You are on page 1of 5

A APRENDIZAGEM CRIATIVA E O PRAZER DE APRENDER AVALIAO NOME: (Completo, legvel e sem abreviaturas) CPF: E-mail: Sua Matrcula foi

feita pelo Site? ( ) Sim ( ) No

INFORMAES IMPORTANTES

Seu Curso oferecido em duas verses: on-line e por correspondncia. Independentemente da forma que voc escolher, haver um tutor sua disposio: 1 por e-mail: tutoria04@escolaaberta.com.br; 2 por telefone: (61) 3218-8334; 3 pelo MSN: tutoria04@hotmail.com de 9h s 11h de segunda-feira sexta-feira; 4 por correspondncia; 5 presencial, no endereo do final da pgina. Seu tutor tem prazo de 2 dias teis para responder a e-mails e fruns e, at 15 dias, para corrigir a avaliao.

A avaliao poder ser enviada via e-mail ou pelo Correio. Depois de corrigida e aprovada a avaliao, o certificado ser emitido no prazo mdio de 15 dias teis. Os alunos que no atingirem a mdia (8,0) exigida sero informados por correspondncia ou e-mail e tero todo apoio da tutoria para refazerem suas avaliaes.

Incentivamos o estudo em grupo, mas a avaliao individual e distinta. Provas com respostas idnticas ou plagiadas sero anuladas e ser cobrada uma taxa

no valor de R$ 50,00 para o aluno refaz-la.

O perodo para concluso do Curso de 6 meses, a contar da data da matrcula. Aps esse prazo, o curso s poder ser retomado mediante pagamento da taxa de renovao, no valor de R$ 25,00. O curso ser cancelado se o prazo total ultrapassar um ano aps a data inicial da matrcula.

Nesse caso, entrar em contato com a Secretaria para outras providncias, pelo telefone (61) 3218-8347 ou pelo e-mail secretaria@escolaaberta.com.br.

Obs.: Sempre que mudar de nome (casado/solteiro) ou endereo, por favor, comunique Secretaria, evitando que seu certificado saia com erros e que as correspondncias sejam devolvidas.

L2 Sul SGAS 603 Conj. C Braslia - DF CEP 70200-630 www.escolaaberta.com.br (61) 3218-8300

AVALIAO A Aprendizagem Criativa e o Prazer de Aprender

O Que voc Pensa disso? 1. O que so atividades criadoras?

Sintetizando e Enriquecendo 2. De acordo com o dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa, Criar conceber, formar, gerar, dar origem, dar existncia, formar, elaborar, fundar etc. Sobre os vrios significados do verbo criar, reflita:

a - O que para voc um professor criativo? ______________________________ b - Voc tem possibilitado espao, tempo e oportunidade para formar em seus alunos o esprito criativo? Praticando 3. "Geralmente damos mais destaque ao aspecto visual, mas precisamos estar alerta para o fato de que todos os sentidos esto envolvidos na inteligncia e na criatividade, e por isso mesmo eles tm a funo vicariante: cada um, por meio de seu prprio funcionamento, supre a insuficincia funcional do outro. Por exemplo, se a deficincia visual, os outros sentidos procuram suprir as funes dos olhos, fazendo as informaes chegarem ao crebro com mais acuidade por outros sentidos. "MACHADO, Luiz. Superinteligncia. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2005, p. 104. Com base na citao acima, como podemos explorar e desenvolver todos os sentidos no processo de ensino-aprendizagem?

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

Praticando 4. Explique o que acontece em cada fase do processo criador.

Praticando 5. Como o professor pode: a. Estimular a originalidade b. Proporcionar a inventividade

c. Despertar a curiosidade d. Desenvolver a auto-estima ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ e. Aguar a percepo sensorial

Sintetizando e Enriquecendo 6. Voc concorda que brincar uma das maiores fontes de criatividade? Por qu?

Sintetizando e Enriquecendo 7. Qual a importncia da motivao na aprendizagem?

Praticando 8. Lutamos por algo motivado pela necessidade ou pela vaidade. Fale sobre ambas.

Praticando 9. Qual a ligao entre motivao e aprendizagem significativa?

Praticando 10. Como podemos motivar nosso aluno?

Sintetizando e Enriquecendo 11. Podemos dizer que o jogo um elemento motivador? Explique.

O Que voc Pensa disso? 12. Como propiciar ao aluno a oportunidade de aprender?

Praticando 13. Alm dos jogos, que outras atividades podem servir como elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem?

Voc o Autor 14. Faa uma anlise crtica dos textos deste mdulo considerando sua prtica profissional.

You might also like