You are on page 1of 8

Programa de Ps-Graduao - Teologia

EMENTAS DAS DISCIPLINAS - 1. e 2. SEMESTRES DE 2014 Programa de Ps-Graduao Curso de Teologia 1. SEMESTRE TP. 014101 Metodologia e pesquisa em teologia Afonso Murad O curso oferecer as noes bsicas do fazer teolgico no nvel da ps-graduao. Sero primeiramente trabalhados os passos da metodologia cientfica em geral, ou seja, o conjunto de tcnicas que se aplicam em Cincia para investigao, integrao de conhecimentos anteriores e produo de novos conhecimentos. Trata-se de tcnicas que, longe de consistirem numa lista de passos a serem seguidos mecanicamente, requerem criatividade e inteligncia. Junto a tais tcnicas da metodologia cientfica em geral, num segundo momento sero tratados e integrados os elementos indispensveis que do ao trabalho cientfico seu cunho especificamente teolgico e catlico: revelao, Tradio, Magistrio, converso e orao. O curso ter elementos nitidamente tericos, bem como aspectos eminentemente prticos. TP. 014102 Estudos de teologia bblica Jos Tolentino A leitura infinita: uma arte de abrir a Bblia (curso intensivo, que acontecer nos dias 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11 de junho, das 18-21hs e no dia 7 de junho das 9-12hs). 1. 2. 3. 4. 5. No princpio era a palavra A bblia entre a cozinha e a mesa Para uma ertica bblica O outro que me salva: bblia e alteridade A construo narrativa de Jesus

TP. 014103 - Estudos de teologia sistemtica Manuel Hurtado Fundamentos do cristianismo 2. Sacramentos credveis e desejveis (obrigatrio para mestrandos e doutorandos que no possuem bacharelado eclesistico em teologia) O curso estudar especialmente o segundo volume do livro Convite a pensar e a e viver a f no Terceiro Milnio. Sacramentos Credveis e Desejveis, de Bernard Sesbo. Na convico de que Deus se fez homem e respeita de maneira escrupulosa os caminhos dos seres humanos, o curso tentar mostrar a importncia e o sentido dos sacramentos e a instituio dos sacramentos no mbito do mistrio da f crist. TP. 114104 Estudos de Eclesiologia Paulo Cesar Barros Agostinho de Hipona e a unidade eclesial Por longos anos de sua atividade pastoral, Agostinho de Hipona ops-se ao cisma donatista, na frica dos sculos IV e V. neste clima de disputa que ele, atravs da pregao homiltica, buscar inculcar nos fiis o amor unidade eclesial, motivando-os a perseverarem no seio da Igreja una e indivisa. A partir da leitura de uma seleo dos Sermones ad populum de Santo Agostinho, buscar-se- neste curso evidenciar elementos da eclesiologia agostiniana que constituam princpios teis ao progresso do atual dilogo teolgico ecumnico, de modo particular no que diz respeito recepo e apropriao dos resultados deste mesmo dilogo.

_________________________________________________________________________________________________
Avenida Dr. Cristiano Guimares, 2127 Planalto Cep 31720-300 Belo Horizonte/MG Brasil Tel: (31) 3115-7076 Fax: (31) 3115-7086 www.faculdadejesuita.edu.br - secposgraduacao@faculdadejesuita.edu.br

Programa de Ps-Graduao - Teologia

TP. 214105 Estudos de Teologia Fundamental Eugenio Rivas Escatologia como comunho O curso buscar estabelecer as bases de uma escatologia fundamentalmente prtica, tendo como base a proposta metafsica de Maurice Blondel. A temtica ser abordada em trs momentos. No primeiro se ver a influncia de Blondel na reflexo teolgica. No segundo ser apresentado um balano da reflexo escatolgica na teologia atual, pondo em destaque sua pertinncia. No terceiro momento ser delineada a figura escatolgica que se insinua na concepo metafsica do autor (comunho) e como tal figura, por ser viva e prtica, pode ajudar e provocar a reflexo teolgica, fazendo-a sair da masmorra de um desencanto instalado na superfcie dos diagnsticos da cultura. TP. 014106 Tpicos especiais em Antigo Testamento Jaldemir Vitrio Poltica e Profecia. A crtica do profeta Jeremias poltica dos reis de Jud A histria do profetismo em Israel segue paralela histria da monarquia, servindo-lhe de contraponto. Os grandes profetas bblicos distinguiram-se, exatamente, por seu discernimento da ao poltica dos reis de Israel, tendo como ponto de partida o projeto de Yahweh. O profeta Jeremias, no seu longo perodo de atuao, foi incansvel na defesa do direito divino, na contramo da prtica da casa real de Jud. O curso consiste na leitura de textos seletos do profeta Jeremias, com ateno nos seguintes pontos: (a) o contexto histrico nacional e internacional; (b) a ao dos reis de Jud, na poca de Jeremias (sc. VII a.C.), descrita na Historiografia Deuteronomista; (c) a crtica proftica poltica real, contida nos orculos do profeta de Anatot.

TP. 014107 Tpicos especiais em Novo Testamento - Johan Konings O Quarto Evangelho e os Sinpticos Estudo das teorias relativas a Joo e os Sinpticos: O Consensus Evangelistarum de Agostinho, a crtica histrico-literria, a teoria da dependncia de Joo (Holtzmann), a teoria da tradio joanina independente (Gardner-Smith), a questo da Semeia-Quelle (Bultmann), as posies recentes (Dodd, Blinzler, Neirynck, Van Belle, Beutler, Bauckham). Anlise de alguns textos (Jo 2,13-22; 4,45-54; 6,1-21; 18,1-10,29)

TP. 014108 Tpicos especiais em Novo Testamento Luis Henrique Eloy As figuras femininas do quarto evangelho e a construo do leitor implcito O quarto evangelho, na construo narrativa dos personagens, d relevncia a algumas figuras femininas, por meio de percopes em que elas dialogam com Jesus ou com ele se interagem. Quatro delas possuem nome: Maria, a me de Jesus (Jo 2,1-12; 19,25-27); Marta e Maria, irms de Lzaro (Jo 11,1-44; 12,1-8) e Maria Madalena (Jo 20,1-2.11-18). Outras duas no possuem nome: a samaritana (Jo 4,4-42) e a adltera (Jo 8,2-11). No caso desta ltima, os exegetas, fundamentados em slidos critrios de crtica textual, questionam se a percope, que dela fala, seja autenticamente joanina. luz do escopo teolgico do evangelista, tendo como via metodolgica a anlise narrativa e, a partir dela, o confronto com as questes diacrnicas que emergiro, o curso visa responder aos problemas concernentes a tais textos, compreender qual o papel dessas mulheres no conjunto do evangelho, sua singularidade em confronto com suas presenas em textos sinticos, quando ali aparecem, e seu alcance performativo na construo do leitor implcito.

_________________________________________________________________________________________________
Avenida Dr. Cristiano Guimares, 2127 Planalto Cep 31720-300 Belo Horizonte/MG Brasil Tel: (31) 3115-7076 Fax: (31) 3115-7086 www.faculdadejesuita.edu.br - secposgraduacao@faculdadejesuita.edu.br

Programa de Ps-Graduao - Teologia

TP. 014109 Tpicos especiais em Novo Testamento Paulo Jackson Nbrega A justificao pela f em Rm 1,18-5,21 O tema da justificao pela f tem sido objeto de acirrados debates ao longo dos ltimos sculos, a ponto de exigir uma declarao conjunta entre a Igreja Catlica Romana e a Federao Luterana Mundial. Depois de discutir questes introdutrias em relao Carta aos Romanos e unidade literria 1,18-5,21, este curso pretende afrontar a temtica a partir do estudo exegtico dos primeiros captulos deste escrito que se tornou basilar para o conhecimento deste aspecto da teologia paulina. TP. 114110 Tpicos especiais em teologia Tratado sobre o Esprito Santo, de Baslio de Cesareia trinitria Ulpiano Vzquez

O curso visa ao estudo do Tratado sobre o Esprito Santo, de Baslio de Cesareia (319-379). Aps uma introduo histrica, o curso se desenvolver como comentrio e hermenutica do texto, dando especial ateno ao mtodo teolgico utilizado pelo autor e sua influncia no Conclio de Constantinopla. TP. 114111 Tpicos especiais em antropologia teolgica Geraldo De Mori O problema do mal na reflexo teolgica O mal uma das questes que mais intrigam a humanidade, sendo objeto de rituais que buscam exorciz-lo ou de aes ticas e polticas que o combatem. Tambm foi objeto das mais altas especulaes dos filsofos e telogos ao longo da histria. O curso prope uma leitura histricoteolgica deste enigma. Para isso, retomar num primeiro momento algumas das reflexes mais importantes elaboradas no pensamento religioso e potico da humanidade, como o livro de J e alguns textos gnsticos. Em seguida estudar as propostas de alguns telogos do perodo patrstico e medieval, com destaque para Santo Agostinho e Toms de Aquino. Da poca moderna e contempornea buscar reler as contribuies filosficas de Leibniz, Kant, Nabert e Ricoeur, e suas repercusses no pensamento teolgico, com especial destaque para Gesch e Queiruga.

TP. 114112 Tpicos especiais em teologia sacramental Sinivaldo Tavares Sacramentologia fundamental O curso se estrutura em trs grandes partes, precedidas de uma introduo, na qual se analisam as distintas atitudes face ao smbolo em nossa cultura ps-moderna: descaso e ignorncia; manipulao ideolgica; inflacionamento e mercantilizao e, por fim, contraposio entre real e simblico, pensamento e linguagem, esprito e corpo. Na primeira parte resgata-se a singularidade do smbolo, mediante sua riqussima etimologia. diferena do sinal, o smbolo revela uma estrutura intrinsecamente dialtica e encarna distintas dimenses: desvela nveis da conscincia e nveis da realidade, transforma, insere no Mistrio e objetiva a conscincia coletiva. Recuperam-se, posteriormente, duas manifestaes privilegiadas do simblico-sacramental: a festa e o jogo. Na segunda parte, explicita-se o carter simblico-sacramental das Sagradas Escrituras e, por extenso, da Revelao e da f e, ao fim e ao cabo, tambm da teologia. Considera-se o carter de mediao e no de mero instrumento da linguagem e da ritualidade no horizonte do simblico-sacramental. Na terceira e ltima parte, ensaia-se uma compreenso sistemtica dos Sacramentos a partir dos pressupostos explicitados anteriormente: a dimenso crstica, epicltica e trinitria dos Sacramentos cristos; Jesus Cristo como smbolo de Deus e, portanto, como sacramento fontal; a Igreja como sacramento (sinal e instrumento de salvao) e, por fim, os Sacramentos como expresso da Palavra encarnada e como mediao da graa divina.
_________________________________________________________________________________________________
Avenida Dr. Cristiano Guimares, 2127 Planalto Cep 31720-300 Belo Horizonte/MG Brasil Tel: (31) 3115-7076 Fax: (31) 3115-7086 www.faculdadejesuita.edu.br - secposgraduacao@faculdadejesuita.edu.br

Programa de Ps-Graduao - Teologia

TP. 114113 Tpicos especiais em histria da teologia Francisco Taborda A teologia dos sacramentos em geral na Suma Teolgica de Toms de Aquino Depois de uma rpida introduo geral vida e obra de Toms e ao mtodo da quaestio, ser estudada brevemente a estrutura da Suma Teolgica. O ncleo do curso consistir na leitura e anlise das questes da Suma sobre os sacramentos em geral, comparando com outros textos tomsicos (especialmente do Comentrio s Sentenas). O estudo procurar ter presente o horizonte teolgico e cultural do autor e a histria de sua influncia.

TP 214114 Tpicos especiais em teologia fundamental Juan Antonio Ruiz de Gopegui Santoyo Experincia de Deus e Catequese narrativa O curso se desenvolver em torno a dois polos: 1) a evangelizao segundo o Novo Testamento e a tradio da f e 2) a experincia de Deus na f como resposta ao Deus que se revela. Conforme o NT, na palavra do mensageiro da boa nova o ouvinte chamado a reconhecer a Palavra do prprio Deus. Revela-se ai o principio e fundamento de toda evangelizao. A Igreja s pode esperar obedincia sua palavra se nela o ouvinte da palavra reconhece o prprio Deus falando-lhe no mais intimo do seu ser. Na evangelizao e na catequese deve ter lugar a experincia do encontro com o Mistrio transcendente a que chamamos Deus. Sem isso, a acolhida de uma palavra humana como divina seria idolatria. Mas o encontro com o Mistrio que chamamos Deus implica o reconhecimento de um Sentido radicai para a totalidade da existncia humana no mundo. A f crist anuncia esse Sentido em Jesus Cristo. Mas como encontrar Sentido num mundo dilacerado, numa histria saturada de vtimas inocentes uma das quais o prprio Cristo revelador do Sentido? A evangelizao dever mostrar que a cruz do Cristo, que num primeiro olhar aparece como escndalo e insensatez, se revela a quem se faz discpulo do Crucificado, revelao suprema do verdadeiro Deus. Mas para tanto o Sentido deve ser pensado, nesse mundo dilacerado, como sentido a ser feito, restaurado por Deus mediante as mos dos humanos, dos quais o primognito o Cristo. Isso no pode ser pensado sem acolher a revelao do Deus trino e uno que revela e possibilita a liberdade humana e sua responsabilidade pela histria. E essa revelao acontecer no seguimento do Crucificado.

TP. 214115 Tpicos especiais em tica teolgica social lio Gasda Capitalismo, mundo do trabalho e teologia A consolidao de uma ordem econmica global assentada em um capitalismo financeirizado e tecnolgico-informacional, levanta uma srie de questes ticas: biotecnologia, sustentabilidade socioambiental, justia global. Entretanto, a profunda e persistente crise atual recolocou o mundo do trabalho no centro do debate: desemprego, precariedade, desmonte da legislao trabalhista, etc. A partir de uma viso do status quaestionis, o curso quer contribuir com a reflexo tico-teolgica em vista da misso da Igreja no mundo do trabalho. O contedo est estruturado em trs momentos: 1. Mundo do trabalho, da Revoluo Industrial ao capitalismo atual. 2. Revelao e trabalho humano. 3. Por uma nova relao entre trabalho e Capital: da ditadura da economia (Papa Francisco) preservao da dignidade humana e do bem comum universal (Joseph Ratzinger).

_________________________________________________________________________________________________
Avenida Dr. Cristiano Guimares, 2127 Planalto Cep 31720-300 Belo Horizonte/MG Brasil Tel: (31) 3115-7076 Fax: (31) 3115-7086 www.faculdadejesuita.edu.br - secposgraduacao@faculdadejesuita.edu.br

Programa de Ps-Graduao - Teologia

2. SEMESTRE TP. 014216 Estudos de teologia bblica Jaldemir Vitrio Bblia: uma catequese narrativa O curso ter como objetivo mostrar como a Bblia, no seu conjunto e nas suas partes, deve ser entendida como catequese narrativa. Alm de apresentar a anlise narrativa, como instrumento privilegiado de abordagem do texto bblico, aplic-la- a textos seletos do Antigo Testamento, seguindo os vrios passos do mtodo, com a preocupao de explicitar a mensagem presente nas entrelinhas das histrias da Bblia. TP. 014217 Estudos de Novo Testamento Luiz Henrique Eloy e Silva Os relatos de vocao dos primeiros discpulos nos evangelhos. Entre histria, redao e teologia Ao limiar do ministrio de Jesus, todos os evangelistas narram, a seu modo, a vocao dos primeiros discpulos. Marcos e Mateus informam que foram quatro: Simo, e seu irmo Andr; Tiago e Joo, filhos de Zebedeu (cf. Mc 1,16-20; Mt 4,18-22). Lucas, por sua vez, fala de Simo, Tiago e Joo, com especial relevncia a Simo, mas no cita explicitamente Andr (cf. Lc 5,1-11). Enfim, o evangelista Joo, com outro tipo de focalizao, cita a presena do discpulo sem nome e de Andr, Simo, Filipe e Natanael (cf. Jo 1,35-51). A leitura atenta pode resultar perplexa ante as diferenas notrias delineadas pelas nuanas presentes nos relatos. Como afrontar a questo? Por que, nos sinticos, Simo figura como o primeiro da lista e, em Joo, no? Por que, em Lucas, Andr no nomeado no primeiro relato? Por que o ponto de vista do quarto evangelista diverge tangencialmente daquele dos sinticos? Fazendo uso da anlise sincrnica e diacrnica, o curso se prope a compreender o vnculo entre histria, redao e teologia nos relatos de vocao dos primeiros discpulos. TP. 014218 Estudos de teologia sistemtica Sinivaldo Tavares Fundamentos do cristianismo 1. (obrigatrio para mestrandos e doutorandos que no possuem bacharelado eclesistico em teologia) Tendo por base a primeira e a segunda partes do livro Pensar e viver a f no terceiro milnio: convite aos homens e mulheres do nosso tempo. Coimbra, 2002, do telogo francs Bernard Sesbo, o curso se desenvolve problematizando algumas das principais questes que dizem respeito s condies de possibilidade do prprio crer nos dias de hoje. Parte-se da pergunta: "O que propriamente crer?" seguida de sua questo correlata, a saber, "Quem propriamente o sujeito que cr?" Na sequncia indaga-se acerca de outra questo primria: "Qual a linguagem menos imprpria para as coisas de Deus? Pressupostas essas questes, aprofundam-se alguns elementos constitutivos do nosso Smbolo de f, comeando pela profisso de f no Deus Pai Criador e suas afirmaes derivadas: um Deus Pai, um Deus que fez o cu e a terra, um Deus que se revela e dialoga com suas criaturas, o problema do mal na criao, a origem do mal e sua superao mediante a solidariedade e generosidade extremas.

TP. 114219 Estudos de teologia trinitria Ulpiano Vzquez A Trindade segundo Santo Agostinho O curso visa ao estudo do De Trinitate, de Agostinho de Hipona (354-430). Aps uma introduo histrica, o curso se desenvolver como comentrio e hermenutica do texto, dando especial ateno ao mtodo teolgico utilizado pelo autor e sua influncia na teologia trinitria do Ocidente.

_________________________________________________________________________________________________
Avenida Dr. Cristiano Guimares, 2127 Planalto Cep 31720-300 Belo Horizonte/MG Brasil Tel: (31) 3115-7076 Fax: (31) 3115-7086 www.faculdadejesuita.edu.br - secposgraduacao@faculdadejesuita.edu.br

Programa de Ps-Graduao - Teologia

TP. 214220 Estudos de teologia fundamental Luiz Carlos Sureki Dar razes da esperana: Contribuies das teologias de K. Rahner e J. Moltmann O lugar especfico da esperana na teologia crist no to claro quanto parece. Por vezes a esperana tema da escatologia, outras vezes da moral, outras vezes ainda da teologia bblica atrelada normalmente teologia da promessa divina, por vezes tambm aparece na antropologia teolgica e, no por ltimo, a esperana tema da teologia fundamental enquanto esta deve ou deveria dar razes da esperana (cf. 1Pd 3,15). Isso revela que a esperana de algum modo perpassa toda a teologia e , portanto, um tema central da mesma. O curso pretende apresentar e discutir o tema da esperana na teologia em duas perspectivas no excludentes, porm distintas quando ao seu ponto de partida, a saber, uma perspectiva antropolgico-fundamental (Rahner) e uma perspectiva marcadamente bblicocristolgica (Moltmann). Tais perspectivas nos conduziro escatologia, porm com contornos bastante distintos. A pergunta que basicamente orientar nossa reflexo, e que colocada aqui do ponto de vista da teologia fundamental, pode ser assim formulada: num contexto intercultural e interreligioso como o nosso, buscamos compreender a esperana humana a partir da esperana crist ou ao contrrio? E quais seriam ento as consequncias em ambos os casos?

TP. 014221 Tpicos especiais em Novo Testamento J. A. Ruiz de Gopegui Derash, hermenutica judaica das escrituras na origem e nas possveis releituras do evangelho de Marcos A releitura apostlica ps-pascal do evento Jesus de Nazar, na esteira da tradio judaica de releitura contnua das Escrituras, deu origem ao escrito de Marcos e orienta as sucessivas releituras. Marcos 16,1-8 uma chave de leitura muito fecunda. A narrativa dershica da impossibilidade de encontrar no sepulcro (mnemeion) o corpo do Crucificado encaminha os discpulos a procurar o Senhor na memria (anmnesis) dos atos e palavras da sua vida mortal, retomando o seguimento. O curso mostrar como a metodologia dershica, herdada da tradio rabnica, esclarece a origem do Evangelho de Marcos e postula sempre novas releituras para ouvir em cada situao histrica o que Deus fala por seu Filho: Este meu Filho querido, escutai-o. Essa releitura de Marcos mostrar-se- de grande relevncia para a catequese, a pregao e a configurao da comunidade crist no processo da evangelizao. TP. 014222 Tpicos especiais em Novo Testamento Paulo Jackson Nbrega A tradio sintica e a pesquisa sobre o Jesus histrico O curso pretende apresentar uma viso panormica sobre a tradio sintica e a pesquisa em relao ao Jesus Histrico. Sua primeira parte versar sobre as chamadas primeira, segunda e terceira pesquisa sobre o Jesus Histrico. Em seguida, estudar-se- a crtica histrica, aplicando-a a alguns textos dos evangelhos sinticos, tentando identificar os principais critrios que devem nortear a investigao sobre Jesus a partir de uma hermenutica catlica das Escrituras. TP. 014223 Tpicos especiais em Novo Testamento Johan Konings O relato da Paixo e Ressurreio em Joo e nos Sinpticos Estudo dos quatro relatos da Paixo e Ressurreio luz da histria da tradio e da redao. Hipteses da tradio prpria de Joo, da tradio lucana-joanina, da tradio oral ps-sinptica, da redao teolgica de Joo. (Boismard, Sabbe, Dauer etc.) Avaliao das renovadas teorias a respeito do testemunho ocular (Bauckham e.o.).

_________________________________________________________________________________________________
Avenida Dr. Cristiano Guimares, 2127 Planalto Cep 31720-300 Belo Horizonte/MG Brasil Tel: (31) 3115-7076 Fax: (31) 3115-7086 www.faculdadejesuita.edu.br - secposgraduacao@faculdadejesuita.edu.br

Programa de Ps-Graduao - Teologia

TP. 114224 Tpicos especiais em cristologia Manuel Hurtado o homem que vinha de Deus ao Deus que vem ao homem. Uma leitura de alguns escritos de Joseph Moingt Provavelmente a cristologia de Joseph Moingt uma das mais originais e instigantes dos ltimos vinte anos. A obra deste telogo o fruto de um longo, paciente e exemplar amadurecimento. Este cursoseminrio estudar e avaliar as propostas cristolgicas e teolgicas presentes nos textos do telogo francs, procurando identificar algumas questes crticas na sua proposta assim como a pertinncia e as promessas da sua reflexo. Os estudantes sero convidados a ler, expor e debater criticamente vrios textos representativos do autor ao longo das sesses do seminrio. TP. 114225 Tpicos especiais em antropologia teolgica Geraldo De Mori Corpo, corporeidade, encarnao. Provocaes para uma teologia do corpo hoje Hoje, mais do que nunca, o corpo exibido, trabalhado, estudado, remodelado, desejado, tornando-se objeto de inspirao, pesquisa, realizao, sonho, frustao. Numa perspectiva interdiciplinar, e partindo de certas pesquisas da histria, da sociologia, da antropologia e da fenomenologia contemporneas sobre o corpo, a corporeidade e a encarnao, bem como dos telogos que contriburam na formao de uma teologia do corpo e da carne, o curso levantar alguns critrios para pensar na contemporaneidade uma existncia no corpo conforme os apelos da revelao e da f.

TP. 114226 Tpicos especiais em histria da teologia Francisco Taborda Do mistrio ao smbolo: introduo teologia de Karl Rahner
Os dois artigos de Karl Rahner, datados de 1959, Sobre o conceito de mistrio na teologia catlica e A propsito da teologia do smbolo, podem ser considerados de fundamental importncia no conjunto de sua obra e constituir assim uma porta de acesso grande sntese teolgica que o telogo alemo ofereceu reflexo de f da Igreja catlica na segunda metade do sc. XX. Estudar-se-o os dois artigos, sua referncia mtua e sua repercusso em diversos pontos concretos do pensamento teolgico de Karl Rahner. Outros textos de Rahner podero ser lidos e estudados luz da relao entre mistrio e smbolo. TP. 214227 Tpicos especiais em teologia fundamental Afonso Murad Re)leitura de temas teolgicos bsicos luz da Ecoteologia O curso apresentar algumas contribuies da Ecoteologia para o desenvolvimento da cincia da f, em perspectiva ecumnica. Abordar os seguintes temas: estatuto epistemolgico da ecoteologia, teologia e cincias da natureza, a Trindade como teodiversidade, Deus e a criao, Criao pela palavra e pelo Esprito, o lugar do ser humano no projeto criador-redentor de Deus, Cristo ressuscitado - primognito de toda criao, conscincia planetria e religio, pecado e graa luz da teoria sistmica, novos cus e nova terra na escatologia. TP. 214228 Tpicos especiais em cristologia pastoral J. B. Libanio As linguagens sobre Jesus Cristo No se trata propriamente de um curso de cristologia sistemtica. De natureza estritamente pastoral, indicam-se diferentes ambientes em que se fala de Jesus Cristo ou se escreve sobre ele. Estuda-se a natureza da linguagem a usada, analisando-lhe as virtualidade e limites. A cristologia sistemtica serve como critrio analtico e valorativo dessas linguagens no sentido de fidelidade ao Jesus da revelao crist. Entre as linguagens estudadas esto a tradicional, neotradicional ps-moderna, carismtica, esprita, neopentecostal, narrativa e exegtica moderna, da tradio catlica, do Jesus histrico, do dilogo inter-religioso, do crente annimo, do Cristo csmico, das juventudes e da libertao, da arte icnica, da literatura e do cinema.
_________________________________________________________________________________________________
Avenida Dr. Cristiano Guimares, 2127 Planalto Cep 31720-300 Belo Horizonte/MG Brasil Tel: (31) 3115-7076 Fax: (31) 3115-7086 www.faculdadejesuita.edu.br - secposgraduacao@faculdadejesuita.edu.br

Programa de Ps-Graduao - Teologia

TP. 214229 Tpicos especiais em teologia ecumnica Paulo Csar Barros O dilogo ecumnico como lugar teolgico No contexto do ecumenismo, ocupa lugar de destaque o dilogo teolgico entre representantes das Igrejas crists. Trata-se do esforo comum de reler a Tradio eclesial, em vista de uma serena e objetiva considerao dos problemas que levaram ruptura do tecido eclesial. Ora, tal releitura da Tradio eclesial pelas Igrejas ainda separadas de vital importncia para a consistncia e a eficcia do compromisso ecumnico. O curso, que ter a forma de seminrio, consistir no trabalho de anlise de alguns textos finais do dilogo teolgico ecumnico bilateral, e na consequente explicitao de dados teolgicos que possam enriquecer a experincia eclesial das diversas Igrejas crists. TP. 214230 Tpicos especiais em tica teolgica da pessoa lio Gasda Identidades afetivo-sexuais e cristianismo A sexualidade, como fator constitutivo da existncia humana, tornou-se um dos temas mais instigantes do momento. Inmeros fatores esto mudando a compreenso da relao entre a pessoa e a sexualidade: internet, novas tecnologias reprodutivas, movimentos gays, estudos de gnero, novos modelos de famlia, identidades sexuais, unio civil homoafetiva, relaes sexuais pr-matrimoniais, etc. At meados do sculo XX se pensava que as identidades sexuais eram de dois tipos: heterossexuais e homossexuais. Porm, as questes levantadas pelo fenmeno da diversidade sexual vm crescendo nos ltimos anos envolvendo as cincias, as religies, a politica e o direito. O curso aborda a questo das identidades sexuais com foco na homossexualidade.

_________________________________________________________________________________________________
Avenida Dr. Cristiano Guimares, 2127 Planalto Cep 31720-300 Belo Horizonte/MG Brasil Tel: (31) 3115-7076 Fax: (31) 3115-7086 www.faculdadejesuita.edu.br - secposgraduacao@faculdadejesuita.edu.br

You might also like