO: Estudos introdutrios da literatura do Antigo Testamento. Anlise da sua mensagem como um todo e da contribuio de alguns livros
12

para o cnon. Visa familiarizar os que no tem treinamento teolgico anterior com a mensagem do Antigo Testamento. BAT 401 METODOLOGIA EXEGTICA APLICADA AO ANTIGO TESTAMENTO: Anlise da validade de se adotar a Teologia Bblica como mtodo exegtico que reconhece a unidade da Escritura, e, conseqentemente, o processo hermenutico da exegese formulao da aplicao, de acordo com a analogia da f e da Escritura.

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

BAT 402 TEMAS TEOLGICOS DO ANTIGO TESTAMENTO: Estudo crtico das propostas temtico-teolgicas do Antigo Testamento explorando os aspectos literrios que do suporte a uma viso do todo da Escritura. Inclui a anlise de estudos recentes na rea de crtica literria levando em considerao os aspectos positivos de mtodos crticos como crtica da forma, literria e cannica. BAT 403 LEITURA AVANADA EM HEBRAICO: Programa de leituras de textos selecionados da Bblia Hebraica visando ao desenvolvimento da capacidade de anlise do texto original e o reconhecimento de caractersticas fundamentais da morfologia e sintaxe da lngua. Introduo aos princpios de gramtica textual. BAT 404 HISTRIA E SOCIEDADE DE ISRAEL: Estudos sobre a histria e as estruturas sociais no perodo do Antigo Testamento. Anlise da vida de Israel e as influncias do Antigo Oriente Prximo no formato social assim como na sociedade e literatura. BAT 405 GEOGRAFIA DA PALESTINA E INTERPRETAO DE TEXTO: A interpretao do texto bblico est intimamente ligada ao conhecimento do contexto cultural e geogrfico das terras bblicas. Este curso tem como propsito dar ao aluno um conhecimento aprofundado dos contornos das terras bblicas. BAT 406 CNON E INSPIRAO: Estudo do conceito, estrutura e identidade do cnon bblico. Enfoque especial ao testemunho interno e externo do cnon e sua relao com a doutrina da inspirao. Estudo da formao, expanso e estabelecimento do cnon do AT e do NT. BAT 407 ESTUDOS NO PENTATEUCO: Estudos bblicoteolgicos na literatura do Pentateuco analisando a sua composio, unidade, diversidade e relevncia como um documento seminal da f israelita. Anlise da sua relevncia e aplicao para o contexto da igreja contempornea. BAT 408 INTERPRETAO DE TEXTOS NARRATIVOS: Apresentao de mtodos literrios na anlise de
13

textos narrativos e o desenvolvimento das tcnicas de interpretao recentes dentro da crtica literria. BAT 409 ESTUDOS DE POTICA HEBRAICA: Estudos das caractersticas da poesia hebraica e seus mtodos de anlise. Exegese e interpretao de um grupo seleto de Salmos. Anlise das tradues portuguesas e comparao com o texto hebraico e a Septuaginta. Ateno especial ao contexto dos salmos como o hinrio de Israel, sua funo no culto e sua aplicabilidade na igreja. nfase especial dada relao entre os salmos e a geografia, Templo e Histria de Israel. BAT 410 ESTUDOS NA LITERATURA SAPIENCIAL: Anlise da literatura sapiencial do Antigo Testamento, investigando as diferentes possibilidades de abordagem e metodologias. Anlise da funo da literatura sapiencial no cnon e na teologia. Anlise de textos selecionados. BAT 411 INTERPRETAO DE PROFECIAS: Estudo da contribuio de vrios profetas para a mensagem do Antigo Testamento como um todo. Curso voltado para a anlise dos textos no contexto da histria da redeno e do progresso dos conceitos de Reino, Pacto e Mediador. Curso com nfase na teologia bblica dos profetas. BAT 412 HISTRIA DA INTERPRETAO BBLICA: Descrio e avaliao das principais correntes hermenuticas desde o perodo patrstico at hoje. Anlise das modernas hermenuticas luz dessa histria. O objetivo do curso mostrar como a Igreja tem, atravs dos sculos, procurado interpretar as Escrituras, e quais so as tendncias que sempre a acompanharam nesse mister. BAT 413 ESTUDO AVANADO EM ANTIGO TESTAMENTO: Estudo de textos do Antigo Testamento dentro de diferentes perspectivas hermenuticas. Anlise de textos considerados difceis com o auxilio de ferramentas contemporneas de anlise textual. BAT 414 MTODOS CRTICOS DE INTERPRETAO: Descrio e anlise das principais ferramentas crticas de interpretao bblica: crtica das fontes,

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

da forma, da redao, literria e cannica. O propsito do curso o de fazer conhecidos dos alunos o uso e a histria destes mtodos. Sero analisados os usos e abusos destes mtodos, pontos positivos e negativos. BAT 415 ESTUDOS SOBRE CRIACIONISMO E EVOLUCIONISMO: Estudo cuidadoso sobre o contraste entre as posies histricas com respeito criao e as teorias evolucionistas, dentro de crculos ateus ou mesmo dentro do prprio cristianismo, o chamado evolucionismo cristo. Noes sobre cosmologia, cosmogonia, etnologia, demografia, paleontologia, etc., dentro da perspectiva teolgica. Objetivo: preparar o aluno para os conflitos com o criacionismo existentes principalmente nos crculos acadmicos de nossas universidades. Ser dada ateno especial exegese dos textos originais. BAT 416 INTERPRETAO DO ANTIGO TESTAMENTO NO PERODO APOSTLICO: Esse curso visa apresentar de forma introdutria os principais grupos existentes no perodo entre 100 a.C. e 100 d.C., dentro e fora do judasmo, que usavam as Escrituras do Antigo Testamento e as interpretavam. BAT 417 DA EXEGESE EXPOSIO: Simplicidade e profundidade so duas caractersticas da pregao reformada. A profundidade bblica em um sermo resultado direto do trabalho exegtico do pregador. Muitos expositores, porm, tm dificuldades para harmonizar o exerccio exegtico com o ministrio pastoral. Para muitos a exegese um empecilho simplicidade e boa comunicao. O objetivo desse curso auxiliar o pastor a estruturar o contedo de suas mensagens no texto bblico atravs de acurada exegese da Palavra de Deus. BAT 501 LEITURAS SOBRE O ANTIGO TESTAMENTO: Leitura de obras selecionadas e orientadas para as principais questes introdutrias, exegticas, teolgicas e cannicas do Antigo Testamento. BAT 502 CRTICA TEXTUAL DO AT: A crtica textual a ferramenta bsica para toda a interpretao, respondendo-nos qual o texto a ser estudado.

Neste curso procura-se dar as noes bsicas da crtica textual a fim de que os estudiosos saibam com critrios apropriados manipular o texto da Bblia Hebraica Stuttgartensia (BHS), seus aparatos, e se prepararem para fazer a exegese interagindo com os comentrios crticos atuais. BAT 503 SALMOS: Exegese e interpretao de um grupo seleto de Salmos. Anlise das tradues portuguesas e comparao com o texto hebraico e a Septuaginta. Ateno especial ao contexto dos salmos como o hinrio de Israel, sua funo no culto e sua aplicabilidade na igreja. nfase especial dada relao entre os salmos e a geografia, Templo e Histria de Israel. Curso ilustrado. BAT 504 TEMAS TEOLGICOS NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS: Uma abordagem dos principais temas presentes nos dois testamentos, explorando o aspecto progressivo da revelao e a unidade entre os dois testamentos. BAT 505 PROFETAS MENORES: Estudo da contribuio de vrios dos profetas menores para a mensagem do Antigo Testamento. Anlise dos textos no contexto da histria da redeno e do progresso dos conceitos de Reino, Pacto e Mediador. BAT 715 LEITURAS SUPERVISIONADAS DO ANTIGO TESTAMENTO: O curso de leituras visa dar ao aluno uma oportunidade de desenvolver pesquisa e estudos independentes da sala de aula sob superviso de um tutor do corpo docente da escola. A avaliao do curso ser por meio de um trabalho escrito, resenhas e no menos do que 2000 pginas de leitura sobre o tema. BAT 716 ESTUDO DIRIGIDO EM ANTIGO TESTA-MENTO I: Disciplina de leitura em um tpico de um tpico com tema relevante em Antigo Testamento. BAT 717 ESTUDO DIRIGIDO EM ANTIGO TESTA-MENTO II: Disciplina de leitura em um tpico de um tpico com tema relevante em Antigo Testamento.

14

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

Linha 2: Novo Testamento


Os estudos nesta linha so dirigidos primariamente para a interpretao do Novo Testamento como revelao de Deus. A linha enfatiza o conhecimento apropriado da lngua grega, bem como da poca e das culturas em que o Novo Testamento foi escrito como sendo de inestimvel ajuda na compreenso adequada de sua mensagem. Almeja ainda fomentar a explorao e pesquisa das prprias questes metodolgicas e das alternativas hermenuticas sob o prisma da f reformada.

Disciplinas

BAT 301 TEOLOGIA BBLICA: Estudo da mensagem do Antigo e do Novo Testamento a partir da perspectiva do pacto. Ateno especial contribuio de cada livro do cnon dentro do progresso da revelao e ao conceito do pacto dentro da histria da redeno. Obrigatria para a linha. BNT 301 METODOLOGIA EXEGTICA APLICADA AO NOVO TESTAMENTO: Anlise da validade de se adotar a Teologia Bblica como mtodo exegtico que reconhece a unidade da Escritura, e, conseqentemente, o processo hermenutico da exegese formulao da aplicao, de acordo com a analogia da f e da Escritura. BNT 401 APOCALIPSE E LITERATURA APOCALPTICA: Anlise da literatura apocalptica do perodo apostlico. Distino do gnero literrio e suas caractersticas. Anlise da intertextualidade entre a literatura apocalptica e a literatura apocalptica cannica. Investigao quanto influncia da cosmoviso apocalptica na literatura neotestamentria, especialmente nos escritos paulinos. BNT 402 LEITURA AVANADA EM GREGO: Estudos avanados da sintaxe grega, com exerccios na literatura do grego helenstico. Anlise dos principais e mais recentes avanos na rea de lingustica que tm implicao para nosso entendimento do grego neotestamentrio. Exerccios de leitura no grego Coin. BNT 403 A BUSCA DO JESUS HISTRICO: Descrio e
15

anlise das principais tentativas feitas pelos estudiosos crticos para redescobrir o Jesus da histria, desde o sculo 17 at hoje. Anlise dos principais pressupostos das diversas fases da busca luz da abordagem reformada ao problema. BNT 404 HISTRIA DA INTERPRETAO BBLICA: Descrio e avaliao das principais correntes hermenuticas desde o perodo patrstico at hoje. Anlise das modernas hermenuticas luz dessa histria. O objetivo do curso mostrar como a Igreja tem, atravs dos sculos, procurado interpretar as Escrituras, e quais so as tendncias que sempre a acompanharam nesse mister. BNT 405 MANUSCRITOLOGIA BBLICA: Resumo da situao atual, histria da disciplina, avaliao crtica das pressuposies, teorias e metodologias das principais escolas manuscritolgicas do Novo Testamento e exemplo prtico do emprego dessas metodologias. BNT 406 GREGO INTERMEDIRIO: Reviso intensiva da gramtica e vocabulrio do grego neotestamentrio. O objetivo reforar o conhecimento de grego dos alunos e apresentar os ltimos desenvolvimentos na rea de estudos da lngua. BNT 407 MTODOS CRTICOS DE INTERPRETAO BBLICA: Descrio e anlise das principais ferramentas crticas de interpretao bblica: crtica das fontes, da forma, da redao, literria e cannica.

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

BNT 408 INTERPRETAO DO ANTIGO TESTAMENTO NO PERODO APOSTLICO: Esse curso visa apresentar de forma introdutria os principais grupos existentes no perodo entre 100 a.C. e 100 d.C., dentro e fora do judasmo, que usavam as Escrituras do Antigo Testamento e as interpretavam, com foco no uso que os autores do NT fizeram do AT. BNT 409 TEOLOGIA PAULINA: Descrio e anlise das principais tentativas histricas por parte de estudiosos cristos de sistematizar o ensino do apstolo Paulo em seus escritos. Abordagem de questes relacionadas com a validade dessas tentativas e o centro da teologia paulina. Esboo de uma tentativa de organizar o pensamento de Paulo. BNT 410 EXEGESE DE 1 CORNTIOS: Examina o background de 1 Corntios em geral, procurando determinar e examinar as principais questes que motivaram o surgimento do livro. Examina os seus pontos exegticos mais controvertidos. Apresenta uma leitura cannica de contedo baseada na estrutura da carta. BNT 411 PAULO E A LEI DE MOISS: Apresenta um panorama histrico e atual de como a Igreja tem interpretado o uso da Lei nos escritos do apstolo Paulo. Examina as principais questes exegticas relacionadas com este tema e a literatura secundria sobre o assunto. BNT 412 CNON E INSPIRAO: Estudo do conceito, estrutura e identidade do cnon bblico. Enfoque especial ao testemunho interno e externo do cnon e sua relao com a doutrina da inspirao. Estudo da formao, expanso e estabelecimento do cnon do AT e do NT. BNT 413 TEMAS TEOLGICOS NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS: Uma abordagem dos principais temas presentes nos dois testamentos, explorando o aspecto progressivo da revelao e a unidade entre os dois testamentos. BNT 414 ESTUDOS EM TIAGO: Analisa as questes introdutrias relacionadas com este livro do NT, especialmente a sua canonicidade. Analisa seu contedo verso a verso, tratando das variantes
16

textuais mais importantes, das diferenas entre as verses em portugus mais populares e elucidando as passagens reconhecidamente difceis. BNT 415 ANLISE EXEGTICA DE 1CORNTIOS 11-14: Estudo enfocando os principais temas relativos ao culto na Igreja de Corinto, como a participao de mulheres no culto, a celebrao da Ceia, o uso dos dons espirituais e comparao entre lnguas e profecias. BNT 416 OS EVANGELHOS SINTICOS: Inclui uma abordagem e anlise crtica da investigao histrico-crtica dos Evangelhos, o problema sinptico, a harmonia dos Evangelhos, a relao com o Evangelho de Joo. Visa familiarizar o aluno com a descrio do ministrio terreno de Jesus e seu ensino e as nfases especiais de cada evangelho. Procura orientar o aluno a aplicar os evangelhos ao seu ministrio. BNT 417 EXEGESE, CARTAS JOANINAS E JUDAS: Estudo do ambiente vivencial do sc. I onde falsos mestres e falsos profetas se infiltravam nas igrejas trazendo interpretaes diferentes da pessoa e obra de Cristo, bem como das implicaes prticas para os cristos. Abordagem gramtico-histrica das trs cartas de Joo, que tratam deste assunto, e da carta de Judas, todas escritas para combater os falsos ensinos e fortalecer os cristos nos ensinamentos apostlicos. BNT 418 HERMENUTICA REFORMADA: BNT 419 ESTUDOS EM ATOS E MISSIOLOGIA: BNT 420 ESTUDOS EM HEBREUS: Analisa as questes introdutrias relacionadas ao livro, alm de abordar os principais temas. BNT 421 EPSTOLAS CATLICAS EM RELAO IGREJA DE JERUSALM: BNT 422 ESTUDOS EXEGTICOS EM JOO: Prtica de teologia bblica exegtica, realizada atravs da interpretao de passagens selecionadas, com o objetivo

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

principal de identificar alguns dos temas fundamentais que caracterizam a mensagem do evangelho de Joo. BNT 715 LEITURAS SUPERVISIONADAS NO NOVO TESTAMENTO: Leitura de obras selecionadas e orientadas para as principais questes introdutrias, exegticas, teolgicas e cannicas do Novo Testamento.

BNT 716 ESTUDO DIRIGIDO EM NOVO TESTAMENTO I: Disciplina de leitura em um tpico com tema relevante em Novo Testamento. BNT 717 ESTUDO DIRIGIDO EM NOVO TESTAMENTO II: Disciplina de leitura em um tpico com tema relevante em Novo Testamento.

REA 3: TEOLOGIA PASTORAL


Esta rea de Concentrao engloba quatro linhas de pesquisa, tendo por objetivo comum fomentar por meio da instruo, da pesquisa e da produo acadmica, a reflexo e a prxis pastoral partindo da perspectiva calvinista histrica.

Linha 1: Aconselhamento
Os estudos de aconselhamento caracterizam-se por sua relevncia para a Igreja e o mundo contemporneo e por sua finalidade precpua em habilitar indivduos com as ferramentas adequadas para atingir a demanda de um mundo em crise. A linha abrange uma vasta gama de assuntos nas reas de teorias e mtodos do aconselhamento, o perfil do conselheiro e seus procedimentos, aconselhamento para casais, crianas e adolescentes, aconselhamento em situaes de crise e teorias da personalidade, histria e sistemas da psicologia. A linha tambm tem por objetivo fomentar a pesquisa e a produo acadmica sobre os temas de interface entre o aconselhamento e as psicologias seculares, assim como tambm as questes filosficas, metodolgicas e teolgicas no mbito terico do aconselhamento.

Disciplinas

PAC 301 OS FUNDAMENTOS BBLICO-TEOLGICOS DO ACONSELHAMENTO CRISTO: Estudo e anlise dos princpios revelados nas Escrituras que servem como o fundamento da teoria e da prtica do aconselhamento cristo. Sntese desses princpios a partir da teologia reformada. Obrigatria para os alunos da linha.

PAC 401 TEORIAS E MTODOS DO ACONSELHAMENTO CRISTO: Apresentao e anlise dos principais modelos de aconselhamento cristo; clarificao das diferenas e particularidades do aconselhamento cristo reformado ante outras linhas de aconselhamento. Sero analisados os modelos de Jay Adams, Larry Crabb, Gary Collins, Paul Tournier, e outros.

17

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

Aps o estudo de noes elementares de Psicologia (emoes humanas, temperamentos, relacionamentos interpessoais, etc) aborda-se o papel dos pressupostos bblicos no aconselhamento cristo em contraste com os pressupostos da psicologia secular. PAC 402 HISTRIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA: Panorama geral da histria da psicologia e da psiquiatria, incluindo uma anlise crtica das principais escolas de psicologia ligadas aos nomes de Freud, Jung, Skinner, Adler, Reich, e outros. So abordados criticamente os principais modelos de psicoterapia em uso atualmente: brief therapy; twelve steps therapy; group therapy; psicanlise; etc. Estudo da relao entre psicologia e aconselhamento bblico. PAC 403 O PERFIL DO CONSELHEIRO CRISTO E SEUS PROCEDIMENTOS: Preparo espiritual, teolgico e acadmico do conselheiro; comportamento tico-profissional; qualificaes pessoais e profissionais; problemas costumeiros da prtica do aconselhamento e procedimentos recomendados. PAC 404 CURA INTERIOR E BATALHA ESPIRITUAL: Descrio e anlise do surgimento, princpios e prticas dos movimentos de cura interior e de batalha espiritual. Estudo da possesso demonaca vis--vis problemas psicolgicos e psiquitricos (sintomatologia da possesso demonaca e de desordens psquicas, mentais e fsicas). Alternativas bblicas aos modelos de cura interior e batalha espiritual. PAC 405 ACONSELHAMENTO DE CASAIS: Treinamento terico e prtico do conselheiro para lidar com problemas de relacionamento do casal; criao de filhos; finanas; problemas de sexualidade; divrcio; adultrio; novo casamento; abuso fsico e verbal. Desenvolvimento espiritual do casal pelo dilogo e prticas devocionais. Questes de gnero (diferenas entre o homem e a mulher). Quando possvel, uso de situaes reais ou dramatizadas em sala de aula, como laboratrio. PAC 406 ACONSELHAMENTO DE ADOLESCENTES E MOOS: Treinamento terico e prtico do conselheiro para lidar com problemas de: mau
18

comportamento; problemas escolares; abuso sexual; drogas; gravidez no desejada e aborto; doenas venreas; conflito de geraes. Psicologia do desenvolvimento humano (fases do desenvolvimento infantil). Tcnicas de comunicao com crianas e jovens. Quando possvel, uso de situaes reais ou dramatizadas em sala de aula, como laboratrio. PAC 407 ACONSELHAMENTO EM SITUAES DE CRISE: Frmacodependncia (alcoolismo e drogas); problemas da sexualidade; homossexualismo; ansiedade, depresso e stress; violncia interpessoal; desemprego; tendncias suicidas; nascimento de filhos; mudana de residncia, etc. PAC 408 FISIOLOGIA E PSICOPATOLOGIAS: Estudo dos aspectos fisiolgicos do ser humano e sua relao com a patologia psicolgica e psiquitrica. O funcionamento do crebro humano e do sistema nervoso. Identificao e diferenciao entre distrbios mentais, psquicos, nervosos, fisiolgicos e espirituais. Sintomtica de SMP e possesso demonaca. Desordens da alimentao; esquizofrenia; depresso por desequilbrio hormonal; etc. PAC 409 TEORIAS DA PERSONALIDADE: Estudo e avaliao crtica das diferentes teorias da estrutura e desenvolvimento da personalidade humana. Inclui descrio e anlise das principais teorias filosficas, teolgicas e psicolgicas sobre o ser humano. Breve introduo antropologia cultural. Formulao de uma viso crist da personalidade. PAC 410 PRTICAS SUPERVISIONADAS I: Estgio de 30 horas de aconselhamento supervisionado. PAC 411 PRTICAS SUPERVISIONADAS II: Estgio de 30 horas de aconselhamento supervisionado. PAC 413 PREGAO E ACONSELHAMENTO PASTORAL: Esta disciplina envolve o uso da hermenutica bblica na hermenutica da pessoa, com vistas ao aconselhamento na pregao pblica. Aborda os temas da teologia propriamente dita (o ser de Deus), da antropologia bblica e da soteriologia na estrutura do aconselhamento redentivo, fazendo ento a transposio para a pregao. Aborda tambm o

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

estudo de textos especficos para o aconselhamento e seu tratamento hermenutico-homiltico. PAC 715 ESTUDO DIRIGIDO EM ACONSELHAMENTO I: Disciplina de leitura em um tpico de um tpico com tema relevante em Aconselhamento.

PAC 716 ESTUDO DIRIGIDO EM ACONSELHAMENTO II: Disciplina de leitura em um tpico de um tpico com tema relevante em Aconselhamento.

Linha 2: Educao Crist


Os estudos de Educao Crist visam habilitar indivduos de forma adequada para o servio do reino e para a pesquisa e sistematizao do conhecimento quanto s teorias, estruturas, propostas e sistemas pedaggicos e androggicos. Face profunda demanda na vida interna da Igreja, face secularizao e paganizao do ensino e face escassez de princpios norteadores na rea da educao, o programa responder a essas questes com especial nfase nos fundamentos bblicos, teolgicos e histricos da Educao Crist, sob a tica do sistema calvinista.

Disciplinas

PEC 301 OS FUNDAMENTOS BBLICO-TEOLGICOS DA EDUCAO CRIST: Estudo e anlise dos princpios revelados nas Escrituras que servem como o fundamento da teoria e da prtica da educao crist. Sntese desses princpios a partir da teologia reformada. Obrigatria para os alunos da linha. PEC 401 OS FUNDAMENTOS FILOSFICOS E PEDAGGICOS DA EDUCAO CRIST: Um breve panorama da histria da filosofia da educao crist e suas principais vertentes e tendncias atuais. Discute o impacto positivo e negativo que a educao exerce sobre as pessoas, a Igreja e a sociedade. Ser feita uma investigao do processo ensino-aprendizagem. Os alunos analisaro vrias abordagens educacionais, conhecero um modelo de educao crist por prxis compartilhada, e comearo a definir o seu prprio iderio pedaggico. PEC 402 PLANEJAMENTO E ELABORAO CURRICULAR: Estuda as bases educacionais e teolgicas do planejamento de currculo. Oferece ferramentas tcnicas para a elaborao de aulas e as demais unidades
19

curriculares. Discute procedimentos e estratgias para a revitalizao de programas e atividades educacionais da Igreja. Estabelece critrios para a formulao, estruturao e integrao de novos programas de educao crist. PEC 403 TREINAMENTO DA LIDERANA CRIST: Examina modelos, bases bblicas, estilos, princpios e tarefas para a liderana crist. Tambm aborda o recrutamento, motivao e treinamento de lderes. Os alunos elaboraro cursos para o treinamento da liderana da Igreja. PEC 404 MINISTRIOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO TRANS-CULTURAL: Viso panormica dos modelos de educao formal e no formal no contexto transcultural. Este curso ajudar o educador transcultural a entender a sua funo e papel, e o uso de uma metodologia apropriada naquele determinado contexto. PEC 405 MINISTRIO EDUCACIONAL DA IGREJA: Um estudo eclesiolgico do papel da Igreja

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

contempornea, tendo como parmetro a Palavra de Deus, com especial nfase nos ensinos de Jesus e dos apstolos no NT. Cuidadosa ateno dada aos ministrios desenvolvidos pela Igreja primitiva, na sua docncia, vida de orao, evangelismo, discipulado e comunho, examinando estilos, modelos e princpios. PEC 406 O PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZADO: Uma perspectiva bblica e histrica do processo do ensino-aprendizado, estudando as metodologias judaico-Crists, reformada e contempornea. Especial nfase ser dada s teorias de aprendizado, caractersticas dos diferentes grupos etrios e tnicos, motivaes, criatividade e mtodos de instruo, visando a uma efetiva comunicao na Educao Crist. PEC 407 A HISTRIA DA EDUCAO CRIST: A disciplina oferece uma viso panormica da educao crist ao longo da histria da Igreja, destacando as principais nfases, personagens e movimentos de cada perodo. Ser dado um destaque especial contribuio dos reformadores (como Calvino e sua famosa Academia de Genebra), aos grandes educadores protestantes como Joo Ams Comnio e ao movimento das escolas dominicais. PEC 408 MINISTRIO EDUCACIONAL COM CRIANAS: Estuda a relevncia da criana na perspectiva bblica do Antigo e Novo Testamentos e enfatiza o seu desenvolvimento psicolgico e espiritual. Lana bases slidas para a criao de ministrios educacionais para crianas na Igreja e fora dela, sob o parmetro das estratgias e tcnicas vistas nas Sagradas Escrituras. PEC 409 MINISTRIO EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES E JOVENS: Estuda a relevncia do adolescente e do jovem na perspectiva bblica do Antigo e Novo Testamentos. Bases slidas para ministrios educacionais com adolescentes e jovens na Igreja so desenvolvidas, bem como habilidades

para comunicar-se com eles de maneira mais efetiva, utilizando estratgias e tcnicas apropriadas. PEC 410 A INFLUNCIA DAS COSMOVISES NA EDUCAO: Estuda o pensamento das cosmovises e seu impacto na educao, oferecendo uma preparao adequada para o ensino nas escolas confessionais e no confessionais, numa perspectiva bblico-teolgica. O curso examina as posies bsicas do Humanismo, Secularismo e Marxismo, considerando sua influncia nos campos da teologia, filosofia, economia, psicologia, sociologia, biologia, lei, poltica e tica. PEC 411 O USO DA MDIA NA EDUCAO CRIST: Estudo crtico e descritivo do processo de comunicao na Bblia, na histria da igreja e na era contempornea, visando desenvolver as ferramentas e habilidades necessrias para uma efetiva comunicao da f Crist na Educao Crist. PEC 412 EPISTEMOLOGIA REFORMADA: Uma investigao da teoria do conhecimento humano contrastando diversas escolas com as alternativas propostas por pensadores reformados como Alvin Plantinga, Cornelius Van Til, e Nicholas Wolterstorff. PEC 413 HISTRIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA E DA PEDADOGIA: Panorama geral da histria da educao e psicologia, incluindo uma anlise crtica das principais escolas ligadas aos nomes de Freud, Jung, Piaget, Vigostsky, Skinner, Adler, Reich, e outros. PEC 715 ESTUDO DIRIGIDO EM EDUCAO CRIST I: Disciplina de leitura em um tpico de um tpico com tema relevante em Educao Crist. PAC 716 ESTUDO DIRIGIDO EM EDUCAO CRIST II: Disciplina de leitura em um tpico de um tpico com tema relevante em Educao Crist.

20

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

Linha 3: Misses Urbanas


A linha Misses Urbanas caracteriza-se peculiarmente pelo estudo e a explorao de temas relevantes misso da Igreja contempornea e pela apresentao da prxis missiolgica adequada para o terceiro milnio. Essa linha busca fornecer ao aluno a capacitao efetiva para ser instrumento da misso de Deus no contexto urbano. Diante da premncia do cumprimento da grande comisso de fazermos discpulos de todas as naes; diante do emergente desafio do crescimento das religies pags no ocidente e em todo o mundo; diante do processo acelerado de urbanizao nos paises em desenvolvimento. A linha enfatiza a metodologia e fundamentos bblicos, histricos e teolgicos da misso urbana assim como pesquisa e produo acadmica.

Disciplinas

PMU 301 OS FUNDAMENTOS BBLICO-TEOLGICOS DA MISSO DA IGREJA: Elabora os temas bblicos que destacam a preocupao salvfica de Deus pelo mundo e um meio atravs do qual ele relaciona-se com este mundo, sendo este meio o chamamento de um povo especfico para misso. Estuda tambm a conceituao da tarefa missionria da Igreja, de acordo com as diferentes formulaes missiolgicas de distintos ramos da cristandade. A matria tambm apresenta a Bblia como o relato da histria da salvao e como inspirada por Deus para o desempenho da Igreja no mundo. Obrigatria para os alunos de Mestrado e Especializao. PMU 401 ESTRATGIAS E METODOLOGIAS MISSIONRIAS: Introduz e avalia as estratgias e metodologias missionrias diversas e a relevncia da aplicao das mesmas para os diferentes ministrios do corpo de Cristo e dos lderes cristos neste terceiro milnio. PMU 402 MINISTRIO URBANO: Desenvolve uma teologia e estratgia para o ministrio urbano, focalizando os desafios sociais e espirituais que o ambiente provoca. Examina diversos modelos de ministrios urbanos, inclusive atravs de estudos de campo, e fornece critrios para a elaborao de um ministrio bblico de impacto na cidade. PMU 403 FENOMENOLOGIA DA RELIGIO NO CONTEXTO URBANO: O foco dessa disciplina ser o moderno
21

movimento de batalha espiritual. Descrio e anlise dos principais ensinos e prticas do movimento. Possesso demonaca. Anlise do conceito bblico do confronto da Igreja com as foras malignas. PMU 404 HISTRIA DAS MISSES CRISTS: Anlise do desenvolvimento e da expanso da f crist ao longo dos sculos, compreendendo os seus principais personagens, mtodos e povos alcanados. A matria atentar para a realizao da obra missionria na era da patrstica, na era medieval, na era dos reformadores, no perodo da ps-reforma com os pietistas e moravianos, bem como no surgimento das misses modernas. PMU 405 MISSIOLOGIA LATINO-AMERICANA: Estuda as diversas vertentes do catolicismo romano (desde a renovao carismtica at a teologia da libertao) e do protestantismo (ecumnico, evanglico-conservador e pentecostal) que desenvolveram uma teologia de testemunho sociedade latino-americana. Oferece critrios para a elaborao de uma teologia e prtica da misso da Igreja diante dos desafios do continente. PMU 406 ANTROPOLOGIA CULTURAL: Expe e analisa as principais estruturas socio-culturais dentro de um pressuposto etnolgico. Objetiva determinar os pontos de tenso cultural a partir de uma abordagem natural (no crtica) dos costumes, cosmologias e

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

cosmovises comuns em diferentes povos. Avaliar o esforo missionrio do ponto de vista do impacto e transformaes culturais. PMU 407 TEOLOGIA CONTEMPORNEA DE MISSES APLICADA AO CONTEXTO URBANO: Neste estudo a misso da Igreja interpretada em termos da Grande Comisso luz dos debates contemporneos, olhando o contexto histrico mundial e os desafios emergentes nas reas scio-poltica e religiosa. Alm disso, examina-se o desenvolvimento e o lugar da missiologia na educao e enciclopdia teolgica desde o comeo da histria contempornea at hoje. PMU 408 MISSES E ESTUDOS SCIO-ECONMICOS E POLTICOS: Uma anlise de tpicos selecionados quanto aos diferentes contextos scio-econmicos e polticos em que a Igreja do Senhor est sendo plantada e o evangelho difundido. PMU 409 DINMICAS DA VIDA ESPIRITUAL NO CONTEXTO URBANO: Descrio e anlise do surgimento, princpios e prticas dos movimentos de cura interior e de batalha espiritual. Estudo da possesso demonaca vis--vis problemas psicolgicos e psiquitricos (sintomatologia da possesso demonaca e de desordens psquicas, mentais e fsicas). Alternativas bblicas aos modelos de cura interior e batalha espiritual. PMU 410 APOLOGTICA REFORMADA: Visa dar ao aluno as ferramentas bsicas para uma compreenso geral daquilo que est envolvido no conflito entre os pensamentos cristo reformado e secular e para a defesa e formulao da f crist frente ao pensamento anticristo, iniciando-o no caminho para a compreenso e o cumprimento do mandado de 1 Pedro 3: 15.

PMU 411 COSMOVISO DAS RELIGIES: Estudo histrico da Cosmoviso Crist da Patrstica, do perodo Medieval, e do perodo da Reforma; um estudo sistemtico das Cosmovises do desmo, atesmo, pantesmo, politesmo, panentesmo, abrangendo temas como Deus, criao, homem, histria, tica, conceito de mal, etc., em comparao com a cosmoviso testa-crist. PMU 412 CONTEXTUALIZAO E PLANTAO DE IGREJAS: Este curso busca trabalhar trs vertentes dentro da teologia pastoral. A primeira, uma apresentao nos Fundamentos do Evangelho, sua excelncia e relevncia para o homem em todos os lugares e de todos os tempos; a segunda, nos fundamentos da Antropologia Cultural, com especificidade na contextualizao e as direes tomadas por vrios segmentos do cristianismo na historia, inclusive o Calvinismo, na tentativa de tornar o Evangelho compreensvel para todas as culturas e povos. Por fim, a investigao da aplicabilidade de uma contextualizao critica na expanso da igreja na ps-modernidade mediante do plantio de novas igrejas. PMU 413 REVITALIZAO DE IGREJAS: Este curso busca oferecer aos alunos a oportunidade de cooperar com a revitalizao da igreja local, mediante o estudo das Escrituras e a pesquisa dos desafios pertinentes. PMU 715 ESTUDO DIRIGIDO EM MISSES URBANAS I: Disciplina de leitura em um tpico com tema relevante em Missiologia. PMU 716 ESTUDO DIRIGIDO EM MISSES URBANAS II: Disciplina de leitura em um tpico com tema relevante em Missiologia.

Linha 4: Pregao
Essa linha procura equipar o aluno para aquilo que a teologia reformada cr ser a tarefa primordial da igreja e do ministrio pastoral o principal elemento do culto pblico e o meio pelo qual o
22

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

Reino de Deus aberto ou fechado aos pecadores. Objetiva tambm, para o mesmo fim, fomentar a pesquisa e a explorao da pregao na tradio reformada e em comparao com outras tradies no protestantismo histrico, com especial nfase nas implicaes metodolgicas, filosficas e teolgicas. Finalmente, a linha tem por objetivo promulgar a pregao expositiva da Bblia como expresso adequada da tradio calvinista.

Disciplinas

PPR 301 INTRODUO PREGAO REFORMADA: Na teologia reformada, a pregao considerada o principal meio de graa, a tarefa primordial da igreja e do pregador, o principal elemento do culto pblico, marca essencial da verdadeira igreja e o meio pelo qual o reino de Deus aberto ou fechado aos pecadores. Nesse curso, o aluno estudar as principais caractersticas da pregao reformada e sua relevncia para o protestantismo contemporneo. PPR 401 PREGANDO A CRISTO A PARTIR DO ANTIGO TESTAMENTO: Este curso procura mostrar ao aluno a necessidade da pregao como manifestao da Vox Dei e a necessidade da exposio do Antigo Testamento para cumprir esta tarefa. Para tanto, procura ensinar uma correta abordagem do texto do Antigo Testamento usando de ferramental apropriado para os diferentes gneros literrios e mostrando o caminho para a exposio de Cristo. PPR 402 PREGAO DOUTRINRIA: No mundo psmoderno, em que a prpria essncia e relevncia da verdade so contestadas, vrios pastores e membros de igrejas parecem ter perdido o interesse pelas verdades doutrinrias anunciadas do plpito. Alm de propor uma reflexo sobre a importncia da pregao doutrinria, esse curso procura instruir os alunos a interpretarem as Escrituras sistematicamente e extrarem as doutrinas bsicas do texto a ser posto. PPR 403 DA EXEGESE EXPOSIO: Simplicidade e profundidade so duas caractersticas da pregao reformada. A profundidade bblica em um sermo resultado direto do trabalho exegtico do pregador. Muitos expositores, porm, tm dificuldades para
23

harmonizar o exerccio exegtico com o ministrio pastoral. Para muitos a exegese um empecilho simplicidade e boa comunicao. O objetivo desse curso auxiliar o pastor a estruturar o contedo de suas mensagens no texto bblico atravs de acurada exegese da Palavra de Deus. PPR 404 PREGAO EM MUNDO PS-MODERNO: Esta disciplina envolve os estudantes em pesquisa e reflexo sobre o uso e a importncia da pregao expositiva diante das caractersticas do mundo e da igreja ps-modernos. Os dois focos do mdulo so: (1) os desafios impostos pelas mudanas acontecidas na mentalidade secular no chamado mundo ps-moderno; (2) a pregao expositiva em si, sua natureza, caractersticas, requerimentos, benefcios e dificuldades. O mdulo constar primariamente do trabalho dos alunos em pesquisas, reviso e resumos de livros sobre o assunto, preparao de esboos de sermes e um trabalho escrito. PPR 405 PREGAO E APOLOGTICA REFORMADA: Reflete sobre aspectos da pregao como defesa do sistema doutrinrio reformado na exposio das Escrituras, assim como o desafio ao pensamento hodierno em seus pressupostos secularizadores. Envolve a discusso de temas centrais na apologtica e na teologia filosfica, com especial nfase em suas aplicaes e manifestaes na pregao pblica. PPR 406 PREGAO E ACONSELHAMENTO PASTORAL: Esta disciplina envolve o uso da hermenutica bblica na hermenutica da pessoa, com vistas ao aconselhamento na pregao pblica. Aborda os temas da teologia propriamente dita (o ser de Deus), da antropologia bblica e da soteriologia na estrutura do aconselhamento redentivo, fazendo ento

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

a transposio para a pregao. Aborda tambm o estudo de textos especficos para o aconselhamento e seu tratamento hermenutico-homiltico. PPR 407 DA PALAVRA VIDA: A importncia da aplicao: Uma das razes pelas quais a aplicao, s vezes, vista apenas como um apndice do sermo porque os pregadores aprendem a fazer exegese do texto bblico, mas no conseguem compreender os membros de sua congregao. O objetivo desse curso equipar o pregador a interpretar e aplicar as verdades da Palavra de Deus vida de seus ouvintes. PPR 408 INTERPRETAO DO ANTIGO TESTAMENTO NO PERODO APOSTLICO: Esse curso visa apresentar de forma introdutria os principais grupos existentes no perodo entre 100 a.C. e 100 d.C., dentro e fora do judasmo, que usavam as Escrituras do Antigo Testamento, e as interpretavam, com foco no uso que os autores do NT fizeram do AT. PPR 409 ESTUDO AVANADO EM PREGAO - PREGANDO A CRISTO A PARTIR DE LEVTICO: Este curso procura mostrar ao aluno a necessidade da pregao como manifestao da Vox Dei e a necessidade da exposio do Antigo Testamento para cumprir esta tarefa. Para tanto, procura ensinar uma correta abordagem do texto do Antigo Testamento usando de ferramental apropriado para os diferentes gneros literrios e mostrando o caminho para a exposio de Cristo.

PPR 410 PREGAO EM MUNDO POS-MODERNO: Esta disciplina envolve os estudantes em pesquisa e reflexo sobre o uso e a importncia da pregao expositiva diante das caractersticas do mundo e da igreja ps-modernos. Os dois focos do mdulo so: (1) os desafios impostos pelas mudanas acontecidas na mentalidade secular no chamado mundo ps-moderno; (2) a pregao expositiva em si, sua natureza, caractersticas, requerimentos, benefcios e dificuldades. O mdulo constar primariamente do trabalho dos alunos em pesquisas, reviso e resumos de livros sobre o assunto, preparao de esboos de sermes e um trabalho escrito. PPR 411 PREGANDO EM LITERATURA SAPIENTIAL: Este curso procura fornecer aos alunos as ferramentas fundamentais para uma leitura e pregao nos livros de J, Provrbios e Eclesiastes. O curso focaliza especialmente os recursos retricos dos livros que podem ser utilizados na pregao. PPR 715 ESTUDO DIRIGIDO EM PREGAO I: Disciplina de leitura em um tpico de um tpico com tema relevante em Pregao. PPR 716 ESTUDO DIRIGIDO EM PREGAO II: Disciplina de leitura em um tpico com tema relevante em Pregao.

EXAmE DE QUALIFICAo
Antes que o aluno do S.T.M. inicie o processo de dissertao preciso que obtenha aprovao no Exame de Qualificao. Esse exame testa os conhecimentos do aluno quanto rea de concentrao (1/3 do exame) e linha de pesquisa (2/3 do exame). Consiste numa prova escrita na qual o aluno demonstrar sua maestria e domnio da sua rea especfica de estudos e das reas afins. A prova ser realizada nas dependncias do CPAJ, em data a ser marcada com o professor da linha de pesquisa.
24

Em preparao para o exame o aluno do Sacrae Theologiae Magister que j tenha concludo todas as disciplinas do curso dever obter da controladoria acadmica uma lista contendo os ttulos dos livros que devero ser estudados, alm do Guia Para o Exame de Qualificao. A lista bibliogrfica consiste de uma seleo de livros bsicos para orientar o aluno em sua preparao para o exame. No se espera que o aluno aprenda cada detalhe de todos os livros indicados, mas que esteja familiarizado com os livros, seus assuntos e suas nfases. As respostas do aluno no exame devem fazer referncia a itens relevantes da bibliografia.

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

As respostas do exame devero ser as mais completas possveis. O aluno dever responder como se estivesse escrevendo um artigo ou ensaio sobre o tema levantado pela pergunta. necessrio o uso de computadores para fazer a digitao das respostas. No ser permitido o uso de programas que possam proporcionar ao aluno qualquer ajuda indevida. O exame escrito poder ser complementado por exame oral se o professor titular da linha de pesquisa achar necessrio.

ORIENTADoR ACADmICo
Todo aluno do mestrado em divindade do CPAJ acompanhado no decorrer de seu curso por um Orientador Acadmico, membro do corpo docente do CPAJ e nomeado pelo coordenador do curso. O aluno deve informar-se sobre quem seu orientador de curso e procur-lo durante o seu primeiro mdulo no CPAJ. Cabe ao orientador acadmico: Elaborar com o aluno o plano de curso; Guiar o aluno na escolha das disciplinas; Acompanhar o seu desenvolvimento acadmico; Orientar nas disciplinas de leitura e pesquisa individual; Tanto o plano de curso quanto os relatrios dos encontros de acompanhamento do desenvolvimento acadmico e outros documentos relativos orientao do aluno sero sempre produzidos com cpia para o aluno e para o orientador acadmico.

DISSERTAo DE MESTRADo
Os alunos do S.T.M. s tero concludo seu curso aps a aprovao da Dissertao. Aps aprovao no Exame de Qualificao, o aluno passa a ser considerado mestrando. O processo de Dissertao obedecer a seguinte sequncia:
25

1. O aluno preparar uma proposta de dissertao, sob superviso do professor de sua linha de pesquisa, o qual a submeter Cmara de Ps-Graduao quando consider-la satisfatria. A proposta dever ser escrita seguindo os parmetros estabelecidos no Guia Metodolgico do CPAJ. 2. A Cmara de Ps-Graduao designar um professor doutor do CPAJ que orientar o aluno na elaborao da dissertao (normalmente o professor da linha de pesquisa), alm de um segundo leitor, coorientador, docente do CPAJ, um leitor externo e dois suplentes. 3. Por recomendao do Orientador poder ser requerida a argio oral da proposta diante da banca nomeada pela Cmara. 4. Uma vez aprovada a proposta o aluno proceder composio do texto da dissertao, o qual ser submetido ao Orientador obrigatoriamente medida que cada captulo for produzido, para que sejam feitos possveis ajustes e correes de curso. Cabe ao orientador distribuir os captulos entre o coorientador e os demais membros da banca. 5. A dissertao ser escrita em portugus e conter um resumo em ingls (English Abstract), que no deve exceder uma pgina em espao simples. Com a aprovao do Orientador, caso o aluno queira, a escrita da dissertao poder ser feita em ingls. Normalmente o texto da dissertao dever ter entre 150 e 250 pginas, impressas em papel A4, em espao duplo, excluda a bibliografia (como referncia para o tamanho da fonte usar Times New Roman, 12 pontos). Quanto sua forma e apresentao, dever respeitar os padres metodolgicos adotados pelo CPAJ (ver o Guia Metodolgico do CPAJ ). 6. Caber ao Orientador, no momento em que julgar adequado, requerer 5 cpias preliminares impressas com encadernao simples do texto da dissertao e encaminh-las aos membros da Banca para apreciao. O Orientador dever tambm pedir do leitor externo parecer escrito quanto adequao acadmica da dissertao.

SACRAE THEOLOGIAE MAGIstER (S.T.M.)

7. Levando em considerao a opinio do coorientador e o parecer do leitor externo, caber ao Orientador convocar a Banca Examinadora para defesa pblica da dissertao, definindo data e local e comunicando previamente Cmara de Ps-Graduao e Controladoria Acadmica. 8. A defesa pblica e sua data e local devero ser publicados com dez (10) dias de antecedncia. Na data da defesa o Orientador dever assegurar a presena de pelo menos mais 2 docentes do CPAJ, alm da Banca. 9. Banca Examinadora caber a aprovao ou reprovao da dissertao (por voto de maioria simples), podendo a mesma, no caso de aprovao, determinar pequenas correes antes da entrega do texto final. 10. O aluno cuja dissertao for aprovada dever fornecer 8 cpias encadernadas com a verso final, e entreg-las na Secretaria no mais que 60 dias aps a aprovao, para serem computados os crditos da dissertao e a concluso de seu histrico escolar.

CUSToS
Mestrado - S.T.M. (2013) Valor do mdulo R$ 660,00 Trancamento R$ 660,00 Ouvinte 331,00 O aluno pagar por disciplina em que se matricular, medida que for fazendo o curso. O valor da disciplina, em cada ano, poder ser conhecido atravs do site do CPAJ. A inscriso no curso no envolve custos. Somente a partir da matrcula na primeira disciplina que haver emisso de boletos on-line. O preo das disciplinas tem reajuste anual. No haver devoluo do valor da matrcula na disciplina (qualquer uma delas), seja por desistncia ou por qualquer outro motivo. Os pagamentos sero feitos atravs de boleto bancrio. Os boletos sero gerados no link de cada disciplina no CALENDRIO. Qualquer matrcula na disciplina somente ser considerada vlida se for feita atravs do calendrio. Para isso necessrio que se tenha em mos o seu cdigo de aluno e a sua senha pessoal.

OBTENo Do TTULo E DIpLomA


Uma vez aprovada a Dissertao de Mestrado, o aluno est apto para ser diplomado, o que ocorrer em cerimnia oficial de graduao ao trmino de cada ano letivo, quando receber seu ttulo de Sacrae Theologiae Magister (S.T.M.). O diploma s ser outorgado in absentia (estando ausente o aluno cerimnia) mediante solicitao formal e aprovao da direo do CPAJ.

26

You might also like