You are on page 1of 22

O poema ou o caminho do impossvel

343

O POEMA OU O CAMINHO DO IMPOSSVEL Uma leitura do poema em O Meridiano de P. Celan no rastro de J. Derrida*
Hugo Mendes Amaral**
(Universidade de Coimbra)

Kam, ja, auf der Strasse daher, der schnen P. Celan1 dun seul pome hier inaudible? J. Derrida2

Levado pelo desejo de um comeo ou de um acolhimento possvel, abro a citar: Alguma coisa, que pode ir, [] vem3 . convocao da palavra herdada e confiada, recolhida neste verso do poema de Celan la pointe acre, no deixou Derrida de responder num reiterado

* Texto resultante de uma investigao em curso afecta ao Projecto de Investigao Jacques Derrida: Lngua e Soberania a/c FLUC/FCT/POCI comparticipado pelo fundo comunitrio europeu FEDER. ** Bolseiro de doutoramento do Instituto de Investigao Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. 1 P. Celan, Gesprch im Gebirg in Der Meridian und andere Prosa, Suhrkamp, Frankfurt am Main, 1988, p. 23. Dilogo na montanha in Arte Potica O Meridiano e outros textos, trad. port. Joo Barrento e Vanessa Milheiro, Cotovia, Lisboa, 1996, p. 35: Pela estrada fora, era por onde vinha, pela bela estrada. 2 J. Derrida, Le monolinguisme de lautre ou la prothse dorigine, Galile, Paris, 1996, p. 126. O monolinguismo do outro ou a prtese de origem, trad. port. Fernanda Bernardo, Campo das Letras, Porto, 2001, p. 100: de um nico poema ontem inaudvel? 3 Etwas, das gehen kann, [ ] kommt , Paul Celan, la pointe ac r e in Gesammelte Werke in fnf Bnde, hersg. v. Beda Allemann, Stefan Reichter, Rolf Bcher, Bd.1, Shurkamp, Frankfurt am Main, 1986, p. 252.
Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

pp. 343-364

344

Hugo Mendes Amaral

apelo4, atando e delineando assim a amizade que convoca ao impossvel5. Em Schibboleth pour Paul Celan, ouvimo-lo, num eco, perguntar: Caminhos: [...] O que ir, vir, ir vir, ir e vir? [] De que vinda, de que evento singular se trata? De que impossvel repetio?6. Ao procurarmos abrir aqui uma passagem ao pensamento do poema como vinda de um evento singular, na rota de uma viagem meridional ou politrpica, entre dois infinitos7, rumo aos idiomas de Celan e de Derrida, seria pois preciso, em primeiro lugar, bem pronunciar schibboleth8, isto , seria preciso partir na demanda9 do poema guiado pelo desejo de lhe repetir, justamente, a cifra impronuncivel ou o que, no ir e vir do poema, permanece irremediavelmente secreto10, irredutvel a toda e qualquer inteno de totalizao interpretativa.
4 O Vem, esse blanchotiano viens reiterado em a Morte Suspensa (trad. port. Jorge Camacho, Edies 70, Lisboa, 1988, p. 86), esse vem do poema de Valry, A Alma e a Dana (vem, deixa-me recobrir-vos com/tudo o que meu/sou um s contigo/para nos capturarmos/ mesmo agora, in A Alma e a Dana e outros dilogos, trad. bras. Marcelo Coelho, Imago, Rio de Janeiro, 1999, p. 46), ainda esse viens que Derrida nos oferece como passo de um pensamento inaugural da reserva, esse vem recolhido, suprimido e abrigado na escrita, ser forosamente parfrase e resposta incondicional a um convite a que s poderemos responder num apelo renovado que se vai extinguindo, numa repetio inventiva, disseminando-se, isto porque, e ainda o ensinamento de Derrida, o vem no pode ser inventado seno pelo outro, depuis la venue de lautre qui dit viens et auquel la rponse viens parat tre la seule invention dsirable et digne de intrt , J. Derrida, Psych. Inventions de lautre in Psych. Inventions de lautre, Galill, Paris, 1987, p. 60. 5 Alain David quem, no ensaio Penser lpoque avec Lvinas et Derrida, sublinha: Viens !, Viens, lappel qui noue et programme lamiti, qui convoque limpossible in Revista Filosfica de Coimbra, n. 28, 2005, p. 352. 6 Chemins (Wege): quelque chose vient, qui peut aller []. Quest-ce qualler, venir, aller venir, aller et venir? Et devenir cur ? De quelle venue, de quel vnement singulier sagit-il ? De quelle impossible rptition (Nach/ dem Unwiederholbaren, nach/ihm)?, J. Derrida, Schibboleth pour Paul Celan, Galile, Paris, 1986, p. 15. 7 Cf. J. Derrida, Carneiros. O dilogo ininterrupto: entre dois infinitos, o poema, trad. port. Fernanda Bernardo, Palimage, Viseu, 2008 (no prelo). 8 Il faut bien prononcer schibboleth pour avoir le droit de passage , J. Derrida, Schibboleth, p. 12. 9 Un schibboleth, le mot schibboleth, si cest un, nomme [] toute marque signifiante, arbitraire, par exemple la diffrence phonmatique entre shi et si quand elle devient discriminante, dcisive et coupante. Cette diffrance na aucun sens par elle-mme, mais elle devient ce quil faut savoir reconnatre et surtout marquer pour faire le pas, pour passer la frontire dun lieu ou le seuil dun pome, se voir accorder un droit dasile ou lhabitation lgitime dune langue, ibid., p. 50. 10 La crypte demeure, le schibboleth reste secret, le passage incertain, et le pome ne dvoile un secret que pour confirmer quil y a l du secret, en retrait, jamais soustraire lexhaustion hermneutique, ibidem.

pp. 343-364

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

O poema ou o caminho do impossvel

345

Com efeito, este exerccio de digresso pelos caminhos da incondicionalidade do poema em torno do discurso O Meridiano11, esta hiptese de perseguio da palavra de Celan no rastro da desconstruo derridiana, apoiou-se, isto , perdeu-se e reencontrou-se tantas vezes, de uma vez por todas, em desvelados instantes de errncia a que o movimento de leitura obriga. Procurar-se- assim afiar, num indeclinvel e fatal timbre de repetio e recitao, talvez ainda, e por isso mesmo, um pouco errante (e porque j em mais de uma lngua12: caminho, chemin, Weg), diria mesmo errtico, e assumindo como tal o risco e a veemncia do errnico, algumas palavras que vinquem as dobras dobrantes13 da textura potica de Celan. Como retraar ento, atando e desatando as linhas in(di)visveis de um meridiano, enxertando, sim, como aprendemos a timpanizar14 o nosso ouvido ao dizer de Derrida, e ecoando, procurando ecoar, ainda que no trilho do atrito, justamente, a tessitura trpica urdida e tramada na palavra e voz
11 Discurso de agradecimento do Pr mio Georg B chner proferido por Celan em Darmstadt, a 22 de Outubro de 1960 e publicado ainda nesse ano no Jahrbuch der deutschen Akademie fr Sprache und Dichtung 1960 (Heidelberg, 1961, p. 74-88). Um discurso que, no dizer de Joo Barrento, o resduo da decantao difcil de um manuscrito enorme de notas, transcries e tentativas, ainda uma busca atormentada, um redemoinhar labirntico em torno da obra do poeta e dramaturgo G. Bchner (O mistrio do Encontro in Arte Potica, p. 78) e que, para Philippe Lacoue-Labarthe est pratiquement le seul document de sa potique, (Advertissement in La posie comme exprience Christian Bourgois, S.L., 2004 [1987], p. 9). 12 Entre o alemo e o francs, os passos dos idiomas de Celan e de Derrida que aqui se desejam fazer cruzar, e que permanecem absolutamente heterogneos um ao outro, irredutveis na sua singularidade, ditaro aqui o caminho de um pensamento hiperblico e paradoxal do poema num passo-no passo para alm da lngua: mais de uma lngua (e j uma das definies elpticas da desconstruo proposta por Derrida), traduzindo, de um s gesto, no s a pluralidade bablica e universal da lngua, mas sobretudo a prpria heterogeneidade na lngua (ou a lngua como inaproprivel monolngua do outro), a saber, o poema procurando falar (de) uma lngua que no se deixa falar mais, permanecendo incalculvel e intocvel. 13 Procurar pensar a ddiva do poema como caminho do impossvel implicar pensar ainda o poema como ndice do idioma, da singularidade e do evento que a lngua dobra ou dissemina: E preciso salientar ainda, mas a partir do abismo, um acaso que no deixar de complicar a ddiva ou a dobragem, de comprometer a dobra na disseminao, como disseminao. Porque como um pensamento do nico, justamente, e no do plural, como demasiadas vezes se julgou, que um pensamento da disseminao se apresentou outrora como um pensamento dobrante da dobra e dobrado dobra., J. Derida, O monolinguismo do outro, p. 41. 14 Para uma diligente leitura do motivo do tmpano como metfora e como estrutura (oblqua), que nos d a pensar diferentemente a questo do timbre, da marca e da margem, ver nomeadamente J. Derrida, Timpanizar a filosofia in Margens da filosofia, trad. port. Joaquim Torres Costa e Antnio M. Magalhes, Rs-Editora, Porto, s.d.

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

pp. 343-364

346

Hugo Mendes Amaral

do poema? Como desejar perseguir e tactear a prpria palavra meridiano, esse tropo atravessado em rotao, locuo arquejante que nos lana15 numa tenaz e rompida encruzilhada? Pensar o poema como caminho meridional do impossvel comprometer pensar ainda o enlace da experincia e da promessa, como promessa de uma experincia auto-heteronmica16, como exigente experincia de um outro movimento de pensamento em redor da ideia de poema, para alm da poesis aristotlica, entre poesia e experincia poemtica17, a onde o poema se torna a prpria obsesso do caminho por entre o cruzamento de caminhos entre arte e poesia18 ou, numa palavra, o outro do poema vindo abrir o pensamento do prprio poema como movimento paradoxal de um caminho impossvel, o que seria pensar ainda o poema, numa singular relao de proximidade com o pensamento, como um outro nome da desconstruo, como pensamento do limite para alm da delimitao potica e filosfica ou ento, o caminho da incondicionalidade do poema vindo assim ditar um pensamento ultra-radical e hiper-crtico de uma certa ideia instituda de potica. Um excesso no tematizvel incendiar a investigao desmedida de um texto em prosa beira do poema, para assim procurar reinventar uma certa ideia de poesia, como diria Jean-Luc Nancy, como ousarei dizer aqui com ele e em direco a ele, e isto porque, inevitavelmente:
no possvel no contar com a poesia. Ou: preciso contar com a poesia. preciso contar com ela em tudo o que fazemos e pensamos dever fazer, pelo discurso, pelo pensamento, em prosa e na arte em geral. Independentemente do que se possa encontrar sob essa palavra, e supondo

Que como quem diz, num lance que me lana, indeclinavelmente, na lngua do outro. E digo lance e lanamento, isto , arremesso, entrega, comprometimento, porque, confesso, assim se acusa Derrida, eu entrego-me sempre lngua. Mas minha como (sendo) a do outro, e entrego-me a ela com a inteno, quase sempre premeditada, de fazer com que da ela no volte., J. Derrida, O monolinguismo do outro, p. 65. 16 A loucura da lei aloja para todo o sempre a sua possibilidade no foro desta auto-heteronmia., J. Derrida, O monolinguismo do outro, p. 56. E sublinho justamente experincia auto-heteronmica porque, vinda como vem do outro, a palavra (potica), guiada pela lei aparentemente autnoma do idioma, o que preciso apropriar, domesticar, cortejar, quer dizer, amar incendiando, queimar (o cortejar nunca est longe), talvez mesmo destruir, em todo o caso marcar, transformar, talhar, entalhar, forjar, enxertar ao lume, obrigar a vir diferentemente, diferentemente dito, a si em si., ibid., p. 68-69. 17 Dir-se- experincia poemtica ou potica em desconstruo, com Derrida, como um outro nome do impossvel: Dun seul trait, et cest limpossible et cest lexperience pomatique, J. Derrida, Che cos la poesia? in Points de suspension, p. 306. 18 Cette croise des chemins entre lart et la posie, en ce lieu o la posie se rend parfois sans mme la patience du chemin, J. Derrida, Schibboleth, p.17.
pp. 343-364 Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

15

O poema ou o caminho do impossvel

347

mesmo que nisso no exista nada que no esteja datado, acabado, aplanado, fica essa palavra.19

Dir-se-ia por m, no rastro de uma certa experi ncia ou pesquisa potica, tal como Derrida no-la d ainda a pensar em Schibboleth, que seria preciso no contar unicamente com essa palavra, poesia (palavra ainda confiada partilha dos discursos tericos, filosficos e hermenuticos), mas sobretudo com o prprio caminho em direco poesia20: caminho de uma subida ao mais alto, ao mais alto da montanha, l em cima da montanha21 e para alm dela, o que seria ainda, ao mesmo tempo, uma descida ao mais fundo da garganta, da garganta da montanha22; um ir e um vir na e da linguagem, tal como o Lenz de Bchner, revisitado em O Meridiano, vai vivendo, como ele vai vivendo. [...] Era assim que ele ia vivendo23. Uma viagem, dir-se-ia, s margens e aos avessos da palavra, aos acentos da palavra, (no) escolha do acento agudo24 de Celan e o acento ou a cadncia da palavra como inflexo25,

19 Jean Luc-Nancy, Contar com a poesia in Resistncia da poesia, trad. port. Bruno Duarte, Vendaval, Lisboa, 2005, p. 32 20 Surtout un chemin vers la posie. Non pas la posie, mais un chemin en vue de la posie, J. Derrida, Schibboleth, p. 17. 21 P. Celan, Dilogo na montanha, in op. cit., p. 36. 22 Seria preciso sublinhar aqui as palavras de Fernanda Bernardo, no posf cio dedicado traduo da obra de J. Derrida, A Universidade sem condio, quando, ao procurar perseguir o movimento de pensamento aportico do impossvel que inspira a desconstruo derridiana, nos lembra, de um s gesto, a incondicionalidade de uma subida ao mais alto e de uma descida a um abismo: Tentativa que aqui nos leva a empenharmo-nos em mostrar como que a hiprbole desta loucura do impossvel, ao mesmo tempo cume e abismo da desconstruo e vspera infatigavelmente vigilante da sua traduo-traio filosfica ou literria, se reflecte neste espcie de predicado que a incondio ou a sem condio, F. Bernardo, A desconstruo da Universidade (Ou o velar pela Universidade por vir) in J. Derrida, A Universidade sem condio, trad. port. Amrico Antnio Lindeza Diogo, Angelus Novus, Coimbra, 2003, p. 89. 23 P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 52. 24 H vrios acentos. . . o agudo da actualidade, o grave da historicidade tambm literria , o circunflexo um sinal de expanso do eterno. Eu escolho porque no tenho escolha o agudo, Minhas Senhoras e meus Senhores: escolhi o acento agudo, e no pretendo iludir-vos quanto a esta minha interrogao sobre a arte e a poesia, P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 46 e 49. 25 A articulao que precede a lngua em si mesma (e que tanto um afecto em uma praxis, ou um ethos, quanto propriamente uma enunciao) e, sem dvida, algo dessa articulao enquanto ritmo, cadncia, corte, sncope (espaamento, batimento), e com isso, nisso, algo a que eu chamaria, para no dizer uma figurao um

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

pp. 343-364

348

Hugo Mendes Amaral

palavra renncia como nome da poesia26, lei de uma resistncia absoluta27, ditando o Viva o Rei de Lucile28, essa figura da convulso do drama A morte de Danton29, ndice da mudana na respirao do poema, porta-voz do grito da dissidncia ou voz de quem porta a contra-palavra como chance da travessia, em nome de um passo em frente30 e que permite ver a figura na direco que ela segue31. Que palavra, pois, escutar nas vindas e idas do poema, na vertigem de um instante, nico, para iterar e dobrar num movimento apelativo e incondicional de um talvez do pensamento, talvez um diferente pensamento do prprio poema como evento ou, como diria Fernanda Bernardo, de uma tal-vez32 ? Pensar o poema como experincia, como desejo de
desenho. Sentido enquanto desenho, e no no continuum do sentido. Sentido removido, nesse sentido, e no discorrido. Ou ento, se preferir, inflexo (da voz, do tom subido, diminudo ou mantido; retorno ao lugar da linha recta directa; dobra em vez de sintaxe, etc.), J-L. Nancy, Contar com a poesia in Resistncia da poesia, p. 36. 26 Quando digo que a poesia no aceita, isso no quer dizer que ela seja uma instncia de autoridade que possuiria o direito e o poder de uma tal renncia. preciso dizer, em vez disso: essa renncia a poesia, e mesmo se a poesia permanece ou aparece, nesse instante, completamente indeterminada, essa palavra pelo menos determinada por essa renncia e como o seu prprio gesto. J.-L. Nancy, Contar com a poesia in op. cit., p. 35. 27 Isto porque, lembremo-lo ainda beira de Nancy, o que resiste com a poesia e certamente em ligao estreita com o que foi dito antes , o que, na lngua ou da lngua, anuncia ou contm mais do que a lngua. No da sobre-lngua nem da alm-lngua, mas a articulao que precede a lngua em si mesma (e que tanto um afecto e uma praxis, ou um ethos, quanto propriamente uma enunciao, ibid., p. 36. 28 Quando volta de Camille o pattico e o sentencioso confirmam o triunfo da marioneta e do arame, nessa altura Lucile volta a estar presente; Lucile, cega para a arte, a mesma para quem a linguagem tem algo de pessoal e perceptvel, reaparece com o seu Viva o Rei! E que palavra, depois de todas as que foram ditas da tribuna (que o cadafalso)! uma contra-palavra, a palavra que faz romper o arame, a palavra que j no se curva diante dos cavalos de parada nem dos pilares da Histria, um acto de liberdade. um passo. P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 44-45. 29 Cf. G. B chner, Dantons Tod , Deutscher Taschenbuch Verlag, M nchen, 1997 [1835]. 30 P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 52. 31 Ibidem. 32 Devemos ao idioma de Fernanda Bernardo, na sua remarcao do pensamento do evento, da vez e da hiptese, o achado filosfico da Tal-vez: une pense pour lavenir, capable de penser, dendurer, de porter ou dinventer lavenir du monde, une pense de la venue ou de la fois, de la toute seule et unique fois, da Tal-vez, dirais-je dans ma langue qui me donne, elle, la chance dune fuite lgre de ltre (peut-tre) et du pouvoir, du pouvoir de ltre, pour faire plutt signe vers la chance unique et inoue dune (telle) fois (Talvez), La dconstruction, le coup daille de limpossible in Cahier de lHerne, 83, Paris, 2004, p. 141.
pp. 343-364 Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

O poema ou o caminho do impossvel

349

traduo do seu evento ou da sua data, implicar, pois, no perder de vista o caminho de uma experincia vivida no fio do limite33 , isto porque parece abrir-se no caminho do e ao poema, no exigente pensamento do poemtico, no alcance diferentemente poltico e potico do poema, o pensamento de um impossvel, da possibilidade do impossvel abrindo no sentido da aporia implicando uma tal experincia, por conseguinte, a responsabilidade de reinventar o que possa hoje (heute, como sublinha Lacoue-Labarthe na sua leitura de O Meridiano, isto , sob o acento agudo da actualidade, nesta data, neste 20 de Janeiro34) constituir sentido, e sobretudo na vertigem de uma concepo metafsica de sentido: Chamao ao Schibboleth, grita-o / No psaran, canta o poema de Celan35 como hino de uma sobrevivncia que no aponta no sentido triunfal de uma ressurreio (do sentido) mas no sentido de uma paixo pela palavra inventiva, surpreendente, numa palavra, potica, do mundo. Haver ento no poema, no acesso ao poema e no poema como acesso36, um apelo de sobrevivncia s estremaduras do dizvel, uma convocao sobrevivncia dos domnios do mundo; um convite ou uma promessa a habitar responsavelmente um mundo mais potico37, mais
Cf. P. Lacoue-Labarthe, La Mmoire des dates Catastrophe in La posie comme exprience. 34 Partindo da data do poema enunciada por Celan em O Meridiano, nessa tal-vez do poema, talvez a prpria inscrio do poema na memria do seu 20 de Janeiro data da partida de Lenz para a montanha, mas tambm o 20 de Janeiro de 1942, data da Conferncia de Wannsee, esse fatal e terrvel dia marcado pelo acordo nazi do exacto extermnio dos judeus na Europa , procura-se, ao longo desta digresso, pensar o poema nos seguintes alcances: por um lado, retraar um pensamento do poema como inscrio excrita, como mal de arquivo, como encontro desesperado, como enigma, ferida e espectro de uma experincia sofrida, isto , como acidente e desastre; por outro, e indissociavelmente, na sua excepcional dimenso de singularidade, pensar o poema como escuta, como fala, como resposta e envio ao outro, como infinito movimento de singularidade a singularidade. 35 P. Celan, Schibboleth in Sete Rosas Mais Tarde Antologia Potica, trad. Joo Barrento e Y. K. Centeno, Cotovia, Lisboa, 1993, p. 64-65. 36 Leia-se passagem disseminante, caminho repisado, abertura escura. 37 Lembra-nos ainda F. Bernardo, o poema como um para outrem, como um movimento de infinito acolhimento de outrem, ensinando-me, por um lado, o pensamento como poema, isto , como um trmulo aceno ou movimento, e todavia sempre omnipotente e infinito, para outrem, como um movimento de nico a nico ou de infinito a infinito E ensinando-me, por outro lado, um novo, outro e diferente ethos, um outro e diferente modo, que no o de Hlderlin lido por Heidegger, de poeticamente pensar, habitar e inventar o mundo. Um modo que no se distingue mais de um exasperado e insacivel desejo de justia ou de democracia por vir, Sim, adeus, a Jacques Derrida in op. cit., p. 390.
Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007) pp. 343-364
33

350

Hugo Mendes Amaral

justo, ainda que o habitante do poema seja sempre solitrio38, eremita de um outro mundo, num mundo sem mundo, como sem terra para alm do fim do mundo, escutamos assim Derrida em Carneiros39. No que o poema no caia fatalmente no tempo do mundo, mas ele encerra, como um dom, o que deixa, o que se deixa emprestar, zelosa e vigilantemente, digo, excepcionalmente, como um acaso, num acidente meteortico. Porque precisamente nesse instante vertiginoso e transgressivo, que um certo sentido se expe, no como uma presena presente, mas como algo que vem melancolicamente no prprio apelo, desviado, medida que a lngua nos dita o que reescrever, ex-crevendo, num porte de anterioridade sem tempo, sempre a fazer evocar. Com efeito, o poema subsistir num apelo ao pensamento de uma experincia impossvel, pois assim nos d Derrida a pensar em Une folie doit veiller sur la pense: eu prefiro falar de experincia, essa palavra que significa ao mesmo tempo travessia, provao40. De um s gesto, escute-se, e travessia e provao. O poema resistir como prova e contratempo de uma jornada cujo sentido no se acrescenta ao viver e ao morrer: combate de uma sobrevida enquanto dimenso do rastro e do espectral, a saber, o poema como passagem, movimento e caminho de uma exigente des-aproximao que no ser tanto uma consequncia mas o envio do desejo de encontro, no rasto fulgurante de uma diferena a romper o horizonte. Porque haver ainda, ainda e sobretudo, na palavra do poema e na escrita em torno do poema, a ocultao, o silenciamento dos instantes em que a voz se parte. Se parte, sim, para irremediavelmente partir: o rastro da obra potica, o seu abandono ou a sua sobrevivncia, para alm de determinado signatrio e de todo e qualquer leitor determinado41. Tambm eu, como Derrida nos ensina, me ensina, tentei muitas vezes, na noite, ler Paul Celan e pensar com ele. Com ele na sua direco42. Quando Derrida nos fala da sua experincia de leitura da palavra de Celan, uma ddiva to rigorosa quanto responsabilizante (porque o desafio consiste em ler, em bem saber ler, a luminosidade da constelao potica sem cegar), uma exigncia que tambm a de pensar com Celan, num gesto de fidelidade infiel s zonas de fractura e de silncio, compele-nos a pensar a prpria experincia de ex-apropriao da lngua, da atestao
38 Le pome est la parole dun seul devenue figure. Singularit mais aussi solitude: le seul, le pome est seul , J. Derrida, Schibboleth, p. 18. 39 J. Derrida, Carneiros, p. 17. 40 Je prfre parler dexprience, ce mot qui signifie la fois traverse, preuve, J. Derrida, Une folie doit veiller sur la pense in Points de Suspension, p. 373. 41 J. Derrida, Carneiros, p. 35. 42 Ibid., p. 18.

pp. 343-364

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

O poema ou o caminho do impossvel

351

da disseminao no endereamento singularidade, assim como, inescapavelmente, da relao entre a interrupo, o desastre e o perdo, ou ainda, a interminabilidade do luto, a rubrica da morte tal como ela vivida na experincia da lngua, assim como a experincia da morte vivida nos poemas de Celan. Ouamos pois Derrida, numa entrevista concedida a Evelyne Grossman, e que fao aqui chegar numa traduo de Maria Joo Cantinho, tomada ao texto Neve das palavras:
Parece-me, a cada instante, que ele [Paul Celan] deve ter vivido esta morte. De muitas maneiras. Deve t-la vivido por toda a parte onde sentiu que a lngua alem era morta duma certa maneira, por exemplo pelos sujeitos de lngua alem que fizeram um certo uso dela: ela assassinada, morta []. A experincia do nazismo um crime contra a lngua alem []. E, depois, h uma outra morte que aquela que no pode chegar lngua por causa daquilo que ela , isto : posta em letargia, mecanizada, etc. O acto potico, constitui, ento, uma espcie de ressurreio: o poeta algum que tem a tarefa permanente, numa lngua que nasce e ressuscita, no de lhe dar um aspecto triunfante, mas despertando-a como se desperta um fantasma: ele desperta a lngua e para tornar viva a experincia do despertar, do retorno vida da lngua, necessrio estar prximo do seu cadver43.

E vida e morte: motivos ou marcas recorrentes da poesia de Celan como a dana da morte44 e a noite das palavras45, a dana das palavras com a morte, a palavra do luto e o luto da palavra, a morte na neve46 ou os vestgios, as pegadas e os passos que se extinguem (no apenas o que se perde, mas sobretudo o que se encobre e embua), entretecem-se no poema, e de modo marcadamente ofegante em Fuga da Morte [Todesfuge], reunido em Papoila e Memria [Mohn und Gedchtnis]47 e A Morte,
J. Derrida, entrevista com Evelyne Grossman, 29 de Junho de 2000, in Europe, p. 90. Apud Maria Joo Cantinho, A Neve das palavras in P. Revista de poesia & poltica, n. 1, 2005, p. 13. 44 Para este motivo atente-se naquele que ser, muito provavelmente, o poema mais citado de Celan: Fuga para a morte [Todesfuge] in Sete Rosas Mais Tarde Antologia Potica, p. 14-15. 45 Ibid., p. 54-55. 46 Considere-se nomeadamente o grupo de poemas reunido em A Parte da Neve [Schneepart] in Sete Rosas Mais Tarde Antologia Potica, p. 163-171. Temas que deixam perceber, na magnitude da sua voz, uma ateno grande tradio de poetas alemes, sobretudo ao imaginrio de Hlderlin, mas tambm de Goethe, Schiller, Heine, Hugo von Hoffmannsthal, ou ainda Rilke e Kafka, sem esquecer Shakespeare e Yeats, que Celan traduziu, at mesmo Baudelaire, Mallarm, Valry ou Apollinaire, que leu. 47 Ibid., p. 2-33.
Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007) pp. 343-364
43

352

Hugo Mendes Amaral

poema do esplio A Morte uma flor48, evocando o modo trgico como o poeta assumiu a responsabilidade de dizer, de procurar testemunhar, a mais dolorosa e insustentvel vivncia, num lance que prende a questo da lngua, e da lngua alem em particular, contradio que lana o poeta ao desassossego, mas tambm ao destemor, de escrever numa lngua que era simultaneamente a da sua me e a dos mestres da morte. Ser esta a tarefa corrosiva e alegrica, do poeta, a de escrever no limiar do emudecimento, ser esse o seu contrato, a misso de uma experincia vivida no fio do limite da lngua49. Ser esse, pois, o grande paradoxo da poesia, essa arte frgil da interrupo, da suspenso e da cesura, mas ainda assim a incondio da prpria interrupo da arte50, tal como Celan nos convida a pensar em O Meridiano e Lacoue-Labarthe a revisitar em La
48 P. Celan, A Morte [ Der Tod ] in A Morte uma Flor Poemas do Esplio , ed. bilingue, trad. Joo Barrento, Cotovia, Lisboa, 1998, p. 14-15. 49 E de que tamb m nos falam George Steiner, nomeadamente nos ensaios de Linguagem e Silncio Ensaios sobre a crise da palavra, (trad. bras. Gilda Stuart e Felipe Rabajally, Companhia das Letras, So Paulo, 1988) ou em Depois de Babel: Aspectos da Linguagem e da Traduo (trad. port. Miguel Serras Pereira, Relgio Dgua, Lisboa, 2002), Giorgio Agamben, nos textos La fine del poema (in Categorie italiene. Studi di poetica, Marsilio, s.l., 1996), Il linguaggio e la morte (Giulio Einaudi, Torino, 1982) e Quel che resta di Auschwitz (Bollati Boringhieri, Torino, 1998) ou sobretudo Maurice Blanchot, particularmente no livro que dedica a Celan, Le Dernier Parler (Fata Morgana, Montpellier, 1984). 50 No texto a que aqui procuro confiar e destinar alguma ateno, o prprio autor que vai conceder uma incansvel vigilncia, num timbre de inspeco e gratido, obra dramtica de Georg Bchner, para assim nos oferecer um pensamento do poema, partindo (d)a arte, (de) uma certa condio da arte. Apostrofando e chamando cena do seu texto as figuras da Marioneta, da Criatura, do Pigmalio e de Camille do drama A morte de Danton, assim como as do Charlato e do Macaco da pea Woyzeck, ou ainda a figura dos Autmatos e de Valrio de Lencio e Lena, Celan d-nos a pensar um estado estril da arte, sem descendncia e de v representao. Sero precisamente as figuras de Lucile (de A morte de Danton) e de Lenz (no o Lenz histrico, mas o Lenz de Bchner), que cravaro uma dimenso excepcional, de absoluta interrupo, a um estado de arte enquanto problema, enquanto reproduo e desenho natural arte enquanto petrificao (Cabea da Medusa). Sero, com efeito, Lucile e Lenz quem permitiro dar um passo a mais neste pensamento da arte e autorizaro essa exigente mudana de respirao do poema, um poema que ter que fazer o caminho da arte, um retraamento, como diria Lvinas, com vista a uma mudana radical de direco. Em detrimento de um certo facilitismo de representao artstica, esttica e cultural, Celan vai fazer-se acompanhar, ao longo da viagem em torno de O Meridiano, das profundas e agudas obsesses de Lucile e Lenz, para assim nos dar a pensar o poema no limite do pensamento, no como construo essencial, mas enquanto dilogo desesperado. Poema que, mesmo na sua causa mais prpria, tambm, e j sempre, uma causa alheia: o poema do outro ou o poema como um outro nome do impossvel.

pp. 343-364

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

O poema ou o caminho do impossvel

353

posie comme exprience ainda no seu alcance de gesto suicidrio51. Uma arte frgil, dizia, porque gerada a partir da prpria impossibilidade de origem e todavia reafirmada no desejo de unicidade da lngua, lngua de um impossvel-existir-fora-da-lngua, oferta que no pode ser comparada a nenhuma outra pois no falamos nunca seno uma nica lngua, como primeira hiptese, assim nos lembra Derrida em O Monolinguismo do Outro52, mas lngua que no pode ser comparada a nenhuma outra porque ela no minha, porque na ausncia da lngua pura, porque no seu emprstimo, ser com efeito morada [demeure], o elemento53 de uma resistncia absoluta e incontornvel, lutando, a cada passo, contra a mudez das coisas, numa dilacerao interna, a saber, o prprio poema entre o querer dizer e a im-possibilidade de dizer Gedichtzu, Gedichtauf [Poema-fechado, poema-aberto]54, ou ento o poema que se envia entre o seu J-no-mais e o seu Ainda-e-sempre55. Neste sentido, Deus seja
51 Ce que Celan appelle la contre-parole de Lucille ne soppose proprement rien, pas mme aux discours prononcs auparavant (les grands mots de Camille et de Danton, au pied de lchafaud). Pas mme au discours en gnral. Elle napprouve rien non plus : elle ne dit rien en faveur de la monarchie, ce nest pas une parole politique pas mme anarchiste. Elle nest pas pour autant neutre, ou alors il faudrait sentendre sur le terme. Cest un geste. Elle nest pas contre-parole que pour autant quelle est un tel geste et quelle procde, comme dit Bchner, dune dcision: le geste ou la dcision de mourir. En criant Vive le Roi!, Lucille se donne purement et simplement la mort. La parole est ici suicidaire, cest la parole, comme le disait Hlderlin de la parole tragique proprement grecque, en tant quelle est brutalement meurtrire et qui elle tue. Pure provocation, elle signifie (la dcision de mourir), mais sur un autre mode que la signification. Elle signifie sans signifier: cest une acte, un vnement (mais jaurais quelque rticence parler ici de performatif). P. Lacoue-Labarthe, La posie comme exprience, p. 75-76. 52 J. Derrida, O monolinguismo do outro, p. 19. 53 Eu no tenho seno uma lngua, e ele no minha. E ainda: Sou monolingue. O meu monolinguismo demora-se e eu chamo-lhe a minha morada, e sinto-o como tal, nele me demoro, nele habito. Ele habita-me. O monolinguismo no qual respiro para mim o elemento, ibid., p. 13-14. 54 P. Celan, Poema-fechado, poema-aberto in A Morte uma Flor Poemas do Esplio, p. 80-81. 55 O poema afirma-se margem de si pr prio; para poder subsistir, evoca-se e recupera-se incessantemente, num movimento que vai do seu J-no ao seu Ainda-e- sempre. Este Ainda-e-sempre no pode ser outra coisa seno uma fala. No linguagem sem mais, portanto, nem provavelmente tambm co-respondncia (Ent-sprechung) no plano da linguagem. Ele antes linguagem actualizada, liberta sob o signo de um processo de individualizao radical, certo, mas que ao mesmo tempo permanece consciente dos limites que lhe so traados pela linguagem, das possibilidades que se lhe abrem na linguagem. Esse Ainda-e-sempre do poema s pode ser encontrado na poesia de quem no se esquece de que fala sob o ngulo de incidncia da sua existncia, da sua condio criatural. P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 56.

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

pp. 343-364

354

Hugo Mendes Amaral

acusado56, o poema no teria olhos e no esqueamos Lucile cega para a arte57 , ou melhor, haveria um vu ondeante sua frente e atrs dele, tal o desenho58 de Celan em Dilogo na Montanha, uma vez que, mal entra uma imagem, fica logo presa nas malhas, e logo aparece um fio que comea a fiar, a envolver a imagem, um fio do vu; vai fiando e envolvendo a imagem e gera um filho com ela, meio imagem e meio vu59. Tratar-se- de procurar, ento, de procurar pensar, com Celan, e sobretudo no texto que proponho hoje aqui escutar e ver a meio vu, no limite, sem cessao, da ruptura60 , e que a cada passo parece querer escapar (e sim, persiste em fugir-me!), uma lngua capaz de recolher em si, no limite do dizer, a luz ntima e o secreto fulgor do evento e da singularidade. Qual a vocao da palavra, que caminho, o do poema, sendo em si uma aspirao ao poema perfeito, a uma u-topia61 da linguagem, que num lance anima e violenta a palavra e que Celan chama de poema absoluto [das absolute Gedicht] o poema que no existe nem pode existir, no qual todos os tropos e metforas so levados para alm de um certo limite?
Minhas Senhoras e meus Senhores, de que falo eu realmente quando, a partir desta direco, nesta direco, com estas palavras, falo do poema? Do Poema? No daquele poema. Mas eu falo afinal do poema que no existe! O poema absoluto no, mais certo que no existe, no pode existir tal coisa! Mas existe, isso sim, com cada verdadeiro poema, com o mais modesto dos poemas, aquela irrefutvel pergunta, aquela inaudita exigncia62.

Uma singular exigncia, escute-se, a da vocao do poema ao pronunciar o caminho do impossvel, no seu insustentvel silncio, num silncio que abre clareiras e fracturas na lngua e que dessas brechas faz
56 Mas eles, os irmos, Deus seja acusado, no tm olhos, P. Celan, Dilogo na montanha in op. cit., p. 36. 57 P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 44. 58 Leia-se ainda desenho no alcance que J.-L. Nancy nos d a pensar em Resistncia da Poesia: ritmo, cadncia, corte, sncope (espaamento, batimento), e com isso, nisso, algo a que chamaria, para no dizer uma figurao, um desenho. Sentido enquanto desenho, e no no continuum do sentido. Sentido removido, nesse sentido, e no discorrido, p. 36. 59 P. Celan, Dilogo na montanha in op. cit., p. 36. 60 la limite, sans cesse, de la rupture , P. Lacoue-Labarthe, La posie comme exprience, p. 63. 61 luz do que objecto da pesquisa: luz da u-topia, P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 59. 62 Ibid., p. 58.

pp. 343-364

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

O poema ou o caminho do impossvel

355

irromper um certo sentido, um sentido de suspenso apenas instaurado no movimento, num movimento que ser o do ouvido a captar o murmrio do excesso e do segredo. Mas uma irrefutvel pergunta no poema, em si mesma uma questo incontornvel do poema, como um compromisso que o de chegar s estremaduras do dizvel e su-portvel na linguagem, que cada vez mais, e em Celan, se apaga e fecha sobre si prpria, para assim desejar habitar os focos incendiados de uma certa inteireza, numa palavra que vive da tenso e do movimento entre o j-no e o ainda-e-sempre, numa traduo lateral, num perseverante abismo de ns, numa descida ao mais fundo e numa subida ao mais alto. Irrefutvel pergunta e inaudita exigncia, as do caminho do poema, sem suporte, sim, signos da paixo do poema absoluto, impossvel, numa direco anunciada morte em cada sulco verbal, a nesse lugar sem lugar, num discreto movimento (d)escrito que vai do lugar em direco ao no-lugar, daqui em direco utopia63, tempo sem tempo do entre, do mistrio e do limiar, do desespero do encontro, algures do acolhimento im-possvel ou potica da translao, tal como ouvimos ainda Celan pronunciar no poema Elogio da distncia: Sou tu quando sou eu/ Um fio apanhou um fio:/ Separamo-nos enlaados64. O poema como caminho do impossvel traduzir pois o queixume e o desespero pela incontornvel separao do encontro desejado, abrindo o espao da poesia como extremidade ou soleira, entre o que se diz e o que se deseja dizer, num movimento in extremis, marc(h)a extrema da lngua, selo da interjeio e da apostrofao, nessa vez do envio (ou a fico reinventada entre dois infinitos), no prprio ritmo da locomoo e, por isso mesmo, nunca um dizer plenamente dito65, porque j o dito resvala sempre para o segredo (e, enfim, um segredo sem segredo)66, para o sossego (um procedente sossego sem pura provenincia e em permanente desassossego) e para o mutismo (um certo mutismo ou um meio-vu como incondio da repetio inventiva, da dobra e da fico). Num movimento de discreto brilho, o poema ou o texto do desassossego do poema que ser ento O Meridiano, esse texto elptico, alusivo e cheio de interrupes, traar um desses rasgos que faz do silncio a sua
Le mouvement ainsi dcrit va du lieu vers le non-lieu, dici vers lutopie., E. Lvinas, Paul Celan, de ltre lautre, Fata Morgana, s.l., 2004, p. 23. Minha traduo. 64 P. Celan, Lob der Ferne in Sete Rosas mais tarde Antologia potica, p. 12-13. 65 Voil le po me, langage achev , ramen au niveau d une interjection, d une expression aussi peu articule, quun clin dil, quun signe donn au prochain! Signe de quoi? de vie? de bienveillance? de complicit? Ou signe de rien, ou de complicit pour rien: dire sans dit., E. Lvinas, Paul Celan, p. 15. 66 Para a questo do segredo ver nomeadamente J. Derrida, La littrature au secret. Une filiation impossible in Donner la mort, Galile, Paris, 1999.
Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)
63

pp. 343-364

356

Hugo Mendes Amaral

respirao recndita e descontnua, em eterna escuta, num movimento, digo, numa mudana da respirao, num sopro ou numa viragem67, numa locomoo da ateno ao detalhe e ao excesso da linguagem, ao invisvel e ao indizvel: uma ateno ou uma promessa que se converta na orao natural da alma, como dizem W. Benjamin e P. Celan na escuta atenta do sopro de Malebranche, a saber, ainda na recitao de Lvinas, a ateno como clusula de interdizer o poema absoluto, como dom de entre-dizer a fuga, para alm, a caminho do impossvel. Tal como nos lembra J. Barrento, nenhuma ateno que no a da citao benjaminiana poderia convir melhor ao poema de Celan, poeta at aos ossos e dor, ele que no quer, nem sabe, ser outra coisa68. Ele, o poeta da ateno fractura irredutvel da luz, da ateno ao caminho encoberto e cerrado, poeta de uma ameaa idiomtica69 a que no ser porventura alheio um certo hermetismo judaico-cabalstico , falar j sempre a partir de uma certa obscuridade, e se no a obscuridade congnita, pelo menos aquela obscuridade atribuda poesia em nome de um encontro70. O poema de Celan, o poema da alegoria e da evaso (motivos ainda do pensamento hebraico, da tradio e da condio judaicas), tomado na sua mais ampla dimenso e re-articulado com os motivos da impossibilidade da fuga e do regresso , a cada viragem de verso, transferido para a expresso da mais impossvel das tarefas: a de metamorfosear o horror dos campos de concentrao num confronto de arrebatamento e tumulto, num cataclismo, digo, num desastre, com o dom da escrita. O poema, tanto quanto o discurso O Meridiano, parece assim encontrar na decomposio dos valores, no fraccionamento e na aniquilao da vida humana e o recobro de cenrios da obra dramtica de Bchner, em particular as figuras da criatura burlesca e sinistra, o monstro da comdia grotesca Lencio e Lena71, emblema de um certo estado absurdo da arte e da majestade do absurdo72 como apelo interrupo e reinveno do nome do poema, no devem ser aqui esquecidos , o correlato da desintegrao da linguagem, aliado, diriam talvez, a uma mstica da
67 Aqui numa clara alus o ao potencial de tradu o que a palavra Atemwende possibilita viragem, volta, desvio ou mudana da respirao , ttulo de um dos mais belos e vertiginosos livros de poemas de Celan e que para mim guardo como singularmente tocante. 68 J. Barrento, O mistrio do Encontro in op. cit., p. 78. 69 Menace idiomatique: la menace de lhermtisme et de lobscurit , P. Lacoue-Labarthe, La posie comme exprience, p. 85. 70 P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 53. 71 Cf. Georg Bchner, Leonce und Lena, Philipp Reclam, Stuttgart, 1995. 72 P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 46.

pp. 343-364

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

O poema ou o caminho do impossvel

357

negao de Jacob Bhme73 ou ainda a um niilismo engrossado, mas que, qual viso corrosiva, no parece participar da conhecida afirmao de Adorno, o judeu Grande de Dilogo na Montanha, lavrada no ensaio Kulturkritik und Gesellschaft: a crtica da cultura encontra-se no ltimo degrau da dialctica relativamente cultura da barbrie: escrever um poema depois de Auschwitz um acto de barbrie, elucidando-nos assim do porqu da impossibilidade de escrever, hoje, poemas74. Para Celan, tal como o disse uma vez Arnold Schnberg: a Arte no vem pelo poder, pela capacidade, mas pelo dever, pelo ter de, pelo estar obrigado a75. Este mssen [il faut, preciso] ser pois a marca da incondicionalidade da palavra de Celan, o ndice do poema como experincia do caminho do impossvel, o rogo para repensar um certo estado estril da arte e assim fazer reflectir o poema, a partir da prpria arte, quebrando um certo estado de arte76, luz de um distinto e paradoxal brilho, que ser o outro do
73 Cf. Jakob B hme, Im Zeichen der Lilie. Aus den Werken eines christlichen Mystikers. Hg. Gerhard Wehr, Diederichs, Mnchen, 1991. ainda Y. K. Centeno quem nos lembra: A filosofia que o transporta aparentada mstica da negao. Estamos longe, com Celan, do optimismo (tambm, em certa medida, cabalstico) de um Spinoza ou de um Leibniz. Ao l-lo, antes se pensa em Rilke ou em Rimbaud. A sua busca a do abismo transcendente a que j Bhme chamar Sem-Fundo (Ungrund)., Y. K. Centeno, Paul Celan, O Sentido e o Tempo in Sete Rosas Mais Tarde Antologia Potica, p. xviii. 74 Kulturkritik findet sich der letzen Stufe der Dialektik von Kultur und Barberei gegenber: nach Auschwitz ein Gedicht zu schreiben, ist barbarisch uns das frisst auch die Erkenntnis an, die ausspricht, warum es unmglich ward, heute Gedichte zu schreiben., Theodor W. Adorno, Kulturkritik und Gesellschaft Gedichte nach Auschwitz (1956) in Theodor Adorno & Rolf Tiedeman, Kulturkritik und Gesellchaft I. Gesammelte Schriften, Suhrkamp, Frankfurt am Main, 1977, p. 30. Minha traduo. 75 Kunst kommt nicht vom k nnen, sondern vom M ssen , Arnold Sch nberg, Probleme des Kunstsunterrichts in Stil und Gedanke, Fischer, Frankfurt am Main, p. 165. Minha traduo. 76 No tanto a influente ampliao da arte de que nos fala Celan, partindo da mxima de Mercier, largissez lArt, mas, a partir de uma distncia e de uma estranheza, de uma obscuridade em nome do encontro, em nome de um passo em frente, interromper, isto , reinventar um estado de arte esquecida de si: Quem traz a arte diante dos olhos e no sentido e continuo a referir-me histria de Lenz esquece-se de si. A arte provoca um distanciamento do Eu. A arte exige aqui, num direco determinada, uma determinada distncia, um determinado caminho. E a poesia? A poesia que no pode deixar de seguir o caminho da arte? [] largissez lArt! Esta questo, com a sua velha, a sua nova inquietude, acerca-se de ns. Com ela me acerquei eu tambm de Bchner e julguei reencontr-la. Tinha tambm uma resposta pronta, uma contra-palavra ao estilo de Lucile, queria contrapor qualquer coisa, ser presente com a minha contradio: Ampliar a arte? No, Entra antes com a arte no que em ti prprio h de mais acanhado. E liberta-te.

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

pp. 343-364

358

Hugo Mendes Amaral

poema e o poema do outro; um imperativo de re-afirmao, de hiperresistncia, que parece responder a um apelo, ainda que a resposta se revele dissimtrica, ou ento, uma incondicionalidade que mais no ser do que uma incansvel vigilncia (e no ser j o sonho do impossvel, o que , com efeito, preciso77 ?), sem condio, ao que do mundo, uma vspera vigilante de e a um estar-no-mundo, para assim repensar, justamente, luz de um incalculvel j antes, o prprio mundo78, num gesto de interrupo da ordem ldica do belo e do jogo dos conceitos e do jogo do mundo 79, como nos lembra Lvinas. Um Mssen que se anuncia, afinal, como ndice ou marca do timbre que faz a incondicionalidade da desconstruo derridiana, traduzido no imperativo il faut. Seria preciso, ento, caminhar beira de uma abertura radical da palavra e fazer cruzar o pensamento do poema, num periclitante paradoxo80, com o que poderamos chamar, numa exaustiva, numa exacta e profunda, imprevisvel e associativa, elptica e hbrida81 tentativa perseguio do poema, a saber, o poema entre a condio ontolgica de ser diferentemente (abeirando-se do horizonte onto-hermenutico) e a incondio do diferentemente do ser (reconciliando-se no gesto tico-desconstrutivo), como um exerccio
A arte, portanto tambm a cabea de Medusa, o mecanismo, os autmatos, o que h de mais inquietante e difcil de distinguir, em ltima anlise talvez apenas uma estranheza a arte continua a viver., P. Celan, O Meridiano in op. cit., pp. 51 e 59. 77 Mais do viendrait alors le rve de linnombrable, si cest un rve? lui seul ne prouve-t-il pas ce dont il rve et quoi bien tre l pour faire rver?, J. Derrida, Chorgraphies in Points de suspension, p. 115. 78 Lembra-nos F. Bernardo, no posfcio traduo portuguesa da obra de J. Derrida, A Universidade sem Condio: Importa-nos, de facto, salientar como que a impossibilidade, que redige a desconstruo como movimento do pensamento, como pensamento como in-finito movimento porque infinitamente sujeito interpelao, afeco ou ferida que, solicitando-o, lhe vem do outro (assim nos d tambm Derrida a pensar, no tanto a poesia, cuja ideia e pressupostos terico-filosficos tambm desconstri, mas o poema), se traduz no sem condio que deveria doravante traar o perfil da Universidade por vir e ainda, e alm do mais, como que esta obra constitui um outro e novo passo, um passo todo de luz num trajecto ou numa travessia que redige a ndole aportica, paradoxal ou contraditria deste pensamento., F. Bernardo, A desconstruo da Universidade (Ou o velar pela Universidade por vir) in op. cit., p. 89-90. 79 Interruption de lordre ludique du beau et du jeu des concepts et du jeu du monde, E. Lvinas, Paul Celan, p. 35. 80 Do absurdo que , no poema como na tragdia, a sua lei de necessidade, e que lhe vem dessa paradoxal tendncia para o emudecimento, do periclitante paradoxo de o poema ser solitrio e ir a caminho do Encontro com o Outro., Joo Barrento, O mistrio do Encontro in Arte potica, p. 79. 81 Ibid., p. 78.
Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

pp. 343-364

O poema ou o caminho do impossvel

359

interrompido, sem cessao, para deixar passar nas interrupes a sua outra voz, como se dois ou mais discursos se sobrepusessem com uma estranha coerncia que no essa de um dilogo, mas urdida segundo um contraponto que constitui no obstante a sua unidade meldica imediata o tecido dos seus poemas82. Ao pensarmos, por um lado, uma certa proximidade admirativa de Celan hermenutica de Heidegger, uma ateno ao Ser na perscrutao do dizer potico (e de que Lacoue-Labarthe d conta em Catastrophe: A poesia [] diz de facto a existncia83), e, por outro, a ateno ao pensamento de uma marca potica, dir-se-ia poemtica, do evento e da alteridade, leia-se ainda o poema como direco e como respirao84 reaprendido e reencontrado na figura de Lucile da obra de Bchner, que deixa o esquecido de si85, o poema redobra-se na sua figurao, convocando e transportando o leitor para uma encruzilhada sem possibilidade de sada, traando e reconfigurando as rotas de um meridiano invencvel, porque deixou de haver um fora e um dentro divergentes, um antes e um depois calculveis. Seria pois necessrio, (es muss, il faut) entrar no poema, partir na sua demanda, mordendo e partindo as palavras que cravam o insustentvel, ferindo o seu fechamento, o seu dito hermetismo, isto , abrindo sulcos, aberturas negras [schwrzliches Offen]86, possibilitando uma acentuao do percurso do poema para os silncios de dobras a cada instante mais inexorveis, para o in-alienvel lugar do rastro do outro. Pois bem, para o grande bem ou para o grande mal, para todos os que lem ou no Celan, os seus mais belos poemas, os seus mais tocantes ensaios, cartas ou discursos nascem irrecusavelmente, a cada passo, a cada aperto de mo [Hndedruck]87, de uma aguda ateno88 ou de uma incon82 Sans cesse pour laisser passer dans les interruptions son autre voix, comme si deux ou plusieurs discours se superposaient avec une trange cohrence qui nest pas celle dun dialogue, mais ourdie selon un contrepoint qui constitue malgr leur unit mlodique immdiate le tissue de ses pomes., E. Lvinas, Paul Celan, p. 18-19. 83 La posie [] dit en effet lexistence , P. Lacoue-Labarthe, La posie comme exprience, p. 77. 84 Julguei encontrar a poesia em Lucile, e Lucile apreende a linguagem como figura e direco e respirao, P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 51. 85 Deixo o esquecido de si, aquele que se ocupa da arte, o artista, P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 51. 86 Verso tomado ao poema de Celan com ttulo francs la pointe acre, lido por J. Derrida em Schibboleth, p. 15. 87 E aperto de mo como movimento meta-tico, como uma rota, uma disponibilidade para outrem: No vejo nenhuma diferena de princpio entre um aperto de mo e um poema. P. Celan, Carta a Hans Bender (1960) in Arte Potica, p. 66. 88 E escolho dizer aguda, numa escolha sem escolha, para procurar aproximar-me do idioma de Celan, para procurar abeirar-me e acercar-me da sua pronncia da actualidade, isto , de um aqui e agora.

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

pp. 343-364

360

Hugo Mendes Amaral

testvel honestidade ao exlio e noite das palavras por cima do abismo aberto no ser89, como nos diz Lvinas, num quase-tudo-quase-nada, conduzindo por fim Rosa de Ningum [Niemandsrose]90. Poder pois parecer no haver qualquer redeno no seu exerccio da palavra potica, ainda assim, mais do que um questionar da impossibilidade de esquecimento do mal, tratar-se- de procurar perseguir no poema, no desvio que a sua aporia posta em movimento, beira do caminho do impossvel, e ainda antes e para alm do ser, uma ferida aberta, uma cicatriz, uma lamentao e uma paixo constantes pelo atraso do poema, que to-somente se deixa desejar. Com Celan, tambm ns leitores, tcitos e loucos91 tradutores, habitamos o mais extraordinrio lugar: lugar de uma contradio abissal, a onde se confina uma certa radicalidade do pensamento e o emudecimento92, a onde se d uma tenso irresolvel e uma subtil contaminao entre o intraduzvel do poema, isto , o seu evento ou a sua data, e o apelo que dele emana sua infinita traduo. Tambm em O Meridiano o poeta vai trilhando esse lugar, circunscrevendo o silncio das palavras. E em lugar do Ser de Heidegger, o centro do tempo, encontramos o rastro de um algures inquietante93, como do Outro94, num passo que de prprio a si, que de si prprio, s poder encontrar o lugar que era do estranho [] um Eu de estranhamento95. O poema de Celan,
Par-dessus labme ouvert dans ltre , E. Lvinas, Paul Celan, p. 24. Cf. P. Celan, Sete Rosas mais tarde Antologia potica, p. 97-117. 91 Maurice Blanchot quem, no escrito Traduire da obra Lamiti, confessa: Traduire est, en fin de compte, une folie (Gallimard, Paris, p. 73). Tambm para a questo da loucura, disseminada um pouco por toda a obra de Derrida, na sua articulao com a ultra-radicalidade do pensamento, para alm do filosfico, ver J. Derrida, Une folie doit veiller sur la pense in Points de suspension, p. 349-376. 92 Radicalidade tambm da experincia do outro como impossvel. Experincia, vez, de outro com outro, de nico a nico; experincia de uma ipseidade j enlutada, que transporta em si o outro-fora-de-si. 93 Porque o que a diviso, e somente o exlio, do mundo e de si mesmo, refere Y. K. Centeno, o tempo e o espao so outros: de fractura, de diviso, de impotncia e silncio. O ser to aclamado por Heidegger no o tempo, mas o seu reverso. [] No luz condutora, antes marca de uma fractura irredutvel, memria, saudade, desgosto profundo pelo que se perdeu, o todo, o tudo da vida. Cortado da origem []. O eu e o outro, o eu e o eu, no se integram em nenhum centro comum, transcendente ou humano. Y. K. Centeno, Paul Celan: o Sentido e o Tempo in op. cit., p.xix e xxv-xxvi. 94 linterrogation de lAutre, recherche de lAutre., E. Lvinas, Paul Celan, p. 35. 95 Ele no o artista, no aquele que se ocupa das coisas da arte, ele enquanto Eu. Encontraremos agora o lugar que era o do estranho, o lugar onde a pessoa conseguia libertar-se enquanto Eu um Eu de estranhamento? Encontraremos um tal lugar, um tal passo?, P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 52-53.
90 89

pp. 343-364

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

O poema ou o caminho do impossvel

361

num trilho condenado pela mudez, pelo intransfervel lugar do encalo do outro, aparece, a cada passo, mais prenhe de destroos, falando a partir da mais clamorosa distncia de uma estranheza que porventura se inventaram a elas prprias96. Poema enquanto caminho de um desejado encontro, caminho da solido e de uma radicalidade que se percorre de cabea para baixo; caminho de quem tem o cu por abismo debaixo de si97, poema-caminho de uma estranheza em processo, em andamento [Entfremdung], mais do que um estado de estranheza [Befremdung], poema de uma experincia-limite, como caminho dos estilhaos da palavra assomados ao confronto com o silncio, em travessias da noite, com a fragilidade das palavras posta num espelho cego. Mas a onde, talvez, no se consiga distinguir mais entre a estranheza de uma certa exportao e de uma concentrao da memria das datas e a estranheza da exclamao, do enigma ou do segredo do evento, a sua causa mais prpria:
j que o estranho, ou seja o abismo e a cabea de Medusa, o abismo e os autmatos, parecem ir numa e na mesma direco [...], talvez a cabea da Medusa se atrofie precisamente a, talvez precisamente a falhem os autmatos neste breve e nico momento. Talvez aqui, com o Eu este Eu surpreendido e liberto aqui e deste modo , talvez aqui se liberte ainda um Outro. Talvez o poema seja ele prprio a partir deste ponto...98.

Neste gesto de pensamento do poema como sobressalto e suspenso, na ateno ameaa do seu abismo, prenncio da velocidade e da mudana da sua respirao, ousamos reconhecer o alcance da viagem do eu ao outro, uma vez que, hoje e sempre, sublinhemos com Lvinas, o poema vai em direco ao outro99. Nesse envio, nesse pr-se a caminho do (tempo do) outro, tempo da direco de uma outra caminhada, e lembremos uma vez mais o poema como caminho do impossvel, este impossvel caminho100, ou, como refere Lacoue-Labarthe, como cami-nho do amor de um encontro101, isto , como paradoxal travessia e trajecto102, caminho a percorrer de um dilogo desesperado ou infinito,
Ibid., p. 53. Ibidem. 98 Ibid., p. 53-54. 99 Le pome va vers lautre, E. Lvinas, Paul Celan, p. 19. 100 P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 63. 101 Lamour dune rencontre, P. Lacoue-Labarthe, La posie comme exprience, p. 86. 102 Um abismo que nesta cena quase-te rica, nesta cena da jet theory que a desconstruo, se confunde com a sua vspera por vir., F. Bernarndo, A desconstruo da Universidade (Ou o velar pela Universidade por vir) in op. cit., p. 86.
97 96

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

pp. 343-364

362

Hugo Mendes Amaral

no a partir da resposta do interpelado, mas a par da circularidade deste movimento sem retorno, desta trajectria perfeita, deste meridiano que, na sua finalidade sem fim, descreve o poema103, acto, ao mesmo tempo, inevitvel e impossvel104, como o sempre a vinda surpreendente do outro, o poema incendiar o desejo infinitamente curvado traduo do evento, que como quem diz, quem sabe, talvez (e como lemos em O Meridiano, este quem sabe e vejo-me chegar a agora a nica coisa que, por mim, aqui e agora, ainda posso acrescentar s velhas esperanas. Talvez, o que tenho de dizer a mim prprio agora105), falar em nome de um Outro: penso que desde sempre uma das esperanas do poema precisamente a de, deste modo, adianta Celan num rasgo de esperana no apotetica, falar tambm em causa alheia (fremder) no, esta palavra j no a posso usar agora , a de, deste modo, falar em nome de um Outro, quem sabe se em nome de e permitindo-me agora citar a partir da lngua alem um ganz Anderen, ou seja, de um absolutamente Outro106. E nesta caminhada incessante para o outro que tambm Celan, encaminhados pelo limite do dizer e do saber, mas ainda assim a desejar tocar a mo ou o rosto sem rosto do outro impossvel, leiamos ainda a celebrada passagem da Carta a Hans Bender:
Ofcio coisa de mos. E estas mos, por outro lado, s pertencem a um indivduo, isto , a um nico ser mortal que com a sua voz e o seu silncio busca um caminho. S mos verdadeiras escrevem poemas verdadeiros. No vejo nenhuma diferena de princpio entre um aperto de mo e um poema107.

O poema ser assim, neste gesto, nesta direco, a prpria experincia do encontro desesperado com o outro, reconfigurando-se num confronto com o outro impossvel, isto , numa potica de relao108 que postula
103 Non pas partir de la rponse de linterpell, mais de par la circularit de ce mouvement sans retour, de cette trajectoire parfaite, de ce mridien que, dans sa finalit sans fin, dcrit le pome., E. Lvinas, Paul Celan, p. 30. 104 Acte, la fois, invitable et impossible cause dun pome absolu que nexiste pas, ibid., p. 34. 105 P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 55. 106 E que na traduo de Barrento e Vanessa Milheiro nos chega como um radicalmente Outro. (Ibidem). 107 P. Celan, Carta a Hans Bender in op. cit., p. 66. 108 Derrida quem, em O monolinguismo do outro, nos fala de um espao da relao no sentido da narrao [], mais genericamente, no sentido que douard Glissant imprime a este termo quando fala de Potica da Relao, do mesmo modo que se poderia tambm falar de uma poltica da relao., p. 33.

pp. 343-364

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

O poema ou o caminho do impossvel

363

o encontro como a prpria chance do dizer potico: um dizer como resposta e resposta hiper-responsvel. Em Celan, o evento do poema ou a respirao do poema como tempo da vinda do outro tambm sopra nos seus silncios o lamento por um mundo irremediavelmente destrudo; respira, num acto de resistncia e sobrevivncia, um esvaziamento do mundo, e o outro, na sua alteridade absoluta, vir j sempre no seu afastamento, na sua fantasmaticidade. Este ser, na impossibilidade de uma certeza, o influxo dilacerante e antinmico do poema, de um s gesto suspenso e violentao poema condenado a lamber feridas que no cicatrizam mais, essa a fora da imagem que nos oferece Yvette Centeno, obrigado a morder o destino e a dizer o indizvel109 . Essa ser, talvez, a incondio do poeta, partir procura do outro, caminhar para ele, na sua direco, guiado pelo desejo de tocar o impossvel, partindo limites, sobrevivendo na esperana de brotar para a luz de um outro mundo por vir. Essa tambm a alegoria dos poemas do esplio A morte uma flor, mundo de uma beleza terrvel, impronuncivel. E, num arrepio, escutemos, de uma vez por todas as vezes, o poeta, a partir da Carta a Hans Bender: Vivemos sob cus sombrios e existem poucos seres humanos. Talvez por isso existam tambm to poucos poemas110. Mas nada, ainda assim, nada no mundo embargar um poeta como Celan, encaminhado pelo desejo de percorrer o impossvel do poema, a deixar de escrever, a deixar de reinscrever e reinventar os domnios do possvel, nem mesmo o facto de o alemo ser a lngua dos seus poemas. Nesta fuga conduzida elipse do texto de Celan, como o , sombria luminosamente, O Meridiano, uma fuga ou uma retirada guiadas pelo flego da desconstruo derridiana, deixo aqui, hoje, e apesar de j seguir um pouco extensa esta minha digresso, o que se me adiantou, o que inevitavelmente perdi ou esqueci:
Trata-se certamente e a voz de Bchner que me arranca esta suposio de coisas inquietantes, antigas, antiqussimas. E se hoje insisto tanto nelas, isso deve-se ao facto de tais coisas andarem no ar no ar que temos de respirar. [] Eu sei que h outros caminhos, mais curtos. Mas tambm a poesia se nos adianta, por vezes. La posie, elle aussi, brle nos tapes111.

109 N o h salva o poss vel na obra de Celan, que n o aponta caminhos, n o filosofa, apenas lambe feridas que no cicatrizam nunca mais. A vida, que manifestao, encontra-se contaminada irreversivelmente., Y. K. Centeno, Paul Celan: o Sentido e o Tempo in op. cit., p. xix-xx. 110 P. Celan, Carta a Hans Bender in op. cit., p. 67. 111 P. Celan, O Meridiano in op. cit., p. 50-51.

Revista Filosfica de Coimbra n.o 32 (2007)

pp. 343-364

You might also like